Bartolomeu Gomes da Fonseca

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas | Cargos | Famílias

Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62267 | amtf | 09 abr 2004 18:45

Jorge de Faria Machado Vieira de Sampaio, no livro "Subsídios para a Genealogia dos Farias Machados das Casas da Bagoeira e das Hortas" cita Felgueiras Gaio, no título de Farias, e escreve que SALVADOR DE FARIA RIBEIRO, Tabelião em Guimarães, era casado com MARIA GODINS DA FONSECA, filha de BARTOLOMEU GOMES DA FONSECA e de sua primeira mulher BRANCA COELHO.
Algum confrade que possua o "Nobiliário" poderia fazer-me o favor de ver se este identifica os pais de Bartolomeu Gomes da Fonseca?
Grato antecipadamente,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62309 | amtf | 10 abr 2004 15:55 | Em resposta a: #62267

O meu pedido prende-se com o facto de ter na minha base de dados um BARTOLOMEU GOMES DA FONSECA, filho de BARTOLOMEU GOMES DE BRITO e de TERESA GONÇALVES DA FONSECA, neto paterno de PEDRO GODINS DE BRITO e de LEONOR DE ANDRADE.
O Bartolomeu na minha Base de dados era irmão de DUARTE GOMES DA FONSECA, "Fidalgo da Casa de El-Rei, serviu em África com seu primo Antão da Fonseca e depois viveu no Rosmaninhal (Felgueiras Gayo )".

Jorge de Faria Machado, na obra que cito no post anterior, diz o seguinte:
"Procedia Bartolomeu Gomes da Fonseca dos nobres Britos Godins, de Beja, e da geração e linhagem dos Fonsecas. Era primo co-irmão de D. Francisco da Fonseca, Bispo de Tripoli, Mestre Escola na Sé de Lisboa, Arcediago de Fonte Arcada, Comendatário dos mosteiros de Bouro, Baldreu e Maceira Dão, um dos eclesiásticos mais autorizados do seu tempo e progenitor dos Velhos de Barbosa, Senhores do Paço de Marrancos, e dos Condes de Azevedo; e de Antão da Fonseca, Fidalgo das Casas de D. João II e de D. Manuel e Comendador das vilas do Rosmaninhal e Sabacheira, filhos ambos de seu tio materno Diogo da Fonseca, Fidalgo do Infante D. Henrique, que lhe deu, como Mestre da Ordem de Cristo, as Comendas de Alpalhão, Santa Maria a Grande de Portalegre, Alcains e Touro, Mordomo-mor do Infante D. Fernando e seu Secretário, e de sua tia paterna Beatriz Godins de Brito."

Pelos apelidos, parentescos e localizações, penso que um e outro Bartolomeu sejam a mesma pessoa, no entanto, como Jorge de Faria Machado não nomeia os pais, ficaria grato se algum confrade mo pudesse identificar, evitando-me assim introduzir um eventual erro na base de dados, sempre tão difícil de mais tarde detectar.
(Espero não ter sido muito confuso)

Grato antecipadamente,
Melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62317 | jpcmt | 10 abr 2004 19:16 | Em resposta a: #62309

Meu caro António Maria:

Na "Introdução" que fez ao livro "Fonsecas Coutinho de Fonte Arcada" o Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo desenvolve a ascendência "Fonseca" do Bispo D. Francisco da Fonseca (* ca. 1465, + p. 1527). Este prelado era irmão do Antão da Fonseca que menciona na sua nota.

O Bispo era, como diz, filho de Diogo da Fonseca, fidalgo da Casa do Inf. D. Henrique, comendador de Alpalhão na Ordem de Cristo. De Beatriz Godins, mulher de Beja, teve os dois filhos mencionados (Antão, c.g. e D. Francisco, c.g. ilegítima)

Diogo da Fonseca era filho de Joana Mendes da Fonseca, c.c. Nuno Gonçalves, criado do Inf. D. Henrique e neto de outro Diogo da Fonseca, de quem se desconhece o nome da mulher que lhe deu os filhos.
Se quizer o resto da ascendência é só dizer.

Talvez ajude, uma vez que se sabe que o "seu" Bartolomeu era primo direito do Bispo de Titopoli (e não Tripoli, segundo o referido autor). Parece poder concluir-se que é, de facto, o mesmo Bartolomeu, o mencionado por si e o mencionado pelo seu tio-avô.

Boa Páscoa para toda a Família, e um grande abraço.

João

P.S.: No Gayo não encontro nada.

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62320 | amtf | 10 abr 2004 20:17 | Em resposta a: #62317

Meu Caro João,

Muito obrigado por mais esta ajuda!
Estou muito interessado por esta gente porque, se se tratar do mesmo, encontro uma ligação, completamente inesperada entre uma linha paterna de Rosmaninhal, na Beira Baixa, pelo irmão de Bartolomeu, Duarte Gomes da Fonseca, FCR, meu 14º avô, e uma linha materna por via de sua filha, Maria Godins da Fonseca cc Salvador de Faria Ribeiro, meus 13os. avós!

Nos meus apontamentos tenho a Bartolomeu e Duarte Gomes da Fonseca como netos maternos de Nuno Gonçalves (da Vila?) e de Joana Mendes da Fonseca, esta filha de Diogo da Fonseca filho, por sua vez, de Gonçalo da Fonseca. Assim sendo, a mãe de ambos, Teresa Gonçalves da Fonseca, deveria ser irmã de Diogo da Fonseca Coutinho, pai do Bispo D. Francisco da Fonseca e de Antão da Fonseca.

Gostaria de conhecer o que tiver da ascendência destas gentes, se para isso não for dar-lhe muito trabalho.

Um grande abraço e votos de uma Páscoa Feliz para sua Família, Francisco V. incluído,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62321 | jpcmt | 10 abr 2004 20:18 | Em resposta a: #62309

António Maria,
Explicando-me melhor:
Teresa Gonçalves da Fonseca era irmã de Diogo da Fonseca e ambos filhos de Nuno Gonçalves e Joana Mendes da Fonseca.
João

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62322 | jpcmt | 10 abr 2004 20:22 | Em resposta a: #62320

António Maria:
As nossas mensagens cruzaram-se!
A ascendência dos Fonsecas segue pelo correio.
Novo abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62323 | amtf | 10 abr 2004 20:23 | Em resposta a: #62321

Caro João,

Cruzaram-se as mensagens:-)
Grande abraço

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62324 | amtf | 10 abr 2004 20:24 | Em resposta a: #62322

João,
Muito e muito obrigado!
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62345 | MSá | 11 abr 2004 02:27 | Em resposta a: #62323

Parece útil acrescentar:

Gayo, nos Coutinhos parágrafo 53, no. 9

"Tereza Gomes da Fonseca, fa. de Joana Mendes da Fonseca n 9 do p 32 casou com Bartolomeu Gomes de Brito,fo. de Pedro Godins de Brito, e irmão da sua cunhada".


Joana Mendes da Fonseca, por sua vez, casara em primeiras núpcias, em Nisa com Álvaro Gonçalves da Villa Fid. Castelhano criado do Infante D. Henrique.

Cumprimentos
do

Luiz M. Sá

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#62354 | amtf | 11 abr 2004 18:28 | Em resposta a: #62345

Caro Luíz M. Sá,

Muito obrigado por seu interesse e pela útil referência do "Nobiliário" de Felgueiras Gayo.
Os melhores cumprimentos do,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Bartolomeu Gomes da Fonseca

#235422 | carloslapa | 31 jul 2009 19:13 | Em resposta a: #62320

Caro António Maria,

Permita-me a intromissão tardia, mas este tópico tem ligação com recentes desenvolvimentos noutro: Iria d'Ayala/ Gonçalo Ribeiro de Faria, em especial as mensagens referidas por 'Gonçalo de Faria 2'.
Como descendente de Bartolomeu Gomes da Fonseca, achei que devia prestar-lhe esta informação, caso não tenha reparado no tópico.

Cumprimentos

CL

Resposta

Link directo:

Bartolomeu Gomes da Fonseca

#415637 | Carlos Silva | 16 jun 2019 21:00 | Em resposta a: #62320

Caro António Maria Fevereiro,

Desculpe voltar a esta troca de mensagens com o saudoso João Paulo Troviqueira.
Não sei se teve o prazer de progredir no conhecimento dos antepassados de Bartolomeu Gomes da Fonseca e na ascendência de Salvador Ribeiro de Faria, mas como vejo referência a Nuno Gonçalves, criado de D. Henrique que casou (em Nisa) com Joana Mendes de Fonseca quero lembrar que de facto o infante D. Henrique tinha, residente en Nisa, o seu almoxarife, Nuno Gonçalves que foi nomeado em 1439 a seu pedido para o cargo de coudel de Nisa para 5 anos.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 08:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen