Teles de Menezes, da Madeira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Teles de Menezes, da Madeira

#6746 | LCM | 07 jul 2001 18:36

Família da Ilha Madeira à qual pertenceu o Visconde de Teles de Menezes.
Procuro saber se há descendência de um filho do Morgado e Capitão Mor Freitas Lomelino casado com uma senhora desta família.
Entrou na mesma família (cerca de 1840) uma senhora, Efigénia, filha de um Morgado Moniz Escórcio casado com uma senhora de Lisboa. Procuro a ascendência deste senhor bem como eventual descendência.

Obrigado.
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Teles de Menezes, da Madeira

#6915 | fjardim | 11 jul 2001 14:21 | Em resposta a: #6746

caro lourenço,

não irei acrescentar nada de objectivo relativamente á sua questão, no entanto deixo esta dica.

O 1º visconde do Porto da Cruz, que no forum aparece com o nome incompleto, também era Teles de Meneses, o qual não sei, mas muito provavelmente terá relação familiar com o visconde teles de meneses.
A familia Spínola da Madeira ( correctamnete designada; Spínola de Carvalho e Valdavesso )
também teve ligações com os teles de menezes, que por sua vez não sei se terão qualquer relação de sangue com casos anteriormente referidos.
Relativamente aos Freitas lomelino tenho alguns conhecimentos que de momento, não passam pela ligação destes com o visconde teles de menezes. Mas poderei encontrar esta ligação na geneologia dos Freitas lomelino em titulo: de Freitas da Madalena, que por acaso já passou-me pelas mãos,assim que chegar á Madeira.

espero ter sido minimamente útil,

fjardim

Resposta

Link directo:

RE: Teles de Menezes, da Madeira

#43160 | mavasf | 09 jun 2003 14:48 | Em resposta a: #6746

Sou madeirense e nova neste assunto.
Recentemente descobri as minhas origens (maternas) que me levaram a diogo de castro escudeiro de d.fernando que passou à madeira para cobrar os impostos do rei. o meu ramo é teles meneses e vilhena. se consultar a www.nesos.net, arquivo histórico da madeira, familias da madeira e porto santo - castros.
Sei que existe um ramo da familia no porto.

Resposta

Link directo:

RE: Teles de Menezes, da Madeira

#66481 | Gil Campilho | 02 jun 2004 19:11 | Em resposta a: #43160

Meus caros,

Quanto à família Teles de Meneses, aqui do Porto, e à qual eu pertenço pelo lado materno, é mais propriamente de Lousada.

Infelizmente quanto a este ramo, proveniente da casa do Bairro, e recuando do meu trisavô José Teles de Meneses Pinto e Sousa Meireles, sr da dita casa, vemos que os seus pais já não usavam o Teles de Meneses ,mas sim o Meireles e o Pinto e Sousa, descendentes das casas de Argonça, Porto, Ribeira, todas em Lousada.

Infelizmente ainda não obtive a certidão de nascimento daquele meu antepassado para tentar descobrir de onde lhe veio o nome Teles de Meneses.

O certo é que a família tanbém não usou, pelo menos nos tempos recentes, as armas de Meneses, mas sim de Pinto, Sousa e Ribeiro ou então Meireles.

Como se vê, quanto aos meus Teles de Meneses tenho mais dúvidas que certezas, mas, quem sabe, não haverá qualquer ligação aos T.M. da Madeira?

Com os melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Teles de Menezes, da Madeira

#67279 | jliberato | 11 jun 2004 23:37 | Em resposta a: #6746

Caro Correia de Matos,
Na Câmara Eclesiástica de Lisboa há um sumário matrimonial relativo a José Teles de Menezes, bacharel formado na Faculdade dos Sagrados Cânones, natural da Vila de Santa Cruz, Madeira. Casou com Rita Helena da Penha de França Barros.
1754, Mç. 964.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 16:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen