familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66803 | 2171932am | 07 jun 2004 13:36

Caros confrades
Procuro os pais de Domingos Leonardo Pereira de Vasconcelos,da "corte de Lisboa",casado com Luzia Teresa Sanchez,de Tavira, (falecida em Giões-Alcoutim em 1734) de quem teve:
Maria Jacinta de Sta Teresa,nascida em Giões,casada em 1751 com Diogo Dorta,em Moncarapacho;
Lourenço Pereira de Vasconcelos,nascido em Giõs,em1723,casado com Isabel da Fonseca,em 1755,em Moncarapacho
António Pereira de Vasconcelos,nascido em Giões,em 1725,sacerdote,coadjutor de Moncarapacho;
Casou 2ªs nupcias em 1735, em Giões, com Maria Mestra Teixeira,de quem teve:
Simão,em 1736
Maria Inácia de Vasconcelos,em 1741,casada em 1772 com António Correia Abrantes.
Desde já agradeço as vossas informações
Cumprimentos
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66814 | lgameiro | 07 jun 2004 15:09 | Em resposta a: #66803

Caro A. Correia

Tenho um José Inácio Melo Pereira de Vasconcelos n. Tavira 1851, f. 1941, cc. Teresa Augusta Travassos Neves.
Não me parece que seja grande informação...

Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66816 | camisao65 | 07 jun 2004 15:16 | Em resposta a: #66803

Caro A Correia,

Tenho um José de Mello Pereira de Vasconcelos, nascido em Vouzela 21.01.1745.
Não deve ser grande ajuda, mas aqui fica.

Cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66868 | ftalmeida | 08 jun 2004 01:23 | Em resposta a: #66814

Caro Luís Gameiro,

Se por acaso esse José Inácio Melo Pereira de Vasconcelos, for filho do coronel João de Vasconcelos e de s.m. D. Carlota de Melo Pereira (eventualmente com mais nomes/apelidos do que os indicados), agradecia-lhe informação, mesmo sucinta, sobre a sua descendência..

Antecipadamente grato.
Cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66898 | lgameiro | 08 jun 2004 09:54 | Em resposta a: #66868

Caro Francisco Tavares de Almeida

Trata-se, com efeito, das pessoas que refere. Infelizmente não disponho da informação que pede, que também a mim me interessaria. São seus ascendentes?

Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66902 | marsousa | 08 jun 2004 11:10 | Em resposta a: #66868

Caro Francisco Tavares de Almeida


Da minha base de dados constam dois filhos do Tenente-coronel João de Vasconcelos e de D. Carlota Joaquina de Melo Pereira da Fonseca:

JOSÉ INÁCIO DE MELO PEREIRA DE VASCONCELOS, General.
Nasceu a 16 de Março de 1851 em Santa Maria, Tavira.
Faleceu a 25 de Novembro de 1941 em Santa Maria, Tavira.

JOÃO CARLOS DE MELO PEREIRA DE VASCONCELOS, Coronel de Infantaria.
Nasceu a 28 de Julho de 1852 em Santa Maria, Tavira.
Faleceu a 6 de Agosto de 1916 em Lisboa.

Quanto à descendência do casamento do General José Inácio de Melo Pereira de Vasconcelos com D. Teresa Augusta Travassos Neves também gostaria muito de saber. Saberá dizer-me onde e quando se realizou o casamento?


Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66903 | marsousa | 08 jun 2004 11:11 | Em resposta a: #66814

Caro Luís Gameiro

Sabe a ascendência de D. Teresa Augusta Travassos Neves?
Pelo nome, e sendo o marido de Tavira, deverá ser dos nossos Travassos.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66919 | lgameiro | 08 jun 2004 13:02 | Em resposta a: #66903

Cara Maria Manuela Pereira

Durante algum tempo supus que a referida senhora era filha de Francisco de Paula Neves de Vasconcelos e Teresa Vitória de Oliveira Travassos, e portanto irmã de João Marçal, Joaquim Alexandre e José Francisco Travassos Neves. Mas Francisco de Paula nasceu em 1796, e o marido de D. Teresa Augusta, José Inácio, em 1851, falecendo em 1941. Será talvez falso que assim seja. Parece-me ser filha de um dos irmãos Travassos Neves - Joaquim Alexandre ou José Francisco, uma vez que de João Marçal é conhecida a descendência.
De resto, algumas destas informações encontrará no tópico "Procura da Família Neves em Portugal", cujas informações tive ocasião de agardecer ao Rui Pereira

Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66943 | ftalmeida | 08 jun 2004 16:52 | Em resposta a: #66902

Cara Maria Manuela Pereira,

O pouco que sei sobre José Inácio Melo Pereira de Vasconcelos, já ficou numa intervenção num tópico sobre a família Bicker
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=51189#lista

Não sou parente da família, apenas se deu a coincidência de D. Carlota de Melo Pereira (nome porque é referida em diversa correspondência particular que esteve na posse de um primo, pelo que, pelo menos na vigência do 2º casamento, ela não usaria nem o Joaquina nem o Fonseca.), viúva do coronel João de Vasconcelos, ter casado em 2ªs núpcias com um meu 4º avô, o general de divisão João Carlos Conrado de Chelmicki, também então (1882) já viúvo.
João de Vasconcelos, é referido como coronel reformado, num artigo sobre o meu referido 4º avô, publicado na Revista Militar pela Dra. Eva-Maria von Kemnitz (Nº 2381/2382 - Junho/Julho de 2000, pág. 538, nota 35) no entanto é possível que a informação fosse colhida de um parente do general e que João de Vasconcelos tenha falecido tenente-coronel, sem chegar a reformar-se como coronel.

Fui amigo de infância de 3 irmãos, João Carlos (div. c/g), José Manuel (cas. 3x c.g. de 2 cas.) e Eduardo (cas. s/g ao que creio), todos Usera de Vasconcelos.
Moravam numa quinta que ocupava um quarteirão em frente da estação de CF de Carcavelos e ao lado da Rua José Inácio Mello Pereira de Vasconcelos.
Pela mãe eram netos do marquês de Usera, morto pelos republicanos na guerra civil espanhola, e o pai era engenheiro e conhecido por José Allen de Vasconcelos (não sei se teria outros apelidos).
O Pai, José Allen de Vasconcelos de quem só conheci um irmão germano, Eduardo (cas. c.g.) era filho de um 2º casamento, pois tinha vários meios irmãos mais velhos, dois dos quais pelo menos, viviam no Algarve e usavam Júdice de Vasconcelos.

Agora é raro voltar a Carcavelos, onde ainda mora um primo direito deles, Vasconcelos Pessanha e só encontro algum deles em funerais mas, quando tiver oportunidade, tentarei saber algum dado mais concreto.
Pessoalmente não me lembro de alguma vez ter ouvido alguma referência a Travassos Neves, mas acho difícil que não sejam descendentes de José Inácio.

Cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66945 | ftalmeida | 08 jun 2004 16:57 | Em resposta a: #66898

Caro Luís Gameiro,

Creio serem ascendentes de uns amigos de infância e a minha pergunta era de mera curiosidade.
P.f. queira ver a resposta a Maria Manuela Pereira.

Cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#66971 | 2171932am | 08 jun 2004 21:15 | Em resposta a: #66943

Caros Srs
Estou em condições de indicar a descendencia do general João de Vasconcelos.Dos seus dois filhos, o José Inácio não teve filhos,e o João Carlos teve um, do seu casamento com Maria Firmina Judice,o João Frederico Judice de Vasconcelos,que casado com Maria Luisa Prostes da Fonseca Pimentel Pinto,teve Maria Firmina,casada com Gonçalo Bandeira Pessanha,Luis e João Judice de Vasconcelos,todos com descendencia,e do 2º casamento com Maria Emilia Allen,teve José,Eduardo e Maria João Allen Vasconcelos.
Gostaria de conhecer a ascendencia de João de Vasconcelos.
Claro que fica em aberto a questão inicial deste tópico - conhecer os pais de Domingos Leonardo Pereira de Vasconcelos.
Cumprimento
A.Correia

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#67145 | marsousa | 10 jun 2004 15:00 | Em resposta a: #66919

Caro Luís Gameiro

D. Teresa Augusta poderá ser de facto descendente de D. Teresa Vitória. Tenho referenciados seis filhos e sei que cinco tiveram descendência. Mas esta não é a única possibilidade. Os Neves ligaram-se várias vezes aos Travassos. D. Maria Francisca, irmã de D.Teresa Vitória, teve, entre outros filhos, o General António Alexandre Travassos de Arnedo que casou com D. Olímpia Adélia Marques Neves.

Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#67146 | marsousa | 10 jun 2004 15:04 | Em resposta a: #66943

Caro Francisco Tavares de Almeida

Muito agradeço as suas informações.

Fui verificar as transcrições que fiz há algum tempo, numa pesquisa realizada na Torre do Tombo, dos assentos de baptismo. Os nome dos pais aparecem em ambos como "João de Vasconcellos" e "Dona Carlota Joaquina de Mello Pereira e Vasconcellos" sendo a patente do pai, à data do nascimento do primeiro, Tenente e aquando do nascimento do segundo, Capitão graduado de Caçadores Quatro em Tavira. Este regimento é meu velho conhecido pois já o vi mencionado inúmeras vezes em registos paroquiais e outros documentos, ao pesquisar a minha família, nomeadamente os Travassos de Tavira, de que fazem parte os Travassos Neves.

Os Travassos Neves descendem do casal Francisco de Paula Neves de Vasconcelos e D. Teresa Vitória Rosa de Oliveira Travassos. D. Teresa Vitória era filha e neta de militares. O avô paterno, que se reformou no posto de Brigadeiro, tinha sido comandante do referido regimento. A mãe e a avó materna de D. Teresa Vitória, eram, respectivamente, D. Maria Teresa de Sousa de Abreu e D. Teresa Joaquina de Sousa. Parece-me altamente provável que D. Teresa Augusta seja da mesma família.

Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#67151 | marsousa | 10 jun 2004 15:40 | Em resposta a: #66971

Caro A. Correia

Nada sei da ascendência de Domingos Leonardo Pereira de Vasconcelos.
Pelo contrário, de João Carlos de Vasconcelos sei alguma coisa:

João Carlos de Vasconcelos, natural de Tomar, era filho do Major José Inácio de Vasconcelos, natural de Grândola e de D. Maria José Cardoso, natural de Vila Real de Trás-os-Montes.

O Major José Inácio de Vasconcelos, que foi Governador de Tavira e também de Castro Marim, casou segunda vez com D. Joana Xavier Pereira de Araújo e Sousa, viúva do Dr. Daniel Pessoa e Cunha.

Como curiosidade acrescento que D. Joana Xavier Pereira de Araújo e Sousa e o Dr. Daniel Pessoa e Cunha foram bisavós de Fernando Pessoa.

Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia Pereira de Vasconcelos-Tavira

#249306 | islacorno | 06 fev 2010 01:06 | Em resposta a: #67145

Cara Maria Manuela Pereira

Gostaria de sua ajuda,

tenho achado muitos nomes dos meus familiares mas agora me focalizo com os pais de minha bisavó, ela se chama
Joana Celestina da Conceição

tendo pais, Pedro Pereira de Vasconcelos
casado com D. Maria Celestina da Conceição

Gostaria de achar a familia de Pedro Pereira de Vasconcelos.

E a unica informação que sei é que minha familia se localiza no interior de pernambuco.

Sinceramente,
Isla Etelvina dos Santos Corno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 14:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen