Teixeira da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias

Teixeira da Silva

#7787 | ptm | 08 ago 2001 22:59

Peço informações sobre a família Teixeira da Silva que viveu em Veade, Celorico de Basto, de inícios de XVIII a finais de XIX.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#7789 | NISGM | 09 ago 2001 12:03 | Em resposta a: #7787

calhou não lhe responder hoje.
tenho de facto um Domingos (Teixeira?) de Magalhães que aparece concomitantemente como filho de uma Rosa e de um manuel martins ou de um José de Magalhães e de uma Rosa teixeira.este domingos terá nascido em 1793.
Este Domingos de acordo com o óbito terá casado três vezes e sido filho de manuel martins e rosa, não se sabe no óbito onde nascera.
nos assentos de baptismo dos filho do casamento com tomásia alves será sempre filho de josé de magalhães e de rosa teixeira (veja aqui no fórum, Magalhães, celorico de basto).
nos filhos primeiro e terceiro do casamento com maria joaquina filha de manuel dos santos e de maria teresa ele é filho de manuel martins e de rosa, no segundo filho de maria joaquina filha de manuel dos santos e de maria teresa ele é filho de josé de magalhães e de rosa teixeira.
não encontrei ainda referências ao tereciro casamento senão no óbito. só tive acesso em tmpo limitado a microfilmes.

não posso falar muito dos teixeiras em veade já que isto é tudo muito confuso.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#7793 | ptm | 09 ago 2001 17:41 | Em resposta a: #7789

Agradeço a sua resposta, mas este Domingos Teixeira de Magalhães não entronca nos Teixeira da Silva, uma vez que eu conheço a ascendência directa até 1722 e todos são Teixeira da Silva. Falta-me saber o nome do pai de Manuel Teixeira da Silva, que deve ter nascido entre 1690 e 1700 em Veade, Celorico de Basto, o qual deve ser filho de João Teixeira da Silva e neto de Domingos Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#7880 | NISGM | 14 ago 2001 14:43 | Em resposta a: #7793

Confesso que não tenho grande esperança de encontrar ligações.
mas esta sua contra-resposta levantou-me algumas questões:


Parece-me que o facto de conhecer a ascendência directa até 1722 e todos serem Teixeira da Silva não implicará, necessariamente, que domingos de magalhães não seja com eles relacionado.
Consegue ter toda a DESCENDÊNCIA dos pais, avós e bisavós do indivíduo nascido em 1722?
Não se poderá dar o caso da tal rosa teixeira, uma das duas presumíveis mães de um domingos de magalhães, ser descendente ou parente desse indivíduo?
Eventualmente de João Teixeira da Silva ou de Domingos Teixeira ou presumívelmente de um Teixeira mais anterior?
a ausência do Silva poderá dever-se à transcrição do registo pelo pároco ou ser mesmo deixado cair por um dos ramos.

Se não se importa vou pôr a sua resposta, e esta minha também, no tópico Teixeira, Concelho de Celorico de Basto

Explico como surge este nome domingos de magalhães e das presumíveis mães e pais:

Num assento de baptismo (maximinos, braga, 1886) o
Indíviduo baptizado era filho de antónio de magalhães, nascido em arnóia, celorico de basto e neto paterno de domingos teixeira de magalhães e de maria joaquina.

Busca óbvia foi a de procurar algum antónio filho de domingos teixeira de magalhães e de maria joaquina.

Em microfilme, a forma mais entediante de pesquisar estas coisas descubro o baptismo dum antónio (arnóia, 1845).
Era filho de domingos de magalhães de fermil de veade e de maria joaquina. Note-se que não consta o teixeira.
Neto paterno de manuel martins e de rosa.
Neto materno de manuel dos santos e de maria teresa.
Depois descubro o baptismo de outro filho de domingos de magalhães e de maria joaquina em 1843.
Novamento neto materno e paterno dos mesmos.
A confusão está lançada ao encontrar em 1844 (entre os outros dois baptismos) um filho de domingos de magalhães e de maria joaquina:
A complicação vem de este filho intermédio do domingos de magalhães e da maria joaquina (filha de manuel dos santos e de maria teresa) ser neto paterno de josé de magalhães e de rosa teixeira
Complico mais a questão ao encontrar, na mesma localidade e freguesia, por volta de 1820 três filhos de um domingos de magalhães de fermil e de uma tomásia alves.
São netos paternos de josé de magalhães e de rosa teixeira.

Quando finalmente descobri o óbito de um domingos de magalhães este casara três vezes:
Com tomásia alves
Com maria joaquina
Com claudina coelho
No óbito é filho de manuel martins e de rosa.

Acabei por nunca ter tido tempo para procurar os casamentos e o seu nascimento

Posto isto tudo não sei se se chamava domingos teixeira de magalhães ou somente domingos de magalhães.
Noto no entanto que concomitantemente era filho de manuel martins e de rosa ou de josé de magalhães e de rosa teixeira.
Ignoro até, e por conseguinte, se os seus presumíveis apelidos seriam provenientes dos pais.


Atentamente
NISGM

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#7981 | ptm | 16 ago 2001 23:45 | Em resposta a: #7880

O meu costado de Teixeira, depois Teixeira da Silva, ao longo dos últimos 300 anos, entroncaram com: Silvas, Lopes Picado, Mesquita e Cunha, Jesus Cardoso, Ferreira Alves e Xavier Guerra de Morais, sendo estas famílias, cronologicamente, de inícios de XVIII até finais de XIX, de Veade, Borba da Montanha e Canedo, Celorico de Basto. Em finais de XIX, foram para Monção e, após a 2ª Guerra Mundial, aproximadamente, deslocaram-se para Viana do Castelo.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#10997 | ptm | 14 out 2001 16:26 | Em resposta a: #7880

Se recurmos algumas gerações, nove, até 1730 (+ -) a família Teixeira da Silva era Teixeira de Meireles.

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#13876 | jnt | 07 dez 2001 12:33 | Em resposta a: #7787

A minha ascendência Teixeira é de Celorico de Basto.
Procuro relação de alguma família com os nomes: Aires Teixeira, Júlia Teixeira, Calos Teixeira, Américo Teixeira.
Agradeço eventuais respostas.
JNT

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#13944 | ptm | 08 dez 2001 22:50 | Em resposta a: #13876

Dê-me mais informações acerca dos seus antepassados Teixeira: freguesia, época em que viveram, etc.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#13948 | jnt | 08 dez 2001 23:16 | Em resposta a: #13944

Caro Pedro Teixeira de Morais

Minha avó paterna, de nome Júlia Teixeira, nasceu em 1916(?), em Molares(?), Celorico de Basto (aguardo certidão confirmatória).
É filha de Aires Teixeira e Matilde Carvalho que tiveram também, pelo menos, mais dois filhos: Américo Teixeira e Carlos Teixeira.
Tem alguns nomes que possam ter ligações com os descritos?
Cumprimentos
Joaquim Manuel da Silva Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#13969 | ptm | 09 dez 2001 10:59 | Em resposta a: #13948

Se ler as minhas mensagens anteriores, vai ver que na minha família não existem, à partida, ligações aos nomes que refere. A minha família era Teixeira de Meireles, depois Teixeira da Silva e eram naturais das freguesias de Borba da Montanha, Canedo e Veade. Os registos mais antigos de que disponho são de inícios de XVIII. Em finais de XIX, inícios de XX, o meu trisavô e toda a sua família, incluindo seus irmãos, rumaram para Monção. No concelho de Celorico há muitos Teixeira ...! Veja na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#13974 | jnt | 09 dez 2001 12:13 | Em resposta a: #13969

Obrigado, de qualquer forma.
JNT

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#52908 | carledu | 01 dez 2003 15:12 | Em resposta a: #7793

Não pesquiso os Teixeira da Silva de Celorico, mas os Moura de Andrade.
Acontece que, vasculhando meus apontamentos, encontrei uns Teixeira da Silva.
É que meu 7º-avô, antes de se casar com minha 7ª-avó, era casado com uma Ana Vitoria Teixeira da Silva e enviuvou dela.

O casamento ocorreu em Caçarilhe em 07/12/1780. Essa Ana Vitoria, que era de Caçarilhe também, era filha de João Manuel Teixeira da Silva e Teresa Angélica.

Isso ajuda em alguma coisa?

Cumprimentos!

Carlos Eduardo Soares da Cruz
Ela era de

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#52924 | Juliana Areias | 01 dez 2003 19:00 | Em resposta a: #13969

Ola, Pedro!!

Escrevo-lhe mais para lhe pedir ajuda do que podendo lhe ajudar, pois percebo que estais mais aprofundado neste ramo do que eu. Por isso lhe pergunto se dentro dos "Teixeira da silva" de sua pesquisa, se encontra o fato de algum deles terem imigrado para o Brasil? Provavelmente para o nordeste? pergunto pois, consta na minha arvore um Antonio Teixeira da Silva, nascido em torno de 1823, nao sei aonde, mas que viveu e deixou descendentes em Jardim do Serido, sertao do estado do Rio grande do Norte - Brasil.Ele era casado com Claudina Francelina do Amor Divino. Em pesquisa in Locco na regiao, nao consegui achar nenhum registro seu de nascimento, ou casamento, o que me leva a crer que ele nao seria natural de la. Encontrei seu nome na certidao de casamento de um dos seus filhos: Joao da Mata Teixeira (bisavo de meu marido), casado em 22/1/1883 com Maria Joaquina da Conceiçao na mesma cidade do Jardim do Serido.

Sera que você poderia me dar alguma luz sobre isso?
Agradecidamente,
Juliana Areias - Brasileira

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#53072 | ptm | 04 dez 2003 09:57 | Em resposta a: #52908

Caro Carlos Eduardo Soares da Cruz,
na minha família existe um João Manuel Teixeira da Silva, nascido a 26 de Março de 1763, em Venade, Celorico de Basto, que era casado com Teresa de Mesquita e Cunha, natural de Canedo, Celorico de Basto, filha de Manuel José de Mesquita e de Maria Teresa da Cunha. Não dispõe de dados acerca dos pais do João Manuel, nem da Teresa Angélica? Se os tiver, peço que me informe.
Cumprimentos.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#53073 | ptm | 04 dez 2003 10:05 | Em resposta a: #52924

Olá Juliana,
sabe o nome dos pais do António Teixeira da Silva? Era importante saber esses dados para, com uma maior certeza, saber se as pessoas são as mesmas.
Espero resposta.
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA

#53096 | carledu | 04 dez 2003 14:54 | Em resposta a: #53072

Caro Pedro

Infelizmente não possuo mais dados sobre eles, visto que não são da minha família, mas ex-sogros de um ascendente meu.

De qualquer forma, não acredito que o João Manuel e a Teresa de que falo sejam os mesmos que você procura, pois se ele nasceu em 1763, teria apenas 17 anos no casamento da filha, concorda? E, segundo o registro de casamento da filha deles, o João Manuel seria de Caçarilhe.

Cumprimentos

Carlos Eduardo da Cruz

Resposta

Link directo:

RE: TEIXEIRA DA SILVA no Brasil

#53144 | Juliana Areias | 05 dez 2003 07:52 | Em resposta a: #53073

Ola Pedro!!!

Muito Obrigada pela sua resposta!!!

Complementando as informaçoes da mensagem anterior, embora eu nao tenha os nomes dos pais de Antonio Teixeira da Silva, (mas apenas o de sua esposa: Claudina Francelina do Amor Divino), observando atentamente o registro de casamento do filho deles: João da Mata Teixeira, encontrei o nome de mais dois "Teixeira da Silva": o pai da noiva e uma das testemunhas do casamento. Tambem diz no mesmo registro que Antonio e Claudina ja eram falescidos na data do casamento do filho. Transcreverei o documento abaixo na integra (apesar das palavras ilegiveis que deixarei entre aspas), na esperança de que com estes novos nomes, você consiga estabelecer alguma relaçao com sua pesquisa, ou ainda me orientar em que caminho deveria eu seguir:

Averbaçao: João da Matta Teixeira e Maria Joaquina da Conceição (Extraido para fins de direito aos 9/6/2000)

Aos 22 dias do mez de janeiro de mil oitocentos e oitenta e tres, assistiu no Sitio Malhada Grande o Rev. Vigario Isidoro Gomes de" Lousao", perante as testemunhas Roque Alves da Costa e FRANCISCO TEIXEIRA DA SILVA ao "recebimento" matrimonial de Joao da Matta Teixeira, filho legitimo de ANTONIO TEIXEIRA DA SILVA e Claudina Francellina do Amor Divino, FALESCIDOS, com Maria Joaquina da Conceiçao, filha legitima de JOAQUIM TEIXEIRA DA SILVA e Rousaria Iluminata de Maria, os nubentes sao naturais e moradores desta Freguesia, sendo competentemente dispensados nos "grs" 2° e 3° "ig. b° simples de consanguine, senevates, senerandes," de que mando fazer esse assento que assigno por autorizaçao diocesaria. O Vigario Luis Ignacio de Moura.

Mais alguns pequenos dados para ajudar na cronoligia dos fatos:

- o noivo Joao da Mata Teixeira nasceu em 8/2/1856 e morreu em 7/8/1930. Seus pais: Antonio Teixeira da Silva e Claudina Francellina do Amor Divino ja eram falescidos na data de seu casamento em 22/1/1883.

- a noiva Maria Joaquina da Conceiçao nasceu em 21/5/1860. Seus pais Joaquim Teixeira da Silva e Rousaria Iluminata de Maria (ou Tambem Rosaura Illuminata da Conceiçao) eram vivos na data do seu casamento, em 22/1/1883.

_ Entao eh pela data de nascimento dos noivos, que estabeleci o periodo de nascimento de seus pais (Antonio e Joaquim), em torno de 30 anos antes: 1825 mais ou menos.

- Imagino que entao os noivos fossem primos, o que era bem comum e sendo assim, os dois pais dos noivos, Antonio e Joaquim sao irmaos. Quem deve ser a testemunha Francisco? Um outro irmao de Antonio e Joaquim? Ou outro grau de parentesco: primo, tio ou mesmo pai? Você consegue entender essa ultima parte que deixei entre aspas? Imagino que seja uma referencia ao grau de parentesco deles : 2° e 3° Grau de consanguineidade? O que significa isso: que eram primos de 1° e 2° grau? Você, ou alguem consegue decifrar essas palavras?

Caro Pedro, obrigada, mais uma vez por sua atençao e aguardo uma nova resposta!!!
Agradecidamente,
Juliana Areias :-)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 18:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen