Serra Negra, Campinas, Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil | Património

Serra Negra, Campinas, Brasil

#77768 | pinheirov | 21 nov 2004 21:53

Caros participantes

Procuro informações sobre um tio-Avô de nome António dos Santos Pinto, nascido *1848 em Viana do Castelo, Portugal, e radicado no Brasil na cidade Serra Negra. Aí teria vivido até cerca de 1920 entre sucessivas viagens a Portugal, tendo depois regressado ao país, onde faleceu. Teria construido ou ofertado o Hospital Santa Rosa de Lima de Serra Negra, tendo o seu nome dado a uma das Avenidas dessa cidade. Pretende-se informação sobre as suas actividades de cidadão exercidas em Serra Negra, caso alguém possua alguma referência desse tipo.
Agradecimentos antecipados.

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Serra Negra, Campinas, Brasil

#78912 | celidonio | 07 dez 2004 16:41 | Em resposta a: #77768

Prezado Sr.

As informações abaixo foram extraídas do site oficial da cidade de Serra Negra:

HOSPITAL – O primeiro hospital existente em Serra Negra foi instalado em um prédio alugado localizado à Rua José Bonifácio e inaugurado em 1907. Por volta de 1912 surgem idéias de construção de uma sede própria e moderna para o hospital. Um terreno pertencente aos herdeiros do Capitão José Gomes de Souza, foi doado para a construção da obra. Um comerciante português de nome Antonio dos Santos Pinto doou uma grande quantia de dinheiro para a época, e a única exigência que este fez foi que dessem o nome de sua filha falecida em Serra Negra ao hospital. A inauguração deu-se em 29 de agosto de 1929 e no dia seguinte foi inaugurada a Avenida Santos Pinto, nome dado por ocasião da morte do benfeitor do hospital

Resposta

Link directo:

RE: Serra Negra, Campinas, Brasil

#78932 | pinheirov | 07 dez 2004 21:37 | Em resposta a: #78912

Prezado «Celidonio»

Digo-me muito grato pela informação que me prodigou. Graças a ela, algo mais me foi possivel saber sobre esse antepassado. De facto, sua filha Rosa de Lima morreu ainda jovém num acidente de equitação em Serra Negra em 1894 e tudo o que sabia dela, é a existência de uma capela que seu pai erigiu em seu nome no Convento de S.Domingos de Viana do Castelo, cidade na qual ele nasceu e veio morrer após a inauguração desse Hospital de SN.
Prosseguindo vossa própria iniciativa, tentei aceder ao site oficial de Serra Negra na esperança de obter mais pormenores, mas embora tenha encontrado vários referências não consegui ler a que refere na sua mensagem.
Sem querer abusar, peço-vos então o favor de me indicar essa referência. Lembro no entanto, que para respeitar as regras da Genea relativas à publicação de links nas suas páginas, convém neste caso, suprimir o prefixo «http://www» e o sufixo «br» de modo a camouflar o link; arranjar-me-ei com o resto.
Finalmente, por simples curiosidade, apreciaria também me dissesse de que região ou país comunica.
Grato pela vossa disponibilidade, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Serra Negra, Campinas, Brasil

#78962 | celidonio | 08 dez 2004 12:45 | Em resposta a: #78932

Prezado Victor M. Pinheiro,

Abaixo, o link para a página que contém as informações que enviei.
serranegra.sp.gov."beerreebarra"referencias.htm

Resido em Louveira, na região de Campinas, a uns 100 Km de Serra Negra.

Gil Celidonio

Resposta

Link directo:

TEIXEIRA VILLELA, Campinas, Brasil

#78964 | FGJ | 08 dez 2004 13:15 | Em resposta a: #78962

Pesquisa sobre VILLELA para Frederico Grinberg Jr.

GIL CELIDONIO,
Aproveitando q você mora na região de Campinas-SP, peço-lhe o favor de me ajudar no q for possível sobre o assunto abaixo:
Eu estou interessado apenas em VILLELA de CAMPINAS(SP) e adjacências.
Eu quero saber sobre FRANCISCO TEIXEIRA VILLELA, fazendeiro,proprietário do ENGENHO MORRO ALTO (Campinas,SP) casado com MARIA JOSEPHA DA
CONCEIÇÃO.
E seu filho JOSE TEIXEIRA VILLELA (1855-1900), fazendeiro, casado com LAURA MONTENEGRO (1864-1937).
O casamento foi no Rio de Janeiro em 1882.
O casal teve 6 filhos ( 2 homens e 4 mulheres).
Dona Laura é minha tia-avó.
JOSE e LAURA faleceram no Rio de Janeiro,RJ.
JOSE era campineiro e LAURA, niteroiense.
A seu dispor para eventual ajuda aqui no Rio.
Um abraço,
Frederico GJ
Rio/RJ

Resposta

Link directo:

RE: Serra Negra, Campinas, Brasil

#78990 | pinheirov | 08 dez 2004 17:59 | Em resposta a: #78962

Prezado Gil Celidónio

Coincidência curiosa. Tenho amigos na Unicamp que estiverem aqui em minha casa (Montréal) na semana passada. Regressaram no domingo passado a Campinas.
Agradeço a informação que me enviou. Visitei o site. Defacto já me tinha transmitido toda a notícia, a qual me parece no entanto suficiente para o fim procurado.
Abri recentemente um tópico «Malafaias do Brasil» à procuro de informações sobre um outro tio-Avô chamado Francisco Palhares Malafaia da Costa *26.02.1875, natural de Viana do Castelo, Sta.Maria Maior, o qual teria tido dois filhos aí nascidos, provavelmente em SP ou RJ.
Qualquer pista de informação, por vaga que seja, será apreciada.
Agradecendo a vossa disponibilidade e última informação,

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA VILLELA, Campinas, Brasil

#79002 | celidonio | 08 dez 2004 20:01 | Em resposta a: #78964

Prezado Frederico Grinberg Jr.

Provavelmente este seu antepassado é neto
SL, Cap 1 pag 226
“do capitão Domingos Teixeira Villela, natural de Chaves, e de Angela Izabel Nogueira do Prado, de Baependi”
Estes Villela vieram de Baependi para a região de Campinas, Itu, e ainda existem por aqui e são meus parentes distantes. (Villela Lima)

Se for este o caso, estão na Genealogia Paulistana, do SL, Volume 1, página 226.

Uma referência a Francisco Teixeira Villela, como fazendeiro em Campinas está em:
(haga te te pe bara bara dablio dablio dablio).rhr.uepg.br/v4n1/denise.htm

Creio que você conhece a Bartyra Sette, tenta perguntar para ela, talvez ela saiba alguma coisa.

Gil Celidonio

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA VILLELA, Campinas, Brasil

#79020 | FGJ | 09 dez 2004 00:45 | Em resposta a: #79002

GIL CELIDONIO,
Por favor, veja minha resposta em novo tópico q abri.
Prefiro tratar dos Villela como um tópico distinto de Serra negra etc...
Segui suas sugestões.
Abraço agradecido,
Fredrico GJ
RIO/BR

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA VILLELA, Campinas, Brasil

#93584 | Rodrigo Carvalho | 15 jun 2005 16:57 | Em resposta a: #79002

Pessoal,

eu sou descendente do Capitão Domingos Teixeira Villela, cujas informações que possuo, são: Capitão Domingos Teixeira Villela, português, natural de Nossa Senhora da Assumpção de Braga, Villa Famosa, Termo de Chaves, Arcebispado de Braga, era filho de Antônio Teixeira e Mariana Gonçalves.

Domingos Teixeira Villela casou-se com Ângela Izabel Nogueira do Prado (filha do Capitão-mor de Baependi, Thomé Rodrigues Nogueira do Ó, natural da Ilha da Madeira, com ancestrais em Gouveia/ continente e mais atrás ainda, era a nobre Família Noguera, do Reino de Aragão - Espanha). Um dos filhos do casal foi Joaquim José Teixeira Nogueira, nascio em Lavras/mgque casou-se em Itu com Ângela Izabel de Souza Camargo (descendente de Juseph de Camargo - famoso na Genealogia Paulistana e de uma bisneta de João Ramalho). Um dos filhos de Joaquim José e Ângela foi o Capitão Francisco Teixeira Nogueira (nome de rua em Campinas), grande fazendeiro de café em Campinas e um dos chefes da Revolução Liberal de 1842, fi condenado à morte na prisão e depois recebeu indulto. Uma das filhas de Francisco Teixeira Nogueira foi Francisca Emília Teixeira Nogueira, que foi casada com José Benedicto Pedroso do Amaral Camargo (filho do Sargento-mor José Pedroso do Amaral e de Maria Thereza do Amaral - ambos da Família Amaral Gurgel) , um dos filhos desse casal foi Antônio Nogueira Pedroso, que casou-se com a espanhola Urbana Casas Fábregas, ambos, meus bisavós.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA VILLELA, Campinas, Brasil

#93596 | FGJ | 15 jun 2005 18:00 | Em resposta a: #93584

Prezado RODRIGO CARVALHO,
Você tem alguma informação sobre o casal Francisco Teixeira Villela e Maria Josepha da Conceição (Séc XIX)?
Atenciosamente,
Frederico
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA VILLELA, Campinas, Brasil

#93597 | Rodrigo Carvalho | 15 jun 2005 18:31 | Em resposta a: #93596

Prezado Frederico,

infelizmente, não tenho informação sobre o casal.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA VILLELA, Campinas, Brasil

#93624 | FGJ | 16 jun 2005 00:45 | Em resposta a: #93597

Prezado RODRIGO,
Obrigado pela pronta resposta.
Cumprimentos,
FredericoGJ

Resposta

Link directo:

RE: Serra Negra, Campinas, Brasil

#237594 | duarte1968 | 27 ago 2009 15:42 | Em resposta a: #78912

Caro senhor,
Sera que tera alguma possibilidade de me ajudar na Universidade de Campinas onde parece haver o registo dos emigrantes portugueses entrados em S. Paulo?
Procuro Joaquim Rolim e que teria chegado ao Brasil cerca de 1920.
Obrigado pela sua resposta.
Horta

Resposta

Link directo:

Serra Negra, Campinas, Brasil

#378019 | FGJ | 23 fev 2017 20:46 | Em resposta a: #78964

GIL CELIDONIO,
aqui vai uma correção: JOSÉ TEIXEIRA VILLELA faleceu aos 10-10-1900 em PORTO FERREIRA-SP..
FREDERICO/RIO/BRASIL

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 23:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen