familia pecegueiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

familia pecegueiro

#73311 | joao31 | 17 set 2004 07:01

caros amigos,

caso saibam de alguma infomação sobre a familia pecegueiro, por gentileza me avisem

grato

joão dias rezende filho

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#73319 | victorferreira | 17 set 2004 10:07 | Em resposta a: #73311

Caro João Resende,

Pode ser que apareça alguém, mas deve haver muita gente, muitas famílias com esse apelido em Portugal (e se calhar por todos os países por onde andaram portugueses) e que não seja sequer aparentada pelo menos nos dois/três últimos séculos que é normalmente onde se "apanham" esses parentescos em uma mensagem como a sua.

Para além disso, como houve evolução ortográfica, a insistência no "c" (ao invés dos dois esses "ss", como deve ser) da variante que procura pode fazer alguma diferença a tentar encontrar essa linha ou pode não fazer diferença nenhuma. Pode ter ficado assim com "c" devido a um êrro ortográfico relativamente recente do funcionário do registo ou do padre da freguesia.

De qualquer forma, o que mais ajuda a encontrar parentescos é dar datas, locais (pelo menos um Distrito ou uma Região/Província), uma segunda geração de ancestrais, o que seja, o mais precisos possível em conjunto com os nomes, que como sabe, repentem-se. Como diz o ditado "Há mais Marias na terra".

"Pessegueiros" pode haver muitos, mas aqueles que V. procura são certamente únicos.

Boa sorte nas pesquisas.
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#74966 | ucrespo | 14 out 2004 02:03 | Em resposta a: #73311

Caro João Dias,

Com base nos estudos realizados pelo Colégio Brasileiro de Genealogia que foram publicados na Revista Brasil Genealógico Nº 2, informo-lhe o que se segue:

VIII-3. Antônio Joaquim de Souza Botafogo, nascido no Rio de Janeiro ( Sacramento) a 11.09.1846 e falecido no Rio a 27.06.1926, casado em primeiras núpcias no Rio com Emília Adelaide Pecegueiro nasc. no Rio a 7.6.1848 e falecida no Rio ( Inhaúma ) a 10.4.1904, filha do brigadeiro Manuel Lopes Pecegueiro e de Luiza Brites, com geração....

O estudo supra citado refere-se à Família Botafogo dos primeiros povoadores da Cidade do Rio de Janeiro.

Ulisses Crespo

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#77764 | Gilson Nazareth | 21 nov 2004 21:12 | Em resposta a: #73311

João,
Há,ou havia ,uma familia Pecegueiro em Niteroi.
Conhecí D.Laura Pecegueiro,niteroiense,viúva do Embaixador Pimentel Brandão
e avó do,também diplomata,Pimentel Brandão Sanches o qual é genealogista e membro do CBG.
Vc habita em que cidade?
Quer contacto com o P.B.Sanches?
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#77793 | joao31 | 22 nov 2004 04:53 | Em resposta a: #77764

Caro Gilson Nazareth,

Ficaria muito grato se você pudesse mandar-me alguma forma de contacto com o Sr. Pimentel Brandão Sanches.Habito em São Paulo, relativamente perto de Niteroi.

Muito Agradecido
João Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#77795 | joao31 | 22 nov 2004 04:56 | Em resposta a: #74966

Caro Ulisses Crespo,

Estou muito grato pelas informações que Vc me enviou que tenho certeza me serão de grande valia.

Obriagdo
João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#77796 | joao31 | 22 nov 2004 05:00 | Em resposta a: #73319

Caro Victor Ferreira,

Obrigado pelas informações.

Atenciosamente
João Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#228727 | 1961 antonio | 08 mai 2009 12:01 | Em resposta a: #77793

bom dia, navegando na internet e como o apelido pecegueiro com c é pouco comum envio a informação que disponho que remonta mais ou menos até 1700 / 1800. o apelido anterior era coutinho e na epoca dos cristãos novos houve uma reconversão adoptando o apelido pecegueiro com c. existe outra familia com 2 ss que nada tem a ver com conosco.
o meu nome é antonio luis balette da silva de vargas pecegueiro e sou economista e tenho uma empresa que fabrica e vende colchoes, sou filho de antonio abecasis de vargas pecegueiro medico cardiologista que por sua vez é filho de jose joaquim dos santos pecegueiro que era juiz e era filho de joaquim da cunha leal pecegueiro que era comerciante no porto.

E sempre bom saber que existe "familia" noutros paises. mandem noticias

Um abraço amigo
Antonio vargas pecegueiro

Resposta

Link directo:

RE: Pessegueiros de Figueiró dos Vinhos e Álvaro

#228729 | AQF | 08 mai 2009 12:50 | Em resposta a: #73311

Caro Confrade,

Os Pessegueiros de Figueiró dos Vinhos e Álvaro vêm tratados nas seguintes obras:

- "Famílias de Portugal", de Jacinto Leitão Manso de Lima, versão original microfilmada, disponível na B.N.

- «Antiguidades, Famílias e Varões Ilustres de Sernache do Bom Jardim e seus Contornos», de Cândido Teixeira, no Vol. 1, Cap. CCXXXVII, pág. 839 (baseada na obra anterior).

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Pessegueiros de Montemor-o-Velho

#228730 | AQF | 08 mai 2009 12:58 | Em resposta a: #73311

Caro Confrade,

Descendo deste Pessegueiros que ando actualmente a estudar tendo já encontrado o seguinte:

Apenas 6 gerações

José Pimentel de Almeida Pessegueiro & Ana Pereira Pimentel
1. João Pimentel de Almeida Pessegueiro &1797 Maria Aveiro
1.1. José Pessegueiro 1797 & Maria da Serra
1.1.1. Bárbora Pessegueiro 1830
1.2. Antónia Pimentel Aveiro ca 1801
1.3. Cândido Pimentel Pessegueiro 1804 &1830 Emília Rosa de Freitas Mascarenhas Leal 1805 & Maria Inácia Freitas Mascarenhas Leal 1802
1.3.1. Virgínia Augusta Cândida Freitas Pessegueiro 1831 &1848 Francisco Ferreira da Silva de Carvalho 1827
1.3.1.1. Cândido Ferreira de Freitas Mascarenhas 1849
1.3.1.2. Emília Rosa Ferreira de Freitas Mascarenhas 1855-1930 &1877 Joaquim Cordeiro Duarte Geral, Escrivão 1846-ca 1907
1.3.1.2.1. Evaristo Augusto Duarte Geral, Capitão Médico 1877-1952 &1907 Sara da Luz Magalhães 1886-1918 &1926 Teresa de Jesus Lima Bandeira, Senhora da Quinta do Barco, em Manhente 1894-1984
1.3.1.2.1.1. Evaristo Emílio de Magalhães Duarte Geral 1908-1938
1.3.1.2.1.2. Maria Augusta Magalhães Duarte Geral 1911-
1.3.1.2.1.3. António Freitas Mascarenhas Lima Duarte Gerald, Dr. 1929-1995
1.3.1.3. Maria Cândida Ferreira de Freitas Mascarenhas & José Pessoa
1.3.1.3.1. Fernando Pessoa da Silva Coelho & Etelvina Esteves
1.3.1.3.1.1. Carmen Esteves Pessoa †1990
1.3.2. Mariana Pessegueiro †1838
1.3.3. Francisco Pessegueiro 1838
1.3.4. Maria Cândida Pimentel Pessegueiro &1856 António Ferreira da Silva Carvalho 1829
1.4. Maria Aveiro Pessegueiro & João Rodrigues Moreno
1.4.1. João Moreno 1831

Se alguém tiver informações adicionais agradeço o contacto.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#228808 | joaopecegueirodias | 09 mai 2009 18:52 | Em resposta a: #228727

Prezado Dr. Antonio Vargas Pecegueiro,

Boa tarde

Fiquei muito contente ao encontrá-lo no Genea. Seu bisavô Joaquim da Cunha Leal Pecegueiro era irmão de meu trisavô Manoel Coelho Pecegueiro Júnior (que em 1885 fixou residência no Maranhão, Brasil), que por sua vez são filhos de Manoel Coelho Pecegueiro e de Dona Delphina Carolina Leal. De fato, através do sr. Mateus Gastão da Penha que pesquisa sobre a história de Paredes, soube que o pai de Manoel Coelho Pecegueiro chamava-se João Bernardo Moreira Coutinho, mas não compreendi, nem ele soube me dizer como se deu a mudança tão radical no nome dos filhos de Coutinho para Pecegueiro. O senhor poderia me ajudar? Do que se trata esta reconversão? Eles eram cristãos novos e tiveram que mudar o nome Coutinho por causa de perseguições?

Não tenho o apelido Pecegueiro em meu nome porque ele é de origem materna (minha mãe se chama Rita de Cássia Barbosa Pecegueiro) e tenho o mesmo nome de meu pai.

Se possível, ficaria muito grato, se pudesse contactar-me por e-mail. Gostaria muito que o sr. me enviasse o nome de seus (nossos) parentes mais próximos com as respectivas datas de nascimento e falecimento, profissão e alguma outra informação que julgar interessante, pois pretendo escrever uma genealogia da família. Meu e-mail é joaopecegueirodias@hotmail.com. Moro em São Luís do Maranhão, Brasil.

Com meus melhores cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#229000 | 1961 antonio | 11 mai 2009 17:01 | Em resposta a: #228808

boa tarde, fiquei impresionado com a capacidade que as familias têm de se espalhar pelo mundo. Fiquei contente de saber que temos parentes em comum, não conhecia o ramo de brasil e efectivamente Manoel Coelho Pecegueiro era o pai do meu bisavô. O porque da mudança do nome coutinho para pecegueiro, não sei ao certo a razão, mas pelas datas suponho que seria por serem judeus e terem que se converter ao cristianismo dai os cristãos novos, que adoptaram nomes de arvores e planta. Relativamente a menbros da familia somos alguns, que passo a detalhar:

Pai: Antonio Abecasis de vargas dos santos pecegueiro - medico
casado com: Maria luisa balette e silva (minha mae) - professora de musica e cantora lirica.
Filhos: Jose pedro balette silva de vargas pecegueiro, vive em espanha e é bancario
(filhos dele) Vanessa Hasse de vasconcelos de vargas pecegueiro
daniela palmeiro de vargas pecegueiro (vive na australia -advogada)
Patricia de vargas pecegueiro - estuda cinema

Maria teresa balette silva de vargas pecegueiro Noronha feyo (enfermeira)
marido já falecido: Jose maria de castro seromenho noronha feyo
Filhos: Pedro emanuel balette pecegueiro de noronha feyo (designer de moda)
carlos balette pecegueiro de noronha feyo. Vive em londres e é pintor
Diana astrid balette pecegueiro de noronha feyo - estudante de arquitectura
Carina teresa b. pecegueiro noronha feyo - estuda na holanda dança classica

Antonio luis balette silva de vargas pecegueiro - economista
casado com Cidalia coelho rodrigues de vargas pecegueiro - jornalista
Filhos: Maria balette rodrigues de vargas pecegueiro (6 anos)

Cumprimentos familiares.

Vá dando noticias

Resposta

Link directo:

RE: Pessegueiros de Figueiró dos Vinhos e Álvaro

#229002 | 1961 antonio | 11 mai 2009 17:10 | Em resposta a: #228729

Boa tarde, não sei se as duas familas tem a mesma origem ou se são distintas, tanto quanto sei a minha familia tem origem em paredes e sempre se escrevu o apelido com c - pecegueiro - como menciona algumas obras que fazem referencia á famila com dois ss.

cumprimentos

Antonio vargas pecegueiro

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#229064 | joaopecegueirodias | 12 mai 2009 01:14 | Em resposta a: #229000

Prezado "primo" Antonio Pecegueiro,

Pois é, fiquei muito contente tb em encontrar os primos d'Além-mar. Peço, por gentileza, que o senhor coloque o seu e-mail aqui ou que me envie uma mensagem para joaopecegueirodias@hotmail.com. pois tenho algumas informações interessantes que gostaria de enviar-lhe por e-mail.

Cumprimentos familiares e até breve,

João

Resposta

Link directo:

RE: Pessegueiros de Figueiró dos Vinhos e Álvaro

#229164 | rmfrp | 12 mai 2009 23:04 | Em resposta a: #229002

Caros Colegas:

Não tendo provavelmente ligação com a maioria das pessoas aqui tratadas, posso referir que encontrei nas minhas pesquisas José Vicente Henriques Pessegueiro, que parece ter usado o último apelido por ser natural da freguesia do Pessegueiro, no concelho da Pampilhosa da Serra. Era filho de José Vicente e Maria Antunes.

José Vicente Henriques Pessegueiro casou com Maria dos Prazeres, natural do lugar do Esteiro, freguesia de Janeiro de Baixo, e deste casamento nasceu pelo menos uma filha, Emília Maria dos Prazeres, baptizada a 9 de Dezembro de 1847 na freguesia de Dornelas do Zêzere. Não conheço mais nenhum membro da família que tenha usado o apelido Pessegueiro.

É provável que as famílias mencionadas neste tópico também tenham origem em locais chamados Pessegueiro. A questão da grafia não é muito relevante, pois em famílias com vários séculos de existência é normal encontrar ramos com grafias diferentes e, por outro lado, duas famílias independentes podem usar a mesma grafia.

Quanto à hipótese de se tratar de um apelido adoptado por cristãos-novos por volta do século XVIII, tal não está certamente correcto, por duas razões principais:
- A adopção de apelidos cristãos pelos cristãos-novos ocorreu no momento da conversão forçada dos judeus, isto é, cerca de 1500. A partir daí não existiram mais judeus para converter. Quando o judaísmo voltou a ser tolerado em Portugal, já no século XIX se não estou em erro, as famílias judaicas (que vieram do estrangeiro) mantiveram os seus nomes até mesmo nos ramos que passaram a ser cristãos (temos já referido neste tópico um exemplo: Abecasis)
- É totalmente errado, repito, TOTALMENTE ERRADO (apesar de ser uma lenda muito citada) pensar que existiu nas famílias portuguesas alguma correlação entre "nomes de árvores e plantas" e cristãos-novos. Não existiu. O que existiram foram muitas famílias, de cristãos-novos e cristãos-velhos, com nomes de árvores e plantas, e muitas outras famílias, de cristãos-novos e cristãos-velhos, com outro tipo de nomes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#231683 | jap | 10 jun 2009 10:00 | Em resposta a: #229000

o meu nome é José António de Freitas Vargas Pecegueiro, e gostaria de acrescentar que o meu Pai: Antonio Abecasis de vargas dos santos pecegueiro - medico
SEPAROU-SE da mae dos meus irmaos, Maria luisa balette e silva (minha mae) - professora de musica e cantora lirica. a cerca de 30 anos.

neste momento É casado á cerca de 15 anos com a minha mae Maria Helena de Freitas Vargas Pecegueiro, e estao juntos á quase trinta anos, e temos uma ligação muito forte com os meus outros irmaos, pois vivemos social e pessoalmente juntos desde que o meu pai e a minha mae se juntaram, e da minha parte desde de que nasci em 1985. gostaria então de acrescentar um ramo que ja não é assim tao recente.

Pai: Antonio Abecasis de vargas dos santos pecegueiro - medico, depois de se separar da sua primeira mulher, conheceu e juntou-se com a sua actual mulher.
é portanto casado com a minha Mãe: Maria Helena de Freitas Vargas Pecegueiro
Técnica de emprego, e tiveram um filho eu : José António de Freitas Vargas Pecegueiro

actualmente casei-me com Ana Sofia Domingos Franco Vargas Pecegueiro, que esta a tirar advocacia.

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#231697 | 1961 antonio | 10 jun 2009 17:16 | Em resposta a: #231683

Boa tarde sr. Zé com que então pesquizando no genea...

Abraço teu irmão

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#231702 | jap | 10 jun 2009 17:58 | Em resposta a: #231697

gosto sempre de me manter informado...... abraço

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#240302 | joaopecegueirodias | 26 set 2009 02:11 | Em resposta a: #231697

Esta mensagem coloquei em outro tópico " Dias, de Valongo", mas como trata dos Pecegueiro, resolvi colocar aqui também.


Prezado Sr. José Roberto Vasconcelos e demais confrades que possam ajudar-me,

Pesquiso uns Pecegueiro (em todos os assentos que pesquisei até agora a grafia é esta, com c, e minha mãe que é Pecegueiro, está registada como meu avô e todos os meus tios também com c). Estes Pecegueiros que pesquiso são de Paredes, Distrito do Porto. O antepassado mais remoto que encontrei até agora chama-se Manoel Coelho Pecegueiro nascido em Baltar, Paredes, em 1808, o pai dele não tinha o o nome Pecegueiro, o que me faz pensar que ele tenha tomado este nome para o filho d'algum antepassado que era Pecegueiro.

O nome do pai de Manoel Coelho Pecegueiro é João Bernardo Moreira Coutinho e sua esposa Maria Dias d'Oliveira e seus avós paternos são André Coutinho e Maria Josefa e maternos Manoel Coelho do lugar Fagilde e Ana Dias d'Oliveira. Estes Coutinhos são da Freguesia de Baltar. Penso que o nome Pecegueiro venha de Manoel Coelho Pecegueiro que faleceu em Fagilde em 21 de outubro de 1792 (informação que me foi dada por um senhor chamado Mateus Gastão da Penha, que encontrei através de um artigo que ele publicou num jornal de Paredes) e que poderia ser o pai da esposa do João Bernardo Moreira Coutinho, que no assento de batismo do seu filho é citado apenas como Manoel Coelho. Assim, penso que Manoel Coelho avô de Manoel Coelho Pecegueiro seja o mesmo Manoel Coelho Pecegueiro falecido em Fagilde. Uma das dúvidas é quanto à esposa dele. No assento de casamento do Manoel Coelho Pecegueiro (neto), a esposa do avô materno é citada como Ana Dias d'Oliveira, já no artigo do senhor Gastão da Penha é citada como Ana Coelho Oliveira. Espero que tenha sido claro.

Bom, como achei este tópico, pensei que pudesse haver alguma ligação com os meus Pecegueiros e os vossos Pessegueiros.

Agradeço qualquer informação e/ou ajuda.

Com meus cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#294427 | Pecegueiro Noronha F | 10 jan 2012 18:49 | Em resposta a: #231702

Nunca imaginei que a Familia Pecegueiro fosse tão grande...nem que a internet nos permitisse ir tão longe....
Chamo-me Maria Teresa Balette da Silva Vargas Pecegueiro Noronha Feio e sou irmão de José Pedro Vargas Pecegueiro; Antonio Luis Vargas Pecegueiro e de Josá Antonio Vargas Pecegueiro.

Resposta

Link directo:

RE: familia pecegueiro

#294475 | joseccouto | 11 jan 2012 15:05 | Em resposta a: #294427

Caros Confrades:

Não sei se vou ajudar muito, mas em todo o caso, quando vos fôr oportuno, vejam aqui no GeneAll:
Diogo de Sequeira Pecegueiro.

Boa sorte, nas vossas pesquisas.

Cumprimentos,
José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 jun 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen