Certidão de familiar nascido no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Certidão de familiar nascido no Brasil

#6715 | cmaldo | 07 jul 2001 09:07

Pretendo obter a certidão de nascimento da minha bisavó que, segundo a certidão de nascimento do meu avô, nasceu e foi baptizada na freguesia de N. S. das Gaveas, Estado do Rio de Janeiro no Brasil.
Entretanto já consegui a sua certidão de casamento, ficando a saber que tinha 20 anos em Fevereiro de 1904, portanto terá nascido cerca de 1883/1884. Posso ainda acrescentar que todos os eventos que eu conheço(nascimentos, casamentos e óbitos), relacionados com a minha bisavó e os seus ascendentes e descendentes, ocorreram em Portugal, portanto deduzo que tenha sido uma passagem curta pelo Brasil.
Já tentei a Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, mas informaram-me que não têm nenhum registo. Tentei também um escritório de advogados que me foi "amavelmente" recomendado no Consulado do Brasil e pediram-me a módica quantia de 70 contos.
Agradeço qualquer ajuda: com indicação de entidades oficiais a quem me devo dirigir directamente (no Brasil ou em Portugal); ou de serviços profissionais "mais em conta".
Obrigado
Carlos Maldonado

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6720 | ACorreia | 07 jul 2001 11:21 | Em resposta a: #6715

Caro Maldonado
Se conhece os ascendentes da sua bisavó -locais de nascimento (freguesia e concelho), e ano de nascimnto, casamento e óbito (ano, freguesia e concelho), sugiro que recorra à Torre do Tombo ou aos Arquivos Distritais.
Cumprimentos
A. Correia

Resposta

Link directo:

Certidão de familiar nascido no Brasil

#6728 | xichado | 07 jul 2001 16:12 | Em resposta a: #6720

Na site abaixo referida, você poderá obter informações sobre as moradas dos cartórios no Brasil, se encontrar o cartório da freguesia que procura poderá escrever para lá e pedir informações ou requesitar o tal registro que procura

http://www.mj.gov.br/sistemas/cartorio/Selectuf.asp

O email (geral) é: cartorio@mj.gov.br

Esta web-site foi-me recomendada quando andava também a procura de um registro brasileiro, mas não a usei pois consegui o registro através de um microfilme dos registros paroquiais no centro genealogico Mormon.

Boa Sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6747 | fdmcv | 07 jul 2001 18:40 | Em resposta a: #6715

Caro Carlos,

Até 1889 não era obrigatório o registro civil de nascimentos e outros eventos por aqui. Assim, creio que sua busca deve se dirigir aos registros paroquiais.

Quanto à freguesia, devo lhe dizer que aqui na cidade, a única paróquia que se aproxima do nome mencionado é a Igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Gávea, onde morei, posso acrescentar. Porém, além da cidade do Rio de Janeiro, temos o estado do Rio de Janeiro, com aproximadamente 43.000 km quadrados, onde pode existir uma freguesia com o nome de N.S. das Gaveas.

Sou apenas um iniciante em genealogia, mas posso tentar ajudar um pouco mais se for preciso.

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6773 | Liane | 08 jul 2001 03:55 | Em resposta a: #6715

Ela se casou no Brasil? Se positivo, é possível consultar o processo de habilitação para o casamento no Arquivo Nacional. Infelizmente, nada lá está informatizado, mas costumo ir até lá de vez em quando. Os processos de habilitação costumam conter inúmeros documentos. Se puder ajudar, basta avisar. Posso pesquisar para vc, e mandar pelo correio. Meu e-mail é lianeal@homesgopping.com.br. Sou apenas uma amadora, por isso compreendo as dificuldades de se pesquisar em outro país! As certidões que peço pelo Infocid levam mais de 2 meses para chegar! Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6784 | cmaldo | 08 jul 2001 16:06 | Em resposta a: #6773

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos a vossa ajuda.

Tentando ser mais claro, transcrevo a passagem do registo de nascimento do meu avô onde se fala da sua mãe “... Dona Maria Christina de Brito Pinto d’Almeida, de ocupação domestica, natural e baptizada na freguesia de Nossa Senhora das Gaveas, Estado do Rio de Janeiro, Brazil, ...”.
Além disso posso acrescentar o seguinte:
·A minha bisavó casou em Lisboa, na freguesia de São Julião;
·Os seus pais (meus trisavós) são da zona de Coimbra;
·Tem pelo menos uma irmã mais velha, nascida em 1877, em Coimbra;
·O meu avô nasceu em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira.

Quando A. Correia sugere que recorra à Torre do Tombo e/ou Arquivos Distritais está a por a hipótese de a minha bisavó ter sido registada em Portugal?

Entretanto, com as dicas de xichado e Fernando Vieira, vou tentar ver se encontro alguma freguesia com este nome no Estado do Rio de Janeiro.

No que diz respeito aos “processos de habilitação para o casamento” referidos por Liane, há alguém que me possa informar onde devo procurar essa informação (se é que existe), para um casamento que ocorreu em Fevereiro de 1904, na freguesia de São Julião, em Lisboa.

Cumprimentos
Carlos Maldonado

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6814 | JCC | 09 jul 2001 11:17 | Em resposta a: #6784

Eu, se fosse a si, aceitava as gentis ofertas dos nossos dois confrades brasileiros, bem como a sua sugestão sobre a hipótese de nome da freguesia.

Embora não tenha grande experiência no Brasil (tenho até muito pouca) verifiquei que os nomes das freguesias eram, por vezes, adulterados, para algo de parecido. Por outro lado a pesquisa no Brasil é bastante mais complicada que por cá, quanto mais não seja apela dimensão do país.

Quanto à Torre do Tombo, o nosso confrade que a sugeriu não deve ter lido a sua mensagem. Não creio que haja lá (pelo menos nunca vi nada no género nem sei de quem tenha visto) transcrições ou livros de assentos brasileiros.

Finalmente restam os Mormons. Eu ainda não os testei para um assento de Pernambuco que estou à procura, mas pode ser uma pista. Se mora em Lisboa o Centro de Historia da Familia fica na Av. Gago Coutinho

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6849 | cmaldo | 09 jul 2001 21:59 | Em resposta a: #6814

Obrigado pela sua ajuda.

Cumprimentos
Carlos Maldonado

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6862 | carledu | 10 jul 2001 01:16 | Em resposta a: #6784

Só para lembrar que até 1974 a cidade do rio de Janeiro pertencia ao Distrito Federal e depois ao Estado da Guanabara. O então estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói não tinha relação com a cidade do Rio. Então essa freguesia não deve ser a do bairro da Gávea na cidade do Rio, mas não conheço. Talvez você possa entrar em contato com alguma arquidiocese do estado e perguntar.

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#6901 | fdmcv | 10 jul 2001 23:41 | Em resposta a: #6862

Caros Colegas,

O bom do fórum é podermos ver os "tijolos de informação" se acumulando.

De fato, a cidade do Rio de Janeiro e o ESTADO do Rio de Janeiro estavam administrativamente separados até março de 1975.

Minha colocação inicial, porém, foi baseada na hipótese implícita de que havia algo estranho, pois um assento de batismo informar o estado e não a cidade onde ocorreu o evento me parece pouco usual. Assim, igualmente o nome da freguesia poderia estar confuso. São apenas hipóteses. Se existir ou existiu uma N. S. das Gáveas no, atualmente, nosso estado, então a coisa muda de figura. Pessoalmente, creio mesmo que não, mas ...

Saudações,

Fernando de Magalhães Coutinho Vieira
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#7012 | ajctc | 14 jul 2001 01:27 | Em resposta a: #6784

Caro Carlos Maldonado

Se me permite, um palpite:
Talvez alguem tenha cometido um erro de cópia, escrevendo Gáveas em vez de Graças.

Cumprimentos

Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#7052 | cmaldo | 15 jul 2001 11:10 | Em resposta a: #7012

Caro Alberto Tavares

De facto a certidão de nascimento do meu avô refere a freguesia de Nossa Senhora das Gáveas como local de nascimento da sua mãe, mas a certidão de casamento da minha bisavó já refere a freguesia de Nossa Senhora das Graças.

Pelos vistos cometi um erro ao achar que o nome de Nossa Senhora das Gáveas era mais “brasileiro” que Nossa Senhora das Graças. Peço desculpa a todos pelo tempo que os fiz perder à procura de uma coisa que muito provavelmente não existe.

De qualquer das formas nem tudo foi tempo perdido, seguindo a sugestão dos colegas do fórum, enviei mail’s para os Cartórios do Brasil e para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Já obtive uma resposta dos Cartórios, informando que o assunto não era da competência deles mas estão a tentar descobrir a quem me devo dirigir.

Agradeço qualquer informação adicional sobre a freguesia de Nossa Senhora das Graças para reformular os meus pedidos junto dos Cartórios do Brasil e da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Aproveito novamente para agradecer a todos a ajuda que me têm dado.

Cumprimentos
Carlos Maldonado

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#19293 | cmaldo | 04 abr 2002 21:51 | Em resposta a: #6814

Caro João Cordovil Cardoso

Volto a este assunto só para dizer que segui a sua dica, recorri aos Mormons e já tenho a cópia do assento de baptismo da minha bisavó.

Pesquisei no site deles e encontrei a freguesia de N. Sra. da Conceição da Gávea no Rio de Janeiro. Pedi o respectivo filme que chegou no prazo previsto, e depois tive sorte de principiante.

Agradeço mais uma vez a ajuda de todos.

Cumprimentos
Carlos Maldonado

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#19483 | Rui Portugal | 09 abr 2002 15:12 | Em resposta a: #7052

Felicito Carlos Maldonado pela feliz conclusão da sua persistente busca.
Permitam-me aproveitar este tópico para perguntar se existe na cidade do Rio de Janeiro, uma freg.ª denominada do Sacramento.
Agradeço antecipadamente informações.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#19499 | cmaldo | 09 abr 2002 22:08 | Em resposta a: #19483

Caro Rui Portugal

Consultando o site dos Mormons (www.familysearch.org) encontra-se uma Igreja Católica do Santíssimo Sacramento com registos paroquiais entre 1616 e 1961. Deduzo que corresponda a uma freguesia.

Talvez os nossos colegas do Brasil possam dar uma ajuda, confirmando ou corrigindo esta informação.

Se necessitar de ajuda para chegar a esta informação no site dos Mormons diga qualquer coisa.

Cumprimentos
Carlos Maldonado

Resposta

Link directo:

Santíssimo Sacramento / RJ - Sé

#19523 | Ricardo de Oliveira | 10 abr 2002 04:08 | Em resposta a: #19499

Salve amigos

Tenho antepassados nesta Igreja e estou sempre consultando os seus registros. Quais os nomes e o período ?
Talvez eu possa ajudar !

Até +

Ricardo Costa de Oliveira
http://www.arquidiocese.org.br/tombo.htm
N° 17

Resposta

Link directo:

RE: Santíssimo Sacramento / RJ - Sé

#19566 | Rui Portugal | 11 abr 2002 16:49 | Em resposta a: #19523

Caro Ricardo,
Agradeço a sua informação e o seu oferecimento e pedia-lhe o favor de verificar, se lhe não desse grande maçada, de no primeiro semestre de 1822 (Fevereiro?, na referida freguesia, foi baptizado Manuel, filho de José Maria de Guedes de Quinhones de Portugal da Silveira e de D. Maria de Matos Cabral.
Os meus agradecimentos antecipados, colocando-me ao seu dispor.
O meu mail é o seguinte: ruiport@clix.pt
Um abraço do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#19568 | Rui Portugal | 11 abr 2002 17:04 | Em resposta a: #19499

Caro Carlos Maldonado,
Muito agradeço a sua mensagem e as informações que me dá. Não consigo de facto chegar à indicação da paróquia do Sacramento no site dos Mormons. Atrevia-me por isso a pedir a sua ajuda.
Considere-me ao dispor e aceite os meus cumprimentos.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#19662 | cmaldo | 14 abr 2002 13:41 | Em resposta a: #19568

Caro Rui Portugal

Experimente o endereço directo (http://www.familysearch.org/Eng/Library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=localitysearch&columns=*,180,0). No campo "place" escreva "rio de janeiro" e clique no botão de "search". Depois clique em "Brazil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro" e depois em "Brazil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Church records".

Assim, encontrará logo no 1º ecran a igreja do Santíssimo Sacramento.

Caso a explicação não tenha ficado muito clara diga qualquer coisa.

Cumprimentos
Carlos Maldonado

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#19665 | Ricardo de Oliveira | 14 abr 2002 16:37 | Em resposta a: #19662

Colegas

O filme é o 1253726, com o índice dos batismos de 1816-1847. Eu estou com o dito cujo.

Vamos procurar !

Cumprimentos
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Certidão de familiar nascido no Brasil

#19692 | Rui Portugal | 15 abr 2002 11:42 | Em resposta a: #19662

Caro Carlos Maldonado,

Venho agradecer as suas indicações úteis, que alagaram muito a minha capacidade de pesquisa no site dos Mormons. Obrigado e um abraço ao dispor.
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 03:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen