Apelido Teixeira Leão / Cinfães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Apelido Teixeira Leão / Cinfães

#64308 | LL | 06 mai 2004 20:20

Caros senhores,

alguém poderá ajudar-me ?

Começei por procurar o meu apelido de família 'PINTO LEÃO' nesta zona donde era natural o me avô. Acabei por descubrir que o apelido surge em 1827 com o casamento de PROCÓPIO PINTO (Exposto na roda do Porto) e QUITÉRIA DE JESUS, filha de MANUEL TEIXEIRA LEÃO. O apelido mantem-se pelo menos até 1740 data a que cheguei. Cruza-se com 'BOTELHO' e AMARAL. Andadndo para tráz no tempo tenho baptismos em Oliveira, Picão e Montão.

Recentemente descobri por mero acaso um 'ALBERTO TEIXEIRA LEÃO' que faleceu em Penha Longa ca. de 1940 mas foi baptizado em Ermida. Este seria neto de Procópio Pinto e Quitéria. Portanto a ligação está feita. Curioso e o que me chamou à atenção foi que ele casa com 'X DE JESUS PROCÓPIO'.

O mistério aumenta, pois surge frequentemente o apelido 'PINTO DA COSTA' como padrinho' assim como a ligação a Ermida e Casa da Castanheira.

Procopio Pinto e Quiteria de Jesus (1º casamento de ambos) casaram em 1827. O primeiro filho do qual tenho conhecimento nasceu em 1847. 20 anos depois ?? Seguem pelo menos mais 2 até 1851. Notável o facto de terem acrescentado aos apelidos 'Teixeira Leão' e 'Pinto Leão' o 'Procópio'.

Por acaso alguém terá alguma informação que possa ajudar?

Agradeço qualquer informação

LL (Luisa Pinto Leão Lopes)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 08:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen