Meões,de Alfontes (fam.ªAnt.º de Siq.ªPreto)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Meões,de Alfontes (fam.ªAnt.º de Siq.ªPreto)

#66232 | rgc | 31 mai 2004 01:51

Caras/os confrades

Em FIDALGOS DE COTA DE ARMAS ,de Miguel Maria Telles Moniz Côrte-Real , lê-se a pág. 72 : " Meões, de Alfontes, relacionados com o pai do FCA em epígrafe (fol.71)-ANTÓNIO DE SIQUEIRA PRETO, cujo pai é -Afonso Álvares Meão cc Isabel Antónia de Siqueira.
Aparece como pai deste Afonso Álvares Meão, Martinho de Arez cc .................

Gostaria de saber que parentesco existirá entre este Afonso Álvares Meão, pai de António de Siqueira Preto ( julgo que pela mãe N...........) com o Afonso Álvares Meão cc Leonor Álvares, pais de outro de igual nome e capitão cc Maria Grade(Guia 27.11.1679) mencionado no pé da pág.ª 72, da referrida obra.

E se o outro Afonso Álvares Meão cc Maria de Jesus (bisneto do Afonso Álvares Meão cc Leonor Álvares ( pág. ª 72 ) tiveram além de Maria q.n. 18.2.1744, mais filhos, e se entre eles houve uma Isabel. Caso afirmativo,poderá ser Isabel de Jesus, que poderia ter vindo a casar com Domingos Martins Negrão, da Guia, cuja data de cas.º desconheço, é uma suposição, por isso a pergunta.

Desde já os meus agradecimentos pela atenção que o assunto vos merecer.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Meões,de Alfontes (fam.ªAnt.º de Siq.ªPreto)

#66246 | rgc | 31 mai 2004 11:40 | Em resposta a: #66232

Ainda voltando ao assunto, pois ele não se esgota, reparo numa característica desta linha de Meões,muito embora este apelido não chegasse aos nossos dias ( como julgo ) em pessoas descendentes destas linhas familiares, manteve-se em algumas gerações antigas( é natural um apelido passar aos descendentes, obviamente), mas nestes Meões há uma particularidade: não é apenas o apelido referido , mas sim o conjunto de apelidos que individualizam a família, como - ÁLVARES MEÃO - melhor dizendo: usam não só o nome próprio seguido dos apelidos mencionados e assim temos bastantes AFONSOS ( todos eles, ÁLVARES MEÃO ),cuja grafia nos liv.prq. da Guia aparece MYAM, depois Meam e por fim, MIÃO em outros ramos, supostos parentes uns dos outros, de um tronco comum(?): Netos Mião, Lopes Mião, Guerreiros Mião, Gonçalves Mião, por Alcantarilha, Silves, Algoz, Guia,etc.
O que me leva a supor que a continuação do nome próprio e os mesmos apelidos em várias gerações, e não faço especulação, são factos, e bem documentados ( e não só nos paroquiais ), que o uso continuado de tal conjunto onomástico de pais a filhos e netos,se deve à família querer honrar na descendência tal nome e apelidos pertencentes a um antepassado comum que se tivesse distinguido de maneira a ser lembrado pelos filhos, netos e sequentes.Esta suposição poderá ser encarada apenas como hipótese; penitenciando-me desde já que estou a especular; porém especulações deste tipo e muitas hipóteses fazem parte dos estudos genealógicos e cada qual dar-lhe-á a importância subjectiva inerente, ou alguma importância objectiva que possa e deva merecer. Tenho dito.
Uma boa semana para todos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen