Família Castanho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Castanho

#73495 | Lobo | 20 set 2004 16:08

Esta Família viveu, entre outras localidades, em Olivença, Elvas e Évora. Tem ligações familiares com Gamas, Lobos e Coelhos.

Agradeço qualquer informação sobre a mesma.

Com Cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#73499 | jliberato | 20 set 2004 18:12 | Em resposta a: #73495

Caro Sepúlveda,
No meu tópico "Famílias de São Brás de Alportel" menciono um Castanho.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#73503 | Lobo | 20 set 2004 18:37 | Em resposta a: #73499

Caro J Liberato

Agradeço a sua pronta resposta.

Os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#74205 | DBismarck | 29 set 2004 16:03 | Em resposta a: #73495

Caros confrades,

Na região de Aveiro existiu igualmente uma família Castanho.
D. Maria de Almeida Castanho, nascida no final do século XVI na freguesia da Branca, concelho de Albergaria-a-Velha, casou em Salreu, concelho de Estarreja, com Diogo Soares da Fonseca, da Quinta da Graciosa, na Bemposta.
D. Maria era sobrinha do padre Domingos Jorge Castanho, Irmão Nobre e da maior condição da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, de quem herdou um prazo em 1630.
Também agradeço a quem souber mais alguma coisa sobre a ascendência desta família.
Cumprimentos

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#74235 | ftalmeida | 30 set 2004 01:04 | Em resposta a: #73495

Caro Sepúlveda,

Não sei de que época está a falar.
É natural que vários indivíduos de tez castanha acabassem por adoptar o apelido e também natural que isso ocorra com maior frequência no Alentejo.
Se estiver nisso interessado, no séc. XVII, conheço alguns Castanhos centrados em Moura, abastados cristãos-novos que com grande probabilidade (segundo o meu primo José Maria Tavares de Almeida que se tem dedicado a este ramo, há ainda uma falha numa geração) descendem de Abrãao Castanho, recebedor de impostos em Vila Viçosa em 1425, pai de Moisés, pai de Judá, pai de Nicolau, o primeiro converso e que ainda herdou o cargo.

Melhores cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75794 | Lobo | 25 out 2004 16:41 | Em resposta a: #74235

Caro Tavares de Almeida

Quero em 1º. lugar pedir-lhe desculpa de só hoje responder à sua mensagem, dificuldades inesperadas estão na base da minha falta.

Aproveito a sua amável oferta pois pode acontecer que a partir dos Castanhos de Moura que conhece consiga chegar aos meus Castanhos que se centravam em Olivença e estabeleceram relações familiares com os Gamas e os Lobos daquela vila. Tenho diversa informação, desarticulada, que os situam nos séc. XVI e XVII.

Em particular estou interessado num Estevão da Gama c.c. Brites da Gama, pais de Nuno da Gama c.c. Inês Lobo filha de Francisco Lobo c.c. Isabel Mendes Pereira,
outro caso é o de Joaca Castanho da Gama c.c. Lopo Pires Coelho, filho de Luis Pires Coelho e de Catarina de Amorim.

Caso "apanhe" alguma coisa agradeço, desde já, a sua boa vontade.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75808 | ftalmeida | 25 out 2004 19:19 | Em resposta a: #75794

Caro Sepúlveda,

Creio que qualquer ligação, a existir, será anterior aos paroquiais. Na mesma época os Castanhos que conheço andavam longe de Olivença: Moura, Ourique, Odemira, Messejana (Aljustrel) e Lisboa.
1. Gaspar Mendes Castanho, * 5.10.1682 Messejana, + 15.1.1759 Lisboa
Foi o único que usou o apelido materno e teve 5 filhos mas só uma filha fal. solteira usou Castanho.
3. Elena Rodrigues Castanho * Moura (S.João) + 4.4.1719 Messejana
6. António Fernandes Castanho, * Moura +

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75821 | ftalmeida | 25 out 2004 22:46 | Em resposta a: #75794

Caro Sepúlveda,

Ao consultar a mensagem verifiquei que desapareceu a partir de um ponto a meio de uma linha, o que não deixa de ser estranho.
6. António Fernandes Castanho * Moura, +

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75822 | ftalmeida | 25 out 2004 22:50 | Em resposta a: #75794

... voltou a desaparecer!!!!!
Vou teimar eliminando um sinal gráfico (antes de) que se seguia à +
6. António Fernandes Castanho * Moura, + antes de 1670.
Além da 3. teve uma freira, um Gaspar Mendes Castanho (outro) c.c. Sebastiana de Morais e apenas uma filha s/Castanho, e o Dr. João Lopes Castanho, que teve um António Fernandes Castanho (outro) e 4 filhas s/Castanho.
12. João Lopes Castanho natural de Moura onde viveu c.c. Margarida Dias Roza.
Além de 6., tiveram Branca Lopes Castanho e Isabel Gomes, ambas c.c.s.
Pode dizer-se que há um núcleo familiar Castanho, ligado a Lopes e Mendes, xn, e a Castros e Morenos, xv.
Fora destes para ver se por acaso improvável apanha algum, junto Bartolomeu Raposo, Martim Viegas e António Vaz Raposo (lavradores e um também cirurgião); Francisco Lopes Nunes e Pedro Gomes Lemos (médicos); e Gaspar Zuzarte Loureiro (ou Louzeiro) primeiro referido como lavrador, depois como capitão.

Com os melhores cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75848 | Eleny | 26 out 2004 09:18 | Em resposta a: #75822

Caro Lobo.na Paroquial de Saboia,em 26 de julho de 1842,foi baptizada uma Maria filha de ......? e Domingas Maria naturais de S. Theotonio,avós paternos Matheus Alves e Gregoria Maria,maternos José Gonçalves e Joanna Maria,foram padrinhos Manuel Duarte do Castanho e sua mulher Isabel Maria,foi celebrado pelo Prior de Saboia e interino de Sta. Clara António Ferreira da Silva Rocha.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75858 | Lobo | 26 out 2004 10:32 | Em resposta a: #75848

Cara Eleny

Agradeço a sua mensagem de que tomei boa nota.

Cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75859 | fg | 26 out 2004 10:39 | Em resposta a: #75858

Caro A. Sepúlveda

Parto do príncipio de que é bisneto de D. Maria Luisa da Cunha e Menezes (Lumiares) e de José Augusta da Gama...

Cumprimentos

F. Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75862 | Eleny | 26 out 2004 10:53 | Em resposta a: #75858

Caro Lobo,quando digo,1842,poderá ser 1846.A titulo de curiosidade,na margem direita do registo consta /44 e a assinatura Balm...? Cumprimentos Maria Helena Cansado Cabrita Mendes Alves

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho (Aveiro)

#75866 | AQF | 26 out 2004 11:51 | Em resposta a: #73495

Caro A. Sepúlveda,

No livro do meu pai sobre Figueiredos (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=61384) encontro a seguinte ligação à Família Castanho :

A Manuel Castanho de Figueiredo foi passado Brazão de Armas a 27-7-1607 conforme Brazões Inéditos, de José de Sousa Machado, pág. 113, Nº 350.

“MANUEL CASTANHO DE FIGUEIREDO, morador em Aveiro, filho de Alvaro Castanho e de sua mulher Isabel de Figueiredo; neto, pela linha materna, de Fernão Dias de Azurara e de Maria Luiz de Figueiredo e bisneto de Luiz Annes de Figueiredo e Maria Annes Figueirôa”.

FIGUEIREDOS. D. Uma brica de prata, carregada de –J– preto. B. P. 27 de julho de 1607 (L. 1º fl. 229).

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75914 | Lobo | 26 out 2004 18:41 | Em resposta a: #75866

Caro Ângelo Fonseca

Agradeço a sua mensagem. Nos meus apontamentos tinha uma referência a Manuel Castanho de Figueiredo mas totalmente desentroncado. "Penso" haver uma ligação com os Castanhos de Olivença que são os que me interessam. Vou continuar na luta...

Com os melhores cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75915 | Lobo | 26 out 2004 18:43 | Em resposta a: #75862

Cara D. Maria Helena

De todo não chego ao Castanho que me refere. De qualquer modo os meus agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos.
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75924 | RCR | 26 out 2004 19:17 | Em resposta a: #73495

Caro A. de Sepúlveda

Creio não haver ligação, mas encontram-se igualmente Castanhos em Sesimbra e Azeitão.
Em Azeitão existe mesmo uma povoação com esse nome e, há uns anos conheci uma familia com esse apelido, que tinha uma quinta muito bonita nessa zona.
Em Sesimbra os Castanhos de que tenho conhecimento são bem mais recuados:
Manuel Castanho (mandador de uma armação de Sesimbra, já defunto em 1716) cc. com Maria Neto Fogaça (filha de João Dias Fogaça e Maria Neto), pais de:
1. Luis Pinto Fogaça (ou Castanho, conforme os documentos) cc. (Santiago, Sesimbra em 04/02/1720) Rosa Maria da Ascenção Franco
2. Manuel Pinto Castanho cc. (Santiago, Sesimbra em 3/02/1723) Maria Josefa da Assumpção Preto
3. Alberto Pinto Fogaça cc. (Santiago, Sesimbra em 27/10/1716) Francisca ...

Com os melhores cumprimentos

RitaCR

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75959 | AQF | 27 out 2004 01:47 | Em resposta a: #74205

Caro Delfim Bismark,

Caso ainda não tenha visto, alerto-o para a minha resposta neste tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=75866#lista

Trata-se igualmente de uma Família Castanho de Aveiro mas neste caso reportando-se ao final do século XV (1470 a 1500 estimo eu).

Se encontrar ligações entre elas agradeço a sua informação.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75960 | AQF | 27 out 2004 01:52 | Em resposta a: #75914

Caro A. de Sepúlveda,

Caso encontre ligação dos meus avoengos Castanho aos seus Castanhos de Olivença agradeço a informação.

Boas pesquisas ...

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#75977 | DBismarck | 27 out 2004 10:38 | Em resposta a: #75959

Caro Ângelo Fonseca,

Agradeço a informação, mas eu já conhecia.
O que necessito saber é a ligação entre Manuel Castanho de Figueiredo (C.B.A. 1607), Mateus Castanho de Figueiredo (Nobre, morador em Aveiro em 1613 - muito provavelmente irmão do anterior) e o Padre Domingos Jorge Castanho (+ 1629) (Irmão Nobre e da maior condição da Misericórdia de Aveiro), ambos moradores em Aveiro.
Existe uma sobrinha do Padre Domingos Jorge Castanho, Maria de Almeida Castanha, que casou com Domingos Soares da Fonseca. Não sei os nomes dos pais dela. Estes são meus antepassados directos.
Uma vez mais muito obrigado
Com os melhores cumprimentos

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#76064 | Lobo | 27 out 2004 23:51 | Em resposta a: #75924

Cara Rita CR

Agradeço a sua mensagem. Vou procurar ver se encontro alguma ligação dos meus Castanho com os que indica.

Com os melhores cumprimentos

A. Victor de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78165 | AQF | 27 nov 2004 05:42 | Em resposta a: #75977

Caro Delfim Bismarck,

Por acaso já viu ou sabe onde se pode encontrar uma cópia da C.B.A. do Manuel Castanho de Figueiredo ?

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78243 | DBismarck | 29 nov 2004 10:44 | Em resposta a: #78165

Caro Ângelo Fonseca,

O conhecimento que tenho da CBA de Manuel Castanho de Figueiredo é da obra do Visconde de Sanches de Baena e das Cartas de Brasão (vol I) do Nuno Borrego.
Em relação ao original, nunca o prucurei, pois ainda não consegui estabelecer a ligação entre o Padre Domingos Castanho e Manuel Castanho de Figueiredo embora sejam praticamente contemporâneos em Aveiro.
Com os melhores cumprimentos

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78246 | josemariaferreira | 29 nov 2004 11:49 | Em resposta a: #75808

Caros Confrades

Na vila de Panoyas, durante os séculos XVII e XVII viveram famílias de apelido Castanho. Provalmente estarão ainda relacionados com estes de Messejana, vila que lhe fica(va) próxima. Sei que estavam ainda relacionados com o Conde de S. Miguel que tinham terras no termo daquela vila alentejana. O 1º.Conde de S. Miguel chegou mesmo a casar clandestinamente com D. Inês de Almeida, filha de Manuel Cardoso Castanho.
Em Alhos Vedros, também moraram famílias de apelido Castanho. Ainda até há pouco tempo, todos os campos entre esta vila e a da Moita eram conhecidos por Pinhal do Castanho, por pertencerem à Quinta da Fonte da Prata propriedade de Eloy Castanho.
Nesta Quinta ergue-se um magnífico palacete dos finais do séc. XIX, com uma bela capela, muito bem enquadrada ao estilo daquela época. Esta quinta e palacete passaram depois para a posse do Conselheiro Dr. Moreira Júnior. Hoje o Palacete é propriedade da Câmara e alberga um centro de recuperação a tóxicodependentes. ( infelizmente é só já o que se produz neste país!)

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78248 | AQF | 29 nov 2004 12:21 | Em resposta a: #78243

Caro Delfim Bismark,

De qualquer forma fico agradecido pela sua resposta.

O meu interesse tem que ver com algumas questões levantadas pela recente obra "Ascendências Viseenses" de M.A.S., relativas a descendentes do Bispo de Viseu http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=51870, nomedamente ao filho Luis Anes de Figueiredo referido na C.B.A. que procuro.

Embora a minha fonte seja distinta, pois trata-se da obra Brazões Inéditos, de José de Sousa Machado, pág. 113, Nº 350, o texto é idêntico ao da obra de Nuno Borrego. Por acaso tem informação se volume 2 do Nuno Borrego, já tem mais alguma coisa sobre esta C.B.A. ou repete o que está no vol. 1 ?

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78298 | DBismarck | 30 nov 2004 10:19 | Em resposta a: #78248

Caro Ângelo Fonseca,

A obra Cartas de Brasão de Armas, vol. II, da autoria de Nuno Borrêgo, trará a público mais umas centenas de CBA's que não as citadas no vol. I.
Como tal, vamos aguardar para ver se aparecem mais informações sobre os Castanhos de Figueiredo.
Estou igualmente interessado na ascendência de um Bispo de Viseu do século XVII, no nome D. João (Soares ou Homem). Por acaso não tem nenhuma informação sobre a sua ascendência?
Com os melhores cumprimentos

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78352 | ngccm | 30 nov 2004 17:52 | Em resposta a: #75924

Rita

Tenho andado a investigar os antepassados da minha mulher de Sesimbra (Pintos, Pólvoras, Zegres, Laurianos, Francos, Pretos, Soromenhos), que devem estar relacionados com os seus. Encontrei também uns Castanhos, todos baptizados e casados em Santiago, a saber:


I. Manuel Ramos Castanho, casou com Antónia (ou Ana) Maria. Filho:

II. Joaquim dos Reis Castanho, casou a 25.10.1785 com Francisca Teresa de Jesus, filha de Manuel Nunes Cascais e de sua mulher e prima Ana Joaquina. Filho:

III. José Joaquim Castanho, casou a 14.8.1824 com Catarina Inácia, filha de Manuel Ribeiro Pólvora e de Francisca Maria. Filho:

IV. Francisco Ribeiro, n. 1.8.1825; casou a 28.6.1852 com Maria da Conceição, filha de Marcos José de Carvalho, calafate, e de Febrónia Maria do Carmo. 5.os avós da minha mulher.

Sabe alguma coisa destes?
Cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78369 | RCR | 30 nov 2004 19:08 | Em resposta a: #78352

Nuno

Os "meus" Castanho são mais recuados do que esses e depois os descendentes que conheço não conservam esse nome.

De Manuel Nunes Cascais e de sua mulher Ana Joaquina tenho conhecimento de outra filha, Catarina Isabel Farto que casa, em Santiago-Sesimbra a 20/02/1781, com Severiano José Farto (fº de Manuel Ramos Frade e Ana Maria Farta (de quem tenho a ascendência, caso esteja interessado).

De "Zegre" tenho João Gomes Rodrigues Zegre cc. (Santiago, Sesimbra, 30/04/1771) Ana Ignácia da Encarnação (fª de Bernardo Coelho de Carvalho e Maria Joaquina da Encarnação); fº de António Rodrigues Zegre cc. (Santiago, Sesimbra, 12/11/1731) Mariana Vaz (tenho estas linhas mais desenvolvidas, caso esteja interessado).

Preto, Pinto, Soromenho/Sermenho, Franco tenho imensas referências, mas talvez seja melhor abrir um outro tópico. Deixo ao seu critério.

Cumprimentos,
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78465 | AQF | 01 dez 2004 14:01 | Em resposta a: #78298

Caro Delfim Bismarck,

Penso que a obra Cartas de Brasão de Armas, vol. II, da autoria de Nuno Borrêgo já está disponível (ver em http://genealogia.sapo.pt/livraria/livro.php?id=375).

De acordo com a mensagem http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=57206#lista o armigerado Jerónimo Figueiredo da Cunha vem lá (não sei se a CBA lá vem), mas o mesmo não se pode concluir do antepassado dele, o nosso armigerado Manuel Castanho de Figueiredo.

Quanto ao 'seu' Bispo de Viseu infelizmente nada sei. O único João que conheço está no Genea (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=32765) e que não sei se é parente da minha avoenga Isabel Gomes de Abreu que era mulher do referido Jerónimo Figueiredo da Cunha (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=75165). Se souber alguma coisa sobre esta minha questão muito agradeço a sua ajuda.

Com os melhores cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78589 | ngccm | 02 dez 2004 17:53 | Em resposta a: #78369

Rita

A minha mulher é descendente do Manuel Ramos Frade e de sua mulher e também do António Roiz Zegre e de Cosma Maria Franca (ou Delgada, casados em 1756). Tenho, portanto, o maior interesse em trocar informações consigo e posso disponibilizar os costados sesimbrenses da minha mulher (é só uma questão de os organizar), que resultaram de dois dias no arquivo de Setúbal, a consultar livros de casamentos de Santiago. Eram todos dali e bastante endogâmicos...
Por curiosidade, a minha mulher é também descendente de Inácio Ferreira que é antepassado da mãe do Camilo Castelo Branco.
cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78596 | RCR | 02 dez 2004 20:00 | Em resposta a: #78589

Nuno

Também eu tenho o maior interesse em trocar informações. Dado que, de momento, estou com pouco tempo disponível, penso que a maneira mais prática é enviar-lhe os dados que tenho por mail (em ficheiro PAF). Peço por isso aos responsáveis do Genea para lhe facultarem o meu endereço electrónico. Posteriormente podemos trocar informações aqui no fórum apesar de, talvez pela endogamia de que fala, não tenha ainda identificado muitos interessados em pessoas de Sesimbra.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78630 | RCR | 03 dez 2004 09:41 | Em resposta a: #78589

Nuno

"Roubei" um pouco de tempo e aqui vão algumas informações sobre a linha de Manuel Ramos Frade e Ana Maria Farta. Mas a proposta do envio do ficheiro mantêm-se, porque é impossível disponibilizar aqui todas as informações lá contidas.

MANUEL RAMOS FRADE, n. 17 Oct 1719 (já defunto em 1798),
fº de FERNANDO DELGADO FARINHA cc. (2 Jan 1707) MARIA SOARES D'ASSUMPÇÃO;
neto materno de MANUEL RAMOS VAZ (já defunto em 1707) cc. BEATRIZ FARTA;
neto paterno de ANTÓNIO DELGADO (já defunto em 1707) cc. LEONOR FARINHA.

O casal ANTÓNIO DELGADO cc. LEONOR FARINHA teve (pelo menos) uma outra filha:
VIOLANTE RODRIGUES, n. 16 Oct 1670, cc. (3 May 1689) MANUEL PRETO FRANCO, n. 26 May 1663 (fº de MANUEL PRETO FRANCO cc. CONSTANÇA FARTA), filhos:

- CONSTANÇA FARTA, n. 12 Jan 1693, cc. (7 Nov 1714) ESTEVÃO PRETO FARINHA (fº de SALVADOR DOMINGUES, n. 28 Sep 1643, cc. ISABEL PRETA, n. 8 Jan 1639), pais do Pe. ANTÓNIO INÁCIO FARINHA (Inquirição de Génere Mº35, Pº21) e avós do Pe. JOSÉ ANTÓNIO FARTO RIBEIRO (Inquirição de Génere, Mº251, Pº16), pela sua fª CONSTANÇA JACINTA CAETANA, n. 7 Feb 1721, cc. (3 Apr 1746) JOSÉ RIBEIRO VAZ (Alferes da Fortaleza de Sesimbra), n. 12 Aug 1690 (fº de RAFAEL JORGE, n. Lisboa, São Nicolau, 13 Sep 1663, cc. MARIA RIBEIRO; neto paterno do Brigadeiro ANTÓNIO CORREIA VAZ DE ANDRADE cc. MARIA FRANCISCA; sobrinho do Coronel FRANCISCO VAZ VIEIRA, n. Lx, S. Nicolau)


- MANUEL PRETO FRANCO (“Navegante”), n. 3 Jun 1693, cc. 20 Oct 1725 (com dispensa de 3º e 4º grau) MARIANA JOSEFA DA COSTA, n. 10 Dec 1702 (fª do Cap. ALVARO ROLÃO ALVARES, n. 28 May 1650, cc. 8 Jun 1691, LEONOR (OU LUISA) MARTINS DA COSTA, n. 20 Jun 1673, S. Lourenço, Azeitão), pais do Pe. FRANCISCO XAVIER DA CONCEIÇÃO, n. 23 Nov 1727, S. Lourenço, Azeitão (Inquirição de Génere, Mº177, Pº2)



ANA MARIA FARTA, n. 21 Jul 1718, fª de MANOEL PRETO FARINHA, n. 17 Sep 1682, cc. (10 Jan 1714) MARIA FARTA SERMENHO, n. 13 Oct 1696;
neta materna de ANTÓNIO SERMENHO ( fº de FRANCISCO SERMENHO cc. ISABEL DE MATOS) cc. 5 Apr 1690 MARIA FARTA;
neta paterna de JOÃO PRETO FARINHA cc. MARIA PENALVA.

Um abraço
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78809 | ngccm | 06 dez 2004 15:49 | Em resposta a: #78630

Rita

Envio-lhe o costado sesimbrense da avó da minha mulher. Aqui encontra Pintos, Batalhas, Carvalhos, Castanhos, Pretos, Francos, Fartos, Cascais, Zegre, Soromenho e afins, que formaram nos séculos XVII e XVIII a principalidade daquela vila. Confesso-lhe que esta pesquisa é essencialmente baseada em dia e meio no arquivo de Setúbal a ver livros de casamentos. Não cruzei com outras fontes.
O livro do José de Campos e Sousa sobre a genealgia de Camilo refere um parentesco próximo desta nossa gente com o célebre P.e Marcos, arcebispo de Lecedemonia (prelado célebre, maçon e parlamentar, de apelidos Pinto Soares Vaz Preto). Sabe alguma coisa?

1. Cidalisa Apolinário Coelho, n. Sesimbra, Santiago, a 27.2.1920

PAIS:


2. Júlio Pinto Coelho, n. Sesimbra, 3.4.1894 e morreu na mesma vila, 31.12.1983. Sapateiro.
3. Laura Ribeiro Apolinário, n. Sesimbra, 21.7.1900 e morreu na mesma vila, 4.10.1992.

AVÓS:

4. António Pinto Coelho, n. Santiago, Sesimbra. Marítimo e depois sapateiro.
5. Umbelina Maria dos Santos, n. Santiago, Sesimbra
6. Cristiano Augusto Apolinário, n. Vila Fresca de Azeitão, 10.7.1876 e morreu em Lisboa, 7.8.1957. Carpinteiro. Casou em 1898 com
7. Joana da Conceição (Soromenho) Ribeiro, n. Santiago, Sesimbra, 1.5.1878 e morreu em Lisboa, 7.12.1959.

BISAVÓS:

8. Uniel Pinto Coelho, n. Santiago, Sesimbra circa 1836-37. Marítimo. Aí casou 27.4.1863 com
9. Tomásia Perpétua, n. Castelo, Sesimbra circa 1837-38
10. Joaquim dos Santos Cheis
11. Maria Amália da Assunção, n. Sesimbra
12. João Apolinário, n. Vila Fresca de Azeitão circa 1845-46. Jornaleiro, trabalhador rural.
13. Luísa Cordeiro Vida (ou Luísa de Jesus), n. Vila Fresca de Azeitão (Qta. do Anjo) circa 1853-54 e morreu a 9.11.1936
14. Casimiro Francisco Ribeiro, n. Santiago, Sesimbra, b. 4.4.1853 e morreu em Sesimbra a 21.10.1936. Barbeiro e republicano do grupo dos “Coques”, afectos à corrente unionista. Casou em Santiago, Sesimbra, a 16.6.1875 com
15. Elvira da Conceição Soromenho, n. Santiago, Sesimbra, 26.3.1854 e morreu em Sesimbra a 10.1.1930. Pertencia a uma família Soromenho de Sesimbra, supostamente descendente de um navegador deste apelido que foi companheiro de Cabrilho na descoberta da Terra Nova.

TRISAVÓS:

16. António Pinto Coelho, n. Santiago, Sesimbra, 5.7.1805. Marítimo. Aí casou 26.8.1828 com
17. Maria Inês da Piedade, n. Santiago, Sesimbra
18. Basílio Baptista, fazendeiro
19. Maria Perpétua
20. Apolinário José, n. Vila Fresca de Azeitão. Aí casou 8.12.1839 com
21. Antónia Inácia, n. Vila Fresca de Azeitão
22. Luís Cordeiro Vida, n. Vila Fresca de Azeitão (Qta. do Anjo). Aí casou 13.5.1846 com
23. Maria do Carmo, n. Vila Fresca de Azeitão
24. Francisco Ribeiro, o “Nassaias”, n. Santiago, Sesimbra, 1.8.1825. Casou Santiago, Sesimbra 28.6.1852 com
25. Maria da Conceição, n. Santiago, Sesimbra
26. Manuel de Jesus Carvalho (que também usou Soromenho), n. Santiago, Sesimbra, 31.12.1824. Casou Santiago, Sesimbra, 16.9.1851 com
27. Maria Salomé, n. Santiago, Sesimbra

TETRAVÓS:

28. Manuel Pinto, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 10.12.1793
29. Cristina Rosa, n. Santiago, Sesimbra.
30. Anacleto José Frade. Casou em Santiago, Sesimbra, 5.4.1791 com
31. Inês Maria
40. António Francisco, b. Vila Fresca de Azeitão
41. Maria das Candeias, b. Vila Fresca de Azeitão
42. António Antunes, n. Vila Fresca de Azeitão 12.2.1789. Aí casou 28.6.1813 com
43. Justina Inácia, n. Vila Fresca de Azeitão 20.4.1788
44. José Cordeiro Vida, b. na Arrentela 12.5.1793. Casou em Vila Fresca de Azeitão 6.5.1818 com
45. Maria Clemência, b. em Vila Fresca de Azeitão 2.12.1783
46. João António.
47. Antónia Josefa
48. José Joaquim Castanho, n. Santiago, Sesimbra. Casou Santiago, Sesimbra, 14.8.1824 com
49. Catarina Inácia, n. Santiago, Sesimbra
50. Marcos José de Carvalho, n. Santiago, Sesimbra. Calafate. Casou Santiago, Sesimbra, 9.10.1824 com
51. Feverónia Maria do Carmo, n. Santiago, Sesimbra.
52. Joaquim Carvalho das Necessidades, n. Vila Fresca de Azeitão. Casou Santiago, Sesimbra, 31.8.1803 com
53. Leonor Teresa de Jesus (ou Soromenha), n. Santiago, Sesimbra
54. José Freire de Barros, n. S. Pedro, Ericeira, b. 9.7.1796. Casou Santiago, Sesimbra, 13.11.1824 com
55. Maria Mariana Soares, n. Santiago, Sesimbra

QUINTOS AVÓS:

56. Manuel Pinto, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 12.10.1750 com
57. Rita Maria
58. Bernardo Coelho
59. Maria Joaquina
60. Manuel Ramos Frade
61. Ana Maria Farta
62. Paulo José Mendes, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 9.10.1763 com
63. Joana Maria, , n. Santiago, Sesimbra.
96. Joaquim dos Reis Castanho n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 25.10.1785 com
97. Francisca Teresa de Jesus, n. Santiago, Sesimbra
98. Manuel Ribeiro Pólvora, b. Castelo, Sesimbra. Casou Santiago, Sesimbra, 3.6.1787 com
99. Francisca Maria, n. Santiago, Sesimbra
100. António Joaquim de Carvalho, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou a 27.8.1787 com
101. Maria Teodora, n. Santiago, Sesimbra.
102. António Pinto Batalha, n. Santiago, Sesimbra. Casou Santiago, Sesimbra, 16.10.1788 com dispensa de 3.º grau com
103. Camila Luísa, n. Santiago, Sesimbra
104. João Carvalho, b. Vila Fresca de Azeitão 7.3.1748. Aí casou 16.6.1778 com
105. Maria Rosa, b. Vila Fresca de Azeitão 26.3.1752
106. Manuel de Jesus, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou a 14.11.1780 com
107. Isabel Franca, n. Santiago, Sesimbra
108. Matias de Barros, n. Ericeira. Aí casou 24.11.1782 com
109. Maria Franca, n. Ericeira
110. Joaquim Marcos Pinto, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 13.3.1799 com
111. Mariana Bernardina, n. Santiago, Sesimbra

SEXTOS AVÓS:

112. José Pinto, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou a 22.1.1716 com
113. Antónia Maria Delgada, n. Santiago, Sesimbra
114. Francisco Jorge Batalha, n. Vila Fresca de Azeitão. Casou em Santiago, Sesimbra, 22.11.1729 com
115. Antónia Maria, n. Santiago, Sesimbra
116. Manuel Mendes
117. Eugénia Maria
192. Manuel Ramos Castanho
193. Antónia (ou Ana) Maria
194. Manuel Nunes Cascais n. Santiago, Sesimbra. Aí casou com dispensa de 3.º e 4.º grau 17.12.1759 com
195. Ana Joaquina
196. Francisco Rodrigues Lariano, b. Castelo, Sesimbra
197. Inácia Maria, b. Castelo, Sesimbra
198. André Carvalho, n. Santiago, Sesimbra
199. Maria Teodora, n. Santiago, Sesimbra
200. Gregório José de Carvalho, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 9.6.1754 com
201. Margarida Teresa Joaquina, n. Santiago, Sesimbra
202. Brás da Costa, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 13.10.1762 com
203. Teodora Jacinta, n. Santiago, Sesimbra
204. Manuel Pinto (acima)
205. Rita Maria (acima)
206. António Álvares
207. Catarina Inácia
208. Inácio Carvalho, b. Vila Fresca de Azeitão. Aí casou 13.2.1747 com
209. Isabel Maria
210. Francisco Gomes, b. Ajuda (?). Casou Vila Fresca de Azeitão 29.10.1739 com
211. Josefa Maria, b. Vila Fresca de Azeitão
212. António Roiz Zegre, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 2.6.1756 com
213. Cosma Maria Franca (ou do Rosário ou Delgada), n. Santiago, Sesimbra
214. José Soromenho, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 19.10.1738 com
215. Ana Franca, n. Santiago, Sesimbra
216. Matias de Barros, n. Ericeira. Aí casou 6.10.1743 com
217. Joana da Costa Pacheca, n. Ericeira
218. Matias Lopes, n. Ericeira
219. Maria Franca, n. Ericeira
220. Marcos Pinto. Casou em Santiago, Sesimbra, 1773 com
221. Maria Soares Preto
222. José de Jesus Batalha, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 9.7.1764 com
223. Maria Inácia da Conceição, b. Castelo, Sesimbra

SÉTIMOS AVÓS:

224. Simão Pinto, n. Santiago, Sesimbra
225. Catarina Farta, n. Santiago, Sesimbra
226. João Franco ou Preto, n. Santiago, Sesimbra
226. Maria Penalva, n. Santiago, Sesimbra
227. Francisco Jorge Batalha
228. Antónia da Cruz
229. Inácio Ferreira, n. Santiago, Sesimbra (são tetravós do célebre escritor Camilo Castelo Branco). Aí casou 1.10.1703 com
230. Maria da Silva, n. Santiago, Sesimbra
388. Francisco Nunes Cascais, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 7.11.1731 com
389. Isabel Farta, n. Santiago, Sesimbra
390. José Pinto (n.º 896 acima). Casou segunda vez (viúvo de Antónia Maria Delgada) Santiago, Sesimbra, 7.12.1733 com
391. Catarina Maria
400. João Carvalho Folosa, n. S. Vicente do Paul, Santarém
401. Catarina dos Santos, n. Santiago, Sesimbra
402. Pedro da Silva Gonçalves, n. S. Cristóvão, Lamego
403. Joana Maria
404. João da Costa, n. Coina
405. Maria de Sousa
406. José de Sousa, n. Santiago, Sesimbra
407. Micaela Arcanja, n. Sta. Maria, Montemor (o-Novo?)
408. José Pinto (n.º 896, acima)
409. Antónia Maria Delgada (acima)
410. Francisco Jorge Batalha (acima)
411. Antónia Maria (n.º 899, acima)
416. Manuel Antunes. Morador no lugar dos Castanhos, Vila Fresca de Azeitão. Aí casou 5.3.1715 com
417. Marta Maria
418. João Gomes. Morador na aldeia de Camarate, Vila Fresca de Azeitão. Talvez seja o João Gomes de Beja, n. Anunciada, Setúbal, casado em Vila Fresca de Azeitão a 6.2.1726 com uma Páscoa de Meneses, n. S. Lourenço de Azeitão.
419. Páscoa Maria
420. António Gomes Madeira, n. Vila Fresca de Azeitão. Aí casou 16.2.1711 com
421. Maria de Jesus, n. id.
422. Luís Carvalho, n. id. Aí casou 23.4.1704 com
423. Apolónia de Andrade, n. id.
426. Pedro Gomes Farto, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 7.1.1714 com
427. Maria Franca do Rosário, n. Santiago, Sesimbra
428. Matias Rodrigues. Casou Santiago, Sesimbra, 14.1.1688 com
429. Maria Soromenha
430. Francisco Neto, , n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 9.1.1701 com
431. Catarina da Assunção ou da Ascensão
432. Jerónimo de Barros, n. Ericeira
433. Vicência Maria, n. Vimeiro, Lourinhã
434. Amaro Pereira Quaresma, n. Ericeira. Aí casou a 16.2.1710 com
435. Maria da Costa, n. Ericeira
440. José Pinto (acima)
441. Catarina Maria (acima)
444. Francisco Jorge Batalha (acima)
445. Antónia Maria (acima)
446. Francisco Roiz Lariano (acima)
447. Inácia Maria (acima)

OITAVOS AVÓS:

458. Manuel Martins, mareante
459. Maria Jorge
460. Francisco da Silva
461. Maria Mendes
776. Luís Nunes Cascais, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou a 5.9.1706 com
777. Josefa Maria
778. Manuel Lourenço Porfioso. Casou Santiago, Sesimbra, 5.5.1692 com
779. Isabel Farta
780. Simão Pinto (acima)
781. Catarina Farta (acima)
782. Inácio Ferreira (acima)
783. Maria da Silva (acima)
852. Brás Afonso, n. Santiago, Sesimbra. Aí casou 23.4.1687
853. Isabel Farta, n. Santiago, Sesimbra
854. João Franco ou Preto, n. Santiago, Sesimbra (acima)
855. Maria Penalva, n. Santiago, Sesimbra (acima)
860. João Mendes
861. Maria Neta
862. Domingos Roiz
863. Maria Neta
868. António Pereira
869. Leonor Gomes
870. Manuel Serrão
871. Maria da Costa

NONOS AVÓS:

1554. Simão Pinto (acima)
1555. Catarina Farta (acima)

Aguardo com o maior interesse o envio do seu ficheiro e muito orbigado pelos elementos que enviou.

cumprimentos

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#78813 | RCR | 06 dez 2004 16:36 | Em resposta a: #78809

Nuno

Respondo-lhe em "Famílias de Sesimbra"
Rita

Resposta

Link directo:

Domingos Jorge

#79408 | jliberato | 14 dez 2004 15:54 | Em resposta a: #78809

Caro Nuno Canas Mendes,
Em Sesimbra tenho Domingos Jorge, filho de outro Domingos Jorge e de Maria Gomes, nascido em 1642.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#113239 | LProjecto | 02 mar 2006 12:35 | Em resposta a: #73495

Caro A. Sepúlveda,

Só agora vi este tópico.
A minha mulher tem ascendência nos Castanhos de Vila Viçosa, sendo seu 12º avô Pedro Gomes Castanho, Governador do Castelo de Vila Viçosa, que casou com a sua prima Maria Nunes Freire, que se diz pertencerem aos "Gamas Lobo" de Olivença.
Procuro, até à data sem sucesso, entroncar estes Castanhos nos "Gama Lobo", por isso pergunto-lhe se possui elementos que ajudem a confirmar esta hipótese?

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#113395 | Lobo | 04 mar 2006 11:26 | Em resposta a: #113239

Caro Luís Projecto Calhau

Agradeço a sua mensagem.
Uma minha avó (11ª. geração), Joana Castanho da Gama, cc Lopo Pires Coelho que tirou Brasão de Armas a 3.04.1575. A partir deste casal os apelidos de Gama Lobo seguem na minha família.
Penso que aquela minha avó será filha de Estevão Castanho cc Brites da Gama (Felg. Gaio. tt Lobos §72)e irmã de Manuel Castanho da Gama e de Afonso Castanho da Gama. Estes dados que refiro não estão comprovados. Sei que ao longo do tempo existiu uma ligação familiar entre Castanhos, Lobos e Gamas, de
Olivença.

No decurso das minhas investigações encontrei vários Castanhos mas tenho encontrado uma grande dificuldade em os entroncar. Sei que eram nobres e estiveram ligados aos Galegos, família nobre e latifundiários de Olivença.

Caso tenha elementos relacionados com a família Castanho de Olivença e queira fazer o favor de mos proporcionar, ficar-lhe-ei muito garato.

Com os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#114890 | AQF | 24 mar 2006 11:19 | Em resposta a: #78298

Caro Delfim Bismark,

Revendo esta sua mensagem, lembrei-me de uma referência dada por um parente que talvez tenha interesse para si.

AUTOR: TINOCO, Maria Amélia Paiva Abreu
TÍTULO: Memórias históricas e cronológicas dos Bispos de Viseu : (séc.XII a séc. XVII) / Maria Amélia Paiva Abreu Tinoco
PUBLICAÇÃO: Porto : Ed. da Autora, 1997
DESC. FÍSICA: 210 f. ; 30 cm.
TESE: Tese de Mestrado em História Ibero-Americana, apresentada à Univ. Portucalense Infante D. Henrique sob a orientação do Prof. Doutor Humberto Carlos Baquero Moreno.
DESCRITORES: Viseu / História da igreja / Cronologia
CDU: 94(469)
27
088
COTA: 27 TIN MEM ESEV 184F

Eu já encontrei o paradeiro desta Senhora mas ainda não consegui falar com ela, sobre as datações do 'meu' Bispo.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#114894 | AQF | 24 mar 2006 11:44 | Em resposta a: #75977

Caro Delfim Bismarck,

Da relação que pede com o Padre Domingos Castanho ainda não sei nada, mas pelo menos o Mateus Castanho de Figueiredo já sei ser filho do Manuel Castanho de Figueiredo, conforme a seguinte descendência:

Álvaro Castanho da Cunha, FCR + & Isabel de Figueiredo +
1. Manuel Castanho da Cunha, FCR COC 1551-1609 & Isabel de Courós
1.1. Mateus Castanho de Figueiredo, Padre 1606-ca 1650
2. Felipa da Cunha + & Pedro de Figueiredo +
2.1. Jerónimo de Figueiredo da Cunha + & Isabel Gomes de Abreu +
2.1.1. Pedro de Figueiredo
2.1.2. Mateus de Figueiredo
2.1.3. Felipa da Cunha +1688

Soube disto por algumas descrições de Capelas instituídas pela família, que um parente em Aveiro me enviou. Se tiver interesse nisto avise-me com indicação de e-mail caso ainda não o tenha.

Cumprimentos,

Ângelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#114897 | DBismarck | 24 mar 2006 12:10 | Em resposta a: #114890

Caro Ângelo da Fonseca,

Muito obrigado pelas informações enviadas.
Com os melhores cumpriementos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#118203 | AQF | 08 mai 2006 15:01 | Em resposta a: #78298

Caro Delfim Bismark,

Provavelmente já vem tarde, mas entretanto verifiquei que as «Ascendências Visienses» do Manuel Abranches de Soveral falam dele.

Se não for do seu conhecimento, diga que tento dar mais detalhes.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#118226 | DBismarck | 08 mai 2006 17:45 | Em resposta a: #118203

Caro Ângelo da Fonseca,

Se me puder informar apenas das datas extremas e da fiiliação do Bispo, agradecia-lhe.
Muito obrigado.

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#118281 | AQF | 09 mai 2006 14:46 | Em resposta a: #118226

Caro Delfim Bismarck,

O que encontrei no vol. I, pág. 133 (ttº Figueiredos) é o seguinte:

A propósito de D. Gonçalo de Figueiredo, n. ca 1326, bispo de Viseu (2.7.1365, nomeação pelo Papa Urbano V e 21.3.1375, falecimento), refere-se que ele sucedeu a D João (ver nota 65), que o «Agiologio Lusitano» refere que a 17.2.1362 assistiu com outros prelados à sagração da igreja do convento velho de S. Francisco de Coimbra, e foi sucedido por D. João Martins, documentado desde 1375.

A nota 65 diz: «como iremos documentar quando tratarmos o ttº Homem, este D. João era D. João Homem diferente do outro D. João Homem que depois também foi bispo de Viseu.»

Sendo assim, não sei qual dos dois é o que lhe interessa, mas se fôr o 1º, diz-se no vol.2, pág. 54, que é filho de Nuno Homem, cavaleiro, n. ca 1270 e de Maria Dias, moça solteira, tendo sido legitimado por Carta Real. Nasceu ca de 1295 e foi bispo de Viseu (1333 e 1361) O pai está entroncado com dúvida como filho de Estêvão Pires de Froião, cavaleiro e trovador, c 1ª vez com Teresa Aires Queixada e 2ª vez com Maria Ramires das Astúrias sem que se indique qual delas é a mãe.

Se fôr o segundo (vol. II, pág. 61), n. ca 1344, foi bispo de Viseu (1386-1425) e aparece como 3º filho de Gonçalo Anes Homem, vassalo de Dom Pedro I e alcaide-mor de Viseu (29.6.1357) cc ? e neto de Fernão Nunes Homem cc Beatriz Afonso e bisneto de João Pires Homem cc. Aldonça Nunes Vivas, sendo este irmão do 1º bispo D. João referido atrás.

Para já é o que recolhi para si.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#118282 | DBismarck | 09 mai 2006 15:01 | Em resposta a: #118281

Caro Ângelo da Fonseca,

Uma vez amis muito obrigado. Era mesmo do segundo bispo que eu andava à procura.
Com os melhores cumprimentos,

D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#122389 | diogenis | 09 jul 2006 10:03 | Em resposta a: #73495

sou de familia castanho moro em uruguaiana - rs - brasil queria saber mais sobre a familia castanho desde já agradeço

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#131114 | falco | 13 out 2006 17:53 | Em resposta a: #113395

Caro Senhor

Só agora vi este "titulo" de CASTANHO e eu para alem de residir num quinta em Abrantes tenho vários costados deste apelido aqui desta mesma cidade de onde dizem os tratados antigos descenderem todos os deste reino.
Os meus avós foram irmãos nobres da misericórdia (séc.xvii e xvi) e existem várias quintas,topónimos(rua dos castanhos) e elementos a eles ligados.

Com os cumprimentos

Paulo Falcão Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#131171 | Lobo | 14 out 2006 10:57 | Em resposta a: #131114

Caro Paulo Falcão Tavares

Agradeço a sua mensagem. Somos de naturalidade vizinha, sou tomarense.

Quanto aos Castanhos, sou descendente de uma senhora, Joana Castanho da Gama c.c. Lopo Pires Coelho, natural de Olivença que terá nascido cerca de 1520.
Tem alguma referência nas suas notas sobre a aquela m/ascendente e que queira fazer o favor de me proporcionar?

Com os melhores cumprimentos,

A.de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#131178 | JoãoGaspar | 14 out 2006 13:09 | Em resposta a: #78246

Caro Confrade Zé Maria,

Felicito-o por saber tanto, sobre as ditas Vilas de Alhos Vedros e Moita, ja que eu ando na minha demanda de estudar as familias destas antigas Vilas.

De Facto gostaria de saber se o senhor tem mais informções ou interesse sobre estas Vilas e suas familias, eu ja tenho alguns estudos e livros editados que lhe podem interessar eventualmente.

Relativamente a este tópico tenho a acrescentar:

Palacete da Quinta da Fonte da Prata:
Casa do Excelentissimo senhor Eloy Castanho na Sua Quinta.

"Encontra-se situado na Quinta de Fonte da Prata, fregueseia de Alhos Vedros um deslumbrante e admiravel Palacete mandado construir pelo abastado propriétario Eloy António de Bastos Castanho, numa zona em que outros tempos recuados fazia parte da Quinta da Agoa Doce; ( que pertencia a Bras Afonso de Albuquerque), que compreendia a seguinte area:
Campo do Moitense, Estação da Moiita, Quinta de Santa Rosa até ao Pinhal do Forno, Matão, Forno do Vidro, Pinhal do Castanho e Quinta da Fonte da Prata.O projecto deste Palacio foi elaborado pelo Arquitecto Guilherme Eduardo Gomes.A construção teve inicio antes de 1910 e ser termo de encerramento foi a 30 de Setembro de 1938.
É um bom exemplar de arquitectura tradicionalista, é o seu autor, o ja referido e distinto Arquitecto Guilherme Eduardo Gomes, inspirado na Casa Portuguesa, estilo especialmente apreciado na altura,pode dizer-se que é uma residencia do seculo XVIII no seculo XX, mas que parece ter realmente, a antiguidade que a sua arquitectura indica.
Interiormente, tudo esta em relação com o exterior, aparecendo belo mobiliario antigo, restaurado.
A sala de musica e a sala de mesa são as melhores peças da habitação. A primeiroa é de tecto alto, à antigacom decorações em estili manuelino, azuleijaria em lambris,(...) A sala de mesa é tambem uma das melhor da solarenga moradia.é dividida por um arco que a separa da copa.
O arco é revestido a azuleijo, tendo no alto a um dos lados, o escudo com brasão de armas e iniciais do propriétario

A Camara Municipal da Moita, comprou este imovel em 1979 ( quando eu nasci!!! ) com o intuito de ser recuperado na sua traça arquitectonica original, o que até à presente data ainda não aconteceu.

Encontra-se presentemente a funcionar como uma Instituição particular de solidariedade social, com vista ao tratamento de reabilitação de toxicodependentes.

Caro Confrade Zé Maria, so tenho a retificar na sua exelente mensagem que o palacete não é do final do seculo XIX, mas sim do seculo XX.

Quanto a imensa propriedade que faz parte da Quinta da Fonte da Prata, esta a começar a ser hurbanizada, calculo que a Camara Municipal da Moita, vai ai contruir imoveis!! Palavras para quê?


Atenciosamente

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#131340 | falco | 16 out 2006 16:15 | Em resposta a: #131171

Caro A.S.

Nada sei sobre a sua Joana CASTANHO da Gama mas gostaria de saber a sua descendencia neste apelido apenas nos séculos XVII e XVI para ver se existem ligações.

CUMPRIMENTOS
PFT

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#132048 | josemariaferreira | 24 out 2006 12:36 | Em resposta a: #131178

Caro João Paulo

Não sei tanto sobre as Vilas de Alhos Vedros e Moita!
Apenas a primeira conheço à bastante tempo, já lá vão 40 anos, era eu ainda uma criança quando vim a primeira vez a Alhos Vedros para vir visitar o meu pai que por motivo de um acidente e se encontrava internado no Hospital de S. José em Lisboa, e como morava no Alentejo fiquei na dita Vila de Alhos Vedros, em casa de pessoas amigas que por sinal tinham sido meus vizinhos na minha terra.
Então um dia o filho do casal, um velho amigo que eu já conhecia do Alentejo quando ele ía visitar os avós, foi-me mostrar com grande orgulho seu, a Vila de Alhos Vedros, a sua terra natal, tal como eu também o já houvera feito quando ele visitava a minha terra que também era a de seus pais e avós.
Foi uma tarde excepcional que eu vivi naquela então Vila de Alhos Vedros, a primeira terra em Portugal que eu vi com somáforos luminosos para controlar o imenso trânsito da Estrada Nacional que ía e vinha para o Barreiro onde então se situava o maior complexo industrial da Península Ibérica, misturavam-se os automoveis, os camiões, as bicicletas e as galeras puxados por potentes cavalos era um vai e vem a caminho entre o cais e as numerosas fabricas de cortiças que então tinha a Vila, o cheio do estrume dos cavalos que ficava nas ruas e era contantemente pisado e repisado, é que não era lá muito agradável.
Mais agradável ver toda aquela azáfama que ía no cais, em terra, as galeras chegavam constantemente carregadas de fardos de cortiça que os descarregadores arregaçados até aos joelhos transbordavam em correrias desenfriadas para as fragatas que estavam atracadas no cais á espera do vento e da maré alta para zarpar para Lisboa. Por volta das seis da tarde, quando já todas as fragatas se encontravam carregadas e o vento da maré rompia, era um encanto vê-las partir com as velas abertas ao vento, umas atrás das outras, navegando no rio azul que as levaria até à capital.
Enquanto os descarregadores descansavam aliviados de mais uma jornada cumprida, eu e o meu amigo ficamos a contemplar aquela bonita paisagem até as fragatas desaparecerem ao fundo do Rio do Paus, como que dizer um adeus aquele belo cenário da vida dos homens e do rio. Ainda bem que tive esta oportunidade de assistir a esta partida dos barcos do cais, pois a Ponte sobre o Tejo estava quase a ser inaugurada e aquele cenário que já vinha desde a antiguidade dos gregos, (ou até anterior) não se iria repetir jamais!
Depois da ida ao Cais, foi a vez de visitar a fábrica da Gefa que ficava mesmo ali ao lado, instalada imagine-se num antigo Palácio que o meu amigo disse o nome e que eu não fixei naquela altura, foi uma suspresa ver tantas mulheres a trabalhar em série, umas cortavam, outras cosiam, outras passavam a ferro, outras embalavam, outras arrumavam no armazém e outras carregavam os camiões para seguirem para o estrangeiro, toda aquela azáfama ainda era mais dura que a dos descarregadores do Cais, que entre dois dedos de conversa ainda dava para fumarem um cigarro, e eu chegado do Alentejo, onde se tem todo o tempo da vida para se fazer as coisas fiquei suspreendido com todas aquelas correrias, na fábrica e no Cais. Mas já naquela altura o que mais me surpreendeu foi o interior da fábrica-palácio com as suas abóbadas, arcos e colunas de mármore, não ser lá muito propícia à instalação das máquinas, eram ao mesmo tempo um estorvo para a deslocação dos trabalhadores no seu interior. Mal sabia eu que estava de visita a uma fábrica de confecções instalada num antigo Palácio que foi o primeiro da Casa de Bragança!!! Como se destrói o património deste país!!! Depois de destruído serão as gerações vindouras que nos irão julgar!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#133470 | odiruolatir3791 | 08 nov 2006 11:59 | Em resposta a: #73495

Caro A. Sepúlveda

Existem, ainda, membros da Família Castanho a residir na Praça do Geraldo em Évora.

A.L.

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#133638 | Lobo | 09 nov 2006 19:24 | Em resposta a: #131340

Caro Pedro Falcão Tavares

Em primeiro lugar peço desculpa de só agora responder à sua mensagem mas apenas hoje a li.
Quanto à descendência de Joana Castanho da Gama c.c. Lopo Pires Coelho teve os seguintes filhos:
I - Bento Lopes do Campo,
II- Nuno da Gama Coelho (m/avô) c.c.Antónia Maria de Mello. Tiveram:
III-Isabel da Gama.
II-1- Lopo Francisco da Gama,
II-2-Ana Josefa da Gama c.c. Francisco da Cruz Machado(*). Tiveram, entre outros:
II-2.1-Nuno António da Gama Lobo Coelhoc.c Antónia Quitéria Gonçalves Vieira das Neves.
Esta é a m/ascendência.
(*)Lembro-me que na região de Abrantes havia uma família Machado e França Machado com laços familiares à família Burguette (uns e outros foram meus colegas no colégio de Tomar). Pode ser que por aqui haja alguma ligação.

Cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#253542 | mpra | 22 abr 2010 22:05 | Em resposta a: #133638

Caros Confrades

Haverá alguém com antepassados "Castanhos" de Montemor-o-Novo?
Os que procuro reportam-se ao século XVI e XVII. Pode ver-se mais alguma informação no tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=253311&fview=e

Com os melhores cumprimentos
Manuel

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#270646 | anavirtuos | 14 fev 2011 17:36 | Em resposta a: #133470

Boa tarde,
Alguém tem conhecimento da família Castanho de Vila de Rei? A minha avó chamava-e Florinda Castanho. Casou e foi viver para Abrantes.

Agradeço antecipadamente, cumprimentos

Maria das Dores Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Castanho

#305997 | Casimiro | 16 mai 2012 11:52 | Em resposta a: #78589

Senhor Nuno Canas Mendes,
Ando a estudar umas famílias de Sesimbra e se pudesse ajudar, ficar-lhe-ia muito grato.
Gaspar Dantas de Mendonça, filho de António Gonçalves Bertão e de Luiza Gonçalves.
Pedro Gomes Castanho, casado com Margarida Carvalho e pais de Domingos Carvalho Castanho, que casou em Santiago em 06-05-1720 com Isabel Farinha.
Suponho que todos naturais ou moradores em Santiago, Sesimbra.
Qualquer achega para antecedentes, seria muito bom.
Grato pelo atenção e se precisar qualquer coisa de Viana do Castelo, estou às ordens.
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Família Castanho

#354209 | Joao Augusto Aldeia | 28 jan 2015 16:15 | Em resposta a: #78809

O Padre Marcos (Marcos Pinto Soares Vaz Preto) nasceu em 20-11-1872, filho de:
220. Marcos Pinto. Casou em Santiago, Sesimbra, 1773 com
221. Maria Soares Preto
(números da sua lista)
Este Marcos Pinto era armador e mandador das armações de pesca de Sesimbra. Num discurso proferido na Câmara dos Deputados, em 27-5-1843, o Padre Marcos faz referência a esta actividade do seu pai

Resposta

Link directo:

Família Castanho

#355302 | ppb | 04 mar 2015 14:14 | Em resposta a: #73495

Boa tarde,

Tenho um ascendente com este apelido.

Isabel Castanho casada com Mateus de Salas. Tiveram um filho em Portalegre a 16.10.1559, que recebeu o nome Manuel Nunes de Salas. Foram padrinhos de batismo o licenciado Diogo Ribeiro, o padre Mateus de Lisboa e Bernarda da Silva.

Haverá algum elemento que permita identificar a família Castanho?

Cumprimentos,

Pedro Bandola

Resposta

Link directo:

Família Castanho

#411688 | nunomeco | 29 jan 2019 14:04 | Em resposta a: #73495

Olá.

Ao fazer a minha genealogia descobri em 1545, em Lagoa (Algarve) uma antepassada com o nome Ana Castanha. Será destes Castanho de Abraão Castanho? Também tenho paralelamente Gama.

Obrigado

Resposta

Link directo:

Família Castanho

#433755 | AQF | 15 mai 2021 00:06 | Em resposta a: #114897

Caro Delfim Bismarck,

Passados 15 anos sobre as nossas trocas de informação, e ao reler agora a minha mensagem sobre a família do Padre Mateus Castanho de Figueiredo, onde dizia:

Álvaro Castanho da Cunha, FCR + & Isabel de Figueiredo +
1. Manuel Castanho da Cunha, FCR COC 1551-1609 & Isabel de Courós
1.1. Mateus Castanho de Figueiredo, Padre 1606-ca 1650
2. Felipa da Cunha + & Pedro de Figueiredo +
2.1. Jerónimo de Figueiredo da Cunha + & Isabel Gomes de Abreu +
2.1.1. Pedro de Figueiredo
2.1.2. Mateus de Figueiredo
2.1.3. Felipa da Cunha +1688

lembrei-me que mais recentemente ao ler a obra "Aveirenses Notáveis" de Rangel de Quadros ele dedica duas páginas ao referido Padre Mateus, onde diz que o pai, Manuel Castanho de Figueiredo era primo-coirmão do célebre D. Frei Miguel Rangel, bispo de Cochim.

Nas páginas seguintes Rangel de Quadros trata do referido bispo onde, entre muitas outras coisas, diz que:

Filipe Rolão & NN
1. Mateus Fernandes Rangel & Antónia Dias de Almeida
1.1. D. Frei Miguel Rangel, n. ca 1565
2. Miguel Fernandes Rangel

A ascendência paterna vem noutras fontes e Filipe Rolão está do Geneall, mas sobre a mãe do bispo não há nada e o Rangel já referia ser difícil de dar notícias.

Contudo, a estar certo parentesco de primos-coirmãos entre o bispo e Manuel Castanho de Figueiredo, a origem do parentesco mais provável seria Álvaro Castanho da Cunha ser irmão ou meio irmão de Antónia Dias de Almeida.

Esta situação da associação do Castanho e Almeida fez-me pensar na sua Maria Almeida Castanho cc Domingos Soares da Fonseca e do tio Padre Domingos Jorge Castanho, embora a Maria Almeida pareça ser mais recente que os irmãos Álvaro e Antónia.

Por agora, era isto que queria referir, embora saiba a pouco.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Família Castanho

#434253 | DBismarck | 04 jun 2021 17:15 | Em resposta a: #433755

Caro Ângelo da Fonseca,

Muito obrigado pelas suas pistas.
Vou ver o que consigo avançar através da ascendência do Bispo, pois pode trazer alguma luz a este assunto.
Um abraço,

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 03:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen