rua cap. Ribeiro Barbosa (VN Famalicão)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões

rua cap. Ribeiro Barbosa (VN Famalicão)

#77822 | Carlos Silva | 22 nov 2004 11:29

Caros colegas,

Houve me certa altura um rua "Capitão Ribeiro Barbosa", em Vila Nova de Famalicão.
Alguém sabe quem foi o Capitão Ribeiro Barbosa ?
Agradeço ajuda.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: rua cap. Ribeiro Barbosa (VN Famalicão)

#78373 | regueiras | 30 nov 2004 19:20 | Em resposta a: #77822

Caro Carlos:

Aqui vai a resposta à sua pergunta (informação da Câmara Municipal de Famalicão)

"Com efeito, existiu uma rua com a denominação do Capitão Ribeiro Barbosa. A rua Capitão Ribeiro Barbosa é a actual rua João XXI, situada nas proximidades do Hospital São João de Deus. Esta denominação foi atribuída por deliberação da Câmara Municipal em 1968, que aprovou a designação actual em 1974.

O Capitão Ribeiro Barbosa, natural de Joane, foi oficial do Corpo Expedicionário Português, que lutou em França durante a primeira Guerra Mundial.

Foi o primeiro Governador Civil do Distrito de Braga após a Revolução de 28 de Maio de 1926. Outras informações biográficas poderão ser encontradas no jornal "Estrela da Manhã", na sua edição de 30 de Novembro de 1968. (...)

O Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência,
(Paulo Machado Ruivo)"

Graça Regueiras

Resposta

Link directo:

RE: rua cap. Ribeiro Barbosa (VN Famalicão)

#78394 | vbriteiros | 30 nov 2004 22:32 | Em resposta a: #78373

Cara Graça Regueiras.

Pelo seu texto de resposta , permito-me deduzir que terá possibilidade de saber se aí haverá algum departamento capaz de ter exempalares de " A Gazeta de Famalicão" do ano de 1886. Este periódico deste ano é muito raro e ainda não consegui consultá-lo. Grato desde já pela respectiva busca
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: rua cap. Ribeiro Barbosa (VN Famalicão)

#78477 | Carlos Silva | 01 dez 2004 17:20 | Em resposta a: #78373

Cara Graça,

Agradeço a sua eficiente pesquisa e a muito interessante resposta que aqui trouxe.

Suponho, a priori, que deve ser da familia Ribeiro Barbosa da area de Mogege, e Joane (e antes disso de Serzedelo e Ronfe), industriais do sector Têxtil.

Pode inclusive ser ele o irmão do comendador Manuel Ferreira Barbosa que combateu em França, de um ramo dessa familia que a Graça conhece bem.

Achar a edição de 30 de Novembro de 1968 do jornal "Estrela da Manhã" não vai ser tarefa muito fácil para mim, claro. Mas com tempo, e esta preciosa referência que me deixa, há-de ser possível.

Mais uma vez obrigado.
Sempre ao dispor.

Gratos cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Imprensa famalicense

#78479 | Carlos Silva | 01 dez 2004 17:30 | Em resposta a: #78394

Caro Vasco Briteiros,

Consultei já jornais da imprensa local dos finais do Séc. 19 e inícios do séc 20 na Biblioteca Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão
Sem garantia, todavia.

Abraço
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Imprensa famalicense

#78523 | vbriteiros | 01 dez 2004 23:58 | Em resposta a: #78479

Caro Carlos Silva,
Já consultei a Biblioteca de Vila Nova de Famalicão e no ficheiro consta essa publicação, mas já não existe. Existia Há cerca de 15 anos atrás. É minha convicção que alguém os levou para estudar em casa e esqueceu-se de os devolver. Devia ser pessoa conhecida para poder fazer semelhante uso!!
O pior é que esse ano não existe em nenhuma Bibiloteca Pública Portuguesa nem na TT nem Biblioteca NacionaL; tive o cuidado de escrever a todas elas sobre este jornal/ano, e responderam-me negativamente.
O Jornal de 1886 foi publicado seguramente, porque vem assinalado na obra de Vasco Carvalho - Aspectos de Vila Nova - página 208, inclusive citando o nº de 31 de Março .
Espero um dia encontrá-lo em alguma Biblioteca.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 19:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen