Família Amado, de Ponte de Lima

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Amado, de Ponte de Lima

#74296 | jliberato | 30 set 2004 22:51

Caros confrades,
Embora não tenha tido muito sucesso na vossa participação relativamente a Ponte de Lima, insisto. Agora com os meus Amados de Ponte de Lima.
Desenvolvem-se assim:
1. Maria Amada cc Domingos Gonçalves Sequeira. E teve:
2. João Gonçalves Sequeira, natural da Facha, cc Ana Vaz na Facha aos 02-10-1644. E teve:
3. Domingos Amado Cerqueira, natural da Facha, cc Catarina Gonçalves. E teve:
4. Manuel de Sequeira Amado, último a usar o nome, natural de Nabais, cc Maria da Cunha Lima em Brandara em Maio de 1695. Com geração até à actualidade.
Alguém conhece esta gente, toda de Ponte de Lima?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#74401 | magalp | 02 out 2004 20:17 | Em resposta a: #74296

Caro J. Liberato

Já tinha dado com esta sua "inquirição" tendo-me parecido haver nomes idênticos tratados nos "Carvalhos de Basto", justamente na família de um dos seus co-autores - Francisco Maia e Castro. Engano meu, pois nada encontrei ali que lhe interesse.
Mas na mesma obra são tratadas outras famílias de Ponte de Lima recuadas justamente às datas em questão, as quais prometo espreitar logo que possível, pois acredito que não ande por esse seu vasto mundo com os 9 volumes de CB.s debaixo do braço!

Não sei se seguiu o alvitre de JT Mello Breyner para vermos as “Paginas Familiares” com o título Leite de Castro. O autor já apresenta ali o seu trisavô, José Joaquim da Silva Amado, Lente da Escola Médica de Lisboa, Par do Reino. Não dá datas nem ficamos a saber o local de nascimento, mas é já um ponto de partida.

Entretanto encontrei mais um Amado português, em “Vale Pereira Cabral”, da autoria de A.C. Sequeira Cabral, já bastante citado nesta BD. Trata-se de Jorge Ilídio Sottomayor da Silva Amado (Engº pelo IST), n. 12.7.1934, em Lisboa, fº do Dr. Fernando Morais da Silva Amado (que eu creio irmão da já referida D. Madalena Silva Amado), e de sua mer. D. Margarida Ribeiro de Abreu Sottomayor. Jorge Ilídio é viúvo de D. Maria Teresa de Sequeira Cabral, tendo tido um filho nascido no Brasil, em 1973. Tanto quanto soube este casal teve, enquanto no Brasil, inúmeros contactos com familiares próximos deste Engº Jorge Amado.
Resta saber se os ditos contactos foram com os Amados baianos (bem conhecidos do nosso Mestre F. A Dória – que não posso tratar por Prof. Doutor, pois proibiu-me!), se com familiares Moraes, dos Viscondes de Moraes, RJ, Brasil.

E, uma boa notícia que pode interessar-lhe. Está para breve a apresentação das genealogias coligidas durante anos, pelo J.A. Ribera, concluídas a seu pedido por Artur de Magalhães, seus ilustres colegas. A publicação deve-se à extrema simpatia do nosso incansável e super produtivo Nuno Borrego!
Tem muito interesse. Mais pela apresentação das famílias que se ligam aos Magalhães (de Cana vezes) do que propriamente por estes cuja conhecimento já era suficientemente conhecido. Está muito actualizado, até 2002, suponho. Talvez peque por excesso de ilustração fotográfica e pictográfica, ao jeito de “livro de família”, coisa que os familiares gostam, mas que os compradores habituais gostam menos, por várias e consideráveis razões.

Muitos cumprimentos,
Manuel Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#74408 | amtf | 02 out 2004 23:17 | Em resposta a: #74401

Manel,

O livro "Vale Pereira Cabral" tem mais alguma coisa acerca do Dr. Fernando Morais da Silva Amado e de sua mulher, D. Margarida Ribeiro de Abreu Sottomayor? São Avós maternos de meu genro Nuno e fico com curiosidade.

Grande abraço
Tó Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#74434 | magalp | 03 out 2004 20:43 | Em resposta a: #74408

Tó Maria

Pois em “Vale Pereira Cabral” não há mais do que já disse sobre o Dr. Fernando Morais da Silva Amado.
Em “Os Fundadores do Club Portuense e a sua Descendência” (Vol. III, pg. 149, uma espécie de cópia actualizada do VPC, com a devida vénia dos muito circunspectos autores), retira o Morais e acrescenta o sobre nome Alberto. Mas nada mais acrescenta à apresentação do Engº Jorge Silva Amado, senão o seu estado de viuvez a partir de 1.9.1996.
É muito possível que nas “Genealogias Vimaranenses” traga alguma coisa mais, mas ainda não vi pois não tenho isto em separata, mas nas A&T. Irei ver.

Queria pedir-te ajuda para a identificação de:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=202369
Sei que é dos nossos mas não consigo entroncá-lo na descendência de Bernardo José Pereira de Meirelles, Capitão-mor de Unhão e sr. de Stº Antonino, Alvite, Cabeceiras de Basto.
Também sei que deste vem os Meirelles de Lamego que sempre se deram como “primos” dos nossos. A estes Meirelles de Lamego pertence seguramente Bernardo Pinheiro de Aragão, mas não sei como nem porquê.

Mas, trata-se duma segunda batalha, depois de conseguirmos as ligações entre os Amado do Dr. Nunes Liberato e do teu genro, com os Amados de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, do genial Jorge Amado.

Outro grande abraço,
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#74435 | amtf | 03 out 2004 22:48 | Em resposta a: #74434

Manel,

Muito obrigado pela consulta ao VPC.
Liguei há pouco ao Nuno e ele falou-me ter uma tia, viúva do 2º Visconde de Morais, senhora quase centenária mas perfeitamente lúcida e independente. Vive em Portugal, na Região do Oeste. Ele ficou de me dizer qual a relação dela com o seu Avô (tia ?) mas, à distância de 3.000 km e com muito que fazer, não sei se terei resposta a breve prazo...

Quanto a Francisco de Meireles Leite Pereira, não tenho nenhum registo. Quem, eventualmente, poderá saber alguma coisa será o nosso comum Parente e Amigo, João Paulo de Castro e Mello Trovisqueira, já que seu Avô, João de Castro e Mello, era seu sobrinho por afinidade.

Corre aqui o rumor da tua próxima vinda a este burgo. Espero, na ocasião, ter a oportunidade de te abraçar!

Tó Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#74575 | jliberato | 06 out 2004 19:44 | Em resposta a: #74401

Meu caro Manuel Maria,
Muito obrigado pelo interesse que pôs neste assunto.
Se não ando com os CB debaixo do braço, não ando longe porque trouxe-os comigo quando vim para Bruxelas faz amanhã oito anos. Mas não encontrei os meus Amados. Mas pode sempre acontecer que tenha visto mal.
Os meus Amados de Ponte de Lima estão cruzados com Sequeiras, que usam também Cerqueiras e Serqueiras.
Segui, com efeito, o alvitre do nosso confrade Mello Breyner, mas não encontrei ligação.
Agradeço a informação àcerca da Publicação de J A Ribera, que aguardo com interesse.
Quanto a uma liagação com Jorge Amado é apenas uma eventualidade. Em qualquer caso, seria muito interessante saber onde entronca o Amado do grande escritor. Até agora, os nossos colegas brasileiros têm-nos dado muita informação mas sobre os descendentes de José de Amado de Faria. E o que me interessa realmente são os ascendentes.
Mas a paciência deve ser uma das virtudes do genealogista. Juntamente com a perseverança...
De novo agradeço o seu interesse.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Francisco Amado

#80276 | jliberato | 29 dez 2004 01:37 | Em resposta a: #74296

Caros confrades,
A Catarina Gonçalves que mencionei na primeira mensagem deste tópico era filha de Domingos da Guerra e Maria Gonçalves casados em Seara, Ponte de Lima, aos 31-05-1642. Esta era filha de Francisco Amado e de outra Maria Gonçalves. Ou seja, mais um Amado nestes costados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#83289 | lutepachec | 02 fev 2005 00:17 | Em resposta a: #74575

Meu caro JLiberato,
Lendo tuas mensagens a respeito dos Amado de Ponte de Lima tenho a informar o seguinte:
Minha bisavó Leocádia Ferreira Maciel, casada com João Pacheco dos Santos Lima, era filha de também Leocádia Ferreira AMADO, que era filha de Antônio Ferreira Amado, que era filho de Antônio Ferreira Amado, este casado com Izabel Maria da Silva. Consta na genealogia paulistana que eram de Ponte de lima. Residiram na cidade Sorocaba(SP) e estiveram no Paraná, onde foram tropeiros por volta de 1732 em diante.
Vou pesquisar melhor sobre os Amados que integraram minha família e voltarei ao assunto.
Procuro por ascendentes diretos (Pachecos), do meu genearca José dos Santos Pacheco de Lima, nascido em 01.11.1732, na cidade de Ponte de Lima, filho de Francisco Pacheco de Miranda e Cristina da Costa. Obtive seu batistério através do Concelho de Viana do Castelo, porém nada mais de seus ascendentes.
Atenciosamente
Lutércio Pacheco

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#83670 | jliberato | 07 fev 2005 09:15 | Em resposta a: #83289

Caro Lutércio Pacheco,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Fico então a agurdar o desenvolvimento da sua pesquisa. Peço-lhe o favor de me manter informado para ver se é possível entroncar os seus nos meus de Ponte de Lima.
Do lado brasileiro há também de prestar atenção aos ramos do grande escritor Jorge Amado.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#252868 | AMAssis | 08 abr 2010 21:42 | Em resposta a: #74296

Caro José Liberato,

A sua avó Maria Amado era filha de Gonçalo Amado, que morreu na Facha, com testamento, a 25 de Dezembro de 1603, e de sua mulher Ana Pires.

Casou noutras núpcias na Facha a 10 de Novembro de 1596 com seu parente, tendo dispensado, ANDRÉ PIRES, filho de António Álvares, já defunto, e de Catarina, do lugar de Eido do Monte.

Abraço,

António Maria de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#253503 | jliberato | 21 abr 2010 23:54 | Em resposta a: #252868

Caro António Maria de Assis,
Muito obrigado pela sua mensagem. Os elementos que me deu são preciosos.
Presumo que a fonte é o testamento de Gonçalo Amado.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#253512 | AMAssis | 22 abr 2010 01:48 | Em resposta a: #253503

Caro José Liberato,

Voltei, por agora, a trabalhar da Facha, de forma sistemática. Tenho os dois primeiros paroquiais mistos em base de dados - pois era a única forma de perceber, com a clareza possível, as linhas que me ocupam (e que creio serem comuns às suas).

Querendo dar-me o seu contacto, mail ou morada, posso-lhe enviar tudo o que tenho.

Abraço,

António

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado, de Ponte de Lima

#268900 | magaalhaesrosito | 20 jan 2011 00:43 | Em resposta a: #83289

BOA NOITE LUTÉRCIO;TAMBÉM DESCENDO DE LEOCÁDIA FERREIRA AMADO,E TAMBÉM DE JOÃO FERREIRA AMADO QUE ERA SEU IRMÃO.O SEGUNDO;MEU TATARAVÔ, FIXOU RESIDÊNCIA NA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES DEIXANDO VASTA DESCENDÊNCIA.
GOSTARIA DE CONTATAR COM O AMIGO P/ TROCAR-MOS INFORMAÇÕES E ATÉ FOTOGRAFIAS QUE TENHO EM MEU PEQUENO ACERVO.
ABRAÇO;MARCO TÚLIO.

Resposta

Link directo:

RE: Família Amado e Magalhães

#268901 | magaalhaesrosito | 20 jan 2011 00:54 | Em resposta a: #74401

boa noite;gostaria de interagir com voces e me informar sobre meus ascendentes.li na mensagem onde o amigo comenta sobre a ligação dos "amados" com "magalhães".minha família ancestral amado e magalhães vieram da histórica cidade paranaense da Lapa(antes Porto Príncipe);e faço parte de ambas famílias.
saudações;marco túlio.

Resposta

Link directo:

Família Amado, de Ponte de Lima

#383152 | judeujudeu | 26 jul 2017 21:08 | Em resposta a: #83289

MEUS CAROS CONFRADES, TAMBEM SOU DESCENDENTE DE ANTONIO FERREIRA AMADO E LEOCADIA FERREIRA AMADO, SENDO O PAI DE ANTONIO FERREIRA AMADO SEMPRE CONHECIDO COMO ANTONIO FERREIRA AMADO O QUE É UM EQUIVOCO ENORME, QUE EU SEGUI EMBORA DUVIDANDO POR ANOS, MAS AGORA , EXATAMENTE HOJE , EM GENEALOGIA PAULISTANA DESCUBRO QUE NA VERDADE TRATA SE DO CAPITÃO ANTONIO FERNANDES AMADO, PORTUGUES DE PONTE DE LIMA CASADO COM IZABEL MARIA.
Página:Genealogia Paulistana - Volume 01.djvu/141
7-1 Gertrudes Maria de Andrade, casada
em 1802 em Curitiba com Antonio
Ferreira Amado, f.º do capitão Antonio
Fernandes Amado e de Izabel Maria.

Resposta

Link directo:

Família Amado, de Ponte de Lima

#383233 | judeujudeu | 31 jul 2017 06:36 | Em resposta a: #74296

MEUS CAROS CONFRADES , ESPERO QUE OBSERVARAM ACIMA MINHA ANOTAÇÃO, E; APROFUNDEI A PESQUISA E DESCOBRI QUE ANTONIO FERNANDES AMADO, VEIO PARA O BRASIL CASADO COM IZABELL MARIA DA SILVA, RADICOU SE INICIALMENTE EM SOROCABA, DEPOIS ESTEVE PELO RIO GRANDE DO SUL E MAIS A FRENTE ESTEVE PELA BAHIA ONDE POSSUIU GRANDES FAZENDAS TENDO SIDO HOMEM DE GRANDES POSSES. ERA FILHO DE DOMINGOS FRANCISCO E DE MARIANA AMADO E ESTOU AINDA A CONFERIR MAS TENHO UMA PISTA QUE FRANCISCO ERA FILHO DE UMA PIMENTEL, ASSIM QUE TENHA A RESPOSTA POSTAREI...UM GRANDE ABRAÇO

Resposta

Link directo:

Família Amado, de Ponte de Lima

#383234 | judeujudeu | 31 jul 2017 06:55 | Em resposta a: #74296

Nome: Antonio Fernandes Amado
Data de nascimento:
Local de nascimento:
Idade:
Nome do cônjuge: Izabel Maria Pimentel Silva
Data de nascimento do cônjuge:
Local de nascimento do cônjuge:
Idade do cônjuge:
Data do evento: 28 Dec 1746
Local do evento: Nossa Senhora Da Ponte, Sorocaba, São Paulo, Brazil
Nome do pai: Domingos Francisco
Nome da mãe: Mariana Amada
Nome do pai do cônjuge: Luis Montero Da Silva
Nome da mãe do cônjuge: Maria De Almeyda Pimentel
Raça:
Estado civil:
Nome da esposa anterior:
Raça do cônjuge:
Estado civil do cônjuge:
Nome do marido anterior do cônjuge:
Nome do avô paterno:
Nome da avó paterna:
Nome do avô materno:
Nome da avó materna:
Nome do avô paterno do cônjuge:
Nome da avó paterna do cônjuge:
Nome do avô materno do cônjuge:
Nome da avó materna do cônjuge:
Número do projeto de indexação (lote): M02014-3
Origem do sistema: Brazil-EASy
Número do filme: 1154360
ID de referência:



Referência do Registro:
"Brasil Casamentos, 1730-1955," database, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:XNGJ-8VD : 5 December 2014), Antonio Fernandes Amado and Izabel Maria Pimentel Silva, 28 Dec 1746; citing Nossa Senhora Da Ponte, Sorocaba, São Paulo, Brazil, index based upon data collected by the Genealogical Society of Utah, Salt Lake City; FHL microfilm 1,154,360.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen