Identificação de Familiares do Santo Ofício

Este tópico está classificado nas salas: Cargos

Identificação de Familiares do Santo Ofício

#71542 | amtf | 20 ago 2004 23:12

Caros confrades,

Num "instrumento de abonação" o suplicante declara ter tios que "actoalmente estao servindo de Comissarios do Santo Officio e familiares delle...". As testemunhas chamadas a depôr secundam-no sem, no entanto, em nenhuma parte do documento os ditos serem nomeados.
A fazer fé no que está escrito e dado desconhecer os seus nomes, creio que uma hipotética identificação dos mesmos só será possível consultando os processos que cronológica e geográficamente se ajustem.
Só conheço os índices na Torre do Tombo, ordenados pelo nome próprio dos habilitandos, mas será que existe alguma publicação que os ordene de outra forma? Concretamente, a minha pesquisa recai sobre o concelho de Felgueiras e, em particular no Couto de Pombeiro.

Grato por qualquer ajuda, melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de Familiares do Santo Ofício

#71543 | amtf | 20 ago 2004 23:14 | Em resposta a: #71542

Esqueci-me de referir que as datas que me interessam são na primeira metade do séc. XVII

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de Familiares do Santo Ofício

#71550 | Carlos Silva | 21 ago 2004 00:47 | Em resposta a: #71542

Caro Antonio Maria Fevereiro,

As "Habilitaçoes para o Santo Oficio" (por enquanto o vol. XXIV - Letras S a Z - de Sabino Antonio Rasquinho a Zeferino Antonio Pereira Nobre), impressionante trabalho publicado por Antonio Assis, Graça Rocha e Luis Soveral Varela em 2003 permite uma pesquisa geografica por freguesia.

Pois além de conter um indice onomastico dos inquiridos (como no ANTT) e dos pais e dos avos (que nào existe no ANTT) tambem tem indice por concelho e freguesia de naturalidade, aplicavel nào so ao pretendente, mas tambem freguesia dos pais e dos avos.

Os dois indices dizem respeito tambem as esposas (ou prometidas) dos pretendentes, pais e avos das tais, o que enriquece bastante a base.

Torna possivel uma pesquisa muito eficaz.

Como "consumidor" estou muito satisfeito com os achados que se tornaram assim possiveis. Por enquanto no volume publicado 4 ou 5 colaterais proximos do ramo estudado, mas desconhecidos, e um antepassado directo que nào suspeitava como FSO, e cuja ascendencia desconhecia e nào poderia de qualquer modo conhecer nào fosse esta fonte, dado ter nascido por volta de 1570. Como os bisavos vem nomeados vamos para os 1480, numa familia que nào era nobre nem tampouco burguesa).

Creio que é significativo do potencial de informaçào e de eficacia da pesquisa.

Nào sei se é o que pretendia, mas nào posso deixar de referir as possibilidades.

Melhores cumprimentos.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de Familiares do Santo Ofício

#71552 | Carlos Silva | 21 ago 2004 00:52 | Em resposta a: #71550

Pode ver a livraria do site para saber mais.

Melhores cumprimentos

C.S.

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras)

#71556 | Carlos Silva | 21 ago 2004 09:57 | Em resposta a: #71542

Caro Antonio Maria Fevereiro,

Em Pombeiro de Riba de Vizela, Felgueiras, tem :

Torcato de Barros de Faria em 1674, da quinta de Valmelhorado ; filho de Miguel de Freitas de Barros

Sebastiào Dinis da Fonseca, em 1691, de Lamego, prior da Serra do Codal, cujo pai Alvaro Moniz era de Pombeiro, assim como os avos paternos Antonio Dinis e Maria de Sampaio.

o que é relativemente pouco, e decerto nào responde concretamente ao seu desejo.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras)

#71563 | amtf | 21 ago 2004 15:58 | Em resposta a: #71556

Caro Carlos Silva,

Muito obrigado por seu interesse.
Sabia da publicação das "Habilitações para o Santo Ofício" mas não me tinha apercebido que possuía índices tão completos. Não subscrevi a obra porque achei o investimento desproporcionado em relação aos meus modestos propósitos.
No Couto de Pombeiro procuro quaisquer elementos que me levem à ascendência do Padre Francisco Antunes (* c. 1590), prior de S. Veríssimo de Lagares, e de Maria de Sampaio, mulher solteira, de quem o dito padre teve três filhos, legitimados em 17-02-1632.
Também agradeço os nomes que indicou. Quem sabe a avó paterna de Sebastião Dinis da Fonseca teria alguma ligação com a que procuro, embora os Sampaios fossem abundantes naquela região...

Com os melhores cumprimentos,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras)

#71565 | Carlos Silva | 21 ago 2004 16:53 | Em resposta a: #71563

Caro Antonio Maria Fevereiro,

Pela mesma razào nào subscrevi, mas comecei a mudar de ideia na livraria Ferin, quando fui a Lisboa visitar o nosso convalescente amigo Joào Paulo CMT, e de volta ao norte acabei por sucumbir na livraria Esquina do Porto, e comprei.
Compro o proximo volume se houver.


Melhores cumprimentos.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras)

#71568 | amtf | 21 ago 2004 17:35 | Em resposta a: #71565

Caro Carlos Silva,

É a publicação das "Habilitações para o Santo Ofício" uma iniciativa notável e tanto mais meritória quanto se deve à acção de particulares, com os riscos editoriais que uma obra desta dimensão deve acarretar.
Tive notícia de sua visita a JPCMT, com o Zé AC. Talvez numa próxima ocasião que por cá passe tenha o prazer de o conhecer pessoalmente.

Os melhores cumprimentos do
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras) / pe. Francisco Antunes

#133905 | luizsillos | 13 nov 2006 01:55 | Em resposta a: #71563

Caro António Maria Fevereiro,

Não sei se esta mensagem minha, chega atrasada! Porém, como, coincidentemente, disponho dos dados, repasso:

O padre Francisco Antunes, que o amigo se refere como sendo prior de S. Veríssimo, era irmão de um tio por afinidade, de minha antepassada.

Seus pais eram do lugar de "Pumar", freguesia de Lagares, e se chamavam António Jorge e Francisca Gonçalves. No registro de óbito de Francisca Gonçalves, que eu não anotei na época, é feita referência ao fato dela ser mãe do dito padre.

Confirmo que este padre, foi pai, pelo menos de Serafina de Sampaio e Faustino de Sampaio, padrinhos de batismo, também, de uma outra antepassada desta mesma freguesia.

Por enquanto, é isso.

Abraços.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras) / pe. Francisco Antunes

#135865 | amtf | 28 nov 2006 23:34 | Em resposta a: #133905

Caro Luiz Gustavo,

De novo as minhas desculpas pela demora a acusar recepção de sua tão promissora mensagem!

Em tempos dirigi um pedido ao ADP a propósito destas gentes, mas a falta de dados inviabilizou a pesquisa... Como vê, a sua ajuda é mais que oportuna.

Tenho cópia do documento de legitimação dos três filhos de Francisco Antunes, em 30.4.1632:

“Dom phelipe etc faco saber aos que minha carta de ligitimação virem que o padre frº antunes Reitor da Igr. de santo virissimo dos Lagares arcebispado de Bragua me escrevia a dizer por sua piticão q depois de ser sacerdote de missa ouvera dous filhos e hua filha por nome frº faustino e sarafina de hua mª de sampayo molher soltª na dita freigª”

Nada neste documento, de que transcrevi uma pequena parte, me diz a freguesia natal de Francisco Antunes, nem onde o bom do padre levou seus filhos a baptisar.
Procurei em Lagares mas, como me ensinou o confrade José António Reis, a quem em tempos maçei com este assunto, seria demasiado descaramento fazê-lo na freguesia onde exercia...

Sabe dizer-me se quando Serafina e Faustino apadrinharam é identificada a (as) freguesia(s) de origem de ambos? E em que datas foram padrinhos para melhor os situar no tempo?

Finalmente, e era por aqui que devia ter começado, muito obrigado pela sua disponibilidade em partilhar comigo tão preciosas informações.

Grato abraço do,

António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras) / pe. Francisco Antunes

#135918 | luizsillos | 29 nov 2006 12:06 | Em resposta a: #135865

Caro António Maria Fevereiro,

Quando pesquisei a freguesia de Lagares, fiz algumas anotações sobre a família do padre Francisco Antunes. Não é muita coisa, mas creio que possa lhe ajudar. Seguem alguns dados que coletei:

Casamento de Serafina de Sampaio - Filha de Francisco Antunes

Faustino Ribeiro, filho de Antonio Ribeiro e Maria Álvares, casou-se em 2 de abril de 1642 na freguesia de Lagares, com Serafina de Sampaio, filha de Francisco Antunes e Maria de Sampaio.

Casamento de António Jorge, irmão de Francisco Antunes

Antonio Jorge, filho de Antonio Jorge e Francisca Gonçalves, casou-se em 5 de abril de 1618 na freguesia de Lagares com Catarina Martins.

No casamento de Antonio Jorge acima, consta que todos eram moradores na freguesia de Lagares. Antonio Jorge (pai) e sua mulher Francisca Gonçalves, moravam em Pumar, ou Pomar, que na verdade se chama Pomar Cova [ou Covo] , que é freguesia de Lagares. Ambos devem ter falecido entre 1618 a 1642.

Lembrando que só encontrei a filiação do padre Francisco Antunes no óbito da Francisca Gonçalves, onde é feita referência ao filho. Só que essa informação eu só tenho em minha memória, sem ter anotado a data do óbito.

É apenas isso que tenho.

Abraços.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras) / pe. Francisco Antunes

#136140 | amtf | 01 dez 2006 00:49 | Em resposta a: #135918

Caro Luiz Gustavo,

Mais uma vez, muito obrigado! Tinha esta gente em repouso por falta de tempo e, sobretudo, por falta de mais elementos.

Com os dados que me ofereceu posso compor a seguinte linha:

I António Jorge c.c. Francisca Gonçalves, moradores no lugar de Pomar Covo, freguesia de S. Veríssimo de Lagares, tiveram (pelo menos):

1 (II) Padre Francisco Antunes, que segue
2 (II) António Jorge c.c., S. Veríssimo de Lagares, 5.4.1618, Catarina Martins

II Francisco Antunes, Reitor de S. Veríssimo de Lagares, onde provavelmente nasceu no último quartel do séc. XVI.
Já não era vivo quando seu filho Faustino tirou em seu nome, e de seu irmão Francisco, um Instrumento de Abonação (*), em 26.2.1646 (IANTT, Justificação de Nobreza, Maço 9, n.º 12, fls. 21 e segs).
Teve de Maria de Sampaio, solteira, natural de S. Veríssimo de Lagares (?), os três seguintes filhos, que legitimou em 30.4.1632:

1 (III) Francisco, n. antes de 1632, de quem descendo
2 (III) Faustino, n. antes de 1632
3 (III) Serafina, n. antes de 1632, c.c., S. V. Lagares, 2.4.1642, Faustino Ribeiro, filho de António Ribeiro e Maria Álvares.

(*) Refere que a família de Francisco Antunes era “dos principais da terra” onde serviam os cargos de juízes e vereadores, comissários e familiares do Santo Ofício. Maria de Sampaio era de “gente nobilíssima e dos verdadeiros Sampayos deste Reino”

Muito grato abraço do,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras) / pe. Francisco Antunes

#136181 | luizsillos | 01 dez 2006 16:38 | Em resposta a: #136140

Caro António Maria,

Não saberia te dizer se a família de Francisco Antunes era "dos principais da terra", porém, seguramente, com base nos registros paroquiais de Lagares, deviam estar entre os mais ricos. Creio que ele nasceu em Lagares, pois a mãe dele, já aparece em 1587, como madrinha de batismo do filho de um tabelião da cidade.

Sobre os Sampaios, haviam muitos em Pombeiro. Creio que se você pesquisar bem a fundo a freguesia de Lagares, você consegue obter mais dados sobre estes seus antepassados.

Eu pesquisei muito bem meu pessoal lá, e por sorte, anotei alguns dados dos teus, por estes, estarem entrelaçados aos meus.

Os paroquiais em Lagares começam em 1584. Talvez você consiga subir mais uma geração.

Forte abraço.
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras)

#136246 | MENDES | 02 dez 2006 15:16 | Em resposta a: #71556

Caros Confrades:
Será que me poderão dar alguma informação sobre o seguinte casal:
Ana Ribeiro da Silva natural de Pombeiro casou em cerca de 1699 com João Dias da Fonseca natural de Urgezes ,Braga ,tendo tido um filho de nome Bento da Silva Telles que foi capitão de ordenanças em S. Martinho de Seia.
Desde já os meus sinceros agradeçimentos.


J. Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Pombeiro (Felgueiras)

#187061 | gmg | 05 mar 2008 18:16 | Em resposta a: #136246

Tem alguma informação sobre as seguintes pessoas:

-PEDRO AFONSO TEIXEIRA, nascido no séc. XVII, de Ervões, Valapaços.
-FRANCISCO COELHO, nascido no séc. XVII
-Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, de Ervões, Valpaços, nascido no final do séc. XVII
-PEDRO COELHO TEIXEIRA, de Ervões, Valpaços
-PEDRO FERNANDES BELO, de Alegrete, Portalegre.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Identificação de Familiares do Santo Ofício

#187062 | gmg | 05 mar 2008 18:16 | Em resposta a: #71542

Tem alguma informação sobre as seguintes pessoas:

-PEDRO AFONSO TEIXEIRA, nascido no séc. XVII, de Ervões, Valapaços.
-FRANCISCO COELHO, nascido no séc. XVII
-Padre FRANCISCO COELHO FONTOURA, de Ervões, Valpaços, nascido no final do séc. XVII
-PEDRO COELHO TEIXEIRA, de Ervões, Valpaços
-PEDRO FERNANDES BELO, de Alegrete, Portalegre.

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen