Van-Dúnem

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Van-Dúnem

#75698 | Asuen | 24 out 2004 17:44

Gostaria de saber a origem deste sobrenome,julgo que seja belga ou holandês,mas não tenho bem a certeza.

Resposta

Link directo:

RE: Van-Dúnem

#75714 | FGJ | 24 out 2004 23:16 | Em resposta a: #75698

Também fico curioso sobre esse nome.
Um dos Van-Dunem foi Ministro do Petróleo de Angola.
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Van-Dúnem

#75729 | ftalmeida | 25 out 2004 01:49 | Em resposta a: #75698

Caro Asuen

Van Dunen, Vandunen, Van-Dúnen e creio que também Vandunem, em Angola, descendem de um holandês (da Flandres) que, como outros - Vandamme etc. - ficou em Angola após a reconquista por Salvador Corrêa de Sá e provavelmente por lá já se ter casado e/ou por ser católico ou se ter convertido. Esta pequena comunidade, apesar de ter sido algo perseguida pela Inquisição, integrou-se completamente e junto com alguns acompanhantes de Salvador Corrêa - por exemplo António Feo, ainda hoje com descendentes directos Feio - formou o que mais tarde foi habitual referir como a burguesia creoula de Luanda. Todos se miscigenaram em maior ou menor grau e constituiram um grupo social "sui generis" - por exemplo a abolição do tráfico de escravos decretada por Pombal foi retardada por mais de 20 anos em Luanda, porque, provocaria o caos social ao retirar a maior fonte de receitas a esse grupo. Anos mais tarde, desse grupo social saíram a grande maioria dos quadros do MPLA que, por isso, para os ovimbundos e até para outros, era o partido dos mulatos.
Estou a escrever de memória e sem acesso a nenhuma fonte mas uma destas famílias de apelido holandês, quase de certeza os Van Dunem, foi estudada por um dos seus membros que publicou um livro em Luanda há cerca de meia dúzia de anos.
Como é natural, devem estar espalhados pelo espaço de língua portuguesa pois lembro-me de ter conhecido um, no quadro administrativo da Guiné quando por lá passei como miliciano.

Cumprimentos
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Van-Dúnem

#75752 | Asuen | 25 out 2004 11:06 | Em resposta a: #75729

Caro Francisco Tavares de Almeida:

Tinha consciência que era um sobrenome mt comum em Angola,de onde sou natural.
Realmente,não sabia a sua proveniência nem tão pouco dos factos que relatou na sua mensagem,que de certo virão a ser tema de uma conversa bastante interessante e que em muito ajudou ao estudo que estou a efectuar.

Agradeço a sua atenção

Cumprimentos

Neusa Guimarães Simões

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 14:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen