Quinta de Casal Dasco (ou Vasco) em Besteiros

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Quinta de Casal Dasco (ou Vasco) em Besteiros

#61697 | LSV | 01 abr 2004 15:12

Procuro informações sobre os Cardoso e os Figueiredo da quinta de Casal Dasco, ou Casal Vasco, em Besteiros em finais do séc. XVI e princípios do séc. XVII.

Os dados de que disponho são:

António Cardoso, Helena de Figueiredo e Maria Cardoso, todos irmãos e nascidos por volta de 1620 na sua quinta de Casal Vasco em Besteiros.
A irmã Maria Cardoso casou por volta de 1640/45 com Domingos Fernandes Grilo natural de Santiago de Besteiros.
O que pretendo é filiar estes 3 irmãos.

Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Casal Dasco (ou Vasco) em Besteiros

#94328 | JBrito | 25 jun 2005 10:18 | Em resposta a: #61697

Saudações

Tenho um Domingos Fernandes Grilo, casado com Domingas João (ou Fernandes), cuja filha, Helena Fernandes Grilo, foi b. a 25.09.1710 em Santiago de Besteiros.
Pela geografia e apelidos comuns, e até pelo nome próprio Helena, são certamente relacionados.

Cumprimentos
JBrito

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Casal Dasco (ou Vasco) em Besteiros

#94360 | LSV | 25 jun 2005 17:34 | Em resposta a: #94328

Caro J Brito

Penso que esses seus Fernandes Grilo serão certamente dos que referi na minha mensagem.

Entretanto, em Outubro de 2004 a Dislivro Histórica publicou um livro meu «O Sangue Português de Teresa Heinz Kerry», onde refiro tudo o que sei sobre esta gente, que embora não lhe adiante quem era o seu Domingos Fernandes Grilo, refere os outros e seus antepassados.
Aqui no GeneaPortugal, tem esse livro disponível na rubrica "Livraria".

Cumprimentos
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Casal Dasco (ou Vasco) em Besteiros

#108876 | JBrito | 05 jan 2006 23:55 | Em resposta a: #94360

Caro Luís Soveral Varella

Adquiri, entretanto, o seu livro, onde pude ver que Domingos Fernandes Grilo, f.º de Domingos Ferandes Grilo e de s.m. Maria Cardoso, teria casado duas vezes não se conhecendo, porém, o nome da segunda mulher. Segundo as testemunhas do processo para F.S.O., Domingos Fernandes Grilo teria falecido por volta de 1722/24.
Ora, certamente este Domingos Fernandes Grilo é o mesmo que eu refiro na minha mensagem anterior, casado com Domingas João, pois este f. a 28.08.1724, em Santiago de Besteiros. No assento de óbito diz-se que é casado com Domingas João que seria, portanto, a sua segunda mulher. Desta forma, a minha ancestral Helena Fernandes Grilo foi meia-irmã daquele Manuel Cardoso Grilo, capitão de ordenanças de Albergaria-a-Velha.

Cumprimentos do
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen