Borges de Medeiros - BRASIL

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Brasil | Famílias | Regiões

Borges de Medeiros - BRASIL

#80463 | Borges C Medeiros | 30 dez 2004 20:20

Teria algum vínculo o político Brasileiro, Borges de Medeiros, com minha família, Borges da Câmara Medeiros, dos Açores, Portugal ?

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

RE: Borges de Medeiros - BRASIL

#80718 | GPC40 | 03 jan 2005 22:11 | Em resposta a: #80463

Caro Borges da Câmara Medeiros

Não tenho elementos para responder a questão, mas a título de contribuição, verifiquei o que segue:

Segundo o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, da Fundação Getúlio Vargas, o ilustre político gaúcho Antônio Augusto Borges de Medeiros “nasceu em Caçapava do Sul (Rio Grande do Sul) no dia 19 de novembro de 1863, filho do desembargador Augusto César de Medeiros e de Miquelina de Lima Borges de Medeiros. Seu pai era originário de Pernambuco, de onde saíra em 1859 por motivos profissionais”.

No caso, por estas informações, salvo melhor avaliação, parece que o apelido Borges de Medeiros é a composição do “Borges” da mãe com o “de Medeiros” do pai. Sendo o pai realmente originário de Pernambuco, como diz este verbete biográfico, a probabilidade de ele ser descendente de açorianos é menor do que se fosse natural do Rio Grande do Sul, colonizado no século XVIII por casais imigrantes dos Açores, em particular na área em que nasceu Antonio Augusto Borges de Medeiros. Fico em dúvida, entretanto, se a família não teria efetivamente raízes no Rio Grande do Sul (pelo menos a mãe), pois lá nasceu o filho em 1863 e para lê retornou definitivamente depois de alguns poucos anos em Minas Gerais em função das atividades do pai como magistrado.

Com os melhores cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas

Resposta

Link directo:

RE: Borges de Medeiros - BRASIL

#80722 | Borges C Medeiros | 03 jan 2005 22:34 | Em resposta a: #80718

Obrigado Confrade Geraldo,

Realmente foi o que imaginava. Minha família, Borges da Câmara Medeiros, origem Ponta Delgada, Açores, parte foram para o Brasil, nessa época, porém as informações que dispunha teria sido para Rio de Janeiro e Florianópolis. Mas por nomes descritos ficou certo que não seriam de minha família.

Mas aproveitando, sua atenção, procuro também informações a respeito de uma Senhora de nome Amélia Borges da Câmara Medeiros Rodrigues, supostamente Embaixatriz dos Açores no Rio de Janeiro, supostamente sócia de uma empresa Cinematográfica, Atlantida. Esta senhora, seria filha de Capitão Venâncio César Rodrigues ( supostamente da casa de Eannes ), falecido em 1937 ( ? ), casou-se com Beatriz Taciana Borges da Câmara Medeiros, neta do Botânico e governador Civil de Ponta Delgada, Cavaleiro Fidalgo, irmão de Duarte Borges da Câmara Medeiros ( 1º Visconde da Praia e Monforte ) e Maria José Borges da Câmara Medeiros.

O que for possível saber a respeito dessas pessoas, aprecearia em muito o auxílio e a atenção, desde já lhe agradeço e aos demais que possam me ajudar,

Borges da Câmara Medeiros

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 16:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen