Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#69215 | jliberato | 09 jul 2004 08:17

Caros Confrades,

Abordo hoje a freguesia de São Miguel de Castelo Branco, de onde provem um ramo da minha genealogia no século XVII e mesmo XVI.
Trata-se dos antepassados de Manuel Gomes Castelão que foi casar a Santiago de Penamacor aos 29-10-1674 com Sebastiana Elvas da Costa.
Os seus ascendentes foram:

1. Manuel Gomes Castelão

2. João Gomes Castelão
3. Cecília Fernandes

4. Pedro Gomes
5. Maria Magro
6. Miguel Fernandes
7. Francisca Nunes

Embora esta gente tenha vivido em São Miguel de Castelo Branco as suas origens seriam de Colmeal, Góis e de Rosmaninhal.
Nunca encontrei o baptismo de Manuel Gomes Castelão. Encontrei todavia os baptismos de dois irmãos: João aos 01-05-1664 e Pedro aos 20-01-1656.
A propósito desta família ver também o tópico "Família Castelão".
Alguém conhece estes nomes?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#69267 | camac41 | 09 jul 2004 22:49 | Em resposta a: #69215

Caro J Liberato

Não sei se estes dados o podem ajudar.
No maço 1884 da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco está o processo de Manuel Magro (Prima tonsura e Graus Menores em 1777) cuja ascendência é a seguinte:

1- Manuel Magro (de Malpica)

2 - Anselmo Magro (de Malpica)
3 - Maria Pires (de Malpica)

4 - António Magro (Malpica)
5 - Beatriz Fernandes Castelão (Castelo Branco)

6 - Alferes Bento Pires da Gama (de Malpica)
7 - Maria Dias Afonso (de Malpica)

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#69286 | Mavasc | 10 jul 2004 01:07 | Em resposta a: #69215

Caro JLiberato

Aproveito o tópico para pergumtar se recebeu os papeis que lhe mandei.

melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#69359 | jliberato | 11 jul 2004 17:01 | Em resposta a: #69286

Cara Maria Benedita,
Chegaram ontem às minhas mãos aqui em Bruxelas. Muito obrigado.
Vou analisá-los e responder no tópico "Ferreira de Aves".
Cumprimentos amigos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#69407 | jliberato | 12 jul 2004 13:00 | Em resposta a: #69267

Caro Carlos Leal Machado,
Muito obrigado pela sua contribuição.
Mas não consigo relacionar a mencionada Beatriz Fernandes Castelão com os meus. Deve contudo haver relação, até porque se cruza com Magros, como os meus.
Questão a seguir com cuidado!
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82686 | silvestre | 25 jan 2005 12:42 | Em resposta a: #69215

Caro J. Liberato
A referencia a este tópico que deixou em "Pelicano da Beira Baixa" despertou-me curiosidade. Verifico que nos seus dados constam alguns Fernandes. Tenho um antepassado de S. Miguel, Castelo Branco, chamado Hipólito Fernandes, (mais tarde Videira) que casou na Marmeleira, Guarda com uma filha de Brízida Fernandes. Hipólito era filho de Manuel Fernandes e de Isabel Lopes,todos de S. Miguel. o filho de ambos nasceu em Alfaiates, Sabugal, 1764. http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=183327
Com os melhores cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82710 | jpereira | 25 jan 2005 16:21 | Em resposta a: #69215

Caro J Liberato,

Obrigado por me chamar a atenção para este tópico.

De Castelão tenho poucos registos. A Beatriz Fernandes Castelão que o meu primo Carlos Machado lhe passou é a única que consta na minha árvore, como colateral dos meus ramos de Rapado e de Ruivo. Por outro lado como testemunhas e padrinhos de diversos actos tenho muitas referências a uns poucos Castelão que talvez ajudem a situar os que lhe interessam.

Aqui vão nomes, locais e datas limite das referências como padrinhos e ttts e número de referências que tenho:
- Frei António Gomes Castelão, Sta. Maria do Castelo, 1723-1737 (3)
- Padre Manuel Gomes Castelão, Sta. Maria do Castelo, 1736-1754 (37)
- Silvestre Martins Castelão, S. Miguel da Sé, 1745-1754 (2)
- Francisco José Castelão, Sta. Maria do Castelo, 1788 (1)
- Dr. José dos Reis Teixeira Castelão, S. Miguel da Sé, 1779-1795 (2)
- António Rodrigues Castelão, Tinalhas, 1724 (1)
- Frei Manuel dos Reis Teixeira Castelão (e irmã D. Joana Maria), Sta. Maria do Castelo, 1768 (1)

Por enquanto tenho poucas pesquisas anteriores ao século XVIII o que pode justificar que aqui não surjam datas anteriores a 1723. Se se proporcionar actualizo estas referências mais tarde.

Com os melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82749 | jliberato | 25 jan 2005 23:33 | Em resposta a: #82686

Cara Vera,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Acontece que há apesar de tudo ainda uma diferença considerável entre os seus Fernandes e os meus: quase um século.
E não investigou mais para trás?
Não tem os nomes dos pais do Hipólito Fernandes. Não tem o assento do casamento dele? Pode ser muito interessante.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82751 | jliberato | 25 jan 2005 23:39 | Em resposta a: #82710

Caro João Pereira,
Muito obrigado pela sua mensagem e pelos elementos que me enviou.
Interessam-me sobretudo dados mais recuados no tempo. O meu Manuel Gomes Castelão foi casar a Penamacor em 1674 e os descendentes não voltaram a Castelo Branco.
Mas tudo o que tiver me interessa ver. Tenho também um tópico sobre a "Família Castelão".
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82774 | silvestre | 26 jan 2005 11:17 | Em resposta a: #82749

Caro JLiberato
Agradeço a resposta. Confesso que menosprezei este ramo mas vou redimir-me, pedindo os registos. Hipólito era filho de Manuel Fernandes e Isabel Lopes. Penso que inventou o apelido Videira. No registo do filho S.Miguel aparece como pertencendo a C. Branco enquanto no do neto aparece como sendo da Guarda. Os padrinhos do filho foram o padre Domingos ... e a irmã deste,Tomásia.
Comos melhores cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82819 | Santiago | 26 jan 2005 19:23 | Em resposta a: #69215

Caro Jliberato

Tenho uma vaga ideia de ver um Miguel Fernandes nos arquivos da TT do Louriçal do Campo.

Cumprimentos
Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82845 | jpereira | 27 jan 2005 11:35 | Em resposta a: #69215

Caros confrades,

Esperando não ir contra os intentos de JLiberato ao criar o tópico e dado o título do mesmo, coloco aqui o "estado da arte" da investigação dos meus costados da freguesia de São Miguel, na expectativa de poder encontrar parentes.

1 – José Rodrigues Garrido c.c. (27 Dez 1714, S. Miguel) Maria da Conceição Siborro
Ele natural de Castelo Branco, filho de Francisco Gonçalves Matabichos (natural de Herrera de Alcántara, Cáceres, Extremadura, Espanha) e de Maria Rodrigues Garrido (natural de C. Branco)
Ela natural de Castelo Branco, filha de João Rodrigues Rosmaninheiro (natural de C. Branco) e de Isabel Rodrigues Siborro (natural de C. Branco).

2 – Manuel Marques c.c. (01 Abr 1731, S. Miguel) Maria Nunes Formiga
Ele natural de Escalos de Cima, C.B., filho de Manuel Luis (natural de Escalos de Cima) e de Filipa Marques (natural de Escalos de Cima)
Ela natural de Castelo Branco, filha de Manuel Fernandes Formiga e de Maria Sanches (ambos de Castelo Branco?).

3 – Domingos Fernandes da Silva c.c. (31 Mai 1762, S. Miguel) Isabel Maria Rodrigues
Ele natural de Sarzedas, Castelo Branco, filho de José Fernandes (natural de Castelo Branco) e de Isabel Rodrigues (natural de Castelo Branco)
Ela natural do Monte da Represa, Sta. Maria, Castelo Branco, filha de João Rodrigues (natural do Monte Novo, Santa Maria, Castelo Branco) e de Maria Rodrigues (natural do Monte da Represa, Sta. Maria).

4 – Simão Álvares c.c. (14 Fev 1708, S. Miguel) Isabel Gomes
Ele natural de Quintas de São Bartolomeu, Sabugal, Guarda, filho de Simão Álvares (natural de Quintas de São Bartolomeu) e de Domingas André (natural de Quintas de São Bartolomeu)
Ela natural de Castelo Branco, filha de António Diniz (natural de Esculca, Coja, Arganil, Coimbra) e de Maria Fernandes (natural de Castelo Branco).

5 – Manuel Rodrigues de Sequeira c.c. Maria da Fonseca
Ele natural de Castelo Branco, flho de Francisco Rodrigues (natural de Castelo Branco) e de Francisca de Sequeira (natural de Castelo Branco)
Ela natural do Casal dos Vilares, Sarzedas, Castelo Branco, filha de Manuel da Fonseca (dos Vilares) e de Maria Jorge (do Monte da Lomba Chã, Sarzedas, Castelo Branco)
Nota: baptisaram um filho Manuel em S. Miguel a 17 Set 1716.

6 – Manuel Gonçalves c.c. Maria da Conceição Canelas
Ele natural de Castelo Branco, filho de André Gonçalves (natural de Valbom, Pinhel, Guarda) e de Catarina Pires (natural de Castelo Branco)
Ela natural de Castelo Branco, filha de Manuel da Silva (natural de Silvares, Fundão ou de Mangualde, Viseu) e de Ana Gonçalves Canelas (natural de Castelo Branco)
Nota: baptisaram pelo menos 9 filhos, entre 1710 e 1727, todos em S. Miguel.

7 – Simão Fernandes Serra c.c. (08 Nov 1708, S. Miguel) Maria da Conceição Pelicano
Ele natural de Castelo Branco, filho de Manuel Fernandes Serra (natural de Castelo Branco) e de Catarina Rodrigues (natural de Castelo Branco)
Ela natural de Castelo Branco, filha de Pedro Martins Ouvis (natural de Castelo Branco) e de Maria Fernandes Pelicano (natural de Castelo Branco?)


Com os melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82908 | jliberato | 28 jan 2005 00:19 | Em resposta a: #82774

Cara Vera,
Fico a aguardar com muito interesse o desenvolvimento dessa investigação. E peço-lhe que ponha aqui os resultados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82949 | jliberato | 28 jan 2005 13:00 | Em resposta a: #82819

Caro Marco Santiago,
Muito obrigado pela sua mensagem.
O meu Miguel Fernandes deverá ter nascido por volta de 1600. O que viu seria da mesma época?
De todo o modo é um nome que facilmente poderá existir em vários pontos do País. Mas se o encontrar não deixe de mo dizer, pois nunca se sabe...
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82968 | Santiago | 28 jan 2005 19:29 | Em resposta a: #82949

Caro JLiberato

Não é o mesmo de certeza, este Miguel Fernandes que me recordo deve ter nascido por volta de 1730. Em todo o caso quando voltar a TT tomarei a atenção devida ao assunto. O nome Miguel, pelo registos paroquiais que vi é bastante raro, apesar do seu apelido não ser, talvez...

Cumprimentos
Marco Santiago

P.S. Espero que esteja a apreciar o retorno ao pais

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#82993 | jliberato | 29 jan 2005 10:52 | Em resposta a: #82845

Caro João Pereira,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Evidentemente que não vai contra os meus intentos na criação deste tópico. Vai a favor.
A minha ideia em relação aos tópicos que tenho lançado, em geral relativos a uma paróquia, é a de oferecer o que tenho e depois apelar a contribuições. Mas é também maneira de suscitar intercâmbios entre terceiros. A mensagem que enviou dará pano para mangas para os que se interessam por Castelo Branco. E são muitos.
Infelizmente, e no que me diz respeito, não tenho os nomes que refere.
Tenho, do lado da minha mulher, um João Fernandes Garrido, nascido em 1655 na Fatela, Fundão, filho de João Fernandes Rato e Filipa Nunes. Mas não se percebe de onde veio o Garrido.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#83052 | jliberato | 30 jan 2005 13:33 | Em resposta a: #82968

Caro Marco Santiago,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Estou com efeito por uns dias em Lisboa, por razões de saúde. Não excessivamente graves...
Tem razão. O nome de Miguel não é tão vulgar assim. Mas em São Miguel não direi tanto.
Tudo quanto me quiser dizer é certamente benvindo e insere-se no intercâmbio que este Forum representa e para o qual procuro também contribuir.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#83629 | Santiago | 06 fev 2005 15:36 | Em resposta a: #69215

Caros Confrades

Estou a procurar uns registos que não estou a conseguir encontrar, pensei que pudessem ajudar. São:

*Manuel Fernandes Barbeiro(nasceu a 11/2/1711 no Louriçal do Campo e casou com Isabel Francisca a 18/9/1732), filho de António Fernandes Barbeiro e de Teresa Domingues, ambos do Louriçal. Procurava saber quando nasceram e quando casaram os pais de Manuel Fernandes Barbeiro.

*Bento Martins(nasceu a 26/4/1702 no Louriçal do Campo) casou com Isabel Gonçalves Castelhana(nasceu a 7/12/1692) só que eu não encontrei o registo desse casamento.

*Bento Martins(1)(nasceu a 2/3/1656 no Louriçal do Campo e é filho de Bento Martins) e casou com Faustina Martins/Maria Faustina(natural do Louriçal do Campo). Procurava saber a data de casamento de ambos assim como a data de nascimento de Faustina Martins/Maria Faustina. Sei que o seu irmão Manmuel nasceu a 6/12/1670.


*Bento Martins(1), filho de Simão Marques e de (Albeiria?) Martins. Procurava dados do casamento e do nascimento dos Pais de Bento Martins(1)

*Maria Faustina/Faustina Martins, filha de Manuel Duarte e de Joana Martins.Procurava dados do casamento e do nascimento dos Pais de Maria Faustina/Faustina Martins

Desde já grato pela atenção
Cumprimentos

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#84937 | silvestre | 22 fev 2005 13:26 | Em resposta a: #82908

Caro J Liberato
Como prometi, aqui está a continuação da ascendência de Hipólito, nascido a 25.9.1737, em S. Miguel de Acha:
filho do segundo casamento de Manuel Fernandes Roque,de S. Miguel, e do primeiro de Isabel Lopes.
neto paterno de Lourenço Fernandes Salgueiro e Maria Fernanda Roque
neto materno de Domingos Gonçalves Nanojo (ou Narojo??!!) e de Catarina Lopes, todos de S. Miguel
Foram padrinhos Miguel Lopes e Catarina dos Santos; testemunhas, Domingos Neves e Manuel Domingos Magno.

Com os melhores cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#85003 | jliberato | 22 fev 2005 21:23 | Em resposta a: #84937

Cara Vera,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Para prosseguir a sua viagem para o passado terá agora de procurar o casamento entre Manuel Fernandes Roque e Isabel Lopes. Em princípio também em São Miguel. A não ser que Isabel Lopes fosse de outro local.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#100131 | jliberato | 11 set 2005 12:21 | Em resposta a: #84937

Cara Vera,
Julgo que se interessa também pela zona de Oliveira do Hospital.
Agradecia que desse uma vista de olhos e me desse algum comentário aos tópicos:

"Fernandes- Ervedal e Seixo da Beira"
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=100040 e
"Família Cardoso de Ervedal, Oliveira do Hospital"
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=90469
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#100161 | silvestre | 11 set 2005 21:42 | Em resposta a: #100131

Caro J Liberato
Enviei resposta para o outro tópico de Ervedal mas esqueci a hiperligação http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=145882
Relativamente a S. Miguel d'Acha, pergunto se já alguma vez deparou com o apelido "Nanojo"
cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#100186 | Lourval | 12 set 2005 02:15 | Em resposta a: #69215

Liberato,
Conheço uma família Castelão aqui no Brasil.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#100306 | Lourval | 13 set 2005 04:08 | Em resposta a: #69267

Caro Carlos Leal Machado.
Estou procurando informações de Rosa Folgado, filha de Julio Franco e Isabel Folgado. Rosa Folgado casou-se com João dos Santos Silva, sendo que João dos Santos Silva nasceu em 14/06/1862 em Alcains, Castelo Branco. Tem alguma informação? Agradeço antecipadamente.
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#100366 | jliberato | 13 set 2005 19:22 | Em resposta a: #100186

Caro Lourval,
Sabe algo sobre as origens desses Castelões?
Entretanto tenho um tópico só sobre Castelões:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=46457
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#100504 | jliberato | 14 set 2005 22:26 | Em resposta a: #100161

Cara Vera,
Muito obrigado pela sua mensagem mas nunca estudei a freguesia de São Miguel de Acha, pelo que, infelizmente, não a posso ajudar quanto a essa freguesia.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#148788 | gmg | 17 mar 2007 00:37 | Em resposta a: #69215

Procuro elementos sobre:

I- BRAZ GOMES, nat. da freg.ª de S. Miguel, concelho de Castelo Branco, f.º de Manuel Gomes e de Maria Nunes, casou na dita freg.ª no dia 8 de Julho de 1711 com MARIA GOMES MOUTOZO, nat. da freg.ª de S. Miguel, f.ª de Francisco Gomes Moutozo e de Joana Pires.
Tiveram, pelo menos:
II- BRITES GOMES, que segue:


II- BRITES GOMES, que no dia 17 de Junho de 1739 em Alcains, c.c. JOSÉ RIBEIRO, nat. de Alcains, f.º de José Ribeiro e de Josefa Martins, ambos nat. de Alcains.
Tiveram, pelo menos:
III- CATARINA GOMES MOUTOZO**, que c.c. ANTÓNIO RODRIGUES BIXO (n.º IV, § 1 – Título de MALHEIROS), f.º de Pedro Rodrigues e de Isabel Gomes Bixo; c.g. no § 1 do Título de MALHEIROS.


** ou Catarina Gomes Ribeiro.



Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#148789 | gmg | 17 mar 2007 00:37 | Em resposta a: #69267

Procuro elementos sobre:

I- BRAZ GOMES, nat. da freg.ª de S. Miguel, concelho de Castelo Branco, f.º de Manuel Gomes e de Maria Nunes, casou na dita freg.ª no dia 8 de Julho de 1711 com MARIA GOMES MOUTOZO, nat. da freg.ª de S. Miguel, f.ª de Francisco Gomes Moutozo e de Joana Pires.
Tiveram, pelo menos:
II- BRITES GOMES, que segue:


II- BRITES GOMES, que no dia 17 de Junho de 1739 em Alcains, c.c. JOSÉ RIBEIRO, nat. de Alcains, f.º de José Ribeiro e de Josefa Martins, ambos nat. de Alcains.
Tiveram, pelo menos:
III- CATARINA GOMES MOUTOZO**, que c.c. ANTÓNIO RODRIGUES BIXO (n.º IV, § 1 – Título de MALHEIROS), f.º de Pedro Rodrigues e de Isabel Gomes Bixo; c.g. no § 1 do Título de MALHEIROS.


** ou Catarina Gomes Ribeiro.



Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo Branco

#148790 | gmg | 17 mar 2007 00:39 | Em resposta a: #82845

Caro João Pereira,

Procuro elementos sobre:

I- BRAZ GOMES, nat. da freg.ª de S. Miguel, concelho de Castelo Branco, f.º de Manuel Gomes e de Maria Nunes, casou na dita freg.ª no dia 8 de Julho de 1711 com MARIA GOMES MOUTOZO, nat. da freg.ª de S. Miguel, f.ª de Francisco Gomes Moutozo e de Joana Pires.
Tiveram, pelo menos:
II- BRITES GOMES, que segue:


II- BRITES GOMES, que no dia 17 de Junho de 1739 em Alcains, c.c. JOSÉ RIBEIRO, nat. de Alcains, f.º de José Ribeiro e de Josefa Martins, ambos nat. de Alcains.
Tiveram, pelo menos:
III- CATARINA GOMES MOUTOZO**, que c.c. ANTÓNIO RODRIGUES BIXO (n.º IV, § 1 – Título de MALHEIROS), f.º de Pedro Rodrigues e de Isabel Gomes Bixo; c.g. no § 1 do Título de MALHEIROS.


** ou Catarina Gomes Ribeiro.



Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#148808 | camac 41 | 17 mar 2007 10:44 | Em resposta a: #148789

Cara Catarina Gomes Ribeiro

Os únicos dados que disponho sobre os Moutozos são os dados do processo da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, (maço 1944) em que em 1658 Domingos Fernandes Moutozo requere a ordem de Missa. É filho de Francisco Fernandes e de Maria Rodrigues; neto paterno Domingos Fernandes e de Ana Moutoza; neto materno de Manuel Dias e de Incensa Rodrigues,todos naturais de Castelo Branco. Estão possivelmente relacionados com os Moutozos quie procura

Cordialmente

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#148809 | gmg | 17 mar 2007 10:52 | Em resposta a: #148808

Caro Carlos Leal Machado


Catarina Gomes Ribeiro não é o meu nome!!! É o nome da minha antepassada, que também se chamava Catarina Gomes Moutozo!


Muito provavelmente os dados que refere poderão ter algo a ver com os meus Moutozo.

saberá dar-me alguma indicação? Conhece alguém que tenha estudado esta Família ou que possa ter elementos que liguem os meus Moutozo?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#148899 | camac 41 | 17 mar 2007 22:31 | Em resposta a: #148809

Caro Luis

Peço desculpa pelo lapso.

Não tenho mais nenhum dado além dos que forneci nem tenho conhecimento de alguém que tenha etudado a família Moutozo

Com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#148901 | gmg | 17 mar 2007 23:00 | Em resposta a: #148899

Muito obrigado pela sua resposta.

Se entretanto deparar, nas suas investigações com algum dos meus antepassados, queira fazer o favor de me indicar esses dados. Ou se por acaso vier a saber de alguém que tem informações sobre esta família, avise-me.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#149182 | jpereira | 19 mar 2007 17:34 | Em resposta a: #148790

Caro Luís,

Os únicos Moutoso que tenho na minha BD são Sebastiana Vieira Moutoso, segunda mulher de Francisco Gil, com quem casou em São Miguel da Sé a 26 de Janeiro de 1707; e a mãe de Sebastiana, Francisca Moutoso mulher de Domingos Vieira, estes ambos falecidos antes da data do casamento referido.
Dos que menciona não tenho notícia, provavelmente apenas porque não se cruzaram com outros que me interessam directamente, já que me lembro de deparar com alguma frequência com mais Moutoso nos RPs que tenho consultado.

Tenho também um João Gomes Bicho, casado com Maria Lopes Pernitorto que tiveram uma Isabel Gomes (Bicho), mas não sei com quem esta casou, apenas que em 1734 foi madrinha, na freguesia de Santa Maria, de uma sobrinha Maria, filho de Maria Gomes e de José Rodrigues (este filho de Gaspar Rodrigues e Isabel Sanches, meus antepassados).

Melhores cumprimentos,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#149189 | gmg | 19 mar 2007 17:54 | Em resposta a: #149182

Caríssimo Parente João Pereira,

A ISABEL GOMES BIXO, era f.ª de João Gomes Bixo e de Maria Lopes Pernitorto e casou com PEDRO RODRIGUES, f.º de Gaspar Rodrigues e de Isabel Sanches!

O Casal GASPAR RODRIGUES [MALHEIRO] - ISABEL SANCHES são meus antepassados directos!

Tem mais elementos sobre este último casal?

A referida Isabel Gomes Bixo era Tia da neófita, pois o Pedro Rodrigues era irmão do seu José Rodrigues!

O mundo é mesmo pequenino....

Sinceros cumprimentos e aguardo notícias suas.

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#149199 | jpereira | 19 mar 2007 18:35 | Em resposta a: #149189

Caro primo Luís,

Realmente interessante esta contínua descoberta de primos "albicastro-descendentes" interessados na sua (nossa) genealogia! Este ramo parece ser particularmente fértil!

O casal em causa são meus oitavos avós: Gaspar Rodrigues cc Isabel Sanches -> Manuel Rodrigues cc Maria Freire -> Cecília Freire cIIc Pedro Fernandes Serra -> Joana Maria Cecília cc Manuel da Silva Cabarrão -> João da Silva Cabarrão cc Francisca Rita Antunes -> Clara Maria Cabarrão cc Fernando Nunes Branco -> João Nunes Branco Pardal cc Joaquina do Rosário -> Clara de Jesus Nunes cc António de Figueiredo -> Albérico Alexandre Nunes de Figueiredo cc Maria da Nazaré Pedrosa Ventura -> Maria da Luz Ventura de Figueiredo cc José Manuel da Silva Pereira -> João Manuel de Figueiredo Pereira (eu).

O que eu sei deles é que Gaspar Rodrigues seria natural de Freixo (Braga), ou de Caminha, ou de Seixas, conforme os registos, filho de Gaspar Malheiro e de Domingas Gonçalves, e casou com Isabel Sanches no dia 20 de Novembro de 1689 na freguesia de Santa Maria do Castelo. Isabel era natural de Castelo Branco, filha de Manuel Sanches e de Brites Fernandes Raposo.
Sei que tiveram pelo menos 4 filhos, sendo um o meu antepassado (Manuel Rodrigues), outro o tal José Rodrigues, casado com Maria Gomes, um terceiro o Pedro (que eu conhecia do crisma, a 20 de Junho de 1723) e uma Maria, madrinha de um sobrinho José (filho do meu Manuel).

Se quiser contactar-me directamente pode enviar-me uma mensagem para jpereira arroba ipimar ponto pt. Gostaria de conhecer o seu ramo, e em troca, obviamente, dou-lhe o que sei do meu.

Um abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#149241 | Lourval | 20 mar 2007 00:01 | Em resposta a: #82993

Caro Liberato,

A mensagem a qual comento agora foi há muito tempo lançada. Porém observo que há uma família Garrido em Vilar Barroco nas mesmas datas mencionadas.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

A "nossa" Família

#149272 | gmg | 20 mar 2007 11:55 | Em resposta a: #149199

Caro primo João,

Certamente entrarei em contacto consigo! Deu-me novas pistas sobre o casal Gaspar Rodrigues [Malheiro] - Isabel Sanches. Na minha linha directa, o Gaspar é referido como sendo natural de Seixas, Caminha. Vou enviar-lhe o que tenho sobre a nossa ascendência Malheiro! Mas.... não consegui localizar o casamento do Gaspar Malheiro - Domingas Gonçalves. Procurei em Seixas e em Caminha e..... nada. Daí que possam muito bem ter casado no Freixo, em Braga.

Pedia-lhe o favor de me enviar a descendência a partir deste casal, com os apontamentos em que Registos encontrou essa naturalidade, como se fosse em nota de rodapé.

Como procurei em Caminha e em Seixas o casamento do Gaspar Malheiro - Domingas Gonçalves e não encontrei, encontrei no entanto o registo de Casamento de um f.º de ambos. Já tentou pedir esse mesmo casamento para o A.D.Braga?

Assim que tiver disponibilidade, envio-lhe o que tenho.

Também não sabia que a Maria Lopes, se chamava Maria Lopes Pernitorto (certamente alcunha por algum antepassado dela ter uma "perna torta"??


E outra novidade, prende-se com o apelido Raposo, que surge na Brites Fernandes pois eu apenas a tenho apontada como Brites Fernandes.

Tem dados sobre este casal Manuel Sanches - Brites Fernandes Raposo? A sua Ascendência?

Com os sinceros cumprimentos, despeço-me

Luís GMG

Resposta

Link directo:

A "nossa" Família - parte II

#149313 | gmg | 20 mar 2007 17:00 | Em resposta a: #149199

Caro João,

Se tiver dados sobre a Ascendência do casal GASPAR MALHEIRO - DOMINGAS GONÇALVES, pode enviar-me se fizer o favor? Agradecia.

Quando se referia a Freixo, referia-se à freguesia de Freixo (Ponte de Lima)? Então o (suposto?) registo de casamento do casal anterior estará no A.D.Viana do Castelo.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: A "nossa" Família - parte II

#149416 | jpereira | 21 mar 2007 09:58 | Em resposta a: #149313

Caro primo Luís,

Respondi-lhe ontem para o seu endereço de mail.

Um abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: A "nossa" Família - parte II

#149666 | gmg | 22 mar 2007 14:11 | Em resposta a: #149416

Caríssimo João,

Muito obrigado pela mensagem que me deixou com a descendência desse casal. Como é óbvio, pelo menos da minha parte assim procedo, não irei publicar nada sem o consentimento da pessoa que me facultou dados.

O que é certo é que estou mais interessado na Ascendência do casal em causa do que na sua descendência, sou-lhe franco.

Seria mesmo coveiro?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: A "nossa" Família - parte II

#149677 | jpereira | 22 mar 2007 14:53 | Em resposta a: #149666

Caro primo Luís,

Muito bem, pensava que tinha pedido esses dados. Eu geralmente tenho interesse na minha ascendência directa e na descendência dessa minha ascendência - o que equivale a dizer que sou um pouco megalómano, suponho!

Quanto à ocupação de Gaspar Rodrigues ser coveiro ou não, não faço idéia. Ainda que seja essa a sua alcunha, o que de momento não tenho confirmado, as alcunhas podem ser relacionadas com uma miríade de razões e tanto podem ter a sua génese no próprio, como em outros com ele relacionados, de forma que tudo o que se diga sem mais documentação é adivinhação pura. Porém adivinhar tem os seus encantos e eu ocasionalmente deleito-me com esse exercício, sempre em preparação para pesquisas documentais, é claro.

Um grande abraço,
João Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#151439 | jliberato | 05 abr 2007 17:40 | Em resposta a: #148790

Caro gmg,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Os meus antepassados de são Miguel de Castelo Branco saíram da cidade em 1674, pelo que para se estabelecer uma ligação teria de recuar pelo menos uma geração.
Há a coincidência dos Gomes que é interessante.
Cumpriemntos
Jliberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#151453 | gmg | 05 abr 2007 19:17 | Em resposta a: #151439

E que me diz relativamente aos Gomes?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#151476 | Lourval | 05 abr 2007 20:53 | Em resposta a: #83629

Caro Santiago,

Você conhece os pais de Isabel Gonçalves Castelhano? É que conheço uma família Gonçalves Castelhano, formada a partir do casamento de João Banhas (ou Banhos) com Maria Gonçalves em 1669 em Alcains.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#151786 | jliberato | 09 abr 2007 09:35 | Em resposta a: #149241

Caro Lourval,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Nada permite supôr que haja ligação. Mas nunca se sabe...
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Milheiro

#151804 | Txispa | 09 abr 2007 14:00 | Em resposta a: #69215

Caro cofrades,

Procuro dados de pessoas com o apelido Milheiro. Este apelido tem muito uso no actual distrito de Castelo Branco. Sendo os dados mais antigos que tenho procedentes do concelho da Sertã, séc. XVI.

Agradecería informações genealógicas sobre pessoas com o apelido no distrito de Castelo Branco.

Cumprimentos

Celso (Pontevedra-Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#152814 | jliberato | 18 abr 2007 10:29 | Em resposta a: #151453

Caro Luís GMG,
Os Gomes que menciona poderão ter sido descendentes dos meus.
Só quando o meu amigo recuar mais duas ou três gerações é que se poderá verificar.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#152853 | gmg | 18 abr 2007 16:44 | Em resposta a: #152814

A que amigo se refere?

A mim ou a um amigo seu?

Para já é tudo o que tenho! Gomes Moutozo e Gomes Bixo! Os Moutozo dizem-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#152934 | jliberato | 19 abr 2007 09:17 | Em resposta a: #152853

Está a referir-me a si.
Moutozo não me diz nada. Bicho sim.
Tenho Bichos em Góis, já tratados neste Forum.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#152944 | gmg | 19 abr 2007 12:06 | Em resposta a: #152934

Esses Bichos/ Bixos tratados neste Fórum remetem para que tópico?

Têm alguma ligação com os de Castelo Branco?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de S. Miguel, Castelo Branco

#153095 | pgarr | 20 abr 2007 13:41 | Em resposta a: #82993

Caro Liberato,
Em primeiro as desculpas pelo enorme atraso desta resposta.
Em segundo lugar, Julgo que o apelido Garrido poderá ter vindo pelo lado de Filipa Nunes, pois a família mais antiga que encontro em Castelo Branco (S. Miguel), é uma Isabel Fernandes Garrido casada com Pedro Nunes, com filhos a partir de 1630/40.
A descendência deste casal terá ficado por Castelo Branco, com excepção de uma filha, Francisca Nunes que casou com João Coelho e que depois de 1673 foi para o Fundão.
Por sua vez, 4 filhos deste casal trocaram o Fundão por Penamacor, onde vieram a ter muita descendência, tendo-se cruzado, entre outros, com Robalos e Cordeiros.
Junto as primeiro 4 gerações da descendência deste casal, esperando que isso possa ter algum interesse para si ou outros que se interessem pelos Garridos desta região.
É uma pena que o livro 1º dos casamentos da paróquia de S. Miguel tenha desaparecido, pois talvez fosse possível recuar ainda mais uma ou duas gerações.

I. Izabel Fernandes Garrido nasceu circa 1615, S. Miguel, Castelo Branco. Faleceu em antes 1666.
Casou com Pedro Nunes.
II.1. Francisca Nunes nasceu circa 1640, S. Miguel, Castelo Branco. Faleceu em 20 Jan 1715, em Santiago, Penamacor.
Casou com Joam Coelho.
III.1. Pedro Nunes recebeu o baptismo em 1 Set 1662, em S. Miguel, Castelo Branco.
Casou 1º com Maria Lopes.
Casou 2ª vez com Madalena Gonsalves Proença em 18 Ago 1700, em Santiago, Penamacor.
IV.1. Manoel Nunes recebeu o baptismo em 20 Mar 1699, em Santiago, Penamacor.
IV.2. Francisco Nunes recebeu o baptismo em 2 Jun 1701, em Santiago, Penamacor.
IV.3. Josepha recebeu o baptismo em 1 Set 1707, em Santiago, Penamacor.
IV.4. João Nunes recebeu o baptismo em 14 Nov 1710, em Santiago, Penamacor.
III.2. Maria Nunes recebeu o baptismo em 22 Mar 1665, em S. Miguel, Castelo Branco.
III.3. João Coelho recebeu o baptismo em 8 Mai 1667, em S. Miguel, Castelo Branco. Faleceu em antes 1668.
III.4. João Coelho recebeu o baptismo em 29 Out 1668, em S. Miguel, Castelo Branco.
Casou com Maria Nunes em 19 Fev 1691, em S. Martinho, Fundão.
Casou com Domingas Roiz em 29 Nov 1697, em S. Martinho, Fundão.
IV.1. Manoel recebeu o baptismo em 11 Mai 1690, em S. Martinho, Fundão.
IV.2. Joanna recebeu o baptismo em 8 Jun 1693, em S. Martinho, Fundão.
IV.3. João recebeu o baptismo em 9 Jun 1696, em S. Martinho, Fundão.
IV.4. Maria recebeu o baptismo em 8 Out 1698, em Santa Ana, Silvares, Fundão.
III.5. Miguel Nunes recebeu o baptismo em 14 Abr 1671, em S. Miguel, Castelo Branco.
Casou com Luzia Borges em 30 Nov 1693, em Santiago, Penamacor.
IV.1. Maria recebeu o baptismo em 8 Set 1694, em Santiago, Penamacor.
IV.2. Manoel recebeu o baptismo em 7 Abr 1697, em Santiago, Penamacor.
IV.3. Bartholomeu recebeu o baptismo em 24 Ago 1699, em Santiago, Penamacor.
IV.4. Izabel recebeu o baptismo em 4 Out 1709, em Santiago, Penamacor.
III.6. Simão Nunes recebeu o baptismo em 9 Nov 1673, em S. Miguel, Castelo Branco.
Casou com Maria José em 29 Out 1703, em Santiago, Penamacor.
IV.1. Brites recebeu o baptismo em 19 Out 1708, em Santiago, Penamacor.
IV.2. António Nunes recebeu o baptismo em 10 Jun 1717, em Santiago, Penamacor.
IV.3. Manoel Nunes recebeu o baptismo em 10 Jun 1717, em Santiago, Penamacor.
III.7. António Nunes Garrido nasceu circa 1675, S. Martinho, Fundão. Faleceu em 24 Jul 1742, em Santiago, Penamacor.
Casou com Gracia Rodrigues, filha de Manoel Roiz Dias e Leonor Ferreira Carrapiça.
IV.1. Izabel Garrido recebeu o baptismo em 29 Set 1701, em Santiago, Penamacor.
IV.2. António Nunes Garrido recebeu o baptismo em 24 Jul 1703, em Santiago, Penamacor. Faleceu em antes 1704.
IV.3. António Nunes Garrido recebeu o baptismo em 13 Dez 1704, em Santiago, Penamacor. Faleceu em 20 Nov 1762, em Santiago, Penamacor, com a idade de 57 anos.
Casou com Catharina Esteves, filha de Manoel Rodrigues Mourão e Beatriz Esteves Incensa, em 12 Nov 1731, em Santiago, Penamacor.
IV.4- Thereza de Jesus Garrido recebeu o baptismo em 1 Set 1709, em Santiago, Penamacor.
IV.5. Lucas Rodrigues recebeu o baptismo em 18 Out 1712, em Santiago, Penamacor.
Casou com Thereza de Almeida.
IV.6. Domingos Nunes Garrido recebeu o baptismo em 5 Abr 1715, em Santiago, Penamacor.
IV.7. João Nunes Garrido recebeu o baptismo em 23 Jun 1716, em Santiago, Penamacor.
IV.8. Maria Ferreira recebeu o baptismo em 28 Mar 1719, em Santiago, Penamacor.
Casou com Joseph Nunes em 16 Out 1737, em Santiago, Penamacor.
III.8. Miguel Nunes Coelho recebeu o baptismo em 29 Set 1676, em S. Martinho, Fundão.
Casou com Maria Antunes Loura em 10 Jan 1701, em Santiago, Penamacor, A noiva era fª de Belchior Matheus e de Maria Antunes Loura.
Casou com Maria Antunes Melloa em 17 Mai 1711, em Santiago, Penamacor.
IV.1. Manoel recebeu o baptismo em 7 Dez 1702, em Santiago, Penamacor.
IV.2. Maria recebeu o baptismo em 9 Out 1704, em Santiago, Penamacor.
IV.3. Miguel recebeu o baptismo em 1 Out 1706, em Santiago, Penamacor.
IV.4 José recebeu o baptismo em 1 Set 1708, em Santiago, Penamacor.
IV.5 Pedro recebeu o baptismo em 8 Dez 1709, em Santiago, Penamacor.
IV.6 Guiomar recebeu o baptismo em 31 Mai 1716, em Santiago, Penamacor.
III.9. Izabel recebeu o baptismo em 2 Nov 1678, em S. Martinho, Fundão. Faleceu em antes 1680.
III.10. Izabel Nunes recebeu o baptismo em 24 Nov 1680, em S. Martinho, Fundão.
III.11. Joseph Nunes Coelho recebeu o baptismo em 2 Abr 1684, em S. Martinho, Fundão. Faleceu em 31 Mar 1707, em Santiago, Penamacor, com a idade de 22 anos.
Casou com Beatriz Esteves Incensa, filha de Matheus Gonsalves Incenso e Maria Esteves Ribeirinha Incensa, em 12 Jul 1705, em Santiago, Penamacor.
IV.1. Maria Nunes recebeu o baptismo em 7 Jul 1706, em Santiago, Penamacor.
III.12. Francisca recebeu o baptismo em 25 Jul 1686, em S. Martinho, Fundão.
II.2. João Nunes nasceu circa 1650, S. Miguel, Castelo Branco.
Casou com Anna Jurdoa em 13 Ago 1679, em S. Miguel, Castelo Branco.
II.3. Miguel Nunes recebeu o baptismo em 29 Set 1653, em S. Miguel, Castelo Branco.
II.4. Maria Nunes recebeu o baptismo em 14 Mai 1655, em S. Miguel, Castelo Branco.

Para qualquer esclarecimento, por favor disponha.

Cumprimentos,
Pedro Garrido

Resposta

Link directo:

BIXO, de Góis

#153105 | gmg | 20 abr 2007 14:37 | Em resposta a: #152934

Poderá dar-me alguns tópicos sobre esses BIXO/ BICHO de Góis e já aqui tratados neste Fórum? Vão entroncra com os Gomes Bicho de Castelo Branco?

Melhores cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#155553 | jliberato | 09 mai 2007 12:04 | Em resposta a: #152944

Caro Luís GMG,
O tópico em causa é o da família Bicho que aliás não foi criado por mim. Os meus Bichos são de Góis.
Pode vê-los em
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=35518#lista
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Branco

#156763 | gmg | 21 mai 2007 11:31 | Em resposta a: #149199

Caro "primo João",

Estimo que se encontre bem de saúde!

Disse-me que tinha referências a 4 filhos do Casal: GASPAR RODRIGUES - ISABEL SANCHES (casados em 20.11.1689, Santa Maria do Castelo, Castelo Branco)

- Manuel Rodrigues
- José Rodrigues
- Pedro
- Maria.

Em que data nasceram estes filhos? Qual a freguesia de naturalidade? Em qual dos registos de Baptismo é Gaspar Rodrigues referenciado como sendo natural do Freixo ?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 10:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen