Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portuzelo

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portuzelo

#72585 | PauloDuarte | 07 set 2004 19:03

Será que alguém tem alguma informação sobre esta casa, nomeadamente seus antigos e actuais proprietários?
Agradeço qualquer informação.

Paulo Duarte de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portuzelo

#72603 | Vasco Jácome | 07 set 2004 22:43 | Em resposta a: #72585

Caro Paulo Duarte de Almeida

Suponho que essa Casa da Boavista, seja a que é referida nas “Últimas Gerações de Entre-Douro e Minho”, Vol. II, pg. 248, apostila 177.
No Canaes de Figueiredo, no Costado 177 segue a ascendência até:
Maria de Araújo de Azevedo
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=221006

Também no Gayo os encontra, quer no ttº aqui indicado, quer na árvore 196 do Costados I, onde encontra a remição para outros títulos.

Esta Casa era de Pinto Araújo Correia, mas os apelidos variam conforme as gerações.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portuzelo

#72627 | PauloDuarte | 08 set 2004 11:15 | Em resposta a: #72603

Caríssimo Vasco Jácome,

Muito obrigado pela ajuda.
As indicações fornecidas ajudar-me-ão bastante.

Cumprimentos

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portuzelo

#72692 | S.João de Rei | 08 set 2004 22:20 | Em resposta a: #72603

Caro Vasco

Ando também há muito tempo, para descobrir uma Casa /Quinta da Boa Vista. Mas na realidade, existem várias. Interessa-me a que teve como proprietário Marco António de Azevedo Coutinho (primeira metade do século XVIII).
Seria no entanto interessante talvez relacionar, todas as que existem e se possível os seus proprietários conhecidos.
O palácio em Lisboa, na Lapa, de Marco António, foi há relativamente pouco tempo destinado há sede da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.
Refiro por exemplo, a existência também a Casa /Quinta da Boa Vista, em Celorico de Bastos, lado a lado com a gémea Casa /Quinta do Outeiro.
Um abraço do,

Resposta

Link directo:

RE: Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portuzelo

#72776 | Vasco Jácome | 09 set 2004 21:51 | Em resposta a: #72692

Caro José Azevedo Coutinho

Realmente existe uma batelada de Casas da Boavista, sem qualquer ligação entre elas. Neste momento, não tenho ideia de qual será a desse Marco António de Azevedo Coutinho. Não tem mais nenhum dado para ajudar à sua localização?

Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portuzelo

#72857 | S.João de Rei | 10 set 2004 19:40 | Em resposta a: #72776

Caro Vasco Jácome

Marco António, foi nosso embaixador em Inglaterra e França. Pertenceu à equipa do grande D. Luís da Cunha com quem manteve uma forte amizade. Foi amigo pessoal de D. João V, cujo morte atribuem em grande parte, à tristeza pelo falecimento do seu amigo, uns meses antes ...
Pertence a um ramo de S. João de Rei, que se “abre” por via feminina, Lucena de Mata de Lobos, que no século XVII, adopta o apelido da varonia dos Azevedos em Portugal, Azevedo Coutinho.
Junto de D. Luís da Cunha, foi um dos responsáveis pelo apoio e ascensão de Sebastião de Carvalho e Melo.
Sebastião, tratava-o o por Tio, mas era efectivamente primo. O bisavô de Marco António, Sebastião de Lucena de Azevedo era o 4º avô do marquês de Pombal, que lhe vinha por este ramo de S. João de Rei, via seu avô Paterno, cujo nome Sebastião é patronímico desta varonia.
Marco António, foi o nosso primeiro-ministro dos negócios Estrangeiros e da Guerra quando se criaram os ministérios no reinado de D. João V.
Esta linhagem, iniciando-se com Vasco Fernandes de Lucena e Violante de Alvim, filha de João Lopes de Azevedo, 2º Senhor de S. João de Rei, teve especialmente na sua trajectória embaixadores, descobridor/povoador de Pernambuco, altos cargos de governo, na Índia e no Brasil, e cortesãos (que por ex. acompanham a Família Real para o Brasil).

Em relação há localização da casa/quinta da Boa Vista, poderá eventualmente “enquadrar-se” geograficamente no cargo que teve de alcaide-mor de Vimioso ou na qualidade de senhor donatário de Monsaraz. Da segunda mulher Ana Ludovina de Portugal, filha de D. Luís de Almada ( senhor de Pombalinho e de Lagares d’el Rei, também poderá ser uma pista?). A primeira mulher era Francesa.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

Marco António de Azevedo Coutinho

#72876 | Vasco Jácome | 10 set 2004 23:18 | Em resposta a: #72857

Caro José Azevedo Coutinho

Assim sendo esse Marco António de Azevedo Coutinho é o que está em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=218407

Está no Gayo ttº de Azevedos §81 N25 e nos “Lucenas”, tomo II, pg. 705. Infelizmente, em nenhuma das obras encontro referências à Casa da Boavista, pelo que estou a ver que não consigo ajudá-lo.

Lamentando, mas com um Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Marco António de Azevedo Coutinho

#124210 | aguerreiro | 03 ago 2006 18:57 | Em resposta a: #72876

tenho um pequeno trabalho que lhe posso facultar caso ainda esteja interessado sobre a casa e quinta da bela vista e de Nossa Senhora da Santa Marta de Portuzelo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portu

#124211 | aguerreiro | 03 ago 2006 19:02 | Em resposta a: #72585

tenho um peqwueno e despretensioso estudo sobre a quinta da Bela Vista de Santa Marta de Portuzelo, se estiver interessado contacte que lho enviarei por correio ou da maneira que lhe convier, mas não através do Forum

Resposta

Link directo:

RE: Marco António de Azevedo Coutinho

#232821 | d. soares | 28 jun 2009 10:42 | Em resposta a: #124210

Caro confrade aguerreiro,

Eu tenho um especial interesse sobre a casa do bela vista e como já passou algum tempo, não sei se ainda se encontra disponível para facultar esse seu estudo.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta/ Casa da Boa Vista, St.ª Marta de Portu

#290484 | casadalage | 04 nov 2011 23:00 | Em resposta a: #124211

Caro Confrade,
Muito apreciaria se me podesse facultar esse estudo (adolfo-azevedo@casa-da-lage.com).
A razão é que Jacinto Pinto de Araújo Correia foi casado com uma tia bisavó minha, tia de minha avó cuja ascendência estou a estudar.
Desde já grato,
José Adolfo Azevedo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 09:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen