Famílias de Salreu, Estarreja

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Cargos

Famílias de Salreu, Estarreja

#77844 | jliberato | 22 nov 2004 14:00

Caros confrades,
O meu antepassado Agostinho João nasceu em 1685 na aldeia do Picoto, freguesia de Salreu que se situa no concelho de Estarreja. Era filho de Luís João e Maria Dias. Nunca encontrei o casamento dos pais.
Agostinho João veio a falecer nas Caldas da Rainha aos 04-10-1744. Era Criado da Rainha e comprador das Damas. Sobre isto lançarei um tópico no Forum mais tarde.
Alguém estudou Salreu? Alguém sabe alguma coisa sobre estas pessoas?
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#78300 | DBismarck | 30 nov 2004 10:26 | Em resposta a: #77844

Caro confrade,

Estudei diversas famílias de Salreu (Estarreja) e de região de Aveiro, mas apenas com as indicações que disponibiliza não consigo entroncar em nenhuma das famílias estudadas.
Se possuir mais informações, queira informar-me. Pois assim será mais fácil tentar obter mais alguma informação.
Com os melhores cumprimentos,

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#78750 | jliberato | 05 dez 2004 07:23 | Em resposta a: #78300

Caro Delfim Bismarck,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Os únicos elementos de que disponho são os que constam da minha mensagem.
O problema é que, em Salreu, os livros paroquiais de baptismos começam em 1755 e os de casamentos em 1773, o que torna difícil a pesquisa.
Agradeço-lhe a tentativa, de todo o modo.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81318 | carlos luiz | 09 jan 2005 18:56 | Em resposta a: #78300

Caro Delfim Bismarck
Vejo que estudou as familias de Salreu Estarreja!
Pode por favor, se for possivel claro ! Dar-me uma ajuda nas familias de Pardilho, Estarreja.Os Silvas, Santos,Arinhos,Nascimento,Esteves, e Pereiras; e em Bunheiro,Estarreja.Tambem Silva ,Santos,Rodrigues,Fernandes,Pardo e Vaz, que quem sabe, talvez parente do nosso Camoes!
com um abraço carlos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81336 | suzy gama | 09 jan 2005 22:18 | Em resposta a: #81318

Caro Carlos

Tenho os seguintes dados soltos e muito incompletos, espero que lhe possam ser úteis:

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81341 | suzy gama | 09 jan 2005 22:31 | Em resposta a: #81318

...
1- Maria Rodrigues, nasc a 28.10.1732 no Bunheiro, Murtosa, Aveiro, casada com Manuel da Silva Rilhó em 30.01.1753 e falecida a 06.07.1800 no Bunheiro, era filha de Domingos Vaz e Maria Rodrigues, neta paterna de Domingos Vaz e Maria Dias e materna de Manuel Mateus e Mariana Rodrigues, todos do Bunheiro.

2- Antonio Vaz Godinho, nascido no Bunheiro em (?), casado em 30.05.1789 com Mariana da Silva, filho de Manuel Vaz, do Bunheiro e de Teresa da Silva, de Avanca, neto paterno de Manuel Vaz e Esperança da Silva, ele de Avanca e ela do Bunheiro e neto materno de Francisco da Silva, do Bunheiro e de Joana Marques, de Beduido, Estarreja. O casal 2 teve Apolinário Vaz, nascido a 25.03.1790, que faleceu com 4 anos.

Cumprimentos

Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81365 | JCC | 10 jan 2005 10:24 | Em resposta a: #81341

Cara Susana Rilhó Gama

Também eu tenho antepassados em Bunheiro mas apenas estudei a linha que parte daquele que passou para Évora. Precisava agora de avançar nos que terão ficado no Bunheiro e, ainda sem provas, passado à zona de Lisboa.

A minha primeira questão é relativa aos livros do Bunheiro: estão no AD de Aveiro ou noutro local?

Quem eu procuro são os antepassados de Joaquim António de Sousa Matos (1775-1841), filho de José Dias de Matos e de Maria da Silva e Sousa, bem como encontrar os irmãos de Joaquim António e os seus descendentes. Tudo isto porque, recentemente, me apareceram uns Sousa Matos, cuja ligação com os meus desconheço, mas em cuja tradição familiar existe um relacionamento com os "primos de Évora".

Será que algum destes nomes lhe diz qualquer coisa?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81369 | DBismarck | 10 jan 2005 11:06 | Em resposta a: #81318

Caro Carlos Luiz,

De facto estudei algumas famílias de Estarreja, Salreu, Pardilhó, Avanca, etc., do concelho de Estarreja. Quanto ao que me pede, solicito que me envie mais pormenores, essencialmente sobre as de Pardilhó, pois do Bunheiro pouco ou nada estudei.
Com os melhores cumprimentos,

Delfim Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81382 | suzy gama | 10 jan 2005 14:00 | Em resposta a: #81365

Caro João Cordovil Cardoso

Estes dados foram-me fornecidos pela Ana Recio, participante deste Forúm, não tendo eu pesquisado Aveiro e daí ter dito ao Sr Carlos Luiz que os mesmos são bastante soltos e incompletos. Pedi já por e-mail para que a Ana Recio participasse neste tópico para lhe responder à questão do AD Aveiro e tendo ela uma base de dados extraordinária, talvez o possa ajudar.

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81386 | JCC | 10 jan 2005 14:36 | Em resposta a: #81382

Obrigado

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81415 | carlos luiz | 10 jan 2005 20:37 | Em resposta a: #81341

Cara Susy Gama
Obrigado pelo o envio, dos seus dados familiares, do Bunheiro! Temos os mesmos nomes em comum,que penso serem familiares ! Gostava de enviar um grafico de linhagem destes familiares !Mas por email, caso a prima Susy me queira dar o seu email. Eu estou em França, o meu aderesso é este!! carlos.reis-luiz@wanadoo.fr
Assim eu poderie, enviar uma pagina com os nomes desta familia, que é da minha mulher. cumprimentos carlos e odete

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81418 | carlos luiz | 10 jan 2005 21:00 | Em resposta a: #81369

Caro DBismarck
Obrigado por me dar atenção, vou ver se consigo enviar os nomes, de Pardilho!

Joaquim Manuel Esteves,n*11/12/1841, filho de Manuel Tome Nunes Branco e de Maria Joana Esteves, neto paterno de Manuel Tome Nunes Branco, e de Mariana Agustina-neto materno de Manuel Francisco e de Maria Joana Esteves!!

Mulher de Joaquim M. Esteves--Maria Caetano Lopes Vieira,n*14/07/1835, filha de Manuel dias Pereira e de Maria Luisa Lopes, neta paterna de Manuel Lopes Pereira e de Susana Dias Pereira-neta materna de Manuel Joaquim Tavares e de Ana Lopes Bento!!Estas são as familias de Pardilho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81493 | recio | 11 jan 2005 15:23 | Em resposta a: #81365

Caro JCC
tenho boas noticias para si, tenho tudo que precisa,Joaquim Ant ,nasc, casamento dos pais, 3 irmaos Etc .Etc. quinta feira vou enviar-lhe por email,
Estou feliz por poder-lhe ajudar já nos podemoos considerar primos mas muito afastados .


Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81494 | recio | 11 jan 2005 15:32 | Em resposta a: #81318

Tenho familias de Pardilho. Murtosa ,Bunheiro , Veiros,Valegae outras.

Se der os dados completos com a filiaçáo talves possa ajudar.

Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81495 | recio | 11 jan 2005 15:43 | Em resposta a: #81418

Tenho estas familias , estou pesquisando Pardilho ,logo entro em contacto pois agora não me é possivel
Até breve

Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81546 | carlos luiz | 11 jan 2005 21:55 | Em resposta a: #81494

Cara Ana Recio
No topico do dia 10/01/2005, seja de hontem, mencionei alguns ramos de Pardilho!
1* De Pardilho-----Joaquim de Nascimento,nasc.a 29/08/1872 em Pardilho, filho de Manuel de Nascimento, e de Ana da Silva, nasc. a 30/12/1841 em Pardilho,neto paterno de Joaquim de Oliveira e de Maria Pereira, os dois de Pardilho, neto materno de Mateus Rodrigues e Ana Rosa da Silva ,casados em 20/01/1838, tambem de Pardilho.

2*Do Bunheiro----Jose Maria dos Santos, nasc a 16/03/1872 no Bunheiro, filho de Agostinho Maria da Silva nasc. a 15/02/1834 e de Maria Antonia dos Santos casados em 13/05/1855, os dois do Bunheiro.Neto paterno de Domingos da Silva e de Andreza de Jezus da Silva ,nascida a 22/02/1807, nascidos e csados no Bunheiro.Neto materno de Simão da Silva Santos, e de Ana Andre Vaz, nasc. a 17/04/1792 casados e nascidos no Bunheiro.

Tenho estas certidoes destes familiares, de Pardilho e de do Bunheiro.
Se precisar, eu estou a disposição
Com agradecimentos grandes, Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81584 | JCC | 12 jan 2005 00:31 | Em resposta a: #81493

Cara Ana Recio

Muito obrigado pela sua colaboração.

Cá fico então à espera daquilo que encontrou. O meu email é

cordovil arroba webside ponto pt

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81675 | recio | 12 jan 2005 22:03 | Em resposta a: #81365

Caro JCC


Já voltei.

Os livros do Bunheiro estão no Arq Dist de Aveiro, há microfilmes desde 1810 a 1635. eu tenho casamentos desde 1857a 1700 Falta-me ver um microfilme , eu pesquizo em casa comprei um leitor de microfilmes e comprei também os microfilmes tenho toda a genealogia do bunheiro pois todos são compativeis com a minha só do bunheiro tenho mais de 5000 nomes .
eu não sei mexer muito no computador para lhe mandar os graficos como mandei á Susana Gama mas vou de seguida dar-lhe alguns, sabe eu não percebo muito de algumas coisas como os confrades intruduzem os nº referentes á pessoa espero que compreenda á minha maneira.


Um abraço .

Ana Recio

Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81684 | recio | 12 jan 2005 23:05 | Em resposta a: #81365

Caro JCC


Nº1-Joachim(Antonio de Sousa Matos) no batismo ele era só Joachim. nasc 7 de jan 1775. Filho de Joze Dias de Mattos nat de Pardilhó e de Maria da Silva Souza Nascida a 18 março 1743 e falecida a 9 out 1809 no Bunheiro, casaram a 3 fev 1768 Bunheiro.
Neto paterno ,Manoel Dias de Mattos e Maria de Bastos naturais de Pardilhó.
Neto materno de,Manoel Mattheus Nédio nascido 5 set 1706 Bunheiro e falecido
15 dez 1750 Bunheiro e de Catharina da Silva natural da Murtosa e fal 14 março 1759 Bunheiro,casaram a 11 abril de 1728 no Bunheiro.
Bisneto paterno de Henriques de Mattos e de Izabel Dias.
Francisco de Bastos e Izabel Andre naturais de Pardilhó.
Bisneto materno de Domingos Mattheus e Domingas Lopes nat do Bunheiro.
Manoel Tavares e Sebastiana Rodrigues nat da Murtosa.

Irmãos do nº 1

nº 2- Manoel nascido a 14 março 1769 Bunheiro(não tem Casamento)

nº 3-Maria da Silva Souza nasc a 26 out 1771 Bunheiro casou com Manoel de Oliveira nasc 13 fev 1761 Bunheiro e casaram a 15 Nov 1788 Bunheiro.
Manoel de Oliveira, filho de Manoel de Oliveira nat Bunheiro e de Roza da Silva nasc a 16 abril de 1740 Bunheiro casaram 14 abr 1760 no Bunheiro.

Filhos do nº 3
Maria nasc 9 dez 1789, fal 12 dez 1790
Roza nasc 6 abril 1791
Manoel nasc 27 dez 1794
Joaquim nasc 30 mai 1798
Antonio Joaquim nasc 17 jun 1802
Vitorino Manoel nasc 9 jun 1806
Ignacio nasc 17 mai 1809

João isto é um pouco do que tenho, vou esperar que meu filho chegue amanhã e lhe envio por emaill .
Vai ter uma Grande Surpressa.
Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81686 | suzy gama | 12 jan 2005 23:10 | Em resposta a: #81415

Caro Carlos

Espero que tenha recebido o meu e-mail, lamento não poder ajudar mais, mas a Ana Recio com certeza terá os dados que necessita.

Cumprimentos

Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81707 | JCC | 13 jan 2005 10:17 | Em resposta a: #81684

Cara Ana Recio

Muito obrigado pelos dados que já me enviou. O Joaquim que refere é o meu antepassado pois tudo condiz, para além dos pais também a data e locais de nascimento.

Aguardo com ansiedade aquilo que ainda tem. Presumo que não encontrou mais irmãos do Joaquim, pois não? Uma das coisas que procuro são estes irmãos e como o Manuel nasceu em 1769, a Maria em 1771 mas o Joaquim apenas em 1775 poderá haver alguns no intervalo 1771-1775, já que antes do Manuel não haverá nenhum atendendo à data do casamento dos pais, e alguns depois de 1776 pois a mãe nesta data tinha apenas 33 anos.

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81717 | recio | 13 jan 2005 12:29 | Em resposta a: #81707

Caro JCC


Joachim ten mais esta irmã:
Anna Dias de Mattos Nascida a 26/1/ 1778 bunheiro é casada e tem 5 filhos , do marido tenho os pais, avós e bisavós e ele tem 5 irmãos 3 deles casados e com mais de 5 filhos.
Já preparei graficos de familia vai gostar mas, meu filho de 16 anos é que sabe mandar por maill ele só chega Hoje á noite .
o João é um felizardo , eu estava desesperada, não conseguia partilhar os meus dados com ninguém .

Que programa tem? eu tenho o PAF 4 estou preparando uma disquete para lhe oferecer tenho o maior gosto em que conheça todo o meu trabalho , visto termos os mesmos em comum.
Fico aguardando os dados que tem relativos ao Joaquim Antonio de Sousa Mattos ,Sua esposa e pais dela (talves eu os tenha, São do Bunheiro?)
Hoje estou todo o dia em casa ,estive ausente uma semana e tenho saudades de pesquisar ,vou passar o dia a ver microfilmes . sempre com o olho mas mensagens
Eu sou de Setubal e o João?
cumprimentos, Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81774 | carlos luiz | 13 jan 2005 20:19 | Em resposta a: #81686

cara Susy Gama
Reçebi o seu email, que bastante agradeço, e tambem enviei alguns dados a Ana Recio, dos meus familiares de Pardilho, e do Bunheiro! Agora espero resposta
Obrigado por atenção
cumprimentos
carlos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#81801 | JCC | 14 jan 2005 00:17 | Em resposta a: #81717

Cara Ana Recio

Eu uso o The Master Genealogist, mas este programa lê os dados do PAF4 pelo que não há problema.

Joaquim António foi casar a Évora, com uma filha de João dos Reis Guimarães, natural de Guimarães, filho de João Baptista de Freitas. João dos Reis Guimarães era casado com Jacinta Cidade, de Montemor o Novo, e a filha de ambos chamava-se Inácia Jacinta dos Reis Cidade.

Do casamento de Joaquim António com Inácia Jacinta nasceram 7 filhas e um filho. A mais nova das filhas, Maria da Glória de Sousa Matos casou com Matias Piteira Fernandes. Este casal eram os meus trisavós.

João dos Reis Guimarães e seu genro Joaquim António de Sousa Matos foram negociantes em Évora e presumo que terão tido muito sucesso.

O filho de Joaquim António, José Maria de Sousa Matos vem a ser Cavaleiro Fidalgo da Casa Real, aliás como o tinha sido já João dos Reis Guimarães que também foi Cavaleiro da Ordem de Cristo

Para já é tudo o que tenho à mão. Se for à minha página pessoal (cordovil ponto home ponto sapo ponto pt) terá lá uma árvore de costados mais completa.

Obrigado pelos elementos que fez o favor de me mandar
Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#99339 | carlos luiz | 04 set 2005 10:20 | Em resposta a: #81369

CaroDBismarck
Peço-vos o favor,de ver o meu tópico de 03/09/05,onde procuro familias de Oliveira e Silva de Salreu!
Por acaso não tem estes nomes,nos seus estudos?
Cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#99340 | carlos luiz | 04 set 2005 10:27 | Em resposta a: #81494

Prima Ana
Como vai, e toda a sua familia! Penso que jà teria reçebido o meu correio?
Hoje mesmo falei com o seu filho,queria pedir-vos o favor de ver o meu tópico do dia 03/09/05,procurando familiares Oliveira e Silva de Salreu,os mais antigos que tenho data de 1912/3,Francisco de Oliveira e Silva casado com Priciosa de Oliveira e Silva!
cumprimentos
Os primos Carlos e Odette

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#99347 | recio | 04 set 2005 15:25 | Em resposta a: #99340

Olá primos
Desculpe ainda não ter respondido mas estive esta semana em Coimbra a pesquisar ,
, já recebi a sua carta ,obrigado
Hoje não falou com o meu filho mas com o meu irmão e ele não me deu o recado,
Eu de Salreu tenho pouca coisa, os meus são principalmente da Murtosa ,Bunheiro e Pardilho ,alguns de Veiros e poucos de Pardilho mas vou ver o seu pedido e logo respondo ,já sabe se eu tiver logo lhe envio tudo.
Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#99423 | DBismarck | 05 set 2005 15:23 | Em resposta a: #99339

Caro Carlos Reis Luiz,

Necessito que me envie mais informações, nomes e datas, caso contrário será muito dificil, já que Oliveira e Silva são apelidos comuns.
Cumprimentos

DBismarck

Resposta

Link directo:

Famílias de Canelas, Salreu, Estarreja

#99595 | Filipe Reis | 06 set 2005 23:47 | Em resposta a: #99347

Caros Confrades

Venho por este meio solicitar alguma informação sobre estes meus antepassados:

1) Casamento de Domingos João e de Francisca Maria, provavelmente entre 1660 e 1673. Residentes na Freguesia de Canelas (S. Tomé)
2) Baptismo de MANOEL Francisco, filho de Domingos João e de Francisca Maria, provavelmente entre 1660 e 1678. Na freguesia de S.Martinho de Salreu.

Este Manoel Francisco casou em Sacavém em 17 de Outubro de 1697 com Antónia da Assunção Aguiar nascida nesta freguesia em 1680. Manoel vivia ainda em 1722.

Gostaria de localizar registos de outros filhos do matrimónio e de parentes.


Agradecendo a preciosa ajuda,
apresento os melhores cumprimentos

Filipe Reis
Malveira da Serra, Alcabideche, Cascais

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Canelas, Salreu, Estarreja

#100275 | jliberato | 12 set 2005 21:54 | Em resposta a: #99595

Caro Filipe Reis,
Curioso termos também antepassados desta paróquia.
Infelizmente não entroncam com os meus.
Um abraço
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#119837 | mm81 | 01 jun 2006 14:15 | Em resposta a: #81369

Caro Delfim Bismarck,

Estou aqui bloqueado num tal de Manuel José Bandeira n. de Salreu c.25.7.1842 com Maria Monteiro n. de Estarreja, filha de Francisco Moreira e de Joaquina Monteiro, pois não consigo encontrar a ascendência do primeiro.

Estes foram pais de Filipe José Bandeira n. 25.7.1843 Beduído Estarreja c. 20.4.1860 com Maria de Jesus n. de Estarreja 1840 filha de Bartolomeu Fernandes da Costa n. Murtosa e de Maria Joaquina da Silva n. Estarreja.

Não terá por acaso nenhuma informação sobre esta família?

Obrigado
Cumprimentos
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#119900 | DBismarck | 02 jun 2006 10:16 | Em resposta a: #119837

Caro Manuel MArques,

No registo de casamento de Manuel José Bandeira deverão constar os pais do mesmo.
No entanto, de acordo com as datas que indica, no meu livro "Casa e Capela de Santo António" em Albergaria-a-Velha, refiro D. CLEMENTINA ROSA DA PIEDADE BANDEIRA c.c. PATRÍCIO INÁCIO FERREIRA.
D. Clementina nascida em 1855 em Salreu, era filha do Dr. JOSÉ MARIA BANDEIRA, Vereador da C.M. de Estarreja e Escriturário, e de sua mulher e prima D. MARIA ROSA BANDEIRA, neta paterna do Cap. JOAQUIM ANTÓNIO BANDEIRA e de D. MIQUELINA ROSA BANDEIRA, e neta materna do Cap. RICARDO JOSÉ BANDEIRA e de D. ANA JOAQUINA BANDEIRA.
Pelas datas que indica, é possível que o Manuel José Bandeira que procura seja filho de um destes últimos casais.
Mas, volto a referir, quer o registo de baptismo quer o de casamento devem indicar a filiação.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#119942 | Luis K. W. | 02 jun 2006 20:02 | Em resposta a: #99340

Caros Carlos e Odette

Uma minha tia-avó, a tia Mariazinha (creio que o nome completo era: Maria da Conceição de Castro e Sousa), licenciada em Germânicas e professora no liceu de Aveiro (ou Estarreja?) casou com um médico - de Salreu - chamado JOSÉ DE OLIVEIRA E SILVA, e viveram em SALREU.
Tiveram (salvo erro) 5 filhos, primos da minha mãe: JOSÉ, ANTÓNIO, a RUCA, etc.

Cumprimentos.
Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#120072 | carlos luiz | 04 jun 2006 16:11 | Em resposta a: #119942

Caro Luis

Fico contente,com a sua mensagem derigida a Carlos e Odete!

Tambem agradeçido pelos dados de Salreu, que tem origem de um primo meu, desta região! Vou enviar-lhe estes dados, esperando que lhe sejam familiares!

Tambem com cumprimentos

Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estarreja e de Beduido?

#120088 | qcrasto2b | 04 jun 2006 23:47 | Em resposta a: #77844

Caros Confrades

O meu Trisavô Manoel Teixeira de Figueiredo, natural de Viseu, foi escrivão/ tabelião em Estarreja desde 1852 até à sua morte, e presumo que residia em Beduido onde faleceu em 1867 e tem mausoleu no cemitério municipal.
Ora eu desconheço qualquer ligação deste meu familiar a alguém de Estarreja.
No entanto numa certidão de idade de uma neta deste Manoel encontrei como padrinhos da criança um bacharel João Pedro Ruella do Bunheiro (?) e uma D. Maria José Teixeira Rodrigues de Figueiredo.
Face ao exposto, atrevia-me a questionar os caros confrades que têm micro fichas de localidades do concelho de Estarreja se alguma já se cruzaram com estes nomes.

cumprimentos

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estarreja e de Beduido?

#120089 | qcrasto2b | 04 jun 2006 23:48 | Em resposta a: #77844

Caros Confrades

O meu Trisavô Manoel Teixeira de Figueiredo, natural de Viseu, foi escrivão/ tabelião em Estarreja desde 1852 até à sua morte, e presumo que residia em Beduido onde faleceu em 1867 e tem mausoleu no cemitério municipal.
Ora eu desconheço qualquer ligação deste meu familiar a alguém de Estarreja.
No entanto numa certidão de idade de uma neta deste Manoel encontrei como padrinhos da criança um bacharel João Pedro Ruella do Bunheiro (?) e uma D. Maria José Teixeira Rodrigues de Figueiredo.
Face ao exposto, atrevia-me a questionar os caros confrades que têm micro fichas de localidades do concelho de Estarreja se alguma já se cruzaram com estes nomes.

cumprimentos

Nuno Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#120403 | mm81 | 09 jun 2006 15:04 | Em resposta a: #119900

Caro Delfim Bismarck,

Em primeiro lugar quero agradecer a sua rápida resposta à minha questão. Já tinha consultado a sua obra "Casa e Capela de Sto Antonio em Albergaria A Velha", que possuo e tinha também pensado que tal ligação poderia existir. Estive a rever as fotocópias que tinha e parece-me que Manuel Bandeira aparece como "exposto".
Não será coincidência a mais termos um Manuel Bandeira como exposto numa "região de Bandeiras" será que consigo descobrir alguma coisa de outra forma? Não será provavelmente filho bastardo dum desses Bandeiras que refere ou esta possibilidade será muito remota?
Como eram dados os nomes às crianças expostas? Numa zona tão pequena provavelmente toda a gente saberia quem eram os pais verdadeiros, não?
Mais uma vez apelo à sua experiência e lhe pedia que me aconselhasse acerca do que fazer.

Muito Obrigado,
Melhores Cumprimentos,
Manuel Marques

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#120407 | DBismarck | 09 jun 2006 15:27 | Em resposta a: #120403

Caro Manuel Marques,

De facto o nome de baptismo é apenas o nome próprio. Apenas mais tarde, na adolescência, cada um começava a utilizar os apelidos.
Ora, no caso concreto de Manuel Bandeira, convém ver os seus registos de baptismo, casamento e óbito, para além dos registos de baptismo e, eventualmente, de casamento, de seus filhos, pois em algum poderá constar a indicação da filiação de Manuel.
Mantendo-se a indicação de exposto, e se a mãe não da família Bandeira, é de supor ser filho de um Bandeira.
Sem mais por hoje.
Com os melhores cumprimentos,

D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estarreja e de Beduido?

#120827 | jliberato | 15 jun 2006 16:21 | Em resposta a: #120088

Caro Nuno Teixeira,
O nome em causa não consta da minha base de dados que abrange apenas Avanca e Salreu.
Lamento.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#123277 | LusoSoares | 21 jul 2006 16:32 | Em resposta a: #78300

Caro Delfim Bismark,

Chamo-me Fernando José Gautier Luso Soares e deparei hoje no fórum com uma mensagem sua, de 30-11-2004, 10:26, relativa ao tópico "Famílias de Salreu, Estarreja", em que refere ter estudado diversas famílias da região de Aveiro. Não faço ideia quais as famílias que estudou e até que ponto. Porém, não resisto a colocar-lhe esta questão:

Pelo lado materno, tenho ligação a Aveiro - concretamente a Mataduços (localidade de origem de meu Avô materno e seus ascendentes) e Alumieira (localidade de origem de minha Avó materna e seus ascendentes; localidade esta pegada a Mataduços e que, não obstante hoje assim não ser, em tempos recuados foi mais importante do que Mataduços).

Meu Avô chamava-se José Gomes Gautier (5/4/1900-26/10/1972) e minha Avó Maria Simões (de Moura) Ferreira Gautier (17/12/1908-7/3/1988). O 'de Moura' coloquei-o entre parentesis, uma vez que, por lapso, não consta do registo.

O curioso é que, há anos atrás, andei a tentar investigar a origem do meu apelido Gautier e esbarrei com o facto de o pai de meu Avô, em lugar deste apelido tem - se bem me recordo -, Galtério. No Registo Civil de Aveiro, em lugar de encontrar José Gomes Gautier, filho de Manuel Gomes Gautier, deparei, se a memória me não atraiçoa - repito -, com Manuel Gomes Galtério.

E, curiosíssimo também é o facto de D. Afonso Henriques ter tido uma filha de Elvira Galter, filha esta de nome Urraca Afonso e que foi Senhora de Aveiro.

Ora, Galter e Galtério afiguram-se semelhantes, porventura com a mesma raiz - isto, objectivamente falando e sem pretensiosismo de espécie alguma, o qual seria aliás pura e simplesmente descabido!

Ainda e também curiosa é a afirmação do genealogista D. Luís Gonzaga de Lancastre e Távora, Marquês de Abrantes, segundo o qual dificilmente haverá português onde não corra o sangue do nosso primeiro Rei.

Em suma, será que o meu apelido materno lhe diz alguma coisa?

Acresce que desde sempre ouvi dizer que este apelido resulta de um francês que, não sei quando e em que circunstâncias, naufragara na zona de Aveiro e por lá ficara. Mas, o que isto poderá (ou não) ter de romântico, desconheço. Além de que não "joga" com o que consta do registo de meu Avô, quanto ao nome de seu Pai (meu Bisavô).

Cordialmente e grato pela atenção,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#123278 | LusoSoares | 21 jul 2006 16:53 | Em resposta a: #123277

Caro Delfim Bismarck,

Peço me desculpe, pois só agora atentei no facto de que, por mero lapso, na minha mensagem antecedente (das 16:32), escrevi de forma incorrecta o seu apelido.

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#123475 | DBismarck | 24 jul 2006 10:15 | Em resposta a: #123277

Caro Fernando Soares,

Neste momento não lhe poderei fornecer grandes informações em virtude doença de um familiar. No entanto, sobre o apelido Gautier nada estudei mas não está relacionado com D. Urraca Afonso (filha de D. Afonso Henriques), pois a descendência dessa senhora foram os Pires de Lumiares.
Já quanto ao apelido de sua mãe, Simões de Moura, tem origem na vizinha vila de Angeja, próxima da Mataduços.
Informo ainda, que o lugar de Alumieira poderá ser Alumieira em frente a Eirol.
Sem mais de momento, despeço-me com os melhores cumprimentos,

D.Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#123616 | LusoSoares | 25 jul 2006 17:24 | Em resposta a: #123475

Caro Daniel Bismarck,

Agradeço-lhe sinceramente, desde logo, a atenção da sua pronta resposta.

Permita-me, contudo, que refira o seguinte: - eu sei que a descendência de D. Urraca Afonso (filha de D. Afonso Henriques e de D. Elvira Galter) foram os Pires de Lumiares.

Sei também, porém, que na nossa História há exemplos de geraçõoes posteriores que, por um ou outro motivo, recuperaram apelidos de antepassados seus, passando a usá-los. Pelo que, uma de duas: ou efectivamente se estudou a árvore genealógica (e, é óbvio, os seus ramos), ou corre-se o risco de porventura poder-se incorrer em lapso involuntário. Isto em tese e - sublinhe-se - sem que eu haja procedido, nem de longe nem de perto, ao necessário estudo.

Já no que se refere ao apelido de minha Avó materna - Maria Simões (de Moura) Ferreira Gautier, desconheço que a origem possa ser de Angeja (hipótese que não refuto), devendo contudo acrescentar que a nossa casa em Alumieira, reconstruída no início do século passado, tem cerca de 300 anos.

Alumieira que, de há uns anos a esta parte, foi absorvida por Mataduços, não obstante a sua maior antiguidade e importância, v. g. do ponto de vista eclesiástico. A Nossa Senhora (de que possuímos uma imagem do século XVI) é de Alumieira, a Capela Antiga (mandada construir por antepassado nosso,e hoje, infelizmente descaracterizada por completo) é em Alumieira e a Festa é a Festa de Nossa Senhora de Alumieira. (Note-se, entretanto, que existe uma outra Alumieira, cerca de Oliveira de Azemeis, que nada tem a ver com a dos meus ancestros).

Acresce que, na obra intitulada "Invocações de Nossa Senhora em Portugal de Aquém e Além-Mar e seu Padroado", da autoria do Senhor Pe. Jacinto dos Reis, 1967, fala-se, a pp. 39, de uma Nossa Senhora de Almieira (forma como popularmente as pessoas designavam Alumieira) do lugar da Taipa da freguesia de Requeixo, concelho, distrito e diocese de Aveiro. (No Arquivo do Distrito de Aveiro, volume XIII, 1947, que é citado na referida obra, alude-se a uma festa de grande e larga fama na redondeza, por causa dos folares e dos partos felizes). Ora, ainda hoje e não obstante a apropriação por parte de Mataduços da Festa, a Nossa Senhora continua a ser, é óbvio, de Alumieira - Senhora dos partos, como recorda minha Mãe, sendo os folares um autêntico ex libris da festa.

A respeito de Requeixo vide: Américo Costa, "Diccionario Chorographico de Portugal Continental e Insular", volume X, com prefácio do Dr. José Joaquim Nunes, Porto, Livraria Civilização, 1948, pp. 171 e 172. E, no que se refere a Taipa, op. cit., vol. XI, pp.566.

Cordialmente,
Fernando Luso Soares

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estarreja e de Beduido?

#124902 | Francisco Queiroz | 14 ago 2006 21:32 | Em resposta a: #120827

Haverá alguém que me possa dar indicações sobre a filiação e profissão de Francisco Rodrigues de Oliveira, homem de Salreu dos finais do século XIX, do qual existe jazigo de família no adro da igreja?
Obrigado.
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

José Marques

#126243 | jliberato | 28 ago 2006 21:11 | Em resposta a: #81341

Caros confrades,
Consultando os sumários matrimoniais da Câmara Eclesiástica de Lisboa, encontrei um processo datado de 10-02-1753, que talvez possa interessar quem estuda Salreu.
Trata-se do casamento de José Marques, filho de Manuel Marques e Andreza Maria, natural de Salreu, com Inês Maria, filha de António Francisco e Francisca Gomes, da freguesia de São José de Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estarreja e de Beduido?

#132740 | mpa | 01 nov 2006 02:23 | Em resposta a: #120827

Em primeiro lugar, agradeço o tempo que venha a dedicar à leitura deste pedido.

Gostaria de saber se, na sua base de dados de Salreu, tem um Gonçalo (Fernandes) D'Abranches, que se casou em 1801 com Maria Marques (filha de Manuel Marques Amador eMaria d'Oliveira) e que era:
- filho de Manuel D'Abranches e Joanna Fernandes, ambos de Salreu;
- neto paterno de Manuel D'Abranches (de Queirã - Bispado de Viseu) e Caterina Dias (de Salreu); e
- neto materno de Manuel Fernandes (Cora?) e Antónia Dias, ambos de Salreu.

Detectei o baptismo da irmã Maria (1756) e Joam (1760). Como o João casou em 1791 presumi que o Gonçalo tenha sido mais novo (mas não encontrei nada). Ou vi mal (espero que seja o caso) ou o Gonçalo poderá ter sido mais velho que os irmãos e, nesse caso, tenho o problema dos registos de baptismo começarem em 1755.

Se tiver informação do casamento (?) da Maria e do óbito de qualquer um dos referidos, agradecia-a, pois talvez me venha a ser preciosa no salto que terei que dar para Queirã em Vouzela (ver abaixo).

Pode ajudar?


Se puder ajudar com os pedios feitos em 23 e 24 de Outubro neste Forum (Familia Abrantes em Queirã) também agradecia ... na verdade deveria ter usado o nome de familia original no meu pedido .. D'Abranches ou de Abranches ... pois vejo muito interesse neste Forum por essa forma do apelido.

Também tem uma base de dados de Beduído?

Mais uma vez muito obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#135971 | José Duarte | 29 nov 2006 18:52 | Em resposta a: #119900

Exmo. Senhor
Delfim Bismark

Uns meses depois da sua última intervenção, espero ainda vir a tempo de levantar umas questões.

Tenho comigo, salve seja:

Maria Carolina Bandeira, baptizada na freguesia de São Martinho de Salréu, Estarreja, a 3 de Fevereiro de 1840, (A.D..Aveiro, reg.º de baptismos, freg. de Salréu, Estarreja, L.º 9, fls. 80v.º.), filha de Joaquim José Valente Bandeira e de sua mulher D. Maria Gertrudes Correia, neta paterna do cap. Ricardo José Bandeira e de Ana Joaquina Bandeira, neta materna de Manuel Ferreira e de Gertrudes Teresa Rosa.

Se possível, e sem quer abusar da sua boa vontade e disponibilidade, gostava de saber mais sobre estes e seus antepassados.

Obrigado
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136051 | DBismarck | 30 nov 2006 10:30 | Em resposta a: #135971

Caro José Duarte,

As informações que dispunha sobre a família Bandeira de Salreu (e não Salréu), são aquelas que disponibilizei no Genea e que vêm publicadas no meu livro "Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha".
Não pesquisei mais esta família pois não são meus antepassados, mas sim de uns parentes afastados.
Parece-me, no entanto, que o Cap. Ricardo José que refere será o mesmo que eu cito.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136068 | mpa | 30 nov 2006 13:25 | Em resposta a: #136051

Caro D. Bismark,

Não conheço o livro acima referido pelo que não sei se aborda as minhas famílias: Abrantes/Abranches/Vieira/Dias/Fernandes/dos Anjos/Marques/Condessa/Amorim etc. ... devem ser poucas as famílias que ao longo dos tempos não se cruzaram.

Pode adiantar se as estudou e, se sim, onde poderei procurar o seu livro? Sabe se o mesmo está na Biblioteca de Esatrreja?

Muito obrigado e melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136170 | José Duarte | 01 dez 2006 14:25 | Em resposta a: #136051

Exmo. Senhor
Delfim Bismark

De qualquer maneira muito obrigado

Com os melhores cumprimentos,
José Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136184 | graça58 | 01 dez 2006 16:47 | Em resposta a: #81341

Cara Susana
Por acaso nas suas pesquisas não terá encontrado ninguém com o nome de António Rodrigues Rilhó, que terá nascido por volta de 1800. È que em 2 certidões (uma de nascimento de um neto dele e da certidão de casamento da filha) ele chama-se Antonio Rodrigues Rilhó e noutro chama-se António Rodrigues Valente de Almeida. Será que são a mesma pessoa?
Cumrprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136190 | suzy gama | 01 dez 2006 17:24 | Em resposta a: #136184

Cara Graça

Nunca pesquisei ainda as freguesias de que trata este tópico, no entanto tenho imenso interesse em todos os dados referente ao sobrenome Rilhó, do qual descendo por vários ramos do Algarve.
Numa próxima fase da minha pesquisa, tenho como uma das prioridades a tentativa de ligação de todos os Rilhós.
Em relação à sua mensagem, convem tentar saber a filiação do António Rodrigues para que se possa tirar algum tipo de conclusão.
Já agora, de que freguesia é o António Rodrigues (Rilhó)?

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136242 | graça58 | 02 dez 2006 13:12 | Em resposta a: #136190

Cara Susana
Este António Rodrigues era do Lugar da Estrada, freguesia de Pardilhó, e era filho de Manuel Rodrigues e Maria Valente.
Cumprimentos
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136296 | mhgv | 03 dez 2006 03:37 | Em resposta a: #136051

Senhor Delfim Bismarck:

Não tendo ,na altura própria ,conseguido obter o seu livro,venho pedir-lhe o favor de me indicar o modo como, mais facimente, o poderei conseguir agora. Agradeço--lhe imenso o ter-se dedicado ao estudo da minha e nossa? família. Só agora descobrí o "genea" e o meu gosto pela genealogia. Os meus cumprimentos,
Maria Helena ( neta de Aurora da Graça de Almeida Ribeiro )

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136392 | DBismarck | 04 dez 2006 10:58 | Em resposta a: #136068

Caro MPA,

Infelizmente não aborda as famílias que refere, pois centra-se na Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha e nas famílias que com ela estão relacionadas.
O meu livro existe na Biblioteca de Estarreja para consulta. No caso de o pretender adquirir, terá de ser via Universidade Lusófona do Porto.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136395 | DBismarck | 04 dez 2006 11:19 | Em resposta a: #136296

Cara Dr.ª Aurora de Almeida Ribeiro,

Antes de mais, muito obrigado pelas suas palavras. O livro poderá ser adquirido na Universidade Lusófona do Porto, via telef: 222073232.
Versa sobre um ramo da nossa família comum ligado àquela casa, uma vez que sua tetravó D. Rosa Clara Viterbina Álvares de Carvalho era irmã de minha tetravó D. Theodora Angélica Álvares Ferreira de Carvalho (esta casada com o 3.º Senhor da referida Casa de Santo António).
No entanto, refere também um outro ramos por sonde somos parentes em igual grau, uma vez que seu tetravô Francisco Soares de Almeida, que foi Administrador e Presidente da Câmara de Alebrgaria-a-Velha, era irmão de minha tetravó D. Maria Joaquina do Carmo Soares de Almeida, ambos filhos do último Presidente eleito da Câmara Municipal de Angeja.
Cá fico à espera de mais notícias do ramo açoriano da família, bem como da actualização do que em 1999 foi publicado.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136400 | mpa | 04 dez 2006 12:54 | Em resposta a: #136392

Crao D. Bismark

Os meus agradecimentos. Consultarei o seu livro na Biblioteca de Estarreja.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136435 | mhgv | 04 dez 2006 20:24 | Em resposta a: #136395

Caro Sr.Bismarck:

Muito agradeço as informações que me enviou, embora, na verdade, tenham sido dirigidas à minha Avó, Aurora da Graça de Almeida Ribeiro. Eu não pertenço ao ramo açoriano da família, embora nos mantenhamos em contacto. Vivo em Lisboa e como estou à beira da reforma. imagino que a genealogia venha a ser um excelente "hobby".
Com os meus melhores cumprimentos, Maria Helena Guimarães Victor do Patrocínio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#136475 | DBismarck | 05 dez 2006 10:41 | Em resposta a: #136435

Bom dia D. Maria Helena,

Peço imensa desculpa, mas pensei tratar-se do ramo familiar residente nos Açores.
Assim que tiver o livro em seu poder, não só vai encontrar diversas informações sobre a sua e nossa família, como posteriormente me poderá ajudar a actualizar as informações que lá aparecem.
De facto a Genealogia é um excelente "hobby". Vai ver que vai ficar "viciada" rapidamente.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Estarreja e de Beduido?

#136565 | jliberato | 05 dez 2006 23:01 | Em resposta a: #132740

Caro mpa,
Obrigado pela sua mensagem.
Infelizmente os nomes que refere não constam da minha base de dados.
O que é natural.
A minha base de dados é constituída pelos meus antepassados e o meu ramo de Salreu saíu da paróquia em 1706.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#144757 | São José | 19 fev 2007 17:27 | Em resposta a: #78300

Caro Delfim Bismarck,

vejo que estudou algumas familias de Salreu e não só, eu tenho andado a fazer alguns levantamentos para poder saber algo mais sobre meus antepassados. Será que pode ajudar-me? Que dicas é q precisa de ter para ver se é possível ajudar-me?Se quiser entrar em contacto através de mail aqui deixo-lhe o meu: toniosantos@hotmail.com

Cumprimentos,

António

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#147191 | DBismarck | 09 mar 2007 11:35 | Em resposta a: #119837

Caro Maneul Marques,

Envio-lhe mais alguns dados sobre a família Bandeira, de Salreu, que espero lhe sejam úteis.

ANTÓNIO MARQUES GINETE e sua mulher VIOLANTE TAVARES, moradores no lugar do Santo, em Salreu, tiveram, pelo menos, um filho de nome MANUEL JOAQUIM BANDEIRA, o qual casou duas vezes, a primeira com ROSA TERESA, e a segunda em 27.2.1781, em Salreu, com FRANCISCA CLARA JOAQUINA PIMENTEL.
Estes últimos resodoram no lugar de Adou de Cima, em Salreu, e foram pais do Cap. JOAQUIM ANTÓNIO BANDEIRA, o qual casou com MIQUELINA ROSA BANDEIRA PINTO DE CARVALHO, filha de ALEXANDRE PINTO DE CARVALHO e de MARIA ROSA BANDEIRA DE FIGUEIROA E SILVA, do lugar de Campinos, Salreu.
Com os melhores cumpriimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#147621 | mpa | 12 mar 2007 08:40 | Em resposta a: #81493

Exma. Confrade,

Sei que tem pesquisado Pardilhó e outras freguesias de Estarreja . Agradeço que veja se consegue ajudar num assunto que coloquei em 7/3/07 sobre Ayres Lourença (dos Santos?) - Avanca ou Pardilhó.

Os meus agradecimentos antecipados.
mpa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#148251 | mpa | 14 mar 2007 22:46 | Em resposta a: #136392

Caro Confrade,

Agradeço que passe o olho no tópico que lancei em 7/3/2007 sobre Ayres dos Santos de Avanca ou Pardilhó.

Já deu conta deste personagem nas suas pesquisas?

Obrigada e melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#148326 | carlos luiz | 15 mar 2007 12:51 | Em resposta a: #99347

Cara prima Ana Récio
Peço desculpa, por o incomodo, mas gostava de saber, se conheçe, ou tem dados do Visconde de Salreu(Domingos Joaquim da Silva)nascido em Salreu no ano 1854, talvez relacionado com os nossos parentes!
cumprimentos

Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#148339 | mpa | 15 mar 2007 13:41 | Em resposta a: #148326

Caro Confrade,

Não sei que tipo de info. procura.

Foi lançado um livro sobre Salreu em 2006 por Margarida Castro (nascida em Salreu) que tem um resumo breve sobre o Visconde (além de outras figuras célebres de Salreu).

Se é de Estarreja ou de perto pode consultá-lo na Biblioteca ou contactar a Camara de Estarreja para adquiri cópia.

So precisar de pouca info. que poderei resumir aqui, diga.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#148399 | carlos luiz | 15 mar 2007 16:18 | Em resposta a: #148339

Obrigado pela atenção!

A imformação, é simplismente, saber se existe qualquer relecionamento, nos ramos Silvas de Salreu, com os do Bunheiro!
Pergunto, se posso encontrar este livro na B. de Lisboa?
Com os meus cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Canelas, Salreu, Estarreja

#153555 | gmg | 24 abr 2007 10:48 | Em resposta a: #99595

Caro Filipe,

Pode consultar o tópico "Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra".

Cumprtimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Canelas, Salreu, Estarreja

#185967 | davidlima | 24 fev 2008 06:47 | Em resposta a: #153555

Adicionando aqui a vocês mais um dado.
Achei a certidão de meu bisavô, o que se confirmou que o mesmo é sim de SALREU.
Abaixo os dados dele:

FRANCISCO DE ALMEIDA - 26 DE SETEMBRO DE 1897

FILHO DE : JOSÉ DE ALMEIDA
ANNA DE JESUS

Se alguém for da mesma família que a minha, será ótimo entrar em contato :)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Canelas, Salreu, Estarreja

#186119 | DBismarck | 25 fev 2008 12:30 | Em resposta a: #185967

Caro Confrade,

Creio ter tido esse casal a actividade de moleiros. Se assim for, poderá consultar na obra: "Moinhos do concelho de Albergaria-a-Velha", da autoria de Armando carvalho Ferreira e Delfim Bismarck Ferreira.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#186120 | DBismarck | 25 fev 2008 12:33 | Em resposta a: #77844

Caro Dr. Nunes Liberato,

Sabendo que V. Ex.ª andará agora mais desligado destes temas genealógicos, aproveito para lhe perguntar se não terá nenhum artigo inédito, sobre alguma genealogia de famílais do concelho de Estarreja, que queira publicar.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#186124 | jliberato | 25 fev 2008 12:41 | Em resposta a: #186120

Caro D. Bismarck,
Talvez.
Pode pedir o meu email ao moderador que eu autorizo.
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#186125 | DBismarck | 25 fev 2008 12:50 | Em resposta a: #186124

De acordo com a autorização acima, solicito ao moderador deste fórum o email do dr. Nunes Liberato.
Antecipadamente grato, despeço-me com os melhores cumprimentos,


D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#186323 | jcamposedson | 26 fev 2008 21:49 | Em resposta a: #78300

Caro sr.Bismarck, o meu Avô por parte de Mãe, nasceu em 15 de novembro de 1902 na Cidade de Salreu-Estarreja e faleceu aqui no Brasil no ano de 1977. Infelizmente é tudo que eu lembro dele no que diz respeito a datas e nomes. Seria possível me fornecer mais alguns dados a respeito dos meus antepassados de Portugal ?
atenciosamente
Edson

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#186324 | jcamposedson | 26 fev 2008 22:02 | Em resposta a: #186323

Perdão, esquecí de informar-te o nome dele:
Manuel da silva Valério.
Grato
edson

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#186392 | DBismarck | 27 fev 2008 11:20 | Em resposta a: #186323

Caro sr. Edson,

Visto ter a data de nascimento de seu avô, deverá escrever ou telefonar para o Arquivo Distrital de Aveiro a solicitar o envío da fotocópia do registo de baptismo do seu avô.
Desse registo constarão os nomes dos pais e vós dele, bem como os seus locais de origem.
Cumprimentos

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Salreu, Estarreja

#190414 | DBismarck | 31 mar 2008 12:05 | Em resposta a: #186124

Caro Dr. J. Liberato,

Já pedi, mas ainda ... nada.
Aqui vai o meu: info@fundacaomadureira.com
Fico a aguardar.
Com os melhores cumprimentos,

D. Bismarck

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#361679 | cthemudo | 21 set 2015 17:49 | Em resposta a: #77844

Boa tarde. Procuro descendência de:

LUCÍLIA MARIA DA SILVEIRA FREIRE THEMUDO BARBOZA e de AGOSTINHO ANTÓNIO DE SOUSA RIBEIRO

Nasceu em Monção, Paróquia de Santa Maria dos Anjos a 23 de Outubro de 1885. Foi batizada na Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos a 9 de Novembro de 1885 (Assento nº 77 do Livro de Batismos da Paróquia de Santa Maria dos Anjos). Foram seus Padrinhos João Norberto Pereira Álvares da Guerra e Maria das Dores Álvares da Guerra, sua Tia casada que foi com António Fortunato da Silveira Themudo de Vera, com procuração de Maria José Soares Basto.
Faleceu na Figueira da Foz, Freguesia de São Julião a 4 de Outubro de 1969 (Documento nº 269, maço nº 5)
Casou a 15 de Setembro de 1920, no lugar do Paço, Freguesia de Santigo de Beduído em Estarreja (Assento nº 54) com AGOSTINHO ANTÓNIO DE SOUSA RIBEIRO, batizado a 18 de Janeiro de 1896 na Paróquia de Santiago de Beduído em Estarreja, nascido a 16 de Janeiro de 1896 (Assento nº 11 do Livro de Batismos da Freguesia de Santiago de Beduído, imagem tif nº 9), e falecido no dia 31 de Agosto de 1964 em Coimbra, Freguesia da Sé Velha (Averbamento nº 234, maço nº 15), filho de José Augusto de Sousa Ribeiro, escrivão do Juízo de Direito na Comarca de Estarreja e de sua mulher Elvira Marques de Azevedo.
Segundo fui informado~, Lucília e Agostinho terão tido um filho de nome José Augusto, é e deste que procuro possível descendência.

Obrigado

Cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#362192 | TomeSousa | 08 out 2015 11:54 | Em resposta a: #81365

Caro João,

Eu sou também descendente das família Matos e Sousa, de Pardilhó, pelo lado paterno do meu pai, pelo que poderemos ter antepassados em comum.

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#362193 | TomeSousa | 08 out 2015 12:03 | Em resposta a: #81684

Estimada Ana Récio,

Eu sou também descendente das família Matos e Sousa, de Pardilhó, pelo lado paterno do meu pai, pelo que poderão ter que ver com dados que eventualmente a Ana possa ter e me possa dispensar, por favor.

Para o efeito, deixo-lhe o meu e-mail pessoal: sousa.tome@gmail.com

Muito obrigado pela sua atenção e amabilidade.

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#373014 | cthemudo | 08 ago 2016 17:01 | Em resposta a: #361679

Boa tarde. Procuro descendência de:

LUCÍLIA MARIA DA SILVEIRA FREIRE THEMUDO BARBOZA e de AGOSTINHO ANTÓNIO DE SOUSA RIBEIRO

Nasceu em Monção, Paróquia de Santa Maria dos Anjos a 23 de Outubro de 1885. Foi batizada na Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos a 9 de Novembro de 1885 (Assento nº 77 do Livro de Batismos da Paróquia de Santa Maria dos Anjos). Foram seus Padrinhos João Norberto Pereira Álvares da Guerra e Maria das Dores Álvares da Guerra, sua Tia casada que foi com António Fortunato da Silveira Themudo de Vera, com procuração de Maria José Soares Basto.
Faleceu na Figueira da Foz, Freguesia de São Julião a 4 de Outubro de 1969 (Documento nº 269, maço nº 5)
Casou a 15 de Setembro de 1920, no lugar do Paço, Freguesia de Santigo de Beduído em Estarreja (Assento nº 54) com AGOSTINHO ANTÓNIO DE SOUSA RIBEIRO, batizado a 18 de Janeiro de 1896 na Paróquia de Santiago de Beduído em Estarreja, nascido a 16 de Janeiro de 1896 (Assento nº 11 do Livro de Batismos da Freguesia de Santiago de Beduído, imagem tif nº 9), e falecido no dia 31 de Agosto de 1964 em Coimbra, Freguesia da Sé Velha (Averbamento nº 234, maço nº 15), filho de José Augusto de Sousa Ribeiro, escrivão do Juízo de Direito na Comarca de Estarreja e de sua mulher Elvira Marques de Azevedo.
Segundo fui informado~, Lucília e Agostinho terão tido um filho de nome José Augusto, é e deste que procuro possível descendência.

Obrigado

Cumprimentos

Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#373072 | natercia7 | 10 ago 2016 14:57 | Em resposta a: #373014

Ah! Deu com a tal mensagem. Na dedicatoria da outra foto, o Sr. João Norberto oferece-a à sua tia. Havia relaçao de familia, mas qual ? Agora vou ver a suite... N

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#373075 | natercia7 | 10 ago 2016 16:30 | Em resposta a: #373014

Exmo Senhor Themudo Barata,

Perdão pela incursão por inadvertência. Na sua mensagem aparece como padrinho de baptismo em Monção João Norberto GUERRA. Acontece que o confrade Saintclair e eu mesma, a proposito de uma foto antiga que esse senhor GUERRA ofereceu a uma pessoa da minha familia, "sua Tia", de Monção, temos procurado saber mais.
E respondendo a um link dele, encontrei-me por acaso e por falta de conhecimentos técnicos, no seu topico. Mais uma vez, perdão.
P.S. Se por acaso dispõe ou vem a dispôr de pormenores sobre esse padrinho de baptisado, que era sobrinho de alguém dos meus familiares, agradeço a transmissão. Cpts Natércia

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#373076 | cthemudo | 10 ago 2016 16:43 | Em resposta a: #373075

Sem problemas.

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#381516 | Luis K. W. | 30 mai 2017 11:12 | Em resposta a: #119942

Afinal, descobri hoje (30/5/2017), o nome correcto da minha tia-avó casada com um médico José de Oliveira e Silva, de Salreu, era MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA E SOUSA (licenciada em Filologia Germânica pela Un. Coimbra), e era natural de Coimbra.

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#408758 | Jorge Sampaio | 18 out 2018 18:56 | Em resposta a: #120089

Caro Nuno Teixeira,

Em resposta a este tópico, e especificamente a esta sua mensagem (com mais de 10 anos), deixo aqui a pouca informação que disponho sobre os Figueiredo Teixeira da freguesia de Salreu, concelho de Estarreja.

Na minha ascendência, o apelido começa com Claudia Maria de Seixas, que terá nascido antes de 1730 em Salreu, e que casou com José Rodrigues Fontoura da freguesia de Branca, concelho de Albergaria.

Claudia Maria de Seixas era filha de Francisco de Figueiredo Teixeira e de Teresa Maria de Jesus, de Salreu.

Infelizmente os livros de Salreu começam em 1755, 1773 e 1785, de batismos, casamentos e óbitos, respectivamente, pelo que de pouco servem na minha pesquisa.

Outros Figueiredo Teixeira de Salreu que "encontrei" são:

- Manuel de Figueiredo, de Salreu, filho de um Manuel de Figueiredo Teixeira, foi aluno da UC entre 1729 e 1737.

- Manuel de Figueiredo Teixeira (com notícia neste site), casou com Maria Francisca, e teve uma filha de seu nome Margarida Ana Luísa de Figueiredo. Esta, por sua vez casou com Francisco Rodrigues da Silva e teve duas filhas batizadas em Salreu: Margarida Rita, bp a 13.10.1756, e Maria Rosa de Figueiredo, bp a 24.06.1762.

Pelas datas, este Manuel de Figueiredo Teixeira poderia ser o aluno da UC, cujo nome aparece nos registos da UC apenas como Manuel de Figueiredo.

- João de Figueiredo Teixeira, casou a 21.05.1755 na freguesia de Anjos, em Lisboa, com Luísa Maria da Gama. João de Figueiredo Teixeira era filho de Manuel Teixeira e de Maria de Figueiredo, de Salreu.

- Padre Luís de Figueiredo Teixeira, de Salreu, filho de um Mateus de Figueiredo, foi inscrito na UC em 1678.

- Mateus de Figueiredo, de Salreu, filho de Mateus de Figueiredo, foi aluno da UC entre 1686 e 1694. Este Mateus de figueiredo (o filho) deveria ser irmão do referido Padre Luís de Figueiredo Teixeira.

E é tudo o que tenho!

Melhores cumprimentos,
Jorge Sampaio

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#436911 | maria ss | 08 out 2021 20:55 | Em resposta a: #77844

Boa noite confrades,

Precisava da vossa ajuda para tentar prosseguir na minha pesquisa em Salreu.

Os nomes que tenho são um casamento em 1724 na Murtosa entre Manuel Gonçalves (Miguel) filho de Miguel Marques e Isabel da Silva desta dita freguesia e Clara Valente da Silva natural de Salreu, filha legitima de Ventura da Silva e Maria João.

Desde já muito grata

Resposta

Link directo:

Famílias de Salreu, Estarreja

#442312 | rebeccadiass | 26 jul 2022 15:11 | Em resposta a: #77844

Olá! Meu bisavô nasceu em Salreu, se chamava Manoel Dias e seus pais eram Antônio Dias e Maria Rodrigues. Meu bisavô nasceu em 24/05/1903. Algum parente por aqui?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 10:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen