Lista dos servidores da Pide

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Lista dos servidores da Pide

#72104 | zedonordeste | 01 set 2004 12:20

Penso que seria util a divulgação desta lista, a qual terá interesse histórico e genealógico, e referindo-se não só aos agentes mas também aos informadores, pois seria muito útil para completar os curriculos dos costados do poder e até para uma safra de profissões ligadas aos ancestrais.
Aqui fica a sugestão.
Jose de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72106 | bandeira | 01 set 2004 12:58 | Em resposta a: #72104

Na sequência do que disse, melhor seria postar igualmente os nomes dos "bufos"que acusaram companheiros...
Dos militares que antes do 25/4 navegaram por águas que depois regeitaram....
Dos políticos que andaram bajulando o ancient régime e hoje se pavoneiam em partidos...de esquerda!!!
Haja senso!!!
Gonçalo Calheiros

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72113 | zamot | 01 set 2004 13:52 | Em resposta a: #72106

Caro Gonçalo

APOIADO


Um abc

Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72115 | Mavasc | 01 set 2004 14:11 | Em resposta a: #72104

A divulgação desse tipo de listas seria,no mínimo, um comportamento pidesco

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72117 | Carlos Silva | 01 set 2004 14:37 | Em resposta a: #72104

Caro José de Almeida,

Espero nào me meter em ajuste de contas individuais no qual nào sou chamado, mas como é certo que dou valor à Arquivistica (sem tabu), e embore me pareça possivel que este topico seja fruto de certa forma de nervosismo adquirido na leitura de outro(s) topico(s), e descarregado aqui, nào quero deixar de tecer um pequeno comentario.

Este interessante mas melindroso assunto tem decerto o maior interesse objectivo, como é obvio, mas julgo que deve ser tratado pelos historiadores, investigadores, academicos (e até jornalistas, porque nào) , antes de amis a partir dos Arquivos (pois nào tenho a menor duvida que tenha acabado o escandalo de certos Arquivos de Estado fechados aos universitarios) e em regra com o maior cuidado, até porque poderia passar pela cabeça de um ou outro colega a ideia de iniciar jà e sem demora a tal lista neste topico. O assunto poderia cedo tomar aspectos altamente insuportaveis me parece, e representativos de uma policia politica.

Pois nào é materia com o caracter documental de uma lista de soldados falecidos nas guerras peninsulares, ou nas guerras do ultramar, ou de servidores da casa do Infante D. Pedro.
Podemos até supor que surpresas podem advir a qualquer um, como aconteceu e irà ainda acontecer com a abertura dos arquivos da policia politica na Alemanha do Leste, surpresas que por vezes atingem familiares entre si.
Dito isso, resta que nào é meu intento proteger instituiçoes e pessoas para as quais nào tenho simpatia, e sobre as quais minha (firme) opiniào afinal nào interessa neste lugar.

Cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72118 | joão pombo | 01 set 2004 14:38 | Em resposta a: #72104

Caro José de Almeida:

Porque não investigar também os costados dos incendiários, dos que fogem aos impostos, dos que vivem das negociatas do futebol, dos proxenetas, dos pedófilos, etc...?
Penso que não faltariam interessados na aquisição de tais obras.
Proponho, para título, o seguinte:
"COSTADOS DA RALÉ PORTUGUESA E OUTROS QUE TAIS"
Cumprimentos,
João Pombo

P.S.: Escapou-me também a seguinte classe: Políticos defensores de causas exóticas (aborto, homossexualidade, minorias étnicas, etc...)

Resposta

Link directo:

RE:

#72198 | fernando pontes | 02 set 2004 14:13 | Em resposta a: #72118

Caro João Pombo,

Nada melhor que vir de almoçar e ler a sua mensagem....hehehehe.

Muito bem.

p.s.: seria uma best-seller mt rápidamente...


fernando pontes

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72227 | jlab | 02 set 2004 21:54 | Em resposta a: #72104

O que são os servidores da PIDE? Funcionários do Estado que o serviram de acordo com as mentalidades e opções políticas da época. Eu gostaria de saber, de longe, obviamente, o que faziam e os costados dos funcionários da STASI, SECURITATe, KGB e aparentados; mas enfim, não é este o forúm para esse tipo de discusões. Mas é importante referir, para aqueles como eu que gostam de história e em particular da história militar da nossa nação, o papel importante que esta Polícia teve na contra insurreição terrorista na guerra do Ultramar.



JLaboreiroH

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72228 | jlab | 02 set 2004 21:56 | Em resposta a: #72104

O que são os servidores da PIDE? Funcionários do Estado que o serviram de acordo com as mentalidades e opções políticas da época. Eu gostaria de saber, de longe, obviamente, o que faziam e os costados dos funcionários da STASI, SECURITATe, KGB e aparentados; mas enfim, não é este o forúm para esse tipo de discusões. Mas é importante referir, para aqueles como eu que gostam de história e em particular da história militar da nossa nação, o papel importante que esta Polícia teve na contra insurreição terrorista na guerra do Ultramar.



JLaboreiroH

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72244 | domconde | 03 set 2004 06:19 | Em resposta a: #72104

A ideia inicial do Sr. José de Almeida era, ao que parece, dar uma ideia que poderá haver um hábito antigo e familiar de ter relações com o poder.

Apesar da ideia em si ser vaga, não deixa de ser uma abordagem.

Há familias de pessoas ligadas à PSP, outras à GNR, outras à Policia Judiciária.

Parece-me pouco, pois que tenho a minha familia várias gerações sucessivas com a mesma profissão e daí não retiro nenhuma conclusão de habilidade interinseca ou genética na família.

Se a ideia tentou ser um remoque qualquer à PIDE, é manifestamente pequenina, senão mesmo tola e disparatada.

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#72256 | joão pombo | 03 set 2004 10:42 | Em resposta a: #72244

Caros Participantes:

Sou da opinião de que teria o maior interesse histórico, científico, etc..., que se estudassem os costados de todos os portugueses, incluindo os que serviram a Pide mas também os que desta fugiram e foram vítimas.
Todavia, não vejo nenhum interesse específico no estudo e desenvolvimento dos costados dos agentes desta Polícia política.
Ou melhor, o interesse é o mesmo no estudo dos costados dos merceeiros deste País, dos futebolistas, dos notários, etc...
Aliás, a maioria dos agentes da Pide seriam pessoas comuns, de classe média baixa ou mesmo de origens humildes.
Ninguém está certamente à espera de que os vulgares agentes ou informadores e nomeadamente os esbirros descendessem de carrascos ou "torturadores" profissionais de outras épocas, como da Santa Inquisição, p.ex.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores do País

#72271 | domconde | 03 set 2004 15:30 | Em resposta a: #72256

Acrestaria às palavras de João Pombo que tem interesse o estudo dos costados de todos os Portugueses, ou pessoas que passaram a Portugal, tenham elas exercidas qualquer que seja como profissão.

Tenho algumas dúvidas quanto ao estudo de costados por profissão, pois poderíamos ter:
meretrizes
proxenetas
ladrões
violadores
assassinos
prestitutos

sobretudo porque não consigo entender qual o interesse científico da mesma.

Resposta

Link directo:

RE: como auxiliar

#72293 | Carlos Silva | 03 set 2004 21:53 | Em resposta a: #72271

Caro Joào Pombo e colega "domconde"

Nào seria no entanto a primeira vez, pois genealogia é tambem ciencia auxiliar da historia ou da sociologia como ja tivemos oportunidade de referir :

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=17360

topico muito adaptado aos tais casos.
C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Os esbirros da Santa Inquisição

#73071 | ftalmeida | 14 set 2004 03:30 | Em resposta a: #72256

Caro João Pombo,

Há muito afastado deste forum, situação que pretendo manter com alguma excepção ocasional, como é o caso, a sua referência à Santa Inquisição e aos seus "torturadores" e uma pequena insónia, levaram-me a tecer alguns comentários, que são apenas isso e não uma crítica, muito menos a si.
Deixando de parte a PIDE, ainda muito próxima, parece-me injusta e errada a quase habitual referência aos "torturadores" bem como aos "queimadores" - perdoe-me a liberdade - da Santa Inquisição, deixando o "resto" de fora.
Como todas as instituições que se prolongaram no tempo, terá tido alguns, eventualmente poucos, aspectos positivos e outros negativos, gravosos, desumanos e, sobretudo danosos para Portugal, que é o que mais me interessa no plano histórico.
Quanto aos autos-da-fé em que se queimavam os condenados, lembro que estes eram primeiro relaxados à justiça secular e era esta que executava as sentenças. Aliás, com extrema hipocrisia, a Inquisição entregava os acusados com piedosas recomendações para serem bem tratados o que ainda agrava a cumplicidade da justiça secular, em último caso dependente do Rei.
Quanto aos "torturadores" eram meros servidores sem especial qualificação e limitavam-se a executar o que friamente tinha sido decidido pelos inquisidores - tantos tratos de polé, tantas voltas de roda - e, entre estes, normalmente em número de três, havia um representante da justiça secular. Estas decisões e, pelo menos nalguns casos, a execução e acompanhamento da tortura ficavam registados no processo.
Esta burocracia processual, foi sancionada, aprovada e mesmo impulsionada pelo Cardeal Alberto, depois arquiduque de Áustria e muito particularmente, pelo Cardeal-Infante, como gostava de ser tratado, Inquisidor-Geral e autor de dois Regimentos da Santa Inquisição e mais tarde Rei de Portugal, após a morte de D. Sebastião.
Voltando atrás, a Inquisição terá tido alguns aspectos positivos e poupou Portugal a algumas das consequências da Reforma e Contra-Reforma, tema a que sou particularmente sensível porque, tendo um costado alemão e sendo esse o que melhor conheço genealogicamente, sei o que provocou de violência, de fracturas familiares e de exílios forçados. Aliás, para manter as coisas nas devidas proporções, não nos esqueçamos que no que ficou conhecido por "caça às bruxas" conduzida pelos bispos do sacro-império, foram condenadas e mortas mais de dez mil mulheres e que, no que ficou conhecido por St. Barthelemy, só em Paris, mataram-se mais "herejes" do que a inquisição portuguesa em dois séculos e meio.
Mas também havia autos-da-fé em que os penitentes saíam reconciliados, obviamente depois de terem estados presos por tempo razoável - cárcere a arbítrio dos inquisidores e instrução nos mistérios da Fé para salvação das suas almas - e terem pago isso tudo, estadia, processo, ensinamentos etc.. Era um autêntico esbulho, de que se sustentavam os servidores da inquisição - instituição que se "alimentava" da fé, como disse o Padre António Vieira - e, porque tudo era registado, fácil é ver que guardas e "torturadores" estavam muito escalões abaixo dos inquiridores, dos juízes e dos Familiares, que merecem alguma atenção.
De acordo com os regulamentos do Cardeal-Infante, quando um acusado era preso, todos os seus bens eram arrolados, incluindo roupas e reservas alimentares encontradas na residência o que, como imediata consequência, deixava a família e criados sujeitos à caridade ou solidariedade de vizinhos. Esta dupla violência, era normalmente executada ao cair da noite ou ao raiar da manhã por um FSO. E o que era um FSO?
Normalmente um jovem de boas famílias e sangue limpo mas que optara por ganhar uns cobres, senão a vida, como esbirro, em vez de servir Portugal na Índia ou no Brasil onde concerteza seria mais útil. Confesso que tenho alguma dificuldade em manter uma atitude mental de distanciamento e imparcialidade em relação a estes Familiares, alguns da alta nobreza.
Para me cingir ao que me toca, dois antepassados meus processados pela inquisição, obviamente ricos, foram presos e entregues nos cárceres um pelo conde de Vilar Maior, "o Moço" e outro pelo conde de Coculim. Este último é exemplo paradigmático do que eu condeno. A benefício dos que o desconhecem, o morgadio de Coculim, na Índia, foi um dos maiores, senão o maior do seu tempo e, só por isso, imediatamente valeu um título condal à Casa Fronteira. E que fazia o administrador desse riquíssimo condado? Abandonava a sua administração a capatazes, na maioria inaptos e corruptos a ajuizar pela evolução posterior, e ficava-se a gozar a vida em Lisboa, arrecadando uns cobres com a ocasional prisão de pseudo-judaizantes.
Eis um retrato - meu, assumo - das "elites" nacionais, que vão ficando "esquecidas" enquanto as atenções se focam nos "torturadores" e nas fogueiras.
Observe-se a alegria, o êxtase quando se identifica um antepassado FSO. Autênticos orgasmos genealógicos.

Melhores cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Os esbirros da Santa Inquisição

#73086 | joão pombo | 14 set 2004 10:02 | Em resposta a: #73071

Caro Francisco Tavares de Almeida:

Li com muita atenção a sua mensagem, aliás perfeitamente esclarecedora e reveladora de uma lucidez e coragem que não hesito em apontar.
Há muito que comungo da sua ideia, no que respeita às elites nacionais.
O atraso do nosso País em relação à maioria dos Países Europeus não se deve apenas às elites que fomos tendo ao longo dos séculos e à influência da Igreja Católica, mas também se deve a isso.
Para mim, tanto é condenável o comportamento dos torturadores (gente normalmente simples) como o daqueles que decretavam as sentenças, muitas das vezes hipocritamente, como aponta.
Com os melhores cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Os esbirros da Santa Inquisição

#73095 | magalp | 14 set 2004 11:23 | Em resposta a: #73071

Caro Francisco

Abençoada insónia que o fez produzir “duas horas com de noute” este bem elaborado texto com muita informação, sem teias nem peias!
O seu 2º parágrafo trouxe-me uma revoada de recordações, se calhar semelhantes aquelas que lhe provocam as ditas insónias. Lembrei-me do período 1966/68, das sofridas campanhas ordenadas por Schultz, cujos relatos relatos de fresca data ouvi com a preocupação de “piriquito” recém-chegado aos Adidos… acho que vocês merecem bem mais do que nós, a tão anunciada pensão vitalícia de 175 euros!
Mas deixemos isso, que para o comum das gentes de agora tem menos interesse do que a queda dum pelo na respeitável barba do fidelíssimo Malan, o “Homem Grande “ de Ingorézinho!
(Que terá sucedido a esse bravo que tanta vaidade tinha no seu BI, como na Bandeira Nacional?)

Na sequência deste seu belo apontamento sobre a Inquisição e os Familiares do Santo Ofício, dos paralelismos estabelecidos nos tempos que correm – no mundo laboral, nas grandes e médias empresas, na política, na magistratura; enfim, um pouco por todo o lado existem hoje mais esbirros “FSO’s” bem mais desprezíveis do que os do tempo do Cardeal-Infante! E singram, talvez muito mais do que os do antigamente.

Pois a respeito do êxtase e muita alegria na identificação dum antepassado FSO por uns quantos linhagistas que nos dão a conhecer os respectivos achados, lembro (uma vez mais) o incansável e esclarecido Prof. L. Vaz de São Payo que há mais de 30 anos procura moderar esses ímpetos. É que não são poucos os FSO.s que a tal se habilitaram para esconder antepassados (por vezes bem próximos), com práticas judaicas no dia-a-dia! Dá como exemplo, entre outros mais:

«Domingos Fernandes, nat. Paramos, termo de Ansiães. Tendo começado por almocreve, tornou-se contratador no porto de Foz-Tua, com o q. enriqueceu muito»

Domingos era neto dum judeu confesso ao tempo do Príncipe Perfeito… mas isso não é notícia no processo de habilitação de FSO dum neto deste antigo almocreve, que foi Juiz dos Órfãos na Pesqueira! Deste Juiz, descende um brioso e muito nobre Tenente General, veterano das Campanhas Peninsulares, feito visconde pelo Príncipe Regente D. João, mais tarde acérrimo defensor de D. Miguel.
Citei este, como poderia ter citado uns quantos mais na BD/GP!

E fico-me em espera dos deliciosos comentários que lhe irão merecer, por certo, Carlos Silva e outros ilustres confrades que tão bem relacionam a Genealogia com a Sociologia e a Genética!
Grande abraço,
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#73142 | Valdez | 15 set 2004 00:05 | Em resposta a: #72104

Caro confrades,

Creio ser mais interessante a organização de um movimento de vigilancia, dos curruptos, pedófilos, incompetentes, etc. Portugal necessita de uma grande limpeza principalmente na politica e na administração.

É bem mais perigosa esta ditadura sem rosto, do que a outra......não há duvida que estamos a atingir a demo(diabo) cracia(governo)......

Valdez

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#73157 | joão pombo | 15 set 2004 09:19 | Em resposta a: #73142

Caro Valdez:

Mas, supostamente, esse tal movimento de vigilância já existe: São os Tribunais, enquanto órgãos de soberania.
Claro está que os pp. Tribunais se calhar também deveriam ser vigiados, mas isso é outra questão.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Os esbirros da Santa Inquisição

#73158 | Vínculo | 15 set 2004 09:26 | Em resposta a: #73095

Manel
Continuas a ter uma lucidez que por vezes, pela "anarquia"que a rodeia, é uma
autêntica pedrada no charco (às vezes pântano).Refiro-me a uma anarquia onde todos somos responsáveis pelo que dizemos ou fazemos.
Ao Francisco, que não conheço pessoalmente, agradeço as intervenções que "acordam" o Forum fazendo-o regressar a este mundo.
Grande abraço
Amiel Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#73160 | Valdez | 15 set 2004 10:26 | Em resposta a: #73157

Caro João Pombo,

É como diz, supostamente.......é que em Portugal a culpa morre sempre solteira.
De qualquer forma os tribunais também estão de mãos atadas, no respeitante não só às leis ( feitas pelos politicos que nos andam a gozar.....) e que obviamente não lhes convém leis que os possam vir a "entalar" isto para não falar nos próprios processos e garantismos, que levam a que casos graves desde que cometidos por gente de colarinho branco, acabem sempre prescritos.

Mas o caso mais escandaloso, são mesmo as inumeras denuncias do tribunal de contas, que vão parar em saco roto, e das quais nunca se viu um politico ser apanhado. O caso mais escandaloso, é o do Alberto João, que apesar de deixar obra, bem gosa com estes de cá.

Valdez

Resposta

Link directo:

RE: Os esbirros da Santa Inquisição

#73174 | JTaval | 15 set 2004 13:56 | Em resposta a: #73071

Caro Primo Francisco,

Só para o congratular pela excelente prelecção com que, mais uma vez, ilustrou este Espaço, tornando-o assim numa real mais valia e fornecendo chaves e balizas para a interpetação correcta da História e descobertas genealógicas.

Para mim é também incompreensível que pulule por aí tanta gente soberba dos seus ancestros Familiares do Santo Ofício cuja utilidade para o país era nula.

Ao invés, a presença de uns ramos cristãos novos nos costados parece-me constituir em si óbvio motivo de orgulho até porque, em geral, a gente de nação contribuiu bem mais para o desenvolvimento do país e das conquistas do que os inúteis FSO. E isto para não remeter à história do povo judeu.

E é preciso ter em conta que, a julgar pela mais recente historiografia, os descendentes do conversos, sobretudo a partir do séc. XVII eram tão ou mais Católicos do que a restante população e a Inquisição não passava de um agrupamento de extorcionários profissionais.

E com isto quero naturalmente homenagear os nossos alentejanos xn Dr. João Moreno Lopes e Gaspar Mendes Castanho, mas também, entre muitos outros, a corajosa Branca Dias (matriarca do Brasil) e Bocarro Francês, paladino da Restauração (movimento político que só triunfou graças ao concurso de cabedais e ligações dos cristãos novos), etc., etc,...

A Inquisição é triste herança de D. João III que, para mal do País, saiu muito mais à família materna do que ao Venturoso. Aliás, o reinado do filho de D. Manuel II foi uma verdadeira tragédia, sobretudo mercê da crescente influência do seu cunhado.

Da sua intervenção permito-me destacar a caracterização do FSO: “normalmente um jovem de boas famílias e sangue limpo mas que optara por ganhar uns cobres, senão a vida, como esbirro, em vez de servir Portugal na Índia ou no Brasil onde concerteza seria mais útil.” Tocou no cerne e, mudando o contexto, o retracto ainda se mantém actual.

Por isso, remetendo-me à época, o FSO era basicamente um parasita preguiçoso e uma sanguessuga voraz cujo brio religioso, em muitos casos, era simples fachada. Naturalmente, que tal espécie de antepassado, se não pode representar motivo de vergonha para o descendente, por maioria de razão também não deve servir de pretexto a exaltados brios genealógicos.

Um abraço,
José Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Os esbirros da Santa Inquisição

#73175 | JTaval | 15 set 2004 13:58 | Em resposta a: #73174

Sem ofensa à memória do presumível antepassado algarvio e FSO...

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#73180 | joão pombo | 15 set 2004 14:56 | Em resposta a: #73160

Caro Valdez:

Felizmente, algumas coisas vão mudando, nomeadamente no que respeita aos crimes praticados por gente de colarinho branco.
A tal ponto que hoje em dia quem tem colarinho branco e é famoso ou rico tem sérios motivos para se preocupar, já que, aparentemente, a presunção de inocência não lhe é aplicada.
É o mal de vivermos no País do "8 ou 80"...
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#73208 | Valdez | 15 set 2004 20:52 | Em resposta a: #73180

Caro João Pombo,

Eu ando é a tentar descobrir um livro que saiu na decada de 80 e desapareceu de circulação, que se chamava "Viver sem trabalhar num pais à beira mar" esse livro se bem me recordo de algumas passagens, está super actual, recomenda-se!!

Cumprimentos, Valdez

Resposta

Link directo:

RE: Lista dos servidores da Pide

#74853 | eugenio1959 | 12 out 2004 13:43 | Em resposta a: #72227

Gostaria de saber se este senhor faz parte da lista dos servidores da pide:
Antonio Pimentel de Aguiar
Obrigado..

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 05:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen