António Brochado Sampaio - Rendufe

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

António Brochado Sampaio - Rendufe

#65119 | procha75 | 16 mai 2004 16:06

Caros Confrades,

Sou descendente de Teresa de Araújo casada com António Francisco Rio Tinto em 1670.04.28. Nesse assento de casamento (onde não são referidos os pais dos noivos) é mencionado que a noiva é parente de António Brochado Sampaio, padre cura do Mosteiro de Rendufe.

Não consegui mais dados sobre estes meus ascendentes.

Agradeço desde já a algum confrade que tenha informações sobre este padre e/ou mesmo sobre os noivos acima referidos

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: António Brochado Sampaio - Rendufe

#65350 | procha75 | 18 mai 2004 21:44 | Em resposta a: #65119

Caros confrades,

Com a ajuda do Genea estou quase a concluir (neste momento estou a documentar-me nesse sentido no ADB) ser a minha ascendente Teresa de Araújo (referida neste tópico) a que consta como filha do vigário Pedro de Araújo Lobato e de Antónia Machado (no Genea é mencionadoa Ana Machado mas no Felgueiras Gaio que é a fonte do Genea aparece Antónia Machado).

Estou convicto na grande probabilidade de esta corresponder à do Felgueiras Gaio/Genea porque aqui é dado como seu filho o sacerdote Carlos de Araújo; e acontece que no assento de casamento de Constantino de Araújo e Sousa (em 1709 na freguesia de Rendufe, com Ângela Antunes de Carvalho, filha de Pedro Antunes de Carvalho e de Mariana Vieira, também referidos no Genea a propósito de João Antunes de Carvalho), filho da dita Teresa de Araújo, aparece como testemunha um Carlos de Araújo e Sousa (que me ocorre ser o mesmo e neste caso será irmão do noivo). Por outro lado não é inédito o uso dos apelidos "Araújo e Sousa" na genealogia dada pelo Genea/Felgueiras Gaio: o pai do vigário Pedro de Araújo Lobato chama-se Pedro de Araújo e Sousa.

Espero que com estes novos dados algum dos colegas do Forum me possa confirmar esta ascendência e/ou informar alguma coisa sobre António Brochado Sampaio, cura do Mosteiro de Rendufe (que é dado como parente da noiva no assento de casamento da dita minha ascendente Teresa de Araújo com António Francisco, celebrado em 1670, na freguesia do Lago)

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: António Brochado Sampaio - Rendufe

#65918 | procha75 | 26 mai 2004 01:21 | Em resposta a: #65350

Caros confrades,

Graças ao precioso auxílio do ADB, acabo de confirmar (com assentos paroquiais) as suspeitas que trouxe a este tópico na mensagem anterior. O padre Carlos de Araújo, filho de Custódio Francisco e de Teresa de Araújo (mencionados no GP,) é realmente irmão do meu ascendente Constantino de Araújo e Sousa. Este padre também é conhecido por e assina "Carlos de Araújo e Sousa".
Porém, continuo a não conseguir encontrar qualquer informação adicional sobre o padre António Brochado Sampaio que deu mote a este tópico.
Agradeço qualquer informação sobre o mesmo.
Dom mesmo modo se algum descendente desta família que acabo de confirmar participasse com as suas pesquisas relativas a esta família.

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: António Brochado Sampaio - Rendufe

#66113 | procha75 | 28 mai 2004 13:17 | Em resposta a: #65119

Insistência

Resposta

Link directo:

RE: António Brochado Sampaio - Rendufe

#191551 | Al.Cunha | 07 abr 2008 21:16 | Em resposta a: #65918

Prezado confrade Pedro Rocha

Só hoje vi a sua comunicação ao Forum.
Talvez ainda lhe interesse:

"Ribeiros, Morgados de Torrados etc" de Mauricio Antonino Fernandes
pag 42 Nota (20)
Antónia de Sampaio Ribeiro e seu marido Bento António Sodré (do Rego) foram pais de Domingas Sodré que casou em Sernande com Baltazar Gonçalves, que por sua vez foram pais de um outro António Sodré que c.c. Leonor dos Guimarães fal em 1639 em Idães e de Miguel de Sampaio, o qual casou com Maria Brochado, e foram os pais de Manuel Brochado de Sampaio, senhor do prazo de Sucarreira, em 1631, foreiro ao Mosteiro de Belém, o que não consta do tit, de Ribeiros. § 58º, em Gayo.

Livros Paroquiais de Idães, conc de Felgueiras
21-12-1631 Casa nesta igreja António Brochado de Sampaio, fº de Miguel de Sampaio e de Maria Brochada, desta fregª, com Paula Velosa de Araújo filha de António Frz de Araújo e de Antª Velosa Peixota da fregª de Rendufe concelho de antre Home e Cavado da comarca de Viana, testemunhas Marcos Ribeiro de Saldanha e Francisco de Sampaio desta freguesia.

Comprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: António Brochado Sampaio - Rendufe

#193285 | procha75 | 20 abr 2008 10:46 | Em resposta a: #191551

Prezado confrade Al. Cunha,

Agradeço as informações que me transmite.
É particularmente interessante o assento de caamento de Idães. Os pais da noiva constam na minha base-de-dados.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 12:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen