família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#73337 | CBBC | 17 set 2004 15:42

Estou pesquisando os antecedentes de meu avô português, Abel Guiães de Barros, filho de David Guiães da Costa e de Antonia Barros. Ele de Vila Real de Trás-os-Montes, talvez de Guiães? e ela da Quinta dos Barros, Lisboa. Além de meu avô Abel tiveram eles: Tereza, Luiz, Emílio, Maria (Micas) e David. Com exceção de minha tia avó Tereza, todos os demais imigraram para o Brasil, mais precisamente para Belém, estado do Pará, de onde redijo esta mensagem. São descendentes de minha tia avó Tereza, que após o casamento passou a assinar Tereza Guiães de Barros Salvador, os filhos: Haydeé, Lalá, Albino e Antonino. Acredito que a localização desses parentes ou de seus descendentes poderia ajudar. Obrigada por qualquer notícia a rerspeito. CBBC

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#73920 | pgirao | 25 set 2004 10:46 | Em resposta a: #73337

Caro ou cara CBBC,

A sua pergunta não terá resposta se não citar datas ou locais mais concretos! Somos genealogistas, portugueses e simpáticos, mas não somos adivinhos! Comece por obter a certidão de seu avô (para isso precisa de saber data e local exacto de nascimento), e nela encontrará informações complementares mais exactas acerca de seus bisavós. Nessa altura, estaremos aqui!

Cumprimentos e boa sorte!
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#75582 | CBBC | 22 out 2004 21:35 | Em resposta a: #73920

É verdade! Como poderiam vocês levantar algum dado com o conteúdo de minha consulta. Entretanto, acreditei que com um pouquinho de sorte, vocês já tivessem deparado com o nome da família nas inúmeras pesquisas que realizam. De qualquer forma, só agora consegui um dado que, embora não seja de meu avô Abel, o é de seu irmão Emílio Guiães de Barros: nasceu em Vila Real de Trás-os-Montes, em 23/03/1884. Tomara que isso possa dar uma luz. Fico-lhes imensamente grata por qualquer resposta.
CBBC

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#80395 | CBBC | 30 dez 2004 00:42 | Em resposta a: #75582

pgirão,
Esperei esses dois meses na esperança de receber alguma mensagem sua. Nesse interim continuei tentando achar alguma fonte que me pudesse esclarecer mais alguma coisa sobre meu avô português. O que consegui foi o registro de entrada no Pará de meu tio avô,Luis Guiães de Barros: natural da freguesia de S. Salvador (não está claro esse nome) de Monças (é isso?), concelho de Vila Real. Filho de David Guiães da Costa e de Antonia de Barros Teixeira da Fonseca, procedente de Lisboa no vapor ... Sobralense. Chegou em 27/05/1887. Ao se registrar no consulado em 30 de julho de 1904, estava com 30 anos e era solteiro.Aproveito a oportunidade para desejar um feliz ano novo a todos os que participam deste forum. Um abraço
CBBC

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#80401 | recio | 30 dez 2004 01:12 | Em resposta a: #80395

CBBC a freguesia é S. Salvador de Mouçós, Vila Real
Se o P,Girão não puder ver eu posso pedir ao Arquivo.

Aguardo resposta.

Um abraço
Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#80474 | CBBC | 30 dez 2004 22:14 | Em resposta a: #73337

Ana,
Fico-lhe imensamente grata se puder ver isso para mim. Obrigada também pela informação sobre o nome correto da freguesia. Acompanho as mensagens do forum e sei o quanto você contribui com suas informações. Espero também ter a sorte de receber alguma informação positiva. Um feliz 2005. Abraço.
CBBC

Resposta

Link directo:

recado para Ana Recio

#85584 | CBBC | 04 mar 2005 21:51 | Em resposta a: #80401

Prezada Ana,
Aguardo há dois meses , em vão, um sinal de que leu minha mensagem. Aliás, não tenho visto seu nome no forum. Caso ainda esteja interessada em me ajudar, tenho mais uma informação: meu tio-avô, DAVID GUIÃES DE BARROS, o caçula dos irmãos, nasceu em 02/05/1885, no mesmo local que tio Luís, e seu passaporte data de 1927. Um abraço e desde já muito obrigada.
Celina

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#85603 | recio | 05 mar 2005 01:38 | Em resposta a: #85584

Caro CBBC

Desculpe não ter atendido ao seu pedido ,mas o principio do ano trouxe á minha familia muita tristeza e estive ausente de casa por 15 dias,dava uma escapadela para ver os email e nã o tinha tempo para responder, nestes momemtos a familia está em primeiro lugar, depois esqueci ,como diz ,eu não tenho respondido ,mas todas as noites venho ao forum,quando tem algo que eu possa ajudar participo. Tenho continuado a ajudar muitos colisteiros ,mas em pv e estou também em outro grupo e não me deixam ter descanso.

Vou atender ao seu pedido com todo o gosto

Abraços, Celina(só agora vi o seu nome no fim da mensagem)

Ana Recio-Portugal
Agora

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#85701 | CBBC | 07 mar 2005 00:58 | Em resposta a: #85603

Prezada Ana,
Eu é que lhe peço desculpas e lamento sua tristeza. Concordo que nada é mais importante que a família, por isso, deixe ficar mais refeita para então ver a possibilidade de me ajudar. Um abraço.
Celina - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#85706 | recio | 07 mar 2005 01:34 | Em resposta a: #85701

Cara Celina

Acabei de fazer o pedido da fotocopias do Luis e David(nome do meu pai)
No verão vou a Bragança e posso dar um pulo a Vila Real de certeza vou encontrar os que faltam, vou lá pela Pascoa mas o arquivo está fechado .
Quem é de Lisboa? vou lá quarta feira e posso procurar

Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#86160 | recio | 14 mar 2005 16:54 | Em resposta a: #85701

Celina

Manda teu endereço para enviar certidões
Abraços
Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#86351 | CBBC | 16 mar 2005 22:44 | Em resposta a: #85706

Prezada Ana,
Só agora li seus recados. Não é preciso dizer da minha felicidade. Mas, a obtenção desses documentos tem um custo, e preciso saber como devo proceder pois só neófita no forum. O único senão é não ter conseguido nada sobre meu avô Abel. Mas, chegaremos lá! Quanto à Lisboa, é a última e antiga referência sobre a existência de parentes, descendentes de minha tia-avó Teresa, que acrescentou o sobrenome Salvador; trata-se da única que permaneceu em Portugal. Como vou à Europa, em julho próximo, com passagem por Lisboa, ficaria muito feliz de já tê-los localizado. Muito obrigada mais uma vez por me estar ajudando. Segue meu enderêço para correspondência:
CELINA BARROS BATISTA DA CUNHA
Trav. D. Romualdo Coelho, 922, aptº 1001
Umarizal - Belém - Estado Pará - Brasil
CEP: 66.000 - 190
Celina

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#86357 | recio | 17 mar 2005 00:19 | Em resposta a: #86351

Celina

já seguiu a carta com certidões , em Julho dou uma visita a Vila Real para procurar o Abel ,pois vou estar em Bragança uma Semana.
Quando receberes diz ,para eu saber que chegou.
Abraços
Ana Recio-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Olimpio Gonçalves/Vila Real /Trás os Montes

#86566 | recio | 20 mar 2005 17:13 | Em resposta a: #80474

Caros confrades

Pedia ajuda para encontrar familiares de OLIMPIO GONÇALVES,nasceu no concelho de Vila Real e teria agora 100 anos.
Viveu muitos anos em Angola/Quibala e foi Chefe de Posto em 1934 nessa localidade.
Não tenho mais dados
Osmeus agradecimentos

Ana Recio-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#86571 | CBBC | 20 mar 2005 22:06 | Em resposta a: #86351

Ana,
Obrigada. Assim que a carta chegue te comunico sim. Quanto à referência à Lisboa é que minha bisavó Antônia de Barros Teixeira da Fonseca, segundo vaga lembrança, era da Quinta de Barros - Lisboa. Pode ser isso? Um abraço
Celina - Belém- Pará-Brasil
Celina

Resposta

Link directo:

RE: recado para Ana Recio

#87265 | CBBC | 31 mar 2005 14:08 | Em resposta a: #86160

Prezada Ana,
Acabo de receber as duas certidões enviadas.Muitíssimo obrigada!Agora você precisa informar para onde transfiro o valor pago ao Arquivo. Sobre as certidões, estou maravilhada. Uma diz respeito ao tio David, de meu conhecimento, nascido em 02.05.1885 e a outra, referente à David, nascido em 24.09.1880 (falecido) fato que me causou surpresa. Quanto ao registro de tio Luiz, acredito não ter sido encontrado porque segundo meus cálculos, ele deve ter nascido em 1874, já que, ao se habilitar junto ao Consulado de Portugal, no Pará, em 30.06.1904, declarou ter 30 anos, portanto, data fora do período pesquisado (1875 a 1892). Entretanto, é estranho não constar o registro de meu avô Abel, nascido nesse intervalo, uma vez que a ordem de nascimento deles é a seguinte:
1 - Tereza - ?
2 - Luiz - 1874?
3 - Emílio - ?
4 - Abel - ?
5 - Maria - ?
6 - David - 24.09.1880
7 - David - 02.05.1885
De posse dessas certidões, fiquei sabendo que são pais de meu bisavô David Guiães da Costa, Manoel Antonio Guiães e Maria da Costa, ambos naturais da freguesia de Salvador de Mouçós, e de minha bisavó Antonia Teixeira de Barros, Antonio Manoel de Barros e Anna Quitéria da Costa naturais de Sobroso. Da mesma forma foi esclarecido que minha bisavó Antonia não era de Lisboa, como pensava, e sim, de Sobroso. Finalmente, anote meu e-mail para contato, se assim o desejar, já que pelo que já apreendi, o assunto não interessa a mais ninguém, nem mesmo para uma possível informação. Caso, possa, continue me ajudando, sim? Um grande abraço.
Celina - e-mail: celinacunha@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#89725 | CBBC3 | 29 abr 2005 16:29 | Em resposta a: #73337

Prezada Recio,
Estive fora do ar por algum tempo, por não conseguir receber em meu correio, um novo password, o que agora já está resolvido. Não sei se nesse interim você tentou mandar alguma mensagem. Como não recebi orientação de como enviar aquela encomenda, vou tentar para seu endereço, via correios. Caso você possa continuar me ajudando, aqui vão novos dados conseguidos após o envio da última mensagem: meu avô Abel, se habilitou ao casamento com 26 anos, em 1904, o que sugere seu nascimento em 1878 e o de meu tio Emílio em 23.03.1884. Quanto ao meu tio Luis, seu assentamento não foi encontrado, porque o período pesquisado (1875 a 1892) não contemplou o ano de seu provável nascimento que seria em 1874.
Receba meu abraço agradecido
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#163595 | jp26 | 27 jul 2007 09:55 | Em resposta a: #89725

ola celina
encontrei duas pessoas chamadas barros em guiães
http://pbi.pai.pt/search/guiaes/barros.html;jsessionid=21613DB7A7F868EC6E0CF4BA22D53557
não custa nada tentar
boa sorte
jp

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#163768 | CBBC3 | 28 jul 2007 23:08 | Em resposta a: #163595

Oi jp,
Muitíssimo obrigada por sua informação. Foi muita gentileza de sua parte. Você acertou quanto a Guiães. Hoje, passados quase três anos de minha primeira mensagem, minha pesquisa já avançou até meus trisavós. Também com a ajuda prestimosa de Recio, depois complementada por outra amiga aqui do forum, encontrei os descendentes de minha tia avó Theresa, não em Lisboa como imaginava, mas no Porto. E acredite já estive na casa onde meu avô viveu até vir para o Brasil, e conheci a Igreja Paroquial de S. Salvador de Mouçós, onde ele foi batizado. Embora tenha nascido em Bouça, seu pai nasceu e foi batizado em Guiães. Agora sei que minha bisavó Antonia de Barros Teixeira da Fonseca era de Sabrosa. Anotei o site e os endereços que lá estão para posterior pesquisa. Mais uma vez muito obrigada.
Celina da Cunha - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#163786 | jp26 | 29 jul 2007 05:20 | Em resposta a: #163768

parabens
que bom voltar as suas origens, e conhecer um pouco mais a sua historia familiar.
voce foi a guiães? e qual era o nome do seu antepassado?
abraço
jp

Resposta

Link directo:

RE: família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#163910 | CBBC3 | 30 jul 2007 20:20 | Em resposta a: #163786

Olá jp,
É verdade! Fiquei muito emocionada. Não dá para descrever o que senti. Quanto à Guiães não cheguei a ir. De lá era meu bisavô David Guiães da Costa, filho de Manoel Antonio Guiães e Maria da Costa; np de outro Manoel Antonio Guiães e de Joana Teixeira e, nm. de Manoel Antonio de Carvalho e de outra Maria da Costa. Ele casou com minha bisavó Antonia Teixeira de Barros, filha de Antonio Manoel de Barros e de Anna (Quitéria) Teixeira Pinto, np. de Luis de Barros e de Joaquina Teixeira e nm de Francisco Jose Teixeira e Maria Jose Pinto de Castro, todos de Sabrosa. Já deu para perceber que andei um pouco com minhas pesquisas, não é mesmo? Consegue isso quem tem amigos. O que Ana Recio alinhavou, Stella Aleixo vem completando, além claro dos pedidos que tenho feito diretamente ao Arquivo de Vila Real, e em todos atendida a contento. Abraços
Celina - Belém - Pará - Brasil

Resposta

Link directo:

família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#378361 | rosangelalopes | 06 mar 2017 00:03 | Em resposta a: #75582

Meu nome é Rosangela, moro na cidade de Belem-PA. Sou a neta caçula de Emílio Guiães de Barros. Eu e meus irmãos estamos tentando fazer a árvore genealógica dos nossos avós (Emilio e Rosa) por parte de mae e de Raimundo e Carolina (por parte de pai) que tambem são de origem portuguesa (Viseu-Portugal).

Resposta

Link directo:

família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#446376 | rickardgullberg | 08 mar 2023 06:49 | Em resposta a: #378361

Greetings from sweden

Are you related to thereza de jesus Guiães de Barros?
She was born april 9 1876 in vilareal
Father : David Guiães de Barros

Resposta

Link directo:

família Guiães de Barros/Vila Real/Lisboa

#446525 | Quobbs | 15 mar 2023 01:20 | Em resposta a: #73337

Boa noite. Eu estava fazendo pesquisas genealogicas de minha família e aliei as buscas com testes de Ancestralidade e busca parentes. Em uma das buscas mostrou que eu tenho parentesco distante contigo. Eu verifiquei a sua árvore genealógica e percebi que tens ancestrais na região de abaetetuba, o que pode indicar um forte indício de parentesco. Como anda suas pesquisas pelo lado Abaetetubense de sua família?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 jun 2024, 18:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen