Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património | Regiões

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#65155 | jgil | 17 mai 2004 03:14

Gostaria de saber o nome completo, a ascendência e o casamento de uma tal Joana, que o seu bisneto, Ernesto Henrique Soares de Albergaria, diz que veio da casa de Refojos, em Vale de Cambra, para a casa da Póvoa e que teve como filho José Soares Homem e como netos Manuel Soares Homem de Albergaria e José Soares Homem de Albergaria.

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#151870 | x660246 | 09 abr 2007 23:39 | Em resposta a: #65155

Só agora começo a dar os primeiros passos no Fórum e fiquei surpreendida quando vi mencionado no seu mail a Casa da Póvoa, freguesia de Vila Chã -Vale de Cambra.
A minha bisavó materna, Amélia Augusta da Conceição era filha de José Soares Homem, proprietário (Casa da Póvoa) e de Luisa Maria Augusta da Conceição, da freg. Pindelo. - presumo que o Sr. Ernesto Soares Albergaria seria sobrinho da Amélia Augusta -
Avós paternos da Amélia Augusta eram: José Joaquim Soares Homem (da Casa da Póvoa) e de Dona Joana Rosa Soares de Albergaria (de Refoios)
Bisavós paternos: José Soares Homem (Póvoa) e de Josepha Maria Thereza (de Silva Escura)
Trisavós paternos: Thomé Soares Homem, Capitão e Caetana Ayres de Pinho (Theamonde)
Tetravós paternos: Thomé Soares Homem, capitão (Refoios) e Antónia de Pinho (Muradal).
5ºs Avós André Homem Soares (Refoios) e de Maria Tavares (Portela)
6º s Avós André Homem (Refoios) e de Antónia Barbosa
Tenho as Certidões de Casamento e Baptismo da Avó Amélia; da Luisa Maria Augusta; da Joana Rosa não consigo encontrar o casamento; da Josepha Maria; da Caetana Ayres; da Antónia de Pinho; faltam-me as da Maria Tavares e Antónia Barbosa.
Disponho ainda alguma informação sobre descendência e parentescos. Continuo a pesquizar, lentamente visto não dispor de muito tempo. Se tiver mais alguma informação agradeço o seu contacto através deste Fórum.
Cumprimentos
IMT

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#151874 | jgil | 10 abr 2007 00:04 | Em resposta a: #151870

Eu estou a fazer uma reconstituição da genealogia dos Soares de Albergaria e descendentes, a heráldica e respectivas casas entre o Douro e o Mondego. Tenho o trabalho parado por razões pessoais, no entanto está prestes a ser terminado. Em princípio será publicado. Agradeço o seu contacto e todos os dados fornecidos e que possa vir a fornecer. Embora nestes trabalhos não possamos ser exaustivos, convém a maior informação possível.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152201 | jacavlis | 12 abr 2007 23:06 | Em resposta a: #151870

Caro IMT

Na resposta que deu no espaço FORUM a jgil sobre Familia Soares de Albergaria
/Casa da Povoa, com dados interessantes dos quais Andre Homem c.c. Antonia
Barbosa fazem parte da minha arvore genealogica, muito gostaria se o entender
facultar-me um seu contacto para uma troca de immpressoes sobre este assunto.

Cumprimentos -Joao Silva

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152233 | João Borges | 13 abr 2007 08:14 | Em resposta a: #151874

Caro Jgil

Por acaso tem dados sobre o Solar do Muradal e a Casa do Muradal, em Vale de Cambra?


cumprimentos
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152345 | jgil | 14 abr 2007 00:59 | Em resposta a: #152233

Tenho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152361 | João Borges | 14 abr 2007 07:31 | Em resposta a: #152345

Se necessitar de comparar e trocar dados sobre a história e descendência dessas casas pode contactar comigo e pedir o meu contacto no Genea

cmpt
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152366 | jgil | 14 abr 2007 14:03 | Em resposta a: #152361

Caro João Borges.
Claro que quero, pois, apesar de o meu trabalho estar parado de momento, é minha intenção conclui-lo o mais completo e fiel aos factos possível. Já pedi o seu contacto pelo Genea. Assim que o receba falaremos com mais detalhe.
Cmpt
jgil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152427 | x660246 | 15 abr 2007 11:21 | Em resposta a: #151874

Todas as informações que recolhi, carreguei numa folha de Excel. Penso utilizar o Paf que, como sabe, permite organizar a informação.
Pode pedir o meu contacto no Genea
Cumprimentos
IMT

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152428 | x660246 | 15 abr 2007 11:23 | Em resposta a: #152201

Sr. João Silva,

Pode pedir o meu contacto ao Genea.
Cumprimentos
IMT

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#152463 | x660246 | 15 abr 2007 18:44 | Em resposta a: #65155

Sr. Jgil,

Como disse anteriormente, falta-me encontrar o casamento do José Joaquim Soares Homem com a D. Joana Rosa.
Presumo que seja a Joana que nasceu 17.06.1796 Refoios, filha:
Manuel Bernardo Soares de Albergaria (Refoios) e de Luiza Clara Soares de Albergaria (Armental/Codal).
O José Joaquim Soares Homem , nasceu 06.11.1978

Faltam-me os registos de nascimento dos filhos de Joana e José Joaquim.

Tenho o casamento de um dos filhos (meus trisavós) .
José Soares Homem, 37 anos, morador na Póvoa, casou em 26.09.1867 (Pindelo) com Luiza Maria Augusta da Conceição, de 32 anos, nat. Pindelo, moradora no Lugar da estrada do Pindelo, filhos deste casal

09.02.1872 Póvoa Amélia Augusta


07.11.1869 Póvoa Roza


24.09.1868 Póvoa Maria


21.05.1871 Póvoa José



Foram também filhos da Joana e José Joaquim

Alexandre Luciano Soares Correia que casou com D. Bernardina Augusta Correia de Bastos Pina, proprietários freg. Codal,moradores em Theamonde , foram descendentes deste casal

09.02.1865 V.Chã/Theamonde José

07.11.1867 V. Chã/Theamonde Manoel

25.11.1871 V.Chã /Theamonde Júlio


Dona Delfina Roza Soares de Albergaria, proprietários , moradores em Chão de Concelha casada com Joaquim Soares Barbosa , foram descendentes deste casal

22.11.1860 V.Chã Margarida

11.05.1870 V.Chã João

Penso que será melhor facultar-lhe os ficheiros que tenho, depois de os organizar.
Cumprimentos,
IMT

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#153259 | x660246 | 21 abr 2007 20:56 | Em resposta a: #152201

Sr. João Silva,

Tenho todo o gosto em analisar consigo os dados que disponho, pois seguramente somos parentes.
Julgo que através do Forum poderá obter o meu endereço de mail.
Cumprimentos
IMT

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#153504 | jacques | 23 abr 2007 23:23 | Em resposta a: #151874

Caro Confrade Jgil
Será que o seu trabalho engloba os S. de Albergaria, sres de Oliveira do Conde e Casa da Rede, seus ascendentes e linhas secundárias descendentes, mais propriamente os sres de Ribeira da Rede e Travanca (Cinfães) de quem estou particularmente interessado?
Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#153505 | jgil | 23 abr 2007 23:30 | Em resposta a: #152463

Obrigado IMT, pela disponibilização dos seus dados. Assim que os tenha todos, integro-os nos meus e envio-lhos.
Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#153507 | jgil | 23 abr 2007 23:36 | Em resposta a: #153504

Lamento, meu caro Júlio Pereyra, mas o meu trabalho só engloba os SA do Entre Douro e Vouga e respectivos ascendentes e descendentes. A genealogia é acompanhada de um estudo heráldico e da actual situação das respectivas casas onde viveram.
Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#153509 | jgil | 23 abr 2007 23:39 | Em resposta a: #152361

Caro João Borges

Já pedi o seu email e ainda não mo deram. Talvez seja melhor pedir o meu.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#153544 | jacques | 24 abr 2007 09:46 | Em resposta a: #153507

Caro Jgil
Muito obrigado pele sua célere resposta que só li hoje. Dizia a minha Mãe que nós, os Soares de Albergaria, somos todos parentes, assim fico a aguardar com expectativa a publicação do seu trabalho que com certeza terá informação importante no contexto heráldico-genealógico da família e espero que nos dê conhecimento quando tal suceder.
Cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#194989 | goncalo123 | 02 mai 2008 10:59 | Em resposta a: #151870

Bom dia chamo-me ana claudia soares de almeida albergaria e sou filha de ernesto soares homem de albergaria, descendente da casa da póvoa, em vale de cambra.

Há uns anos alguem da torre do tombo veio a vale de cambra falar com a minha familia.

O meu pai faleceu recentemente mas se necessitarem de mim para alguma coisa disponham...

Bom trabalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#214619 | vaniagomes | 03 dez 2008 18:55 | Em resposta a: #153504

Caro confrade
Júlio Pereyra
Li sua mensagem datada de 23/04/2007, cujo conteúdo muito me interessou e me encheu de esperança. Ando há algum tempo à procura de um ascendente da Família Soares de Albergaria nascido em Travanca. Porém não tenho tido êxito em minhas pesquisas, por isso gostaria de entrar em contacto consigo, talvez possa me ajudar.
Desde já agradeço sua atenção e fico no aguardo de sua resposta.
Cumprimentos,
Vânia Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#214664 | djabaf34 | 04 dez 2008 09:50 | Em resposta a: #151874

Caro Jgil

Tenho interesse em saber a ascendência de Estevão Homem Soares de Albergaria que consta desta base, é meu ascendente num ramo, por acaso têm alguma informação que me possa disponibilizar, muito obrigado desde já.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#216089 | jacques | 21 dez 2008 10:27 | Em resposta a: #214619

Cara Vânia

Devido a muitos afazeres profissionais só hoje li a sua mensagem.
A informação que tenho sobre os meus antepassados Soares de Albergaria está toda aqui na BD.
O meu Tetravô José Justino Soares de Albergaria ( www.geneall.net/P/per_page.php?id=108281 ) nasceu em Mesão Frio, provàvelmente no Solar da Rede que era propriedade da família. Por motivos profissionais, era militar, foi enviado para França, incorporado na brigada que foi combater ao lado das tropas de Napoleão.
Não conheço toda a história, mas depreedo que terá sido considerado traidor à Pátria pelos que para lá o enviaram.
Naturalizou-se francês, casou com a primogénita dos Condes du Tertre, todos os filhos nasceram em França e só voltou para Portugal quando já estava reformado e obviamente ilibado das acusações que lhe tinham feito.
A minha Trisavó era das filhas mais novas. O seu relacionamento conjugal foi muito atribulado e acabou por se separar do marido, tendo regressado a França com o filho mais novo, onde faleceram.
O meu Trisavô, António Padilha, talvez demasiado ocupado com uma contenda judicial que demorou cerca de 40 anos a ser resolvida e que envolvia todos os bens da sua grande casa, acabou por deixar e herança da esposa ao abandono e aqui acaba o relacionamento da minha família com Travanca de Paiva.
De qualquer modo estou ao dispor.
Pode contactar-me para jcarpereyra ponto mail ponto pt.
Cumprimentos,

Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217423 | vaniagomes | 05 jan 2009 12:17 | Em resposta a: #216089

Caro confrade
Júlio Pereyra

Muito obrigada por ter me respondido.
Como lhe falei anteriormente, estou já há algum tempo à procura de um “Soares de Albergaria” de Travanca, mais precisamente de IDALINA XAVIER, nascida em 07/09/1905 em Travanca. IDALINA era a filha mais nova de ACCÁCIO XAVIER e MARIA AMÉLIA CÂNDIDA BELEZA VASCONCELOS SAMPAIO SOARES DE ALBERGARIA XAVIER, e tinha mais seis irmãos: ADRIANO, MARIA DA CONCEIÇÃO, ISOLINA, ANGELINA, ALICE e ALEXANDRINA XAVIER.
Segundo dizem o Adriano, que era o primogénito e o único filho varão da família, ia cumprir o serviço militar e combater na guerra. A família para livra-lo desse cruel destino, decidiu fugir para o Rio de Janeiro, Brasil em 1910. E nunca mais regressaram a Portugal.
Procurei exaustivamente o assento da Idalina em todas as conservatórias das Travancas existentes e até agora nada encontrei.
Por esta razão fiquei muito esperançosa quando li sua mensagem. Pela primeira vez estava a ver alguém relacionar o lugar de Travanca com os “Soares de Albergaria”.
Inclusive a conservatória de Cinfães foi a primeira que pesquisei. Preciso então pesquisar no Arquivo Distrital de Viseu.
Já li no Fórum que há um livro a respeito da família “Soares de Albergaria”. O senhor tem conhecimento desse livro? Onde posso adquiri-lo?
Mais uma vez agradeço-lhe pela atenção.
Meus melhores cumprimentos.
Vânia Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217517 | M.Dourados | 06 jan 2009 01:04 | Em resposta a: #217423

Cara Vânia

Este local TRAVANCA, É Travanca de Vila da Feira?
Eu conheço alguma história dos SOARES ALBERGARIA, pois habito uma casa que pertenceu a D.Brites de Almeida, filha de Antónia Soares de Albergaria e esta filha de Lopo Soares de Albergaria e de Leonor Meireles.
Há um livro sim dos Soares de Albergaria e há um livro particular na posse de descendentes, os Corte- Real.
Se a puder ajudar, fico ao dispôr
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217676 | vaniagomes | 07 jan 2009 14:16 | Em resposta a: #217517

Cara Maria
Muito obriga por dispor-se a ajudar-me.
A Idalina Xavier chegou ao Brasil com 5 anos de idade em 1910, segundo carteira de identidade para estrangeiro. O outro documento que há é a sua certidão de casamento brasileira, na qual consta apenas “natural de Portugal – Travanca”. Ou seja, não sabemos ao certo em que Travanca ela nasceu. Então procuramos em todas existentes em Portugal, inclusivamente em Travanca de Santa Maria da Feira – Aveiro. E até agora nada foi encontrado. Pesquisei também nos livros de passaportes da altura constantes nos respectivos Arquivos Distritais onde há localidades de Travanca, e nada encontrei.
Disseram-me que, se eles eram de uma família abastada, embarcaram para o Brasil sem passaportes (apesar de viajarem com 6 crianças). E também me disseram que se realmente fossem abastados, não precisariam fugir para o Brasil para evitar que o filho servisse a guerra (os ricos não iam para a guerra).
Idalina dizia que era minhota, e que seu pai (Accácio Xavier) aumentou em dois anos as idades dos filhos. Assim, ela dizia que era de 1907, mas que no assento consta 1905. Não sabemos se essa informação procede. Mas mesmo assim, a pesquisa foi feita em todos os anos da primeira década do século XX.
Infelizmente não podemos assegurar o que contam, mas acredito que despistaram muito bem a fuga, por isso está a dar trabalho de encontrar.
Para ela ter se casado no Brasil, certamente teve de apresentar um documento para provar que era solteira. Provavelmente apresentou o passaporte.
A minha esperança é encontrar (quem sabe!), alguém que conheça uma história parecida com esta, ou que ouviu falar da Sra. D. Maria Amélia Cândida Beleza Vasconcelos Sampaio Soares de Albergaria Xavier. Por esta razão tenho interesse em ler o livro dos “Soares de Albergaria”. Talvez encontre algo ou uma nova pista. Sabe como posso entrar em contacto com os descendentes, os Corte-Real?
Mais uma vez, agradeço a sua atenção e simpatia.
Meus melhores cumprimentos,
Vânia Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217679 | M.Dourados | 07 jan 2009 14:41 | Em resposta a: #217676

Cara Vania

Agradecia o seu contacto para o meu email
magdalenaF arroba sapo.pt

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217744 | fcam | 08 jan 2009 00:27 | Em resposta a: #217423

Cara Vânia Gomes

Não sei se vai ajudar mas na na "Relação dos componentes da 2ª Colónia de Portugueses (de Pernambuco) Para Moçãmedes (Angola) consta o nome de " Idalina Soares de D'Albergaria".
Esta senhora casou em Moçãmedes com " Manuel Rodrigues Pinto da Rocha"nascido em Tendais, que tb fez parte da mesma colónia.
Eu tenho andado a fazer pesquisas, sobre os Pinto da Rocha de Tendais e foi por acaso que hoje li num documento da Idalina.Eles chegaram a Angola em 1850.
Penso que não será a mesma pessoa mas possivelmente será da família "Soares de Albergaria".

Os meus cumprimentos,

Fátima Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217757 | ilda pais soares | 08 jan 2009 02:28 | Em resposta a: #152201

Sr. João Silva,

Sou descendente dos Soares Albergaria da Casa da Póvoa. Dado que da sua genealógica faz parte André Homem casado com Antónia Barbosa, gostaria de saber se dispõe de alguma informação, que me pudesse facultar, sobre Thomé Soares Homem casado com Antónia de Pinho.

Segundo informação que disponho, este Thomé seria neto de André Homem e de Antónia Barbosa.

Os meus agradecimentos
Ilda Pais Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217759 | ilda pais soares | 08 jan 2009 02:43 | Em resposta a: #194989

Ana,

Julgo que seremos primas. Minha bisavó era Amélia da Conceição (Melinha) de Vale Pereiras, casada com Francisco José Paes, Fuste/Roge.

A Avó Amélia neta paterna de José Joaquim Soares Homem e de Dona Joana Rosa Soares de Albergaria.

Por acaso dispõe de alguma informação da avó Joana Rosa?

Muito obrigada
Ilda Pais Soares

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217832 | vaniagomes | 08 jan 2009 21:53 | Em resposta a: #217744

Cara Fátima Matias
Realmente não deve se tratar da mesma pessoa, pois a Idalina que procuro nasceu em 1905 e veio contrair matrimónio em 23/06/1930 no Rio de Janeiro. Ela casou-se com José Martiniano D’Albuquerque (por coincidência cidadão natural de Pernambucano). Em 1942 Idalina, marido e filhos deixaram o Rio de Janeiro e foram viver no Estado de Pernambuco, onde nasceram mais dois de seus filhos.
Certamente a Idalina Xavier e a Idalina Soares D’Albergaria devem ser da mesma família. Há pessoas que baptizam o filho com o nome de um parente querido.
Por acaso, no documento que você está a pesquisar, diz onde nasceu Idalina Soares D’Albergaria?
Agradeço sua atenção e vontade de ajudar-me. Isso dá-me ânimo para continuar a minha pesquisa.
Os meus cumprimentos,
Vânia Gomes.

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217870 | fcam | 09 jan 2009 12:18 | Em resposta a: #217832

Cara Vânia
O documento que eu tenho é a cópia da certidão de nascimento de um tio bisavô que nasceu em Moçâmedes, foi baptizado no dia 23.12.1866, foram padrinhos "Manuel Rodrigues Pinto da Rocha e sua mulher "Idalina Soares D´Albergaria Rocha" natural de Pernambuco.

Os meus cumprimentos,
Fátima Matias

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#217936 | vaniagomes | 09 jan 2009 21:49 | Em resposta a: #217870

Cara Fátima

Mais uma vez muito obrigada por sua atenção e intenção de ajudar-me.

Com os melhores cumprimentos,

Vânia Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#223506 | goncalo123 | 12 mar 2009 13:11 | Em resposta a: #217759

Ilda

vou falar com o meu tio, carlos soares homem de albergaria, irmão de meu pai, para saber alguma coisa sobre a avó joana...

ate breve

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#223548 | Cambra | 12 mar 2009 21:49 | Em resposta a: #223506

Descendentes de André Homem:
1. André Homem
cy: Antónia Barbosa
2. André Homem Soares
cy: Maria Tavares
3. Thomé Soares Homem
cy: Antónia de Pinho
4. Thomé Soares Homem
cy: Caetana Ayres de Pinho
5. José Soares Homem
cy: Josepha Maria Thereza
6. José Joaquim Soares Homem (n.1798)
cy: Joana Rosa Soares de Albergaria (n.1796)
7. José Soares Homem (n.1830)
cy: Luisa Maria Augusta da Conceição (n.1835;c.1867)
8. Maria (n.1868)
8. Rosa (n.1869)
8. José Soares Homem de Albergaria (n.1871)
8. Amélia Augusta da Conceição (n.1872)
cy: Francisco José Pais
8. Manuel Soares Homem de Albergaria
cy: Maria Emília de Sousa (n.1887;c.1911;f.1955)
7. Alexandre Luciano Soares Correia
cy: Bernardina Augusta Correia de Bastos Pina
8. José (n.1865)
8. Manoel (n.1867)
8. Júlio (n.1871)
7. Delfina Roza Soares de Albergaria
cy: Joaquim Soares Barbosa
8. Margarida (n.1860)
8. João (n.1870)

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#227278 | mi2009 | 23 abr 2009 19:02 | Em resposta a: #217744

Cara Fatima,

Li a sua mensagem e eu ando à procura de um trisavô, que presumo se chamaqria Eugenio Soares da Rocha, residiu, presumivelmente em Fermedo (Arouca) e teve um filho (ilegitimo - meu bisavô), de seu nome Eugenio Soares da Rocha Junior.

Há em Fermedo familia Soares de Albergaria, gostaria de saber de meu trisavô teria algo a ver com esta familia (penso que sim).

Se puder dar uma ajuda, agradeço.

Cpts
Maria Isaura

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#227279 | mi2009 | 23 abr 2009 19:07 | Em resposta a: #153507

Caro JGil,

Li sua mensagem e gostaria de sabr exactamente o nome do livro para poder comprar.

Tive um trisavô que residiu em Fermedo (Arouca) e que presumo se chamaria Eugenio Soaresda Rocha, o qual teve um filho (ilegitimo - meu trisavô) de seu njome Eugenio Soares da Rocha Junior. Este 'Junior' faz-me pensar que teriam ambos o mesmo nome.
Penso uqe algures se cruzarão com os Soares de Albergaria.

Agradeço suas informações.

Cpts
Maria Isaura

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#227941 | jgil | 29 abr 2009 14:39 | Em resposta a: #227279

Cara Maria Isaura

O meu projecto tem estado parado, por afazeres profissionais. No entanto, tenciono acabá-lo dentro em breve. Terei de actualizar e completar algumas partes. Quando estiver pronto para publicação, informarei.

Obrigado pelo seu contributo!
Cumprimentos
JGIL

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#228040 | teresacr | 30 abr 2009 12:58 | Em resposta a: #227941

Caro JGIL

Tenho estado a procurar a ligação entre os meus trisavós Manuel Marques Pires e Maria Valente da Conceição da região de Aveiro, à casa da Póvoa, pois sei que ela existe.Foram pais do meu bisavô Domingos que casou com Maria Augusta de Castro, minha bisavó.Será que tem alguma pista sobre isto?

Obrigado

Teresacr

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#228131 | jgil | 01 mai 2009 22:05 | Em resposta a: #228040

Mas, refere-se à casa da Póvoa, onde? SErão os seus trisavós da família que habitou essa casa em Vale de Cambra? Pelos nomes, nada me ocorre...

JG

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#230261 | mhg1958 | 23 mai 2009 15:29 | Em resposta a: #152428

Será que alguém me poderá dar informações sobre a familia Soares de Albergaria que viveu na Vila de Tábua. A casa em que viveram pertence actualmente à Santa Casa da Misericordia de Tábua, doada por Maria Augusta Soares de Albergaria.

Agradecendo desde já qualquer informação

MHG

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#248936 | mi2009 | 01 fev 2010 01:59 | Em resposta a: #227941

Caro jgil

Gostava de saber se já está acabado o seu livro e em caso afirmativo, agradecia me desse o titulo e onde poderei compra-lo.
Cpts
Maria Isaura

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#248985 | jgil | 02 fev 2010 11:05 | Em resposta a: #248936

Cara Maria Isaura

Por motivos pessoais, quando tinha o livro quase concluído, vi-me obrigado a parar. Decorreram uns anos e agora tenho de o actualizar, pelo que vai demorar ainda um pouco para que esteja pronto. Logo que tal aconteça, darei notícia.

Muito obrigado pelo seu interesse!

Cumprimentos
Josias Gil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#266152 | C. Albergaria | 30 nov 2010 19:31 | Em resposta a: #65155

Sou neta de Manuel Soares Homem de Albergaria, meu pai já falecido chamava-se Júlio Henrinques Soares de Albergaria.
Como moro no Brasil, nunca tive muito contato com familiares e me interessei muito pelo estudo.
Aguardo contato.

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#279752 | jgil | 29 jun 2011 14:32 | Em resposta a: #152463

Caro IMT

Finalmente cá estou para retomar o trabalho sobre as casas dos Soares de Albergaria, em Terras de Santa Maria. Peço-lhe que me envie os dados que possuir.

Cumprimentos

J Gil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#279760 | MontDias | 29 jun 2011 15:33 | Em resposta a: #151874

Confrade J. Gil,

Fiquei muito interessado com o seu trabalho de reconstituição genealógica dos Soares de Albergaria entre Douro e Mondego.
Conseguiu já entroncar no ramo original algum dos que tem estudado?

Houve um ramo descendente de Estêvão Soares de Albergaria, o Velho, que terá vindo parar a Tavarede, concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra. Eu descendo de um desses ramos feminino por Leonor Cardoso da Gama, filha de João Homem Frade, e de Maria Cardoso de Albergaria. Aparece aqui no geneall.net com falha de duas gerações: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=314106
Terá alguma informação sobre eles?

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#279763 | jgil | 29 jun 2011 15:55 | Em resposta a: #217517

Cara Maria Dourados

Eu estou a escrever um livro sobre as casas dos Soares de Albergaria, nas Terras de Santa Maria. Vejo que habita uma casa de uma filha de Antónia Soares de Albergaria. Esta senhora casou com João Nunes Cardoso Corte Real, senhor da Casa da Quintã, em S. João da Madeira e do Gafanhão. A casa que habita, que pertenceu à D. Brites de Almeida, onde se localiza? Esta senhora é filha do casal que eu mencionei?

Agradeço desde já a sua estimável colaboração.

Cumprimentos
J Gil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#279782 | jgil | 29 jun 2011 19:10 | Em resposta a: #279760

Caro Tiago Monteiro Dias
Infelizmente não tenho. A minha pesquisa centra-se nos Soares de Albergaria que habitaram casas nas Terras de Santa Maria. Fora desta zona e por questões heráldicas, tenho somente duas casas de Coimbra e uma de Estarreja.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#279786 | M.Dourados | 29 jun 2011 19:21 | Em resposta a: #279763

Caro Gil

Sim é verdade que habito a Casa onde viveu Brites de Almeida, em 1550, filha de Antónia Soares de Albergaria e João Nunes Cardoso Corte Real. Foi aqui que viveu e nasceram os seus filhos, que não é só Salvador de Matos, como tem no Genea.
Dona Brites de Almeida está também sepultada em Rio Meão, local da casa.
Para mais informações estarei ao dispôr.

Com os meus cumprimentos
Maria Dourados

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#279807 | jgil | 29 jun 2011 22:36 | Em resposta a: #279786

Cara Maria Dourados

Eu tomei a liberdade de pedir o seu endereço de email, através do Moderador do site. A sua casa é imprescindível para o meu trabalho. Eu preciso de a incluir, com a referência aos descendentes dos Soares de Albergaria que nela habitaram, ou habitam. E é tanto mais importante quanto Antónia Soares de Albergaria era filha de Lopo Soares de Albergaria, da Casa de Tarei, nascido em 1500, o qual parece ter sido vice-rei da Índia, e de Leonor de Meireles. Consegue saber onde era essa quinta de Tarei?
A casa da D. Brites, onde vive, tem algum brasão? Pois o meu trabalho também inclui a heráldica patente nas várias casas por onde passou essa família.

Aguardo a sua resposta
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#279810 | jgil | 29 jun 2011 22:51 | Em resposta a: #194989

Cara Claudia

Em primeiro lugar, quero manifestar-lhe a minha tristeza pelo falecimento do seu pai. Ele recebeu-me com uma excecional simpatia, ajudando-me de um modo que jamais esquecerei. Eu dei início a este forum, em 17-05-2004, para completar, tanto quanto possível os dados que ele me havia fornecido. Passei umas horas lá em casa, a conversar com ele. Referiu-me ter 2 filhos, José Alexandre e Pedro Filipe da Rocha Soares de Albergaria. Não me falou em si. Estou a falar de Ernesto Henrique Soares de Albergaria, que na altura, em 2004, tinha 76 anos e era viúvo de Alexandra Filipa Soares de Albergaria. São estes os seus pais?
De qualquer modo, vou pedir o seu email, através do moderador do site, para lhe enviar os dados que tenho sobre a casa da Póvoa, com vista a obter a sua ajuda, que desde já agradeço, para que o trabalho fique omais completo possível.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280266 | jgil | 01 jul 2011 15:54 | Em resposta a: #266152

Cara C. Albergaria

Eu comecei este trabalho baseado nas casas dos Soares de Albergaria em Terras de Santa Maria., em 2004. Por razões pessoais, suspendi-o durante bastantes anos e estou agora a recomeçá-lo. Eu estive com o seu tio Ernesto Henrique Soares de Albergaria, entretanto já falecido, na casa da Póvoa, em Vale de Cambra. Ele foi extremamente simpático e forneceu-me os dados que tinha sobre a casa e a família. Vou pedir o seu endereço de correio eletrónico, para lhe enviar a genealogia que tenho relativamente a esta casa, onde constam os seus avós paternos, Manuel Soares e Maria Emília, assim como o seu pai Júlio. Tenho também fotos da casa, do seu avô Manuel e do seu bisavô José Soares Homem, que lhe poderei enviar por email. Em contrapartida, peço-lhe que me forneça mais dados para completar, tanto quanto possível a genealogia.
Vou então pedir o seu email por via do moderador do fórum.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280267 | jgil | 01 jul 2011 16:03 | Em resposta a: #152361

Caro João Borges

Como não tenho nada relativo ao seu contacto, pedi de novo o seu endereço de email, para falarmos sobre a casa do Muradal. Estou agora a recomeçar o trabalho e tenho que atualizar e completar os dados, pelo que peço a sua ajuda.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280275 | jgil | 01 jul 2011 16:20 | Em resposta a: #227278

Cara Maria Isaura

Arouca fica na zona da minha pesquisa. Gostaria de saber se conhece alguma casa que tenha sido habitada por membros da família Soares de Albergaria e onde fica. Não tenho ainda conhecimento desse ramo e gostaria de o incluir no meu trabalho sobre as casas e respetivos moradores da família Soares de Albergaria, em Terras de Santa Maria.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280276 | jgil | 01 jul 2011 16:28 | Em resposta a: #214664

Caro Daniel Ferreira

Infelizmente não lhe posso ser útil, dado que a minha pesquisa incide somente sobre os Soares de Albergaria que habitaram casas das Terras de Santa Maria, no Entre Douro e Vouga.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280277 | jgil | 01 jul 2011 16:38 | Em resposta a: #217757

Cara Ilda Soares


ANDRÉ HOMEM SOARES, O VELHO, , n 17/03/1523 + 16/03/1648. Viveu na quinta de Refojos e c 1618 c ANTÓNIA BARBOSA DA FONSECA + 1666, da qual teve, entre outros,
1 (II) – ANDRÉ HOMEM SOARES, cc MARIA TAVARES


ANDRÉ HOMEM SOARES, o novo, b 10/12/1640, cc MARIA TAVARES, tiveram:
1 (II) – ANDRÉ SOARES HOMEM, + 28/10/1747, c 12/01/1734 c FRANCISCA DE PINHO DE ALMEIDA, do Muradal, filha de Manuel de Almeida e de Maria de Pinho.
2 (II) – THOMÉ SOARES HOMEM, c 31/01/1717 c ANTÓNIA DE PINHO, do Muradal, filha de Manuel de Pinho e Maria de Payva, tiveram:
1 (III) – THOMÉ SOARES HOMEM, cc CAETANA AYRES DE PINHO, tiveram:
1(IV) – JOSÉ SOARES HOMEM, da Póvoa, cc JOSEPHA MARIA THEREZA, de Silva Escura

Creio que esta informação está incompleta. Tem algo mais que me possa indicar? Gostava também de saber onde viveram estes casais, se na casa de Refoios, ou na da Póvoa, ou até na de Muradal.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280280 | jgil | 01 jul 2011 16:44 | Em resposta a: #217759

Cara Ilda Soares

Diga-me pf se os seus bisavós estão aqui e se tem dados para completar esta genealogia:



I – JOSÉ SOARES HOMEM, da Póvoa, cc JOSEPHA MARIA THEREZA, de Silva Escura, tiveram:

1 (II) – JOSÉ JOAQUIM SOARES HOMEM, n 06/11/1798, cc JOANA ROSA SOARES DE ALBERGARIA, de Refoios, n 17/6/1796, tiveram:

1 (III) – JOSÉ SOARES HOMEM, n 1830, cc LUISA MARIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 1835, tiveram:

1 (IV) – MARIA, n 1868.
2 (IV) – ROSA n 1869.
3 (IV) – JOSÉ SOARES HOMEM DE ALBERGARIA n 1871.
4 (IV) – AMÉLIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 1872, cc FRANCISCO JOSÉ PAIS.
5 (IV) - MANUEL SOARES HOMEM DE ALBERGARIA, cc MARIA EMÍLIA DE SOUSA, n 1835 + 1955, tiveram:
1(V) – ERNESTO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA, cc ALEXANDRA FILIPA SOARES DE ALBERGARIA, tiveram dois filhos: José Alexandre e Pedro Filipe da Rocha Soares de Albergaria.
2 (V) – ANTÓNIO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA
3 (V) . MANUEL HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA
4 (V) – JÚLIO HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA

2 (II) – ALEXANDRE LUCIANO SOARES CORREIA, cc BERNARDINA AUGUSTA CORREIA DE BASTOS PINA, tiveram 3 filhos: José n 1865, Manoel n 1867 e Júlio n 1871.
3 (II) – DELFINA ROZA SOARES DE ALBERGARIA, cc JOAQUIM SOARES BARBOSA, tiveram: Margarida n 1860 e João n 1870.

Agradeço a colaboração

JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280281 | jgil | 01 jul 2011 16:47 | Em resposta a: #194989

Cara Ana Claudia Soares


Diga-me pf se os seus familiares estão aqui e se tem dados para completar esta genealogia:



I – JOSÉ SOARES HOMEM, da Póvoa, cc JOSEPHA MARIA THEREZA, de Silva Escura, tiveram:

1 (II) – JOSÉ JOAQUIM SOARES HOMEM, n 06/11/1798, cc JOANA ROSA SOARES DE ALBERGARIA, de Refoios, n 17/6/1796, tiveram:

1 (III) – JOSÉ SOARES HOMEM, n 1830, cc LUISA MARIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 1835, tiveram:

1 (IV) – MARIA, n 1868.
2 (IV) – ROSA n 1869.
3 (IV) – JOSÉ SOARES HOMEM DE ALBERGARIA n 1871.
4 (IV) – AMÉLIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 1872, cc FRANCISCO JOSÉ PAIS.
5 (IV) - MANUEL SOARES HOMEM DE ALBERGARIA, cc MARIA EMÍLIA DE SOUSA, n 1835 + 1955, tiveram:
1(V) – ERNESTO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA, cc ALEXANDRA FILIPA SOARES DE ALBERGARIA, tiveram dois filhos: José Alexandre e Pedro Filipe da Rocha Soares de Albergaria.
2 (V) – ANTÓNIO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA
3 (V) . MANUEL HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA
4 (V) – JÚLIO HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA

2 (II) – ALEXANDRE LUCIANO SOARES CORREIA, cc BERNARDINA AUGUSTA CORREIA DE BASTOS PINA, tiveram 3 filhos: José n 1865, Manoel n 1867 e Júlio n 1871.
3 (II) – DELFINA ROZA SOARES DE ALBERGARIA, cc JOAQUIM SOARES BARBOSA, tiveram: Margarida n 1860 e João n 1870.

Agradeço a colaboração

JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280284 | jgil | 01 jul 2011 16:52 | Em resposta a: #223548

Caro Cambra


Diga-me pf se tem dados para completar esta genealogia:



I – JOSÉ SOARES HOMEM, da Póvoa, cc JOSEPHA MARIA THEREZA, de Silva Escura, tiveram:

1 (II) – JOSÉ JOAQUIM SOARES HOMEM, n 06/11/1798, cc JOANA ROSA SOARES DE ALBERGARIA, de Refoios, n 17/6/1796, tiveram:

1 (III) – JOSÉ SOARES HOMEM, n 1830, cc LUISA MARIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 1835, tiveram:

1 (IV) – MARIA, n 1868.
2 (IV) – ROSA n 1869.
3 (IV) – JOSÉ SOARES HOMEM DE ALBERGARIA n 1871.
4 (IV) – AMÉLIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 1872, cc FRANCISCO JOSÉ PAIS.
5 (IV) - MANUEL SOARES HOMEM DE ALBERGARIA, cc MARIA EMÍLIA DE SOUSA, n 1835 + 1955, tiveram:
1(V) – ERNESTO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA, cc ALEXANDRA FILIPA SOARES DE ALBERGARIA, tiveram dois filhos: José Alexandre e Pedro Filipe da Rocha Soares de Albergaria.
2 (V) – ANTÓNIO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA
3 (V) . MANUEL HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA
4 (V) – JÚLIO HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA

2 (II) – ALEXANDRE LUCIANO SOARES CORREIA, cc BERNARDINA AUGUSTA CORREIA DE BASTOS PINA, tiveram 3 filhos: José n 1865, Manoel n 1867 e Júlio n 1871.
3 (II) – DELFINA ROZA SOARES DE ALBERGARIA, cc JOAQUIM SOARES BARBOSA, tiveram: Margarida n 1860 e João n 1870.

Agradeço a colaboração

JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280289 | jgil | 01 jul 2011 17:21 | Em resposta a: #152463

Cara IMT

Creio que JOSÉ JOAQUIM SOARES HOMEM, n 06/11/1798, cc JOANA ROSA SOARES DE ALBERGARIA, de Refoios, n 17/6/1796, é filho de: JOSÉ SOARES HOMEM, da Póvoa, cc JOSEPHA MARIA THEREZA, de Silva Escura.

Peço-lhe que me dê mais dados para completar esta genealogia:


I – JOSÉ SOARES HOMEM, da Póvoa, cc JOSEPHA MARIA THEREZA, de Silva Escura, tiveram:

1 (II) – JOSÉ JOAQUIM SOARES HOMEM, n 06/11/1798, cc JOANA ROSA SOARES DE ALBERGARIA, de Refoios, n 17/6/1796, tiveram:

1 (III) – JOSÉ SOARES HOMEM, n 1830, morador na Póvoa, c 26/09/1867 c LUISA MARIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 1835, tiveram, nascidos na Póvoa:

1 (IV) – MARIA, n 24/09/1868.
2 (IV) – ROZA n 07/11/1869.
3 (IV) – JOSÉ SOARES HOMEM DE ALBERGARIA n 21/05/1871.
4 (IV) – AMÉLIA AUGUSTA DA CONCEIÇÃO, n 09/02/1872, cc FRANCISCO JOSÉ PAIS.
5 (IV) - MANUEL SOARES HOMEM DE ALBERGARIA, cc MARIA EMÍLIA DE SOUSA, n 1835 + 1955, tiveram:

1(V) – ERNESTO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA, cc ALEXANDRA FILIPA SOARES DE ALBERGARIA, tiveram dois filhos: José Alexandre e Pedro Filipe da Rocha Soares de Albergaria.
2 (V) – ANTÓNIO HENRIQUE SOARES DE ALBERGARIA
3 (V) . MANUEL HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA
4 (V) – JÚLIO HENRIQUES SOARES DE ALBERGARIA

2 (II) – ALEXANDRE LUCIANO SOARES CORREIA, cc BERNARDINA AUGUSTA CORREIA DE BASTOS PINA, moradores em Theamonde, tiveram, nascidos em Theamonde:

1 (III) – JOSÉ n 09/02/1865.
2 (III) – MANOEL n 07/11/1867.
3 (III) – JÚLIO n 25/11/1871.

3 (II) – DELFINA ROZA SOARES DE ALBERGARIA, cc JOAQUIM SOARES BARBOSA, tiveram:

1(III) – MARGARIDA n 22/11/1860.
2 (III) - JOÃO n 11/05/1870.

Cumprimentos
JGil

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280574 | ilda pais soares | 04 jul 2011 01:01 | Em resposta a: #152463

Caro JGil,

Fiquei agradavelmente surpreendida com as suas notícias que muito agradeço. Já lá vão uns anitos que abandonei as pesquisas mas agora ao ler-lhe, fez despertar-me algum alento.

Estou em processo de entrar na reforma. A partir dia 20 fico com mais tempo para retomar os meus apontamentos. Algumas situações, caso julgue necessário, poderei fornecer-lhe cópias dos registos digitalizados.

Até breve e os meus cumprimentos,
Ilda Pais Soares de Melo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#280802 | Limão | 06 jul 2011 02:31 | Em resposta a: #217676

Ex.ma Vânia Gomes,
Cumprimentos, existe Travanca em Amarante, Antiga Santa Cruz do Tâmega, tem lá o Mosteiro de Travanca,não sei se já tem conhecimento?, só queria ajudar.
Saudações,
A.Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#283472 | fcorboz | 01 ago 2011 12:41 | Em resposta a: #280266

Caro C. Albergaria,

Tem, porventura, alguma informação sobre a ascendência da Senhora D. Ana Maria Soares Coelho (Meireles) Freire de Andrade, aqui referida em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=547388 ? Sei que levou em dote o cargo de Tabelião do Judicial e Notas de Vila da Feira (Alvará de 19/09/1703) do seu Tio José Soares de Albergaria.

Agradeço a sua disponibilidade.

Com os meus cumprimentos

Francisco Corboz

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#283562 | fcorboz | 02 ago 2011 13:07 | Em resposta a: #283472

Caros C. Albergaria e JGil

Por lapso, dirigi a minha mensagem anterior a C. Albergaria. Na realidade, a minha intenção é dirigir a mensagem ao Senhor JGil.
Peço desculpa.

Mais uma vez, agradeço a disponibilidade.

Com os meus cumprimentos

Francisco Corboz

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#285320 | ilda pais soares | 22 ago 2011 13:57 | Em resposta a: #280266

Caro JGil,

Agradeço que me envie o seu e-mail a fim de lhe remeter o ficheiro com o resumo das pesquisas que efectuei sobre os meus antepassados da Casa da Póvoa e de Refoios.

Entretanto envio-lhe o meu endereço de e-mail: ildapaismteixeira@hotmail.com

Os meus cumprimentos,
Ilda Pais Soares de Melo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#306020 | mhg1958 | 16 mai 2012 16:58 | Em resposta a: #151874

Será que nesse seu trabalho existe alguma referência a Anibal dos Santos Soares de Albergaria e aos seus dois filhos Anibal e Antero sendo este casado com Maria Augusta. Pertenciam à familia Soares de Albergaria de Tábua - Coimbra.
Pela morte de Maria Augusta a casa foi doada à Santa Casa da Misericórdia de Tábua.
Agradecia qualquer informação sobre o meu bisavô Anibal dos Santos ou onde procurar.

Cps
M.Helena Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#334048 | TMA | 19 ago 2013 17:17 | Em resposta a: #280266

Caro JGil,

Qual (se é que existe) a relação deste Soares de Albergaria com os aqui mencionados?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=300419

Cumpirmentos,
Teresa

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352096 | Maria Helena Alberga | 13 nov 2014 00:39 | Em resposta a: #266152

Boa noite!
Por acaso, vim parar a este forum. Julgo que somos primas direitas. O seu pai não tinha uma irmã chamada Olinda Soares de Albergaria? É minha mãe. Sei que tinha um tio no Brasil, chamado Júlio, que viveria em São Paulo. Talvez lhe seja mais fácil identificar o meu tio e padrinho que ainda vive na casa da Póvoa, Ernesto Homem Soares de Albergaria.
Se assim for, quereria dar-me o seu email?

Maria Helena Albergaria Ferreira Leite

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352130 | Limão | 13 nov 2014 22:15 | Em resposta a: #65155

Cara prima Maria Helena,
Não faço a menor ideia quem seja, sei que os "Ferreira Leite", são nossos primos.
Homem também são família, os de Entre Cávado e Homem.
Soares de Albergaria, são meus avós Maternos, da Casa da Carvalheda, São Martinho de Armil Fafe.
Gostava de saber o parentesco desse familiar.
Com os cumprimentos,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352133 | Limão | 14 nov 2014 02:17 | Em resposta a: #65155

Ex.ma Maria Helena.
Peço desculpa, vendo agora com mais atenção, reparei que são da família dos meus:

Soares de Albergaria;
Soares de Melo, e Melo Soares;
Soares da Maia;
Soares de Tangil;
Soares Coelho, etc. são todos da mesma família, quer dizer, entroncam todos no mesmo ramo familiar:
Sendo:
I)- Fernão Nunes Cardoso, Senhor do Gafanhão, Castro D`Aire, meu 5º Primo, 12XRemovido, casou com Catarina Pires de Quental, tiveram:

II)- João Nunes Cardoso, 3º Senhor do Gafanhão, casou com Dª Leonor Gomes Barreto, e com Isabel de Castro Corte-Real, tiveram:
III)- D. Tomás da Costa Corte-Real, Senhor do Gafanhão, casou com Dª Ana da Mota Madureira, e com Dª Ana Pinto de Almeida, tiveram:
IV)-Nuno Fernandes de Gouveia, Senhor de Besteiros, tiveram:
V)- Vasco Fernandes de Gouveia, Senhor de Castelo Bom, tiveram:
VI)-D. Rui Vaz de Melo, 6º Senhor de Melo de Ribadevizela, Felgueiras, distrito do Porto, casou com Dª Aldonça Pires de Castro, tiveram
VII)-Martim Afonso de Melo, c. 1320, 5º Senor de Melo, tiveram:
VIII)- Vasco Martins de Melo, Senhor da Castanheira, Povos e Cheleiros. tiveram:
IX)- Martim Afonso de Melo, Senhor da Arega e Barbacena. Tiveram:
X)- Vasco Martins de Melo, Alcaide-Môr de Èvora e de Castelo de Vide, tiveram:
XI)- Dª Mécia de Melo de Ribadevizela, casou com Vasco Fernandes de Sampaio, 3º Senhor de Vila Flor
XII)- João de Melo de Sampaio, c.1450, Senhor de Vila Flor e Chacim, da Torre de Moncorvo, casou com Dª Guiomar Borges, Senhora de Ferreira de Aves, Sátão, Viseu, dos Marqueses de Ferreira, da Torre de Lamas, tiveram:
XIII)- D. Luís de Melo Pereira de Sampaio, casou com Dª Ana Borges Pacheco. até mim, etc..



Os meus "Soares de Albergaria" são os seguintes: Bisavòs maternos:

I)- Duarte Soares de Albergaria, meu 11º Bisavô Materno, nc.1550, na Casa e Quinta da Carvalhêda, com Capela, na freguesia de São Martinho de Armil, Fafe Portugal, filho de Manuel Fernandes Soares, nc. de 1530, Cavaleiro Fidalgo, Escudeiro, e de Dª Beatriz Bárbara Pires Soares.
Casou com Dª Catarina Coelho de Barros, nc.1550, em Montelongo, (actual Fafe), filha de Cristóvão de Sampaio, Fidalgo, Escrivão, e de Dª Ana de Barros, descendente dos Barros de Regalados, Vila Verde. de Fernão de Barros, filho bastardo, de D. Diogo Lopes, Senhor da Biscaia. Tiveram:
II)- Dª Cecília Soares Coelho, 10ª Bisavó, nc. de 1570, na Casa da Carvalheda, Armil Fafe, casou com Cristóvão Rebelo, etc..
Se desejar mais detalhado, faça o favor de dizer.
Com os meus melhores cumprimentos;
Agostinho de Melo Lopes da Costa.


Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352146 | Samuel C O Castro | 14 nov 2014 13:19 | Em resposta a: #65155

Prezada Teresa,

Por acaso você tem dados da ascendência Castro, de sua bisavó Maria Augusta de Castro?

Gostaria de verificar se a linhagem dela entronca junto aos demais Castros de minha base. Por enquanto isto não está sendo possível.

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352189 | Adli | 16 nov 2014 08:58 | Em resposta a: #65155

Bom dia D. Maria Helena,

Sou uma descendente da família da Casa da Póvoa e da Casa de Refoios. Tenho alguma informação que gostaria de partilhar consigo. Acha que me pode enviar o seu e-mail pessoal?

Os meus agradecimentos.

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352190 | Adli | 16 nov 2014 09:22 | Em resposta a: #65155

O meu bisavô materno, Francisco José Pais, de Roge, foi casado com Amélia Jesus da Conceição esta, descendente da Casa da Póvoa e da Casa de Refoios.

"Francisco José Pais foi o primeiro industrial cambrense, do então concelho de Macieira de Cambra. Foi construtor da primeira fábrica de Vale de Cambra na margem direita do rio Caima em Santa Cruz. Esta fábrica era movida a força hídrica e trabalhou em 5 sectores - papel. pasta de linho, lacticínios, serração e electricidade. Construiu tb uma pequena fábrica de serração em Vale de Pereiras. Devido a problemas familiares ingressou na cidade de Aveiro onde desenvolveu o sector de cafés. ... "
(fonte: Benjamim Soares de Pinho, in Notícias de Cambra, 31.12.1997)

Francisco José Pais quando se desloca para Aveiro, deixou a mulher e filhos e foi viver com uma empregada chamada Maria Ferreira Leite. Desta ligação, houve 2 filhos. Francisco quase no fim da vida, doente, regressa ao Muradal. Amélia Augusta, que teve o encargo duro e dorido da criação dos filhos e abandono do marido, não o recebeu em casa. Francisco morre em 1954, na pensão onde residia (Vila Chã - Vale de Cambra) e que à hora da morte tinha dividas deste alojamento.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352318 | Cecília Albergaria | 20 nov 2014 16:58 | Em resposta a: #352096

Sra Maria Helena Albergaria,
Acredito que sejamos primas. Sou filha de seu tio materno Júlio e resido aqui no Brasil. Gostaria que pudéssemos ter um contato mais próximo. Se puder, escreva-me cfalbergaria@gmail.com ou cfa@bighost.com.br.
Atenciosamente
Cecília Albergaria

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#352320 | Cecília Albergaria | 20 nov 2014 17:03 | Em resposta a: #65155

J.Gil
Gostaria que me enviasse mais informações sobre minha família da Casa da Póvoa. Acredito que tenha encontrado neste local, minha prima Maria Helena. Ficaria feliz se pudesse me responder cfalbergaria@gmail.com ou cfa@bighost.com.br

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#400992 | jacques | 01 jun 2018 02:40 | Em resposta a: #279807

Caro JGil

Não sei se continua, ou já terminou, o seu livro sobre os SA da Feira.
Afinal certamente a sua obra terá muita informação sobre os meus antepassados SA, já que descendo do acima mencionado Lopo Soares de Albergaria, fidalgo que tirou carta de brasão de armas de Soares de Albergaria, casado a primeira vez com Maria de Meireles, de quem teve, entre outras, a Madalena Soares de Albergaria, herdeira, casada com António de Aguiar de Vasconcelos, com imensa geração, cuja varonia está nos descendentes dos senhores de Oliveira do Conde, de quem descendo. Casou segunda vez com Maria Coelho, talvez filha de Nicolau Coelho, o navegador, de quem teve, entre outros, a João Soares Homem, curiosamente também meu antepassado.
Este Lopo, além de ter vivido na Feira, também terá vivido em Refojos, Vale de Cambra.
Tem sido várias vezes confundido com um fidalgo mais velho que foi vice-rei da Índia, Lopo Soares de Alvarenga, que também usou os nomes L. Soares de Melo e L. Soares de Albergaria, casado com D. Ana de Albuquerque, de quem teve D. Catarina de Albuquerque, casada com D. Fernando de Almada, com geração. Usava no entanto o apelido SA com alguma legitimidade já que era trineto de Marinha Vasques de Albergaria, casada com Martim Afonso de Melo, 4º sr de Melo.
Aguardo com ansiedade notícias sobre a sua obra.
Melhores cumprimentos
Júlio Pereyra

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#401119 | ilda pais soares | 01 jun 2018 14:12 | Em resposta a: #400992

Caro Júlio Pereyra,

Muito triste dar-lhe a notícia que infelizmente o Dr. Josias Gil já não está entre nós.
Eu descendo das Casas de Refoios e da Póvoa, Vale de Cambra e tive alguns contactos com o Dr. Josias Gil sobre as suas pesquisas e até iniciei um trabalho, à distância, de apoio. Foi um trabalho de muito curta duração devido à surpresa repentina da sua doença, que foi feroz.
Não sei o que terá acontecido ao enorme espólio investigado pelo Dr. Josias Gil, sobretudo na área da heráldica de várias Casas que atravessam os Soares de Albergaria de Vale de Cambra e regiões limítrofes.
Cordialmente,
Ilda Pais Soares

Resposta

Link directo:

Família Soares de Albergaria, da casa da Póvoa

#404501 | jacavlis | 22 jun 2018 10:31 | Em resposta a: #401119

o espolio do Josias deve ter ficado com a filha de nome Sara Gil.
cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen