Familias de Gomide, Vila Verde

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias de Gomide, Vila Verde

#76669 | procha75 | 07 nov 2004 11:18

Caros confrades:

Nos próximos dias irei aqui expor neste tópico vários ramos da minha ascendência que nasceram e/ou viveram na freguesia de São Mamede de Gomide, concelho de Pico de Regalados (actualmente Vila Verde). Desde já agradeço alguma contribuição que algum confrade possa dar para enriquecer os dados expostos e a minha base-de-dados.

A minha sétima avó, Dona Raquel de Sousa (também dita Dona Raquel de Menezes), baptizada em 15 de Abril de 1674 na Igreja de São Mamede de Gomide, casou-se com o meu sétimo avô, João de Gouveia Pimentel, filho de António Pimentel e de Dona Antónia de Gouveia, estes dados como da freguesia de Nossa Senhora da Expectação da Lagoa de Lorvão, bispado de Coimbra (e sobre os quais não consegui obter mais dados). Foram pais do meu sexto avô, António Caetano de Gouveia Pimentel que viveu e teve descendência na predita freguesia de Gomide.

Passo a nomear os costados da dita minha sétima avó, agradecendo desde já os dados que algum confrade possa acrescentar a esta ascendência (nomeadamente outros filhos e ascendência referenciada em algum nobiliário para além do de Felgueiras Gaio). As informações contidas nestes costados foram retiradas da habilitação do Santo Ofício (recusado) de Vicente da Costa, meu sétimo avô:

1. Dona Raquel de Sousa / Raquel de Menezes

PAIS:
2. Vicente da Costa. Cirurgião. Vive abastadamente das suas fazendas. Homem de boa vida. Tem muitos parentes e primos religiosos da Companhia de Jesus (quais?). Morador no couto de Gomide, termo de Pico de Regalados. Casou na freg. Santa Eulália de Sande.
3. Inácia da Silva de Arrochela / Inácia da Costa de Arrochela (nomeada assim uma única vez). Morou com a tia Hieronima da Silva no lugar de Sanguinhedo, freg. São Cristóvão; e depois casa-se. Casou na freg. Santa Eulália de Sande, de onde é natural.

AVÓS:
4. Francisco da Costa. Natural e morador no couto de Gomide. Lavrador.
5. Ana Antónia. Natural e moradora no couto de Gomide. Lavradora.

6. Filipe de Sousa Barreto. Natural da vila de Pico de Regalados (da freg. São Paio de Mós, referido 1 vez). Morador na freg. Santa Eulália de Sande. Por parte da sua mãe pertence-lhe um morgado que perdeu em demanda na vila de Monção.
7. Ângela de Abreu de Arrochela. Natural e moradora na freg. Santa Eulália de Sande

BISAVÓS:
8. Domingos Rodrigues. Natural e morador no couto de Gomide. Lavrador. Poderá ser o juiz do concelho de Gomide (ainda que duvide que seja este avô do inquirido).
9. Catarina Álvares. Natural do lugar da Costa, freg. Gomide, conc. Pico de Regalados. Moradora no couto de Gomide.

10. António Afonso. Natural do lugar do Outeiro, freg. de Gomide. Morador no couto de Gomide. Terá sido juiz do concelho de Gomide (sómente é dito que 1 dos avós do inquirido o foi e pelas declarações das testemunhas parece-me que terá sido este).
11. Maria Rodrigues. Natural da freg. e couto de Valdreu. Moradora no couto de Gomide.

12. Gonçalo Rebelo de Abreu / Gonçalo Rebelo. Natural e morador na vila de Pico de Regalados.
13. Constança Soares de Menezes. Natural da vila de Monção. Moradora na vila de Pico de Regalados. Veio do Mosteiro de Vitorino das Donas, aonde foi freira noviça, antes de casar.

14. Belchior de Afonseca / Belchior da Fonseca / Belchior de Afonseca de Abreu. Natural e morador no couto de Gomide. Escrivão dos órfãos. Escrivão da Câmera. Ia à vila de Pico de Regalados às audiências: ia de cavalo e trazia os papéis nuns alforges e neles tornava a levar para sua casa pão branco e o mais necessário para sua casa.
15. Ana da Silva de Arrochela. Natural e morador no couto de Gomide.
= Hieronima da Silva / albergou sua sobrinha Inácia na sua casa em Sanguinhedo, freg. São Cristóvão
= Marta de Barros / segundo o padre Francisco Pereira da Cunha, ex-abade da Igreja de Santa Eulália de Sande, tinha raça de judia.
= Maria da Silva de Arrochela
+ cs + Pedro de Abreu Folgueiro, de Sanguinhedo / nat. freg. São Cristóvão. Uma tia da vila de Ponte de Lima deixa-lhe uma fazenda com a cláusula que se casasse com uma mulher cristã nova perderia a dita fazenda; e por ele casar com Maria da Silva a perdeu.

TRISAVÓS
16. [...] Rodrigues
17. [...]
= [...] Rodrigues (o)
= Bartolomeu Rodrigues / 1ª testemunha de São Mamede de Gomide /

24. Balthezar Fernandes Rebello
25. Joana Fernandes

28. [...]
29. Antónia da Fonseca. Tem fama de judia e foi causa directa da recusa do cargo de familiar do Santo Ofício a Vicente da Costa casado com Inácia da Silva, sua descendente.
= Doutor Gregorio Rebello / Doutor Gregorio Rebello de Abreu / Abade da Igreja de Santa Eulália de Sande.

PENTAVÒS:
58. [...]
59. [...]
= [...] [Fonseca]. Tentou ser irmão da Misericórdia de Ponte de Lima e obrigaram-no a fazer inquirição de puridade sanguínea o que nunca quis fazer. Seria procedente de judeus.

Nota: Segundo Felgueiras Gaio (e esta informações confirmei por via de documentos existenetes nas Chancelarias Régias correspondentes):
28 - Crsitóvão de Abreu ou Cristóvão da Fonseca (segundo carta de nomeação de tabelião do público e do judicial do concelho de Pico de Regalados)

Nota2: No mesmo processo de habilitação do Santo Ofício também é referido que:
* Gregorio Francisco / 4ª testemunha de São Mamede de Gomide /
= [...] (a) / faleceu após 6 meses de casamento
+ casada durante 6 meses + Vicente da Costa (inquirido)

* [...] (o)
=> descendente => Sebastião Antunes / 5ª testemunha de São Mamede de Gomide / parente no segundo grau de Vicente da Costa /
=> descendente => Ana Antónia / mãe do inquirido / no assento de casamento de Vicente da Costa com Inácia da Silva (em 20 de Julho de 1670) é nomeada Antónia Antunes.

* António Gonçalves / 2ª testemunha de Santa Eulália de Sande / Parente de Filipe de Sousa no 4º grau.

* Manoel Rebello / 10ª testemunha de Santa Eulália de Sande / Parente de Filipe de Sousa Barreto

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde

#76674 | Lobo | 07 nov 2004 11:48 | Em resposta a: #76669

Caro Pedro Rocha

Interessante a ligação aos Rebelo, tendo em conta quanto digo na mensagem que lhe enviei sobre Afonso Vilela e seu irmão Pero c.c. Marta Rebelo.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde

#76681 | Vasco Jácome | 07 nov 2004 12:44 | Em resposta a: #76669

Caro Pedro Rocha

Segundo manuscrito (e como tal, necessita sempre das necessárias verificações em fontes primárias) de Sousa Machado que tenho, Ângela de Abreu c.c. Filipe de Sousa Barreto, era filha de Belchior da Fonseca e Abreu e m.er D. Ana da Silva, aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=186611

Depois posso enviar mais pormenores.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde

#76690 | procha75 | 07 nov 2004 15:24 | Em resposta a: #76681

Caro Vasco Jácome,

Agradeço a contribuição.
Na verdade, já tinha chegado à mesma conclusão através do Felgueiras Gaio (sem contudo este referir o nome da mulher de Belchior da Fonseca, que se encontra bem explicito na habilitação do Santo Ofício de Vicente da Costa - Ana da Silva de Arronchela). Mais, confirmei através de documentos das Chancelarias a ascendência deste Belchior da Fonseca uma vez que sucede ao pai e este dos seus maiores no cargo de escrivão e tabelião (o pai e avô).

De qualquer modo não tenho mais informação alguma sobre os ascendentes da dita Ana da Silva. Será que tem dados sobre ela ?

Qualquer outra contribuição sobre os restantes ascendentes expostos será bem vinda.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde

#76692 | procha75 | 07 nov 2004 15:35 | Em resposta a: #76674

Caro A de Sepúlveda,

É realmente interessante esta ligação aos Rebelo ainda que a minha ligação não seja feita pela ascendência do dito Abade Afonso Vilela (que é meu ascendente por parte de meu pai enquanto que Belchior da Fonseca é meu décimo avô pelo lado da minha mãe). De qualquer modo parece que as nossas ascendências se voltam a cruzar.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde

#76694 | Lobo | 07 nov 2004 15:45 | Em resposta a: #76692

Caro Pedro Rocha

Agradeço a sua mensagem. Vamos persistir na busca até que se faça alguma luz.

Um abraço

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

Familias de Gomide, Vila Verde - 2º Ramo

#76703 | procha75 | 07 nov 2004 17:40 | Em resposta a: #76669

Caros confrades,

Tal como havia dito ao iniciar este tópico, abaixo descrevo outro ramo da minha família radicada na freguesia de Gomide. Agradeço informações que tenham sobre algum membro destes costados, nomeadamente ascendentes e outros ramos saídos destes.

A minha sétima avó, Prudência Coelho, casa-se em 7 de Agosto de 1741 com o meu sétimo avô, Domingos Francisco, filho de João Francisco e de Maria Domingas (?), da freguesia de Santo Estevão de Barros.

Abaixo passo a expor os costados desta minha ascendente, procedentes da freguesia de São Mamede de Gomide:

1. Prudência Coelho

PAIS:
2. Manuel Antunes. Casa-se em 28 de Julho de 1714, em Gomide.
3. Sabina Coelho

AVÓS:
4. Francisco Antunes. Casa-se em 8 de Julho de 1685, em Gomide.
5. Catarina Antunes
= Antónia Francisca
+ cs. 1714-Jul-29 + António Coelho, filho de Jerónimo Coelho e de Catarina João, abaixo.

6. Mateus João. Casa-se em 12 de Fevereiro de 1652, em Gomide
7. Isabel Francisca
= Alexandre Coelho. Padre. Com Inquirição de Génere em Braga, 1689.
= Jerónimo Coelho
+ cs. 1682-Jun-22 + Catarina João
= Maria Coelho
+ cs. 1682-Jun-22 + Domingos Antunes
= Maria Coelho
+ cs. 1714 –Jul-23 + Jerónimo Nogueira

BISAVÓS
12. João Francisco. Dado como da fregueisa de São Mamede de Gomide
13. Maria Francisca

14. Gregório Francisco. Dado como da freguesia de Santo Estevão de Barros. Casa-se em 30 de Novembro de 1629, em Gomide
15. Maria Francisca
= Helena Francisca
+ cs. + Francisco da Lomba
= Manuel da Lomba. Com Inquirição de Génere em Braga, 1689
= Ana Coelho
+ cs. + Manuel Lopes
= Manuel Lopes. Com Inquirição de Génere em Braga, 1689
= Félix Coelho. Com Inquirição de Génere em Braga, 1691
= Maria Coelho
+ cs + Manuel António da Lomba
= Manuel Lopes da Lomba. Com Inquirição de Génere em Braga

TETRAVÒS:
28. António Francisco. Dado como da freguesia de Santo Estevão de Barros
29. Marta Fernandes

30. Francisco Álvares. Dado como da freguesia de São Miguel de Oriz.
31. Maria Fernandes

Manuel da Lomba, Manuel Lopes e Alexandre Coelho, com inquirição de génere em Braga, em 1689, são ditos sobrinhos do Abade de Gomide. Contudo não consegui até agora chegar a uma conclusão qual era o nome deste Abade.

Resposta

Link directo:

Rebelos Abreus

#76774 | Vasco Jácome | 08 nov 2004 22:30 | Em resposta a: #76690

Caro Pedro Rocha

Transcrevo então o que consigo ler (está bastante rascunhado) do dito manuscrito e que tem mais interesse para esta linha. O que vai entre [] são os meus acrescentos. O 1- Álvaro Dias Rebelo, segundo Manuel Abranches Soveral, nas “Ascendência Visienses”, vol. 2, pg. 244, seria filho de um possível filho de Gil Gonçalves Rebelo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38985), que aliás seria Mendes e não Gonçalves .
Chamo também especial atenção para os filhos de “7 Francisco da Silva da Fonseca de Abreu” pois pode ser que exista documentação sobre eles na Torre do Tombo.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

1 Álvaro Dias Rebelo, vassalo del-rei Juiz em Guimarães (1418) foi casado com Inês Fernandes de Macedo, a rica dona de Golães.
2. João Alves

2 João Alves Rebelo, escudeiro, morador em Guimarães, criado de D. Gonçalo Pereira, teve mercê do ofício de escrivão das sisas de Basto (6-9-1451 Lº de chancelaria fl-196). Representou Guimarães nas cortes de Torres Novas (1438); e teve grandes demandas com D. Francisco de Sousa, comendatário de Santo Tirso, por causa do Assento de Golães, mas compuseram-se casando sua filha mais velha com Afonso Vieira, da casa do comendatário. Foi casado com Aldonça Gonçalves.
3 Catarina Rebelo, Sr.ª do Assento de Golães, m.er de Afonso Vieira c.g.
3 Maria Rebelo, m.er de Fernão Nunes de Meireles
--4 Simão Rebelo
--4 Cristóvão Rebelo
3 Isabel
3 Aldonça
3 Cecília
3 Pedro Rebelo que tomou ordens menores [23-03-]-1448.

3 Isabel Rebelo viveu em S. Miguel de Prado (Regalados) com seu marido Álvaro Afonso
4 Gregório que tomou ordens menores em 1510
4 Francisco
4 …[?] Rebelo, m.er de Pedro Veloso (?)
4 Catarina Rebelo m.er de Pedro Nunes de Meireles cap-mor de Unhão
--5 Cristóvão que tirou ordens menores em 1529

4 Francisco Rebelo viveu na Quinta de Paço de Vila Nova em S. Miguel de Prado casou com D. Mecia de Abreu, da Casa da Torre da Grade fª de Álvaro Vaz de Abreu, Alcaide-mor de Lapela e de sua m.er D. Guiomar Afonso Vilarinho.

[Entre Outros:]

5 Cristóvão Rebelo de Abreu viveu em S. Miguel de Prado com sua mulher D. Antónia da Fonseca. Teve prazo do casal da Torre a 23-1-1591 – por Lopo Gomes de Abreu. Sá de Miranda aplicava-lhe por vezes os versos feitos a outro amigo: Homem de um só parecer…
6 Gregório Rebelo de Abreu
6 Gaspar da Fonseca e Abreu [C.G.]
6 Belchior da Fonseca e Abreu
6 D. Ana de Abreu, m.er de Rodrigo Rebelo Marinho
--7 Francisco de Abreu
6 D. Margarida de Abreu
6 Maria de Abreu, m.er de Fernão Lopes
6 Ângela da Fonseca casada com António Marinho Falcão [http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=239789] (fº de Pedro Marinho Falcão e de sua m.er Isabel Ferraz) que passou a 2as núpcias a 19-10-1625

6 Belchior da Fonseca e Abreu casou com D. Ana da Silva – fª de Heitor de Arrochela [será o http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199819 ?] e de sua 2ª m.er Marta da Silva. Já era falecido em 1627.

7 Francisco da Silva da Fonseca de Abreu era solt. 1621. Tabelião (sucessor a Francisco Rebelo de Abreu), Escrivão da Câmara da Vila de Pico de Regalados, faleceu em S. Cristóvão a 20 de Junho de 1646. Viveu na Q.ta da Veiga com sua mulher D. Maria de Vilas-Boas, imã dos cónegos Domingos Lopes de Vilas-Boas e Fr.co de Vilas-Boas.
--8 Bartolomeu de VilasBoas da Fonseca, capitão de Infantaria e de Cavalaria, Cavº da Ordem de Cristo, casado com D. Jerónima de Abreu e Brito, dos Arcos de Val-de-Vez
--8 O L.do Belchior da Silva Abreu Prior de Águeda e Cónego da Sé de Coimbra.
--8 D. Maria de Vilas-Boas casou a 27 de Agosto de 1664 com Luís Pães Corte-Real, fº de Thomas da Costa Corte-Real e «de sua m.er D. Isabel Ferro [?] Pinto C.G.
-- D. Isabel baptª a 18 de Janeiro de 1643

7 D. Marta da Silva de Barros faleceu em Sande a 23-01-1662
7 D. Maria da Silva
7 D. Jerónima da Silva
7 D. Antónia da Fonseca
7 Ângela de Abreu

7 Ângela de Abreu m.er de Filipe de Sousa Barreto que faleceu a 17-12-1662. Viveu na Quinta do Assento na Igreja em Sande (Regalados) onde ela faleceu viúva, a 8-2-1663.
Ele era irmão de Lourenço de Sousa, Sr. da Quinta de Pene [?] em Regalados e fº do Dr. Pedro Barreto e de sua m.er D. Maria Inês de Sousa, da Q.ta de Figueiredo das Donas.
8 P.e André Velho Barreto bapt. A 20-8-1628
8 D. Jerónima bap. 15-2-32
8 D. Margarida de Abreu Soares bap. A 20-7-1634. Casou a 14-12-1664 com Fernando Brandão Marinho fº de Vasco Marinho [bisavô de http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=175745], Sr. da Casa de Lamoso s.g. Ela faleceu a 27-8-1671 em Sande.
8 Pedro Barreto bap. 2-12-1637
8 D. Ana bap. 28-3-41
8 D. Inácia da Silva, bap. 25-1-1643 e casada a 20-7-1770 com Vicente Costa fº de Fr.co Roiz da Costa e Ana Antunes, de Gomide.

Resposta

Link directo:

agradecimento a Vasco Jácome

#76786 | procha75 | 09 nov 2004 00:54 | Em resposta a: #76774

Caro Vasco Jácome,

Agradeço-lhe imenso as informações que agora me fornece. Completa imenso esta minha ascendência; e tudo se regula perfeitamente com o que consta no predito processo de habilitação do Santo Ofício de Vicente da Costa.

Engraçado que eu já havia pensado que Ana da Silva poderia ser filha do segundo casamento de Heitor de Arrochela, mas como o Felgueiras Gaio a dizia Ana de Araújo fiquei em dúvida. Ago confirmo esta minha teoria.

Tal como sugere vou pesquisar no IAN/TT sobre os filhos de Francisco de Abreu.

Por fim e não querendo abusar da sua boa-vontade será que não tem nada relativo a Dona Antónia da Fonseca, mulher de Cristóvão Rebelo de Abreu?. É que esta, no citado processo de HSO, é causa directa da recusa em atribuir o cargo a Vicente da Costa por ser suspeita de cristã-nova.

Um abraço,
Cumprimentos,

Pedro Rocha
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos Abreus

#76792 | procha75 | 09 nov 2004 06:25 | Em resposta a: #76774

Caro Vasco Jácome,

Afinal surgiu uma dúvida, ou antes uma contradição entre o que expõe e a dita habilitação do Santo Ofício de Vicente da Costa. Essa diferença reside nos pais dados a Filipe de Sousa Barreto: na inquirição ele é dito filho de Gonçalo Rebelo (ou Gonçalo Rebelo de Abreu) e de Constança Soares de Meneses (vinda do Mosteiro de Vitorino das Donas) e aí ele é dado como irmão de Lourenço de Sousa e filho de Pedro Barreto e de Dona Maria Inês de Sousa. Acontece que na inquirição os pais deste devem estar correctos porque nenhuma testemunha põe isso em causa e inclusive existe uma que se lembra dos nomes dos pais de Gonçalo Rebelo - Baltasar Fernandes Rebelo e Joana Fernandes.

Você tem algum dado que vá neste sentido? Ou antes, tem dados que prove os dados que me mandou (reparei que inclusive tem datas de óbito)? Existe algum assento paroquial que afirme Filipe de Sousa como irnão de Lourenço de Sousa e filho do Doutor Pedro Barreto?

De qualquer modo não ponho dúvida no restante que é dito.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos Abreus

#76864 | Vasco Jácome | 09 nov 2004 20:31 | Em resposta a: #76792

Caro Pedro Rocha

Sobre Antónia da Fonseca, nada mais é dito, mas recordo que foi mãe do Dr. Gregório Rebelo de Abreu, que foi Abade de S.ta Eulália de Sande e Vigário Geral de Valença. Infelizmente é demasiado remoto para ter IG no Arquivo Distrital. Mas será que há alguma coisa sobre ele na TT?

Quanto à filiação de Filipe de Sousa Barreto, sinceramente não percebi a sua mensagem, pois começa por dizer que ele é filho de Gonçalo Rebelo e depois de Pedro Rebelo, tal como na minha mensagem. Ou percebi mal alguma coisa? De qualquer modo, o que tenho é o que coloquei no texto.

Como lhe disse, esta genealogia consta de um manuscrito com dezenas de anos e nunca tive oportunidade de o confrontar com fontes primárias. Como tal, isto só pode ser encarado como base de trabalho e não como algo de definitivo, pois nem sabemos se esta é a opinião final do autor!

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos Abreus

#76874 | procha75 | 09 nov 2004 21:54 | Em resposta a: #76864

Caro Vasco Jácome,

Relativamente ao Doutor Gregório Rebelo de Abreu, nas Chancelarias do IAN/TT, sómente encontrei referência à sua pessoa na carta de legitimação de seu filho Cristóvão, havido numa prima, em 1620. Ainda não procurei em outros fundos daquela instituição.

Sobre o meu nono avô, Filipe de Sousa Barreto, de acordo com o processo de habilitação do Santo Ofício de Vicente da Costa (casado com uma filha daquele), ele é fdado como filho de Gonçalo Rebelo de Abreu e de Constança Soares de Menezes (que antes de casar foi freira noviça em Vitorino das Donas).
O que eu acrescentei (e esta é uma mera observação pessoal) é que esta filiação (do processo) deve estar correcta por dois motivos: primeiro, o processo data de 1676 estando ainda vivas testemunhas que conheceram pessoalmente os referidos pais; e o segundo motivo prende-se com o facto de uma das testemunhas, para além de os haver conhecido, ainda se lembrar do nome dos pais de Gonçalo Rebelo de Abreu (diz que são Baltazar Fernandes Rebelo e Joana Fernandes).
Por outro lado, acho estranho que coincidindo prefeitamente a restante genealogia sómente o autor se tivesse enganado nesta filiação. Ainda por cima toda a genealogia que me transmitiu está acompanhada de datas relativas a assentos paroquais (ou seja, a meu ver terá havido investigação nas fontes primárias).

Por fim, se tiver algum estudo genealógico que mencione algum dos casais mencionados (pais e avós dados na inquirição) agradecia antecipadamente a gentileza de mo transmitir.

Sem mais,
Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos Abreus

#76889 | Vasco Jácome | 09 nov 2004 23:02 | Em resposta a: #76874

Caro Pedro Rocha

Também admito que o autor tenha consultado os assentos paroquiais, para poder citar as datas. Mas também pode ter feito misturas com apontamentos tirados de outro sítio, eventualmente errado. De Gayo não terá sido, que não desenvolve o ramo até Filipe de Sousa Barreto. Seria de Gavião Barreto?
Mas voltando aos assentos que terão sido consultados: os baptismos dos filhos de Filipe e Ângela são demasiado antigos para já constarem os avós (pelo menos costuma ser assim, mas não há nada como verificar!). Pode é ser pelos padrinhos, onde podem figurar o tio e os avós maternos. O melhor seria tentar consultá-los. Devem ser de Sande, onde o casal viveu.

Agora aguçou-me a curiosidade com essa legitimação do Cristóvão filho do Gregório. Só diz que a “amiga” era prima? Não diz o nome? Neste manuscrito, sobre Cristóvão é dito que “Fez uma justificação da nobreza de seu pai e de sua mãe, instruindo o processo com um atestado passado a 25 de Maio de 1654, por Vasco de Azevedo Coutinho Sr. de S. João de Rei. Diz aí o erudito fidalgo: «além de o ser (parente) em grau muito conhecido comigo pela minha casa de S. João de Rei pela parte de sua mãe e seu avô pai da dita sua mãe Bernardo Ribeiro de Macedo e as mesmas razões tem na casa de Castro com o Marquês de Monte-Belo, por sempre todos se tratarem como parentes e assim o foram. O que juro aos Santos Evangelhos …»

Será que o texto dessa legitimação confirma ou colide com isto?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Abade Gregório Rebelo de Abreu

#76900 | procha75 | 10 nov 2004 00:30 | Em resposta a: #76889

Caro Vasco Jácome

Sobre Filipe de Sousa Barreto vou seguir o seu conselho e irei tentar obter os assentos de baptismo dos seus filhos além de verificar se existe o assento de seu casamento em Sande (deverá ter casado por volta de 1625 pelo que é possível que exista registo).

Sobre Cristóvão, filho legitimado do Abade Gregório Rebelo de Abreu, para ajudar a saciar a sua curiosidade, informo que a Carta de Legitimação (Chancelaria de Dom Filipe II, lv. 23, fl. 99) datada de 5 de Abril de 1620 diz que "Grigorio Rebelo dabreu abb.e da Igreia de Santa Ovaia termo da Villa da Piqua de Regallados me que depois de casardote de missa ouvera hu~ fº per nome Cristovão de huã m.ª tinouca molher não casada que [dejção] era sua parenta no quarto grao e por que não tinha erdeiro ascedente ne~ desendente que seus beis ouvesce de erdar tinha legitimado o dito seu filho ...". Portanto houve o filho de Maria Tinoca, sua parenta (ou seja prima).

Sem mais por ora,
Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Abade Gregório Rebelo de Abreu

#76957 | Vasco Jácome | 10 nov 2004 19:59 | Em resposta a: #76900

Caro Pedro Rocha

Muito lhe agradeço essa informação, pois esta gente é minha antepassada directa!

Com os Melhores Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde - 2º Ramo

#143510 | procha75 | 10 fev 2007 00:28 | Em resposta a: #76703

Renovo o pedido de ajuda.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde

#144083 | procura | 14 fev 2007 19:09 | Em resposta a: #76669

Caro amigo
Não sei se podes me ajudar, e se tem alguma relação estes nomes com esta geração. Meu pai Augusto Ribeiroi filho de Ignacio Ribeiro e Henriqueta da Silva , nascido em Ucanha, e tendo avós lado paterno Antonio Joaquim e IGNACIA DA COSTA, lado materno Jose Morgado da Silva e Miquelina de Jesus. Tendo como madrinha AUGUSTA DA COSTA batizado no povo de Valdaves (freguesia na época.tenho mais alguns dados se for preciso darei. Desculpe se nada tem a ver.Com sinceros cumprimentos. Vera Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde

#144097 | procha75 | 14 fev 2007 20:59 | Em resposta a: #144083

Prezada Vera,

Infelizmente não posso ajudar, porque a minha ascendência não toca com nenhum dos nomes que expôs.
Contudo, anotei os mesmos dados e ficarei atento para o caso de, eventualmente, me aparecer alguma coisa relacionada.
Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Abade Gregório Rebelo de Abreu

#212703 | pachancho | 07 nov 2008 06:18 | Em resposta a: #76900

Caro Pedro,

no livro "Poeta do Neiva", há referência a um Cristovão Rebelo de Abreu, senhor da Casa de Vila Nova em S.Miguel de Prado (Vila Verde), pai de Margarida Rebelo (pag.99).
Esta casa de Vila Nova era pertença de uns meus parentes directos, Fancisca Barbosa (6ª avó, que a levou como dote de casamento). Pergunto-lhe se sabe mais alguma coisa sobre a descêndencia deste Cristovão.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos Abreus

#212704 | pachancho | 07 nov 2008 06:22 | Em resposta a: #76889

Caro Vasco,


seguindo a sua sugestão estou a ler o " Poeta do Neiva", nele encontrei referência, pág.99, a um Cristovão Rebelo de Abreu, senhor da Casa de Vila Nova em S.Miguel de Prado (Vila Verde), pai de Margarida Rebelo.
Esta casa de Vila Nova era pertença de uns meus parentes directos, Fancisca Barbosa (6ª avó, que a levou como dote de casamento). Pergunto-lhe se sabe mais alguma coisa sobre a descêndencia deste Cristovão.

cumprimentos
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Rebelos Abreus

#212705 | pachancho | 07 nov 2008 06:28 | Em resposta a: #212704

rectifico, Francisca Barbosa era minha 8ª avó, nasceu em 23.9.1685, em Vila Nova, são Miguel dr Prado.


cumprimentos
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Abade Gregório Rebelo de Abreu

#213931 | procha75 | 24 nov 2008 23:33 | Em resposta a: #212703

Cara Paula,

Peço desculpa por só lhe responder agora. Só agora é que vi que tinha esta mensagem.
Agora respondendo ao que pergunta. Penso que o Cristóvão a que se está a referir seja aquele que é filho natural do Abade de Sande, correcto? Se for este, a única descendência que tenho sobre o mesmo é aquela que vem no Felgueiras Gayo.
Se for o avô homónimo deste, casado com Antónia da Fonseca, os únicos filhos que lhe conheço são aqueles que vêm referidos neste Forum.
A minha dúvida sobre qual dos Cristóvãos fala reside no facto de, salvo erro, ambos terem vivido na freguesia do Prado.

Sem mais de momento,

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Gomide, Vila Verde - 2º Ramo

#276817 | chardon | 21 mai 2011 10:31 | Em resposta a: #76703

Caríssimo Pedro,

Tenho na minha árvore Jerónimo Nogueira e Maria Coelha, pais de Joaquim Nogueira que casou com Maria Francisca e tiveram Manuel Joaquim Nogueira. Esta Maria Francisca era filha de Domingos Jorge e Serafina Francisca. Todos de Gomide.

Tem mais alguma informação sobre alguma desta gente?

Um abraço,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen