Almirante Mesquita Guimarães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Almirante Mesquita Guimarães

#6411 | regueiras | 28 jun 2001 21:54

Gostava de saber se alguém têm informações sobre este almirante que foi Ministro da Marinha por volta dos anos 30.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#6414 | LCM | 28 jun 2001 22:12 | Em resposta a: #6411

Que tipo de informações procura?
Está publicada a árvore de costados de um bisneto deste Almirante (de nome D. António Maria da Gama da Costa de Sousa de Macedo), no livro "Sangue Velho, Sangue Novo" de Manuel de Mello Corrêa, árvore n.º 18. Se disser o que procura posso dar-lhe informações.
Por acaso consultei jornais da semana da sua morte (22-5-1952) e lembro-me que foram publicadas muitas notícias necrológicas.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#6429 | regueiras | 29 jun 2001 06:42 | Em resposta a: #6414

Procuro a origem do nome Mesquita Guimarães nos antepassados do Almirante.

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#6433 | LCM | 29 jun 2001 09:05 | Em resposta a: #6429

Aníbal de Mesquita Guimarães, n. no Porto, St.º Ildefonso, 1893; era filho de Joaquim Bernardino Guimarães, n. em S. Pedro de Roriz, 30-9-1926, Senhor da Qt.ª da Costa, em Roriz e do Passal, em S. Martinho do Campo, c. em Negrelos a 22-5-1974 com D. Júlia Adelaide Coimbra de Mesquita, n. em S. Tomé de Negrelos 2-6-1843; neto paterno de Francisco Bernardino, n. em Roriz, e de Ana Joaquina da Conceição; neto materno de Custódio Augusto da Costa Mesquita e de Victorina Benedicta Coimbra.

O Almirante casou com D. Gilda Visetti Ausiello, n. em Náploes, e teve pelo menos uma filha, D. Lúcia Ausiello de Mesquita Guimarães, que está aqui no GP por ser casada com D. António Luís Maria Barjona da Costa de Sousa de Macedo.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#6434 | LCM | 29 jun 2001 09:07 | Em resposta a: #6433

Escrevi 1926 em vez de 1826 e 1974 em vez de 1874. Peço sinceras desculpas.

LCM

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#6449 | fsomr | 29 jun 2001 17:16 | Em resposta a: #6434

a família Mesquita Guimarães vem tratada nos "Carvalhos de Basto"

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#6460 | regueiras | 30 jun 2001 07:43 | Em resposta a: #6449

A que família Mesquita Guimarães se refere? Sabe se a obra a que se refere se encontra em alguma biblioteca no Norte do País?

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#8361 | ptm | 29 ago 2001 00:48 | Em resposta a: #6460

Peço que me informem qual a ligação do Almirane Mesquita Guimarães com o Doutor Artur de Mesquita Guimarães, falecido em 1943, residente no Porto e natural de Montalegre.

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#8442 | Carlos Silva | 31 ago 2001 09:16 | Em resposta a: #6433

Caros colegas,

Talvez nào esteja totalmente fora de topico perguntando se alguem tem mais informaçào sobre a referida casa da Costa, em S. Pedro de Roriz, que me interessa para periodos bem anteriores (sec. 17, Sousas).
Se a transmissào do bem referido se fez por via de herança pode ser que eu nào esteja de todo fora do assunto.

Desde ja obrigado

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#13946 | ptm | 08 dez 2001 23:01 | Em resposta a: #8442

O Almirante Anibal de Mesquita Guimarães era irmão do meu bisavô Artur de Mesquita Guimarães, natural de Sto Ildefonso, Porto. Os seus ascendentes eram de Roriz e de Negrelos. O meu bisavô era juíz e proprietário em Montalegre, onde se casou.
Agradeço que me informem, se souberem algo mais sobre esta família.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#15439 | PVF | 07 jan 2002 18:18 | Em resposta a: #13946

Efectivamente nos "Carvalhos de Basto", vol III, págs. 279 e seguintes, encontra referências a alguma descendência do casal Julia Adelaide Coimbra de Mesquita e de Joaquim Bernardino Guimarães, que embora não esteja completa nem sempre correcta, já dá um apanhado interessante. Nesta obra é possível conhecer alguns antecedentes da referida Julia Adelaide.
Apesar de não ser uma geração tão afastada, o facto de terem tido 9 filhos dificulta a actualização da sua descendência. Eu próprio tenho conhecido, por experiência, esta dificuldade.
O Almirante Anibal de M.G. é meu avô materno e os seus dados já foram referidos neste tópico do Forum, pelo imparável Lourenço Correia de Matos!
Em relação à descendência do seu bisavô, Artur, não tenho quaisquer dados, para além dos que vêm referidos nos "Carvalhos de Basto", pelo que estou muito interessado naquilo que me poder informar.
Sobre os ascendentes de Joaquim Bernardino Guimarães, também tenho alguma informação que lhe poderei facultar, caso lhe interesse, bastando que me envie o seu email.
Pedro Villa Franca

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#15453 | ptm | 07 jan 2002 22:51 | Em resposta a: #15439

Pedro Villa Franca,
o mau mail é teixeiramorais@simplesnet.pt
Agradeço que me envie informações acerca dos ascendentes de Joaquim B. Guimarães, que é meu trisavô e seu bisavô, já que só disponho dos nomes dos seus pais. Tenho alguns dados que depois lhe posso enviar cópia.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#15517 | ptm | 08 jan 2002 23:11 | Em resposta a: #15453

Peço-lhe que me diga se nos Carvalhos de Basto há alguma referência à família Teixeira de Meireles/Teixeira da Silva, de Celorico de Basto.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Almirante Mesquita Guimarães

#343720 | jjoliveira | 13 mar 2014 19:29 | Em resposta a: #15517

Tendo tomado conhecimento apenas nesta data, da conversação sobre o Almirante Aníbal de Mesquita Guimarães, gostaria de fazer parte da mesma, uma vez que se trata de um meu tio avô (irmão da minha avó materna Adelaide Júlia de Mesquita Guimarães). Relativamente à ascendência de Joaquim Bernardino Guimarães, poderá ter informação através do "Geneall", pelo menos até ao início do séc. XVIII, embora estejam identificados ascendentes anteriores, para os quais não foi ainda possível obter as datas de nascimento ou de falecimento, pensamos que terão ocorrido no séc. XVII. Qualquer outra informação sobre esta família que queira, faça o favor de dizer pois, pode ser que eu possa prestar.
Cumprimentos
José Joaquim Mesquita Teixeira de Oliveira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 06:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen