Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65277 | gmg | 18 mai 2004 12:41

Procuro informações sobre a Família Mouzinho, de Alegrete - Portalegre, no séc. XVIII.

Obrigado,

Luís MG

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65326 | NISGM | 18 mai 2004 17:55 | Em resposta a: #65277

respondo-lhe para aqui. não recuei tanto assim quanto me pede no tópico Crespo. Se procura num motor de busca Garção e Mouzinho encontra uma página bastante completa sobre o apelido Mouzinho.

NISGM

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65331 | gmg | 18 mai 2004 18:14 | Em resposta a: #65326

Obrigado. Vou aceitar a sua sugestão.
Obrigado
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65360 | 7estrelas | 18 mai 2004 23:06 | Em resposta a: #65331

Espero que estes elementos lhe interessem:

Mouzinhos de Alegrete:

(*)
K-288 - Felicia Mouzinho, casou em Alegrete com Gaspar Pires, de quem teve:
332) António Mouzinho Galeano, que segue.
333) João Mouzinho casado em Alegrete com Catarina Romacho, filha de Diogo Dias Romacho, de quem teve = João, s.g. =José, s.g. = e Mariana Mouzinho, mulher de José Martins, de quem nasceu um filho chamado Manuel.
334) Francisca Mouzinho, c. em Alegrete c. Pedro Vaz Monji, filho de Pedro Vaz Besteiros e de Maria Miranda. s.g.
335) Rosa Mouzinho, c.c. Manuel António, filho de Manuel Dias Colaço e de Maria de Santo António, de quem nasceu =Francisco. Casou 2ª vez c ,Pedro Durins.

L.332. António Mouzinho Galeano, alferes do regimento de Castelo de Vide, c.c. Josefa.

Ascendência de Felicia Mouzinho:

1.António Mouzinho Galeano, b. 8.04.1651 c. a 23.11.1667 c. Maria Vicente Pimentel. Casou 2ª vez com Maria da Penha de Oliveira, de quem teve:
287) Maria
288) Felicia (*)
2.Estevão Mouzinho Galeano, b. 2.02.1624, c. a 21.01.1628 c.Isabel Mendes Roma ou Tarouco, de Castelo de Vide, filha de Afonso Vaz Tarouco e de Maria Dias.
3. Gaspar Rodrigues Mouzinho, casou em Niza a 25.08.1620 com Clara Lobato, filha de Diogo Dias Carrilho e de Ana Lopes Lobato.
4.Brites Dias Mouzinho casou com Manuel Dias Galeano, de Niza, fid. da C.R., filho de Rui Dias Inchado e de Violante Lopes.
5. António Rodrigues Mouzinho, foi Cavaleiro Fidalgo, como por tal se nomeou numa escritura de dote que fez a seu filho João Xavier Rodrigues Mouzinho Topete (L36). Faleceu a 30.11.1583. Casou com Leonor Carrilho, de Castelo de Vide, filha de João Carrilho e de Catarina Alves.
6. Gaspar Rodrigues Mouzinho.Diz-se que serviu em África, pelo final do séc. XV, com armas e cavalos à sua custa, e lá foi armado cavaleiro. Casou com Brites Dias Mouzinho, sua prima segunda, filha de outro João Rodrigues Mouzinho.
7.Diogo Rodrigues Mouzinho, o Moço, foi alcaide de Castelo de vide. Casou com...
8. João Rodrigues Mouzinho, casou com....filha de outro João Rodrigues Mouzinho, o Mealheiro.
9.Rodrigo Annes Mouzinho
8.João Rodrigues Mouzinho

(Marquês de São Payo, BN: HG 23.23V, "Os Mouzinhos", subsidios para a história de Castelo de Vide, Niza e Marvão - Separata da Revista "Armas e Troféus, 2ª série, Nº 3 - Fasc. 3)

O meu ramo é o da Felicia Mouzinho, Mouzinhos Galeanos de Niza e Mouzinhos de Alegrete.

Tenho elementos, nas mesmas fotocópias, dos: Lobos da Silveira, de Montemor-o-Novo; Mouzinhos Barbas; Mouzinhos de Albuquerque; Quinta da Várzea, Batalha; "O Heroi da Chaimite" - José Diogo Mouzinho de Albuquerque; Mouzinhos Cáceres e Mouzinhos da Silveira; Mouzinhos Torres; Mouzinhos Galeanos de Niza; Mouzinhos de Tomar; Mouzinhos, do Alegrete; Mouzinhos Almadamins, de Montemor-o-Novo.
Obtive estes elementos através de um sro. do Arquivo Distrital de Portalegre, a alguns anos.



Tenho mais elementos dos Mouzinhos, na genealogia da minha família paterna.

Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65393 | gmg | 19 mai 2004 14:10 | Em resposta a: #65360

Exma Sra.,

Antes de mais muito obrigado pela sua disponibilidade em me enviar estes dados todos. Defacto conheço alguns nomes, nomeadamente o João Mouzinho casado com a Catarina Romacho. Sabe também de onde provêm estes Romacho? Desconfio que de Espanha. Não tenho agora, os documentos comigo e poderia estar a cometer erros de filiação. Julgo que a Maraia Mouzinho, seja uma Mariana da Assunção a qual aparece casada com um João Martins de Moura, e não o tal José. Contudo posso estar a fazer confusão. Depois envio-lhe mais dados.

Relativamente à dita Felícia Mozinho, os elementos aqui dispostos são a sua Ascendência?? O tal Estêvão Mouzinho Galeano era avô da dita Felícia? E o João Mouzinho casado com a catarina Romacho era filho da Felícia, não é assim??
Espero estar a entender bem isto!

Desde já o meu muito obrigado. Quando tiver mais dados, dou a conhecer.

Obrigado,

Luís MG

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65398 | gmg | 19 mai 2004 15:03 | Em resposta a: #65360

Sobre o casal CATARINA MALDONADO - GASPAR RODRIGUES ROMACHO, casados em Alegrete em 1632, possui informação sobre a Ascendência da dita CATARINA MALDONADO?
Foram Pais de:

- SERAFINA RODRIGUES casada com JOÃO DE MOURA em 1676, tendo deste casamento havido pelo menos uma filha MARIA RODRIGUES MALDONADO (também aparece como MARIA DE MOURA) que casou com PEDRO DORINS em 1713.

FERNANDES PACHECO, MIRANDA BRANCO, MIRANDA VASSALO, CÁCERES (CÁCRES VASSALO) possui informação

Os elemntos que me facultou encontram-se na tal publicação do Marquês de São Payo?

Atenciosamente

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65433 | 7estrelas | 19 mai 2004 23:29 | Em resposta a: #65398

Exmo. sro. Luis GMG

Os elementos que enviei foram tirados da publicação do Marquês de São Paio, são 25 páginas, se lhe interessarem mais elementos vou colocando o que contém as fotocópias.


Os primeiros elementos é a descendência de Felicia Mouzinho. (K.288 a L.332)
João Mouzinho, casado com Catarina Romacho, era filho da Felicia.

Os segundos, a ascendência. (1 a 10 - enganei-me no último item pus 8 é 10- João Rodrigues Mouzinho casou com Filipa Dias)
O Estevão é o avô de Felicia, pus os elementos começando pelo pai (1.).


Vou procurar nos elementos que tenho se encontro informação de:
.CATARINA MALDONADO - GASPAR RODRIGUES ROMACHO
.SERAFINA RODRIGUES casada com JOÃO DE MOURA
.MARIA RODRIGUES MALDONADO (também aparece como MARIA DE MOURA) que casou com PEDRO DORINS em 1713.
FERNANDES PACHECO, MIRANDA BRANCO, MIRANDA VASSALO, CÁCERES (CÁCERES VASSALO).



Na genealogia da família tenho alguns elementos dos Mousinhos, talvez lhe possam interessar, foram pesquisados pelo meu trisavô:


Tomo III:
Alguns apontamentos:

. Diogo Rodrigues Mousinho, foi alcaide mor de Castelo de Vide, na ausência de Vasco Martins de Melo, c.c.....

. Gaspar Rodrigues Mousinho, foi provedor da Misericórdioa de Castelo de Vide e aí Juiz e Vereador, c.c.....filha de João Rodrigues Mousinho

. António Rodrigues Mousinho, c.c....filha de João Carrilho



Tomo VI

Mousinhos

( (?)não consigo perceber se é Barrendo, umas páginas têm tinta repassada.)



1.João Gonçalves de Barrendo(?) c.c. Maria Fernandes, teve:

2.Rodrigo Eannes de Barrendo(?)
2.Estevão Eannes de Barrendo(?)
2.Martim Eannes, cónego na Sé de Lisboa

2.Rodrigo Eannes de Barrendo(?), c.c. Maria Fernandes, filha de Fernão Gallego, de Leiria, teve:

3.João Rodrigues Mealheiro
3.Martim Rodrigues
3.Estevão Rodrigues
3.Mor Rodrigues

3.João Rodrigues Mealheiro, foi ouvidor da casa da Su...(?), em tempos de El-Rei D.Afonso V, que lhe deu um privilégio, para que todos os que dele descendessem fossem tidos por fidalgos, como eram os melhores do Reino, teve:

4.João Rodrigues Mousinho
4.Fernão Rodrigues Mousinho
4.Diogo Rodrigues Mousinho
4.Isabel Mousinho

4.João Rodrigues Mousinho, foi esforçado cavaleiro, c.c...., teve:

5.João Rodrigues Mousinho
5.Gaspar Rodrigues Mousinho

5.João Rodrigues Mousinho, foi moço fidalgo da casa de El’Rei D.João III, foi embaixador a França e Castela em tempo de Carlos V, teve:

6.Gaspar Rodrigues Mousinho
6.João Rodrigues Mousinho
6.Bernardo da Fonseca
6.Diogo da Fonseca

6.Gaspar Rodrigues Mousinho, casou em Castelo de Vide, teve:

7.Isabel Mousinho, c.c. Simão Fernandes


Tomo IV

Mousinhos

1.Gaspar Rodrigues Mousinho, c.c...., teve:

2.Diogo Rodrigues Mousinho, foi alcaide mór de Castelo de Vide, c.c...., teve:

3.António Rodrigues Mousinho, c.c. Leonor Carrilho de Albuquerque, filha de João Carrilho de Albuquerque. Teve:

4.João Rodrigues Mousinho de Albuquerque, foi o que militou em Tânger em 1584, instituiu um morgado em Castelo de Vide c.c. Brites Carrilho, filha de Manuel Carrilho e Justa Fernandes Vidal, neta de Francisco Carrilho e bisneta de Gonçalo Carrilho, teve:

5.António Rodrigues Mousinho Albuquerque foi familiar do Santo Oficio e sargento mór de Castelo de Vide, c.c. Catarina Carrilho, teve:

6.Brites Carrilho Mousinho, c.c. Filipe Lobo da Silveira



Tomo VI

Paradas

1.João Gonçalves de Parada, era do lugar e geração de Parada, junto a Vila da Corunha, na Galiza, c.c...., teve:

2.Rodrigo Annes da Parada, é o primeiro que se passou a Portugal, no reinado de D.João I, c.c....,, filha de Nuno Martins de Gomide, teve:

3.João Rodrigues de Parada, o Mealheiro, c.c. Maria Gonçalves, teve:

4.Jorge Mealhiero, c.c...., irmã de Vasco Annes Mousinho, vigário do lugar Folha, termo de Alhos-Vedros, teve:

5.Luis Mealheiro, c.c. Isabel Gonçalves, (que tinha sido mulher de Cristovão Mousinho, de Castelo de Vide), teve:

6.João Rodrigues Mousinho, c.c...., teve:

7. ......, mulher de Gaspar Rodrigues Mousinho.


Cumprimentos

Atenciosamente

Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65470 | gmg | 20 mai 2004 14:36 | Em resposta a: #65433

Exma Sra.,

Ontem, e por não ter os apontamentos comigo cometi um erro de filiação.

Assim, o que eu encontrei pelas minhas pesquisas em Portalegre foi o seguinte:

I- JOÃO MARTINS MOUZINHO, c.c. MARIA DORINS
Filho, pelo menos:

II- JOÃO MARTINS MOUZINHO, c.c. CATARINA CALDEIRA ROMACHO, filha de DIOGO RODRIGUES e de MARIA ROMACHO (julgo que são os mesmos João Mouzinho e Catarina Romacho, que nomeiam como filho de Felícia Mouzinho) O que eu encontrei foi isto. Eles casaram em 13/08/1781.

Serão os mesmos?

Essa Publicação está em Bibliotecas ou no Arquivo Distrital de Portalegre?

Sobre o seguinte casal possui informações?

I- FRANCISCO DE PALMA c.c. FILIPA RODRIGUES
Filhos:

II- CATARINA DA VIDE, c.c. JERÓNIMO NUNES, havendo pelo menos um filho, de nome Francisco de Palma. c.g.
II- Maria da Vide c.c. Gregório de Abreu em 1699, filho de Francisco de Cáceres e de Violante de Abreu
II- Serafina de Palma de Miranda, c.c. João Rodrigues em 1698


E sobre MANUEL MARTINS ROXO-ANA MENDES, que tiveram uma filha de nome MARIA ORTIZ casada em Alegrete no dia 08/01/1673 com José Ribeiro Maldonado, filho de Braz Martins e de Ana Martins?

Atenciosamente,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65471 | gmg | 20 mai 2004 14:43 | Em resposta a: #65433

É claro que estou muito interessado nesses mesmos Apontamentos.

Já agora em que ano terá nascido a Felícia Mouzinho??

É que estes meus Avós coincidem nos nomes (João Martins Mouzinho-Catarina Caldeira Romacho) que o Marquês dá por João Mouzinho-Catarina Romacho, mas a filiação não me parece muito correcta. Serão estes Netos da Felícia? Filhos de um filho João?

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65504 | 7estrelas | 20 mai 2004 22:47 | Em resposta a: #65471

Exmo. Sro. Luis Murta Gomes,

Os elementos do Marquês de Sampaio, foi um director do Arquivo Distrital de Portalegre, um senhor extraordinário, que ajudou-me imenso a obter os elementos genealógicos da minha família materna, da zona do distrito de Portalegre. Não sei se estão no Arquivo ou na Biblioteca, na 1ª página das fotocópias tem uma cota - BN: HG 23023V, e diz Separata da Revista "Armas e Troféus", 2ª série, nº3 - Fasc. 3.

Trabalho numa empresa de digitalização, vou pedir autorização para digitalizar as folhas, posso enviá-las por mail; os apontamentos genealógicos do meu trisavô (João Agostinho Pereira de Agrela e Câmara), posso enviar por mail os elementos que lhe interessarem, tenho a genealogia digitalizada.
Senão conseguir digitalizar ou se preferir posso enviar pelo correio as fotocópias do Marquês de Sampaio.
Vou procurar se tenho informação dos outros elementos, pelo menos no indice não encontrei, Ortiz, Cáceres, Vassalo, Maldonado, Romacho.
Tenho Pachecos, mas de S.Miguel, Pedro Vaz Pacheco, Gomides.

o meu mail é :
mariadomonte_(arroba)hotmail.com
ou
maria_monte_(arroba)hotmail.com

Nas certidões da filha e dos netos, diz que Felicia Mouzinho, era natural da freguesia de Santa Maria , Castelo de Vide.
O João Martins Mouzinho puderá ser neto, puderá ter havido um salto de geração, já me aconteceu isso ao consultar o Felgueiras Gayo, em ramos com a mesma origem, num deles existe um salto de uma geração.
Se possível obtenho a certidão.

Não tenho a certidão de Felicia Mouzinho mas tenho de uma das filhas e de alguns netos, filhos de Maria, puderão ajudar a ter uma ideia da data de nasc. de Felicia, juntamente com os elementos do Marqês de Sampaio.
. Maria Mouzinha Galeana, filha, de Gaspar Pires Tavares, nasceu, (a folha do assento está rasgada e não se lê o dia), Agosto 1721, Freguesia de S.João Baptista, Alegrete, livro de baptismos de 1703-1722, interessante que os padrinhos foram: António Oliveira e Maria Durins, naturais de Alegrete.
. José Rodrigues Trindade, (neto de Felicia), n. 17.11.1756, filho de Manoel Rodrigues Trindade e Maria Mouzinha Galeana livro de baptismos de 1755-1760, da freguesia do Alegrete.
. António
...
A família Romacho tem ligação com a família Mouzinho em vários ramos, a sogra de Maria Mouzinha era Mariana Romacho casada com António Moreira, não pesquisei ainda mais este ramo, não tenho o nome dos pais.

Vou transcrever os elementos do Marquês de Sampaio, desde os trisavós:

G-271. Brás Dias Mouzinho, casou com Manuel Dias Galeano, de Niza, Fidalgo da C.R., filho de Rui Dias Inchado e de Violante Lopes, de quem teve:
272) Manuel, s.g
273) António dias Galeano, licenciado em Direito que por três vezes foi Procurador a Cortes da Vila de Niza (entendemos que duas, pelo menos, às convocadas pelo Cardeal D.Henrique), casou com Leonor Delicada, da Castelo de Vide, filha do licenciado António dias Delicado e de Guiomar Tarouca. s.g
274) Gaspar Rodrigues Mouzinho, que segue
275) Leonor Mouzinho

H-274. Gaspar Rodrigues Mouzinho, casou em Niza a 25.08.1620 com Clara Lobato, filha de diogo Dias Carrilho e de Ana Lopes Lobato, de quem teve:
276) Estevão, que segue
Casou 2ª vez a 2.06.1626 com Leonor Temuda, filha de Domingos da Fonseca e de Clara temudo Semedo, de quem teve:

277) Domingos, bap. a 08.1641, faleceu s.g., e outros, s.m.n.
278) Clara, que segue no § 1.º.

I-276-Estevão Mouzinho Galeano, bap. a 02.02.1624, casou a 21.01.1628 com Isabel Mendes Roma, ou Tarouco, de Castelo de Vide, filha de Afonso Vaz Tarouco e de Maria Dias, já defuntos, de quem teve:
279) António, que segue
Casou 2ª vez com Paula Diniz, de Niza, a 15.01.1652, filha de João Diniz e de Maria de Borba, de quem teve:
280) Miguel, faleceu s.g.
281) João Diniz, bap. a 26.08.1659, freire da Ordem de Aviz, s.g.
282) Maria de Borba, bap. a 01.09.1666.
283) Brites Mouzinho, que casou a 09.01.1692 com Gaspar Mouzinho Galeano, seu primo, (Nº 300)
J-279. António Mouzinho Galeano, foi bap. a 08.01.1651. Casou a 23.11.1667 com Maria Vicente Pimenta, sua prima em 4º grau, de quem teve:
284) Estevão, que segue
285) Maria, que segue § 2.º.
286) António, bap. a 30.09.1675, freire na Ordem de Aviz.
Casou 2ª vez com Maria da Penha de Oliveira, de quem teve:
287) Maria
288) Felicia, que segue no § 3.º.

Cumprimentos

Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65532 | gmg | 21 mai 2004 15:16 | Em resposta a: #65504

Exma Sra.,

Muito obrigado! Vou tomar nota do seu mail e vou então escrever-lhe!

Os elementos que tenho, são mais uma vez os seguintes:

1. João Martins Mouzinho, casado em 1781 com Catarina Caldeira Romacho

2. João Martins Mouzinho, atrás, filho de João Martins Mouzinho e de Maria Dorins. Este João Martins Mouzinho deve ter nascido entre 1730-1740

3. João Martins Mouzinho, atrás, poderá ser filho de João Mouzinho, filho de Felícia Mouzinho? Se assim é ele deve ter nascido aproximadamente 1710 e a Felícia entre 1685-1695, uma vez que era filha do segundo matrimónio. De notar que o pai da Felícia tinha 15 anos quando casou pela 1ª vez.

Se assim é como vou conseguir ligar este casal JOÃO MARTINS MOUZINHO-MARIA DORINS, filho de JOÃO MOUZINHO (este filho de FELÍCIA MOUZINHO) e de CATARINA ROMACHO?

É que no Arquivo Distrital de Portalegre, não consegui encontrar elementos sobre o referido casamento. Não encontrei em Alegrete e julgo que em castelo de Vide também não encontraram pois pedi para o Arquivo e a resposta foi negativa!

Atenciosamente

L.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65542 | joao | 21 mai 2004 17:42 | Em resposta a: #65504

Prima Maria do Monte, um dia talvez me possa explicar o que significa 7estrelas, mas o que interessa é saber que há pessoal interessado no concelho de Portalegre, a propósito, quero informar que existe um tópico exclusivo para "Alegrete", para as coisas ficarem arrumadas, seria bom que fossem enviadas para o respectivo tópico.

- Quanto à prima reparo que tem muitas lacunas na sua investigação, é muito dificil fazer genealogia pela "net" só vejo uma saída, ou o próprio vai à luta ou então só através de alguém que o faça.
Até à próxima.

jm

jm

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65551 | 7estrelas | 21 mai 2004 21:22 | Em resposta a: #65542

Caro primo João

Não faço nem nunca fiz genealogia pela net.

Tenho +- 500 certidões, uma genealogia da família paterna com cerca de 4000 imagens (parte está digitalizada), além de cerca de 200 folhas A3, com outra parte do seguimento das 4000 imagens, 25 dossiers com fotocópias de documentos, que alguém publicou em livros, etc.
845 gráficos de linhagem.
A genealogia materna, fui eu que fiz a pesquisa.

Não quer partilhar os elementos que tem com a prima e outros primos?

O 7 estrelas é algo referente a um apelido de família paterna, algum dia, se me apetecer, explico.

Cumprimentos

Maria do Monte Cassola e Agrela da Câmara de Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65552 | 7estrelas | 21 mai 2004 21:27 | Em resposta a: #65532

Exmo. Sro. Luis Murta Gomes,

Digitalizei as fotocópias, vou enviar, já li o seu mail.
Tenho sobre os Velezes. Estive a consultar os elementos que tenho não encontrei sobre os Mergulhões.

Os meus melhores cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65553 | 7estrelas | 21 mai 2004 21:37 | Em resposta a: #65542

Realmente somos mesmo primos, fui ler os tópicos de Alegrete.
Não é um anónimo.

Fiz o registo no fórum só a algum tempo, e já encontrei muitos primos, tanto do lado materno como do paterno.

Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65556 | joao | 21 mai 2004 23:43 | Em resposta a: #65532

caro gmg

Não querendo abusar da sua perspicácia! Verifique se lhe interessa estes registos.

- João Martins Tavares filho de Gaspar Pires e de FELICIA Mouzinha, casou em 8/10/1741 com Maria Durins Tavares filha de Manuel Durins e de Ana Tavares, foram testemunhas o capitão Gerónimo Nunes e o sargento môr Manuel Cabreira Sousa Galeano.

- João Martins Mouzinho filho de João Martins Mouzinho e de Maria Durins, casou em 13/8/1781 com Catarina Caldeira Romacha filha de Diogo Rodrigues e de Maria Romacha, foram testemunhas o capitão João Luis Costa e Manuel Caldeira.

Espero ter ajudado!
Cumprimentos.

jm

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65759 | gmg | 24 mai 2004 17:47 | Em resposta a: #65552

Recebi o seu mail mas n estava muito bem e julgo que nao chegou tudo.

Como vou conseguir ligar o referido casal??

Tamb]em tenho Mouratos mas ainda n me dediquei ao estudo deste Ramo, mas tudo indica que tambem sejam de Portalegre.


Sobre Marvanejo possui alguma informa;ao?

Cumprimentos
L.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65762 | gmg | 24 mai 2004 17:54 | Em resposta a: #65556

Exmo Sr.,

Nao abusa nada!!! Alias o segundo casal JOAO MARTINS MOUZINHO/CATARINA CALDEIRA ROMACHO sao meus Avos!!!

Mas aqui ]e que reside o problema, pois nao cpnsigo encontrar o registo de casamento dos Pais de JOAO MARTINS MOUZINHO e da CATARINA CALDEIRA ROMACHO. Como sabe, a origem do Apelido MOUZINHO vem de Castelo de Vide e se for assim, n\ao podera o JOAO MARTINS MOUZINHO (Pai) casado com MARIA DURINS ser filho de JOAO MOUZINHO, sendo este filho de FELICIA MOUZINHO??

Segundo os apontamentos da Sra. D. Maria do Monte, a dita Felicia teve um filho Joao Mouzinho e este um filho de nome JOAO!!! Uma grande confusao de nomes e de coincidencias.

Espero que tenha resposta para isto!!!

Com os melhores cumprimentos

L.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#65793 | 7estrelas | 24 mai 2004 21:35 | Em resposta a: #65759

Exmo. sro. Luis Murta Gomes,

Na certidão do meu 7º avô:
. José Rodrigues Trindade, (neto de Felicia Mouzinho e Gaspar Pires Tavares), n. 17.11.1756, filho de Manoel Rodrigues Trindade e Maria Mouzinha Galeana, livro de baptismos de 1755-1760, da freguesia S.João Baptista, Alegrete.

A da filha:
. Maria Mouzinha Galeana, filha, de Felicia Mouzinho e Gaspar Pires Tavares, nasceu, (a folha do assento está rasgada e não se lê o dia), Agosto 1721, Freguesia de S.João Baptista, Alegrete, livro de baptismos de 1703-1722.
O padre não pôs o nome dos avôs, não encontrei, no microfilme, o assento de casamento de Felicia Mouzinho com Gaspar Pires Tavares.

Nestes assentos diz que Felicia era natural de Santa Maria da Deveza, Castelo de Vide.

Nos Mourato, tenho da freguesia de S.Lourenço e da Sé.
Tenho Garção ligado aos Zuzarte, do Reguengo.
Velez no ramo dos Meira e Mourato.

Acabei de enviar um mail, a falar sobre os Guapo, um tio, irmão mais velho da minha mãe casou com Armanda Guapo.

Cada imagem tem cerca de 300 KB, tenho enviado duas a duas.
Já enviei até à imagem 6. (são 25).

Sobre os Marvanejo, não tenho elementos.

Cumprimentos
Maria do Monte

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#134548 | miguelnoutel | 18 nov 2006 00:59 | Em resposta a: #65360

Cara Maria do Monte,

Só agora vi esta sua mensagem e dos elementos que contém dá para ver que temos antepassados comuns.
Tenho o casal:
João Mouzinho de Melo e Cáceres b. em Castelo de Vide 19.5.1585 cc D. Isabel de Albuquerque da Cunha Coelho n. de Coja (filha de Critóvão de Albuquerque da Cunha Coelho e de sua mulher Maria Pegado).

A acendência que conheço deste joão é:

1.1 João Rodrigues Mouzinho cc Filipa Dias
2.1 Rodrigo Anes Mouzinho cc Maria de Melo
3.1 João Rodrigues Mouzinho cc ? Mouzinho
4.1 Diogo Rodrigues Mouzinho (Alcaide-mor de Castelo de Vide) cc ?
5.1 Gaspar Roiz/Rodrigues Mouzinho (serviu em África onde foi armado cavaleiro em Arzila, o qual tb foi alcaide-mor de Castelo de Vide) cc Brites/Beatriz Dias de Mouzinho (prima de seu marido e filha de outro João Rodrigues Mouzinho)
6.1 Catarina Mouzinho de Melo cc Gonçalo Fernandes de Cáceres, alcaide-mor de Castelo de Vide (filho de Pedro Gonçalves de Cáceres, de Póvoa e Meadas)
7.1 João Mouzinho de Melo e Cáceres cc D. Isabel de Albuquerque da Cunha Coelho.
6.2 Isabel Mouzinho cc Simão Fernandes Cabral cc Nuno de Aguiar?

Fontes:
- GP: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=218497
- Raízes da Beira, de Eduardo Osório Gonçalves, Vol. I, pp 321 ss, ttº Albuquerques de Coja.
- Raízes & Memórias, N.º 21, pp 149 ss, "A Comenda de S. Miguel da Vila de Coja na Ordem de Cristo (séculos XVI e XVII), por Fernando d'Abranches Tavares Correia da Silva.
- Enciclopédia Verbo, Mouzinho.

Será que seria possível entroncar estes, que correspondem aos da sua mensagem, com os três troncos que fala na mensagem de 19/5/2004?
Consegue-me datas para os elementos desses três troncos?
Por exemplo; os Paradas não entrocarão em 5.1 Gaspar Rodrigues Mouzinho cc Brites Dias Mouzinho, filha de João Rodrigues Mouzinho?

Os melhores cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#134584 | miguelnoutel | 18 nov 2006 15:24 | Em resposta a: #65360

Cara Maria,

Queria apenas aditar uma informação à minha mensagem e que é a de que Gonçalo Fernandes de Cáceres, marido de Catarina Mouzinho de Melo, além de alcaide-mor de Castelo de Vide, ter sido, segundo a Enciclopédia Verbo, Senhor de Póvoa e Meadas.

Cumprimentos,

Miguel Noutel

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#134787 | 7estrelas | 20 nov 2006 08:51 | Em resposta a: #134548

Caro Miguel Noutel,

Desculpe só agora responder a sua msg, não entrei no email durante o fim de semana.
Devido a problemas de saúde de familiares não tenho vindo ao fórum, nem pesquisado nada.

Vou verificar nos elementos que tenho.

descendo dos Mouzinhos pelo lado paterno e materno.

Do lado materno é o ramo de Felicia Mouzinho.

Do lado paterno entroncam com os Mealheiro, tb tenho Parada como ascendentes, vou verificar, não tenho os elementos comigo neste momento.


Os melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#134932 | 7estrelas | 21 nov 2006 18:11 | Em resposta a: #134584

Nos elementos que tenho dos Mouzinhos, do Marquês de Sampaio, Separata da revista “Armas e Troféus”, 2ª série, nº 3 , Fasc 3, pág. 35, titulo IV, Mouzinhos Cáceres e Mouzinhos da Silveira, vem que Gonçalo Fernandes de Cáceres era filho de Pedro Gonçalves de Cáceres e bisneto de João de Cáceres, sro. de Vila de Póvoa e Meadas.


Nos elementos do Marquês de Sampaio no titulo I vem que João Rodrigues Mouzinho

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/costados.php?id=207859

casou com uma filha de João Rodrigues Mouzinho, o Mealheiro.

Os elementos que tenho sobre os Mouzinhos, Paradas, além dos Mouzinhos,do Marquês de Sampaio, foi os que transcrevi na msg de 19.05.2004 pesquisas do meu trisavô que foi genealogista e deixou uma obra que tenho digitalizada.

Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#134934 | 7estrelas | 21 nov 2006 18:22 | Em resposta a: #134932

tenho ainda mais alguns elementos dos Mealheiros, no titulo de Ferreira, pois Pedro Gonçalves Mealheiro casou com Grimaneza Gonçalves Ferreira:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=294461


Espero ter podido ajudar.
Tenho a data, aproximada do nascimento de Pedro Gonçalves Mealheiro, talvez o possa ajudar.
Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#134990 | miguelnoutel | 21 nov 2006 23:46 | Em resposta a: #134932

Cara Maria,

Não tem que pedir desculpa de nada! Claro que ajudou!
Muito agradeço a sua disponibilidade e as informações que me deixou, ainda mais dada a circunstância de ter familiares adoentados.
Quando decidi escrever-lhe tinha em mente a sua mensagem de 18.5.2004 - na qual identifiquei no seu ramo de Felícia Mouzinho, imediatamente, o meu ramo Mouzinho, pois (5. na mensagem de 18.5.2004 e 3. dos Mouzinhos do Tomo IV da mensagem de 19.5.2004) António Rodrigues Mouzinho (cc leonor Carrilho, filha de João Carrilho e Catarina Alves, ou melhor, Leonor Carrilho de Albuquerque, filha de João Carrilho de Albuquerque) é, claramente, irmão da minha Catarina Mouzinho de Melo e de Isabel Mouzinho - e a sua mensagem de 19.5.2004, onde deixou elementos dos três ramos (Mousinhos Tomo IV, Mousinhos Tomo VI e Paradas).
Pareceu-me que esses três ramos são entroncáveis, embora tudo não passe dum exercício espéculativo se não houver datas que permitam orientar a identificação das personagens.
Em todo o caso, deixo-lhe aqui duas interrogações:
Não lhe parece que os Paradas entroncam no ramo de Felícia Mouzinho quando Gaspar Rodrigues Mouzinho casa com Brites Dias Mouzinho, filha de um João Rodrigues Mouzinho (que identifico como o 6. do Tomo IV, ttº Paradas - msn de 19.5.2004)?
E João Rodrigues Mouzinho, o Mealheiro, não será um dos João Rodrigues (n.º 3.? ou n.ºs 4. ou 5.?) do Tomo IV, ttº Mousinhos - msn de 19.5.2004?
Convém não esquecer que os Mouzinhos tiveram, claramente, vários casamentos endogâmicos, pelo que aquilo que parecem ser vários ramos distintos...
Não quero maçá-la, pelo que me fico por aqui, desejando-lhe as melhoras para os seus.

Os melhores cumprimentos,

Miguel

P.S.: sabe-me dizer onde posso arranjar o Marquês de Sampaio?

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#135037 | 7estrelas | 22 nov 2006 13:50 | Em resposta a: #134990

Caro Miguel,

Tenho a impressão, tal como o Miguel que são os mesmos, mas não confirmei em outros elementos.

Os elementos da Felicia, ainda não está completa:

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=279292

Tem algumas datas até ao avô Estevão, pode ser uma ajuda para cálculo da datas aproximadas.

O Luís Murta enviou-me uns elementos que ainda não tive ocasião de pesquisar para nós, documentos sobre os Mouzinho que encontram-se na bilblioteca Nacional, moro perto, temos de pedir cartão de leitor e não tenho tido ocasião.

Tenho os elementos do Marquês de Sampaio digitalizados, são 25 pág, se tiver interessado envio-lhas por mail. Não estão muito bem pois as fotocópias em si não estão muito legíveis.

o meu email:

maria_monte_aguiar@yahoo.com

ou um dos outros que coloquei em msgs anteriores.

Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#135039 | flordealecrim | 22 nov 2006 14:28 | Em resposta a: #135037

Cara Maria

Procuros informações sobre os "Mouzinhos de Albuquerque". Agradeço o que me puder disponibilizar.

Antecipadamente grata.

Os meus melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#135153 | 7estrelas | 23 nov 2006 13:17 | Em resposta a: #135039

Cara Isabel Roque,

Posso enviar por email as pág. digitalizadas, são 25 imagens.

Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#135164 | flordealecrim | 23 nov 2006 14:18 | Em resposta a: #135153

cara Maria,

Agradeço ter respondido à minha mensagem.

O meu e-mail:flordealecrim@hotmail.com

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#135281 | 7estrelas | 24 nov 2006 08:38 | Em resposta a: #135164

Cara Isabel,

Enviarei à noite as imagens da obra do MArquês de Sampaio, tb elementos da genealogia da família que tenho digitalizada, neste momento estou no emprego e não tenho os elementos comigo.
Tenho elementos dos Albuquerque.


Com os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#135295 | flordealecrim | 24 nov 2006 11:32 | Em resposta a: #135281

Cara Maria

Fico muito grata.

Cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#142042 | gmg | 28 jan 2007 12:50 | Em resposta a: #135281

Caríssima Prima Maria!!!!

Há muito que não a conseguia localizar e entrar em contacto consigo! Como tem passado?

Espero que bem! E a Mãe, como se encontra?

Um grande abraço de muita consideração,

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#142204 | 7estrelas | 29 jan 2007 13:13 | Em resposta a: #142042

Carissimo Luís,

Retornei um pouco à genealogia, a mãe e família estão um pouco melhor.
O meu tio voltou para casa e o meu primo deficiente voltou para junto dele, esteve comigo algum tempo.
Falei a algum tempo com o filho da Tia Armanda, a Antónia deu-me os elementos até ao filho.

ainda não fui à bib. nac.

Abraços
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#142206 | spes | 29 jan 2007 13:32 | Em resposta a: #135153

Cara Maria

Sou descendente de Luis da Silva Mouzinho de Albuquerque. Sabe qual a ligação de Luis com Mouzinho da Silveira, seu contemporaneo no periodo das lutas liberais ?

Cumprimentos
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#142311 | 7estrelas | 30 jan 2007 08:32 | Em resposta a: #142206

Caro Fernando,

Posso consultar nos elementos que tenho.
Neste momento não os tenho comigo, estou na empresa.

Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#142723 | João Monteiro | 02 fev 2007 13:39 | Em resposta a: #65433

olá!

tem dúvidas sobre o apelido?

é "barrento", ainda existe familias com este apelido no lugar de besteiros-termo de alegrete

jm

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#142992 | 7estrelas | 05 fev 2007 08:33 | Em resposta a: #142723

Olá

Existe Barrento e Barrenho em Famílias do distrito de Portalegre.

Os meus melhores cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#143017 | spes | 05 fev 2007 13:36 | Em resposta a: #142311

Cara Maria

Agradeço muito se tiver a informação para me enviar.

Cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#149972 | 7estrelas | 24 mar 2007 16:01 | Em resposta a: #142206

Caro Fernando,

Desculpe de só hoje responder a sua mensagem. Problemas com saúde de familiares, a minha mãe teve um AVC, não tenho tido muito tempo livre.

Encontrei nos elementos que tenho dos Mouzinho, da obra do MarquÊs de Sampaio, posso enviar-lhe por email todos os elementos, tenho-os digitalizado, embora mesmo nas fotocópias não serem de uma boa qualidade:

Creio referir-se a: (vou transcrever o que vem nos elementos)

Luís da Silva Mouzinho de Albuquerque, nasceu em Lisboa a 06.06.1792. foi fidalgo da Casa Real, brigadeiro General do corpo de Engenheiros, do concelho de S.M., Grã-Cruz das Ordens de N.Sª da conceição e de Aviz. Com. da Torre e Espada. Cavaleiro de MAlta. Deputado em várias legislaturas, sócio efectivo da Academia das Ciências, secretário da regência na Ilha Terceira, Ministro do Reino em 1835, 1842 e 1816, etc, etc, autor de várias obras literárias, técnicas e políticas. Faleceu de feridas em combate naacção de Torres Vedras a 27.12.1846 ( ? a data está sumida), casou com D.Ana de MAscarenhas de Ataíde, filha do desembargor José diogo Mascarenhas ____ (') e de D.MAria Luísa da Silva de Ataíde.


Os Mouzinhos da Silveira vêm no titulo a seguir, qual o nome do Mouzinho da Silveira?

se estiver interessado envio os elementos dos Mouzinho, o meu email:

maria_monte_aguiar@yahoo.com

Os meus melhores cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#231964 | jppem | 15 jun 2009 16:59 | Em resposta a: #149972

Alguém tem informações sobre:

1 Mariana Rosa Correia (n 15 Out 1918, em Alegrete, Portalegre), filha de:

2 Francisco Velez Grave e Maria Mouzinho

3 José Velez Grave e Mariana Rosa Correia

3 Manuel Mouzinho e Maria Joaquina

Será que o Manuel Mouzinho terá ligações com algum dos Mouzinhos referidos nos posts anteriores?

Cumprimentos,

João Martins

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#231970 | gmg | 15 jun 2009 20:02 | Em resposta a: #231964

Caro João Martins,

Eu sou descendente dos Mouzinho, de Castelo de Vide, Nisa e Alegrete.
Faça o seu pedido para o Arquivo Distrital de Portalegre. São muito simpáticos e dir-lhe-ão se os seus antepassados entroncam no trabalho estudado pelo Marquês de São Payo em 1962.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#232011 | jppem | 16 jun 2009 10:45 | Em resposta a: #231970

Caro Luís,

Muito obrigado pela informação. A família paterna da minha mulher é de Alegrete.
São Mouzinhos, Velez e Pachecos.
Vou seguir os seus conselhos, e irei contactar o Arquivo Distrital.
Já agora, o trabalho efectuado pelo Marquês São Payo, está publicado e acessível?

Cumprimentos,

João Martins

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#232017 | gmg | 16 jun 2009 11:42 | Em resposta a: #232011

Caro João,

Também descendo de Alegrete e o apelido Velez é comum na minha ascendência. Também tenho Pacheco.

Houve Mouzinhos que apenas adoptaram o nome dos Padrinhos e não entroncam no trabalho estudado pelo Marquês.

Eles possuem cópia do trabalho do Marquês de São Payo. O trabalho está publicado. Foi publicado em 1962. Tem alguns erros, mas isso todas as publicações sobre genealogia acabam por ter alguma falha. É uma Separata. É um dos livros de referência sobre os Mouzinhos, pelo que em princípio eles devem deixar tirar fotocópia.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#232018 | gmg | 16 jun 2009 11:50 | Em resposta a: #232011

O trabalho foi publicado na Separata "Armas e Trofeus", 2a série, 3. A BNL tem exemplar.

Atenciosamente,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#232029 | jppem | 16 jun 2009 12:43 | Em resposta a: #232018

Obrigado pela informações.
Já localizei o livro no site da BNL.

Cumprimentos,

João Martins

Resposta

Link directo:

RE: Aditamento. Família: Mouzinho, de Alegrete

#236522 | jppem | 14 ago 2009 17:37 | Em resposta a: #232029

1 Mariana Rosa Correia (n 15 Out 1918, em Alegrete, Portalegre), filha de:

2 Francisco Velez Grave (n 5 Out 1883, em Alegrete; f 01 Nov 1955 em Alegrete) cc Maria Mouzinho (n 30 Abr 1885 em Alegrete; f 23 Out 1937 em Alegrete)

3 José Velez Grave (n Alegrete) cc Mariana Rosa Correia (n Alegrete)
3 Manuel Mouzinho (n Alegrete) e Maria Joaquina (n Alegrete)

4 José Velez (n Alegrete) cc Ana Parente (n Alegrete)
4 João Mouzinho (n Alegrete) cc Maria Joaquina (n Alegrete)

http://www.myheritageimages.com/Q/storage/site65083761/files/la/vc/16/lavc16_434543d850f6a4chufcx16.pdf

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#333205 | donruri | 31 jul 2013 22:03 | Em resposta a: #65360

Boa noite,

Procuro info sobre a família Mousinho/Mouzinho de Tomar. Conhece ascendÊncia de Maria Cristina Mousinho de Sousa, filha de Maria Ezequiel Mousinho?

Agradecido,
Rui

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451252 | lumapica | 28 nov 2023 17:57 | Em resposta a: #65360

Felícia Mouzinho Galeano é minha 8ª Avó, nasceu em 10NOV1696, em Castelo de Vide, Freguesia de Santa Maria da Defesa, foi baptizada em 04DEC1696. Faleceu 19JAN1758 em Alegrete.
Casada com Gaspar Pires Tavares
Filha de António Mouzinho Galeano e de Maria da Penha de Oliveira.
Neta Paterna de Estevão Mouzinho Galeano e de Isabel Mendes Roma Tarouco.
Neta Materna de António Fernandes Inchado e de Maria de Oliveira.
Filhos:
João Martins Mouzinho (27OUT1718/1754);
Maria Mouzinho Galeano (07AGO1721/....), minha 7ª Avó;
Manuel (22MAI1724/....);
Gaspar (16MAR1727/....).

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451335 | sergionm1975 | 03 dez 2023 22:46 | Em resposta a: #451252

Olá viva, talvez me consiga ajudar a melhor detalhar alguma informação que aqui se encontra.

Não consigo apurar qual a freguesia de nascimento de António Mouzinho Galeano (pai da Felícia), nem do casamento de seu pai Estevão Mouzinho Galeano.
Vejo datas mas sem locais...

Antecipadamente grato,

Sérgio Moreira

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451464 | lumapica | 17 dez 2023 23:07 | Em resposta a: #451335

António Mouzinho Galeano (9º Avô), nasceu e foi baptizado em Castelo de Vide, Paróquia de Santa Maria da Devesa, em 08ABR1651.
Casou em primeiras núpcias, com Maria Vicente Pimenta, em 23NOV1667, com 17 anos de idade, em Castelo de Vide, Paróquia de Santa Maria da Devesa.
Casou em segundas núpcias, com Maria da Penha Oliveira ou Maria de Oliveira da Penha, (9ªAvó) em 09JAN1696, em Portalegre, Paróquia da Sé.
Do primeiro casamento parece que teve Estêvão, Maria Mouzinho e António.
Do segundo casamento identifiquei Felícia Mouzinho Galeano (8ª Avó) que nasceu em Castelo de Vide, Paróquia de Santa Maria da Devesa, em 10NOV1696 e foi baptizada na mesma Paróquia em 04DEC1696 e morreu em 19JAN1758, na Paróquia de São João Baptista em Alegrete.

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451465 | lumapica | 17 dez 2023 23:21 | Em resposta a: #451335

Ainda quanto à questão do Estêvão Mouzinho Galeano (10º Avô), continuo à procura das datas rigorosas do seu nascimento e das datas dos dois casamentos Datas baseadas em documentos. O primeiro casamento (parece ter acontecido em Castelo de Vide) com Isabel Mendes Roma Tarouco e o segundo casamento com Paula Diniz, em Nisa. Mas são só meras hipóteses ainda não encontrei nada. Se souber alguma coisa agradeço a informação.

Luís Manuel Pimenta Cabaço

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451511 | alcp | 20 dez 2023 21:24 | Em resposta a: #451465

Caro Luís

Envio estas notas que tenho

ESTÊVÃO MOUZINHO GALEANO baptizado em 2 de Fevereiro de 1624. Casou em (ver) com ISABEL MENDES ROMA TAROUCO, filha de Afonso Vaz Tarouco e de Maria Dias, defuntos à data do casamento. Tiveram:

10.ANTÓNIO MOUZINHO GALEANO. Casou duas vezes. A primeira em 23 de Novembro de 1667, com MARIA VICENTE PIMENTA, primos em 4º grau,filha de Diogo Afonso Tarouco e de Maria Vicente Pimenta. Casou a segunda vez com MARIA DA PENHA DE OLIVEIRA em 1696

Não tenho os locais mas penso ser Castelo de Vide

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451514 | sergionm1975 | 21 dez 2023 00:00 | Em resposta a: #65277

Caros Luís e António

Muito obrigado pela ajuda e informação adicional disponibilizada :-)

bem haja a ambos


Sérgio Nota Moreira

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451542 | peninha | 22 dez 2023 10:46 | Em resposta a: #65277

Aqui deixo um apontamento relativo a Joaquim Inácio de Gouveia Mouzinho da Silveira.

Quiçá possa vir a aproveitar a algum Confrade.

Joaquim Inácio de Gouveia Mouzinho da Silveira, de 19 anos, solteiro, baptizado na Igreja Matriz de Castelo de Vide, filho de Luís Inácio de Gouveia e de D. Emerenciana da Conceição Mouzinho da Silveira; na freguesia de Santa Isabel da cidade de Lisboa, em 24 de Novembro de 1839, casou com Carolina Amália de Almeida, nasceu em 9 de Janeiro de 1808 na freguesia de S. Paulo da cidade de Lisboa, onde foi baptizada em 3 de Fevereiro de 1808, filha de Miguel Gomes de Almeida, natural da freguesia de St.º Maria de Bouro, Arcebispado de Braga, Comarca de Viana, e de D. Gertrudes Rita, natural e baptizada na freguesia de S Paulo.

Resposta

Link directo:

Família: Mouzinho, de Alegrete - Portalegre

#451544 | lumapica | 22 dez 2023 15:14 | Em resposta a: #451511

Caro António Perestrelo
A minha linha é do António Mouzinho Galeano (9ºAvô) que casou em segundas núpcias com Maria da Penha Oliveira (9ª Avó), em 09JAN1696, em Portalegre - Sé.
A data relativa ao nascimento de Estêvão Mouzinho Galeano (10ºAvô) , 02FEV1624, em Castelo de Vide - Santa Maria da Devesa é que tenho dificuldade em localizar. É que o último registo de Janeiro de 1624 é do dia 28, e é de um António. E o primeiro registo de Fevereiro é do dia 11, e é de um Gonçalo. A não ser que o registo do Estêvão Mouzinho Galeano não seja desta freguesia de Santa Maria da Devesa. Agradecia, assim, um esclarecimento.
Quanto à data de nascimento de Isabel Mendes Roma Tarouco, também, ainda não consegui localizar.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Manuel Pimenta Cabaço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen