Henrique da Costa Faro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Henrique da Costa Faro

#77656 | HBF | 19 nov 2004 19:16

Caros confrades

HENRIQUE DA COSTA FARO, viveu no reinado de D.Sebastião em Lisboa e esteve em Alcacer Quibir , com homens e armas pagos á sua custa, segundo a tradição.
Por não seguir o partido de Filipe II de Espanha , foi desterrado para a Beira onde viveu e morreu , tendo sido sepultado na igreja de Povolide em campa armoreada com Costa e Faros .
Existe um documento na Torre do Tombo , que faz referência a ele ( segundo Machado de Faria). Tenho cópia de duas cartas d´armas/justificação de nobreza em que ele é citado como referência principal .
Não sei quem são os pais deste HENRIQUE, nem qual a ligação com os condes de Faro , se é que existe .

Se alguém tiver informações , ou tenha acesso fácil á documentação da TT , agradeço que partilhem .

Desde já os meus agradecimentos

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#77664 | JPL | 19 nov 2004 20:31 | Em resposta a: #77656

Caro Henrique,

Este assunto já tem sido alvo de bastantes conversas entre mim e o Alexandre Tavares Festas. Tal como tu, também eu e ele temos interesse em documentar aquilo que perguntas. Sei que em tempos, o meu sogro, teu tio, foi à TT com o Tiago e quando se depararam com a documentação que lhes forneceram, desistiram das pesquisas; não só pela quantidade, mas também pelo facto de nenhum dos dois conseguir decifrar o que lá estava escrito. Uma vez que o Alexandre está à vontade com a paleografia, julgo ser ele a pessoa ideal para um dia chegar a alguma conclusão.

Um abraço,

zé pedro

P.S. Possuo alguns elementos que o meu sogro desconhecia. Provavelmente tu também nunca a eles tiveste acesso. Caso estejas interessado, posso enviar-tos por mail.

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#77703 | bandeira | 20 nov 2004 13:26 | Em resposta a: #77664

Caros primos
Também é assunto do meu maior interesse.
Zé Pedro,se puderes manda-me esses elementos que teu sogro desconhecia.Meu e-mail.
gbcalheirosarrobahotmailpontocom
Abraço
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#77800 | HBF | 22 nov 2004 09:10 | Em resposta a: #77664

Caro Zé Pedro

Antes de mais como estão todos ? Folgo em saber-te por estas bandas .
Quanto ao assunto , HCF , é claro que estou interessado em todos os elementos que me possas fornecer .
O meu e-mail é : britoefaro@focor.pt

Um abraço , obrigado e até breve

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#77895 | JPL | 22 nov 2004 21:45 | Em resposta a: #77800

Meus Caros Henrique e Gonçalo,

Há tempos formatei o meu PC. Quando fiz isto, tive o cuidado de guardar todas as mensagens que recebi no Outlook, onde estão os ditos elementos, em cd rom. Mal li o pedido do Gonçalo, lá fui eu buscar o dito cd e, para surpresa minha, estes ficheiros foram guardados numa extensão desconhecida do Windows - *.pbx (vá-se lá saber porquê!), pelo que estou com alguma dificuldade em aceder a eles. Caso não consiga recuperar isto, esses dados existem em papel, uma vez que os imprimi para os dar ao meu sogro. Dizem respeito a descendência dos Costas Faros. Mal ultrapasse este problema, depressa vos enviarei.

Gonçalo, provavelmente esta informação já a tens, pois quem ma forneceu foi o Alexandre Tavares Festas. Infelizmente, lamento se vos criei essa expectativa, acerca da ascendência e da mais que provavel ligação do vosso antepassado aos Condes de Faro, ainda não tenho nada, mas espero não morrer sem a ter.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#77920 | HBF | 23 nov 2004 09:06 | Em resposta a: #77895

Caro Zé Pedro

Se o teu sogro e o teu cunhado Tiago , lá foram á TT e pediram os documentos relativos ao HCF, pergunto-te : era muita ou pouca documentação ?
Provávelmente eles terão ficado com referências/pág/nº/tomo/fasc/ . . . etc, dos documentos ,para que mais tarde , se for caso disso e necessitarem , ser mais fácil localiza-los , verdade?
Se assim foi , peço-te que me facultes essas referências, pois posso tentar lá chegar.
Uma tia da minha mulher é Conservadora na Torre do Tombo.
Fico esperando notícias tuas , sobre este assunto .

Sobre alguns ramos Costa Faro , oriundos da Casa de Cães , o Alexandre já me enviou o que sabia de Vilar Seco , incluindo algumas fotografias muito interessantes de senhoras avós dele.

Recentemente comprei um livro , que se chama "Linhagens" de Mário Xavier de Araújo , onde descobri no fim um capítulo sobre uma Dª Maria da Glória Loureiro, que pelos vistos é descendente da Casa de Cães. Chamou-me a atenção , pois o capítulo começa com uma imagem da pedra de armas da casa. Eu comprei este livro por outra razão , pois há uma referência a uns Valle Bulhões , que não sei se têm alguma coisa que ver com os nossos Valles e com os Bulhões da Concha.

Um abraço e agradeço que me arranjes as referências dos doc. da TT.

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#77958 | JPL | 23 nov 2004 19:39 | Em resposta a: #77920

Caro Henrique,

De facto, quando foram à TT, diz o meu sogro que se assustou com um carrinho cheio de documentação da chancelaria de D. Sebastião que a senhora que lá estava lhe trouxe. Vou-lhe perguntar se ele tomou nota das referências e depois digo-te alguma coisa.

Um abraço,

zé pedro

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#78000 | HBF | 24 nov 2004 10:30 | Em resposta a: #77958

Caro Zé Pedro

Obrigado e fico esperando notícias .

Um abraço

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#79038 | HBF | 09 dez 2004 12:41 | Em resposta a: #77703

Caro Lito

Descobri um livro , que é o " INDICE ABREVIADO DAS GENEALOGIAS MANUSCRITAS EXISTENTES NA TORRE DO TOMBO ".
Comprei-o e cheguei á conclusão que quase todas as famílias do reino , têm um doc. ou estudo manuscrito na TT.
O nosso caso não foge á regra , ou seja , existe um doc./estudo? sobre os " COSTAS FAROS " na TT.
Já pedi a alguém que me verifique do que se trata , e se tiver interesse , que me tire fotocópias .
Depois dou-te notícias.

Um abraço , um Santo Natal para todos e Boas Entradas

Henrique BF

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#79039 | HBF | 09 dez 2004 12:46 | Em resposta a: #77958

Caro Zé Pedro

Se calhar não é por aí que deves ir. Vê a resposta que dei ao Lito .

Um abraço , Bom Natal para todos e Boas Entradas

Henrique BF

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#79092 | jliberato | 10 dez 2004 07:55 | Em resposta a: #79038

Caro Henrique BF,
Não quererá deixar aqui a referência exacta desse livro? Autor, editor, data.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Henrique da Costa Faro

#79094 | HBF | 10 dez 2004 09:14 | Em resposta a: #79092

Caro JLiberato

Com todo o gosto lhe dou as coordenadas da obra que referi.

Chama-se " INDICE ABREVIADO DAS GENEALOGIAS MANUSCRITAS DO ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO " publicado em 1937 , pela Imprensa Moderna , da autoria de CARLOS ALBERTO FERREIRA , antigo funcionário da Biblioteca da Ajuda e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Esta obra , como referi , é uma listagem das refrências de documentos/estudos genealógicos manuscritos que existem na TT.
Está ordenada por ordem alfabética por apelidos/famílias , constando em cada um/a a respectiva referência do Doc.

Há muitos apelidos que têm mais do que uma referência , o que me leva a concluir que existem mais do que um documento ou estudo, sobre o mesmo.

Pelo que já pude concluir , para qualquer pessoa que esteja habituada a consultar documentação na TT , que não é o meu caso , estas ref. são-lhe familiares .

Com os cumprimentos e os desejos de um SANTO NATAL e BOM ANO NOVO

Henrique de Brito e Faro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 jun 2024, 20:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen