Cosme, de Vouzela

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Cosme, de Vouzela

#75722 | pinheirov | 25 out 2004 00:02

Caros confrades

Procuramos saber quais são as origens de uma família de apelido «Cosme», suposta oriunda da vila de Vouzela, com descendência conhecida desde 1890 nessa mesma vila.
Segundo parece não existe qualquer refrência a este apelido na genealogia das famílias portuguesas.
Gratos por qualquer informação.

Victor M. Pinheiro /por Maria H.L. Cosme

Resposta

Link directo:

RE: Cosme, de Vouzela

#75892 | pgirao | 26 out 2004 15:41 | Em resposta a: #75722

Caro Victor,

Respondo-lhe apenas porque também tenho antepassados em Vouzela... É que a sua mensagem é tão vaga que ficará provavelmente sem qualquer resposta... Sugiro que volte a tentar com os nomes e datas de que dispõe!

Já agora, deixe-me dizer-lhe que, se existe "descendência conhecida", a ascendência só não é conhecida se não quiser ou se não souber pesquisá-la. Precisa de ajuda nesse sentido?

Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Cosme, de Vouzela

#75935 | pinheirov | 26 out 2004 21:07 | Em resposta a: #75892

Caro Pedro Girão

Digo-me muito grato pela vossa pronta e esclarecida resposta. De facto, estou consciente que a formulação do tópico, tal como o lancei, não suscitará grande interesse na comunidade...
Compreendeu com certeza que se trata do apelido da família de minha esposa e que é a génese desse apelido que nos interessa por não se encontrarem referências a ele em trabalhos sobre famílias portuguesas.
A curiosidade reside nisso, pois que, com certeza, será possível elaborar alguma pesquisa sobre seus ascendentes familiares mais antigos, embora que com dificuldades, pois que nessa família, Cosme aparece tanto como apelido, como por vezes, nome próprio, como se não se soubesse a melhor maneira de o atribuir a través dos tempos, se bem que não muito remotos. Para mim é uma incógnita e um facto curioso, porque após ter elaborado a genealogia da minha família de 1730 até hoje, e feito leitura de outras, não encontrei ainda situação semelhante. Mas é provável que outros confrades achem a situação explicável.
Quanto a Vouzela, na qual compreendi, tem antepassados, é uma vila agradável a visitar, com seu pequeno mas excelente património secular, seus modernos arranjos paisagísticos e em particular, seus antiquários... Passo por lá a cada vez que vou a Portugal.
Finalmente, agradeço-lhe a sua oferta de ajuda e informo ter aberto recentemente um tópico «Malafaias-Mascarenhas de Lisboa, séc.XVIII» em relação ao meu mais afastado familiar conhecido (meu pentavô paterno). E essa é a outra incógnita contra a qual me bato e divirto desde há tempos...não fosse a genealogia uma coisa divertida !

Cordiais saudações.
Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Cosme, de Vouzela

#85552 | nevesa | 03 mar 2005 19:56 | Em resposta a: #75892

Caro Pedro Girão

Como referiu na sua mensagem o facto de ter ascendentes em Vouzela, pergunto-lhe se porventura é-lhe familiar os apelidos de Figueiredo; Bernardo José Figueiredo 1770 + - , e do apelido Duarte Amaral da Freguesia da mesma freguesia.

Cumprimentos

Antonio Neves

Resposta

Link directo:

Cosme, de Vouzela

#387843 | Manotorres | 27 dez 2017 18:55 | Em resposta a: #75935

Deparei-me com este sobrenome/apelido em minha árvore e também tive curiosidade em saber de sua origem. Das minhas pesquisas 3 hipóteses me pareceram viáveis: Sobrenome dado aos nascidos no dia de São Cosme Damião; Sobrenome passado aos filhos de alguém que tinha Cosme como primeiro nome; Sobrenome de origem Espanhola há muito tempo introduzido em Portugal.

Nas pesquisas encontrei um brasão atribuído à família Cosme (Espanha) e, diferente daquilo que comumente se vê representado nos brasões familiares(animais ou objetos), o brasão da família Cosme representa um corpo celeste, mais precisamente, um cometa! Isso me fez pensar se a origem do sobrenome não estaria ligada ao Cosmo (Espaço Sideral)?

Finalizo com os dados dos meus "Cosmes", que não são de Vouzela, mas podem vir a interessar;

1 - Manoel Martins Cosme(?), casado com Angela Gonçalves(?), em (?), naturais da freguesia de Belinho, Esposende, tiveram pelo menos;

1.1 - Manoel Martins Cosme (19.Out.1745), casado com (?), em (?), ele natural da freguesia de Belinho, Eposende;
1.2 - Bernardo Martins Cosme (07.Mar.1743), casado com Domingas Dias(21. jun.1733), em ?, naturais da freguesia de Belinho, Esposende, filha de Pascoal Dias e Anna Gonçalves, tiveram pelo menos;

A) Antonio Martins Cosme (15. Nov. 1760), casado com (?), em (?), ele natural da freguesia de Belinho, Esposende;

B) Feliciana (Feliciana Luiza ?) Martins Cosme (04. Nov. 1779), casada com José (José Luiz ?) Dias Torres (30.Mar.1779), em (?), ela natural da freguesia de S. Pedro Fins de Belinho e ele natural da freguesia de S. Miguel das Marinhas, ambas do Concelho de Esposende, ele filho de Manoel Dias Torres e Fabiana Gonçalves Martins Galego, tiveram descendência que não carregou o sobrenome Cosme.

Resposta

Link directo:

Cosme, de Vouzela

#387904 | pinheirov | 28 dez 2017 23:07 | Em resposta a: #387843

Caro «Manotorres»

Li com interesse a sua mensagem sobre este tópico por mim lançado em 2004 sobre o apelido Cosme das gentes de Vouzela. Investigava na altura a genealogia dos Cosme nos ascendentes da família da minha esposa. Interessava-me na altura saber qual a origem desse apelido por não figurar na listas dos apelidos das famílias portuguesas que consultei, hoje ainda um apelido raro e pouco conhecido.
As três hipóteses que formula para a origem de Cosme, são sem dúvida a considerar, tanto mais que revela ter encontrado uma pedra d'armas da família do mesmo nome ou apelido; pedra da qual gostaria ter uma imagem e origem, se tiver essa gentileza; ela poderá revelar outras informações. Caso aceda ao meu pedido, utilise pfv o endereço victor.pinheiro @ montréal.ca

Sei agora que Cosme apareceu na família de Vouzela em 1875, como nome próprio, que foi depois recuperado pelos descendentes como apelido familiar até aos mais recentes. Em consideração do contexto familiar da época, seria provavelmente alusivo a São Cosme dos santos Cosme e Damião, irmãos gémeos, mártires nos anos de 300. Era por vezes costume dar nomes de santos a recém nascidos se a data de nascimento coincidia com a de um santo devoto. Deduzo, no caso dos de Vouzela, que o nome terá sido atribuído em honra do santo por ter perdurado na família até hoje. Terei assim uma resposta plausível ao que procurava saber quando lancei o tópico. Plausível, sim, mas a dúvida persistirá.

Poderá ser igualmente o caso dos Cosme de Esposende, mais antigos que os de Vouzela, com a diferença que nos seus
aparece como apelido e não como nome próprio. Seria interessante investigar os seus ascendentes mais remotos, anteriores a 1745 para tentar ir mais longe. Os mártires Cosme e Damião são venerados em muitos países. Para além da possível origem devota do nome, poderemos ainda admitir que o apelido possa ter entrado em Portugal a partir da Espanha, França ou da Itália, o que certos documentos de referência admitem.
Em Portugal, a versão «Cosmes» foi encontrada na segunda metade do século XVI. É essa origem territorial que seria interessante descobrir. Etimologicamente, tem origem no nome grego Kosmâs, de género masculino, derivado da palavra Kósmos.
Há matéria a estudo...

Cumprimentos e votos de bom Ano-Novo

Victor Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 05:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen