Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#76859 | procha75 | 09 nov 2004 20:11

Caros Confrades:

João Antunes de Carvalho (irmão da minha nona avó) casou-se na freguesia de São Tomé de Prozelo, concelho de Amares, em 13 de Março de 1700, com Antónia de Abreu Lima, sendo para tal sido dispensados da cognação espiritual e do impedimento de consanguinidade do 3º grau (por uma via) e dos 3º e 4º graus (por outra via). O dito João, filho legítimo de Pedro Antunes de Carvalho e de Mariana Vieira, era viúvo de Joana de Faria, filha de Francisco de Faria e de Maria Carvalha, da freguesia de Moure. A dita noiva (Antónia) é filha legítima de António de Abreu Lima e de Jerónima de Araújo e Vasconcelos.

Segundo o processo de inquirição de génere (de Braga) do seu filho Manuel António de Abreu e Lima, João Antunes de Carvalho é filho de Pedro Antunes de Carvalho e de Mariana Vieira, neto paterno de Sebastião Antunes e neto materno de Pedro Antunes e de Catarina Vieira da Silva; e Dona Antónia de Abreu Lima é filha de António de Abreu Lima e de Jerónima de Araújo e Vasconcelos, neta paterna do padre Belchior Gomes de Abreu Lima (natural da freguesia de Figueiredo) e de Ângela Garcia (da freguesia do Salvador de Amares) e neta materna de António de Araújo da Cunha e de Ana Antunes. Excepto os declarados são todos naturais e moradores na freguesia de São Tomé de Prozelo.

A minha dúvida reside na ascendência de João Antunes de Carvalho (irmão de Ângela Antunes de Carvalho, minha nona avó, casada com Constantino de Araújo e Sousa). Não consegui obter os assentos de casamento dos seus pais e avós. Também tenho dúvida nos avós paternos (Sebastião Antunes). Felgueiras Gaio diz-o neto de Sebastião Antunes e de Maria de Antas mas, face à cronologia, tal é impossível (quanto muito serão pais de Sebastião Antunes). Sendo uma família que vivia “à lei da nobreza” penso que algum dos confrades já a terá estudado. Peço e agradeço desde já a partilha de informação acerca destes meus ascendentes.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77029 | czlfvmeu | 11 nov 2004 16:53 | Em resposta a: #76859

Caro Confrade Pedro Rocha
Eis o que recolhi de informações sobre a Família Arantes que me foram enviadas pelo Dr. João Carlos Gachineiro:
Sebastião Antunes de Carvalho, moço de Câmara e fid. da C. R., casou com D. Maria de Arantes Quinteiro, Senhora da Quinta do Porto. Foram pais de Sebastião de Antunes de Carvalho, o moço, Senhor de parte da Casa do Porto, que casou com Antónia de Carvalho. Tiveram estes últimos Pedro Antunes de Carvalho, Senhor da Casa do Porto em Proselo, que, casando com Mariana Vieira, gerou, entre outros filhos, Ângela Antunes de Carvalho, baptizada em 1684 (que casou com Constantino de Araujo e Sousa), e João Antunes de Carvalho, Senhor da Casa do Porto, que casou em primeiras núpcias com D. Joana de Faria Guimarães, e em segundas núpcias com D. Antónia de Abreu Lima, filha de António de Abreu Lima e de Jerónima de Araujo, da Casa do Porto, em Proselo.
Espero que estes elementos sejam aqueles que procurava.
Com os meus melhores cumprimentos
Eduardo R. Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77045 | procha75 | 11 nov 2004 20:44 | Em resposta a: #77029

Caro Eduardo Arantes e Oliveira

Agradeço imenso as informações que me transmite, até porque a dita Ângela Antunes de Carvalho e seu marido são meus nonos avôs.
Segundo o que me informa confirma-se a minha ideia (exposta no início do tópico) de que Sebastião Antunes de Carvalho e Dona Maria são avós e não pais de Pedro Antunes de Carvalho (erro cometido por Felgueiras Gaio).

Já tinha suspeitado (sem ter a certeza) de que o pai de Pedro Antunes de Carvalho era Sebastião Antunes Quinteiro casado com Antónia de Carvalho porquanto encontrei, no IAN/TT uma habilitação do Santo Ofício relativa a um neto destes (Vasco da Cunha de Freitas, filho de João Antunes de Carvalho e de Inês de Freitas da Cunha), cuja Carta de Familiar data de 1733 (salvo erro, estou a dizer de memória). Através deste processo também é possível identificar Ana de Carvalho (aqui no Genea), mulher de António Rebelo Borges, como filha dos mesmos Sebastião Antunes e Antónia de Carvalho.

Contudo uma dúvida presiste na minha pessoa sobre o casamento de João Antunes de Carvalho com Jerónima de Araújo - as dispensas de parentesco referidas no respectivo assento de casamento. Por acaso não saberá quais são os parentes comuns a estes noivos?

Refere que Pedro Antunes de Carvalho e Mariana Vieira tiveram entre outros filhos a João Antunes de Carvalho e Ângela Antunes de Carvalho. Quer dizer que existem outros documentados? Sabe dizer-me quais?

Por fim, se não for abusar muito, poderia fornecer-me (para aqui ou mpara o meu e-mail) os dados que possui sobre os ascendentes de Sebastião Antunes de Carvalho e de sua mulher Dona Maria de Arantes Quinteiro, de Dona Antónia de Carvalho (casada com Sebastião Antunes de Carvalho, o moço) e de Mariana Vieira (casada com Pedro Antunes de Carvalho)? E Dona Joana de Faria Guimarães descende de alguma família nobre? Agradeço desde já.

Sem mais de momento,
Um abraço,

Pedro Rocha

NOTA: Não sei se estará recordado que já falámos (por e-mail) ácerca da família Campelina/Campolina. Aliás, abri um tópico relativo a um ascendete destes, o Abade Afonso Vilela da Silva. Para o caso de já não ter o meu e-mail e querer falar-me por essa via: procha_1975 arroba hotmail ponto com.

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77125 | dmvasconcelos | 12 nov 2004 16:50 | Em resposta a: #76859

Caros confades e parentes,

Saúdo efusivamente a vossa presença no presente tópico!

Já era tempo de nos encontrarmos, tão dispersos que estamos do Minho aos Açores e até em Vancouver, em Boston etc.

Apresento-me como 13º neto de João Arantes, Condestável dos Espingardeiros em 1488; 14º neto de João de Biscaia, e 10º neto de Sebastião Antunes de Carvalho F.C.R. + 28.8.1637 e de sua mulher D. Maria Arantes Quinteiro, Senhora da Quinta do Porto em Prozelo.
Descendo da Casa da Sarola de Cima, ramo da Casa de Pinheiros em Dornelas, Amares.
Já vamos com 5 gerações nos Açores.

O primo João Carlos Gachineiro tem uma obra notável sobre a nossa família.
Propunha que fizessemos uma avaliação dos potenciais interessados em patrocinar a respectiva publicação, pois seria deplorável que uma pesquisa tão meritória se perdesse.
Contem com umas dezenas de açorianos.

Um abraço,

duarte vasconcelos do amaral

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77140 | czlfvmeu | 12 nov 2004 19:59 | Em resposta a: #77125

Caro confrade
Foi com grande satisfação que tomei conhecimento de um primo açoreano. Tem toda a razão no que diz sobre o João Carlos Gachineiro.
Teria todo o prazer em ser um dos patrocinadores da referida publicação.
Pedia-lhe que me mandasse dizer quem foi João de Biscaia. Tem qualquer relação com João de Arantes?
Ficando a aguardar a sua resposta, envia-lhe amigos cumprimentos o
Eduardo de Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77148 | procha75 | 12 nov 2004 21:02 | Em resposta a: #77125

Caro confrade e primo Duarte Vasconcelos do Amaral

Faço minhas as palavras do primo Eduardo de Arantes e Oliveira. Para mim também é uma grande satisfação tomar conhecimento de primos açorianos.

Conforme já deve ter notado (fui eu que abri este tópico) estou um bocado atrasado na pesquisa deste nosso ramo comum.

Mas, essa ideia da publicação de uma obra versando sobre a nossa família agrada-me imenso. Em princípio também estarei disponível para o respectivo patrocínio.

Um abraço deste seu primo,

Pedro Miguel Dias Rocha
Lisboa

NOTA: Querendo, poderá contactar-me através do meu e-mail, referido acima na minha resposta ao primo Eduardo Arantes e Oliveira.

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77185 | dmvasconcelos | 13 nov 2004 16:21 | Em resposta a: #76859

Caros primos

Sou daqueles que acreditam que em Genealogia há momentos de glória que não podemos usurpar aos seus legítimos donos...

Já tentei telefonar ao João Carlos, para Braga, mas ao fim de semana ele não é lá muito fácil de apanhar... enviei-lhe um e-mail a desafiá-lo a esclarecer aqui no Fórum as vossas dúvidas, às quais eticamente não posso ser eu a responder.

Um abraço,

duarte

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77216 | jcgachineiro | 13 nov 2004 23:58 | Em resposta a: #76859

Caro confrade:

João Antunes de Carvalho, senhor da Casa do Porto, em Prozelo, Juiz Ordinário de Entre homem e Cávado (1740), foi crismado em 1706 pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles, vindo a falecer em 26-XI-1768.
Casou 1.ª vez, a 9-XII-1711 em Moure (Póvoa de Lanhoso), com sua parente em 3.4.º grau D. Joana de Faria dos Guimarães, filha de Francisco de Faria dos Guimarães e mr. Ursula de Carvalho, senhora da Casa do Bárrio, na mesma frg.ª de Moure, sendo tia materna de Constantino de Araújo Cerveira, Fidalgo de Cota de Armas e senhor da mesma casa. Ursula de Carvalho era filha herdeira de António Antunes "o bicho" de alcunha, alfaiate e mr. Antónia de Carvalho, natural da Casa de São Verissimo, em Figueiredo.
Casou 2.ª vez, a 13-III-1716 em Prozelo, com sua parente em 3.º grau e 3.4.º por outra via, D. Antónia de Abreu Lima, falecida a 8-I-1784. Era filha herdeira de Antonio de Abreu Lima, Tabelião de Entre Homem e Cávado (por arrendamento) e mr. Jerónima de Araújo, de outra casa no mesmo lugar do Porto, em Prozelo; neta paterna de Belchior Gomes de Abreu, natural da Casa da Torre do Vilar, em Figueiredo (ver Gaio, tt.º de Azevedos §133 e Araújo §197) e de Angela Garcia, solteira; materna de António de Araújo, sr. do casal do Porto, foreiro ao Cabido de Braga que renovou a 18-11-1664 e mr. Maria Antunes filha de Gonçalo Esteves e 1.ª mr. Maria Antunes, da mesma frg.ª de Prozelo.
António de Araújo era filho de João Francisco, ferrador, e que Gaio dá a alcunha de "o achinforra" e mr. Maria de Araújo, filha de Tristão de Araújo e Vasconcelos e 2.ª mr. Ana de Arantes, sendo esta filha de Sebastião Antunes de Carvalho, moço da câmara d'El-Rei, como diz Gaio, Escrivão do Publico de Entre Homem e Cávado e mr. Maria de Arantes Quinteiro. Aqui o apelido Arantes ainda se escrevia Anantes ou Nantes. Era filha herdeira de Dinis Borges e mr. Ana Quinteiro, neta materna de Diogo de Arantes (Nantes), Escudeiro de Francisco Machado (1508) e Escudeiro Fidalgo da Casa Real, Escrivão dos Orfãos e Tabelião do Publico de Entre Homem e Cávado e mr. Maria Pires, sr.ª da Casa da Espinheira, em Besteiros (Amares), bisneta de João de Nantes, Condestável dos Espingardeiros, sr. do casal de Remonte, em Arentim e da Quinta de Romay, em Carrazedo (Amares) e mr. Genebra de São Payo.
Dinis Borges, segundo os apontamentos do Dr. Duarte Chaves, apoiado em pesquisas do Dr. José de Sousa Machado, seria filho de Gonçalo Borges "o velho", senhor da quinta do Porto e mr. Maria Vieira, neto de Gonçalo Borges e mr. Catarina Anes de Sá e bisneto de João da Biscaia, que Gaio cita numerosas vezes sem indicar o dito Dinis.(Gaio, tt.º Borges §36).

João Antunes de Carvalho era filho de Pedro Antunes de Carvalho e mr. Mariana Vieira da Silva. Não encontramos o seu assento de casamento, mas a escritura de dote datada de 7-12-1673 no notarial de Amares, livro 13, fl. 16v e ss.
Era neto paterno de Sebastião Antunes de Carvalho, Escrivão do Publico e senhor de parte da Quinta do Porto e mr. Antónia de Carvalho, natural da Casa de São Verissimo, em Figueiredo, sendo ele filho de Sebastião Antunes de Carvalho e Maria de Arantes Quinteiro; e ela de João Gonçalves e mr. Ana Gonçalves, da dita Casa de São Verissimo.
Neto materno de Pedro Antunes e mr. Catarina da Silva Vieira (a qual depois de viuva casou com Francisco Antunes), do mesmo lugar do Porto.

Não posso deixar de esclarecer que além das pesquisas quer em Gaio, quer principalmente no P. Marcelino Pereira, a minha investigação teve a ajuda indispensável do Prof. Eduardo Arantes e Oliveira e do Dr. Duarte Chaves, sem o contributo dos quais a pesquisa ainda estaria muito confusa e a quem aproveito para agradecer.

Com os melhores cumprimentos,

João Carlos Gachineiro

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#77226 | procha75 | 14 nov 2004 10:58 | Em resposta a: #77216

Caro confrade e primo João Carlos Gachineiro:

É com enorme satisfação que comunico consigo pela primeira vez.
Antes de mais, agradeço imenso as informações que me transmite sobre os meus (pela minha nona avó, Ângela Antunes de Carvalho) e seus ascendentes comuns.
É uma bela investigação, certamente fruto de uma longa jornada de pesquisa. Espero, na posse destes novos dados, poder vir a contribuir de algum modo para o seu enriquecimento.

Sobre os dados expostos:
- Chama-me logo a atenção os graus de parentesco existentes entre João Antunes de Carvalho e suas duas mulheres. Foi possível, no decorrer da sua investigação determinar os parentes comuns que dão origem a estes graus de parentesco?
- Por outro lado, detectei e certamente também o detectou a existência de um filho de Francisco de Faria dos Guimarães e de Úrsula de Carvalho com inquirição de génere no ADB/UM. Este processo permitirá concerteza determinar os nomes dos pais deste Francisco de Faria (e talvez outros dados).
- Reparei também que refere duas Antónia de Carvalho da Casa de São Veríssimo, em Figueiredo, que concerteza serão parentes. Conseguiu estabelecer esta ligação?
- Finalmente, poder-me-ia confirmar se o Constantino de Araújo Cerveira que menciona é o mesmo Constantino de Araújo, filho de Alexandre Vale Araújo e de Maria Carvalho, com inquirição de génere em Braga.

Sem mais de momento e ficando a aguardar notícias suas,

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozel

#77250 | jcgachineiro | 14 nov 2004 23:49 | Em resposta a: #77226

Caro confrade:

Conforme os dados que enviei, um dos parentescos tem a ver com o antepassado comum de Sebastião Antunes de Carvalho e Maria de Arantes Quinteiro.
O segundo parentesco, como bem vê, é pela Casa de São Verissimo, em Figueiredo. Do casal João Gonçalves-Ana Gonçalves, entre outros filhos, resultou o nascimento de Antónia de Carvalho com SebastiãoAntunes de Carvalho (II); e de Inês Antónia, a qual casa 1.ª vez com António Luis, resultando no nascimento de duas filhas, uma das quais a Antónia de Carvalho mulher de António Antunes "o bicho", e 2.ª vez com Gaspar Antunes de Carvalho, filho do nosso Sebastião Antunes de Carvalho (I) e Maria Arantes Quinteiro, com geração na Casa de São Verissimo.
Quanto a Francisco de Faria dos Guimarães, era filho de Marcos Antunes “O Varela” e sua mulher Maria de Faria dos Guimarães, neto materno do Abade de Geraz do Minho (St.º Estêvão) Miguel de Faria, bisneto de António de Faria e sua mulher Paula dos Guimarães, senhores da Casa de Recobelo, em Águas Santas.
Quanto a Constantino de Araújo Cerveira é realmente o mesmo de que trata.
Existem bastantes inquirições no Arquivo Distrital de Braga sobre estas familias.
Com os melhores cumprimentos,

João Carlos Gachineiro

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozel

#77255 | procha75 | 15 nov 2004 00:29 | Em resposta a: #77250

Caro confrade e primo,

Mais uma vez lhe agradeço a atenção dispensada às minhas dúvidas.

É realmente um estudo estupendo que, a meu ver, merece publicação.

Por lamentável falha minha não lhe dispus anterirmente o meu contacto de e-mail. Sinta-se à vontade para, querendo contactar-me sem ser pelo Forum, me contactar para o meu e-mail referido numa mensagem (de resposta a Arantes e Oliveira) deste mesmo tópico.

Com os melhores cumprimentos,
Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozel

#79776 | czlfvmeu | 19 dez 2004 22:29 | Em resposta a: #77250

Caro João Carlos Gachineiro
Muito agradecia que me desse a conhecer o seu endereço electrónico. Gostaria de lhe mandar por e-mail um trabalho meu relativamente recente. A minha morada é eraolarrobaclixpontopt.
Amigo abraço do
Eduardo Arantes e Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#198046 | IsabelFont | 26 mai 2008 18:31 | Em resposta a: #77125

Boa tarde,
Caro confrade Duarte Amaral,

Após tantos anos, provavelmente já não andará por este fórum.
No entanto, atrevo-me a contactá-lo, pois que ao fazer a genealogia do meu lado materno, encontrei a certa altura:
1. Bernardo José da Silva Carvalho, que terá nascido em Sta Maria do Bouro em 1744, filho de
2. João Carvalho de Lima e de
3. Mariana Dias
neto de
4. António Carvalho de Lima, e de
5. Isabel da Costa
6. Simão Dias
7. Maria Gonçalves
e bisneto de
8. António João Rodrigues
9. Maria Carvalho de Lima
10. Padre Diogo da Costa, da casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso
11. Maria de Freitas
e trineto de
......
20. Diogo da Costa
21. Maria Antunes

Tendo-me intrigado esta casa de Sarola, e tendo encontrado este tópico, pergunto que mais informações poderão ter e fornecer sobre esta CASA de SAROLA, seus senhores, ascendentes e descendentes.

Vi, da leitura deste tópico que eventualmente fariam uma publicação; será que a fizeram, poder-me-ão indicar qual é para eu poder eventualmente consultar?

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

Recovelo

#198132 | Lourval | 27 mai 2008 07:48 | Em resposta a: #77250

Caro João Carlos Gachineiro,

Eu não me canso de pensar sobre Recovelo. Relendo as inquirições de gênere do Padre António Vieira de Brito, percebi que Maria Antunes foi batizada por Salvador João, filho de João de Recovelo. Não seria este João de Recovelo o João de Faria que está neste link?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=200565

Este João de Faria tem filho Salvador de Faria e é bisneto de Brites de Melo

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=61809

a qual é trisavó de António de Faria, pai do Marco de Faria.

Minha hipótese é de que Maria Antunes é neta de Marcos Antunes e Maria de Faria, através da filha Ana Luís.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205573 | JED | 18 ago 2008 01:26 | Em resposta a: #198046

Existe de facto uma publicação sobre a Casa da Sarola de Baixo, freguesia de Verim, concelho da Póvoa de Lanhoso. Se interessar poderei tentar obter mais algumas informações.

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205580 | IsabelFont | 18 ago 2008 01:36 | Em resposta a: #205573

Boa Noite Caro Confrade JED,

A mim interessa-me tudo sobre esta Casa de Sarola em Verim - Póvoa de Lanhoso, senhores dessa casa, ascendentes e/ou descendentes.

Gostava de saber até que ponto os ascendentes nomeados na minha mensagem se inserem nesta família.

Se puder ajudar-me agradeço, pois não conheço essa publicação.

Fico pois a aguardar.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205581 | IsabelFont | 18 ago 2008 01:43 | Em resposta a: #205573

Boa Noite Caro Confrade JED,

A mim interessa-me tudo sobre esta Casa de Sarola em Verim - Póvoa de Lanhoso, senhores dessa casa, ascendentes e/ou descendentes.

Gostava de saber até que ponto os ascendentes nomeados na minha mensagem se inserem nesta família.

Se puder ajudar-me agradeço, pois não conheço essa publicação.

Fico pois a aguardar.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205585 | JED | 18 ago 2008 01:53 | Em resposta a: #205573

A publicação de que falo é da autoria do Dr. Jorge Eduardo da Costa Oliveira e é um caderno editado pelo Jornal Terras de Lanhoso em 2001. Conseguirá chegar lá? Se tiver dificuldades talvez eu consiga obter algum contacto sobre esse jornal.

Cumprimentos
JED

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205587 | IsabelFont | 18 ago 2008 02:00 | Em resposta a: #205585

Caro JED,

Infelizmente vivo numa aldeia perto da Lourinhã, e não tenho qq. hipótese de lá ir.
Se tem esse caderno pode passar-me alguma informação?
Caso contrário, será que dá para me fornecer um contacto?

Duvido bastante que ainda exista o jornal, mas não custa tentar.

Obrigada
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205589 | JED | 18 ago 2008 02:05 | Em resposta a: #205587

Eu possuo um desses cadernos.
Tenho contactos em Póvoa de Lanhoso e posso tentar. Se não conseguir, terei todo o prazer em enviar-lhe uma cópia. São 24 páginas.
Entretanto se puder adiantar alguma informação que deseje neste momento. tenho o caderno aqui à minha frente.

Cumprimentos,
JED

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205606 | IsabelFont | 18 ago 2008 11:23 | Em resposta a: #205589

Caro confrade JED,

Desculpe, mas nesta madrugada já não aguemtava - estava a trocar os olhos.

Neste momento o que mais desejava saber é como se relacionva o padre Diogo da Costa com a referida Casa de Sarola, e saber se lá constam os seus ascendentes.
Este Padre teve com Maria de Freitas, uma filha Isabel da Costa que casou cerca de 1712 com António Carvalho de Lima.

Será que aí constam alguns destes personagens?

Obrigada desde já,
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205674 | JED | 18 ago 2008 22:17 | Em resposta a: #205606

Minha cara Maria Isabel

Lamento, mas o caderno em causa reporta-se ao sec.xx, unicamente. O que me parece que lhe poderá ser mais útil, para a pesquisa que pretende, é que nos agradecimentos o autor refere-se "Desejava agradecer (...) ao meu jovem parente e brilhante genealogista João Carlos Andrade Vila Verde Gachineiro (...) e ao Alberto Carvalho, de Águas Santas (...) embora residindo na Damaia, em Lisboa, consegue manter actualizado o 'cadastro' das famílias do baixo concelho (inclui a freguesia de Verim)...".
Creio que poderão ser de maior utilidade para si. Tanto mais que o autor é da própria Casa da Sarola.
Não possuo estes contactos, mas pode ser que eles sejam conhecidos deste forum.

Quanto ao jornal "Terras de Lanhoso" existe no concelho de Póvoa de Lanhoso. O seu director é José Abílio Coelho, e o endereço é Rua Dª Elvira Câmara Lopes, 71 - 1º 4830 Póvoa de Lanhoso. O contacto telefónico é 969019456 (conforme é descrito na ficha técnica do jornal).

Se puder ser útil em mais alguma coisa, faça o favor de dispor.



Cumprimentos
JED

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205701 | IsabelFont | 19 ago 2008 12:51 | Em resposta a: #77250

Caro confrade
João Carlos Gachineiro,

Ao fim de tanto tempo não sei se ainda andará por este fórum.
Mas caso veja esta mensagem muito agradeço o favor da sua resposta.

Atrevo-me pois a contactá-lo, pois que ao fazer a genealogia do meu lado materno, encontrei a certa altura:

1. Bernardo José da Silva Carvalho, que terá nascido em Sta Maria do Bouro em 1744, filho de
2. João Carvalho de Lima e de
3. Mariana Dias
neto de
4. António Carvalho de Lima, e de
5. Isabel da Costa
6. Simão Dias
7. Maria Gonçalves
e bisneto de
8. António João Rodrigues
9. Maria Carvalho de Lima
10. Padre Diogo da Costa, da casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso
11. Maria de Freitas
e trineto de
......
20. Diogo da Costa
21. Maria Antunes

Tendo-me intrigado esta casa de Sarola, e tendo encontrado este tópico, pergunto que mais informações poderá ter e fornecer sobre esta CASA de SAROLA, seus senhores, ascendentes e descendentes.
Nomeadamente gostava de saber a ligação que parece ter havido entre o Padre Diogo da Costa com esta Casa de Sarola.


Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#205703 | IsabelFont | 19 ago 2008 12:54 | Em resposta a: #205674

Caro confrade JED,

Infelizmente já mandei um mail para lá e veio devolvido.

Vou tentar a via telefónica.

Muito obrigada por todas as suas deligências.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozel

#206758 | Matilde Souto Pires | 30 ago 2008 19:56 | Em resposta a: #77250

Senhor João Carlos Gachineiro

Só hoje descobri este tópico de 2004
Sou descendente de Sebastião Antunes de Carvalho Quinteiro e Antónia de Carvalho ,por seu filho João Antunes de Carvalho casado com Inês Freitas da Cunha,pela leitura da Habilitação ao Santo Oficio de Vasco da Cunha Freitas,filho dos anteriores,e tambem meu antepassado.
Graças ás suas informaçoes fiquei sabendo gerações anteriores que desconhecia completamente ,de tal maneira que pensei que o apelido Quinteiro ,seria alcunha :dono de uma quinta, a tal quinta do Porto .A minha dúvida é se esta familia tambem é descendente dr João de Arantes ou Nantes e deJoão de Biscaia
Houve um João de Biscaia que foi coudel de Arraiolos, no tempo de D. João Ii em 20-6-1483.Será o mesmo?
Muito grata por qualquer informação que me possa dar ,alem das que já estão neste tópico
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#207034 | Matilde Souto Pires | 02 set 2008 16:56 | Em resposta a: #77125

Senhor Duarte Vasconcelos do Amaral

Lendo este tópico que só agora descobri ,deparei-me com o casal Sebastião Antunes de Carvalho e D.Maria Arantes Quinteiro de quem sou descendente.Desconhecia os antepassados da D. Maria Arantes Quinteiro e continuo sem saber os ascendentes do Sebastião Antunes de Carvalho
Será possivel que me informe quem era João de Biscaia que diz que é seu 14ºAvô?Será pai de Gonçalo Borges ou de João de Nantes?Será o mesmo João de Biscaia que foi coudel de Arraiolos em1483?
Muito gostaria de ser esclarecida sobre este personagem que me parece estar envolvido num certo mistério
Muito obrigada e desculpe-me se por acaso estou a ser ousada de mais.
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#207271 | Matilde Souto Pires | 04 set 2008 19:35 | Em resposta a: #77216

Senhor João Carlos Gachineiro

Desculpe -me de novamente o vir incomodar.
Será que Gonçalo Borges é o mesmo que foi ferido por Luís Vás de Camões?
Em 1559, no dia do Corpo de Deus?Era seu contemporâneo...
Cumprimentos
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#207993 | jcgachineiro | 11 set 2008 10:54 | Em resposta a: #205701

Senhora Maria Isabel,

A descendencia do padre Diogo da Costa é realmente do meu conhecimento. Ele é natural da Casa da Sarola de Cima, e não da Sarola de Baixo, propriedade do Dr. César Augusto da Costa Valença, como se disse noutra página. Era filho de Diogo da Costa, natural de Quintela, em Verim e mulher Maria Antunes, da casa da Sarola de Cima. Apesar das multiplas ligações e parentescos entre si, são casas distintas desde pelo menos o séc. XVI. Diogo da Costa era filho de Gonçalo Fernandes e mulher Madalena da Costa; enquanto que Maria Antunes era filha de Antonio Francisco e mulher ... Antunes. O casamento aparece nos assentos paroquiais de Verim.
Espero que esta ajuda possa servir.
Cumprimentos,
João Carlos Gachineiro

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#207994 | jcgachineiro | 11 set 2008 10:55 | Em resposta a: #207271

Lamento, mas não sei. Pode encontrar o João da Biscaia em diversos titulos do Felgueiras Gaio, ver tt.º Borges, Rebelos, etc. é muito citado.
Cumprimentos,
João Carlos Gachineiro

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#207995 | jcgachineiro | 11 set 2008 11:01 | Em resposta a: #205701

Esta casa ainda hoje está na família, sendo uma das quatro nessas situação na freguesia de verim.

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#208015 | Matilde Souto Pires | 11 set 2008 14:43 | Em resposta a: #207994

Senhor João Carlos Gachineiro

Muito obrigada pela informação - sugestão .

Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#208025 | IsabelFont | 11 set 2008 16:32 | Em resposta a: #207995

Caro confrade Gachineiro,

Muito obrigada pelas suas informações.
Estou longe de casa e do computador onde tenho estes dados, portanto não o posso questionar mais sobre este assunto.
Logo que volte ao meu PC e se for caso disso voltarei ao seu contacto.
Já agora que me diz que o casamento está nos paroquiais de Verim, seria em que época? Pertence ao A. D. de Braga?

Obrigada desde já
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#208338 | jcgachineiro | 15 set 2008 17:22 | Em resposta a: #207994

Talvez se fôr possivel consultar os apontamentos manuscritos do Dr. José de Sousa Machado, numa das bibliotecas do Porto, se possa avançar algo mais. Ou então, nas genealogias manuscritas do arquivo distrital de Braga, uma vez que João da Biscaia, como ficou conhecido, tinha outro nome (mas não sei qual). Espero que estas indicações possam ajudar

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#208359 | Matilde Souto Pires | 15 set 2008 19:27 | Em resposta a: #208338

Senhor João Carlos Gachineiro

Vivo muito longe do Porto e de Braga
No entanto já consegui saber que João de Biscaia de Montenegro era um fidalgo biscaínho que por crimes passou a Portugal e fez assento em Braga:Casou com D. Catarina Borges de Miranda,que por ser filha de António Borges de Miranda e de Antónia Pereira de Berredo,senhor da Quinta do Porto entre Homem e Cávado,chamavam a Dona do Porto
Foram Pais de Gonçalo Borges,casado com Catarina Anes de Sá
Não sei se estará interessado nesta pequena informação.
Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#208433 | jcgachineiro | 16 set 2008 13:12 | Em resposta a: #208359

Agradeço as informações, mas infelizmente não vêm adiantar ao que já se sabe. As informações de que disponho dizem-me que apenas com base nos ditos apontamentos do Dr. José de Sousa Machado é que se pode avançar um pouco mais. Infelizmente, agora não posso aprofundar esta questão.
João Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#208765 | IsabelFont | 20 set 2008 12:25 | Em resposta a: #207995

Caro confrade Jcgachineiro,

Já de volta ao lugar habitual de residência, pergunto:
- "quando diz: Esta casa ainda hoje está na família, sendo uma das quatro nessas situação na freguesia de Verim", quer dizer que família? a de Dr. César Augusto Valença, ou outra?

Vou ver se consigo pedir os paroquiais.
Õbrigada desde já
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#256292 | SaMenezes | 10 jun 2010 14:05 | Em resposta a: #208433

Olá Gachineiro

Como sabes estou a fazer a árvore genealógica do meu pai. Encalhei precisamente na "tua zona".
Sou genealogista amador na pior das definições.
1. Não sei onde e quando casou a Maria da Rocha (de Pousadela) com o Domingos da Costa (da Sarola de Baixo).
2. Não sei onde e quando casou a Jerónima de Almeida (acho que é de S. João de Rei) com o Diogo da Costa (da mesma Sarola), Nem sei onde nasceu esta mesma Jerónima.
3. Também me falta (evidentemente) a ascendencia da Jerónima.
4. Quanto à Jerónima da Rocha (e Araújo) (de Pousadela) Faltam-me dados sobre locais e datas de nascimento e casamento dos pais, João da Rocha (Pousadela) e Madalena de Araújo (Quintela).
#Único. Isto só para completar o boneco.

Depois ainda vou atacar Valdozende.

Vi uma coisinha interessante que contradiz o Gayo. Sobre um casamento de Alexandre Paiva Brandão com uma Joana da Quinta dos Pomares, em Taíde. Ela (Joana) é bisneta do Simão de Alvarenga que é tb avô da Cipriana, casada com o Alexandre Rebelo de Macedo (do Souto, Lanhoso). [Se calhar já sabias]. Interessante é que o padre Jerónimo Rebelo de Macedo (com certeza filho do Miguel de Macedo, o Portugal) apadrinha um baptizado destes.

Um abraço
José Menezes

Resposta

Link directo:

Casa de Sarola - Verim - Póvoa de Lanhoso

#274150 | Lourval | 06 abr 2011 15:42 | Em resposta a: #207993

Caro João Carlos Gachineiro,

Tenho antepassados em Sarola. Especificamente Senhorinha Gonçalves e seu marido Diogo Antunes, pais do Padre António Antunes. Este Padre António Antunes é que é o meu antepassado através da filha Páscoa de Freitas, que teve com Ângela, de Linhares. Páscoa nasceu em Verim em 10.04.1665. O Padre António Antunes e a mesma Ângela, de Linhares, tiveram Madalena em 16.12.1655, enquanto o António Antunes ainda era estudante.

Aparentemente Senhorinha Gonçalves é familiar do Padre Domingos Gonçalves, abade de São Pedro de Ajude. Senhorinha Gonçalves é filha de Catarina Fernandes falecida em 15.09.1648. O marido de Senhorinha Gonçalves, Diogo Antunes, de Santa, era filho de Gonçalo Antunes e Margarida Gonçalves.

Esta família tem uma ligação estreita com os Freitas da Cunha, só ainda não descobri como. Você teria mais informações?

Há muita gente de Verim que são citadas como do lugar de Linhares. Onde fica este lugar? Você sabe? Acho que não é um lugar de Verim.

Agradeço antecipadamente
Lourval

Resposta

Link directo:

Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#390555 | Pedro SP | 31 mar 2018 15:14 | Em resposta a: #274150

Caros confrades,

Casa do Barrio, em Verim. Existem fotografias ou registos desta casa que foi dos Sousa Machado?

Com ascendentes já referidos nos post´s de cima.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

Antunes de Carvalho - freg. São Tomé de Prozelo

#449466 | Antônia de Abreu | 13 ago 2023 20:37 | Em resposta a: #76859

Pedro Rocha,
Você ainda pesquisa por sua família?
Gostaria de conversar com você.

email: batuiragoncalves@gmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 05:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen