Família Costa Alvares

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Cargos | Heráldica

Família Costa Alvares

#76153 | Maria | 29 out 2004 09:57

Bom dia!

Procuro a família Costa Alvares cujas únicas informações que tenho são as abaixo indicadas, encontradas numa carta de Brazão de Armas datada de 5 de Junho de 1782 (registada no livro dos Registos das Armas da Nobreza e Fidalguia):

Sebastião da Costa (Desembargador)

filho: Rodrigo da Costa ("...nosso fidalgo da Casa Real...)

neto: Tomás António da Costa Alvares

bisneto: Rodrigo da Costa Alvares ("natural de Santarém"; a quem é passada a Carta de Brazão)

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#76194 | fsomr | 29 out 2004 19:49 | Em resposta a: #76153

Cara Maria,
contacte o dr. Pedro do Carmo Costa que ele deve saber alguma coisa sobre esta família.
cts
fmr

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#76343 | Maria | 02 nov 2004 12:58 | Em resposta a: #76194

Obrigada pela sua resposta, mas já agora como é que poderei contactar do Dr. Pedro do Carmo Costa?

Mais uma vez apresento os meus agradecimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#79388 | PCC | 14 dez 2004 11:58 | Em resposta a: #76343

Cara Maria,

Os Costa Álvares que conheço e de que descendo são de Goa, mais propriamente de Margão. Descendem do casamento de Pedro António Álvares com D. Ana Maria Josefa da Conceição e Costa, detentora de 3 importantes Morgadios em Margão, Rachol e Raia, alguns dos quais obrigavam a utilização do apelido Costa. Daí que os seus descendentes usem os apelidos Álvares, Álvares da Costa e Costa Álvares.

O meu Pedro António Álvares faleceu em 1805, foi Médico, por Carta patente de 5/9/1767, Recebedor da Alfândega de Margão, por Carta de 23/7/1788. Capitão dos Auxiliares de Salsete por Carta patente de 24/4/1762, Mestre de Campo do Terço de Auxiliares de Salsete, por Carta patente de 29/4/1762, Coronel do Regimento de Milícias de Salsete por Carta de 30/12/1797. Teve a mercê do Hábito de Cristo por Alvará de 4/4/1798, Escudeiro e Cavaleiro Fidalgo por Decreto de 10/3/1803, Fidalgo da Casa Real, Fidalgo de cota de armas por Alvará de 29/3/1798 (armas de Álvares de Andrade - ditos da Anunciada, Ribeiros, Correias e Álvares). Era filho do Dr. Manuel Caetano Álvares, que nasceu em Balbatta a 2/6/1709 e faleceu a 6/4/1766, Médico, Desembargador, primeiro e único Doutor em Medicina Goês, Formado em Portugal, na Faculdade de Medicina, por alvará de 17/2/1755. O Dr. Manuel Caetano Álvares, após o falecimento de sua mulher passou ao estado Eclesiástico, tendo sido Ordenado de Presbítero a 20/9/1738 pelo Arcebispo Primaz do Oriente,D. Ignácio de S. Theresa. Era Pedro António Álvares neto paterno do Dr. Vicente Álvares, que faleceu em Margão a 19/11/1738.

Estou certo, por isso, que se tratam de famílias diferentes.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#266259 | ram_mar | 03 dez 2010 23:28 | Em resposta a: #76153

Só hoje e por acaso vi este tópico. Porque quero saber?? Faço parte da família Costa Álvares.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#266260 | ram_mar | 03 dez 2010 23:31 | Em resposta a: #266259

Só por acaso vim a dar com este forum. Porque a Maria pretende saber??? O que quer saber. Pertenço a essa familia

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#266290 | ram_mar | 04 dez 2010 18:06 | Em resposta a: #266259

Os meus familiares mais velhos falam na família Costa Álvares de Goa como relacionados com a minha. Haverá com certeza um ramo comum de avós, tios. Acredito que somos primos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#266529 | PCC | 08 dez 2010 17:58 | Em resposta a: #266290

Caro ram_mar,
Tenho informação relativamente completa sobre esta família e estou ao seu dispor.
Cumprimentos
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#266544 | ram_mar | 08 dez 2010 22:22 | Em resposta a: #266529

Obrigado Pedro, o meu email é: ram.mauricio@netcabo.pt, gostaria de ter informações

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#286016 | 32iaaqmc | 30 ago 2011 20:14 | Em resposta a: #79388

Caro Pedro do Carmo Costa:

Por acaso, e por estar à procura de um parente também pertencente a esta família, Jorge Miranda, encontrei as suas informações sobre a minha família da Goa. O meu avô era descendente de Pedro António Álvares e chamava-se Filipe do Carmo Álvares. Nasceu em Goa onde em Margão ainda existe de pé a sua casa. Veio para Lisboa estudar medicina ao cuidado do Dr. Alfredo da Costa seu tio (o da maternidade) onde mais tarde casou.

O meu (nosso?)primo Jorge Miranda reuniu há anos na sua casa de Pontével toda a família Álvares onde estive. Ele quis entrar em contacto com a minha mãe porque quer reunir novamente a família. Não conseguiu porque ela já faleceu. Telefonou para a minha cunhada que não lhe pediu o contacto. Por acaso conhece-o? tem o seu contacto? se assim fôr agradecia imenso que me fornecesse essa informação. Penso que aqui será pouco recomendado mas talvez se consiga de outra forma.

Cumprimentos

Isabel Maria Álvares de Almeida Carneiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#286729 | PCC | 07 set 2011 19:43 | Em resposta a: #286016

Cara Prima Isabel,

Tenho muito gosto em enviar-lhe o contacto do nosso primo José Manuel Sant'Ana de Miranda (e não Jorge).
Peço-lhe para me enviar um email para pcarmocosta@gmail.com para não estar a escrever aqui.

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#288208 | Limão | 29 set 2011 22:39 | Em resposta a: #266529

Ex.mo Senhor Pedro,
Cumprimentos,
Meu 11ºavô, João de Melo Pereira de Sampaio:http.//www.geneal.net/P/per page.php?id=68462 nascido em Santa Maria Maior de Pombeiro de Ribadevizela Felgueiras Porto, casou em 1575, com Antónia da Fonseca e Brito, filha legitimada do Abade de Rande Felgueiras, João da Fonseca e Brito e de Isabel de Sousa, de S. Tiago de Rande. O Abade João da Fonseca e Brito, era natural de Lisboa, da freguesia de S. Miguel da Alfama, filho de pais nobres; Pedro da Fonseca e Brito e de sua mulher Dona Maria Álvares Pereira.
Tiveram como filho segundo: O Senhor Luís de Melo Pereira de Sampaio, q.s.
Será que está ligado á família Costa Álvares de que fala?
Gostaria de saber a ascendência deste meu 11º avô.
Será possível?
Envio cordiais saudações,
Agostinho de Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#303396 | ram_mar | 18 abr 2012 23:21 | Em resposta a: #76153

Tenho efectado pesquisas e encontrei o seguinte:
Sebastião da Costa é filho de Simão Dias da Costa e teve um irmão Luis Álvares da Costa.
Sebastião da Costa foi Provedor das Lezírias e Paúis de Santarém (1688) e Desembargador do Paço continuando no lugar de Chanceler (1703).
Ainda não consegui encontrar nada sobre sua esposa, nem do Seu Pai - Simão Dias da Costa.
O Filho de Sebastião da Costa - Rodrigo (António) da Costa casou com Anna Thereza Francisca de Paula e não sei se teve mais filhos do que Thomas (António) da Costa Álvares que foi casado com Anna Mathilde Pepetua Barreto e tiveram 2 filhos= Rodrigo da Costa Alvares e Rodrigo da Costa Álvares Júnior.
A Ligação até aos dias de hoje está completa!
São estes os dados mais avançados que obtive.

Será que alguem me pode ajudar? Continuo convencido que que os Costas Alavares ou Alvares da Costa são todos parentes.

Desde já muito obrigado e cumprimentos a todos os Primos que desconheço.

Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#303520 | Limão | 20 abr 2012 01:08 | Em resposta a: #303396

Ex.mo Senhor
Raimundo Maurício,
Cumprimentos,
Minha Tetra-Avó:
Susana Rosa Maria da Costa, n. a 12-03-1797, em São Pedro de Azurém Guimarães, f. a 08-05-1882, com a idade de 85 anos, na sua Casa da Madre-Deus Guimarães. Era filha de José da Costa, natural de São Lourenço de Selho Guimarães, casado a 17-08-1776, com Ana Maria Luísa da Costa, nascida a 05-11-1758, em São Pedro de Azurém Guimarães, filha de Bento Fernandes e de sua esposa Josefa Salgada. Instituidores do Dote dos Salgados na Misericórdia de Guimarães. Mencionados no fórum.
Por sua vez, os pais de José da Costa, eram da freguesia de Prazins (Santo Tirso) Guimarães, onde baptizaram alguns filhos, salvo erro, também o José, embora no seu casamento com Ana Maria Luíza, realizado em 17-08-1776, seja referido como natural de São Lourenço de Selho Guimarães. José da Costa era filho de Lourenço da Costa e de sua mulher Joana Francisca da Costa, moradores nos Lugares das Álens da referida freguesia de Selho. Tiveram muitos filhos e foram avós da 1ª Marquêsa do Lindôso. F.07-09-1827, foi sepultado com toda a pompa e grandeza, na Igreja dos Capuchos Guimarâes.
Susana Rosa Maria da Costa, era irmâ de João da Costa, com processo de Génere, Em Braga, nº 25866, Pasta 1156, de 20-02-1824.
Ambos tios de António Gaspar Álvares da Costa, com processo de Génere em Braga, nº12816, Pasta 562, de 18-12-1849. Outra irmâ: Rosa Delfina da Costa Pereira, casou a 10-07-1852, com o Fidalgo; Gaspar Leite de Azevêdo e Araújo, Senhor da Casa do Cano ou Salvador Guimarães (Velhas Casas) de Dona Maria Adelaide, Livro VI.
Não sei se fazem parte dos seus. Fico na expectativa?
Muito obrigado,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#304168 | ram_mar | 26 abr 2012 21:13 | Em resposta a: #303520

Exmo Sr Agostinho de Melo Lopes da Costa

Agradeço a sua reposta imediata. Não tenho nenhum assento com os nomes dos familiares que revela.
A minha Tia Bisavó falava em familiares de Santo Tirso bem como de Goa. Pode ser que o elo de ligação esteja em António Gaspar Álvares da Costa e o "meu" Simão Dias da Costa.
As invasões Francesas destruíram muitos assentos de Baptimos e Óbitos.
O que é certo que na carta de Brasão de Armas no 3º Livro de Nobreza confirma a ascendência quer dos Costas quer dos Álvares.

Sabe se algum dos seus familiares tenha vndo para Lisboa ou Santarém?
Muito obrigado pela Ajuda que me deu, é sempre precisosa.
Bem Haja
Um Abraço
Raimundo Manuel Álvares Serrão Maurício.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#304276 | Limão | 27 abr 2012 19:21 | Em resposta a: #304168

Caro Confrade,
Senhor. Raimundo Manuel Álvares Serrão Maurício
Muito obrigado pela resposta.
Esta família, descende do 1º Rei de Portugal, e foram Condes de Viana do Alentejo, de onde adoptaram alguns nomes.
E também dos Condes de Sabugal, e da Condessa de Lemos, dos Senhores da Trofa. Duques de Alva.
Tem ligação aos Álvares, por Álvaro Pereira, Dona Maria Pereira, Filha de Dona Maria de Meneses, c. de 1360, pelos "Senhores de Vila Flor e Chacim", pelos "Senhores de Melo" e "Senhores da Costa.
Tem outra ligação, pelo Padre João da Fonseca e Brito, Abade de Rande, Felgueiras, natural de Lisboa, S. Miguel da Alfama, filho de pais nobres: Pedro da Fonsêca e Brito, e Dona Maria Àlvares Pereira. c. de 1575.
Estes "Álvares", são descendentes de D. Nuno Àlvares Pereira, o Santo ondestável, e de Dona Leonor de Alvim. Filhos do Prior do Hospital. Vèr Solar de Pedraça, Cabeceiras de Basto.
Sobre: António Gaspar Alvares da Costa, n. 05-10-1826, é descndente de Afonso Àlvares, da Quinta do Miradouro Guimarães. Escudeiros do Duque de Bragança, e Mercadores da Vila de Guimarães.
Existirá de facto mais alguma ligação?
Fico no aguardo.
Muito atentamente,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#304302 | ram_mar | 27 abr 2012 22:50 | Em resposta a: #304276

Caro Sr. Agostinho de Melo Lopes da Costa

Muito obrigado pela resposta pronta.
Penso que (com todo o erro possível) que os Costas (Nobres desde a Primeira Dinastia) e o Álvares (Origem de Linhagem em Navarra) tenham a mesma origem, quer por filhos legítimos e ilegítimos....

Na carta de Brasão de Armas a que se refere "o número 3 do registo dos Brasões e Armas de Nobreza e Fidalguia, deste Reyno .... afirma que "...neto do Desembargador do Paço Sebastião da Costa , o qual os seu pais e avós e mais ascendentes que foram pessoas muito nobres das famílias e apelidos de Costas e Alaveres que neste Reyno são Fidalgos de Linhagem, Cota de Armas e de Solar conhecido e como tais se tratarão com Armas, Cavalos e Criados à Lei da Nobreza, sem que em tempo algum cometessem crime lesa Magestade divina ou humana".

Ora esta frase na carta de Brasão atesta a ligação ... falta "apenas" encontrar o elo.

A sua ajuda é preciosa, mas ainda não encontámos o elo de ligação... Tenho esperança que o encontraremos.

Mais uma Vez estou muito grato pela sua excelente ajuda e disponha, dentro dos limitados conhecimentos que possuo.

Atenciosamente

Raimundo Manuel Álvares Serrão Maurício.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#309567 | biblos | 03 jul 2012 20:27 | Em resposta a: #76153

Cara Maria,

Os seus Costa Álvares não estarão ligados aos Costa Alves, de Alcochete? Tenho como parentes Rodrigo da Costa Alves e Manuel da Costa Alves, casado com Ana Isabel da Costa (suposta filha de Jácomo Ratton).

Cumps.,
JCR

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#310103 | Sefra | 13 jul 2012 09:53 | Em resposta a: #76153

Olá a todos!

Caso possa interessar a algum Álvares (seja Álvares da Costa ou Costa Álvares):


I

Antonio da Costa Leonor Coutinho
Morgado Morgado

II
Joana da Costa
Lourenço da Costa – morgado + morgado da mãe Barbara Pereira - morgado

III
Esperança da costa
Joana da costa
Leonor Coutinho da Costa
Antónia da Costa
Mariana Pereira da Costa

IV
António Manuel - Lourença da Costa (filha de Salvador da Costa)
Francisca da Costa
Salvador da Costa – 1º Administrador dos 3 morgados (a cláusula de os sucessores dos dois primeiros morgados (Lourenço da Costa) terem de usar o apelido Costa) - Antónia Manuel

IV
Lourença da Costa – morgados do seu pai - António Manuel

V
António da Costa - morgados - Perpetua Collaço

VI
Salvador da Costa – morgados - Leonor de Sá

VII
António Caetano da Costa – padre - morgados
Bernardino da Costa - morgados
Francisco da Costa

VIII
Teresa da Costa
Salvador da Costa - Mª. Manuel Collaço

IX
Ana Maria Josefa Costa - morgados – Pedro António Álvares

X
Joaquina Alvares
Aurélia Alvares
Joana Alvares
Rita Alvares
Salvador Alvares da Costa - morgados

XI
Ana Barbara Alvares
Ana Maria Josefa Alvares
Joaquim Mariano Alvares da Costa - morgados

XII
Esperança Alvares
Salvador Alvares
Jose Filipe Alvares - Ana Josefina da Costa

XIII
Mariana da Costa Alvares – João Pacheco
José Camilo Costa Alvares – Joana Clara da Costa

XIV
Maria Cristina Costa Alvares
Eugenia Costa Alvares
Luis Costa Alvares
Carlos Costa Alvares – Hermínia Candida Soares

XV
Maria Luisa Soares da Costa Alvares
Margarida Soares da Costa Alvares
Helena Soares da Costa Alvares
Mª do Carmo Soares da Costa Alvares
Mª dos Anjos Soares da Costa Alvares
José Maria Soares Costa Alvares - Rosa Maria Cid

XVI
Carlos Cid da Costa Alvares
Antonio Cid Costa Alvares
Nuno Cid da Costa Alvares - Isabel Cruz
XVI
José Maria Cruz da Costa Alvares

XII
Caetano Alvares
Luciano Frederico Alvares – Fausta Collaço

XIII
Caetano Francisco Alvares da Costa – Carmina Cunha

XIV
Francisco Xavier Alvares da Costa

XV
Magno Alvares

XVI
Paulo Francisco Alvares
Marco António Alvares

XV
Severa Alvares – Jose Manuel Almeida

XVI
Bruno Alvares Almeida – Maria João Viegas

XVII
Francisco Viegas Almeida

XVI
Rita Alvares Almeida – Mateus Folque

XVII
Tomás Almeida Folque

XV
Linette Alvares

XVI
Monica Alvares Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#310160 | Limão | 14 jul 2012 01:09 | Em resposta a: #310103

Caros Confades.
Cumprimentos,
Envio também estes, caso possam interessar: Álvares das Astúrias:

I - Grixevera Álvares das Astúrias X Forjáz Mendes

II - Bermudo I, Forjáz de Trastâmara, c.1000 X Aldonça Rodrigues de Leão.

III - Forjáz Vermuís de Trastãmara, c.1040 X Sancha Ordonhesa

IV - Rodrigo Forjás de Trastâmara, c.1070 X Moninha Gonçalves da Maia, c. 1070.

V - Forjás Vermuís de Trastâmara, c.1100 X Elvira Gonçalves de Villalobos, c. 1110.

VI - Rodrigo Forjás de Trasâmaa, c.1130 X Dª Urraca Fernandes de Castro. c.1140.

VII - Velasquita Rodrigues de Trastãmara, c .1160 X Pero Mendes de Azev~edo.

VII D. Gonçalo Rodrigues de Palmeira, Irmão, c. 1145 X Dª Froile Afonso de Celanova,c.1145.

VIII - D. Rui Gonçalves Pereira, c.1170 X Sancha Henriques de Portocarreiro.

IX - D. Pedro Rodrigues Pereira, 1220 X Estevaínha Rodrigues Teixeira.

X - D. Gonçalo Pereira, c.1250 X Dª Urraca Vasques Pimentel.

XI - D. Gonçalo Pereira, Arcebispo de Braga, c. 1280-1348, X Dª Teresa Peres Vilarinho,c.1285.

XII - D. Àlvaro Gonçalves Pereira, c.1310 X N.

XIII - D. Henrique Pereira. Comendador de Poiare, X N.

XIV - Dª Senhorinha Pereira, c.1400, X Fernão Vaz de Sampaio, 3º Senhor de Vila Flor.

D. Àlvaro Gonçalves Pereira, têve 26 filhos, dando origem aos Priores do Crato., e á Fundação do imponente Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, e ao Palácio do Grâo Prior do Crato. Situado a 22Km a OE de Portalegre, no Alto Alentejo.

Saudações Fraternas,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#310162 | Limão | 14 jul 2012 01:54 | Em resposta a: #304302

Caro Confrade,
Raimundo Maurício.
Cumprimentos,
Talvez assim consiga fazer a ligação:

I - D. Àlvaro da Costa, X N.

II - Dª Isabel Gonçalves da Costa, c. 1450, X Martim Rodrigues de Lemos, c.1440

III - D. Àlvaro da Costa, c.1470, X Dª Beatriz de Paiva, c.1475.Tiveram 5 filhos. Segue o mais velho.

IV - D. Gil Eanes da Costa, c.1500, X Dª Joana da Silva, c.1500.

V - D. João da Costa, c. 1530. Comendador da Ordem de Cristo. X Dª Antónia de Meneses, c.1540.

VI - D. Gil Eanes da Costa, c.1570. Alcaide-Mor de Castro Marim, X Dª Francisca de Vasconcelos, c.1570.

VII - D. João da Costa, c.1610, 1º Conde de Soure. X Dª Francisca de Noronha,c.1610, 1ª Marquesa de Soure.

VIII - D. Rodrigo da Costa, (1657-1722) 37º Vice-Rei da ÌNdia. X Leonor Josefa de Vilhena, c.1630.

Saudações Fraternas

Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#316804 | ram_mar | 07 nov 2012 22:16 | Em resposta a: #310160

Caros Confrades
Agradeço estes novos dados preciosos que parilham, vou fazer o seu estudo e logo direi alguma coisa.
Muito Obrigado e BEM HAJAM
Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#319832 | PCC | 28 dez 2012 16:09 | Em resposta a: #310103

Cara/o Sefra,

Será que me pode enviar o seu email? O meu é pcarmocosta arroba gmail.com
Gostava de trocar alguma informação consigo.

Um abraço,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320122 | Severa | 03 jan 2013 22:55 | Em resposta a: #319832

Caro Pedro

Agradeço o seu contacto.
Fica aqui registado o meu email:

severa.alvares@gmail.com

Um abraço e votos de Feliz Ano Novo!

Severa

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320275 | ram_mar | 06 jan 2013 22:40 | Em resposta a: #304276

Caro Confrade
Senhor Agostinho de Melo Lopes da Costa

Tenho andado em pesquisas mas ainda não consegui qualquer ponto de Ligação.

Na sua Mensagem de 27/04/2012 refere "Esta família, descende do 1º Rei de Portugal, e foram Condes de Viana do Alentejo ...." o que quer dizer?
- A sua Família descende das familias ilustres que refere ou
- A Família Costa Álvares, está incluída?
A ser a 2ª opção ou as 2 ao mesmo tempo tornará mais fácil as minhas pesquizas.

O que acha?

Aguardo ansiosamente seu comentário

Atentamente, com os melhores Cumprimentos e Votos de um excelente ano Novo a todos os Costas e Álvares.

Raimundo Manuel Álvares Serrão Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320326 | Limão | 08 jan 2013 03:19 | Em resposta a: #320275

Cao Raimundo,

Na resposta ao tópico acima, existem várias ligações dos Costas e dos Álvares, com a árvore de D. Afonso Henriques 1º Rei de Portugal.
que ligam também aos Reis de Navarra, de onde descende a nossa família mais longinqua. Segundo a minha árvore geneológica do Geni.
assim:
Indo pelos Senhores da Costa Àlvares,; Senhores de Melo; Senhores de Vila Flor e Chacim; Dona Maria Pereira; Dª Maria de Meneses, Condes de Barcelos: Condes de Ourém, Condes de Viana do Alentejo; Teles Raposo, Dona Maria Pais Ribeiro,(A Ribeirinha), D. Sancho I; D. Afoso Henriques. Chegamos á Biscaia, por Vilalobos, Senhores de Ferreira de Aves, Sátâo; Senhores de La-guardia; Senhores da Biscaia,etc.

Sendo assim:
Conde D. Henrique de Borgonha, X Condessa Dª Teresa de Leão.
I - D. Afonso Henriques, (1109-1185) X Dª Mafalda de Sabóia, (1125-1157).
II - D. Sancho I, (1154-1211), X Dª Maria Pais Ribeiro, (A Ribeirinha), (1170-!258), Senhora de Vila do Conde.
III - Dª Teresa Sanches, (1205-1230) X D. Afonso Teles de Meneses, (1170), 2º Senhor de Meneses; 1º Senhor de Albuquerque.
IV - D. João Afonso Teles de Meneses, (1225-1268), 2º Senhor de Albuquerque. X Dª Elvira Gonzales Girón, (1220).
V - D. Gonçalo Anes Raposo, (1250), X Dª Urraca Fernandes de Lima, (1250).
VI - D. Afonso Martins Teles Raposo, (1280), X Dª Berengária Lourenço de Valadares, (1280).
VII- D. João Afonso Teles de Meneses, (1310), 1º Conde de Ourém; 4º Conde de Barcelos, X Dª Guiomar Lopes Pacheco,(1310). Aves.
VIII-D. João Afonso Teles de Meneses, (1330), 1º Conde de Viana do Alentejo, X Dª Mayor de Portocarreiro. Senhora de Vila Real. 2ª vez.
IX - Dª Maria de Meneses, (1370), X D. Álvaro Pereira, (1340).
X - Dª Maria Pereira, (1390), Vasco Pires de Sampaio, (1375), Iº Senhor de Vila Flor da Torre de Moncorvo.
XI - Fernão Vaz de Sampaio,(1410), 2º Senhor de Vila Flor, X Dª Senhorinha Pereira, (1410).
XII- Vasco Fernandes de Sampaio, (1430), 2º Senhor de Vila Flor. X Dª Mécia de Melo de Ribadevizela, (Pombeiro),(1420).
XIII-D. João de Melo de Sampaio, (1450), Comendador de Pombeiro de Ribadevizela, x Dª Guiomar Borges, (1450).
XIV-D. Luís de Melo de Sampaio, (1490), Comendador de Pombeiro de Ribadevizela, X Dª Ana Borges Pacheco, (1490).
XV- Filipe de Melo Pereira de Sampaio, (1530), X Dª Mécia Pereira,(1530).
XVI-João de Melo Pereira de Sampaio, (1575), X Dª Antónia da Fonseca e Brito,(1575), filha do Abade de Rande Felgueiras.
XVIILuís de Melo Pereira de Sampaio, (1600), Casou 1º com Dª Maria de Azevêdo, s.g. Casou 2º, com Dª Maria do Ribeiro.
XVIIIFilipe de Melo Pereira, n, 11-04-1646, f, 15-11-1734, casou a 22-09-1670, com Dª Josefa de Faria e Sousa, f, 13-08-1691.
XIX. Dª Faviana de Melo de Faria e Sousa, (1633-1761), X Custódio de Melo Pereira, (1686- 1769)
XX -António de Melo de Faria, (1723-1795) X Dª Quitéria Inácia de Carvalho, (1720-1798).
XXI-João de Melo de Faria, (!763- 1833), X Dª Maria de Carvalho, (f, 1835).
XXII-Dª Ana Joaquina de Melo, (1804- 1679, X António Ferreira, !798- 1871), Senhor de Valmelhorado e Vila Fria, Pombeiro Felgueiras.
XXIII-Joaquim Ferreira de Melo, (1842), X Dª Ana de Jesus Pereira de Melo, (f, 06-06-1880)
XXIV Dª Maria Ferreira de Melo, (1877-!953), X Custódio Lopes da Costa, (1860-1954). n. Mesão Frio Guimarâes. f, Cepães Fafe.
XXV- Agostinho Lopes da Costa, (1951) X Mª Laura Antunes Ferreira Castro Costa, n. Paços Fafe.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320327 | Limão | 08 jan 2013 03:46 | Em resposta a: #320326

Caro Raimundo Maurício,
Peço desculpa, pelo erro gráfiico, que foi intencional,
no tópico anterior, Parágrafo XXV, esqueci de mencionar os meus pais:
XXV - João Lopes da Costa, (1909-1996), n. Cepães. x Emília Mendes Ferreira de Melo, (1914-1977), n. Fafe.
Na próxima, posso enviar a minha ligação a Costa Àlvares, que começa em Afonso Álvares, e Ana Peleja ÁLvares. Espadeiros do Duque de Bragança, moradores na Quinta do Miradouro Guimarâes.
Existe tanbém a ligação a Àlvares Pereira, pelo Arcebispo de Braga, D. Gonçalo Pereira, q2ue dá origem a Henrique Pereira, Comendador de Poiares, filho do 1º Senhor da Terra da Feira.
E a Álvares, pelos pais do Abade de Rande Felgueiras, João da Fonseca e Brito, natural de Lisboa, filho de Pais nobres: Pedro da Fonseca e Brito, e de Dª Maria Alvares. residentes na Alfama Lisboa.
Fico á inteira disposição para qualquer esclarecimento.
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320328 | Limão | 08 jan 2013 04:01 | Em resposta a: #320327

Caro Raimundo Maurício,
Esqueci de menciona, que alguns linhagistas, dão como pai a Vasco Pires de Sampaio, 1º Senhor de Vila Flor;
Pedro Alvares Osório, Senhor da Casa de VIlalobos, Conde da Trastâmara, 1º Marquês de Astorga, na Galiza. (Segundo o Anuário Geneológico Latino, I 85.). nasceu em 1405, f, a 11-04-1463). Talvez de um 1º ou 2º casamento. O que é o mais certo, dado nós decendermos dos "Ramires" Rei Ramiro, dos da Maia; Trastamires da Maia; de Trastãmara; e por esta via dos de RibadeVizela.
Pelo que deixo aqui exposto.
Cumprimentos,
Agostinho Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320443 | Limão | 09 jan 2013 21:43 | Em resposta a: #320327

Caro Confrade,

Raimundo Maurício

Peço desculpa novamente, queria dizer não intencional, dado o adiantado da hora, pelo cansaço,pelo facto peço, desde já imensa desculpa.

Quanto á minha ascendência de Afonso Álvares, que prontamente passo a enviar:

I - Afonso Alvares, X Ana Peleja , Escudeiros do Duque de Bragança e Mercadores da Vila de Guimarães. Quinta do Miradouro Creixomil.
Ana Peleja, irmã de Francisco Salgado, Mercador em Havana Cuba, Instituidor do Dote dos Salgados, na Misericórdia de Guimarães.
Usaram também o apelido Silva.
II - Margarida Álvares Peleja, X Gonçalo Francisco Salgado.
III- Jerónimo Salgado, X Guiomar Francisca, ( Viúva),
IV -Marcos Salgado, X Ângela de Araújo da Silva.
V - Francisco Salgado X Luísa Teixeira.
VI- Isabel Salgado X João Ribeiro.
VII-Susana Salgado, X Bento Fernandes.
Viii- Maria Luísa Salgado, casou a 17-08-1776, com João da Costa, n, 23-02-1805, e baptizado a 25, em S. Pedro de Azurém Guimarães.Padrinhos: João de Sousa de Aguiar, e Dª Maria Salgado. Ele filho de Lourenço da Costa, e de sua mulher Joana Francisca da Costa, moradores em Azurém de Baixo, e ela filha de Bento Fernandes e de sua mulher Susana Salgado, moradores no Lugar de Vargas,
freguesia de S. Pedro de Azurém Guimarães.
Lourenço da Costa, e Joana Fernandes, casaram a 23-03-1730, em Prazins de Santo Tirso Guimarâes, ele filho de José da Costa e de sua mulher Jerónima Antunes, moradores no Lugar do Adro Prazins, (Santo Tirso) Guimarães. Ela filha de Domingos Alves e de sua mulher Maria Francisca Alves, do lugar da Ruela Prazins Guimarães.
Bento Fernandes, natural do Lugar do Souto, Infantas Guimarães. Assistente de Burnaria, em S. Pedro de Azurém Guimarães. Filho de
João Fernandes, e de sua mulher Catarina Ribeiro, do Lugar do Souto Infantas Guimarães. João casou a 18-08-1754, em Sampaio Guimarães, com Susana Salgado, natural de S. Miguel de Creixomil Guimarães, filha de João Ribeiro, e de Isabel Salgado, moradores no Lugar das Vargas, Sampaio Guimarães.(procº de Genere nº 25866, do Arqº de Braga).

O Sobrinho:
António Gaspar Alvares da Costa, n. a 05-10-1826, em Oliveira Guimarâes, e Baptizado a 08-10-1826, em S. Pedro de Azurém, Guimarães. Padrinhos: O Fidalgo Gaspar Leite de Azevêdo e Araújo, morador na sua casa e Quinta do Cano Guimarâes.
Filho de Francisco Alves Ribeiro, natural de Sampaio Guimarães e de Joana Maria da Costa, natural de S. Pedro de Azurém Guimarães, moradores no Lugar de Travassos, Oliveira Guimarães.
Francisco e Joana, casaram a 19-02-1821, em S. Pedro de Azurém Guimarães, ele filho de António Alves Ribeiro e de Maria Joana da Costa, de Oliveira Guimarães, e ela filha de José da Costa, e de Ana Maria Luísa Salgado, de S. Pedro de Azurém Guimarâes.
Frei joão de Nª Sr.ª de Oliveira, é irmâo de Francisco Alves Ribeiro, mas não tem Inquirição de Génere.
Joana Maria da Costa, é irmâ de João da Costa, (Procº de Génere Nº 25866, do Arqº de Braga), pelo que os respectivos avós e bisavõs, estão no processo anterior.
Com os meus melhores cumprimentos,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320450 | Limão | 09 jan 2013 22:36 | Em resposta a: #320275

Caro Confrade

Raimundo Maurício

Tenho também:
I João Álvares, X Victoria Moreira. Senhores do Prazo do Assento, S. Torcato Guimarâes.

II- Gonçalo de Castro Peixoto, X Damásia Moreira, Senhores da Quinta de Pombal Paços Fafe.

III- Ângela de Castro Moreira, X Manuel da Costa Peixoto, Senhores da Quinta da Carvalhêda Armil Fafe.

A ligação a Espanha, faz-se pelos Castros destronados de Moncorvo, por Vasco de Castro, que liga a Pedro Fernandes de Castro, da Galiza.na árvore dos Senhores de Vila Flor e Chacim.(Vasco Pires de Sampaio).

Saudações fraternas,

Agostinho de Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320458 | ram_mar | 09 jan 2013 23:08 | Em resposta a: #320450

Caro Confrade

Agostinho de Melo Lopes da Costa

Quero desde já agradecer toda a sua extraordinária ajuda e ssobretudo o seu emprenhamento nesta busca dos meus/nossos antepassados. Estas Últimas informações são creio cruciais.
Também desejo espressar omeu agrdecimento pelas informações partilhadas que ajudam todos os Costas e Álvares.

Deixo o meu endereço electrónico ram.mauricio@netcabo.pt para que não seja a comunicação por Utilizador (por si anónimo).

Tenho matéria de estudo muito grande que me absorverá algum tempo.
Julgo que terei de ir à Torre do Tombo (estou em Bragança) o que não ajuda.

Encontrei no Ferreira Gayo uma família que tinha a sequência Simão Dias da Costa pai de Sebastião da Costa pai de Rodrigo da Costa (os filhos deste Rodrigo da Costa - não coincide com aminha familia) - poderá ser um erro ou omissão no Ferreira Gayo?

Saudações Fraternais

Ao dispor
Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320760 | Limão | 15 jan 2013 02:32 | Em resposta a: #320458

Caro Confrade

Raimundo Maurício.

Muito obrigado, pela pronta resposta. e pelo Emai que muito agradeço, e tomo nota. lTenho mais estes familiares, que fazem ligação a Espanha,(Reis de Navarra e Pamplona).

I - João Afonso Telo de Meneses, 1º Conde de Viana do Alentejo, e da Foz do Lima.
II -Guiomar Lopes Pacheco, Senhora de Ferreira de Aves, Sátâo, Marqueses de Ferreira, da Torre das Lamas.
III-Maria Rodrigues de Villalobos, Senhora da Casa de Villalobos.
IV-Rodrigo Gil de Villalobos, Senhor de Villalobos-
V- Rodrigo Gil de illalobos, Senhor de Villalobos e Autillo.
VI-D. Gil Manrique, Senhor de Manzanêdo.
VII-Manrique Gómez, Senhor de Manzanêdo e Lara.
VIII-Gómez Gonzales de Manzanêdo, Conde.
IX- Gonçalo Muñoz.
X - Fernâo Gonzales.
XI -Pedro de Palência, Senhor de Aça.
XII-Dª Sancha Sanches de Navarra, Rainha consorte de Leon.
XIII-Sancho I, Garcia, Rei de Navarra. (
XIV-Garcia II, Rey der Pamplona, casou com Onega Rebelle. Senhora de Sanguêsa
.
Muitos cumprimentos,

A. Melo Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#320817 | ram_mar | 15 jan 2013 22:04 | Em resposta a: #320760

Caro Confrade

Agostinho Melo Lopes da Costa

Não sabe como lhe estou grato por toda a ajuda que tem dado não só a mim como a todos os Costas Álvares.
São de valor inestimável todas as suas informações. Bem Haja.

Continuo nas buscas para encontrar o elo, que cada vez está mais perto, acredito.

Sempre ao dispor

Com os melhores agradecimentos e Cumprimentos

Raimundo Manuel Álvares Serrão Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#321196 | ram_mar | 17 jan 2013 19:39 | Em resposta a: #320989

Esta Mensagem parece um engodo, por isso não merece resposta.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#327090 | ram_mar | 11 abr 2013 21:46 | Em resposta a: #316804

Caros Confrades

Finalmente consegui alguns dados em consulta dos microfilmes dos óbitos de Santarém.

Simão (dias) da Costa Faleceu a 2/8/1721 em Santarém, Casado com Hieromina Maria - irmã de Thereza Maria.

Comendador Sebastião da Costa faleceu a 23/1/1723 em santarém Casado com Catherina de Jesus.

O filho do Comendador Sebastião da Costa - Doutor Luís Álvares da Costa, Casado com Dona Felicia Luiza da Rocha.


Consegui estes dados nos óbitos.

Parece ser um pequeno avanço.

Vou procurar ligações.

Com os melhores cumprimentos
Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#327173 | ram_mar | 12 abr 2013 23:06 | Em resposta a: #320760

Caros Confrades

Finalmente consegui alguns dados em consulta dos microfilmes dos óbitos de Santarém.

Simão (Dias) da Costa Faleceu a 2/8/1721 em Santarém, Casado com Hieronima (Jeronima) Maria - irmã de Thereza Maria.

Comendador Sebastião da Costa faleceu a 23/1/1723 em santarém Casado com Catherina de Jesus.

O filho do Comendador Sebastião da Costa - Doutor Luís Álvares da Costa, Casado com Dona Felicia Luiza da Rocha.


Consegui estes dados nos óbitos.

Parece ser um pequeno avanço.

Vou procurar ligações.

Com os melhores cumprimentos
Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#327322 | Limão | 15 abr 2013 02:32 | Em resposta a: #327173

Caro Confrade

Raimundo Maurício.

Muito obrigado, por mais estes dados, que agradeço e anotei. Penso que está no caminho certo. Sobre os "Costas", de que descendo, tenho mais estes dados:

I - Lopo Afonso da Costa, nasceu em 1303. seu filho:

II - João Lopes da Costa, nasceu em 1333. Seu filho:

III- Vasco Anes da Costa, Cavaleiro honrado de Tavira, no reinado de D. Fernando, e de D. João I, Fronteiro-Mor do Algarve, a quem o Mestre de Avis doou todos os direitos e rendas desta eu filho:

IV - Vasco Anes Corte Real, o primeiro deste nome, Armador-Mor do Reino, falecido antes de 17-03-1463, que é dado como um dos "Doze de Inglaterra", Foi Alcaide-Mor de Tavira e de Silves.


Tenho ainda:

I - Gonçalo da Costa, 1200, seu filho:

II - Afonso Lopes da Costa, (1384-1401), Possuidor de uma Azenha em Tavira, faleceu em Lagos no Algarve. seu filho:

III - Afonso Lopes, Alcaide-Mor de Èvora, depois proprietários rurais no Algarve.

IV - D. Soeiro da Costa, c.1390-1472, Lagos Algarve, Navegador Português, foi um dos Doze de Inglaterra, heroi lendário do episódio narrado nos "Lusíadas"da saga dos Doze de Inglaterra ( conta a lenda dos doze Cavaleiros Lusos, etc. Criado desde pequeno na Cãmara do Rei D. Duarte, diz o cronista(1410-1474), na sua "Crónica dos Feitos da Guinè". Esteve na (Batalha de Azincourt), em 25-10-1415, e em 1418/19, no Cerco de Ceuta. Seu filho:

V - Afonso da Costa, é nomeado por D. Afonso V, Alcaide-Môr de Lagos, em 05 de Fevereiro de 1452.

Cristóvão da Costa, Chanceler-Môr da Relação de Lisboa, Reitor da Universidade Portuguesa, neto de Soeiro da Costa e filho de Afonso da Costa.

Tenho:

I - Pedro Soares da Costa, nasceu em 1237. seu filho:

II - LOpo Afonso da Costa, nasceu em 1303, em Évora. Casou em Tavira, com a filha de João Galvâo, e foram pais de:

III - Afonso Lopes da Costa, morador em Tavira. Tiveram:

IV - Fernâo Lopes da Costa, nasceu em 1363, em Évora, casou em 1367, com Dª Mécia Martins da Silveira, nascida em 1372, irmâ mais velha de D. Nuno Martins da Silveira, 1º Senhor de Terena, em 08-05-1436, Escrivão da Puridade de D. Duarte. Rico-Homem, fidalgo de Conselho, Condel-Mor, e Vedor das Obras do Reino. Seu filho:

VI - Gonçalo Fernandes da Costa, Prior de Èvora, que na juventude teve um filho e duas filhas naturais, a que deu o nome de Galvâo. Sendo o filho o famoso Rui Galvâo, nascido em 1405, Escrivâo da Câmara do Rei D. João I, e de D.Duarte. Fidalgo de D. Afonso V, com geração conhecida.

Receba muitos cumprimentos,

A. Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#327416 | Limão | 16 abr 2013 04:01 | Em resposta a: #327173

Caro Confrade

Raimundo Maurício,

Dando seguimento aos "Costas", tenho:

I - Gonçalo da Costa, Conselheiro privado do Rei D. Afonso, III, pai do Governador de Chaves.

II - Madalena da Costa, casou com João Anes de Brito, filho de Afonso Anes de Brito, neto materno de Gonçalo da Costa, segundo "Lavanha".

Na origem medieval dos "Costas", só foram encontrados dois: Gonçalo da Costa, no reinado de D. Afonso Henriques, e Martim Mendes da Costa, Alcaide-Môrde Èvora, no reinado de D. Afonso III.
Em 25-04-1279, era Alcaide-Môr de Èvora, Pedro Soares da Costa, que fez doacção da Herdade do Alvito, a D. Estêvão Anes de Sousa.

D. Álvaro da Costa, cita os dois "Costas" medievais da (Monarquia Lusitâna), e acrescenta mais dois, documentados no reinado de D. Fernando I: Lopo Afonso da Costa e Gonçalo Pires da Costa.

Só em Gouveia refere Gomes Gonçalves da Costa, dos de Viseu. E nos Costa Homem, refere o tio materno deste Gomes; Pedro da Costa, casado com Isabel Nunes (Homem).

Vicente Anes da Costa, que na carta de armas do bisneto; Francisco da Costa, se diz que foi Senhor da Quintâ e Honra da Costa, em
Mancelos, do tronco desta linhagem.

No reinado de D. Afonso Henriques, em 1149, existiu um Gonçalo da Costa, que testemunha a Carta de Couto, que este Rei deu a Mendo Anes e sua mulher Dórdia Reinaldes, para a sua Quimta de Creixomil, no têrmo de Guimarâes.

Dizem os geneologistas, que este Gonçalo da Costa, têve assento no Couto de Mancelos, em Santa Cruz de Riba Tâmega, (Amarante)
onde fundou uma torre e uma capela sob a invocação de Nª Srª da Costa.

"Montebelo", nas notas ao Conde D. Pedro, (Plana 359), sendo que este já intitula os "Fonseca", como padroeiros do Mosteiro de Mancelos.

D. Álvaro da Costa, tio de Gaspar da Costa Cabral, fidalgo da Casa Real e de Cota de armas, em 21-08-1552, Alcaide-Môr de Sortêlha,
(Sabugal), e Senhor da Quinta do Ninho de Açôr. Filho de Pedro da Costa Cabral e de Isabel Rodrigues da Costa, em 11-10-1513, faz um concerto com seus enteados. Filha de Martim Rodrigues de Lemos, e de Isabel Gonçalves da Costa.

Isabel Gonçalves da Costa, irmâ de Gonçalo da Costa de Gouveia,nasceu em 1449, Senhor de Papízios e de Santa Eufêmea da Matança. fidalgo da Casa Real, e de cota de armas de Gouveia, filho de Gomes Gonçalves da Costa, Senhor de Santa Eufêmea da Matança, e de sua mulher Genebra Anes de Gouveia, sendo este: Gomes Gonçalves da Costa,irmão de D. João da Costa,(1406-1509),
que antes de ser Bispo de Lamêgo, (1448-1463), é Prior de Santa Cruz de Coimbra, e Pedro da Costa, Corregedor de Além-Douro, Regedor da Casa do Infante D. Pedro, e Desembargador da Casa da Supliciação, Todos filhos de Gonçalo Fernandes de Gouveia, e de
sua mulher, Maria Anes da Costa, filha de Pedro Anes da Costa, Senhor de Luzinde, (Penalva do Castelo).

Não vou falar dos "Costas de Alpedrinha", que surgem nofinal do sec.XV, com o célebre Cardeal D. Jorge da Costa,(1406-1509), que antes de ser prelado, se chamava Jorge Martins, e que não pertencia a esta linhagem.

D. Gonçalo da Costa, Rico-Homem de D. Afonso Henriques, viveu na sua Torre da Costa em Mancelos. O Solar desta família, pertenceu a seus descendentes, os Guedes de Carvalho da Costa, (Condes da Costa).

Outros apontam como berço, a Quinta da Costa em Guimarâes, (Mosteiro da Costa).
Ocuparam sempre os "Costa", os mais importantes cargos deste reino; Martim Men da Costa, Alcaide-Môr de Évora, no reinado de D, Afonso III.
D. Jorge da Costa, Cardeal de Alpedrinha, grande valido do Rei D. Afonso V.

D. Álvaro da Costa, Vedor da Rainha Dona Leonor, Armeiro-Môr doRei D. Manuel I, e Embaixador do Imperador da Alemanha, de quem proenieram vários Vices-Reis da Índia, e descendem os Costas de Sousa de Macêdo, Condes de Mesquitela, e Duques de Albuquerque, Condes de Estarreja e de Vila Franca do Campo.

Os Costa de Carvalho Patalim, Condes de Soure, e outras distintas casas titulares portuguesas, na Europa América e Brazil.

Cumprimentos,

A. Melo Lope sda Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#327476 | ram_mar | 16 abr 2013 21:31 | Em resposta a: #327416

Caro Confrade A. Melo Lopes da Costa

Muito obrigado pela sua pronta resposta cheia de informação. Bem Haja.
Continuo à procura, quando tiver mais dados imediatamente informarei.

Com os melhores cumprimentos

Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#327495 | Limão | 16 abr 2013 23:49 | Em resposta a: #327476

Caros Confrades,

Raimundo Maurício, e Pedro Carmo Costa.

Muitos cumprimentos e obrigado,

Ao vasculhar aqui alguns papeis, encontrei esta Linhagem, que talvez lhe interesse, e que penso ainda não lha têr enviado:

"COSTA"

I - D. Álvaro da Costa, casou N. Costa, Tiveram:

II - Dª Isabel Gonçalves da Costa, c. 1450, casou com Martim Rodrigues de Lemos, c. 1440, dos Lemos de Monforte de Lemos (Lugo), que passaram a Portrugal, Senhores da Trofa do Vouga, Portugal. Tiveram:

III - D. Álvaro da Costa, n. c. de 1470, Casou com Dª Beatriz de Paiva, n.c.1475. Tiveram os seguintes filhos:

1) - D. Gil Eanes da Costa, n.c.1500, casou com Dª Joana da Silva.

2) - D. Duarte da Costa, n.c. 1505, 2º Governador do Brasil, casou com Dª Maria da Silva.

3) - D. Manuel da Costa.

4) - Dª Isabel de Paiva da Costa, casou com Manuel de Sousa, n.c. de 1495, Alcaide-Môr de Arronches.

5) - Dª Ana da Costa, n.c.1510, casou com D. Fernando de Noronha. Segue o 1º

IV - D. Gil Eanes da Costa, n.c.1470. Casou com Dª Joana da Silva. Tiveram:

V - D. João da Costa, n.c.1530, Comendador da Ordem de Cristo. Casou com Dª Antónia de Meneses. Tiveram:

VI - D. Gil Eanes da Costa, n. c. 1570, Alcaide-Môr de Castro Marim. Casou com Dª Francisca de Vasconcellos, n. c.1570. Tiveram:

VII - D. João da Costa, n.c. 1610, 1º Conde de Soure, casou com Dª Francisca de Noronha, n.c. 1610, 1ª Marquesa de Soure. Tiveram:

VIII -D. Rodrigo da Costa, nasceu em 1657, faleceu a 16-11-1722, 37º Vice-Rei da Índia. Casou com Dª Leonor Josefa de Vilhena, n.c.1630.

Penso serem estes que fazem a ligaçâo com os vossos anteriores, do início do Tópico.

Muitos cumprimentos,

A. Melo Lopes da Costa

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#333667 | ncalvares | 09 ago 2013 23:02 | Em resposta a: #320122

Boa noite,

Uma cunhada passou-me um link e vim parar aqui e encontrei o meu nome completo (Nuno Cid Costa Álvares) afixado pela Severa !

Devemos ser primos, o Pedro certamente é (tenho um livro de genealogia dos Costas, Álvares, Álvares da Costa, Costa Álvares e outros de Goa, de que ele e co-autor).

Actualmente vivo em Moçambique (Maputo) e em princípio mais uns 2 anos, sabem de primos por aqui ?

Obrigado e até breve,
Nuno Costa Álvares

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#334654 | ram_mar | 31 ago 2013 18:06 | Em resposta a: #333667

Caro Nuno Cid Costa Álvares

As minhas saudações
Onde posso encontrar esse Livros de Genealogia dos "Costas , Álvares, Álvares da Costa, Costa Álvares e outros de Goa, de que ele e co-autor).


Muito obrigado

Saudações
Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#334675 | ncalvares | 01 set 2013 14:39 | Em resposta a: #334654

Caro Raimundo Maurício,
Sugiro contacto com o Pedro Carmo Costa , que indica o endereço de email no post de 28/12/12.
Saudações,,
Nuno Costa Alvares

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#334676 | ram_mar | 01 set 2013 15:51 | Em resposta a: #334675

Caro Nuno Costa Álvares

Muito obrigado pela sua pronta resposta.

Saudações
Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#337165 | ram_mar | 23 out 2013 22:29 | Em resposta a: #334676

Caro Confrade Agostinho Lopes da Costa

Finalmente consegui estes dados no registo de casamento (na Igreja de S. salvador em Santarém) dia 1/06/1672 por procuração de Sebastião da Costa Corregedor de Viseu, filho de Simão Dias Costa (Natural da Golegã) e Maria Álvares Sintieira com Anna da Costa Filha de Leunardo João Pinheiro e Maria Carvalha naturais desta Villa de Santarém foram testemunhas Luis da Costa seu irmão e Francisco da Silva.

Como foi por procuração não diz a naturalidade dos Pais do Sebastião da Costa.



Mais outra descoberta: Rodrigo da Costa Álvares, filho de Thomaz António da Costa Álvares e de Feliciana Rosa de Oliveira, teve 2 filhos: um Rodrigo e Feliciana Rosa de Oliveira que vem a casar com Lázaro da Silva Torres, pais do Visconde da Serra de Pilar.

Mais tarde casa em segundas núpcias com Perpétua Barreto de onde nasce o Rodrigo da Costa Álvares Junior meu trisavõ.

Começa a haver alguma luz...


Existe uma Quinta da Sintieira em Abrantes, Sardoal, com Brasões de Caldeiras e Mendonças e mais 2 Sousas e Mouras. Haverá Alguma ligação?
Os confrades têm alguma informação?

Desde já o meu muito obrigado por tudo.

Saudações
Raimundo Manuel Álvares Serrão Maurício

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#337166 | ram_mar | 23 out 2013 22:39 | Em resposta a: #337165

Errata:

Onde se lê Sinteiro deve-se ler Senteiro.
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#342225 | Limão | 09 fev 2014 16:39 | Em resposta a: #327090

Caro Confrade

Raimundo Maurício,

Por favor informe, se esta Dona Felícia Luísa da Rocha, casada com o dr. Luís Álvares da Costa, é oriúnda das Casa das Cortes, (Torre Cortêz), da freguesia de Sâo Martinho de Armil, Concelho de Fafe, distrito de Braga. que casou na (Torre de Aquiâ), nos Arcos de Valdevez, com os "Rocha Brito".
Cumprimentos,
Agostinho de Melo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#342228 | Limão | 09 fev 2014 17:46 | Em resposta a: #337166

Caro Confrade

Raimundo Maurício,

Cumprimentos, numa revisão que fiz encontrei os seguintes dados dos "Costas" de Álvares.

Processo de Génere, 25866, do arqº de Braga.

João da Costa, n. a 23-02-1805, baptizado a 25, em Sâo Pedro de Azurém Guimarâes.

Padrinhos de Baptismo: João de Sousa de Aguiar, e Dª Maria Salgado, da Vila de Guimarães.

Filho de José da Costa, Lavradores, e de sua esposa Ana Luísa Salgado, casados a 17 de Agosto de 1776, em São Pedro de Azurém Guimarâes.

Ele filho de Lourenço da Costa, e de sua esposa, Dª Joana Francisca da Costa, moradores em Azurém de Baixo, Guimarâes.
Ela filha de Bento Fernandes, e de sua esposa Dª Susana Salgada, moradores no Lugar de Vargas, São Pedro de Azurém.

Lourenço da Costa, e Joana Fernandes, casaram a 23 de Março de 1730, na freguesia de Prazins, (Saqnto Tirso), Guimarães.

Ele filho de José da Costa, e de sua esposa, Dª Jerónima Antunes, moradores no Lugar do Adro, freguesia de Prazins, (Santo Tirso) Guimarães.
Ela filha de Domingos Alves, e de sua esposa Dª Maria Francisca Alves, moradores no Lugar da Ruela, freguesia de Prazins (Santo Tirso), Guimarâes.

Bento Fernandes, é natural do Lugar do Souto, freguesia de Vila Nova das Infantas, Guimarães, Ajudante de João Rodrigues, na Burnaria, São Pedro de Azurém. Guimarães.

Filho de João Fernandes, e de sua esposa, Dª Catarina Ribeiro, moradores no Lugar do Souto, Vila Nova das Infantas, Guimarães.

Casou a 18 de Agosto de 1754, na Freguesia de Sampaio, Guimarâes, com Dª Susana Salgada, natural de São Miguel de Creixomil, Guimarães

Filha de João Ribeiro, e de sua esposa, Dª Isabel Salgada, moradores no Lugar de Vargas, Freguesia de Sampaio, Guimarães.

Neta de Francisco Salgado, e de sua esposa, Dª Luísa Teixeira, moradores na Quinta do Miradouro, Guimarâes.

Bisneta de Marcos Salgado, e de sua esposa, Ângela de Araújo da Silva.

Terceira neta de Jerónimo Salgado, e de sua esposa Dª Guiomar Francisca Salgada. (Viúva ).

Quarta neta de Gonçalo Francisco Salgado, e de sua esposa, Dª Margarida Álvares Peleja Salgada.

Quinta neta de Afonso Álvares, e de sua esposa DªAna Peleja Salgada, Escudeiros do Duque de Bragança, e Mercadores da Vila de Guimarâes, moradores na sua Quinta do Miradouro, Guimarâes.

Dª Ana Peleja Salgada, é irmâ de Francisco Salgado, Mercador em Havana, instituidor do Dote dos "Peleja Salgados", na Misericórdia de Guimarães, ainda reclamado no início do Sec. XX, pelos seus descendentes.

Esta geração carregava também o apelido "Silva".

Com os melhores cumprimentos,

Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Alvares

#343081 | Almegue | 01 mar 2014 14:57 | Em resposta a: #76153

Boa tarde,

No Estoril tem duas famílias, ainda parentes, de Costa Alvares : Bual Costa Alvares, ligados à família Roquete e os Sobral Cid Costa Alvares.. É uma pista, provavelmente poderão ajudá-la

Melhores cumprimentos

Francisco de Almeida Guedes

Resposta

Link directo:

Família Costa Alvares

#349735 | mariaroxo | 30 ago 2014 19:27 | Em resposta a: #76153

Cara prima Isabel-Por mero acaso ,deparei com a mensagem que a Isabel enviou ao Pedro

Costa a pedir o meu contacto.Quando a senhora sua mãe era viva ,eu ia sabendo notícias vossas através dela mas,depois do seu desaparecimento ,nunca mais soube de qualquer de vós.É claro que terei o maior dos prazeres em entrar em contacto convosco e programar uma nova reunião de família,até porque há vários membros da família que eu já não vejo há bastante tempo e


gostava de os rever,como é o caso do Pedro Costa e dos seus familiares mais próximos.
Vou então dar-lhe a minha morada e o contacto :-José Manuel Varella Sant'Anna de Miranda,Rua dos Escudeiros núm's 29 e 31 -2070-421 Pontével.Tel. 243102503 , 914579311.
Cá fico a aguardar notícias vossas

Resposta

Link directo:

Família Costa Alvares

#371297 | acalvares | 30 jun 2016 09:45 | Em resposta a: #310103

Tenho a informar que sou o nº2 da alínea XVI e os outros são os meus 2 irmãos. :-) E que hoje fazem 18 anos que o nosso Pai (o 6º na alínea XV, general JoséMaria Soares da Costa Álvares) faleceu, em Inglaterra. Não são grandes recordações. :-(

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 04:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen