Ingleses em Aveiro no sec XVII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

Ingleses em Aveiro no sec XVII

#72880 | tonho | 11 set 2004 00:15

No inicio do sec XVII, quando o porto de Aveiro fechou e deixámos de pescar bacalhau instalaram-se naquela cidade vários negociantes ingleses que faziam chegar o bacalhau da Terra Nova nos seus navios para os portugueses comerem.
Esses negociantes intalaram-se no bairro que hoje se chama Cojo e aí viveram por largos anos.

Algém sabe por onde anda a descendencia desses Ingleses.



Cumprimentos

Angeja

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97153 | patban1970 | 02 ago 2005 02:07 | Em resposta a: #72880

Caro Tonho,

Achei interessante esta explicacao sobre os ingleses. Talvez ajude a compreender poque existem tantos olhos azuis na regiao de Aveiro.

Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97156 | tonho | 02 ago 2005 02:57 | Em resposta a: #97153

Cuidado patricia,
A região de Aveiro recebeu no ultimo séculomuita gente do minho interior.... que colonizaram a região da Murtosa........que vieram para lavar bacalhau para a Gafanha.......trabalhar no sal e lavoura e ficaram......misturando-se com os povos indigenas.......Entre esses colonizadores. muito desse povo minhoto é celta......e de olhos azuis.....
Se tiveresatenção podes ver que as cangas dos bois do norte são rendilhadas á moda do minho...... e o Moliceiro, que no sul era preto, tomou cores também no norte da Ria...........

Mais......os povos da Ria nos sec XVII, XVIII e XIX.........colonizaram o litoral portugues até Isla Cristina........criando mesmo novas povoaçõs.

TONHO

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97159 | patban1970 | 02 ago 2005 03:23 | Em resposta a: #97156

Obrigada pelo esclarecimento interessante Tonho!
Entao afinal os meus olhos azuis vem dos celtas....

Patricia

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97169 | jliberato | 02 ago 2005 08:38 | Em resposta a: #97159

Cara Patrícia,
Só investigando poderá saber. A genealogia é uma ciência. Fascinante.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97174 | joão pombo | 02 ago 2005 09:36 | Em resposta a: #97156

Caro Tonho:
Chamou-me a atenção este tópico porque conheço, profissionalmente, algumas pessoas da região de Aveiro e em particular de Ílhavo, algumas de olhos azuis e traços "germânicos".
Há apelidos que me parecem típicos deste região. Um deles - Sarabando - foi-me apresentado como proveniente de um marinheiro alemão que aportou em Aveiro há mais de 150 anos. Sei que existem imensos Sarabandos nesta zona, e creio que não raras vezes se cruzaram entre si (primos com primas, etc...).
Sabe a origem deste apelido?
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97177 | tonho | 02 ago 2005 10:31 | Em resposta a: #97174

Amigos João e Patricia,
Eu sou de ILHAVO e dedico-me pouco, ou mesmo nada á GENEALOGIA, pois o meu hobby principal é HISTÓRIA LOCAL, de qualquer modo vou encontrando uns nomes e alcunhas que fazem parte de uma lista tradicional e que os «ILHAVOS» divulgaram ao longo do litoral portugues e também nos USA e Brasil(aqui menos). Eu, que tenho o apelido ANGEJA vi......por um site de genealogia americano, que já há 77 na California. Quanto ao SARABANDO é um nome com origem em VAGOS, onde existem muitos.....(As cidades da Ria eram terras de naufragios frequentes e muitas vezes os nalfragos ficavan por cá, Vagos teve um francês ou alemão, no inicio no tempo do rei D.Sancho, que deu origem á padroeira da vila..e muitas vezes os Quanto ao casamento entre primos..........a situação é verdadeira.......e muitas vezes, ainda hoje, ao conversarmos entre nós Ilhavenses, encontramos laços familiares. Toda esta região de Aveiro, devido á evolução da Ria tem costumes muito ancestrais, mas diferenciados entre povoações pois as nossas origens historicas tradicionais andam entre pré Helenos e Fenicios.....os primeiros com uma colonia.........os outros com feitorias mais antigas........de qualquer modo por pouca vontade politica não há achados dessa altura.....
Quanto a ti Patricia, se deres uma volta nos arquivos paroquiais......depois no de Aveiro no Bom Sucesso possivelmente encontras os teus antepassados.......pois a colonização minhota é muito recente...........pouco mais que um século.
Estou a pensar dedicar-me um pouco mais ao estudo da GENEALOGIA........possivelmente encontrarei novos dados.

Cumprimentos


Tonho

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97178 | jose930 | 02 ago 2005 10:38 | Em resposta a: #97159

Cara Patricia
Mais uma achega-Raul Proença no guia de portugal atribue a pele branca olhos azuis e cabelo louro aos navegadores gregos que estabeleceram feitorias na regiao, afirmando que nos primeiros decenios do ultimo seculo ainda existiam apelidos de origem grega como "Helenos" e outros semelhantes
J. Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97179 | tonho | 02 ago 2005 10:45 | Em resposta a: #97153

Em Ilhavo há uma grande mistura entre nomes e alcunhas........e há mesmo alcunhas que passam a nomes de familia .....por exemplo os BASTIÕES (já havia Bastiões como donos de naus e caravelas no sec XVI) têm a alcunha de RIGUEIRA............as mulheres da minha familia geralmente são PALHOAS.........Junto envio os «Nomes e Alcunhas de Ilhavo»......

Cumprimentos,

TONHO

Abades
Abadessas
Abogões
Abreus
Adões
Adoncas
Adunos
Aflitas
Afonsas
Agras
Agualuzas
Airosas
Alamiças
Alegres
Alegrêtes
Almas
Alões
Altos
Amadores
Amâncias
Anadias
Ançâs
Anchões
Andorinhas
Andrades
Angejas
Argaus
Arrôjas
Arrombas
Aspoínas
Aveiros
Azeiteiros
Badálas
Bagões
Bailicas
Bairradas
Baixinhos
Baixos
Balacós
Balbinas
Balcões
Balseiros
Bancas
Barateiros
Bardajonas
Bárras
Barreiras
Barreirinhas
Barrêtas
Barris
Barrócas
Barrumas
Bastiões
Batatas
Bateis
Beatas
Begias
Beijinhas
Belas
Bernardas
Bestas
Besurnos
Bezêrros
Bicancas
Bicas
Bichinhas
Bigões
Bilelas
Bingres
Bios
Biscaias
Bispos
Bitaras
Bitólas
Bixirões
Bixões
Bizarros
Bôdas
Boias
Bólinas
Bonitos
Borrachas
Borralhos
Borrões
Botas
Boticas
Brancos
Brazes
Brilhantas
Brincas
Brizidas
Bucacas
Bufas
Bujões
Bulés
Burricas
Burroãs
Bustracas
Búzios
Cabêlas
Cabões
Caçadas
Caçaluças
Cachins
Cacias
Caçôas
Caçólas
Cadaôlas
Cadengos
Cadêtas
Caganitas
Cagões
Cagulas
Caiados
Caícos
Caipiras
Caixinhas
Caixotes
Cajeiras
Calatrós
Calceteiras
Calcinhas
Calélas
Calistos
Calões
Calvas
Camaradas
Camarõas
Camones
Campanhãs
Campanudas
Campinos
Campontas
Canastreiras
Cangas
Canhas
Canhólas
Canitos
Canussas
Capelas
Capelôas
Capitoas
Capotes
Capuchos
Caquinhas
Caracinhas
Caracôlas
Caralhotas
Caramonetes
Carapaus
Caravelas
Cardantas
Cardósas
Carecas
Carlótas
Carólas
Carolinos
Carranchas
Carrapatos
Carrapichanas
Carrilos
Cartaxas
Carvalhas
Casais
Cascais
Cascas
Caseiros
Casqueiras
Cassanas
Castanhas
Castelos
Catarinos
Catões
Catracegos
Catralvas
Catrapoilos
Catres
Catrinas
Catulas
Caveiras
Cavilhas
Caxeiras
Cêdas
Ceguinhos
Celestinos
Cercagatas
Chambras
Chanças
Chapeleiros
Chapéus de Ferro
Charlins
Charrocos
Charutos
Cherrovias
Chibantas
Chichárras
Chimpônas
Choisas
Choncádoncas
Chuvas
Ciganas
Claros
Côdeas
Codins
Códres
Coitadas
Coitos
Comuas
Cónegos
Cordoeiros
Corujos
Coutos
Covas
Coveiras
Cravos
Crioulos
Cristianos
Crócas
Crósses
Cruas
Cubitas
Curados
Curas
Cutêtos
Damas
Deusas
Dônanas
Durões
Ervilhas
Escaldas
Escarumbas
Escudeiras
Esmeradas
Espigas
Esporêtos
Ésses
Estrumentas
Facas
Fachadas
Facões
Fadoanhas
Fardocas
Farinheiras
Faustinos
Favas
Fazendas
Felícios
Félix
Felizardas
Fênas
Fermentas
Ferragundas
Ferreiros
Fés
Firmezas
Fitas
Flávias
Fontões
Fortes Homens
Fortunatas
Frades
Fradinhos
Fragatas
Fragozos
Franjôas
Fufas
Furões
Gabrielas
Gafanhões
Gágas
Gaguinhas
Gaios
Gaitas
Gaiteiros
Gaivorinhas
Gaivotas
Galantas
Galinheiras
Ganilhos
Garoipas
Gateiras
Gatos Bravos
Gazilas
Gerovias
Gestas
Ghinchas
Gordinhos
Gordos
Graças
Gralhas
Grandes
Gravatos
Grêgos
Grilas
Gueiras
Guerras
Guimárias
Guinas
Imaginários
Jacobinas
Jacós
Jalecas
Janicas
Janótas
Janrinhos
Jaquinas
Jétos
Labrêgos
Labrinchas
Labriscas
Lalos
Lalos
Lamarões
Lanchas
Laráxas
Laricos
Larindos
Larunchos
Lás
Lãs
Lãs Brancas
Laus
Lavados
Lavancas
Lavradores
Lavrares
Lebres
Leites
Lérias
Lés
Limeiras
Linguiças
Loretos
Loureiros
Lúcias
Luzios
Machados
Madaís
Madalenas
Madeiras
Maganos
Magros
Maias
Malácas
Malaquias
Málhas
Malócas
Maltas
Malucas
Mamilos
Manêtas
Mangônas
Mangueiras
Manicas
Manos
Manquinhos
Manulos
Marácas
Maranos
Marçalos
Marcelas
Marcílios
Marianas
Marieiros
Marmelas
Marnotos
Marqueses
Martas
Marucas
Marujos
Mascatos
Masmárras
Mastragos
Mateiros
Matias
Matrôcos
Mauricios
Mazôrras
Melões
Melos
Menícios
Messias
Metranos
Micaelas
Mimósas
Miôtos
Mirões
Môchos
Modestas
Moiras
Moitas
Moleiros
Mónicas
Morgados
Mudas
Namorados
Nascas
Negócios
Netos
Nichos
Ninas
Nitos
Nôchos
Noias
Nordestes
Nôros
Nortes
Núcias
Nunos
Pachachos
Pachônas
Paciências
Padeiros
Padinhas
Padres
Pagônas
Paiés
Paiões
Pairufas
Paixões
Palhaceiras
Palhoas
Palos
Panelas
Pápas
Papoilas
Paquicas
Paradas
Paradelas
Parcópios
Pardais
Pardálas
Parôlas
Paroleiros
Parracás
Parrachos
Pascoais
Páscoas
Pastoras
Patacões
Patacos
Patanécas
Patas
Patélas
Patoilos
Patos
Patrões
Patuleias
Pauseiros
Pauzinhos
Pecilios
Pecuchas
Pedras
Pedreiros
Pedreiros
Peixes
Peixinhos
Peixotos
Peladas
Peles
Pelicas
Penas
Peneireiros
Penicheiras
Pequenos
Peraltas
Pericões
Pernicas
Perpétuas
Perqueixas
Perulas
Pessôas
Pestaltiras
Petingas Pessegálas
Piãs
Picados
Picoitos
Piedades
Pinas
Pincarinhas
Pinguêlos
Pinheiros
Pintas
Pintas Cristos
Pintassilgos
Piôlhas
Piôrras
Pios
Pirros
Piscas
Pissoquinhas
Pistolas
Pitatos
Pités
Planetas
Pólas
Ponceleôas
Ponchas
Porrazanas
Porrazanas
Possidónios
Praias
Prantas
Pratas
Prazeres
Prêtas
Prinas
Prioras
Purezos
Quelinas
Quêquês
Quininhas
Quintaneiros
Quintas
Quinteles
Quintinos
Rabaçais
Rabitos
Rabões
Rabudos
Rádios
Radolas
Rafeiros
Rainhas
Ramalheiras
Ramalhetes
Ramísias
Ramisotes
Ranhósas
Rapôsos
Ratinhos
Ratólas
Ratos
Razoilos
Rebôchos
Rebolas
Reçoeiros
Redondos
Reepôlhas
Regalados
Reis
Relvas
Rendidas
Rés
Ribas
Ribeiras
Ricócas
Rigueiras
Rinhórias
Rios
Ritos
Robalos
Rões
Rôlas
Roldões
Rolinhas
Romeiras
Rôncas
Rosalinos
Rosquilhas
Roxeiros
Rufias
Ruivos
Russos
Sachaleiras
Sacramentos
Salgadas
Salgueiros
Salsas
Saltas
Saltinhas
Saltõas
Saltões
Salvadorinos
Samagaios
Sanduns
Santanas
Santiagos
São Marcos
Sapatas
Saraivas
Saramagos
Sarricos
Semiôas
Sênos
Serafinas
Serênas
Serradeiros
Serralheiros
Serranos
Serrões
Silvas
Sôlhas
Sônas
Sucos
Suspiros
Tamanqueiros
Tanôcos
Tanoeiros
Tarrincas
Tascas
Teigas
Teles
Temidos
Tendeiros
Torrões
Touregas
Trambelhas
Trancadas
Tranquinas
Travões
Trigas
Trincos
Trólarós
Tronchos
Trovisqueiras
Tunas
Tupetes
Vagos
Vagueiras
Valentes
Valêtas
Vareiros
Varinas
Vassouras
Veigas
Velázias
Velhas
Venâncios
Verdades
Vermelhos
Vianesas
Vicências
Vidas
Vieiras
Vilelas
Vilões
Vinagres
Vinhateiros
Vinhos
Vintens
Vintoitos
Violantes
Violas
Vizinhos
Xanatas
Xassas
Xinas
Xizes
Xóxas
Zagalos
Zanas
Zezôas
Zucas

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97180 | joão pombo | 02 ago 2005 10:46 | Em resposta a: #97177

Caro Tonho:

Agradeço a sua mensagem.
De facto e pensando melhor, creio que a história que ouvi em relação ao apelido Sarabando menciona um alemão que naufragou na zona da Ria e que acabou por se estabelecer na região, pelos vistos com larga descendência. A ideia que tenho é que tal naufrágio ocorreu no séc. XIX, mas pelos vistos pode ser muito anterior, o que ainda torna as coisas mais interessantes.
O apelido Ribao (ou Ribau) diz-lhe alguma coisa?
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97183 | tonho | 02 ago 2005 11:55 | Em resposta a: #97180

Amigo João,
Quanto aos naufragos lembro que no tempo da navegação á vela, com o forte vento noroeste que sopra no nosso litoral.....davam á nossa costa de areia (optima para naufragar) varios navios por ano.
Até o nosso presidente da Camara é Ribau........e das Gafanhas........onde há muitos.....e como pode ver pela lista que enviei......o nome veio de outras bandas para colonizar as Gafanhas no fim do sec XIX.......... não sei de onde veio mas tente Zona de Braga talvez Fafe.

Cumprimentos,


Tonho

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97209 | Eleny | 02 ago 2005 17:36 | Em resposta a: #97156

Caro Tonho,tenho na minha familia o apelido Sardica.Na sua ultima intervenção até pensei ir encontrá-lo na lista,passo a explicar.Comecei a pesquizar o apelido e encontrei em Itália um brazão da familia ,claro que não significa que seja a minha ,mas o curiozo, é ele ter um barco que me lembra os da pesca do Bacalhau,será, pergunto eu.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97213 | jose930 | 02 ago 2005 18:33 | Em resposta a: #97179

Caros Colegas
Como elementos subsidiarios desta questao vou citar alguns trechos de Pinho Leal extraidos do PORTUGAL ANTIGO E MODERNO
Pelos anos de 1372 AC aportou a esta regiao uma colonia de gregos da formosa raça pelasgia e dela procedem (mas hoje ja muito cruzadas com outras raças) os ilhavenenses, aveirenses e ovareiros, varinos ou vareiros.
...sao ainda hoje o tipo mais gracioso e elegante dessa formosa raça.
As mulheres de Ilhavo, sobretudo, conservam com pouca corrupcao as formas elegantes e esbeltas e o rosto regular e belo das encantadoras georgianas do Caucaso

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97214 | tonho | 02 ago 2005 18:35 | Em resposta a: #97178

Amigo Salgado......
Olhe que não............grego não é louro e de olhos azuis.....cabelos e olhos catanhos......cara redonda.......branca...........Quanto aos Guias de Portugal são livros com muitas incorrecções. Leia a relação dos nomes tipicos......encontra lá gregos, e também espanhois e galegos..... Até o meu-angeja- não parece e é grego
Cumprimentos.

TONHO

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97220 | tonho | 02 ago 2005 20:15 | Em resposta a: #97213

Amigo José,
não tenho duvidas que em tradiçionalmente temos sangue pré-heleno ........de qualquer modo não há indicios coevos. Também não é só o Pinho Leal que fala nos gregos em Ilhavo..........mas esses escritos são de diversas épocas menos da antiguidade........Mas esses pré-gregos são de raças mediterranicas. Possivelmente eram Jonios intalaram-se na Grecia......fugiram para a asia menor e daqui para a italia e marcelha e só depois para a ibéria.............Aquela data........1372 AC(demasiado certinha .......só falta mes e dia) pode-se referir ás feitorias fenicias.......do Estuário do Vouga(nesse tempo a ria não existia).........Os pré-Helenos chegaram possivelmente lá para o sec VI AC. Lembro também que a população á volta do rIO lIMA TAMBÉM É DE UMA RAÇA grega.......os GROVIOS........lá em cima há nomes de povoações com prefixo de Grovios.


Como povos mediterranicos nunca poderiamos ter olhos azuis e cabelo loiro....... de qualquer modo nada impede dmulheres de ilhavo serem bonitas..............Leia as «viagens na minha terra» de Garret primeiro capitulo e os «pescadores» de Raul Brandão

Cumprimentos.......

TONHO

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97237 | tonho | 03 ago 2005 00:15 | Em resposta a: #97209

Amiga Helena,
Os italianos pescaram bacalhau como nós. Li mesmo, em tempos, um livro......«O MARÉ NOSTRO» e há referencias em sites da net. Quanto aos navios de bacalhau......os lugues, no intervalo da pesca faziam outras missões porque como geralmente eram latinos....precisavam de tripulação pequena e bolinavam melhor.

Cumprimentos,

Tonho

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97239 | Eleny | 03 ago 2005 00:29 | Em resposta a: #97237

Caro Tonho,percebi....iam a terra também para repôr a água doce,mantimentos....,não me parece que Sardica seja de origem Inglêsa.Muito obrigado por ter respondido.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97254 | tonho | 03 ago 2005 02:59 | Em resposta a: #97239

Amiga Helena,
Sárdica até foi o local onde foi separado o imperio romano do ocidente....do do oriente lá para o sec III ou IV.
Amiga......o meu avô foi e veio do brasil á boleia num barco do bacalhau........que fez duas cargas para lá.........
Os navios do bacalhau percorriam os bancos em todas as direções...... e os navios redondos como a «sagres» na são muito manobraveis.

Cumprimentos

TONHO

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97309 | tonho | 03 ago 2005 16:57 | Em resposta a: #97237

Amiga Helena,
Mais uma vez........fui á GENEALOGY(site) e encontrei SARDICH e SARDICK nos USA.
É interessante que os nomes de ILHAVO nos USA não alterados........apesar de muitos terem já muitos lelementos......

Cumprimentos,

Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97310 | Eleny | 03 ago 2005 17:10 | Em resposta a: #97309

Caro António, vi o brazão em Araldis ponto com (a ver se passa),outras fontes, basta num motor de busca procurar a palavra e aparece imensos artigos sobre o Concilio de Sardica,na minha prespectiva parece ser um barco de pesca do Fíel Amigo,gostava de ter a sua opinião.Sabe de onde partiram esses Sardicas para os Estados Unidos.Cumprimentos.Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97354 | tonho | 04 ago 2005 02:10 | Em resposta a: #97310

Oi Helena
Fui até ao brazão..... o barco não é de pesca................deve ser um transportador de longo curso..................da rota do chá ou do tabaco......possivelmente um clipper que segue as rotas aproveitando os ventos de diversos locais do globo.. deves apontar para a possibilidade de SARDICA ser um ARMADOR DE TRANSPORTES...
Cumprimentos

Antonio

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97355 | Eleny | 04 ago 2005 02:27 | Em resposta a: #97354

Caro António,como se notou,não percebo mesmo nada de Barcos,para mim o modelo era parecido aos da pesca do Bacalhau.Mais uma vez lhe agradeço ter respondido.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#97404 | José Allen | 04 ago 2005 22:06 | Em resposta a: #72880

Anjeja
Em 1672, John Stevenson, irmão de minha 6ª avó, estava estabelecido e importava (através do porto do Porto) bacalhau "de vento e em pasta", proveniente da Terra Nova (Newfoundland).
Em 1679 já se tinha transferido para o Porto, onde foi mercador, importando o dito bacalhau, e ainda "pacotes secos" provenientes de Hamburgo. Exportava então para Inglaterra então vinhos do Douro e uma mercadoria muito curiosa, "Stum", sumo de uva não fermentado.
Pode encontrar várias referencia a mercadores de Aveiro no chamado "Livro das visitas da saúde", na Casa do Infante.
John Stevenson faleceu no Porto em 1734. O seu testamento, curioso pelos muitos nomes de amigos e parentes que refere, está acessível num site governamental britânico. E, se bem me recordo, há por lá mais testamentos de Ingleses de Aveiro.
John Stevenson era um protestante "Quaker" e ligou-se, em Gaia aos Newell (erradamente chamados Neville do Fojo), que eram Quakers já "mais ou menos" convertidos ao catolicismo .
Herdou a sua casa comercial meu 5º avô, George (Stevenson) Allen. Nada sei sobre os seus eventuais interesses em Aveiro.
No entanto, quando faliu em 1754, teve de entregar aos seus credores "um palheiro de sal (sic) e um pinhal perto da Vila de Ovar.
É o que sei !
Os meus cumprimentos
José Alberto Allen

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#101601 | Eleny | 28 set 2005 01:37 | Em resposta a: #97309

Caro Tonho.Como chegou há concluzão que Sardich e Sardick nos USA,é o mesmo que Sardica em Portugal.Percebi mal ,ou encontrou algum elemento sobre uma mudança de nome.Cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#101718 | DBismarck | 29 set 2005 14:54 | Em resposta a: #72880

Caro Angeja,

De entre os ingleses, escoçeses e irlandeses que habitaram em Aveiro no século XVII, possuo algumas informações sobre um antepassado meu de nome JOHN RAMSAY (depois chamado João Ramsay, Ramzay, Ranzay, Rozai, etc., escoçês, que aqui casou com ISABEL SIMÕES DE ALMEIDA, tendo vivido na Rua Larga, em Aveiro, onde faleceu em 10 de Setembro de 1625.
Tiveram, pelo menos, seis filhos:
- Maria Ramsay c.c. Fernão Gonçalves da Cunha;
- Cristina Ramsay c.c. Luís Pinheiro de Mariz Morais Laborinho, Escrivão da Câmara de Ílhavo;
- Violante Ramsay, solteira s.g.;
- Tomás Ramsay, solteiro s.g.;
- Antónia Ramsay, afilhada do Dr. João Vitreu (sacerdote irlandês, morador no Porto, Capelão do Castelo de S. J. da Foz) e a mulher de Henrique da Costa (inglês, morador no Porto, Interprete nas visitas de Saúde), c.c. João de Almeida de Figueiredo, Tabelião;
- Dr. Sebastião de Ramsay c.c. Catarina de Almeida.
Outros mercadores estrangeiros podem ser consultados no trabalho do Dr. Manuel Barreira sobre a Muralha da Vila de Aveiro, junto à qual viviam ou tinham propriedades alguns mercadores.
Sem mais por hoje.
Com os melhores cumprimentos

D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#101811 | tonho | 30 set 2005 13:39 | Em resposta a: #101601

Amiga Eleny.............Os nomes que referi são aqueles que encontrei nos USA que mais se aproximam de SARDICA.............Ligação entre eles não encontrei no GENEALOGY. Felizmente que os nomes tipicos de Ilhavo são faceis de encontrar no site referido. Cunprimentos.........Antonio Angeja

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#101825 | Eleny | 30 set 2005 15:29 | Em resposta a: #101811

Caro António.Infelizmente para mim,tenho dificuldade em encontrar explicação.Existem familias ainda hoje que uzam o apelido Sardica,espero ainda vir a perceber o seu inicio.Aguardo noticias de um Senhor que tem o apelido e os nomes dos meus ascendentes são-lhe familiares s m n. Se por um acaso o Confrade se deparar com estes apelitos agradeço que divulgue.Melhores cumprimentos. Helena Cabrita Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#101842 | ligiaportovedo | 30 set 2005 18:51 | Em resposta a: #97177

Caro Tonho,

Os seus conhecimentos são muito vastos e de uma enorme utilidade para a genealogia!

Aproveitava, por isso, para colocar uma dúvida que talvez encontre explicação na história local, neste caso, do distrito de Aveiro: tenho um avô de Águeda que, em 1798 tem o primeiro filho com uma açoriana (também minha avó) que diz ser sua mulher, apesar de não se encontrar o registo. Ela era natural do Nordeste, na Ilha de S. Miguel, e o casamento deve ter ocorrido na freguesia do Nordeste e ter ficado danificado, talvez no grande temporal (séc XIX) referido pelo Padre no livro de registos, explicando que provocou o estrago de muitos deles.

A minha pergunta era a seguinte: que negócios, circunstâncias ou acontecimentos poderiam ter permitido este encontro, já que a viagem não era fácil, que possam ser explicados pela história local, se é que os há?

Muito obrigada,

Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#102212 | miguellabrego | 04 out 2005 21:01 | Em resposta a: #97180

Snr. Pombo,

Todos os meus antepassados sao natural de distrito de Aveiro (Vagos, Ilhavo, especialmente). Eu tambem tenho antepassados com apelido "Sarabando" no freguesia de Vagos em Aveiro. Eu fui-o dito que é um tipo de dança. Meu antepassado mais adiantado com esse sobrenome estava vivendo no seculo XVII. Eu nunca pensei que poderia ser alemão na origem. :)

Com os melhores cumprimentos,
Miguel da Rocha Labrego
MiguelL@admissions.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Ingleses em Aveiro no sec XVII

#102347 | FAB | 06 out 2005 14:49 | Em resposta a: #97183

Caro Tonho,

Bastante interessante o caminho que seguiu este seu tópico.
Permita-me, por favor, que, tendo em atenção o seu conhecimento da história dessa zona de Ílhavo, lhe coloque o que não é bem uma questão mas sim a tentativa de compreensão e de uma eventual articulação de vários pontos soltos.
Primeiro ponto: Dizem algumas pessoas que o apelido Sardo tem origem nessa zona de Ílhavo ( achei interessante que o meu caro amigo o não tenha referido sua extensa lista, porquê ? Esquecimento ou convicção que o mesmo não é originário dessa zona ?) e que depois do fecho da barra de Aveiro e do recuo do mar vieram dali para o sul, no entanto, o fecho da barra só se deu lá para o ano de 1600 e muitos, quase 1700, pelo que me custa entender como é que já existiam algumas famílias com o apelido Sardo na zona de Moncarapacho pelos anos de 1600 sendo certo que, inclusivé, existem referências a Sardos na Visitação ao Algarve em 1517/18, da Ordem de Santiago.
Segundo ponto: O apelido Sardo é moderadamente comum em Itália e, segundo os sites italianos de genealogia, tem origem na Sicília, tendo tido algumas ramificações para certas zonas de Itália ( Nápoles, Génova, Pisa ) ( www.gens.labo.net ( carregue no mapa dei cognomi e depois escreva Sardo) ; www.famiglie-nobile.com ( procure famiglie Sabia - Susino, carregue e depois carregue veja o décimo quinto da esquerda), tendo existido, também, na ilha de Malta (www.maltagenealogy.com) ( vá ao libro dóro di Melita, carregue e depois vá a " A List of Maltese families, carregue no S e procure Sardo ) e estando, ainda, presente em Espanha na zona da Catalunha e ilhas baleares.
Terceiro facto: Os Sardos de 1500 do Algarve eram lavradores e os Sardos de ílhavo sempre foram, penso, pescadores.
Eu, pessoalmente, nunca alinhei na ideia que o apelido Sardo tivesse origem na zona de Ílhavo. Sempre achei mais realista que devido à pesca do atum e da forte influência siciliana na dinamização dessa arte de pesca em Portugal que a sua origem/ entrada em Portugal se tivesse efectuado pelo Algarve onde existem, também, outros apelidos estranhos mas de origem siciliana ( Palermos, Dragos, Sardos).
No entanto, fiquei baralhado no outro dia quando em troca de mensagens neste fórum com outro confrade o mesmo me referiu que os Sardos de 1500 do Algarve eram lavradores e que, eventualmente, porque não tinha, ainda, feito a relação, embora considerasse possível, tivessem entrado no Algarve com o tal Almirante Pessanha.
De um lado, temos alguns ilhavenses que acham que o apelido Sardo tem origem na zona de Ílhavo e que depois do fecho da barra desceu e, do outro lado, temos outras pessoas que consideram que tal não é possível porquanto já existiam Sardos no Algarve por volta de 1500.
Quando estava a analisar este seu tópico e o seu desenvolvimento registei dois pontos que nunca me tinham ocorrido, ou seja, naufrágios nessa zona e que os italianos, também, pescavam bacalhau.
O que é que acha disto tudo ?
Os Sardos de Aveiro têm alguma relação com os Sardos do Algarve referenciados na Visitação ao Algarve de 1517, 1518, da Ordem de Santiago ?
Será que os Sardos de Aveiro descendem dos Sardos do Algarve ?
Se os Sardos de Aveiro não descendem dos Sardos referenciados em 1517/1518 no Algarve de onde descendem eles ?
Cumprimentos,
FAB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 23:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen