Teive

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Teive

#7367 | Carlos Silva | 23 jul 2001 17:10

Caros colegas,

Procuro informaçào sobres a familia Teive (e/ou Soares de Teive), de Ronfe (Guimaràes), no sec. 17, provavelmente da casa de Riba de Ave, a qual veio a pertencer salvo erro ao conde de Margaride.
Alguns elementos dos poucos que tenho me deixam pensar que teriam alguma ligaçào com a freguesia de S. Vicente de Pinheiro, onde um membro da familia se achava radicado por volta de 1660 (Embora me pareça que S. V. de Pinheiro é mais terra de Soares, enquanto os Teives costumam ser de Braga).

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Teive

#252894 | miguellabrego | 09 abr 2010 14:51 | Em resposta a: #7367

Caro Senhor Silva,

Joao de Teive, que nasceu antes de 1643 em Aldeia de Oleiros, Sao Tiago de Tonfe, Guimarares casou-se com Maria Goncalves, tambem de Ronfe.
Eles tiveram 5 filhos: Jeronimo, Catarina, Joao, Maria, e Jeronima.

Jeronimo de Teive nasceu 9 de Setembro 1663 e ele casou-se 11 Novembro 1694 em Pinheiro, Penafiel com Isabel Antonia, natural de Avelada, Pinheiro, Penafiel. Isabel era filha de Baltazar Ribeiro, natural de Aldeia de Barco, Paco de Sousa, Penafiel, Portugal e Isabel Antonia, natural de Portela, Penafiel, Portugal.

Eu se que Jeronimo e Isabel tiveram um filho: Bento Machado de Teive entre 1694-1703 em Pinheiro. Bento casou-se com Josefa Soares em 10 Janeiro 1723 em Pinheiro. Josefa era natural de Eiro, Pinheiro, Penafiel e era filha de Jose da Cruz e Doroteia Soares. Bento morreu no Outubro 1723-eles nao tiveram filhos.

Josefa casou-se uma segunda vez com Tomas da Costa, natural de Portela, Penafiel, em Maio 1725 em Pinheiro.
Eles sao meu oitavo bis avos.

Talvez isto pode ajudar?

Miguel Labrego
mlabrego@english.upenn.edu

Resposta

Link directo:

RE: Teive

#252896 | Carlos Silva | 09 abr 2010 16:13 | Em resposta a: #252894

Caro Miguel de abreu,

Agradeço a atençào e os dados. O facto de estarem agora consultaveis em linha os paroquiais de Pinheiro no site do ADP ja me tinha permitido tirar alguns apontamentos sobre os Teives em Pinheiro, mas sem aprofundar.
Sabe qual era a profissào de Bento Machado de Teive?

Vejo que nao é descendente dos Teives. Saiba contudo, em resumo, que entretanto soube que tinham raiz em Vila do Conde nos finais do sec. 16 (tambem pelo site do ADP, nos notariais), e os ilustres colegas Dr. Rui Faria e Dr. Joao Afonso exploraram além as origens daquela familia no sec. 16 em Braga.

Mais uma vez obrigado. Sempre ao dispor. Melhores cumprimentos.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Teive

#252897 | Carlos Silva | 09 abr 2010 16:14 | Em resposta a: #252894

Escrevi Miguel de Abreu por Miguel Labrego.
Peço desculpa.
abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen