Descendência de Pinto da França no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Brasil

Descendência de Pinto da França no Brasil

#77425 | craveiro01 | 16 nov 2004 21:46

Caros migos,

Procuro pistas sobre a descendência brasileira de meu 6º avô materno, Luis Paulino d'Oliveira Pinto da França (*Bahia,1771 +Atlantico,1824) casado com Mª Bárbara Garcez Pinto de Madureira, Senhor do Engenho de Aramaré na vila de S.to Amaro da Purificação, Bahia, Brazil. Durante a guerra da independência a famí­lia dividiu-se na luta, uns pelo Brasil, outros em favor de Portugal. Tenho apenas dados sobre o filho que o acompanhou para Portugal, meu 5º avô, Bento da França Pinto de Oliveira, não sabendo nada sobre os irmãos que ficaram no Brasil.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno da França Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#77459 | Saborra | 17 nov 2004 11:11 | Em resposta a: #77425

Caro confrade,

Conheci muito bem, enquanto o Embaixador António Pinto da França era embaixador de Portugal junto da Santa Sé, um sobrinho brasileiro do Embaixador de nome Henrique da Cunha Catella. O Pai deste henrique, é primo direito do Embaixador Pinto da França, sendo pelo lado materno Pinto da França. Tenho ideia que é um ramo Brasileiro desta familia.
Residem em São Paulo, e caso esteja interessado poderei contactar com o Henrique. Penso que tenho alguns dos contactos dele caso pretenda.
Com os meus cumprimentos
Miguel Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#77499 | craveiro01 | 17 nov 2004 21:12 | Em resposta a: #77459

Caro Miguel,

Obrigado por responder!
Agradecia-lhe muito se me podesse providenciar o contacto do Henrique da Cunha Catella.

Um abraço

Nuno da França Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#77755 | Gilson Nazareth | 21 nov 2004 20:40 | Em resposta a: #77425

Nuno,
Seria bom entrar em contacto direto com genealogistas brasileiros da Bahia.
Posso tentar fazer a aproximação:dê-me seu email.
Atenciosamente
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#77756 | Gilson Nazareth | 21 nov 2004 20:43 | Em resposta a: #77425

Nuno,
Seria bom entrar em contacto direto com genealogistas brasileiros da Bahia.
Posso tentar fazer a aproximação:dê-me seu email.
Atenciosamente
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#77757 | craveiro01 | 21 nov 2004 20:49 | Em resposta a: #77755

Caro Gilson,

Agradecido.
Meu e-mail é nuno.lopes@netvisao.pt

Um abraço,

Nuno Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#80165 | Barahona | 27 dez 2004 17:24 | Em resposta a: #77425

Caro Nuno Craveiro Lopes:
Será que InÊs Barahona de França ou Inês da Conceição de França Oliveira, natural, provavelmente de Cachoeira do Arari, Estado de Belém do Pará, lhe diz alguma coisa? Terá nascido por volta de 1840, teve duas filhas, pelo menos, Cândida e Eugénia, mas morreu nova. Em 1894 já tinha falecido. Casou-se com um portuguÊs de Stº Tirso, Felisberto Gonçalves de Oliveira.
Qualquer informação deixar-me-á muito grato.
A Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#80190 | craveiro01 | 27 dez 2004 22:40 | Em resposta a: #80165

Caro Barahona,

Agradeço o seu contacto.
Os dados que actualmente tenho da descendencia Pinto da França no Brasil, são provenientes de 2 famílias:
Uma a partir de M. Sabina da França Pinto Garcêz (n.1798-Porto,f.1854-Bahia) casada com Rodrigo António Falcão Brandão (n.1789-Bahia, f.1855-Bahia). Tiveram uma filha que terá nascido em 1823.
A outra a partir de Henrique da França Pinto de Oliveira (n.1830-Bahia, f.1879-Bahia) casado com M. José Sodré Coutinho(n.1834-Paris, f.1898-Bahia) casaram na Bahia e tiveram 17 filhos e filhas que terão ficado pelo Brasil e de quem não sei nada.

Espero que isto possa ser útil!

Um abraço.
Nuno Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#80194 | GML | 27 dez 2004 23:58 | Em resposta a: #80190

Caro Nuno Craveiro Lopes,

Só agora reparei neste tópico, que me interessa bastante, já que procuro dados sobre Franças, da Bahía. Procuro mais precisamente, informações sobre Dona Luiza da França Espinheira, nascida na primeira metade do século XIX e que era avó materna de um meu bisavô que nasceu em 1897, em São Pedro da Bahía.

Luiza teve uma filha enquanto solteira (não sei se terá chegado a casar), que se chamou Adélia (ou Adília) Maria de Jesus Espinheira.

Qualquer dica será benvinda. Agradeço desde já a sua atenção.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#80205 | Barahona | 28 dez 2004 10:19 | Em resposta a: #80190

Caro Craveiro Lopes:
Muito obrigado pela resposta. Para já ainda não consigo estabelecer ligações, mas vou registar e, quem sabe, um dia destes o elo une-se! Sei que Inês Barahona de França tinha uma irmã de nome Aurélia que veio viver para Portugal com a sobrinha Cândida, até aproximadamente 1918, tendo regressado ao Brasil definitivamente.
A irmã de Cândida, Eugénia, terá falecido bastante nova, ainda em Belém do Pará, não tendo chegado a casar. Cândida casou-se em 1894 na Sé de Belém com um português, Firmino Henriques Lopes da Silva. Vieram viver para Portugal. Cândida de França Oliveira, que depois de casada assinava Cândida Oliveira e Silva, faleceu em 1917.
Mais uma vez muito obrigado.
Um abraço
A. Barahona

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#136867 | ricardodoliveira | 10 dez 2006 11:56 | Em resposta a: #80165

Nuno,

Esta sua mensagem já tem dois anos, mas só agora entrei para este fórum. Ainda tens interesse em informações dos descendentes de Luis Paulino no Brasil? Eu sou um deles e tem uma parte da árvore genealogica da família mapeada.

Se ainda estiver interessado, responda a esta mensagem.

Um abraço,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#136868 | ricardodoliveira | 10 dez 2006 12:05 | Em resposta a: #77425

Em tempo, posso lhe dar como informação que meu bisavô, José Lino Coutinho da França, era filho de Henrique de Oliveira Pinto da França que, por sua vez, era filho de Bento da França Pinto de Oliveira, 1º conde da Fonte Nova, que era filho de Luis Paulino.

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#136869 | craveiro01 | 10 dez 2006 12:11 | Em resposta a: #136867

Caro Ricardo,

É um prazer encontrar-te por aqui!
Claro que estou interessadissimo em saber as tuas ligações com a família e receber os dados que tens.

Manda-me o teu mail directo.

Podes contactar-me directamente para o mail nuno.lopes@netvisao.pt

Um abraço,

Nuno Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Descendência de Pinto da França no Brasil

#136870 | craveiro01 | 10 dez 2006 12:27 | Em resposta a: #136868

Caro Ricardo,

Pelos vistos tenho informação até ao seu pai (não sei se correctas!), que pelos vistos também se chama José Lino Coutinho da França, médico.

Mande-me o seu mail directo para nuno.lopes@netvisao.pt

Um abraço,

Nuno Craveiro Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 07:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen