familia santos lé

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

familia santos lé

#64903 | coldfire | 13 mai 2004 18:55

tenho andado a investigar, sem qualquer sucesso, o nome pouco vulgar de familia (mendes pires santos lé). agradecia se possivel qualquer informação respeitante a este assunto.

Resposta

Link directo:

#65000 | silvestre | 14 mai 2004 13:42 | Em resposta a: #64903

Caro/a sr/a
Existem pessoas com apelido Lé no concelho da Figueira da Foz, embora também não conheça as origens.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

familia Lé

#65009 | coldfire | 14 mai 2004 16:37 | Em resposta a: #65000

Tenho conhecimento de algumas pessoas com este apelido em várias zonas de Portugal, apesar de nunca ter tido um contacto proximo. A minha curiosidade recaí não só nas zonas onde possam morar ou possiveis contactos via net, como tambem a origem de tão invulgar nome (Lé). agredeço desde já a sua atenção.

Marco Lé (Setúbal)

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#65245 | jose930 | 17 mai 2004 21:26 | Em resposta a: #65009

Na regiao de Aveiro e mais propriamente em Ilhavo havia em tempos passados uma familia com esse apelido ligado a pesca de bacalhau, Creio recordar mesmo um capitao Le dum lugre bacalhoeiro. Seria talvez interessante verificar atraves da lista telefonica se existe naquela regiao alguem com esse apelido, ou entao no Museu maritimo de Ilhavo.

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#65305 | coldfire | 18 mai 2004 16:49 | Em resposta a: #65245

Agradeço lhe imenso por se ter disponibilizado a ajudar-me nesta minha tentativa de conhecer alguma historia dos meus antepassados.
Se por ventura tiver conhecimento de mais alguma coisa relativo a este assunto ficarlhe-ia bastante grato.
Com os meus cumprimentos. (Marco Lé)

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#65336 | jose930 | 18 mai 2004 18:40 | Em resposta a: #65305

Caro Confrade


Elsa Lé - Exposição de Pintura >>
Nasceu na cidade de Ovar em 1968 Em 1993, concluiu a licenciatura em Pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) Participou em várias mostras: Exposição na Cooperativa Árvore Exposição na Teclarte Exposição na Exponor



Sera que isto pode ajudar?
Cumprimentos
J.Salgado

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#65342 | jose930 | 18 mai 2004 19:06 | Em resposta a: #65336

Caro Confrade


Em Leca do balio reside o Snr. Joaquim Sousa Le com o telef. 229060548.
Caso nao consiga adiantar a sua busca informo que na lista telef. do Porto existem 3 pessoas com esse apelido.
Cumprimentos
J.Salgado

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#65344 | coldfire | 18 mai 2004 19:11 | Em resposta a: #65342

agradeço-lhe imenso por todas estas informações que me tem facultado.
Muito obrigado Sr. José Salgado


Cumprimentos
Marco Lé

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#65499 | jose930 | 20 mai 2004 21:27 | Em resposta a: #65344

Meu Caro Confrade
nao sei se ja consultou o site:
http://genealogia.sapo.pt/familias/fam_names.php?id=1919


diga-me com esta correndo a sua pesquisa
cumprimentos
J.Salgado

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#65511 | coldfire | 20 mai 2004 23:57 | Em resposta a: #65499

Caro amigo
tenho constatado que este nome é mais antigo do que alguma vez pensei, de facto consegui a dada altura chegar a meados 1800 onde inclusive descobri figuras importantes em determinada região.
devo contudo agradecer pelo seu apoio, que me tem facilitado imenso.

com os melhores cumprimentos
Marco Lá

Resposta

Link directo:

RE: familia santos lé

#65521 | silvestre | 21 mai 2004 09:39 | Em resposta a: #64903

Num dos registos a que que tive acesso, o nome aparece com a grafia Lee
Vera

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#71408 | tonho | 18 ago 2004 00:33 | Em resposta a: #65344

O apelido LÉ existe aqui em Ilhavo e é um nome tradicional e não admira que apareça em Setubal pois os Ilhavenses viram a Barrade Aveiro encerrada no sec XVII e andavam ao longo da costa com as suas barcas a pescar, instalando-se em vátios locais desde Matosinhos até ao Algarve e ainda no seculo XIX pexcavam em Setubal 300 barcas Ilhavas. Os Ilhavos eram um povo muito proprio com tradições muito ansestrais e procuravam manterem-se unidos. Nós temos 600 nomes tradicionais que continuamos a usar e que estão distribuidos pela nossa diáspora tanto nacional como nos USA e Brasil. A familia Lé ainda existe por cá.
Se for á história de grande parte das povoações costeiras com praisde areia vê láa passagem dos Ilhavos.

Cumprimentos,

Angeja

Resposta

Link directo:

RE: familia Lé

#71420 | JBdeS | 18 ago 2004 10:55 | Em resposta a: #65511

Caro Marcos Lé,

No Colégio Manuel Bernardes, onde estudei, tive ume regente de estudo (neste caso uma estudante universitária que nos acompanhava durante o "estudo") chamada Glicínia Lé, que deverá ter actualmente uns 58 anos. Penso que a secretaria do colégio lhe facultará as informações necessárias.

Com os melhores cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: familia santos lé

#71433 | tonho | 18 ago 2004 18:57 | Em resposta a: #65521

Vera,
Não sei se tens razão, mas Lee parece-me não ter nada a ver com todos aqueles que ao longo dos seculos se têm misturado com os Ilhavos. Mesmo nos USA os nomes tradicionais de Ilhavo continuam a existir sem serem adulterados.
Aí na Figueira da Foz os Ilhavos instalaram-se na Cova. Só gostavam de praias de areia para varrar as suas barcas.
Cumprimentos,
Angeja

Resposta

Link directo:

RE: familia santos lé

#71459 | silvestre | 19 ago 2004 07:51 | Em resposta a: #71433

Não sei qual a origem destas pessoas mas não me parece que sejam Ilhavos pois eram proprietários rurais no interior do Concelho. Não se trata da minha família nem sou da Figueira.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: familia santos lé

#71489 | tonho | 19 ago 2004 20:42 | Em resposta a: #71459

Amigo Silvestre,
Se ler o 1º Capitulo das «Viagens na minha terra» de Garrett pode ver que os Ilhavos tanto andavam no mar como cultivavam a terra. Por exemplo o poeta de pseudonimo FILINTO ELISEO nasceu em Lisboa em 172...... e era filho de um casal Ilhavo, ele fragateiro, ela vendedora de peixe( varina é a mulher do varino - o pescador que varava o varco na praia). O Ministro Bagão Felix é de Ilhavo e teve antepassados que no sec XVIII foram para a Gala.

Resposta

Link directo:

familia santos lé

#355858 | Mariana Lé | 19 mar 2015 01:15 | Em resposta a: #64903

Boa noite a todos. A familia Lé é de origem portuguesa, antigamente chamavam o meu tetra tetra avo de Lé "oh Lé" e acho que foi assim que começou o nome... o meu pai é que sabe contar melhor a história... Mas já há Lé's por todo o pais especialmente no centro... Também já existem muitos no brasil pois familiares emigraram para lá, se colocarem no facebook aparece muita gente com esse apelido no Brasil... No canada, na França, Suiça... Já a 3 anos fizemos uma almoçarada com todos os Lés que temos contacto incluindo alguns do estrangeiro que ainda vêem passar férias cá a Portugal.
Vou falar com o meu pai para contar melhor a historia da origem e tentar fazer a árvore geológica para ver se algum dos vossos avós "se cruza com os meus" ;)
deixo o meu mail: mariianale@gmail.com

Resposta

Link directo:

familia santos lé

#355865 | silvestre | 19 mar 2015 14:20 | Em resposta a: #355858

Mariana,
Tenho muitas mais pesquisas que as que tinha quando intervim neste tópico há muitos anos. Caso esteja interessada, os Lé que pesquiso, (Gonçalves Lé e Loureiro Lé) provêm de Ferreira-a-Nova, Figuaira da Foz, muito antes do seu tetravô, pois cheguei a cerca de 1700.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

familia santos lé

#374571 | JaqueRibeiro | 20 out 2016 18:16 | Em resposta a: #64903

Ola a todos,



Tambem estou em busca de um dos Lé.

Meu tataravo se chamava José Maria Lé, natural de Portugal, estou em busca de qual cidade ou freguesia onde eu possa achar algum documento dele.

Ele veio para o Brasil e morreu em 1978 com 89 anos. Era Lavrador e se casou com Anna Gertrudes. Teve uma filha chamada Benedicta Lé.

Nao consigo achar mais nada. Ja pesquisei e a filha dele nao tinha certidao ds Nascimento. Na certidao de casamento ela tinha 19 anos e nasceu em 20/04/1905.

Jose Maria Lé era filho de Joaquim Lé e mae ignorada. Assim consta em sua certidao de obito.

Ja pesquisei a lista de estrangeiros com entrada no Brasil e nada. Muito difícil


Abraços e se puderem me compartilhar algo agradeço desde ja.

Jaqueline Costa Ribeiro

Resposta

Link directo:

familia santos lé

#410698 | Saripuara | 23 dez 2018 16:55 | Em resposta a: #374571

Olá a todos.

Sou da família Lé, nascido em São Mateus, Estado do Espírito Santo, Brasil, em 1963. Estou iniciando o estudo dos meus antepassados. Pelo que entendi até agora, a família se formou no Brasil a partir de imigrantes portugueses.

Caso alguém possa me oferecer alguma informação, deixo meu e-mail: saripuara@yahoo.com.br.

Abraço a todos,

Saripuara

Resposta

Link directo:

familia santos lé

#410700 | silvestre | 23 dez 2018 18:32 | Em resposta a: #410698

Apenas com os dados que forneceu, será difícil. Peça os registos de nascimento dos seus pais (Lé), a partir daí veja quem são os avós, bisavós e qual a origem. Esse apelido Lé aparece numa determinada região de Portugal mas é preciso recuar até ao avô que (i)emigrou.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 18:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen