Alvarenga - Mesão Frio

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas

Alvarenga - Mesão Frio

#70747 | Ortigão | 01 ago 2004 19:05

Alguem me saberá dizer alguma coisa sobre a origem desta família Alvarenga, de Mesão Frio? Encontrei aí, na freguesia de S. Bartolomeu de Barqueiros, um António Rodrigues Alvarenga, filho de Manuel Alvarenga e "sua mulher", que terá nascido cerca de 1685 e casou em 1713 com Beatriz Dias Coelho. Um irmão seu, Manuel, nasceu em 1683.

melhores cumprimentos
Rodrigo

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218073 | mtfrada | 11 jan 2009 02:28 | Em resposta a: #70747

Iniciei há pouco as minhas pesquisas e encontrei um ascendente,

José da Silva Alvarenga, que casa na Vila da Teixeira, Baião, em 1733 com Ana Pinto ou Alves e morre em 1767;
filho de João Alvarenga e Maria Pinto da freguesia de S. Nicolau, Mesão Frio.

Não sei se este dado ajuda a sua pesquisa, apesar de o tópico ser um pouco antigo, ou se por ventura terá alguma informação que me possa ajudar a mim.

Cumprimentos
M Frada

Resposta

Link directo:

Alvarenga - Mesão Frio

#218081 | Lourval | 11 jan 2009 04:17 | Em resposta a: #218073

Caro M Frada,

Eu procuro pela naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira há mais de três anos. Em 1887 ele já estava aqui no Brasil. Sempre se declarou português. Era filho de José Teixeira (ou José Teixeira Osório) e Cândida Luísa (ou Cândida de Jesus). Ele nasceu em 1856.

Foi localizado por um colega deste fórum a emissão de seu passaporte em 1896 onde ele cita como referência Mesão Frio (São Nicolau). Ele esteve em Portugal a passeio neste ano de 1896. Até hoje eu não consegui localizar a emissão de seu primeiro passaporte.

Gostaria que você me avisasse caso se depare com estes nomes e nestes anos.

Obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218163 | mtfrada | 12 jan 2009 02:11 | Em resposta a: #218081

Caro Lourval:

Se alguma informação me surgir, contactá-lo-ei.
M Frada

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218164 | LOURENCOLX | 12 jan 2009 04:09 | Em resposta a: #218081

Caro Lourval

O nome Júlio Teixeira da Silva diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos

Fernando Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218184 | Conde | 12 jan 2009 12:02 | Em resposta a: #70747

Os Alvarengas de Mesão Frio são quase todos Monteiros e Vasconcelos. Sugiro que cliquem na base de dados neste apelido composto e vai lá, muito do que aparece, dar. Há um ramo em Lamego, destes também, descendentes de um Abade de Almacave, presos no Santo Ofício por judaizarem. Já agora peço ajuda para um João Pinto Sotomaior casado em Mesão Frio com uma Alvarenga destas. Será Borges Pinto? Alguém conhece?
Agradeço.

Resposta

Link directo:

Teixeira - Mesão Frio

#218211 | Saba | 12 jan 2009 17:36 | Em resposta a: #218164

Caro Fernando Lourenço,

Sei que há um Júlio Teixeira da Silva na base de dados da CEPESE. Mas meu trisavô nunca usou Silva. Ele usava Júlio Teixeira Cândido, pois seu pai era José Teixeira Osório e sua mãe era Cândida Luísa. Mas nunca se sabe. Vai que a mãe dele tinha apelido Silva?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Teixeira - Mesão Frio

#218218 | Lourval | 12 jan 2009 18:32 | Em resposta a: #218164

Caro Fernando Lourenço,

Sei que há um Júlio Teixeira da Silva na base de dados da CEPESE. Mas meu trisavô nunca usou Silva. Ele usava Júlio Teixeira Cândido, pois seu pai era José Teixeira Osório e sua mãe era Cândida Luísa. Mas nunca se sabe. Vai que a mãe dele tinha apelido Silva?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218439 | golim67 | 14 jan 2009 19:59 | Em resposta a: #218073

Caro confrade M Frada

Durante pesquisas que tenho efectuado sobre meus antepassados MARTINS e LIMA nas freguesias de Candemil-Concelho de Amarante e Teixeira-Concelho de Baião, tenho deparado com pessoas de apelido SILVA ALVARENGA, quer em Candemil, quer em Teixeira (lugar de Mafomedes) de onde, penso, é a origem dos Silva Alvarenga referidos.

Quanto a aparecerem ALVARENGAS em Mesão Frio considero isso possível, já que também tenho antepassados deste Concelho sendo parte deles originários de Teixeira-Baião.

Pelo que me é dado saber e fruto de diálogo com pessoas de Candemil, era frequente deslocações de Candemil-Teixeira-Santa Cristina e Vila Marim (estas de Mesão Frio) e vice-versa. Aliás há familiares meus antepassados (Sécs. XVIII, XIX e inícios de XX) que migraram de uns para outros lugares.

Também pode ter acontecido que os SILVA ALVARENGA tivessem a sua origem em Mesão Frio e um ramo familiar se fixasse em Teixeira e daqui migrassem para Candemil e outras paragens!

Espero que estas dicas o ajudem nas suas investigações.

Um abraço

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218462 | mtfrada | 14 jan 2009 23:11 | Em resposta a: #218439

Caro confrade Gouveia de Lima:

Creioque estaremos precisamente a falar dos mesmos Alvarenga. Na Teixeira, concelho de Baião encontrei antepassados meus de nome Silva Alvarenga, e são bastantes, por sinal. Foi esse o meu ponto de partida. À medida que fui progredindo é que fui remetida para Mesão Frio, João Alvarenga, aí já sem o apelido Silva. Tenho tido dificuldade em obter o registo deste. Assim de repente parecem provir de Mesão-Frio, mas a sua ligação aos Monteiro e Vasconcelos a que o confrade Conde alude não a consigo comprovar.

José da Silva Alvarenga (? -1767), que casa na Vila da Teixeira, Baião, em 1733 com Ana Pinto ou Alves (1711-1783);
Filho de João Alvarenga e Maria Pinto da freguesia de S. Nicolau, Mesão Frio

Filhos de José e Ana:
1. Antº -n. 1735
2. José n. 1737
3. João n. 1738
4. José n. 1741
5. João n. 1744
6. Manuel da Silva Alvarenga n. 1746 cc Mª Paula Jorge Correia
7. Maria Pinto n. 1748
Pedro n. 1752

Estes Silva Alvarenga parecem-me naturais do lugar do Hospital na Teixeira, Baião. Há pelo também registos de óbitos de Silva Alvarenga de Mafomedes, também na Teixeira, entre 1833 e 1859.
Teremos antepassados comuns?

Um abraço,
M Frada

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218518 | macp | 15 jan 2009 18:13 | Em resposta a: #218462

Ninguém encontrou estes:
António Pinto Alvarenga ou António Alvarenga ou António Pinto de Magalhães
Filho legítimo de João Teixeira Alvarenga, do lugar da Granja e Francisca de Magalhães
Neto paterno de José Alvarenga, e Maria Alvarenga, do lugar de Campos, Santa Maria de Penha Longa, Marco de Canavezes
Casou com Francisca da Luz (de Melo Brandão no assento de casamento), em 1815
em S. Tomé de Covelas.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218641 | golim67 | 16 jan 2009 23:35 | Em resposta a: #218462

Cara confrade M. Frada

Até onde me foi possível pesquisar não encontrei qualquer ligação de antepassados meus, de Teixeira (apelido LIMA) com os SILVA ALVARENGA, mas admito essa possibilidade quanto à freguesia de Candemil-Amarante com familiares de apelidos MARTINS e/ou FERNANDES que encontrei mas sem poder confirmar.

Cito alguns nomes que topei respeitantes aos SILVA ALVARENGA de Candemil:

JOÃO DA SILVA ALVARENGA que deve ter nascido entre 1770 e 1775, foi casado com ANA JOAQUINA RODRIGUES, de Candemil, sendo ele filho de ANTÓNIO JOSÉ e de QUITÉRIA MARIA, de Teixeira-Baião;

Filhos de JOÃO e ANA JOAQUINA:
1-JOANA DA SILVA ALVARENGA (n. ?) cc António Mendes e há o registo de duas filhas-TERESA*(n.1834) e MARIA* (n.1823), de Candemil-Amarante. Também foi madrinha de baptismo de Joana*, filha de José Alves e de Maria Mendes Martins (que presumo ser esta minha familiar colateral);

2-MARIA (da Silva Alvarenga). Captei-a como madrinha de baptismo de sua sobrinha MARIA, filha de Joana S. Alvarenga e, ainda, como madrinha de baptismo de Balbina* (n.1820), filha de António Alves e de Maria Pereira e, também, como madrinha de Joaquim* (n.1824), filho de Lourenço Alves e de Ana Custódia;

3-LUÍSA* (da Silva Alvarenga)que nasceu a 17.4.1800 em Candemil. Foi seu padrinho o Pe. José da Silva Alvarenga, de Mafomedes- Teixeira;

4-ANA DA SILVA ALVARENGA* que nasceu a 13.8.1802, em Candemil. Foi seu padrinho António Alves, de Mafomedes-Teixeira. Casou com Alexandre da Fonseca*, de Teixeira;

5-MANUEL (da Silva Alvarenga) foi padrinho de baptismo (como tio materno) de TERESA, filha de Joana (sua irmã) e de António Mendes.

Há ainda:

LUÍS (da Silva Alvarenga), de Mafomedes-Teixeira, irmão de JOÃO DA SILVA ALVARENGA, que foi padrinho de baptismo de sua sobrinha-neta MARIA, filha de JOANA;

Os dados da confrade Maria A. Pinto suscitou a minha curiosidade e através de consulta aleatória on-line encontrei:
Na freguesia de Covelas-Baião um assento de baptismo de Maria*, baptizada a 19.7.1829 e neta materna de José António Alvarenga e de Ana Maria e um outro assento de baptismo de Maria que nasceu a 27.12.1843, filha de António Alvarenga e de Francisca da Luz, do lugar da Granja, neta paterna de João Teixeira Alvarenga e Francisca de Magalhães, etc..
Este último assento coincide com os dados fornecidos pela confrade Maria A. Pinto.

Na freguesia de Penha Longa-Marco de Canaveses também encontrei alguns ALVARENGAS.

Não sei se setas informações ajudam na sua pesquisa, mas o meu intuito é dar pistas que lhe podem ser úteis.

Por último os nomes com * quer dizer que possuo cópias dos assentos.

Um grande abraço amigo de

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218780 | Conde | 18 jan 2009 12:53 | Em resposta a: #218518

Esses estão publicados nos Volumes da família Moura Bessa, salvo erro no 3º.

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218851 | mtfrada | 19 jan 2009 01:42 | Em resposta a: #218641

Caro confrade Gouveia de Lima:

Em primeiro lugar, agradeço a sua ajuda.
Estive a tentar encaichar os dados que me forneceu, mas não consegui. Creio que se deve ao facto de ainda não ter conseguido descobrir qual dos Silva Alvarenga foi para o lugar de Mafomedes. Os "meus" são todos do lugar do Hospital.

Relativamente aos de Mafomedes, apenas tenho informação de óbitos, a saber:
Joaquim da Silva Alvarenga em 6.11.1843
Pde José da Silva Alvarenga em 7.02.1852
José da Silva Alvarenga, solteiro, em 19.08.1858
Luís da Silva Alvarenga em 16.09.1858
Manuel da Silva Alvarenga, solteiro, em 6.10.1859

Ainda quanto aos meus antepassados, descendem de Manuel da Silva Alvarenga cc Maria Paula Jorge Correia, através de uma filha, Maria, pelo que o nome se perdeu nas gerações seguintes. Cheguei assim ao tal João Alvarenga, cc Maria Pinto, de Mesão Frio, e que terá nascido pr volta de 1690 e anos anteriores, creio eu. Deve ser este João a origem dos Alvarenga, naquela região pelo menos.

Um abraço,
M Frada

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218852 | mtfrada | 19 jan 2009 01:45 | Em resposta a: #218851

desculpe o erro - deve ler-se encaixar.
M Frada

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218885 | macp | 19 jan 2009 14:08 | Em resposta a: #218641

Caro Gouveia Lima : pode fazer o favor de me indicar onde encontrou esses dados? Eu tenho documentos sobre esses indivíduos até ao avô de Maria, nomeadamente, de casamento de todos e assento de baptismo de Maria. Não consigo é encontrar o assento de nascimento do pai desta, António Alvarenga ( aparece também como António Pinto Alvarenga e António Pinto Magalhães), o que casou com Francisca da Luz.
Se lhe interessar qualquer dos docs. que possuo, posso dizer-lhe quais são exactamente e digitá-los.
Muito obrigada.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218886 | macp | 19 jan 2009 14:09 | Em resposta a: #218780

Conde:
Essa obra é fácil de encontrar? Existe em qualquer Arquivo Distrital?
Obrigada.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218899 | Conde | 19 jan 2009 14:33 | Em resposta a: #218886

Não sei se está. É recente a edição do 3º volume, mas a totalidade é já do século XXI. Deve estar à venda nas livrarias da especialidade como na Ferin.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#218901 | Conde | 19 jan 2009 14:38 | Em resposta a: #218886

O livro do Luís Bernardo Carneiro Pinto sobre as fanílias do Marco e Baião também tem muitos Alvarengas do Marco de Canaveses.

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#219073 | golim67 | 20 jan 2009 21:31 | Em resposta a: #218885

Cara Maria A. Pinto

Como disse na mensagem os dados que mencionei, relativamente a MARIA, foram obtidos aleatoriamente através de consulta on-line dos dados digitalizados do AD Porto respeitantes à freguesia de Covelas-Baião. Os anos digitalizados não abarcam o eventual ano de baptismo de António Alvarenga.
Penso que deve pesquisar no próprio Arquivo Distrital do Porto, uma vez que o cadastro de fundos deste Arquivo refere registos dos anos 1586 a 1900 da paróquia de Covelas-Baião.
A minha pesquisa centra-se nos ALVARENGAS de Candemil-Amarante e, eventualmente, de Teixeira-Baião, no intuito de haver ligações com antepassados meus de apelido MARTINS e FERNANDES, embora ainda não tenha qualquer confirmação.

Agradeço a gentileza que teve para comigo.

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#219077 | macp | 20 jan 2009 23:05 | Em resposta a: #219073

Caro Gouveia de Lima
Tem sido no Arquivo Distrital do Porto que tenho encontrado as informações que procuro. Pois também já tinha visto que os documentos não abarcam por enquanto datas anteriores a 1800 em alguns casos. Mas têm feito um trabalho espantoso.
Obrigada de qualquer modo. Sucesso nas suas pesquisas.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Alvarenga - Mesão Frio

#246404 | otuo | 22 dez 2009 19:18 | Em resposta a: #70747

Caros confrades,

Alexandre da Silva Alvarenga cc Ana Gracinda Sousa Vasconcelos era filho de Quitéria Luisa Clara (da Silva Alvarenga) do lugar do Hospital, Teixeira e de António José, de Mafómedes. Neto materno de José da Silva ALvarenga, de Mesão Frio, e de Maria Pinta. Neto paterno de António ALves e Inocencia Pereira, de Mafomedes, Teixeira. Terá sido este ramo a ir para Mafómedes.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Vilaça Couto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 23:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen