Carmem Miranda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Carmem Miranda

#65640 | Ricardo de Oliveira | 23 mai 2004 13:37

Conversava sobre Carmem Miranda no almoço de ontem e pesquisei alguns dados sobre a mais importante mulher luso-brasileira (nascida em Portugal e brasileira de corpo e alma) do "show business" em língua portuguesa no século XX.

Filha de José Maria Pinto da Cunha e Maria Emília Miranda da Cunha, nasceu na Freguesia de Várzea da Ovelha, pertencente ao Concelho de Marco de Canavezes, antiga São Martinho da Aliviada, no distrito de Porto, em Portugal, em 9 de fevereiro de 1909, e batizada com o nome de Maria do Carmo Miranda da Cunha. Em 1910, veio com a mãe para o Brasil encontrar-se com o pai, já estabelecido com um salão de barbeiro no Rio de Janeiro. Cantora, atriz, performática da moderna mídia mundial da época. Imprimiu suas mãos e sapatos no cimento da calçada do teatro Chinês de Los Angeles, primeira e única sul-americana a receber alta honraria. Em 1946 é a mulher que mais paga impostos nos Estados Unidos. Cinco anos depois é a artista de show que mais ganha dinheiro naquele país. Em 1947 casa-se com o americano David Sebastian. No ano seguinte perde o filho que esperava. Em março de 1953 inicia excursão pela Europa e no ano seguinte, depois de 14 anos de ausência, chega ao Brasil em profundo estado de esgotamento nervoso. No dia 05 de agosto de 1955 morre em sua casa em Beverly Hills, Los Angeles, com 46 anos de idade, de colapso cardíaco. Uma semana depois seu corpo chega embalsamado ao Rio para velamento na Câmara dos Deputados. Em 13 de agosto acontece o sepultamento no Cemitério São João Batista, acompanhado por uma multidão avaliada entre 500 mil a 1 milhão de pessoas

Era filha de José Maria Pinto da Cunha (17-2-1887 / 21-6-1938) e de Maria Emilia Miranda da Cunha (10-3-1886 / 9-11-1971)
Tiveram além de Carmem Miranda (Maria do Carmo) mais a filha Olinda (1907 ~ 1931) e mais quatro filhos, todos cariocas: Amaro, Cecília, Aurora e Oscar.

Não se sabe onde começa e termina Portugal e Brasil nesse caso, assim como em quase todos os outros casos também não se sabe onde um começa e o outro termina. Disseram que ficou americanizada em certa época, o que não corresponderia a verdade da sua arte e talento.

Resposta

Link directo:

RE: Carmen Miranda

#65641 | Ricardo de Oliveira | 23 mai 2004 13:53 | Em resposta a: #65640

Ou Carmen Miranda (com N). A região de Marco de Canavezes parece ter sido grande exportadora de gente para o Rio de Janeiro no final do século XIX p/ o XX. Eu mesmo tenho o meu trisavô José Joaquim Ribeiro daquela região.

Cumprimentos e Bom Domingo para todos

Resposta

Link directo:

RE: Carmen Miranda

#65735 | Gilson Nazareth | 24 mai 2004 16:11 | Em resposta a: #65641

Ricardo,tudo certo?
O Carlos Rheingantz dizia que Carmen Miranda era sua prima pelos Pinto Ribeiro
de Miranda...
Abração
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Carmen Miranda

#65817 | Ricardo de Oliveira | 25 mai 2004 03:26 | Em resposta a: #65735

Valeu Gilson

Não sabia disso não. O Rheingantz deve ter pesquisado essas linhas.

Um abraço

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Carmem Miranda

#66652 | jobe00 | 04 jun 2004 18:20 | Em resposta a: #65640

A genealogia de Carmen Miranda foi feita por um Senhor Sanhudo do Marco de Canavezes. Se estiver interessado posso procurá-la na minha biblioteca para lhe fornecer informações.
Grato,
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Carmem Miranda

#66685 | Ricardo de Oliveira | 05 jun 2004 05:09 | Em resposta a: #66652

Caro João Bettencourt

Agradeço o informe. Se não der trabalho, eu apreciaria muito ver a referida genealogia. Acredito que vários outros participantes também gostariam de ver esse trabalho sobre a Carmen Miranda.

Obrigado

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Carmem Miranda

#68354 | antonieta | 25 jun 2004 11:40 | Em resposta a: #66685

A morada do Sr. António Sanhudo é Casa de Santo António 4630-Marco de Canaveses

Resposta

Link directo:

RE: Carmem Miranda

#68435 | Ricardo de Oliveira | 26 jun 2004 11:51 | Em resposta a: #68354

Obrigado !!!

Cumprimentos

Ricardo de Oliveira

Resposta

Link directo:

Carmem Miranda - Varzea, Tabuado, Tuias e Manhuncelos

#329460 | silvestre | 20 mai 2013 18:18 | Em resposta a: #68354

Fiz alguma pesquisa sobre Carmen Miranda, principalmente pelo lado materno, tendo chegado aos 4º avós de Tabuado: Barros, e aos Pinto, Mota, Sanhudo de Várzea da Ovelha e Aliviada. Da parte da avó materna, pesquisei até aos bisavós, ele, Bernardo de Miranda e Castro, filho de Antº de Castro e Rosa Maria Miranda e a bisavó Ana de Jesus, filha de António Pinheiro e Ana de Jesus. Este casal terá casado em Tabuado, segundo informação no registo de bp do filho Zeferino, em V.O.A. em 1860.
Interessa-me saber se algum destes ramos tem ligação próxima aos Barros e Miranda de Tuias e Manhuncelos.

Vera

Resposta

Link directo:

RE: Carmem Miranda - Varzea, Tabuado, Tuias e Manhuncelos

#329522 | HRC1947 | 21 mai 2013 20:44 | Em resposta a: #329460

-
http://www.youtube.com/watch?v=ojo3I59Gn6c
-
HRC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 02:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen