Diogo Lopes Cáceres

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Diogo Lopes Cáceres

#7381 | rmfrp | 23 jul 2001 22:57

Boa noite.

Do processo de habilitação da Ordem de Cristo do meu tio-11. avô João Lampreia Guerreiro, de Mértola, consta um texto por ele escrito em 1692 (quando já servia como militar há 42 anos) em que refere ser bisneto de Diogo Lopes Cáceres, natural da Beira, a quase 100 léguas de distância, e que se homiziou em Mértola. Refere ainda que este bisavô (pai da sua avó materna) já tinha falecido há mais de 126 anos (antes de 1566, portanto).

Ao consultar os títulos de Cáceres de Felgueiras Gayo e Alão de Moraes, verifiquei que ambos apresentam os seguintes nomes:

Luís Mendes de Cáceres, fronteiro-mor na Beira na Guerra dos Reis Católicos, casou (primeiras núpcias) com D. Isabel de Mello, tiveram, entre outros:
- Francisco de Mello e Cáceres, que vendeu as terras de Algodres, Fornos e Penaverde e a cidade de Linhares a D. António de Noronha (de acordo com o livro "Celorico da Beira e o seu concelho", de Manuel Ramos de Oliveira, esta venda ocorreu em 1532).
- D. Joana de Mello, que casou com Diogo Lopes de Lima.

(as restantes informações históricas são de Felgueiras Gayo)

Haverá alguma relação entre o meu antepassado Diogo Lopes Cáceres e o casal Diogo Lopes de Lima e D. Joana de Mello?

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#7384 | PMEQAAT | 23 jul 2001 23:23 | Em resposta a: #7381

Caro Rui Pereira

Não serão estes também antepassados dos Albuquerques da casa da Ínsua,"Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres"?

Melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#7407 | rmfrp | 24 jul 2001 14:41 | Em resposta a: #7384

Caro Pedro Ahrens Teixeira:

Sobre a possível descendência dos Mello e Cáceres nada sei para além da possível ligação com o meu antepassado deste apelido. Recordo-me apenas de que aparecem mais algumas gerações de descendentes de Francisco de Mello e Cáceres. D. Joana de Mello e Diogo Lopes de Lima não têm infelizmente descendência indicada.

Talvez eu devesse saber mais sobre a Casa da Ínsua, já que tenho na minha ascendência um ramo de Albuquerques de Mioma (Sátão), no qual ainda só cheguei ao século XVIII.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#7792 | domconde | 09 ago 2001 16:21 | Em resposta a: #7407

Sou também descendente de uma linha de Cáceres. Tenho elementos que levam até um Ricardo António Morato de Cáceres Amorim Dantas nascido a 13.02.1720 em Alvorninha filho de Luis da Silva Noitel de Cáceres e Roza de Amorim Dantas, provavelmente de Coimbra. Estou parado nesta certidão de baptismo há mais de 10 anos.

Francisco Braz Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#52085 | anna | 19 nov 2003 16:38 | Em resposta a: #7792

Caro senhor,
Buscando ascendentes na freguesia de Sandomil, concelho de Seia, Distrito da Guarda, verifiquei que se encontram desde os finais de 1500 (quando começam os paroquiais, 1573 penso eu), uma família "de Cáceres" (tb os há em Loriga) que se ligam às principais famílias da zona (ex: Lourenço, Thomaz Mascarenhas, Garcia Mascarenhas); de um deles é padrinho D. Francisco, conde de Redondo (penso que seja o 6º conde).
Os meus ascendentes são de todos os ramos...
Agora não tenho à mão as inf., mas se quiser, transmitirei o que anotei. Fez-me muita impressão estar há 10 anos parado, nesse ramo.
Boa sorte
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#52113 | camac41 | 19 nov 2003 18:45 | Em resposta a: #7381

Caro Rui Pereira
Deixo-lhe as seguintes pistas em que aparece o nome Cáceres:

Joana Mendes da Fonseca mulher de Álvaro de Cáceres, filho de Manuel de Cáceres, dos quais foi fº mais velho:
Manuel da Fonseca que obteve brasão de armas a 26-VI-1535. Joana Mendes da Fonseca era irmã de Antão da Fonseca (comendador do Rosmaninhal) e de D. Francisco da Fonseca bispo de Titopoli. Consta no Livro dos Fonsecas Coutinhos de Fonte Arcada e penso que no Felgueiras Gayo nos Fonsecas ou nos Coutinhos. Pode ser que conste algo mais sobre os Cáceres.
Embora mais recente, no Rosmaninhal aprece um Diogo de Cáceres casado com Domingas Valença a terem um filho Diogo em 1613. Aparece também um João de Cáceres casado com Isabel Gonçalves a ter uma filha Isabel em 1615.
Mais para trás não há registos.

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#52144 | rmfrp | 20 nov 2003 00:29 | Em resposta a: #52113

Caro Carlos Leal Machado:

Muito obrigado pelas suas informações relativamente à família Cáceres.

Por coincidência, dá-se a circunstância de eu já conhecer o ramo Fonseca que refere e que está de facto no título de Coutinhos de Felgueiras Gayo, uma vez que por outra linha sou descendente de D. Francisco da Fonseca Coutinho, Bispo de Tripoli.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#52145 | camac41 | 20 nov 2003 01:22 | Em resposta a: #52144

Caro Rui Pereira

Permita-me fazer uma correcção D. Francisco da Fonseca Coutinho foi Bispo de Titopoli e não de Tripoli. Isto de acordo com o indicado no livro Fonsecas Coutinhos de Fonte Arcada em que refere "... e parente do Bispo de Titopoli - e não Tripoli como todos concordam no erro."

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#52146 | rmfrp | 20 nov 2003 01:54 | Em resposta a: #52145

Caro Carlos Leal Machado:

Muitíssimo obrigado pela correcção. Também segui o erro pois não conhecia a obra relativa aos Fonsecas Coutinhos da Fonte Arcada.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#52158 | anna | 20 nov 2003 10:56 | Em resposta a: #7792

Caros,

Passo a transcrever a informação que recolhi em apenas 1 dia de consulta :

Sandomil - Seia

Jerónimo Thomaz e Catharina de Cáceres baptizam seu filho Pedro
Padrinhos : João Dias e Mª João (Garcia Mascarenhas)

29/01/1596
Jerónimo Thomaz e Catharina de Cáceres baptizam a filha Isabel
Padrinhos :( Se) bastião de Cáceres (o que está escrito no registo é Bastião, mas imagino que seja Sebastião), morador em Loriga
E Luiza da Silva (mulher de Francisco Thomaz)

23/05/1599
Pedro de Cáceres e mulher, Cristina de Figueiredo, baptizam a filha Maria
Padrinhos : Pedro Tavares e Catharina de Cáceres

14/10/1604
António Lopes e Ana de Cáceres baptizam a filha Maria
Padrinhos : 1 seu cunhado de S. Gião (não se percebe se é cunhado dele ou dela…..)
E Isabel Marques

23/12/1608
Domingos Jorge casa com Ana de Cáceres

22/10/1619
Francisco Cardoso casa com Maria de Cáceres, filha de Jerónimo Thomaz e Catharina de Cáceres

2/04/1623
Pedro de Cáceres casa com Maria de Gouveia

10/09/1644
António Fernandes e Isabel de Cáceres baptizam seu filho Francisco
Padrinhos : Senhor D. Francisco, conde de Redondo e Anna Garcia, mulher de Belchior do Amaral

Espero que estas informações sejam úteis.
Cumprimentos,
Anna

Resposta

Link directo:

RE: Diogo Lopes Cáceres

#52160 | anna | 20 nov 2003 11:17 | Em resposta a: #52158

Desculpem, mas pretendia rectificar 2 datas(é o que acontece com os cut and copy...):
Sandomil - Seia
18/07/1589
Jerónimo Thomaz e Catharina de Cáceres baptizam seu filho Pedro
Padrinhos : João Dias e Mª João (Garcia Mascarenhas)

29/01/1596
Jerónimo Thomaz e Catharina de Cáceres baptizam a filha Isabel
Padrinhos :( Se) bastião de Cáceres (o que está escrito no registo é Bastião, mas imagino que seja Sebastião), morador em Loriga
E Luiza da Silva (mulher de Francisco Thomaz)

As minhas desculpas,
Anna

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 00:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen