A obra: Pomar de nobreza

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

A obra: Pomar de nobreza

#62209 | nunoataide | 08 abr 2004 20:42

Caros confrades

Segundo o Sr Dr José Coelho em Memórias de Viseu, existem nas Bibliotecas Municipais do Porto e de Braga e na Biblioteca Nacional de Lisboa, cópias da obra Pomar de nobreza, cuja autoria é atribuida a Antº Bernardido de Loureiro do Amaral Cardoso, Mestre Escola da Sé de Viseu. Esta obra composta por 4 volumes e datada de 1764, possui mais de 1203 árvores genealógicas. Será que alguém me pode confirmar se esta obra se encontra realmente nas referidas bibliotecas e se se pode consultar? Haverá outras?
Não se poderia pensar em editar uma cópia de tão importante obra?
Um abraço
Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#62227 | Benedita Vasconcelos | 08 abr 2004 23:31 | Em resposta a: #62209

Caro Nuno Amaral
Tudo o que diz respeito a Viseu me interessa,mas parece-me haver muito mais documentação sobre o Minho e Douro que sbre as Beiras.A revista Beira Alta fala ,num dos seus números,no Pomar de Nobreza mas não sei onde se pode consultar.Vou tentar a Biblioteca Nacional de Lisboa e ,se conseguiralguma coisa,dou notícia
Melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#62246 | nunoataide | 09 abr 2004 13:08 | Em resposta a: #62227

Cara Maria Benedita Vasconcelos

Obrigado pela sua pronta resposta. Fico então a aguardar os resultados das suas buscas na BNL. Aproveiro para lhe perguntar quais são as famílias da região de Viseu que lhe interessam. Eu tenho algumas informações sobre os meues antepassados Abreus Castelo Brancos (Fornos de Algodres) Sá e Melos (Fornos de algodres) Cabrais Soares de Albergaria (Mangualde) Amaral Sousa (Vila Mendo de Tavares - Mangualde). Tenho ainda recohido alguns artigos sobre outras famílias de Viseu que lhe poderão, eventualmente, interessar.
Com os meus respeitosos cumprimentos
Nuno Ataíde Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#62247 | A.Godinho | 09 abr 2004 13:15 | Em resposta a: #62246

Caro Nuno Ataíde Amaral

Ficar-lhe-ia muito grato se me puder dizer algo sobre estes meus antepassados:

António Francisco era natural de Canas de Senhorim e filho de António Francisco, de Senhorim, e de Ana Nunes, e casou em Castelo Novo a 8.10.1721 com a Maria de Figueiredo, filha de Marcos de Figueiredo, de Canas de Senhorim, e de Maria de Figueiredo, de CUNHA BAIXA, neta paterna de Manuel de Figueiredo e de Ana Fernandes ( que têm filhos a nascer em Castelo Novo) e materna de João de Almeida e de Ana Pais.

Os melhores cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#62248 | Benedita Vasconcelos | 09 abr 2004 13:20 | Em resposta a: #62246

Caro Nuno Ataíde

Em Ferreira de Aves,Satão,interessam-me Olivas ,Olivas e Sousa,Sousa e Sousa Valente.Interessam-me especialmente o Cónego Agostinho Nunes de Sousa e o Marechal Oliva e Sousa Sequeira.Em Viseu e Tondelinha Almeida Campos,Coelho e Campos e Moreiras de Viseu e Sátão.
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#64226 | nunoataide | 05 mai 2004 20:17 | Em resposta a: #62248

Cara Maria Benedita Vasconcelos

Peço-lhe desculpa pela minha demora na resposta, mas o trabalho não me tem deixado muito tempo para as genealogias. As famílias que refere vem bastante descritas numa separata da revista Beira Alta,com o título de Subsídios para um tombo genealógico das Beiras - Moreiras-Sousas e Almeidas, da autoria de Moreira de Figueiredo e datado de 1949. Eu não tenho ainda nenhuma cópia dessa separata mas penso que pode pedir uma na Assembleia Distrital de Viseu, situada na Casa do Adro, largo da Sé, 3500-195 Viseu. Aproveito também para lhe perguntar se conseguiu encontra o "Pomar da nobreza".
Com os meus cumprimentos
Nuno Ataide Amaral

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#64265 | Benedita Vasconcelos | 06 mai 2004 12:42 | Em resposta a: #64226

Caro Nuno Ataíde

Agradeço a informação sobre essa separata da Revista Beira Alta.Tenho-a em meu poder, mas ,apesar de ter muitos elementos,não esclarece algumas ligações entre famílias e vai só até ao sec XVII.Sei que a revista Beira Alta tem mais informação sobre o assunto mas ainda não consegui saber onde consultá-la.Vou tentar a Assembleia Distrital de Viseu, como me indica.
O Pomar de Nobreza vem citado no Tombo Genealógico das Beiras, mas não há nenhum exemplar na Biblioteca Nacional de Lisboa .
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#68748 | Benedita Vasconcelos | 02 jul 2004 12:22 | Em resposta a: #64265

Caro Nuno Ataíde

Como poderá verificar no tópico " Quinta de Gaspar de Figueiredo" e por informação do confrade Nuno Borrego, o livro Pomar de Nobreza encontra-se na posse de um particular.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: A obra: Pomar de nobreza

#73301 | victorferreira | 17 set 2004 00:25 | Em resposta a: #64226

Caro Nuno Ataide Amaral,
Permita-me intrometer-me neste debate de há uns tempos para pedir a sua ajuda:
- toda a minha família, pelo menos até ao séc XVII, parece ser do Distrito de Viseu (Mangualde, Nelas, Viseu);
- para vencer a barreira temporal dos livros paroquiais (pesquisados exaustivamente há uns bons anos) só recorrendo a estudos especializados, a obras que versem em detalhe sobre grupos familiares, a documentação que refira transacções, ... em suma, o que sabe quem anda nisto.

Acontece que encontrei um núcleo irredutível (até agora ...) nas gentes tratadas por Alão de Morais nos verbetes "Correia Bulhões" e "Montezes" e "Paivas Homem". Conhecerá o confrade referências às famílias citadas nesses verbetes? Pode excluir da curiosidade os Amarais (Cardosos). Esses estão razoavelmente estudados. Mas os outros ...

Grato pela atenção e os melhores cumprimentos,
Victor Ferreira
PS.: não queria ser muito extenso, mas se quizer uma "listagem" mais detalhada dos personagens mais "irredutíveis" é só dizer que eu mando.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 06:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen