Ascendência materna da Baronesa de Antonina

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos | Brasil

Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#70455 | Hugo Loyola Pinho | 28 jul 2004 06:53

A baronesa de Antonina, Dona Ana Ubaldina de Guimarães e Silva, era filha do Coronel Manoel Gonçalves Guimarães e de Maria Magdalena de Lima.
Neta materna do Capitão-mór Manoel Nunes Lima e Joana Cardoso de Lima, bisneta materna do Sargento-mór Domingos Cardoso de Lima e Felícia Xavier Barbosa.
Seu bisavô Domingos Cardoso de Lima (meu 7º avô), além de ter sido um dos homens mais ricos da Paranaguá do Século XVIII, ( proprietário das abundantes lavras de ouro do Penajóia), destacou-se também por suas excentricidades.
Possuía uma banda de música completa, de instrumentos de sopro, formada por seus escravos, com a qual fazia entrada faustosa, ao som de trompas e clarins, quando de Morretes ia a Paranaguá com sua família.
As escravas pagens eram adornadas com grossos cordões de ouro com mais de cem oitavas de peso.(Memória Histórica, Cronológica, Topográfica e Descritiva da Vila de Morretes e do Porto Real, de Antônio Vieira dos Santos, pág.20).
A Baronesa de Antonina era tia de Manoel Antônio Guimarães, Visconde de Nacar.
Hugo Ricardo de Loyola Pinho.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#70631 | Ms1 | 30 jul 2004 01:06 | Em resposta a: #70455

Senhor Hugo
Gostaria de saber se tem informações sobre o Sargento-mòr Domingos Cardoso de Lima.
Grata

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#70636 | Ricardo de Oliveira | 30 jul 2004 03:50 | Em resposta a: #70631

Aproveitando a disponibilidade :
O Sargento-Mor Domingos Cardoso Lima era natural da freguesia de S. Veríssimo de Paranhos, termo de Carvolhide, Bispado do Porto. (E.A. de Leão. Diccionario do Paraná : 1928, 511)

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#70638 | Hugo Loyola Pinho | 30 jul 2004 05:53 | Em resposta a: #70636

Caro Ms1
Eu tenho os inventários do casal. Ambos faleceram em Paranaguá e estão sepultados na Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Tiveram sete filhos:

Porta-bandeira Domingos Cardoso de Lima, faleceu solteiro,deixando dois filhos naturais. Aqui, temos um caso rumoroso, que exigiu até a intervenção do governador da capitania de São Paulo, Lobo de Saldanha.

Veríssimo Cardoso dos Santos

Manoel Francisco dos Santos

Rita Cardoso de Lima casada com o sargento-mór Francisco José Taveira de Mesquita.

Maria Francisca Cardoso de Lima, casada com Manoel Lourenço Pontes.

Antonia Xavier Cardoso casada com o capitão Aniceto Borges da Silva

Joana Cardoso de Lima casada com o capitão-mór Manoel Nunes Lima.

A descendência das filhas está na Genealogia Paranaense, volume V.
Estou pesquisando a dos filhos Veríssimo e Manoel Francisco em Registro.
Hugo Ricardo de Loyola Pinho

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#260628 | guimarães49 | 17 ago 2010 20:48 | Em resposta a: #70638

Prezado Hugo. Sendo descendente do Sargento-Mór Domingos Cardoso de Lima,e fiquei interessado nos inventários da casal. Tenho também cópias do Batismo e Casamento da Baronesa de Antonina. Abraço

Resposta

Link directo:

Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#378473 | Luciano Loyola | 10 mar 2017 16:56 | Em resposta a: #70455

Boa tarde, tenho curiosidade sobre a sogra de Domingos Cardoso de Lima, a Sra. Maria Lema da Silva. Por existirem muitos nomes semelhantes, fiquei perdido sobre os pais desta senhora. Alguém teria como me confirmar? A última informação que tive é que ela seria filha de Aleixo Leme e Ignez Dias, porém os períodos não combinam.

Resposta

Link directo:

Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#379368 | rgdegeus | 31 mar 2017 15:32 | Em resposta a: #70455

Ola, tambem sou descendente do dito Sargento mor. Atraves de duas das suas filhas. Tenho a mesma duvida do Loyola. Pesquisei sobre Felicia Xavier Barbosa e encontrei pouca coisa, e conteudo diferente em relacao a sua filiacao. Seria filha de Francisco Xavier de Campos e Maria Lema da Silva, ou de Francisco Pedroso Xavier e de Maria Cardoso?

Resposta

Link directo:

Ascendência materna da Baronesa de Antonina

#439151 | Ferraz&taborda | 09 fev 2022 01:53 | Em resposta a: #379368

Tenho pesquisado bastante sobre ela e para ter mais certeza das informações, precisaria conseguir o testamento dela de 1781 em Paranaguá, mas não sei como aceder à esta informação.

Lá, segundo Negrão, salve o menor engano, ela afirma ser neta de Aleixo Leme da Silva e Martha Antunes de Miranda.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen