Familia Doutel de Almeida

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Familia Doutel de Almeida

#71130 | JJML | 10 ago 2004 17:57

Caros Confrades,

Agradecia ajuda sobre esta familia, nomeadamente:

António Doutel de Almeida, instituidor do Morgado de Doutel em Bragança a 26/01/1576 (filho de Francisco Doutel n. 1475, Bragança cc Beatriz de Leão morreu a 18/10/1564, Bragança) cc Anna Rodrigues de Abreu natural de Bragança.

Cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#71146 | WMFN | 11 ago 2004 01:13 | Em resposta a: #71130

Prezado João,

Eu descendo de António Doutel de Almeida pela minha avó paterna, Ambrosina de Abreu, que tem a varonia deste senhor. Não sabia o nome da mulher do Francisco Doutel e nem que a Ana Rodrigues era Ana Rodrigues de Abreu.

Tenho trabalho publicado aqui no Brasil sobre a ascendência desta minha avó. Se lhe interessar poderei enviá-lo.

Abraços,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#71151 | WMFN | 11 ago 2004 03:09 | Em resposta a: #71130

Prezado João,

Em outro tópico vi uma mensagem sua em que dizia:

"António Manuel de Abreu Sarmento (de Faria Figueiredo Doutel e Lemos Alcoforado), nº a 18/12/1727 nos Cortiços, Macedo de Cavaleiros, foi Tenente do regimento de cavalaria de Bragança era Morgado do "Vaso de Ouro" em Bragança e teve CBA em 20/07/1779 c/ armas de Abreu, Doutel, Faria e Figueiredo c/ escudete ao centro de Sarmento (era filho de António de Abreu de Barros Sarmento (Doutel), nº a 16/04/1689 em Bragança, foi Sargento-mór em Bragança e casou a 07/11/1721 na Capela de Nª Srª do Loreto em Bragança c/ Rosa Maria de Faria Figueiredo (Sarmento) e Lemos (Alcoforado), nº a 12/05/1696 nos Cortiços e era Morgada do "Vaso de Ouro" em Bragança)"

Eu descendo de Manuel de Abreu Sarmento, natural de Bragança, casado cerca de 1705 com Ana Fernandes natural de Moimenta, filho de Pascoal de Abreu Sarmento, natural de Bragança e de Maria de Abreu, neto paterno de Baltazar de Abreu de Almeida falecido a 29 de junho de 1657, casado com Joana de Barros falecida a 15 de setembro de 1660.

De quem o António de Abreu de Barros Sarmento era filho?

Abraços,

Washington Marcondes Ferreira Neto
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#71156 | JJML | 11 ago 2004 11:26 | Em resposta a: #71146

Caro Washington,

Teria muito gosto em receber o seu trabalho sobre a ascendência da sua Avó.

O meu endereço de e-mail é o seguinte:

jlemos@millenniumbcp.pt

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos
Lisboa, Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#71157 | JJML | 11 ago 2004 12:02 | Em resposta a: #71151

Caro Washington,

Segundo os dados que possuo, o António de Abreu de Barros Sarmento era filho de Estevão de Abreu de Barros (de Almeida), Alferes de cavalaria da Tropa de Couraças durante as Guerras da Restauração, ficou ferido por duas vezes na Batalha de Montes Claros em 1665 e na tomada da Praça de Valença de Alcantara e também no Forte da Praça da Guarda (conforme "Os Fidalgos" do Abade de Baçal, Tomo VI, pág 30), irmão inteiro de Pascoal de Abreu e Barros Doutel de Almeida, General da Armada da India, Governador de Monbaça e de outras praças. Estevão era natural de Bragança casou c/ Joana Gomes de Moraes Sarmento, filha de Francisco de Moraes e Silva, Capitão-mór das terras de Lomba (entre Vinhais e Chaves) por mercê de 15/04/1626, n. Vinhais, Edral em 03/10/1580 que era casado c/ Maria Joana de Moraes Sarmento do Amaral, n. Vinhais, Vilar de Ossos.

Já agora a Joana de Barros mulher de Baltazar era filha de quem ?

Melhores cumprimentos,

João Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#71173 | WMFN | 11 ago 2004 20:47 | Em resposta a: #71157

Caro João,

Joana de Barros, casada com Baltazar de Abreu de Almeida faleceu a 15 de setembro de 1660, sepultada na capela de N. S. da Consolação na Igreja de S. João. Talvez fosse filha ou neta de Joana de Barros falecida a 16 de abril de 1610, viúva do Doutor Domingos de Sá, com testamento, e sepultada em Santa Clara.

Antonio de Abreu Sarmento, neto de Pascoal de Abreu Sarmento casou-se em Curopos a 23 de junho de 1776 com dispensa de 3º e 4º graus, com Ana José de Moraes Sarmento, b. a 1 de agosto de 1751 em S. Maria Madalena, Curopos, filha de Francisco José de Moraes Barros e Maria José Alves de Azevedo, neta paterna de Tomás de Moraes Fontoura (Curopos) e de Joana de Barros Sarmento (Parâmio) e neta materna de Brás Alves (Curopos) e Maria de Azevedo (Torre de D. Chama). Francisco José e Maria José obtiveram em 1748 dispensa de 3º grau por que Tomás e Brás eram primos carnais ou direitos.

Esta JOANA DE BARROS Sarmento me parece ser parente das outras Joana de Barros...

Um abraço,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#96987 | gmg | 30 jul 2005 15:01 | Em resposta a: #71130

Caro Sr. João Mascarenhas de Lemos,

Sabe dizer-me mais informações sobre o seguinte casal:

- D. JOANA DOUTEL, natural da freguesia de Cabanelas, concelho de Mirandela, f.ª de António Manuel e de D. Joana Doutel, casada no dia 8 de Julho de 1815 na freguesia de Miradezes, concelho de Mirandela com JOSÉ MANUEL (PIRES), natural de Miradezes, f.º de Manuel Bernardo (Pires) e de Antónia Luísa (Pereira)???

Gostava de saber mais sobre a Ascendência do referido Casal, especialmente sobre o José Manuel (Pires). Sabe de alguma coisa? Estes nomes dizem-lhe algo?

Obrigado e cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel, de Cabanelas e Miradezes

#210025 | gmg | 06 out 2008 18:14 | Em resposta a: #71130

Procuro descendentes do casal José Manuel Pires e D. Joana Doutel, de Cabanelas e ele de Miradezes.

A minha Família é aparentada com os Doutel e o meu Bisavô falava no primo Domingos Doutel. Este Domingos Doutel deve ter nascido por volta de 1860-1880.

Obrigado.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#210026 | gmg | 06 out 2008 18:15 | Em resposta a: #71146

Procuro descendentes do casal José Manuel Pires e D. Joana Doutel, de Cabanelas e ele de Miradezes.

A minha Família é aparentada com os Doutel e o meu Bisavô falava no primo Domingos Doutel. Este Domingos Doutel deve ter nascido por volta de 1860-1880.

Obrigado.


Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#210167 | Maria M Luz | 08 out 2008 22:20 | Em resposta a: #71130

Sobre os Doutel de Almeida encontrei na pesquisa na Torre do Tombo on Line o seguinte:
Autos de Procuração de Antônio Doutel de Almeida, Governador da Praça de Chaves e de sua mulher Dona Maria Joaquina de Maris Sarmento. A procuração foi passada para seu filho Antônio Doutel de Almeida para cobrança e arrecadações de herança de seu filho Joaquim Doutel de Almeida, Tenente-Coronel da Cavalaria e Governador de Benguela, Angola, ali falecido. Ver em PT-TT-JIM/JJU/1/5/10 (datado de 1813.
Espero que isso lhe ajude nas pesquisas e que seja uma fonte para novas buscas.

Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Familia Doutel de Almeida

#210202 | JJML | 09 out 2008 13:44 | Em resposta a: #210167

Muito obrigado por mais esta achega.
joão Mascarenhas de Lemos

Resposta

Link directo:

Familia Doutel de Almeida

#367519 | andrenetto | 27 mar 2016 03:56 | Em resposta a: #71130

Alguém tem informações da família de MARIA JOAQUINA DE MARIS SARMENTO casada com ANTÓNIO VENCESLAU DOUTEL DE ALMEIDA (GOVERNADOR DA PRAÇA DE CHAVES) que é mencionados no link http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4211740 ?

Resposta

Link directo:

Familia Doutel de Almeida

#367558 | joserocha | 28 mar 2016 15:43 | Em resposta a: #71130

Tenho ligação a este ramo que usou apelido Doutel até Sebastiana Guiomar Doutel de Sá e Sousa, mãe do Lopo João Correia de Castro e Sá Morais (dn 1753, meu quinto avô) e filha de António Doutel de Almeida e Antónia Maria da Fonseca.

Resposta

Link directo:

Familia Doutel de Almeida

#367571 | Samuel C O Castro | 28 mar 2016 18:20 | Em resposta a: #367558

Prezado José Rocha,

Se por acaso tiveres as informações abaixo e puder fazer a gentileza de me disponibilizar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

1) Qual a localidade de nascimento do Lopo João....?

2) Qual a localidade de casamento do mesmo?

3) Quais os filhos que tiveram e suas descendências?

Muito obrigado. Ótima semana. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Familia Doutel de Almeida

#367576 | joserocha | 28 mar 2016 21:33 | Em resposta a: #367571

Caro Samuel, creio que na página do Ricardo Mendes Ribeiro tem essa informação mais completa e fácil de gerir:
http://hawk.fisica.uminho.pt/familia/ppl/4/2/b893f769355172c7924.html

Contudo, se necessitar de algo mais, por favor, disponha!

José Carlos

Resposta

Link directo:

Familia Doutel de Almeida

#367581 | Samuel C O Castro | 28 mar 2016 23:03 | Em resposta a: #367576

Prezado José Carlos,

Muito obrigado pela informação.

Meu interesse era saber se os irmão da Maria da Assunção (Antônio Lopo, e Lopo), se tiveram descendência.

Tanto no Geneall, quanto no site indicado, consta a data de casamento do Lopo João e Ana da Costa, mas cita a localidade, dado que tenho interesse.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Familia Doutel de Almeida

#367585 | joserocha | 29 mar 2016 00:20 | Em resposta a: #367581

A natureza da relação com a Júlia Barbelet (há várias grafias) com o Lopo João é-me desconhecida. O que sei sobre ela é que era filha de Jean Baptiste Barbelet, professor de Francês na casa do Toural em Guimarães, e de Marie Aymé. Creio que ambos seriam Franceses (pelo menos está assim nos registos de nascimentos dos filhos e de óbito do Jean Baptiste em 1798) embora se especule sobre uma origem escandinava (Norueguesa). Não tenho quaisquer dados dos seus irmãos, apesar de admitir uma linhagem com uma diversidade extraordinária.
Tenho mais dados sobre descendentes do ramo adjacente ao Ricardo Mendes Ribeiro, relativo à Maria Júlia de Carvalho Quintela Ferreirinha (minha avó materna).

Abraço, JC

Resposta

Link directo:

Familia Doutel de Almeida

#367591 | Samuel C O Castro | 29 mar 2016 12:26 | Em resposta a: #367585

Prezado José Carlos,

Muito obrigado pelas informações.

Corrigindo um trecho de minha anterior mensagem:

"mas NÃO cita a localidade, dado que tenho interesse"

O colega Ricardo Mendes Ribeiro, me confirmou que os irmãos da Maria da Assunção (Antônio Lopo, e Lopo), foram sacerdotes, e não deixaram descendência. Disse-me, também, que desconhece a localidade do casamento de Lopo João e Ana da Costa.

Os dados que diz ter da descendência da Maria Júlia de Carvalho ...., por acaso algum dos elementos ali contidos, voltaram a casar com pessoas de apelido Castro?

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel C O Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 13:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen