José Virgolino Feio Quaresma

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

José Virgolino Feio Quaresma

#76238 | leonor37 | 30 out 2004 20:44

Sou trineta de Acúrcio João (Quaresma), filho de Esmeralda Conceição, e de Maria José Baldrico, ambos naturais da Aldeia Galega, bisneta de Acúrcio Virgolino Baldrico Quaresma, e de Teresa Guerreiro, que morreu na Sapataria, e neta de João Quaresma, que casou em Sobral de Monte Agraço, com Esmeralda Silveira, de Cabeço de Montachique.
E tendo visto na base de dados, um José Virgolino Feio Quaresma, filho de Acúrcio Quaresma, com descendência, gostaria de saber a origem do apelido Quaresma, uma vez que Esmeralda Conceição não casou, e os pais eram, João António Melro e Joaquina Rodrigues, ambos naturais de Alhos Vedros.

Agradeço antecipadamente,

Leonor Andrade

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76248 | SUÃO | 31 out 2004 00:21 | Em resposta a: #76238

Cara Leonor Andrade:

1-José Virgolino Feyo Quaresma que consta da BD, meu bisavô materno, nasceu em Almada a 12.3.1873, e foi coronel de Infantaria.

Foi filho de:
2-Dr.Acúrcio João Maria Quaresma, n. a 22.12.1830 e b. em Aldea Galega do Ribatejo (Matriz) a 27 seguinte. Foi baptizado com o nome de João, mudando para Acúrcio João Maria no dia do seu Crisma, em 28.9.1849. Foi Administrador do Concelho de Loulé e Conservador da Comarca de Almada. Casou em AGRibatejo a 4.6.1857 com sua prima (dispensado no 3º grau de consanguinidade) D.Maria José d'Oliveira Feyo.

neto paterno de:
4-João Quaresma, n. AGR 7.11.1807, e de Maria Jacinta, solteira (este João Quaresma casou depois, em AGR a 10.6.1855, com Maria da Glória Alves, filha de Domingos Alves Ribeiro e de sua mulher Mariana Rita da Veiga, c.g.)

bisneto pat. de:
8-Francisco Quaresma e de sua mulher Joaquina Rosa, casados em AGR a 24.4.1797 (ela irmã inteira do Padre Manuel Rodrigues Riancho Feyo, b. AGR ci de 1775, freire da O. de Santiago, 1º beneficiado pároco da igreja matriz do Espírito Santo de AGR em 1821)

3º neto pat. de:
16-António Quaresma e de sua mulher e prima Joana Baptista, com quem casou em AGR a 30.9.1769 (dispensados no 3º grau de consanguinidade)

4º neto pat. de:
32-José Quaresma, b. AGR a 2.5.1700, e de sua mulher Antónia dos Santos, aí casados a 6.1.1724

5º neto pat. de:
João António e de sua mulher Maria Quaresma, casados em AGR a 30.1.1691 (filha de António Soares e de sua mulher Maria Pinheiro, naturais de AGR), viúva de Manuel Rodrigues Pericos, com quem casou em AGR a 10.7.1654.

6º neto pat. de:
64- Manuel António e de sua mulher Maria de Sousa, naturais de S.Tomé de Bitarrões (bispado do Porto)

Como pode verificar, estes Quaresmas viveram e foram naturais de Aldea Galega do Ribatejo, actual Montijo, pelo menos desde a 2ª metade do século XVII.

Já agora agradecia que me informasse, se souber, de mais alguns dados sobre os seus avós (naturalidades, datas e outras informações) de forma a tentar apurar-se qual a relação entre uns e outros, que, do que é dado ver, me parece ter existido. Peço-lhe também o favor de corrigir os nomes dos pais de seu trisavô Acúrcio João (Quaresma), que saíram com gralha.

Com os meus melhores cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76252 | manuel_acurcio | 31 out 2004 01:29 | Em resposta a: #76248

Acúrcio João (Quaresma), foi filho de Esmeralda Conceição, provavelmente perfilhado, e casou aos 18 anos com Maria José Baldrico, de quem teve:

Acúrcio Virgolino Baldrico Quaresma , casado e com geração.

Esmeralda Quaresma, casada com Vitorino José D`Almeida Pedro, tabelião, filho de Francisco Xavier de Andrade e Vasconcellos, Senhor da Casa de Labriz, e de sua segunda mulher Ana Jesus Pedro, caseira, sem geração.

Jacinto Acúrcio, Capitão de Infantaria, casado com Jacinta Anastásia Ximenez Portela, de Salamanca, que tiveram nove filhos, sete dos quais com descendência.

Estou à disposição para mais informações,


Manuel Acúrcio

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76335 | joãoquaresma | 02 nov 2004 09:52 | Em resposta a: #76248

Sou João Ricardo Quaresma, filho de João Quaresma, nascido em Lisboa em 1924, e de Maria Amélia Freire, nascida em Setúbal em 1927, bisneto de João Quaresma nascido em 1808, e de Maria Glória Alves. Vivo em Madrid, e este assunto despertou-me a atenção, porque nada seu sobre os descendentes que o meu bisavô teve antes de casar.

Agradecia desde já qualquer informação

Cumprimentos

João Quaresma

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76355 | SUÃO | 02 nov 2004 16:10 | Em resposta a: #76335

Meu Caro Primo Tio:

Mando-lhe o meu E-mail para entrarmos em contacto, claro está se concordar, pois também para nós foi uma agradável surpresa saber da vossa existência.
Eu sou neto materno de António Fernando Pedroso Quaresma, já falecido, que era seu primo 2º, filho de José Virgolino Feio Quaresma, do tópico (este primo-irmão de seu Pai)

E-mail: migcorterealarrobasapopontopete

Um grande abraço
Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76356 | SUÃO | 02 nov 2004 16:15 | Em resposta a: #76252

Meu Caro Manuel Acúrcio:

Deixo-lhe o meu E-mail para se quiser entrar em contacto comigo. Gostaria também de ficar com um seu contacto.

Um abraço
Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76357 | SUÃO | 02 nov 2004 16:18 | Em resposta a: #76356

Meu Caro Manuel Acúrcio:

Peço-lhe desculpa pelo lapso
Aqui vai o meu E-mail:
migcorterealarrobasapopontopete
Renovado abraço,
Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76486 | joãoquaresma | 04 nov 2004 10:20 | Em resposta a: #76355

Miguel,

Dentro de momentos parto para a América do Sul, mas não quero deixar de responder-lhe.
Gostei muito de ter notícias de um ramo que desconhecia por completo, os Côrte-Real.
Um ramo da minha mulher está ligado ao Sul de Espanha, onde vive o nosso filho, Jesus, e como tal, passamos lá várias temporadas, em várias alturas do ano.
Tenho além do Jesus, mais duas filhas, Carmen, que vive connosco, e Paz, que vive na Colômbia, casada com Miguel Schonburg, com quem vamos passar o mês de Novembro e parte de Dezembro.
O Natal, passamos na nossa quinta de Sesimbra, onde vamos permanecer até dia 29, data em que partimos para casa dos meus sogros, para celebrar os Reis.
Nesse espaço de tempo, terei o maior gosto em conhecê-lo, e em facultar-lhe os registos do arquivo de família, da minha querida prima Leonor, onde estão referenciados todos dos descendentes de Acúrcio João.
O meu filho Jesus, que está neste momento em Portugal, ficou encarregado da contratação de uma nova via web, de que lhe darei conhecimento assim que chegar a Portugal.

Cumprimentos e até breve

João


P.S. Faltou a referência à minha mulher, dos Marqueses de Antella, com quem casei em Sevilha, mas brevemente darei notícias

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76490 | cyrne | 04 nov 2004 10:55 | Em resposta a: #76486

Caro João Quaresma,

Já agora dou-lhe conhecimento de outro ramo da familia. os Cyrnes. A minha Avó Paterna é (era) irmã da Mãe do Miguel Côrte Real, chamava-se Maria Antónia Sotomaior Quaresma e casou com o meu Avô José Alexandre Alcobia de Sousa Cyrne.
Fico contente pelas suas descobertas familiares, minhas e do Miguel.

Um Abraço e espero conhece-lo!

Vasco Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#76683 | SUÃO | 07 nov 2004 13:19 | Em resposta a: #76486

Caro Primo João:

Agradeço-lhe a sua simpática resposta e as novidades que dá sobre o seu ramo. Desejo a todos uma boa viagem e uma frutuosa estadia na companhia da vossa filha e genro.
Fico aguardando um seu contacto na agradável expectativa de os conhecer a todos vós.

Um abraço meu, um bom regresso das Américas, e até breve
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#79114 | joãoquaresma | 10 dez 2004 13:46 | Em resposta a: #76683

Miguel,

Regressado de viagem, pode contactar-me pelos seguintes mails, para combinarmos o tal encontro, se assim o desejar, e se for possível.

joaoquaresma24@mail.pt

Que apenas vou usar enquanto estiver em Portugal, ou então por este, se acaso não lhe for possível em tempo útil usar o primeiro:

joaoquaresma2000@yahoo.es que é o meu mail em Espanha.

Não pude contactá-lo antes pois não entendi o seu mail.

Melhores Cumprimentos,

João Quaresma

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#79115 | joãoquaresma | 10 dez 2004 13:47 | Em resposta a: #76490

Vasco,

A mensagem que transmiti ao Miguel, serve também para si.
Espero poder encontrá-lo em tempo útil.

Cumprimentos

João Quaresma

Resposta

Link directo:

Quaresma no Brasil

#79179 | FGJ | 11 dez 2004 18:34 | Em resposta a: #76238

LEONOR ANDRADE,
esperando q lhe sejam de algum proveito, mando-lhe abaixo alguns Quaresma q tenho anotados.
ANTONIO MENDES DO VALLE QUARESMA. 1890- Acionista do Banco Cooperativo (Rio-RJ). (A N/ Junta do Comércio/ L-38 / Registro 912).

FRANCISCO MACHADO QUARESMA. 1894-Acionista da Cia De Seguros Terrestres União dos Proprietários, com 25 ações em 5000. (A N/ Junta do Comércio/ L- 77 / Registro 2278).

JOSÉ FRANCISCO QUARESMA GOMES. 1854-Professor em Meia Pataca-MG(Relatório do presidente da província de MG apresentado à Assembléia Provincial em 25-03-1856).

OSCAR DA SILVA QUARESMA. 1890-Acionista do Banco do Povo, constituído em 29-7-1890.Tinha 5 ações em 50.000. (A N/ Junta do Comércio/ L- 38 / Registro 922).
Atenciosamente,
Frederico GJ
RIO/BR

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#121512 | mfcr | 25 jun 2006 00:04 | Em resposta a: #76248

Caro confrade Miguel Côrte-Real

Ao arrumar uns umas cópias de baptismos, "tropecei" no baptismo de Júlio, Filho de seu Trisavô Materno Doutor Acurcio João Maria Quaresma. O Júlio, nasceu em Aldeia Galega do Ribatejo, actual Montijo, a 8.02.1858 e foi baptisado a 11.03.1858.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#121625 | PedroM | 26 jun 2006 16:46 | Em resposta a: #76238

Caros Confrades:

Gostaria de saber se na vossa família Quaresma, terão porventura encontrado uma senhora de nome Vitória Fonseca Quaresma, minha trisavó, provavelmente também natural de Aldeia Galega

Agradeço antecipadamente,

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Urbano

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#206480 | samouco | 27 ago 2008 17:34 | Em resposta a: #76248

Caro Primo Miguel Côrte-Real

Foi com grande satisfação que encontrei à dias, este tópico sobre Quaresmas do Montijo e com vários Primos, todos com interesse em saber de onde vieram...

Também sou neto, (Quinto) de Francisco Quaresma e Joaquina Rosa Feyo. Foi gratificante constatar que tinha seguido a mesma linha que eu segui, quando se fica sem saber quem foi o pai de José Quaresma (ao casar com Antónia dos Santos a 02.01.1724). Note que comecei apenas à um ano com este (trabalho) prazer das horas vagas e tenho contado com a ajuda do Primo Manuel Castanheira Rufino, do Montijo.

Nem a propósito, recebi hoje notícias do Arquivo do Porto sobre o baptismo do nosso avô João António de Bitarães. Filho de Manoel António de Souza e Maria de Souza, baptizado a 15.12.1660.

Coloco à disposição a minha página pessoal: Carvalho de Samouco, para que possa consultar os meu progressos. http://genealogia.netopia.pt/3223/

Agradeço que me informe se tiver alguns dados novos.

Um abraço e os melhores cumprimentos a si e restantes Primos, Leonor Andrade, João Quaresma, Manuel Acúrcio e Vasco Cyrne

Emídio Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#261846 | mfcr | 09 set 2010 23:51 | Em resposta a: #76248

Caro Confrade Miguel Côrte-Real

Faz tempo que ando para lhe colocar a seguinte questão. Não coloquei antes, porque tenho feito pesquisas e agora é que parece ter chegado ao fim neste pessoal ( Carrascos, Quaresmas e etc. ).

Antónia dos Santos ( em 32 ) casada com o José Quaresma, é irmã de meus 7ºs. avós Francisco Rodrigues Carrasco e Matias Rodrigues Carrasco. Ao todo são 13 irmãos e são filhos dos meus 8ºs. avós Manuel Rodrigues Carrasco e de Maria Cardoso. Este pessoal tenho-os razoàvelmente estudados em AGR.

A minha questão é esta: Em relação ao casal José Quaresma e Antónia Santos, tem mais informação do que a que consta neste tópico ?.

Estou ao seu dispôr para alguma questão com este pessoal de AGR.

Antecipadamente grato.

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

RE: José Virgolino Feio Quaresma

#277682 | mfcr | 04 jun 2011 16:20 | Em resposta a: #121625

Caro Pedro Urbano

Veja s.f.f. o tópico Saldanha da Gama e encontrará o casamento da sua trisavó Vitória Fonseca Gama.

Cumprimentos

Manuel Rufino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 14:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen