Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#79403 | 2910 | 14 dez 2004 14:24

Alguém já investigou esta família ?

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#225442 | didbor | 03 abr 2009 10:24 | Em resposta a: #79403

Tenho alguns "Giraldes" e "coadrados" na freguesia de Castelo Melhor (vizinha de Almendra).

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#225466 | MCNN | 03 abr 2009 18:41 | Em resposta a: #225442

Olá

Por acaso não terá nenhuns "Giraldes Maldonado" ou "Maldonado" em Castelo Melhor ?

A minha 7ª avó, Catarina Giraldes Maldonado, natural de Almendra, casou em Almendra em 1691 com o meu 7º avô, João Gonçalves que foi igualmente baptizado em Almendra.

Era filha de Francisco Giraldes Maldonado e de Ana Pereira, mas desconheço a naturalidade dos seus pais.

Obrigado desde já


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#225539 | 2910 | 04 abr 2009 18:31 | Em resposta a: #225466

Caro César Navarro

Sobre esta linha apenas tenho, o seguinte

1-DOMINGOS FERNANDES, casou com MARIA GIRALDES, foram pais de :

2-DOMINGOS GIRALDES QUADRADO, natural de Almendra, casou segundas nupcias em Freixo de Numão a 11/5/1699 com MARIA FERNANDES QUADRADO, natural de Freixo de Numão, filha de Polinário Fernandes, natural do lugar de Arnuzelo, freg. de Numão e de s. m. Isabel Gonçalves, natural de Freixo de Numão (onde casaram a 30/4/1675), neta paterna de João Gonçalves e de s. m. Maria Fernandes, neta materna também de um João Gonçalves e de s. m. Maria Dias. Filho nascido em Freixo de Numão:

3-ANTÓNIO FERNANDES QUADRADO, falecido em Freixo a 20/12/1777. Casou com MARIA DO AMARAL, natural de Freixo de Numão, filha de Domingos do Amaral e de s. m. Maria Francisca. C.g. em Freixo de Numão


Certamente existe algum parentesco entre a Maria Giraldes e Catarina Giraldes Maldonado. Quando for a Lamego vou ver os R.P. de Almendra para apurar mais alguma coisa sobre estas gentes.

Atentamente,

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#225619 | didbor | 05 abr 2009 19:22 | Em resposta a: #225539

Caros confrades,

Nos assentos de baptismo de Castelo Melhor apareçem:
Giraldes:
- Dionizio Guerra (c.1700), natural de Almendra, casado com Maria Giraldes Pedrana (c.1700) natural de Castelo Melhor.
- Domingos Giraldes Gregorio (c.1700) cc Maria Giraldes, ambos de CM.
- José Giraldes Gregorio (c.1700) cc Catharina Gracia, ambos de CM.
- Francisco Giraldes Quintanilhas (c.1700) cc Maria Giraldes Maya, ambos de CM.
- Bartholomeu Gonçalves (c.1700) cc Maria Giraldes Chusco, ambos de Almendra.
- Thomas Guerra (c.1700) cc Maria Giraldes Castanha, ambos de CM.
- Francisco Giraldes Bragante (c.1700, CM) cc Maria Gonçalves Pedrana
- ...
e Coadrados:
- José Fernandes Coadrado (c.1725) cc Ursula (Giraldes) Maya, ambos de CM.
- José Rodrigues Coadrado (c.1750), natural de CM, filho de Francisco Rodrigues e Catharina Chusca, ambos de CM.

Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#225622 | didbor | 05 abr 2009 19:34 | Em resposta a: #225466

Caro Mario,

Apenas encontrei o seguinte:
- Francisco Gonçalves Gloria e Bernarda Maldonada (nascida cerca de 1750, supponho natural de Almendra), eram pais de:
- Maria José Gloria, nascida cerca de 1775, em Almendra, foi casada com Jacinto Conde de Castelo Melhor, filho de Joze Nunes Conde e Faustina Rodrigues, ambos de CM.

Espero lhe ter sido util ...
Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#225911 | MCNN | 08 abr 2009 22:13 | Em resposta a: #225539

Caro Óscar Caeiro Pinto

Queria desde já agradecer a sua atenção.

Muito provavelmente existe algum parentesco entre Maria Giraldes e Catarina Giraldes Maldonado.

Da mesma forma o meu antepassado João Gonçalves pode ser familiar de um dos vários João Gonçalves que são mencionados (se não fôr ele próprio).

Não tenho ainda nenhum Quadrado na minha ascendência. Mas trata-se de um apelido com o qual me deparei por diversas vezes ao consultar os assentos de Almofala e de Mata de Lobos, paróquias que são vizinhas.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#225913 | MCNN | 08 abr 2009 22:42 | Em resposta a: #225622

Caro Didier

Claro que foi útil.

Muito obrigado pela sua resposta.


Mário César Navarrp

Resposta

Link directo:

QUADRADOS (de Mata de Lobos e arredores)

#245568 | Luis K. W. | 04 dez 2009 22:40 | Em resposta a: #225911

Caro Mario Cesar,

Tenho ascendência em Mata de Lobos e na Figueira de Castelo Rodrigo. Tenho, portanto, muitos QUADRADOS na família, desde o séc. XVII.

Para atiçar o lume, aqui vai mais um dado:

Há um Bento Quadrado, 36 anos, natural e morador de Escalhão, filho de Brás Sanches, sapateiro, e Catarina Quadrado. PARTE CRISTÃO-NOVO, cc Maria Fernandes.
Preso a 19-11-1674 por Judaismo… soltura em 1682.

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#277830 | didbor | 06 jun 2011 15:50 | Em resposta a: #225466

Caro Mário,

Tenho andado a fazer pesquisas nos assentos de Almendra de 1692 a 1715 e não encontrei a naturalidade dos seus 7° avôs, mas no entanto encontrei alguns irmãos ou primos deles. Seguem os resumos dos assentos correspondentes, com alguns apontamentos meus.

C0026
Catharina, b.20/04/1698 em Almendra, filha de João Gonçalves e Catharina Giraldes, naturais e moradores nesta vila de Almendra. Hé primeiro matrimónio de ambos. Foram padrinhos João Soares e Maria solteira, filha do Dr Gonçalves Fortuna. Padre João de Aguilar.

C0038
José, b.25/12/1700 em Almendra, filho de João Gonçalves e Catharina Giraldes Maldonada, foram padrinhos o Licenciado Bernardo Lopes (de Castilho) e D. Paula, viúva que ficou de João Cardoso Gracez.
Dr Bernardo Lopes de Castilho: Bacharel formado em Leis, licenciado em c.1700. Ouvidor em Vila Real. Pagador-geral das tropas da Beira. Senhor do vínculo da Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, instituído em 1694 por seu tio António Lopes de Castilho. Trisavô do 1° visconde de Almendra António de Castilho Falcão Mendonça.
João Cardoso Gracez: Sr da Casa de seu pai. Bacharel em 1692. Escrivão da Câmara nas vilas de Almendra e Castelo Melhor por carta de 17/10/1692. Escudeiro Fidalgo da Casa Real por carta de 11/02/1694. Capitão Mor de Almendra em finais do século 17.

C0051
Maria, b.13/06/1704 em Almendra, filha de Francisco Gonçalves Afonso e de sua 1° mulher Ana Giraldes Maldonada. Baptisada em casa.

C0067
Maria, b.16/05/1707 em Almendra, filho de João Gonçalves e Catharina Giraldes Maldonada, naturais e moradores nesta vila de Almendra. Foram padrinhos o Capitão Domingos Soares e (sua filha) Maria Soares.
Domingos Soares: Foi Capitão de Almendra em 1705 e passou a Capitão mor de Almendra e Castelo Melhor em 1711 até 1731.

C0076
Francisco (Xavier), b.21/04/1709 em Almendra, de João Gonçalves e de sua 1° mulher Catharina Giraldes Maldonada. Foram padrinhos Francisco Giraldes Ramalho e Ana Ferreira mulher do Capitão João Soares da Fonseca (filho do Cap.mor Domingos Soares).

Se deseja que lhe mande cópias dos assentos correspondentes, deixe-me seu contacto mail.
Espero lhe ter ajudado,

Com os melhores cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#277937 | MCNN | 07 jun 2011 18:42 | Em resposta a: #277830

Caro Didier

Muitíssimo obrigado pelas informações que aqui deixa.

São com toda a certeza irmãos e primos de meu 6º avô, Bernardo Lopes Pereira Maldonado, o qual foi baptizado em Almendra em 23/01/1713.

Se quiser ter a bondade de me enviar a cópia desses assentos, o meu mail é o seguinte:

marioc.navarro@gmail.com

Mais uma vez, muito obrigado


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#278022 | didbor | 08 jun 2011 17:05 | Em resposta a: #277937

Caro Mário,
Acabei de lhe mandar por mail as cópias dos assentos referidos, aos quais juntei os que encontrei na freguesia vizinha de Castelo Melhor.
Qualquer problema, diga.
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: QUADRADOS (de Mata de Lobos e arredores)

#278271 | didbor | 11 jun 2011 15:06 | Em resposta a: #245568

Caro Luis K.W.,
Nas suas pesquisas em Mata de Lobos, será que tem alguns "Costa Falcão de Mendonça", ou algumas informações sobre essa família que teve casa em Mata de Lobos?
Em Almendra, tenho:
D. Maria Magdalena da Costa Falcão de Mendonça, natural de Mata de Lobos, casada com Manuel António de Castilho Távora Falcão e Mendonça. Filha de D. Helena da Costa Falcão de Mendonça (herdeira da casa de Mata de Lobos) e de José Freire Falcão de Mendonça (FCR), seu primo.
Agradeço qualquer informação sobre esta ascendência.
Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: QUADRADOS (de Mata de Lobos e arredores)

#278350 | Luis K. W. | 12 jun 2011 11:45 | Em resposta a: #278271

Caro Didier,
Infelizmente nunca dei com Costa, Falcão, nem Mendonça na Mata de Lobos.

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#278356 | franciscacorreia | 12 jun 2011 14:13 | Em resposta a: #277830

Caro Didier Borrego:

Se não for muito atrevimento nem muita maçada, desejaria pedir-lhe o favor de me enviar cópias de toda a documentação que tiver referente ao capitão Domingos Soares.

Cumprimentos,

Francisca Correia
franciscacorreialacerda@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#278443 | didbor | 13 jun 2011 15:54 | Em resposta a: #278356

Cara Francisca Correia,
Acabei de lhe mandar um mail com os documentos que tenho sobre o Capitão Domingos Soares de Almendra.
Com os melhores cumprimentos,
Didier Borrego
d.borrego@free.fr

Resposta

Link directo:

RE: Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#278457 | franciscacorreia | 13 jun 2011 18:29 | Em resposta a: #278443

Caro Didier Borrego:

Muito obrigada.
Amanhã, por c.electrónico, escrever-lhe-ei.

Cumprimentos,

Francisca Correia

Resposta

Link directo:

Giraldes Quadrado, de Almendra (V.N.de Foz Cõa)

#451371 | msousaa@gmail.com | 08 dez 2023 22:08 | Em resposta a: #225539

Boa noite,

Uma pequena contribuição. Vejam por favor o documento disponível em http://www.arede.eu/img/CADERNOS_BARAO_DE_AREDE_6.pdf

Na página 149 temos mais informação sobre esta familia.

Obrigado,
Luis Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 05:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen