Arquivo distrital da Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias | Brasil

Arquivo distrital da Guarda

#69373 | dhelena | 11 jul 2004 19:44

Há alguém a investigar freguesia de Escalhão,Figueira Castelo rodrigo,Guarda? A minha bisavó paterna Maria Joaquina Fonseca,filha de Jose Antonio Aleixo e de Francisca da Fonseca e casada com Joaquim Antonio da Silva natural de Malpartida era natural de Escalhão e teve 4 filhas e 1 filho Eurico Napoleão que daí demandou o Brasil por volta de 1957.Há concerteza parentes espalhados por aí.Quem me pode ajudar. Bem hajam à moda da Beira Alta região dos meus ancestrais paternos.Dulcehelena

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#70445 | 012345 | 27 jul 2004 23:40 | Em resposta a: #69373

procuro familia tibério da freguesia de vale de azares distrito da guarda e viveram durante muitos anos em celorico da beira.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#70762 | RudolfoFonseca | 02 ago 2004 11:34 | Em resposta a: #69373

Dulcehelena,
O meu avo nasceu em Fernao Joanes em Guarda, chamava-se Casimiro Nunes da Fonseca. O pai dele Jose Miguel da Fonseca, filho de Miguel Gomes Arraesco e Margarida da Fonseca. O meu avo nasceu em 1915 e emmigrou para Mocambique.

Rudolfo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#115086 | JMCM | 25 mar 2006 20:45 | Em resposta a: #69373

Caro Confrades

PEDIDO:
Se por acaso "tropeçarem" com o baptismo ou casamento de Francisco Gomes de Almeida , nascido Sé, Guarda, filho de Bernardo Gomes de Almeida e de Teresa Maria c.c. Maria da Conceição Macedo, ficaria grato.
Deve ter nascido possívelmente em 1825 (para trás) pois um dos filho nasceu a 1843.

Com os melhores cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#115087 | JMCM | 25 mar 2006 20:50 | Em resposta a: #70762

Caro Confrades

PEDIDO:
Se por acaso "tropeçarem" com o baptismo ou casamento de Maria da Conceição Macedo, natural da Guarda (Sé), filha Simão Gomes e de Rosalina Angelica de Macedo, c.c. Francisco Gomes de Almeida Natural da Guarda (SÉ), ficaria grato.
Deve ter nascido possívelmente em 1830 (para trás) pois um dos filho nasceu a 1843.

Com os melhores cumprimentos

José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#115162 | small | 26 mar 2006 23:18 | Em resposta a: #69373

Cara Dulce Helena
Só hoje reparei na sua mensagem, pois sou nova nestas andanças. Não a posso ajudar pois resido longe, todavia o nome de José António Aleixo chamou a minha atenção pelo facto de meu Pai ser natural de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda e ter o mesmo apelido, nasceu em 1907. Será que existe algum parentesco?
Bem haja para si também
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#122031 | small | 01 jul 2006 23:39 | Em resposta a: #69373

Ola Dulce
Por lapso coloquei mal a minha mensagem. Pode por favor ver a mensagem que Lhe era dirigida a 26/03/2006 neste mesmo tópico?
Melhores cumprimentos
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#192395 | dhelena | 13 abr 2008 18:59 | Em resposta a: #115162

Cara Stela Aleixo

Muito atrazada, mas só hoje vi a sua mensagem sobre este tópico e porque pesquisei em "Guarda". Não pode haver parentesco, pois o meu Aleixo, é natural de Escalhão, Figueira de Castelo Rodrigo, o último deste apelido que conheço morreu em 1881.

Aproveito também para lhe perguntar se já "Tropeçou" com algum registo de passaporte destas paragens nos anos 30, em nome de "Geraldes" ou "Madeira", sei que foram vários para o Pará- Belém, não sei as datas.
Bem Haja por alguma informação e desculpe a demora na resposta.
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270027 | joaoggralves2 | 06 fev 2011 15:01 | Em resposta a: #192395

Cara Dulce José,

Esses seus Geraldes e Madeiras são de Escalhão? Tenho antepassados com esses apelidos nessa freguesia.

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270142 | dhelena | 07 fev 2011 23:45 | Em resposta a: #270027

Caro João Guilherme

As minhas pesquisas no concelho de Figueira Castelo Rodrigo, donde são naturais os ascendentes da minha avó paterna, estão + atrasadas, tenho tido sérios problemas, pois além de ter tido o azar de uns serem de Malpartida (não se encontram registos antes de 1811, franceses queimaram tudo, tanto quanto me tem sido dito, no ADG há agora dificuldades em fazerem pesquisas, por falta de funcionários e ainda só consegui dados até 1821.

É certo que tenho investido + noutros ramos, sobretudo no concelho da Guarda, onde através deste forum encontrei parentes, que me têm incentivado muito e aí,já cheguei em muitos ramos aos príncipios dos registos paroquiais.

Tenho inclusive uma amiga cuja avó era Geraldes, e um tio avô casado com uma Geraldes Madeira ou vice versa, tenho de ver melhor.

Esta semana não posso dedicar-me à Genealogia, por falta de "tempo,talvez hoje em dia o bem + precioso". Para a semana vou pegar nesse ramo,até porque a minha amiga, também quer saber+ sobre os seus Madeira e Geraldes. Depois envio por email.

Cumprimentos
Dulce José

Ps. depois conto uma anedota acerca do padre que baptizou meu pai em Escalhão.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270158 | joaoggralves2 | 08 fev 2011 09:00 | Em resposta a: #270142

Cara Dulce José,

Muito obrigado pela resposta. De momento também não estou com tempo para me dedicar a fundo à Genealogia, no entanto, conte com a minha colaboração no futuro, caso necessite. Na TT, os microfilmes de Escalhão abrangem baptismos, penso que ininterruptamente, de 1610 a 1825. Em Figueira, tenho também antepassados de Almofala e Vermiosa e em Almeida, tenho alguns da vila, outros de Junça e a maior parte de Vale da Mula.

Cumprimentos,
João Guilherme

PS: Fico à espera da anedota! ;)

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270167 | JPCBLA | 08 fev 2011 12:26 | Em resposta a: #270158

Caro João Guilherme,

Mencionou que teve antepassados em Vermiosa, Figueira de Castelo Rodrigo. Esta paróquia é uma das "pedras no sapato" no meu estudo genealógico... Segundo se diz as invasões francesas são as responsáveis pela destruição do acervo documental mais antigo... no entanto, já me questionaram se não haverá na própria paróquia alguma documentação que não esteja no Arquivo Distrital... Sabe de algo sobre isto?

Por outro lado, deixo aqui a informação sobre os meus antepassados de lá, pode ser que encontremos algum comum,

António Aurélio d'Almeida Sampaio (n. 8/03/1853), meu trisavô, filho de Ana Joaquina Bolota (filha de Luís Monteiro Bolota e de Josefa Bernarda Mano, todos naturais da Vermiosa, excepto esta última avó materna, que foi natural de Castelo Melhor, Vila Nova de Foz Côa).

Do lado paterno, aquele meu trisavô, era filho de Francisco de Almeida São Paio (professor, Castelo Mendo, Almeida) e de Margarida de Almeida da Fonseca (natural da Vermiosa), e que por sua vez, era filha de José de Almeida (Cinco Vilas, Figueira Castelo Rodrigo) e de Joana de Almeida (Vermiosa).

Se algum destes meus antepassados lhe diz algo, por favor, partilhe. Terei mais pormenores a dar.

Grato pela atenção,

Meus melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270173 | joaoggralves2 | 08 fev 2011 13:27 | Em resposta a: #270167

Caro Pedro Carvalho,

Devo confessar que, embora tenha duas antepassadas nascidas em Vermiosa - Emerenciana da Fonseca por volta de 1780 e Mariana Lopes por volta de 1730 - ainda não tentei pesquisar nessa freguesia por já ter constatado essa falta de registos. Não faço ideia se ainda haverá alguma coisa na paróquia. Tenho também alguma esperança de encontrar dados nos paroquiais de Castelo Rodrigo, pois penso que Vermiosa aparece muitas vezes referida como lugar dessa freguesia...

Através de alguns colaterais, já me cruzei com uma outra família Fonseca de Vermiosa:
Francisco Garcia de Brito, casado com Luísa da Fonseca por volta de 1790. Tiveram:
- António Garcia de Brito, casado em 1815 em Almofala com Rita de Andrade, fª de Francisco José de Andrade de Figueiredo e de sua 3ª mulher Micaela Ferreira;
- Maria da Fonseca, casada com José Garcia de Brito, de Almofala.
- Ana da Fonseca, casada em 1815 em Almofala com José de Andrade de Figueiredo, fº de Francisco José de Andrade de Figueiredo e de sua 1ª mulher, a dita Emerenciana da Fonseca.

Quanto aos Almeidas Sampaios, tenho dois registos na minha base de dados, a saber:
- Maria José Forte de Almeida Sampaio (n.? c.1900), casada com Belmiro Rodrigues Brás, filho de Duarte Rodrigues e de Bernardina Brás, de Vale da Mula;
- Joaquim de Almeida Sampaio, casado com Josefa da Fonseca, pais de Maria Adelaide, casada c.1880 com Manuel Fernandes Forte, de Vale da Mula.

É tudo o que tenho... Se reconhecer algum destes nomes, agradeço também a partilha. Peço também que me avise caso venha a encontrar pistas sobre o paradeiro dos assentos de Vermiosa. O mesmo farei eu.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270193 | JPCBLA | 08 fev 2011 17:08 | Em resposta a: #270173

Caro João Guilherme,

Grato pela resposta pronta. Caso tenha notícias do (eventual) paradeiro do acervo documental da paróquia da Vermiosa, avisá-lo-ei de imediato.

Meus melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270422 | vigo | 11 fev 2011 16:05 | Em resposta a: #270158

Caro Confrade,
Vi esta sua msg e chamou-me a atenção o facto de ter antepassados na Junça; eu por acaso também. (Gouveias).
Mas queria informá-lo, caso desconheça, que o pároco de Junça (Pe. Joaquim A. Almeida Ferreira) publicou em Julho do ano passado uma obra "Famílias da Junça e de muitas outras terras", com quase 400 pág., com a genealogia de 34 famílias.
Se estiver interessado posso-lhe enviar o indíce. Se pretender mais informação, disponha.
Cmps
Vigo

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#270432 | joaoggralves2 | 11 fev 2011 17:48 | Em resposta a: #270422

Caro Vigo,

De facto não tinha conhecimento dessa obra! Ficarei muito agradecido se me puder enviar o dito índice para joaoggralves arroba hotmail ponto com. Interessam-me particularmente os Fonsecas, entre outras famílias. Obrigado mais uma vez!

Cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#276881 | NISGM | 22 mai 2011 19:46 | Em resposta a: #270173

Caro João Guilherme, Não terá por acaso informação sobre a ascendência dos referidos registos Almeida Sampaio ou Fonseca?

Poderia tentar encaixá-los nos que descrevo em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=275742

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#276884 | NISGM | 22 mai 2011 21:05 | Em resposta a: #270167

Caro Pedro Carvalho,

A título de curiosidade, pois acho que há uma falha no seu descritivo.

O referido António Aurélio será filho de Ana Joaquina Bolota e de Francisco de Almeida Sampaio, certo? E neto paterno de Francisco Luís e Sampaio e de Margarida de Almeida da Fonseca?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#276894 | JPCBLA | 22 mai 2011 23:23 | Em resposta a: #276884

Caro Nuno de M.,

Confirmo o que ora escreveu. O referido Francisco Luís e Sampaio é que foi professor, e casou com Margarida de Almeida da Fonseca.

Cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#276896 | NISGM | 22 mai 2011 23:42 | Em resposta a: #270173

Caro João Guilherme,

De facto, Joaquim de Almeida Sampaio, casado com Josefa da Fonseca vêm no referido tópico por mim iniciado. A Maria Adelaide, juntam-se pelo menos dois irmãos: Uma Henriqueta, nascida em Castelo Mendo, em 02.05.1850, e um Luís António, nascido também em Castelo Mendo, a 15.06.1851.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#277176 | joaoggralves2 | 27 mai 2011 20:42 | Em resposta a: #276896

Caro Nuno,

Antes de mais peço desculpa por só agora responder, foi um acaso ter-me cruzado com o tópico, uma vez que não estou a receber notificações de resposta. Não descendo dos Almeidas Sampaios, mas interessam-me as origens, pelo que agradeço a indicação do seu tópico. A Maria Adelaide é, por afinidade, minha tia-trisavó, mas já não há memórias familiares que lhe sejam referentes, ou ao marido, e ainda não recolhi mais dados sobre eventual descendência. Quanto à Maria José Forte de Almeida Sampaio que também referi, desconfio que esteja relacionada com os mesmos, visto que os Fortes de Vale da Mula e os Almeidas Sampaios se terão 'cruzado' várias vezes, mas não tenho ainda dados concretos. Por outro lado, tenho mais interesse nos Fonsecas de Vermiosa, se bem que os registos paroquiais desta freguesia, como discutíamos neste tópico, não são animadores... Desde essa altura não me voltei ainda para estes Fonsecas, mas conto fazê-lo em breve.

Com os melhores cumprimentos,
João Guilherme

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#277288 | dhelena | 30 mai 2011 01:17 | Em resposta a: #270422

Caro Confrade Vigo

Só agora li a sua mensagem com a informação sobre a obra do Pe Joaquim A.Almeida Ferreira sobre as Famílias de Junça donde tenho ascendentes. Sabe onde poderei adquirir essa obra?

Agradecendo qualquer informação que me possa ajudar,pois não tem sido fácil obter dados desta freguesia (nos anos que procuro) envio meu mail dsilvajosearrobagmailpontocom.

Melhores cumprimentos

Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#293602 | mbarroco | 29 dez 2011 17:55 | Em resposta a: #270167

Caro Pedro Carvalho

Meu bisavô chamava-se António Aurélio Sampaio.
Desconheço se também seria Almeida mas provavelmente sim, uma vez que um dos filhos se chamava António de Almeida Sampaio.
Como nasceu em 1853, tinha ascendência em Castelo Mendo e construiu casa na Vermiosa muito provavelmente será a mesma pessoa a que se refere.
Será que me pode dar alguma informação?
Fico-lhe muito grata.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#293855 | JPCBLA | 03 jan 2012 17:10 | Em resposta a: #293602

Estimada Isabel Almeida,

queira contactar-me através do meu e-mail jpamaralarrobaportugalmailpontopt .

Meus cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Arquivo distrital da Guarda

#294029 | mbarroco | 05 jan 2012 17:49 | Em resposta a: #293855

Vou tentar.
Obrigada pelo contacto.

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419066 | miguel monteiro | 31 out 2019 14:23 | Em resposta a: #270173

Caro João Guilherme

Depois de vários anos, não sei se ainda frequenta este Fórum.
Caso o faça, tenho novos dados sobre os pais de Francisco José de Andrade Figueiredo
e a família Garcia de Brito.

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419080 | miguel monteiro | 01 nov 2019 15:05 | Em resposta a: #270167

Caro Pedro Carvalho

Depois de vários anos, não sei se ainda frequenta este Fórum.
Caso o faça, tenho dados sobre irmãs e primos de António Aurélio de Almeida Sampaio
que lhe poderei facultar.

Quanto aos registos paroquiais da Vermiosa, é referido no "site" do Arquivo Distrital da Guarda (ADG),
que os dados se podem encontrar em 3 sítios: ADG, ADL (Torre do Tombo), e na Câmara Eclesiástica
de Lamego. Mandei um "e-mail" para Lamego, perguntando se tinham alguns registos do
concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Responderam no mesmo dia, dizendo que:
"Responderemos ao seu contacto, assim que nos seja possível."
Já passaram 15 dias.

Como reside em Lamego, não podia dar uma olhadela?

Antecipadamente agradecido
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419238 | JPCBLA | 07 nov 2019 18:30 | Em resposta a: #419080

Caro Miguel Monteiro,

sim, ainda frequento este fórum.

Fico muito grato que me forneça esses dados sobre os familiares de meu Trisavô.

Logo que possa, poderei tentar esclarecer na Câmara Eclesiástica de Lamego a sua questão. Talvez consiga lá passar amanhã.

Melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419255 | miguel monteiro | 08 nov 2019 17:58 | Em resposta a: #419238

Caro Pedro Carvalho

Consultando o tópico "Famílias de Almeida...", precisamente no último "post", o confrade Acácio Sampaio
refere que "As famílias Sampaio e Teles foram muito prolíficas pois além de vários filhos tenho conhecimento de muitos mais netos, no caso de Francisco Luís e Sampaio consegui encontrar perto de quarenta...".
Ora, o seu trisavô, António Aurélio Sampaio é um deles. É muita gente!!

Como lhe disse, os dados que tenho são de ramos colaterais. Aliás, em linha direta, os dados no Geneall Plus, vão até bastante longe (inícios do séc. XVIII). Vou então indicar os antepassados, que ainda não estão na base de dados.

Francisco Luís e Sampaio "O Professor", teve irmãs:

1. ANA, referida como madrinha de casamento de sua sobrinha Eulália, a 19.01.1853 em Castelo Mendo.

2. MARIA JOAQUINA, que casou com José João Saraiva, é referida no batizado de seu filho Joaquim, a 28.06.1826, em Castelo Mendo.

teve mais filhos:

1.JOAQUIM ALMEIDA SAMPAIO: Casou com Josefa da Fonseca, de Vale de Coelha, e é referido no batizado de sua filha Margarida, a 15.01.1853, em Castelo Mendo.

2. CÃNDIDA DA CRUZ E SAMPAIO: Casa a 19.02.1852 em Castelo Mendo, com Fernando Gonçalves Monteiro.

3. MARGARIDA JOAQUINA DE SAMPAIO: Casa a 29.08.1849 em Castelo Mendo, com Francisco Teles.

4. EULÁLIA MARIA SAMPAIO: Casa a 19.01.1853, em Castelo Mendo, com António Teles.

5. ANTÓNIO ALMEIDA SAMPAIO: É referido no batizado de 15.01.1853 em Castelo Mendo, como padrinho de sua sobrinha Margarida.


O casal Francisco de Almeida Sampaio/Ana Joaquina Bolota, teve os seguintes filhos (para além de António Aurélio):

1. LÚCIA, nasceu na Vermiosa a 19. 11. 1848.
2. JOAQUIM LUÍS, nasceu na Vermiosa a 16.01.1856.
3. MARIA JOSEFA, nasceu na Vermiosa a 9.09.1858.
4. TERESA BOLOTA, nascida cerca de 1863 na Vermiosa e que casou com Francisco Maria Pulga, na mesma localidade, a 1 de julho de 1889.
Em relação a este último, posso caso queira, dar-lhe as suas origens, que são de Escalhão.

Note-se que muitas vezes, as datas que aponto para o nascimento, são mais de batismo.

Para terminar, perguntava-lhe, como tenho um casal de antepassados Joaquim Maia/Ana Monteiro Bolota, se esta última é alguma coisa ao seu antepassado, Luís Monteiro Bolota.


Melhores cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419259 | NISGM | 08 nov 2019 18:56 | Em resposta a: #419255

Viva, Tenho isto assim:

N3. Francisco Luís e Sampaio (S. Pedro de Castelo Mendo, 14.11.1785), afilhado de José Osório da Fonseca e de sua irmã D. Ana Maria Joaquina. O Francisco Luís Sampaio surge muitas vezes apenas como Francisco Luís. Foi professor.
Mulher: Margarida da Fonseca (Vermiosa, Termo de Castelo Mendo, c.1788-Castelo Mendo, 1.1.1852), filha de José de Almeida, de Cinco Vilas, e de Joana de Almeida (Vermiosa). Esta Margarida também surge como Margarida de Almeida da Fonseca nalguns registos.
4. Eulália Joaquina Sampaio (S. Pedro, Castelo Mendo, 01.02.1827), afilhada de Francisco Teles da Costa com procuração do Rdo. Valentim Saraiva e Sampaio, pároco de Castelo Bom. Também o terá sido de São Pedro de Castelo Mendo entre 03.03.1796 e 01.03.1799. Casou com António Teles. SEGUE TELES DA COSTA 3 E AQUI.
4. Mariana da Fonseca e Sampaio casou com Joaquim António Saraiva SEGUE SARAIVAS
4.Margarida da Fonseca (ou Margarida Joaquina de Sampaio) casou com Francisco Teles. SEGUE TELES DA COSTA
4. Maria do Nascimento (m. Castelo Mendo, 17.03.1851) casou com Fernando José Nunes (Vermiosa)
4. Cândida da Cruz e Sampaio, costureira, casou-se em Castelo Mendo, a 10.02.1852, com Fernando Gonçalves Monteiro, lavrador, filho de Manuel Gonçalves e de Teresa da Cruz ou Antónia da Cruz, os dois de Castelo Mendo. Foram moradores na Rua da Praça.
5. Joaquim (Castelo Mendo, 27.01.1853, fl. 46) Manuel de Almeida e Sampaio e Delfina da Fonseca e Sampaio
5. José (Castelo Mendo, 15.12.1855, fl. 63) padrinhos: Manuel Jerónimo e Ana Margarida Sampaio
5. Manuel Fernandes Sampaio (Castelo Mendo, 09.12.1857, fl.71-Azinhal, Almeida, 13.01.1924, averbamento) padrinho: Manuel Jerónimo e Ana Margarida Sampaio. Soldado da Guarda Fiscal, aos 32 anos, quando se casou, a 17.04.1890, em Almeida, fl. 5, com Maria Carolina Freire de Sampaio, 70 anos, viúva de José Soares, falecido em Almeida, onde ela é moradora.
5. Adelaide (São Pedro de Castelo Mendo, 04.02.1860, fl. 04). Padrinhos: Manuel Jerónimo e Ana Margarida
5. Glória (São Pedro de Castelo Mendo, 20.06.1861, fl. 10) Padrinhos: Manuel Jerónimo, lavrador, e Margarida da Fonseca
5. Francisco (São Pedro de Castelo Mendo, 19.03.1863, fl. 21-Alcobaça, 19.08.1947?, averbamento). Padrinhos: Manuel Jerónimo e Ana Margarida.
5. Maria (São Pedro de Castelo Mendo, 15.03.1866, fl. 35-Castelo Mendo, 15.10.1939, averbamento). Tem nota de óbito quase ilegível. Padrinhos Manuel Jerónimo e Ana Margarida.
5. Ana (São Pedro de Castelo Mendo, 19.01.1868, fl. 41) Padrinhos Manuel Jerónimo e Ana Margarida.
5. António (Castelo Mendo, 03.04.1869, fl. 49 -Lisboa, São Sebastião da Pedreira, 01.12.1940) Padrinhos Manuel Jerónimo e Ana Margarida
5. Augusto (Castelo Mendo, 07.08.1873, fl. 21-22-Castelo Mendo 07.01.1947) Padrinhos Manuel Jerónimo e Ana Margarida
4. Joaquim de Almeida e Sampaio, de Castelo Mendo, casou com Josefa da Fonseca, da Vermiosa, filha de Luís António da Fonseca, do mesmo lugar, e de Maria Gonçalves, de Vale de Coelha.
5. Henriqueta (São Vicente de Castelo Mendo, b. 20.05.1850, fl. 33). Padrinhos: Luís António Gonçalves e Maria Madalena, de Vale da Coelha
5. Luís António (São Vicente de Castelo Mendo, 06.06.1851, fl. 35-36). Padrinhos: Maria da Fonseca e seu filho Manuel António, de Vale da Coelha
5. Maria Adelaide. Casou c. 1880, com Manuel Fernandes Forte, de Vale da Mula
5. Margarida (Castelo Mendo, 06.01.1853, fl. 45-46). Afilhada de António de Almeida e Sampaio, tio paterno, de Castelo Mendo, e de Maria Teresa, tia materna, de Vale de Coelha.
5. Cândida (Castelo Mendo, 12.10.1854, fl.54-55-Vale da Mula, 11.02.1944, averbamento). Padrinhos: Manuel António Valente e Maria Teresa, de Vale da Coelha
5. Francisco (Castelo Mendo, 15.11.1856, fl. 66) Padrinhos: Manuel António Valente e Maria Teresa, de Vale da Coelha
4. Francisco de Almeida Sampaio (Castelo Mendo, b. 14.11.1822-Vermiosa, Figueira de Castelo Rodrigo, 10.03.1898). Casou com Ana Joaquina Bolota, da Vermiosa, filha de Luís Monteiro Bolota, também de Vermiosa, e de Josefa Bernarda Mano, de Castelo Melhor, Vila Nova de Foz Côa.
5. António Aurélio de Almeida Sampaio (Vermiosa, Figueira de Castelo Rodrigo, n. 08.03.1853). Casou com Rosa Honorina Laurinda Pires. SEGUE (3)
4. António de Almeida e Sampaio (padrinho de António, filho da irmã Margarida da Fonseca e de Francisco Teles)
4. Delfina de Almeida Fonseca (madrinha de António, filho da irmã Margarida da Fonseca e de Francisco Teles)
4. Ana Margarida. Casou com Manuel Jerónimo, filho de Jerónimo José Teles e de Ana Maria. Foram moradores da Rua do Castelo,
5. Joaquim Jerónimo de Sampaio (Castelo Mendo, 16.04.1850) VER fl. 81
5. Francisco (São Vicente de Castelo Mendo, 05.05.1852, fl. 41)
5. António (Castelo Mendo, 22.04.1854, fl. 52-53-Vale da Mula, 12.10.1932, averbamento) padrinhos António de Almeida e Sampaio e Delfina da Fonseca Sampaio.
5. José (Castelo Mendo, 27.07.1856, fl. 65) padrinhos António de Almeida e Sampaio e Delfina da Fonseca Sampaio.
5. Jerónimo (Castelo Mendo, 28.02.1859, fl-78) padrinhos António Lourenço, da Cerdeira, e Delfina da Fonseca, de Castelo Mendo
5. Maria (São Pedro de Castelo Mendo, 11.07.1861, fl. 10) padrinhos António Lourenço, lavrador, da Cerdeira, e sua mulher Maria Baptista. VER AVERBAMENTO
5. Emília (São Pedro de Castelo Mendo, 07.04.1864, fl. 25). Padrinhos António Lourenço, lavrador, da Cerdeira, e sua mulher Maria Baptista
5. Jerónimo (Castelo Mendo, 28.02.1859)



Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419271 | JPCBLA | 09 nov 2019 16:50 | Em resposta a: #419255

Caro Miguel Monteiro,

muito grato pela sua preciosa partilha. Quanto a Ana Monteiro Bolota, não sei se será parente do Luís Monteiro Bolota (meu antepassado).

Logo que tenha novidades da Câmara Eclesiástica de Lamego, dar-lhe-ei conta do assunto.

Melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419273 | JPCBLA | 09 nov 2019 17:15 | Em resposta a: #419259

Estimado Nuno de M.,

muito grato pela sua preciosa partilha.

Permita-me apenas uma correção: a mulher de António Aurélio de Almeida Sampaio, na verdade chama-se apenas Honorina Laurinda Pires (natural do Brasil) … na base de dados do Geneall aparece "Rosa" Honorina Laurinda Pires, porque onde se leu "Rosa", era na verdade "Dona"...

Melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419310 | NISGM | 11 nov 2019 18:01 | Em resposta a: #419273

Estimado Pedro Carvalho, Obrigado pelo acréscimo corrector. De facto, é bem provável que o erro venha da base de dados do Genea. Esta compilação resulta de informação da bd, do fórum e dos paroquiais. Colaterais não faltam, para as várias gerações. Parece só se continuar sem conseguir retroceder do primeiro dos Sampaios, Manuel da Fonseca e Sampaio, de Vale da Madeira e Pinhel. Parece haver um testamento, mas não tive ocasião nem de lhe aceder nem de o ler.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419693 | JPCBLA | 28 nov 2019 15:57 | Em resposta a: #419080

Estimado Miguel Monteiro,

tendo consultado o Museu Diocesano / Câmara Eclesiástica, foi-me referido de fonte segura, que não têm qualquer acervo documental da paróquia da Vermiosa, Figueira de Castelo Rodrigo.

Sugeriram contacto com a Diocese da Guarda.

Disponha, melhores cumprimentos,

Pedro Carvalho

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#419694 | miguel monteiro | 28 nov 2019 16:33 | Em resposta a: #419693

Muito obrigado Pedro
Cumprimentos

miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#422055 | small | 26 fev 2020 01:46 | Em resposta a: #69373

Procuro um casal António Arraesco e Maria Alofa, pais de uma Maria da Paixão, que possivelmente casou no Porto e emigrou para o Brasil em 1907. Agradeço desde já a ajuda, e tentei este tópico porque encontro nele o mesmo apelido, e também num trabalho sobre "Trinta" em que o mesmo é mencionado.
Melhores cumprientos

Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#451383 | Silvia Paschoal | 12 dez 2023 01:40 | Em resposta a: #270167

Caro Pedro Carvalho,

Acredito que compartilhamos antepassados em comum, quase todos que você mencionou encontram-se em minha árvore genealógica. o meu tataravô, Antônio Joaquim Bolota, era tio do seu trisavô, pois o era irmão de Ana Joaquina Bolota.
Francisco de Almeida São Paio (professor, Castelo Mendo, Almeida) e de Margarida de Almeida da Fonseca (natural da Vermiosa), e que por sua vez, era filha de José de Almeida (Cinco Vilas, Figueira Castelo Rodrigo) e de Joana de Almeida (Vermiosa), também encontram-se em minha árvore genealógica, pelo lado materno da minha tetravó.

Caso queira saber mais informações, ou tenha mais informações sobre, por gentileza entre em contato comigo!

WhatsApp: +55 11 95196-0550
E-mail: marcelopaschoal098@gmail.com

Cumprimentos,

Marcelo Henrique Paschoal Bolota

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#451384 | Silvia Paschoal | 12 dez 2023 02:24 | Em resposta a: #419255

Caro Miguel Monteiro,

Luis Monteiro Bolota, é pai do meu tataravô, António Joaquim Bolota.

Caso tenha mais informações e queira mais informações, por gentileza entre em contato comigo!

WhatsApp: +55 11 95196-0550
E-mail: marcelopaschoal098@gmail.com

Cumprimentos,

Marcelo Henrique Paschoal Bolota

Resposta

Link directo:

Arquivo distrital da Guarda

#451401 | miguel monteiro | 12 dez 2023 15:51 | Em resposta a: #451384

Caro Marcelo

Essa informação, já consta aqui, na base de dados do Geneall
https://geneall.net/pt/nome/1297077/luis-monteiro-bolota/

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 23:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen