Família Narcizo em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Narcizo em Portugal

#73065 | R._B._Narcizo | 14 set 2004 00:51

Gostaria de trocar informações sobre a familia Narcizo (não Narciso) em Portugal, tais como sua origem e ascendência. Meus familiares chegaram no Brasil por volta de 1850 e se estabeleceram no Rio de Janeiro, porém uma parte da familia permaneceu em Portugal. Não tenho obtido muito sucesso nas minhas pesquisas, pois aqui no Brasil existem poucas pessoas com este sobrenome (não sei como é em Portugal).
Qualquer informação será bem-vinda.
Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo/Narciso em Portugal

#73135 | rmfrp | 14 set 2004 22:38 | Em resposta a: #73065

Caro(a) R. B. Narcizo:

Gostaria de lhe chamar a atenção para o facto de em Portugal a grande maioria dos nomes de família ter acompanhado a evolução da ortografia. Assim, é muito provável que os eventuais descendentes portugueses da sua família Narcizo usem actualmente o seu apelido (sobrenome) como Narciso. Não deve portanto excluir da sua pesquisa as pessoas que encontrar em Portugal com o apelido escrito como "Narciso", uma vez que se trata de uma forma alternativa do mesmo nome.

Uma vez que Narciso é um nome próprio, é provável que o apelido tenha surgido do nome próprio por diversas vezes, existindo hoje várias famílias Narciso/Narcizo sem ligação entre si. Apesar disso, em Portugal o seu apelido não é de facto comum (em nenhuma das formas, com Z ou com S).

Será muito importante para a sua pesquisa saber qual a região/localidade de Portugal de onde os seus Narcizos são originários. Tem alguma informação?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo/Narciso em Portugal

#73150 | R._B._Narcizo | 15 set 2004 03:08 | Em resposta a: #73135

Olá Sr. Rui,

Muito obrigado pela sua resposta.
A respeito das regiões de origem de meus familiares, pelo que sei são em sua maioria originários da Ilha da Madeira e Ilha Terceira. Sobre o sobrenome Narcizo (ou Narciso), também imagino que tenha origem bastante antiga e provavelmente (isto é mera conjectura minha) tenha surgido através dos cristão novos (judeus convertidos ao cristianismo), já que Narciso também é uma flor, e como sabemos, os cristãos novos muitas vezes adotavam como novos sobrenomes os nomes de plantas, flores, animais, etc...

Estando a sua disposição e agradecendo novamente sua resposta,

Ramon Narcizo

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo/Narciso em Portugal

#73166 | rmfrp | 15 set 2004 11:41 | Em resposta a: #73150

Caro Ramon Narcizo:

Muito obrigado pelas suas informações.

Em primeiro lugar, devo começar por referir-lhe, com a maior veemência possível, que a muitas vezes mencionada associação entre cristãos-novos e nomes de plantas, animais, etc. é completamente falsa, repito, FALSA. Não existe nenhuma maneira, absolutamente nenhuma, de deduzir se uma determinada pessoa era ou não de origem cristã-nova a partir do seu nome.

Por outro lado, como indiquei na minha anterior mensagem, é muito provável que o seu apelido Narcizo provenha de uma pessoa que usava Narciso/Narcizo como nome próprio, isto é, a sua família poderá descender, por exemplo, de um senhor chamado Narciso da Silva ou Narciso Rodrigues. Em alguns dos casos semelhantes que conheço, a passagem do nome a apelido era relativamente recente (séculos XVII-XVIII) e foi possível descobrir qual a pessoa que deu origem à família. Por exemplo, eu próprio sou descendente de uma família Faustino e acabei por verificar que esta família descendia de Faustino Fernandes, nascido em 1697.

Nesta fase da sua investigação, o mais importante será tentar saber com a maior exactidão possível, através dos documentos que conseguir obter no Brasil, quais os nomes, locais de origem e (se possível) datas de nascimento dos seus antepassados portugueses. Se já dispõe de alguns desses dados, poderá divulgá-los aqui. Neste Fórum existem muitos participantes com conhecimento das famílias da Madeira e dos Açores, e talvez algum lhe possa dar mais informação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo/Narciso em Portugal

#73188 | R._B._Narcizo | 15 set 2004 17:05 | Em resposta a: #73166

Sr. Rui,

Obrigado pela resposta esclarecedora. Quando mencionei que o sobrenome Narcizo talvez tivesse uma possível origem nos cristãos-novos não tinha nenhuma ideía que esta afirmativa era falsa, já que aqui no Brasil é muito comum este tipo de afirmação. Apenas a reproduzi ingenuamente sem nenhuma intenção ofensiva.

A respeito das datas e locais de nascimento de meus antepassados, tenho aguns dados e em breve os divulgarei no site em busca de mais informações.

Agradeço muito sua cooperação e paciência.

Estando a sua disposição,

Ramon Narcizo

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo/Narciso em Portugal

#73190 | victorferreira | 15 set 2004 18:00 | Em resposta a: #73150

É de facto com diz o Rui Pereira. A associação entre nomes de plantas e animais e os cristãos-novos (cns) é um mito como outro qualquer, eventualmente com menos "pernas para andar" do que os verdadeiros.
Os cns tomaram nomes cristãos e adoptavam como apelidos (=sobrenomes) Pereira, Coelho ou Pinto como adoptavam Almeida, Castelobranco ou Castro. Nesse tempo até era mais frequente adoptarem um patronímico (Fernandes, Henriques, Dias, Gonçalves ou outro). Até ao séc XV-XVI e até o XVII como sabe, exceptuando-se em algumas "casas" menos humildes ou em algumas famílias onde um "nome" já se tinha fixado, a forma mais comum de nomear alguém era dar-lhe o nome próprio (José pex.) e um sinal de quem era filho (Dias=filho de Diogo; Peres=filho de Pero ou Pedro). A maior parte dos cristãos-novos tem patronímicos.
Isso tudo sensivelmente na mesma proporção em que a outra parte da população (os "cristãos-velhos") também adoptava.
Os nomes de família provêm das mais variadas origens. Desde Quintas ou terras de domínio de uma determinada família, a terras (cidades, vilas) de origem e até, muito frequentemente, de alcunhas (=cognomes ou "apelidos", como se diz no BR). Uma possibilidade é os seus Narcisos/zos provirem de alguém com essa alcunha, quem sabe?

Siga os conselhos do nosso confrade R.Pereira. Se assim o entender, ponha aqui os seus dados e aguarde que alguém se apresente. Aconselhava-o a relançar o tópico com uma referência aos Açores ou Madeira, segundo as suas suspeitas, mas que devem ser mais fundamentadas em pesquisa que ateste de facto de onde eram os seus avoengos.
Cumprimentos.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo/Narciso em Portugal

#73204 | rmfrp | 15 set 2004 20:15 | Em resposta a: #73188

Caro Ramon Narcizo:

Peço desculpa se de alguma forma dei mostras de animosidade na minha mensagem anterior. Não foi essa a minha intenção. Apenas quis deixar perfeitamente claro que a associação dos cristãos-novos a certo tipo de nomes não tem qualquer fundamento.

Infelizmente, essas afirmações quanto aos nomes dos cristãos-novos são muito comuns tanto no Brasil como aqui em Portugal. Desde sempre as ouvi, ditas por pessoas que "sabiam" isso. Quem já "sabe" diz a outras pessoas, e essas ideias falsas vão sendo passadas de geração em geração como verdade certa. Acontece em Genealogia como em outras áreas do conhecimento.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo/Narciso em Portugal

#73240 | R._B._Narcizo | 16 set 2004 04:10 | Em resposta a: #73190

Antes de tudo gostaria de manifestar meus agradecimentos aos amigos que com muita presteza têm respondido minhas mensagens e tolerado minha ignorância, pois nada sei a respeito de Genealogia, apesar do enorme interesse.

Devo confessar que este portal supreendeu minhas expectativas, já que a quantidade de informações disponíveis é enorme e os participantes se mostraram muito educados e prestativos.

Continuando o tema sobre os Narcizos\sos, gostaria que os colegas me dessem algumas dicas de como ampliar minha pesquisa, não só neste fórum mas também em Portugal.
As informações mais antigas que possuo são a respeito de meus tataravôs. Porém possuo apenas seus nomes e locais de nascimento.

Seguirei os conselhos e em breve abrirei um novo tópico neste portal para iniciar esta pesquisa.

Um abraço

Ramon Narcizo

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo em Portugal

#74164 | gtacsah | 28 set 2004 20:32 | Em resposta a: #73065

Oi! Meu nome é Edmilson. Sou de Cosmópolis-SP, Brasil.
Gostaria de saber mais sobre a minha família, uma vez que também sou Narcizo.
Meus familiares são de Minas Gerais, mas não sei ao certo como chegaram aqui.
Gostaria de saber também se existe o brasão da minha família, sería de grande utilidade para mim.
Na espera de uma breve resposta, Obrigado!

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo em Portugal

#74211 | gtacsah | 29 set 2004 17:12 | Em resposta a: #74164

Olá! Bem estive me lembrando de alguns fatos que poderiam ajudar aos amigos.

Possivelmente a família Narcizo, de que faço parte, é proveniente da palavra Narciso. Creio eu, que esse sobrenome (apelido), não tem apenas alguns séculos, e sim é um nome milenar, uma vez que Narciso foi o Deus grego da beleza, e muitos acreditam que pela sua beleza foi-lhe tirada a vida por ele mesmo. Sem contar que há indícios de que na época de Cristo também havia algum Narciso, pois, em um trecho da bíblia, não me lembro qual, tem a seguinte afirmação: "bem aventurado seja Narciso...", ou algo parecido.

Com certeza os Narcizos de que faço parte, não são apenas de portugal. Acredito, eu, que a mudança de Narci"s"o para Narci"z"o pode ter sido influenciada pelos italianos, uma vez que, é mais comum na Itália a pronuncia de alguns nomes com "z" do que com "s".

Espero que alguém entenda um pouco mais sobre minha família, ou que me contradiga.

Tudo que escrevi são meras suspeitas, com base fixada em um mito e uma passagem bíblica.

Na espera de uma informação mais concreta,

Edmilson Carlos Narcizo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo em Portugal

#74218 | jliberato | 29 set 2004 18:21 | Em resposta a: #74211

Caro Edmilson,
Salvo o devido respeito trata-se com toda a probabilidade de um nome próprio que se transformou em apelido.
Para o saber terá que ver qual é o assento paroquial mais antigo de que dispõe: baptizado dos pais, casamento dos avós?
O que tiver deve pôr aqui para ver se alguém o estudou e o pode ajudar.
Se não, o que é o mais provável, terá de prosseguir a investigação, recuando no tempo.
Este é o único método seguro de estudar genealogia.
Pode não chegar ao deus grego mas estará mais próximo da verdade...
Um abraço do
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo em Portugal

#74231 | rmfrp | 29 set 2004 22:57 | Em resposta a: #74211

Caro Edmilson Carlos Narcizo:

Não tenho dúvida de que o nome Narciso/Narcizo seja muito antigo. No entanto, o seu apelido (sobrenome) Narcizo, enquanto testemunho de uma linha de ancestrais que o precedeu, terá provavelmente vários séculos mas não é milenar.

O seu caso não é excepcional. Simplesmente, os nomes de família como hoje existem só começaram a ser utilizados na Europa há cerca de mil anos. Logo, apelidos com existência mais longa não se podem nunca encontrar em famílias de ascendência europeia.

As indicações que já foram dadas neste mesmo tópico ao colega Ramon Narcizo também se aplicam ao seu caso. Os nomes de família que correspondem a um nome próprio tiveram origem, na grande maioria dos casos, numa pessoa que teve esse nome próprio. Inevitavelmente, existirão várias famílias Narcizo. Na sua pesquisa, como em todas as pesquisas genealógicas, só existe uma abordagem correcta, que é a que o colega JLiberato referiu: partir do que se conhece e avançar com documentos, geração a geração.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo em Portugal

#74246 | gtacsah | 30 set 2004 11:48 | Em resposta a: #74218

Muito obrigado pela a atenção de vocês.

Breve terei mais informações a respeito da minha família, para que possam me ajudar.

Atenciosamente,
Edmilson Carlos Narcizo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Narcizo em Portugal

#255973 | jone494 | 04 jun 2010 20:54 | Em resposta a: #73065

Prezados confrades:
Também procuro informações a respeito dos meus parentes de sobrenome Narciso.
Hoje o que tenho são as seguintes informações:

José Narciso cc Luiza Victoria (Portugal)
Tiveram o filho: Francisco Narciso (nasc 1870)

José Simão cc Maria Flores
Tiveram a filha: Maria do rosario ( Nazareth) Nasc. 1878


Francisco Narciso cc Maria do Rosario (Portugal)
Tiveram os filhos:

Maria Narciso, nascimento em Março de 1895, Porto de Mos,
Clotilde Narciso, Portugal
Joaquina Narciso, Portugal
Gustavo Narciso, Brasil

Maria Narciso cc Joaquim Marques dos Reis ( Brasil) em 1917
Joaquim, Reinaldo e Antonio Marques dos Reis

Preciso obter a certidão de baptismo de minha avó Maria Narciso.

Já solicitei ao arquivo de Leiria e não encontraram.

Caso alguem tenha informação de Narciso poderia me ajudar a encontrar o local de baptismo de minha avo.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Narcizo em Portugal

#357397 | izequias.n | 10 mai 2015 03:18 | Em resposta a: #73065

Olá,

Encontrei esse site à pouco, e já estou muito entusiasmado com os resultados que podemos obter com nossas buscas por nossa genealogia.

Temos um grupo no Facebook chamado Famílias Narciso e Narcizo:
https://www.facebook.com/groups/1534174246831184/

É um grupo que foi formado com a finalidade de estreitar o contato e reuni o maior número de pessoas dessas famílias para que não percamos o contato e de alguma forma possamos também promover algum tipo de encontro entre as famílias do grupo.

Meu nome é Izequias Narcizo dos Santos da Silva, o Narcizo veio do meu pai, apesar de quando fui registrado, não ter recebido o nome Narcizo, mas logo mais tarde quis colocá-lo como sobrenome.

O nome do meu pai é Izaias Narcizo, ele nasceu em 1929, uma data próxima e que coincide com as datas e nomes postados aqui. Sei bem pouco sobre a família anterior a geração do meu pai, mas ele nasceu em Mimoso do Sul, Sul do Estado do Espírito Santo (quase divisa com o estado do Rio de Janeiro).
O nome da mãe do meu pai é Anália Maria da Conceição e do seu pai (meu avô) é Manoel Narcizo da Silva.

Espero logo-logo ter um retorno favorável dessa informação :-)

Resposta

Link directo:

Família Narcizo em Portugal

#379934 | António Narce | 16 abr 2017 01:59 | Em resposta a: #73065

Boa noite parentes do outro lado do atlântico, sou Narciso de Portugal.
Quanto as vossas dúvidas posso esclarecer que também em Portugal o sobrenome Narciso e relativamente raro e segundo algumas pesquisas que fiz s maior parte dos Narcisos são da zona Sul de Portugal (Estremadura e Alentejo) Ns região das beiras e nas ilhas dos Açores também existem famílias com o sobrenome.
Já li que o registo mais antigo com o sobrenome Narciso foi no século XI nas Asturias , hoje territorio Espanhol. Mais informo que desconheço qualquer familia em Portugal com Narciso com Z (Narciso)

Resposta

Link directo:

Família Narcizo em Portugal

#424327 | Geraldo n Almeida | 21 mai 2020 01:44 | Em resposta a: #73065

Meu nome é : Geraldo Narcizo de Almeida. Gostaria muito de encontrar parentes por parte do meu pai que se chamava Joaquim Narcizo de Almeida. Até onde sei ele é filho único. Nunca me falou de parentes por parte dele. Sou do interior de Manas Gerais. Cidade de Bom Jesus do Galho. Cidade mais conhecida nas emidiações: Caratinga, Ipatinga , Governador Valadares.

Resposta

Link directo:

Família Narcizo em Portugal

#424328 | LAMBERT | 21 mai 2020 03:02 | Em resposta a: #73065

Apenas para informação.
Meu bisavô, natural de TÁBUAS/MIRANDA DO CORVO, NARCISO GOMES; seu filho José que ficou em Portugal colocou o sobrenome GOMES em seus filhos; seus filhos ANTONIO e JOAQUIM, que vieram para o BRASIL em 1888, colocaram o sobrenome NARCISO GOMES em seus filhos. Algumas famílias mantém até hoje o sobrenome NARCISO GOMES.
Abraço
Lambert

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 07:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen