Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Regiões

Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64267 | matsantiago | 06 mai 2004 12:50

Olá,
A minha avô, Maria da Conceição das Graças Rafael, nasceu em 1902, mas o seu Assento de nascimento data de 1921, alguém me pode dizer possíveis causas? Ela viveu no Louriçal do Campo, Concelho de Castelo Branco.

Desde já grato pela atenção

Marco Santiago
( minha genealogia neste forum, em "Familia Santiago, Louriçal do Campo"

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64276 | silvestre | 06 mai 2004 14:13 | Em resposta a: #64267

Caro Marco
É possível pois também encontrei um caso referente à mesma época em relação à família do meu marido. A testemunha desse registo era o futuro marido pelo que suponho que tenha antecedido o casamento. Será o caso? Nessa época julgo que toda a gente era baptizada; o regº de baptismo poder-se-á ter extraviado.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64282 | matsantiago | 06 mai 2004 15:13 | Em resposta a: #64276

Cara Vera
Não por acaso, não antecedeu. A minha Avô foi registada no Assento de Nascimento em 1921, com 19 anos já. Só se casou em 1929(o Assento de casamento é dessa altura)
Têm alguma pista mais que me possa dar para esta disparidade?

Cumprimentos
Marco Santiago
(neste Forum ver "Familia Santiago, do Louriçal do Campo"

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64295 | melisa | 06 mai 2004 17:08 | Em resposta a: #64282

Caros Confrades
Também eu já encontrei várias situações idênticas.

Consultando assentos efectuados no acto do Baptismo ( antes de 1910) têm na margem: "Este registo fica cancelado nos termos do artigo 376º do Código do Registo Civil por se encontrar transcritosob o nº xxxx do livro de transcrições do ano (p.ex) 1924 desta Conservatória."
Ora como se sabe até 1910, os registos encontravam-se ao cuidado e guarda da Igreja. Posteriormente os mesmos eram efectuados no Posto do Governo Cívil, ficando a Igreja desobrigada destas funções.
Posteriormente se por qualquer motivo a pessoa em questão recorria a estes Serviços para tirar Cédula Pessoal, e isso acontecia em diversas situações: questões de emprego p.ex., após a busca efectuada nos assentos iniciais (da Igreja) o referido assento era transcrito para os livros da Conservatória, ficando por conseguinte o registo inicial cancelado.
Claro que o assento inicial poderá ser consultado (caso já se encontre num Arquivo Distrital , o que depende do ano do baptismo.)
Penso ser esta a explicação.
cumprimentos
Melisa

Resposta

Link directo:

RE: Casos anómalos em Liv. Paroquiais

#64296 | rgc | 06 mai 2004 17:35 | Em resposta a: #64295

Casos anómalos de certos assentos nos liv. paroquiais.

Também havia casos em que os párocos, ou por distracção, ou falta de livros , não sei bem ,faziam assentos noutros livros. Conheço um caso em que uns antepassados meus foram padrinhos, cujo registo de baptismo está num livro de óbitos.
E também num assento da casamento de 1712 , da minha freg.ªestá escrito à margem de outro assento , de um familiar meu: "Aqui devia estar o termo do recebimento de André Frz , do Rio Torto com sua mulher Isabel Mestra , cujo se declarará no livro que teve princípio em 1740 fls 60 "e de facto em 1742 está o reg. deste casamento.
No caso referido anteriormente foi muito importante ,porque descobri nesse termo de baptismo de Mariana a 22.5.1830, que o meu avô Francisco Martins de Oliveira e minha avò Maria do Carmo que foram padrinhos, ele figura como capitão, num liv.º de óbitos da freg. de São Bartolomeu de Messines.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64297 | matsantiago | 06 mai 2004 17:43 | Em resposta a: #64295

Cara Confrade

O ano de nascimento da minha Avô foi 1902, alguma sugestão de como procurar o assento inicial. Pode ser motivo, para obter a cédula pessoal, a ida para um país estrangeiro(Brasil)?Acho que a minha Avô foi. Mas por outro lado, o meu Avô também foi e a data do Assento de Nascimento é 1902 e esta correcta!!!!!?????não deveria ele ter o mesmo problema que a minha Avô no Assento de Nascimento????!!!!
O assento que tenho, foi-me fornecido pela Conservatória de Castelo Branco. Eu pensava que todos os documentos respeitantes ao Séc XX estavam nas conservatórias, só os anteriores é que iam para os Arquivos Distritais?!

Desde já agradeço a sua atenção

Cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64298 | melisa | 06 mai 2004 18:22 | Em resposta a: #64297

Caro Marco
Quando era transcrito o assento , a data de nascimento mantinha-se ( é mesmo uma transcrição ), no caso da sua avó a data indicada como data de nascimento é 1902 , ou outra?
Melisa

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64301 | matsantiago | 06 mai 2004 18:58 | Em resposta a: #64298

Cara Melisa

A data de nascimento registada é efectivamente 1902, mas o Assento de nascimento é de 1921, o que me parece enquadrar-se então no que me disse. E quanto ao meu Avô,a questão de não haver discrepância entre o Assento de nascimento e a efectiva data de Baptismo. Tendo em conta que foram ambos para o Brasil?!Não teria ele de tirar tb uma Cédula Pessoal?

Marco

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64307 | melisa | 06 mai 2004 20:19 | Em resposta a: #64301

Caro Marco

O motivo porque não aconteceu com o seu avõ, não faço ideia, poderia por ser outra freguesia, poderia ser por na altura faltar tempo ao funcionário que procedia aos novos assentos, por distracção , por inércia... não sei. O que sei é que estes casos que referi resultaram sempre de pedidos de passagem de cédula pessoal.

Felizmente como se tratam de pessoas nascidas ainda no final do século XIX, tive acesso aos assentos originais(no Arquivo Distrital), que continham na margem a nota que referi na anterior mensagem.
Também tenho outro caso de em que o referido assento está transcrito no livro de 1923, mas a nota da margem do livro paroquial é apenas de 1934 (quer dizer inicialmente transcreveram mas não abateram no original, o que só veio a ser feito posssívelmente quando foi necessária alguma certidão de nascimento da pessoa em causa, e então verificaram a duplicação).
já agora, qual a explicação que lhe deram no Conservatória?

Cumprimentos
Melisa

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64319 | matsantiago | 06 mai 2004 22:07 | Em resposta a: #64307

Cara Melisa

Desde já agradeço a importante informação que me concedeu.
Quanto à explicação da conservatória...eu tratei de tudo pela internet...
Não querendo abusar, será que me poderia dizer quais eram usualmente as razões para pedir a Cédula Pessoal?

Cumprimentos
Marco

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64327 | melisa | 06 mai 2004 23:44 | Em resposta a: #64319

Caro Marco
Só posso falar pela minha própria experiência: Um dos meus avós requereu por uma questão de um emprego como funcionário público, mas um seu irmão que era farmaceutico e não teve qualquer emprego no funcionalismo público também requereu quase na mesma altura.
O que deduzi foi que a tal cédula pessoal seria um documento de identificação talvez precursora do actual B.I. , mas isto é apenas uma especulação da minha parte.
Curiosamente na fotocópia da página de um assento de baptismo que tirei, constam assentos de mais duas pessoas e todos os três têm na margem a passagem de cédula pessoal,tendo as mesmas números sequenciais (nºs 56509,56510,56511), isto em 1924. Será que a partir de certa altura se generalizou o seu uso? Mas o que também verifico é que nestes casos não existe qualquer anotação de cancelamento de registo e consequente passagem para outro livro.
Talvez algum confrade mais próximo da época em questão possa dar melhor esclarecimento.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Assentodenascimento feito 19anosdepois nascimento?

#64336 | rgc | 07 mai 2004 02:24 | Em resposta a: #64327

Cara Maria Elisa
Sei que, pelo menos, quando se lavravam termos de exames da antiga 4.ª classe, as cédulas pessoais emanadas das respectivas Conservatórias do Registo Civil faziam as vezes de B. I. que não havia na altura .
Cumprimentos.
RC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 14:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen