Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#79188 | vitamina | 11 dez 2004 21:09

Caros Senhores
O meu bisavô, Vicente Lopes, com ascendência indiana, nasceu em Goa por volta de 1890. Se alguém tiver informações sobre famílias com ascendência indiana agradeço muito.
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#79189 | jliberato | 11 dez 2004 21:18 | Em resposta a: #79188

Cara Alexandra,
As minhas informações sobre a Índia Portuguesa estão nos tópicos "Benjamim Antunes de Melo (de Goa)" e "Luís Carlos Garcia de Miranda- Margão e Rio de Jan".
Agradecia que os consultasse e que neles interviesse se o desejar.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=46277
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=43917

Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#79387 | PCC | 14 dez 2004 11:48 | Em resposta a: #79188

Cara Alexandra,

Tenho alguma informação sobre famílias goesas. Curiosamente Lopes é um apelido pouco vulgar em Goa e apenas tenho notícia de uma família Lopes de uma aldeia chamada Mandur, no concelho das Ilhas. Nessa família houve um Familiar do Santo Ofício chamado Joaquim Bernardo Lopes, b. 18/5/1744, filho de um Caetano António Lopes, neto de um João António Lopes e bisneto de um António Lopes Ribeiro, todos goeses e naturais de Mandur.

Existe, nas famílias luso-descendentes, uma família muito grande de apelido Lopes Pereira.

Se me enviar mais dados e contexto sobre o seu Vicente Lopes (naturalidade, parentes, etc) posso tentar saber mais alguma coisa.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#79406 | vitamina | 14 dez 2004 15:28 | Em resposta a: #79387

Caro Pedro do Carmo Costa
Muito obrigada pela sua mensagem. Envio-lhe o que tenho e espero que me possa ajudar.

Vicente Lopes tinha 4 irmãos, Alfredo que foi maestro, Francisco que foi pianista e duas irmâs (não sei os nomes)
Vicente Lopes * 18__ + antes de 1963 cc Belmira Inácio dos Santos * 18__ + 22.12.1963, tiveram 7 filhos:
1 – Maria Itermina Elisa Lopes * 19__ não casou
2 – José Inácio Lopes cc Célia ____, nasceram 3 filhos, Ana Paula ___ Inácio Lopes * __.01.1949 cc Carlos, José Inácio Lopes Jr. * 1950 cc Ivone ____ ss e Rogério Manuel _____ Inácio Lopes * 1952 cc
3 – Álvaro Pedro António Lopes * 25.12.1915 + 28.02.1982 cc Maria Stela * 08.10.1925, tiveram 1 filha, Helena Maria Branco Lopes * 19.08.1944 cc Cláudio Mota Fernandes * 09.11.1933, tiveram 2 filhas, Ana Cristina Lopes Fernandes * 17.12.1962 cc Richard Manning * 03.06.1955, tiveram 1 filha, Maria Alvoeiro Manning * 29.01.1992 e Alexandra Lopes Fernandes * 31.12.1963 nc
4 – Carlos Alfredo Lopes cc Telma tiveram 1 filha,Marisa Paula ___ Lopes
5 – Gilberto Lopes cc Maria Júlia ____ ss
6 – Fernando Lopes cc Carlota tiveram 2 filhos, Manuela ___ Lopes e Carlos ___ Lopes
7 – Odete Lopes cc Vitor Manuel Fernandes, tiveram 1 filha, Carla Maria Lopes Fernandes * 2_.07.1957

E é tudo o que tenho...
Cumprimentos
Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81331 | Borges C Medeiros | 09 jan 2005 21:54 | Em resposta a: #79387

Caro confrade PCC,

Boas tardes, Bom ano novo, saúde para sie e seus familiares e amigos.

Em recente pesquisa encontrei este tópico e particularmente estou interessado em um Senhor, Capitão ( a época que faleceu em 1937, Lisboa ) Venâncio César Rodrigues, nascido em data desconhecida, supostamente na segunda metade do séc XIX e faleceria em 1937. Natural de São Lourenco de Linhares, India. Participava em diversas campanhas nas colônias de África e Índias. Tinha a Patente de Capitão e me parece ter sido oficial do exército. Em consultas preliminares em arquivos diplomáticos, existe registros dele e de sua filha, Amélia Augusta Borges da Câmara Medeiros Rodrigues, o qual viveria no Brasil(1940/50).

Não consigo evoluir neste tema e apesar de alguns confrades terem se esforçado em me ajudar, não tenho tido muita sorte. Quem sabe não poderia ajudar-me.

Estou no Brasil e a dificuldade e distância são grandes impeditivos maiores para obter informações a respeito dessa parte de minha família ( Bisavô materno ).

Na expectativa de poder contar com sua já comprovada colaboração, desde já agradeço, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81484 | PCC | 11 jan 2005 13:59 | Em resposta a: #79406

Cara Alexandra Fernandes,

Perdoe-me o atraso na resposta.

Tenho algumas notícias:
O seu bisavô Vicente Lopes é provavelmente filho de Pedro António Lopes (repare que um dos seus filhos é Álvaro PEDRO ANTÓNIO LOPES, e é costume a alternância de nomes próprios entre famílias Goesas). Sobre Pedro António Lopes pode encontrar no segundo volume da obra de Aleixo Manuel da Costa, "Literatura Goesa" o seguinte relato (pág. 219):

"PEDRO ANTÓNIO LOPES - Notável Músico que com os eu talento marcou para si, no nosso meio musical, um lugar de destaque. Introduziu nesta terra (Goa) o gosto pela música clássica e aperfeiçou a música sacra, tendo-se afirmado, admiravelmente, em vários concertos, em que os seus dedos de artista sabiam fazer vibrar a sua alma nas teclas de um piano ou nas cordas de um violino. Promoveu no Seminário de Rachol, saraus literário-musicais, levando em cena trechos das óperas Lucia de Lamermoor, Barbier de Seville, Rigoletto, Cármen e outras a que soube dar um cunho de grande primor e perfeição. O patricarca Dom Valente que muito o apreciava e estimava confiou-lhe a reforma e direcção da música sacra, nomeando-o reformador e director de Música da Arquidiocese de Goa, por portaria de Fevereiro de 1888. António Lopes era natural de Assolná, concelho de Salsete e faleceu em Janeiro de 1921."

Mais acrescento que deixou três obras publicadas sobre cantos religiosos. Tenho todo gosto em lhe enviar uma fotocópia da página desta obra que fala deste seu parente.

Sugiro também que pesquise na Biblioteca Nacional, seccão de Periódicos, nos jornais "Ultramar" e "Heraldo" (ambos publicados em Goa), notícias no falecimento do deste Pedro António Lopes. Geralmente contém dados biográficos preciosos e informação sobre a família enlutada.

Finalmente, creio ter em casa um trabalho sobre a aldeia de Assolná. Se se confirmar, deverei voltar a este fórum com mais informações.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81498 | LSV | 11 jan 2005 16:16 | Em resposta a: #79387

Caro Pedro do Carmo Costa

Reparei que nesta mensagem relativamente a gentes de Goa refere um familiar do santo ofício no séc. XVIII.
Sabe por acaso se em Goa ainda se encontram os processos de habilitação para o santo ofício, e onde? Isto porque procuro o processo de um José Correia de Lacerda, que nasceu a 19.10.1738 em Macau onde foi baptizado, que foi reverendo padre, deão da Sé de Macau e comissário do santo ofício em todo o distrito de Macau e da bula de Santa Cruz conforme consta de documentação do AHUltramarino. No entanto o seu processo de habilitação para o santo ofício não consta dos que estão na TT. Também não sei onde poderá estar a sua inquirição de génere para padre. Faz alguma ideia?
Antecipadamente grato pela sua resposta,
cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81504 | vitamina | 11 jan 2005 17:29 | Em resposta a: #81484

Caro Pedro do Carmo Costa

Estou sem palavras. Só pode ser ele... Se reparar, o Álvaro Pedro António Lopes * 1915 é meu avô materno e segundo a minha mãe, o avô (que será o Pedro António Lopes) tocava violino. Mais, dos dois irmãos do Vicente um foi maestro e o outro pianista. É coincidência a mais, não acha?
Vou pesquisar os ditos jornais na Biblioteca Nacional e tentar encontrar as três publicações sobre os cantos religiosos.
Em relação à fotocópia que generosamente se dispôs a enviar, o meu e-mail é: marialisboa@netcabo.pt
E se não for abusar de mais, o tal trabalho sobre a aldeia de Assolná, se de facto o tiver também seria bem-vindo.
Agradeço-lhe muito, mas muito, toda a sua ajuda.
Fico a aguardar notícias suas.
Cumprimentos
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81577 | PCC | 12 jan 2005 00:12 | Em resposta a: #81504

Cara Alexandra,

Parece que está no seu dia de sorte... O tal livro tem muita informação sobre os seus Lopes. Para já a confirmação: o Pedro António Lopes referido no meu post anterior é mesmo o seu trisavô. Vou-lhe enviar cópias deste livro que fazem menção aos Lopes. Chama-se "A Aldeia de Assolnã" de José Julião do Sacramento Almeida.

Como "aperitivo" posso-lhe adiantar o seguinte:

A família descende de André Manuel Lopes e de Joana Gonçalves que vieram de uma aldeia chamada Onor para se estabelecerem em Assolnã, no bairro Orel.

I. André Manuel Lopes, de Onor, terá nascido pelos anos 1750. Casou com Joana Gonçalves. Deste casamento houve:

II(1). Padre João António Lopes, nascido em Onor, morador em Assolnã, ordenado sacerdote a 24.9.1796.
II(2). Francisco Lopes, casado, com geração.
II(3). António Lopes, que segue.
II(4). Constâncio Lopes, casado com geração.

II. António Lopes, casou com Rosa Pereira, de Angediva, de quem houve, entre outros:

III(1). José Pedro Lopes, casado com geração.
III(2). Domingas Quitéria Lopes, casada com geração.
III(3). Pedro Paulo Lopes, que segue.

III. Pedro Paulo Lopes, casou em primeiras núpcias com Escolástica Virgem Maria Rodrigues e Sequeira, de Colvá e em segundas núpcias com Maria Caetana de Nascimento Cunha, que faleceu sem prole em 1899. Do primeiro matrimónio teve:

IV(1). Gregório Lopes, falecido solteiro.
IV(2). João Vicente Lopes, Cónego, sacerdote ordenado em 22.9.1882. Capelão Cantor da Sé de Goa, Administrador do Convento do Bom Jesus, Administrador do Condado de Cuncolim (da família dos Marqueses de Alorna e Fronteira), Comendador da Ordem de Cristo.
IV(3). Pedro António Lucas Lopes, que segue.

IV. Pedro António Lucas Lopes, cuja biografia seguiu no post anterior. Casou com Etermina Eliza Viegas, de Chinchinim, irmã de Devociano Viegas, que era vice-consul de Espanha em Goa, em 1876. Deste casamento houve:

V(1). Luiz Lopes, nascido em 1874 e que faleceu solteiro em África.
V(2). Estrela Lopes, nascida em 1877, casada com José Constâncio Viegas.
V(3). Ema Mandolina Lopes, nascida em 1879 e falecida criança em 1882.
V(4). Artur Alfredo Lopes, nascido em 1881 e falecido em 1956. Organista exímio, como pianista e violinista.
V(5). Alcântara Lopes, nasceu a 1883 e faleceu a 1956. Foi organista da Igreja de N. S. da Glória, em Bombaím.
V(6). Vicente Lopes, nasceu a 1886 e falecido em África. Exerceu as suas actividades em África – é o seu bisavô.
V(7). Horminda Lopes, nascida em 1889.
V(8). Silvano Lopes, nascido em 1891. Casado com geração. Pianista e violinista distinto.
V(9). Francisco Xavier Lopes, nascido em 1894, casado com geração. Pianista e violinista distinto. Foi funcionário em Lourenço Marques, Moçambique.
V(10). Orfino Lopes, nascido em 1898 e falecido criança em 1900.

Como vê, alguma coisa se descobriu...

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81579 | vitamina | 12 jan 2005 00:23 | Em resposta a: #81577

Caro Pedro

O Senhor vale ouro... Se de tarde fiquei sem palavras, agora não sei mesmo o que lhe dizer... Muito obrigada.
Envia-me as cópias por e-mail ou prefere via CTT?
Cumprimentos
Alexandra
PS - Vou ler e reler tanta informação...

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81585 | PCC | 12 jan 2005 00:58 | Em resposta a: #81579

Cara Alexandra,

Fico contente pelo seu entusiasmo, embora exagere nos elogios. Afinal tinha os dados bem acessíveis mas demorei a facilitá-los.

Mando-lhe a informação pelos CTT se me enviar a morada. O meu email é pcosta@attglobal.net

Cumprimentos e boa leitura!

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81586 | PCC | 12 jan 2005 01:26 | Em resposta a: #81498

Caro Luís Soveral Varella,

Todas os FSO que conheço em Goa têm as suas habilitações na ANTT. Existe um núcleo interessante na TT que são os documentos do Conselho Geral do Santo Ofício (Documentos remitidos da Inquisição de Goa). Nesse núcleo sempre que encontrei referido um FSO logo encontrei a sua habilitação no núcleo próprio da TT. Desta forma a habilitação de José Correia de Lacerda será uma excepção (poderá estar mal catalogada?).

Quanto à habilitação de genere do processo de ordenação pode estar em Macau ou em Goa. Eu suspeito que estará em Macau mas a melhor pessoa para lhe indicar será o Jorge Forjaz. Tenho um livro que se chama "Monimenta Goana Eclesiástica" que contém a lista todos os sacerdotes ordenados entre 1758 a 1923. Procurei entre 1758 a 1768 o seu JCL mas também não encontrei. Deve ter ordenado em Macau.

Lamento não o poder ajudar mais do que isto.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81587 | PCC | 12 jan 2005 01:32 | Em resposta a: #81498

Caro Luís,

Ainda um post-scriptum: nas Famílias Macaenses do Jorge Forjaz encontra um título dedicado aos Correias de Lacerda, no vol I, pág 819-821. Nele se encontra o referido José Correia de Lacerda, filho de Manuel Correia de Lacerda e de Joana de Abreu Sampaio, np de João Correia de Sampaio nm de João de Abreu Sampaio e de Antónia Gomes Pereira. A curta biografia que aí se encontra sobre o sacerdote tem como fonte a obra "Macau e a sua Diocese", vol 7, p.407, do Padre Manuel Teixeira.

Cumprimentos,

Pedro do Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81643 | LSV | 12 jan 2005 19:01 | Em resposta a: #81587

Caro Pedro do Carmo Costa

Antes de mais, muito obrigado pela pronta resposta.
Vou então procurar nos Documentos remitidos da Inquisição de Goa.
Para a habilitação de genere do processo de ordenação vou contactar o Jorge Forjaz a ver se ele sabe em que lugar poderá estar em Macau. Como ainda lá tenho família deve ser mais ou menos fácil obter cópia da mesma.

Quanto à «Famílias Macaenses», que tenho, conheço o título de Correia de Lacerda. A filiação do padre José Correia de Lacerda está correcta, como consta do seu assento de baptismo de que existe uma cópia anexa a um processo existente em Lisboa no AHU. No entanto a filiação de seu pai Manuel Correia de Lacerda em João Correia de Lacerda (nº I) não está correcta como em tempo informei o Jorge Forjaz. De facto ele não era filho de João Correia de Lacerda como aí vem, mas a sua filiação é a constante aqui na base do GeneaPortugal. Também nesse título falta um filho do 2º casamento de Henrique Correia de Lacerda, também Henrique, e que surge nessa obra noutro título e desentroncado, e cuja filiação me foi dada em tempos pelo padre Manuel Teixeira.
Vou também tentar consultar a obra que refere do padre Manuel Teixeira na BN. No entanto presumo que nada deve adiantar em relação ao que vem nos Famílias Macaenses ou o Jorge Forjaz te-lo-ia referido certamente.
Mais uma vez agradecido,
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#81787 | Borges C Medeiros | 13 jan 2005 21:55 | Em resposta a: #81585

Caros confrades,

Fiz uma pesquisa a base do arquivo histórico militar e não encontrei nada sobre o Cap. Venâncio Cesar Rodrigues, contudo apareceram 03 registros nos arquivos de históricos diplomáticos e dos Institutos de estudos da Guiné Bissau.

Como posso pesquisar estes arquivos e saber as informações que estão em seus registros? Alguém podria me ajudar nisto? Acabo de enviar via e.mail pedido a Drª Maria Isabel Fevereiro, Diretora de Serviços e ficarei aguardando, entretanto reparei uma mensagem dizendo que documentos anteriores a 30 anos somente poderiam ter acesso com autorização expressa de seu Presidente. Será que não terei acesso as informações que solicitei? Que outras alternativas poderia ter eu?

Agradeceria em muito a colaboração já rotineira dos amigos confrades, cordialmente,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Lopes com origem em Goa, Índia Portuguesa

#82853 | vitamina | 27 jan 2005 12:56 | Em resposta a: #81585

Caro Pedro

É só para lhe agradecer mais uma vez a sua generosidade e rapidez no envio da informação sobre os meus Lopes. No que eu puder ajudar, disponha.
Com os meus cumprimentos,
Alexandra

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 22:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen