Montenegro/Poiares/Vila Real

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Montenegro/Poiares/Vila Real

#66133 | FGJ | 29 mai 2004 00:20

PREZADOS,
Sou trineto de Luciano Cardoso de Menezes Montenegro que ao casar no Rio de Janeiro em 1833 declarou: ser filho de Antonio Cardoso de Menezes Montenegro e ter nascido e sido batizado na vila de Alijó, freguesia de Santa Maria Maior do Arcebispado de Braga.
Consultados o advr e o adb, ambos informaram nada constar a respeito do dito Luciano.
Espero que alguém do Forum tenha informações que aclarem esse caso.
Atencioamente,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#71475 | MSPAGraça | 19 ago 2004 13:58 | Em resposta a: #66133

Caro Confrade

Vejo que se refere aos Montenegro e a Poiares... e aproveito a oportunidade...

Na aldeia de Poiares, existe a Casa Grande, que pertenceu aos Teixeira Guedes Pinto da Fonseca. Sobre estes, a sua ascendência e a actual representação, há já alguma bibliografia, como os «Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo» ou as referências do dois primeiros anos do «Anuário da Nobreza de Portugal»...

A Casa Grande de Poiares acabou sendo herdada pelos descendentes Pereira Leitão de Carvalho, de que era representante, nos princípios do século XIX, Dom Bernardo Pereira Leitão de Carvalho. Este, senhor de grandes propriedades durienses, como a Casa de Santa Cruz de Lamego e as Quintas de Vale de Abraão e dos Poços, acabou doando Poiares à sua irmã primogénita, casada com um Montenegro.

Sobre estes Montenegro, Pinho Leal ainda dá alguma ascendência e descendência, no artigo dedicado a Poiares. Contudo, faltam dados e ligações.

Terá V. Ex.ª alguma informação que possa ser útil a um estudo que tenho em mãos? Agradeço qualquer ajuda....

Melhores cumprimentos

MSPA Graça

Descendendo eu do refeirido doador e de sua mulher, Dona Maria Ludovina de Oliveira Maya, e tendo em mãos um estudo sobre aqueles Pereira Leitão - cuja ascendência está tratada pelo Júlio Teixeira - gostaria de ter informações sobre a descendência do casal Pereira leitão / Cardoso Montenegro.

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#71478 | JCC | 19 ago 2004 15:55 | Em resposta a: #66133

Vejamos se isto ajuda

A minha mulher descende de Aires Adolfo de Mendonça Cardoso de Meneses Figueira de Azevedo Pinto de Sousa Barbosa Montenegro Vasconcelos que nasceu a 1/11/1824 (ver neste site http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=192775 ), filho de Manuel de Mendonça Figueira de Azevedo Pinto de Sousa Balsemão, natural da Sé de Lamego, e de Ana de S. Joaquim de Barbosa Montenegro de Melo Faro e Lucena.

Embora eu não encontre nenhum irmão de nome Anónio, Aires nasceu em Lisboa, na freguesia da Lapa o que pode indiciar ter vindo a família, ou parte dela, para Lisboa.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#71480 | FGJ | 19 ago 2004 16:26 | Em resposta a: #71475

Prezado GRAÇA,
Muito agradeço a informação.
A Casa Grande de Poiares faz lembrar a de Romarigães, q teria pertencido aos Cardoso de Menezes.
Quanto ao seu estudo sobre os Pereira Leitão, em nada posso lhe ajudar no momento. Vou dar conhecimento do seu interesse sobre essa família aos meus companheiros da GenealBR.
Cumprimentos,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#71482 | FGJ | 19 ago 2004 16:53 | Em resposta a: #71478

Prezado CARDOSO,
Seria o Balsemão por si citado o MINISTRO BALSEMÃO?
Foi Balsemão q indicou Caetano Pinto de Miranda Montenegro (também de Lamego) para o cargo de INTENDENTE DO OURO, exercido no Rio de Janeiro.
Caetano ocupou vários cargos importantes no Brasil e recebeu o título brasileiro de Marquês da Vila Real da Praia Grande.
Essa vila é a atual Niterói que fica do outro lado da Baía de Guanabara ou seja, de frente para o Rio de Janeiro.
Uma descendente de Caetano publicou um extenso livro sobre esses Montenegro.
Aqui no Brasil os meus Montenegro não formaram parentesco com os de Caetano.
Ao seu dispor,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#86171 | FGJ | 14 mar 2005 22:15 | Em resposta a: #71475

MSPA GRAÇA,
Retomando o tópico, pergunto-lhe a qual Distrito pertence a POIARES do casal Pereira Leitão & Montenegro.
Cordialmente,
FredericoGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#94866 | victorferreira | 01 jul 2005 16:45 | Em resposta a: #66133

Caro Frederico,
é só para lhe dizer para dar uma olhadela no tópico "Cavando Sepulturas ..." mais qualquer coisa.
Fala-se lá pelo meio do extenso texto de Mirandas Monstenegros do Brasil e de Portugal com referências que lhe poderão ser úteis (se já não as conhecer ...).
Cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#94867 | FGJ | 01 jul 2005 17:04 | Em resposta a: #94866

Prezado VICTOR FERREIRA,
Acabo de ler as notas do Barata sobre o Cemitério do Catumbi (Rio/BR).
Barata é um grande e generoso pesquisador.
Os PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO estão reunidos em um livro recente _2003_escrito por uma das descendentes do Marqûes da Vila Real da Praia Grande. Se vc quiser posso indicar o endereço eletronico da autora.
Estudando os MONTENEGRO desde 1997, até hoje não achei qualquer vínculo_no Brasil_entre os meus e os do Marquês, embora ambas as famílias têm o Rio de Janeiro como cenário de suas vidas.
Abraço carioca do,
Frederico
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#94869 | jose930 | 01 jul 2005 18:03 | Em resposta a: #94867

Caro FREDERICO

Muito grato lhe ficaria se me ajudasse a obter o livro que refere sobre os PINTO DE MIRANDA MONTENEGRO, indicando-me o endereco electronico da autora, caso isso seja possivel.
Cordiais cumprimentos
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#94875 | FGJ | 01 jul 2005 19:15 | Em resposta a: #94869

Prezado SALGADO,
Aqui vai:
sonitamontenegro@bol.com.br
PS/ERRATA:Em minha 1ª mensagem de hoje onde se lê "embora ambas as famílias têm o Rio de Janeiro como cenário de suas vidas" LEIA-SE "embora ambas as famílias TENHAM o Rio de Janeiro como cenário de suas vidas".
Cumprimentos,
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#94888 | jose930 | 01 jul 2005 20:47 | Em resposta a: #94875

Caro FREDERICO
Muito obrigado pela celere resposta que me permitiu ja um primeiro contacto com o editor do livro.Cordiais cumprimentos
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#97852 | FGJ | 12 ago 2005 19:25 | Em resposta a: #94888

Caro JOSÉ SALGADO,
E então?
Comprou o livro de Sonita?
Qual a sua impressão?
Sds,
Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Montenegro/Poiares/Vila Real

#97864 | jose930 | 13 ago 2005 07:26 | Em resposta a: #97852

Caro Frederico
Infelizmente o livro esta esgotado, porem encontrei nas minhas pesquisas uma pessoa possuidora duma grande biblioteca e que generosamente se dispos a enviar-me aquela obra.
Acresce a esta oferta o facto de neste momento estar deslocado da sua residencia em Brasilia , pelo que terei de aguardar o seu regresso. De qualquer modo quando receber a referida publicaçao terei o cuidado de contacta-lo.
Cordiais cumprimentos
J. Salgado

Resposta

Link directo:

... e Correias no RJ do séc XVII?

#97872 | victorferreira | 13 ago 2005 18:11 | Em resposta a: #94867

Caro Frederico,
Como faz uma referência ao Cau Barata, gostaria de lhe perguntar se tem ou teve algum contacto, mesmo que por e-mail, com ele nos últimos tempos.
É que lhe enviei uma mensagem há umas semanas e ainda não respondeu. Reparei também que há uns tempos que ele não intervém no Forum.
CBarata andou a publicar aqui no Forum alguns textos - interessantíssimos - sobre famílias de quinhentos e seiscentos no Rio. Ando à procura de duas pessoas e eventualmente dos seus descendentes, e foi sobre isso que lhe escrevi, uma vez que nada encontrei nos textos que editou nestas páginas. Achei estranho pelo facto de um deles ter sido Ouvidor Geral, mas também reconheço que a pesquisa pode não ter sido totalmente abrangente e/ou não totalmente editada.
Cumprimentos luso-'ardidos' (nesta infernal temporada de seca e fogos ...).
VF

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 13:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen