Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#7766 | vilhegas | 07 ago 2001 16:38

Agradecia tudo que pudesse ajudar a constituir a árvore
Genealógica desta família, pois temos falta de muitos elementos importantes .
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#7791 | domconde | 09 ago 2001 16:03 | Em resposta a: #7766

Tenho algum material sobre esta família, sobretudo na ligação ao Quinhones.

O meu mail é fbteixeira@mail.telepac.pt

Na minha página pessoal pode ver um esboço que já trabalhei sobre esta matéria.

www.geocities.com/Heartland/Village/5807

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#7829 | Rui Portugal | 11 ago 2001 10:28 | Em resposta a: #7791

A ascendência desta família pelo lado Guedes Vilhegas de Quinhones de Mattos Cabral, várias vezes ligados aos Guerra Quaresma, foi publicada em várias obras de António de Portugal de Faria (visconde e marquês de Faria), designadamente na Genealogia da Família dos Quinhones (1896)

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#7895 | vilhegas | 14 ago 2001 19:35 | Em resposta a: #7829

Meu caro Rui Portugal:
Muito agradeço as preciosas informaçôes que tão
atenciosamente me dispensou. Julgo que os Portugal da Silveira são familiares dos
Vilhegas de Quinhones, fazendo fé no que dizia
Minha Mãe. Estou pois muito contente, por constatar que o Espírito desta tão antiga Família está bem vivo e pronto a ajudar algum parente desconhecido que queira reconstruir a sua árvore Genealógica.
Muito grato, despeço-me com amizade:
Nuno Vilhegas.

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#8170 | Rui Portugal | 23 ago 2001 12:42 | Em resposta a: #7895

Meu caro Nuno Vilhegas

Não tem nada que agradecer a minha curta mensagem. A página do Dom Conde, com a sua genealogia dos Quinhones é muito mais elucidativa do que as minhas breves indicações. Tem no entanto o defeito de ser demasiado fiel ao Marquês de Faria, que apesar de obra estimável, tem muitos erros originados na forma como se fazia a genealogia no século XIX.
Tenho vários volumes manuscritos (espero publicá-los!) sobre Guedes e Vilhegas de Quinhones Matos Cabral, Guedes Quinhones de Portugal da Silveira, Almeidas Cabrais da Vidigueira, Quinhones Gil de Borja de Macedo e Meneses e seus descendentes Herédias e Beltrões.
Estou à sua disposição para foprnecer os elementos que entender, tanto mais que deduzo que somos parentes.
O meu mail é o seguinte; rdnpt@aeiou.pt
Com amizade
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#8300 | dvl | 28 ago 2001 00:15 | Em resposta a: #7791

Posso arranjar dados só sobre a família Guerra Quaresma. O meu bisavô era Henrique da Guerra Quaresma Viana.

meu e-mail: dvl70@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#8414 | vilhegas | 30 ago 2001 11:20 | Em resposta a: #8300

Caro Guerra Quaresma (dvl70)
Muito Obrigado pelo Seu Endereço.
Em breve o vou maçar, pois os Vilhegas estão
ìntimamente relacionados Consigo, com Os Portugal da Silveira, e com muitas mais Famílias da Península Ibérica, Américas e outros continentes. Será interessante pôr de
pé a História da Família: Guedes Vilhegas de
quinhones de Matos Cabral da Guerra Quaresma.
Um abraço do Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#8424 | rafael mião | 30 ago 2001 16:56 | Em resposta a: #7829

Ex.mo Senhor
Prov. será do seu conhecimento,mas na região da Serra da Lousã,parece-me que o lugarejo se chama Chã do Freixo,há o solar dos"Quaresma" e como tem uns soberbos brasões na Capela e na fachada principal,quando passo por lá dou sempre uma miradela~,não pertenço a esta Família;todavia,sou pela varonia da região da Serra da Lousã e sensibiliza-me o enquadramento um pouco romântico onde este solar está situado e o meu imaginário reporta-se aos princ´pios do séc.XIX,embora o solar deva ser muito mais antigo.
(Poderá consultar oGuia de Portugal-reed.pela Fundação Calouste Gulbenkian,vol. da Beira Litoral,que se lhe refere e traz fot.que também tenho.)
Em Alvito,no Alentejo,parece-me que existia a família Quaresma e dos marqueses de Alvito ou a eles ligada.
Com os meus cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#8506 | vilhegas | 01 set 2001 22:09 | Em resposta a: #8424

Caro Rafael:
Muito Lhe agradeço as informações que me deu, as quais são para mim de extrema importância.
É graças ao Forum, e à simpatia de algumas pessoas, que tenho avançado ùltimamente a "passos de gigante".
Despeço-me, enviando-Lhe os meus mais sinceros Cumprimentos.
Nuno .

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#9203 | vilhegas | 16 set 2001 12:50 | Em resposta a: #7766

Venho mais uma vez solicitar elementos sobre este assunto.
DESTA VEZ é sobre os Mattos Cabral. Sobre os ascendentes e descendentes dos ramos próximos do General António Guedes Vilhegas de Quinhones de Mattos Cabral (l814/65).
Agradeço desde já, tudo o que me puderem fazer
o favor de informar.
Com os meus melhores cumprimentos:
Nuno .

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#9211 | Vasco de Sousa Cyrne | 16 set 2001 14:43 | Em resposta a: #8300

Caro Primo Duarte
Para saber informações do nosso bisavõ ou da familia Guerra Quaresma basta vir aqui ao GENEA-PORTUGAL, aliás já o tinha referenciado há uns bons tempos atrás. Um abraço


Vasco de Sousa Cyrne

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#9277 | vilhegas | 17 set 2001 17:02 | Em resposta a: #9211

Caro Primo Vasco de Sousa Cyrne:
Com os meus mais amistosos Cumprimentos, venho
informá-lo de que não sou o Seu Primo Duarte,
mas sim o Seu Primo Nuno Vilhegas de Quinhones,
Pois pelos vistos temos um Bisavô comum, que era o General António Guedes Vilhegas de Quinhones de Mattos Cabral. Eu sou neto do Filho mais velho: Coronel de Engenharia José
Guedes Vilhegas de Quinhones de Mattos Cabral,
por parte da Filha Primogénita do mesmo.
Estou-lhe muito agradecido por me ter escrito,
mesmo pensando que eu era o Duarte (primo que
também não tenho o prazer de conhecer).
Caso me queira contactar, o meu Mail é :
. vaznuno60@hotmail.com .
Despeço-me com toda a Consideração:
- Nuno Vilhegas .

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#9849 | vilhegas | 27 set 2001 14:30 | Em resposta a: #9203

Caros Amigos:
E sobre os Mattos Cabral?
Mais ninguém me quer ajudar?
Preciso de saber se existe ainda alguém que assine este antigo apelido, ou que esteja com ele relacionado.
Desculpem a insistencia!
Nuno .

Resposta

Link directo:

RE: Família G.V.Quinhones de Matos Cabral

#42736 | bquinhones | 01 jun 2003 17:40 | Em resposta a: #9849

Caro Nuno
Eu sou trineto do General de Divisão António Guedes Vilhegas Quinhones de Mattos Cabral (1814-1895) e bisneto do Coronel de Artilharia, António Guedes Vilhegas Quinhones de Mattos Cabral, irmão do seu avô José.
O meu avô Fernando ainda tem os cinco apelidos que os nossos antepassados tiveram desde meados do século XVIII.
Com os meus melhores cumprimentos
Bruno Guedes Quinhones

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#71282 | mattoscabral | 15 ago 2004 06:34 | Em resposta a: #7791

Meu nome é Antonio de Mattos Cabral, nascido no Brasil. meu avô chegou por aqui em 1821 vindo de navio de Portugal. Recebemos a muito tempo uma carta de Maria José Fortunato de Mattos Cabral, endereço Travessia Avenida Manoel - Quinta do Azevedo 44 Senhora da Hora ou Flora (a carta é antiga e esta ilegivel algumas partes o endereço)mas não tivemos mais noticias. O único documento que disponho é do Consulado de Portugal em São Paulo datado de 10 de Fevereiro de 1921 constando uma foto do meu avô e:
José de Mattos Cabral -cidadão português-30 anos-natural Mondrões -Vila Real - filho de Theotonio de Mattos Cabral e Maria do Patrocinio Cabral. Escrito a lápis atrás do passaporte está anotado a data 25-7-1890 que acredito ser a data de seu nascimento. Sei que muitas pessoas que aqui vieram para viver mudaram seus nomes e até surprimiram alguns. Meu avô também tinha um irmão no Brasil _ João de Mattos Cabral. Espero poder ajudar com alguma informação, e gostaria que pudessem me informar sobre minha família.
Atenciosamente
Antonio de Mattos Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#71283 | mattoscabral | 15 ago 2004 06:55 | Em resposta a: #9849

Meu nome é Antonio de Mattos Cabral, nascido no Brasil. meu avô chegou por aqui em 1821 vindo de navio de Portugal. Recebemos a muito tempo uma carta de Maria José Fortunato de Mattos Cabral, endereço Travessia Avenida Manoel - Quinta do Azevedo 44 Senhora da Hora ou Flora (a carta é antiga e esta ilegivel algumas partes o endereço)mas não tivemos mais noticias. O único documento que disponho é do Consulado de Portugal em São Paulo datado de 10 de Fevereiro de 1921 constando uma foto do meu avô e:
José de Mattos Cabral -cidadão português-30 anos-natural Mondrões -Vila Real - filho de Theotonio de Mattos Cabral e Maria do Patrocinio Cabral. Escrito a lápis atrás do passaporte está anotado a data 25-7-1890 que acredito ser a data de seu nascimento. Sei que muitas pessoas que aqui vieram para viver mudaram seus nomes e até surprimiram alguns. Meu avô também tinha um irmão no Brasil _ João de Mattos Cabral. Espero poder ajudar com alguma informação, e gostaria que pudessem me informar sobre minha família.
Atenciosamente
Antonio de Mattos Cabral
e-mail: cacomattos@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#122508 | antonio de mattos | 11 jul 2006 04:58 | Em resposta a: #9849

Meu nome é Antonio de Mattos Cabral, nascido no Brasil. meu avô chegou por aqui em 1921 vindo de navio de Portugal. Recebemos a muito tempo uma carta de Maria José Fortunato de Mattos Cabral, endereço Travessia Avenida Manoel - Quinta do Azevedo 44 Senhora da Hora ou Flora (a carta é antiga e esta ilegivel algumas partes o endereço)mas não tivemos mais noticias. O único documento que disponho é do Consulado de Portugal em São Paulo datado de 10 de Fevereiro de 1921 constando uma foto do meu avô e:
José de Mattos Cabral -cidadão português-30 anos-natural Mondrões -Vila Real - filho de Theotonio de Mattos Cabral e Maria do Patrocinio Cabral. Escrito a lápis atrás do passaporte está anotado a data 25-7-1890 que acredito ser a data de seu nascimento. Sei que muitas pessoas que aqui vieram para viver mudaram seus nomes e até surprimiram alguns. Meu avô também tinha um irmão no Brasil _ João de Mattos Cabral. Espero poder ajudar com alguma informação, e gostaria que pudessem me informar sobre minha família.
Atenciosamente
Antonio de Mattos Cabral
e-mail: mattos.cabral@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#122813 | antonio de mattos | 15 jul 2006 07:08 | Em resposta a: #9849

Caro Senhor,
Meu nome é Antonio de Mattos Cabral, nascido no Brasil. Meu avô chegou por aqui em 1921 vindo de navio de Portugal. Recebemos a muito tempo uma carta de Maria José Fortunato de Mattos Cabral, endereço Travessia Avenida Manoel - Quinta do Azevedo 44 Senhora da Hora ou Flora (a carta é antiga e algumas partes do endereço esta ilegivel) mas não tivemos mais noticias. O único documento que disponho é do Consulado de Portugal em São Paulo datado de 10 de Fevereiro de 1921 constando uma foto do meu avô :
José de Mattos Cabral -cidadão português-30 anos-natural Mondrões -Vila Real - filho de Theotonio de Mattos Cabral e Maria do Patrocinio Cabral. Escrito a lápis atrás do passaporte está anotado a data 25-7-1890 que acredito ser a data de seu nascimento. Sei que muitas pessoas que aqui vieram para viver mudaram seus nomes e até surprimiram alguns. Meu avô também tinha um irmão no Brasil ele se chamava João de Mattos Cabral. Espero poder ajudar com alguma informação, e gostaria que pudessem me informar sobre minha família.
Atenciosamente
Antonio de Mattos Cabral
e-mail: mattos.cabral@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#129958 | JoãoGaspar | 02 out 2006 16:16 | Em resposta a: #9849

Caro Nuno,

Os Mattos Cabral que julgo conhecer, eram senhores de um Morgado , o chamado Morgado do Xaro em Beja e na Vila de Alhos Vedros.
Acho que a melhor pessoa para o informar sobre este ramos Mattos Cabral é o senhor Rui Portugal.

Atenciosamente

João da Silva Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral

#138920 | JoãoGaspar | 02 jan 2007 22:37 | Em resposta a: #8170

Caro Rui Portugal

Quero desejar-lhe um Feliz 2007 cheio de Saude, Amor e Sucesso.
E navegando por este tópico fiquei a saber que o senhor deseja publicar as suas descobertas sobre os seus ascendentes, interessando-me como ja sabe o ramo Matos Cabral sendo estes ultimos meus parentes.
Reuni mais algumas informações e uniões com outras familias que lhe poderão interessar tal como eu gostaria de saber tudo o que o senhor sabe sobre estes Matos, inclusive sobre Mécia de Matos de Cáceres e seus ascendentes, e qual a união dos Quinhones aos Matos Cabral, ja que no Genea não é possivel ver. Encontrei nos paroquiais de Alhos Vedros um Francisco Quinhones de Almeida e um anscendente dele , julgo eu, de seu nome João Quinhones de Matos.
Nos Quinhones o apelido so surge com João de Quinhones de Matos Cabral que julgo ser o João de Quinhones de Matos Cabral , mas na ascendencia deste aqui no Genea não entendo nem encontro a ligação aos Matoos.
Quanto as outras ligações, desde as que o confrade ja sabe destes Matos com os Tavora e aos Macedo, existe tambem ligações aos Carvalhos, aos Nettos e Pereiras de Alcochete, e aos Sousas e Sousas Freire da India. Ainda temos a irmã de Mécia de Matos de Cáceres , que casa com Martim Afonso de Avis que era Juiz Ordinario de India, Mina e Guiné e tinha de um anterior casamento um filho de seu nome Velentim Correia Carneiro. Encontrei tambem uma ligação dos Matos com os Zagallos cujo o Solar é na Sobreda da Caparica.

Cumprimentos

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#308302 | JoãoGaspar | 15 jun 2012 23:44 | Em resposta a: #7791

Caros Confrades,

Passados 5 anos em que estive aqui neste tópico interessado no ramo Matos Cabral da família aqui tratada, muitas foram as horas em que estudei todos os paroquiais de Alhos Vedros, origem da família Mattos Cabral e onde Francisco Quinhones Almeida, foi Juiz de Fora da dita Vila de Alhos Vedros e Palmela, e onde teve cargos na Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros. Mas além de ter encontrado muitas informações sobre a dita família dos Mattos Cabral dos Morgados do Xaro, não consegui encontrar qualquer ligação familiar entre os Mattos Cabral e os Quinhones Almeida e é sobre essa ligação que gostaria de ser ajudado, por si e pelos demais confrades que são descendentes dos Quinhones Almeida que seguramente terão informações que não encontrei mas que gostaria de incluir na construção da história da minha família.

Desde já agradeço a vossa atenção,

Com os melhores cumprimentos,

João Paulo Gaspar

Resposta

Link directo:

RE: Família Matos Cabral da Guerra Quaresma

#311966 | bquinhones | 16 ago 2012 00:31 | Em resposta a: #308302

Caro João Paulo Gaspar

Sou 9.º neto por varonia de Francisco de Quinhones de Almeida (Cabral), nascido em 1637, na Vidigueira e falecido em Lisboa, em 1697, na sua casa sita na Rua de São Sebastião da Pedreira (ainda existente e onde está actualmente o Hotel Real Palácio). Era filho de João de Quinhones (Juan de Quiñones), castelhano, natural de Toledo e de sua mulher, D. Ana de Almeida Cabral e neto materno de António de Almeida Cabral, ambos naturais da Vidigueira.
Foi o meu 8.º avô, João de Quinhones de Mattos Cabral, filho de Francisco de Quinhones de Almeida, o primeiro da minha família a usar tal “apelido”.

O parentesco entre os “Matos Cabral” e os Quinhones deve ter origem nos Cabrais. Talvez a ligação familiar que procura esteja no Alentejo e não em Alhos Vedros.

Veja p.f. “Família Almeida Cabral da Vidigueira“ em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=204873 e “Família Quiñones” em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=95928#lista.

A título de curiosidade, o “apelido” manteve-se até 2011, ano em que faleceu o meu avô (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=443822), o último “Matos Cabral” (Mattos Cabral na grafia antiga).

Com os melhores cumprimentos,
Bruno Guedes Quinhones

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 18:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen