casal dos pombais

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

casal dos pombais

#80484 | vmpg | 31 dez 2004 04:59

gertrudes magna e caetano da silva eram os proprietarios do casal dos pombais no lugar dos pombais em odivelas loures moravam na quinta da urmeira em carnide pontinha a data de 1875 gostaria de obter informacoes sobre o referido casal caso alguem saiba obrigado vg

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80539 | amrr | 01 jan 2005 15:31 | Em resposta a: #80484

Caro(a) vmpg

Pombais, que nessa época seria um lugar fora de Odivelas, é hoje uma zona/bairro situada no interior da cidade de Odivelas.

Neste local existe a "Escola E.B. 2, 3 dos Pombais".

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80540 | amrr | 01 jan 2005 15:32 | Em resposta a: #80484

A Urmeira é hoje um bairro da freguesia da Pontinha, concelho de Odivelas.

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80555 | vmpg | 01 jan 2005 22:04 | Em resposta a: #80539

amrr.muito obrigado por ter respondido a omeu apelo , mas de facto a escola E.B. 2,3 situa-se nos Pombais mas penso que nao dentro do casal. contudo nao estou certo disso pertenceu aos meus avos. sera que eventualmente sabe mais alguma informacao. um bom ano e um muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80583 | FIGUEIRA | 02 jan 2005 16:29 | Em resposta a: #80484

Olá vmpg,

Antes de mais desejo-lhe um bom ano!
A Quinta da urmeira foi deitada há uns escassos anos abaixo para dar lugar ao Odivelas Parque!
Não conheço o Casal dos Pombais, mas conheço a Quinta dos Pombais, situada nos Pombais, dentro da cidade de Odivelas.
Esta casa ainda hoje existe e encontra-se em bom estado e permanentemente habitada, se bem que de quinta já só tenha o nome pois há volta da casa já só há um jardim, murado, pelo que de propriedade agrícola já não tem nada pois encontra-se rodeada de prédios!
a casa é de dimensões médias, telhado de quatro águas, é rectangual, sendo que a entrada se faz por uma escadaria de dois lanços. No portão da entrada tem un páinel de azulejos a dizer «QUINTA DOS POMBAIS» e por baixo tem uma data da qual não estou certo mas é 17... (penso que é da década de 60, mas não estou certo, mas posso confirmar).

Cordiais cumprimentos,

Nuno Figueira

Obs.: a Quinta da Urmeira fica pertíssimo da Quinta dos Pombais (é possível ir a pé)!

N. F.

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80588 | vmpg | 02 jan 2005 17:33 | Em resposta a: #80583

Nuno Figueira
fiquei bastante satisfeito por me ter ajudado e agradeço toda a informaçao. De registo o casal era constituido por parte urbana e rustica
a urbana consta de tres casas terreas dentro de um pateo, sendo duas baixas e uma de pavimento alto, e em volta do mesmo pateo com entrada interior, tres casas abarracadas,e confronta do norte com casa de Jose da Cunha, do sul com serventia publica, nascente com casa e quintal de Antonio Jacinto e poente com serventia publica e terras do mesmo casal.
a parte rustica era composto por 1 terra de semeadura denominada a Branca.
que confronta do norte com terra de Francisco Teixeira Marques, sul com estrada publica, nascente com casa e terra de Maria da Conceiçao crispina,e poente com serventia publica que vai para a fonte dos Pombais.
2 Outra terra de semeadura denominada Raposeira
confronta do norte com e poente com o casal de mal gasto sul e poente com terras de Francisco Teixeira Marques
3 terra de semeadura denominada de porto pinheiro
confronta do norte com terras de Francisco Teixeira Marques,sul e poente com serventia publica e o dito casal de Teixeira Marques, e nascente com o rio havendo ainda um bocado de terra com oliveiras e arvores de fruto entre a referida quinta e o casal de Francisco Teixeira Marquesque pertence a esta terra de porto pinheiro.
4 uma terra denominada OS currais velhos que confronta pelo norte com terras do casal do malgasto, sul com terras de Maria do Egipto Teixeira, e nascente com o regueirao e quinta de francisco teixeira Marques e os ditos CURRAIS VELHOS com
as cumpridas com nove leiras
eoutra com onze leiras que confronta pelo nascente com terras de (Gertrudes Magna Proprietaria do casal ainda hoje supostamente)e em poente com terras de Maria do Egipto Teixeira e vem terminar no caminho publico que vai para as quinta das Pelles

esta e a descriçao exata do registo da quinta dos meus avos que por casamento se juntou ao casal da figueira tudo nos Pombais

sera que alguma coisa disto e do seu conhecimento
quanto a quinta da urmeira se me pudesse dar mais ou menos a morada correta para eu deslocar-me la e ver agradecia.
tenho alguma dificuldade com o meu computador porque tem o teclado todo baralhado e em chines um abraço e um muito obrigado
victor graca

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80598 | FIGUEIRA | 02 jan 2005 20:22 | Em resposta a: #80588

Caro confrade,

Na freguesia de Odivelas já só existem três quintas (isto é, as suas casas)! A Quinta do Barruncho na Urbanização Codivel, a Quinta de Nossa Senhora do Monte do Carmo, na Urbanização da Quinta do Mendes e a Quinta do Pombais, nos Pombais.
A Quinta do Malagasto (e não Malgasto) situa-se nas e já não existe como quinta, e situa-se entre a antiga Quinta da Urmeira e a Quinta dos Pombais.
Para quem vem de Lisboa sai-se na última paragem do 36 da Carris (daqueles que vão para Odivelas e não ficam só no Senhor Roubado) vê-se a Quinta dos Pombais. Também dá para vir pelo lado da Pontinha, através da Rodoviária. se vier de carro, isso já depende de onde vier!
É uma zona que conheço bem pois é moro perto.

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80599 | FIGUEIRA | 02 jan 2005 20:25 | Em resposta a: #80588

Continuação
Não deve confundir a Quinta da Urmeira, com o Bairro da urmeira,
Se vier a Odivelas, pergunte onde é o Odivelas Parque (é um centro comercial) era aí que ficava a Quinta da Urmeira.

N. F.

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80615 | vmpg | 02 jan 2005 22:41 | Em resposta a: #80599

caro Figueira
muito obrigado pela ajuda.
o problema prende-se com o casal dos Pombais, mas nao sabia que o antigo casal da Urmeira era onde hoje esta o Odivelas Parque . sera que resta alguma habitaçao do antigo casal ou não?

obrigado por tudo
victor graca

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80661 | FIGUEIRA | 03 jan 2005 14:12 | Em resposta a: #80615

Caro Victor,

Há uns anos atrás a casa da Quinta da Urmeira, apesar do seu mau estado, ainda era habitada. Era uma casa grande com um grande pátio de entrada, mas foi deitada abaixo mas localizava-se no local exacto onde é hoje o Odivelas Parque.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80750 | vmpg | 04 jan 2005 03:58 | Em resposta a: #80661

caro Figeuira
obrigado pela inf, mas não sabia nada sobre o casal da Urmeira onde nasceu a minha antepassada de nome Gertrudes Magna que era casada com Caetano da Silva a curiosidade leva-me a perguntar se sabe algo mais?
cumprimentos
victor graca

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80822 | FIGUEIRA | 04 jan 2005 18:07 | Em resposta a: #80750

Caro Victor não sei mais.

Passei nos pombais e adata é 1715.
Cumprimentos

Nuno F.

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#80899 | vmpg | 05 jan 2005 03:49 | Em resposta a: #80822

caro Figueira
foi muito gentil e obrigado por toda a informação
estou ao seu dispor
cumprimentos
victor graca

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#81880 | amrr | 15 jan 2005 17:38 | Em resposta a: #80899

Caro Victor Graça

Na obra da Dra. Maria Máxima Vaz, “O Concelho de Odivelas - Memórias de um Povo”, 2ª Edição, 2001, edição da Comissão Instaladora do Município de Odivelas, entre as pag. 167 e 171, ficamos a saber, sobre a Quinta dos Pombais, que:

«(…) É seu proprietário o Sr. José de Assis Xara Brasil, casado com a Sra. D. Teresa Maria Emygdio da Silva da Costa Pessoa, Condessa de Vinhais.
Desde o seu casamento, em 1965, que habitam esta casa, tendo entrado na sua posse, por herança do Senhor José Xara Brasil, que a recebeu de sua Mãe, Sra. D. Delfina Varela Assis Coelho.
(…)
O nosso conhecimento, relativamente aos proprietários desta quinta, não conseguiu ultrapassar o ano de 1795. Nesta data, era seu proprietário Joaquim José Domingues, que obteve licença das autoridades eclesiásticas para se celebrar missa na capela da sua casa da Quinta dos Pombais. (…)
O Senhor Francisco [sic] José Domingues foi casado com Mariana de Sousa. Provavelmente, este matrimónio não teve filhos, pois D. Mariana de Sousa legou a quinta a uma sobrinha, de nome Luisa Leonor de Sousa, a qual casou, em 1845, com Francisco José Coelho, bisavô do actual proprietário. Falecida esta senhora, o seu viúvo e herdeiro contraiu segundas núpcias com Carlota Joaquina da Conceição. Este casal teve dois filhos: José de Assis Coelho e Guilherme de Assis Coelho. Tendo-se formado ambos em Direito, aconteceu ter sido colocado, num Tribunal do Porto, Guilherme de Assis Coelho, que veio a ser o herdeiro desta propriedade. Não lhe podendo dar a assistência necessária, acabou por vendê-la ao seu irmão José, casado com Delfina Costa Varela, em nome de quem seu marido registou a propriedade da quinta. Por sua morte, veio a ser de sua filha, Delfina Varela Assis Coelho, casada com o Senhor José Xara Brasil, pais do actual proprietário, que fez dela sua habitação permanente. Os anteriores proprietários mantiveram-na sempre como segunda habitação, para nela passarem os fins de semana, quando os Pombais eram ainda uma pequena povoação rural, onde reinava a paz e a tranquilidade, sem a azáfama e o movimento que a invadiu nas últimas décadas. (…)»


Por todos estes dados, parece-me que o seu “Casal dos Pombais” e esta “Quinta dos Pombais”, não eram a mesma propriedade, embora se situassem ambas no perímetro da pequena povoação com o mesmo nome.

Com os melhores cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#81895 | vmpg | 15 jan 2005 22:37 | Em resposta a: #81880

Caro Arlindo
se reparou procuro inf sobre o casal dos Pombais
agradeço o seu interesse pela resposta e ajuda no entanto uma vasta parte daquela zona pertencia ao casal da figueira e ao casal dos Pombais
o casal dos Pombais, que esteve sempre uma parte em poder da familia e outra foi comprada em 21.04. 1893 o casal denominado dos Pombais repito CASAL DOS POMBAIS ,fica situado nos pombais e que se compoe de parte urbana e rustica
A urbana
de tres casas terreas dentro de um pateo sendo duas baixas e uma de pavimemto alto,e em volta do mesmo pateo com entrada interior,tres casas abarracadas, e confronta do norte com casa de Jose da Cunha, do sul com serventia publica , nascente com casa e quintal de Antonio jacintho e poente com serventia publica e terras do referido casal em Odivelas.
A parte rustica .
era constituido por
terra de semeadura a branca
terra de semeadura a rapozeira
terra de semeadura denominada de porto pinheiro
terra de semeadura denominada os currais velhos
gertrudes Magna viuva de Caetano da Silva comprou o casal dos pombais a parte restante a Maria dos Prazeres viuva de Manoel Pedroso e a seus filhos e genro Manoel Luis Pedroso Solteiro e a Maraia do Carmo e seu marido Jaão Dinis tambem da minha familia todos Moradores no casal do Trigache o dominio directo com foro anual de 586 litros e 95 centilitros de trigo .........pelo valor de 300.00. e de laudemia de dezena imposto nos predios pelo ter comprado tambem pela quntia de 315.00 a Manoel Joaquim Gonçalves solteiro comerciante morador nesta cidade
escriptura de 22 de setembro............. este e o Casal dos Pombais
obrigado pelo interesse,
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#81901 | vmpg | 15 jan 2005 23:02 | Em resposta a: #80899

a outra parte licitada por inventario orfanologico por obito de Maria Joaquina e seu marido Jose Rebelo pelo juizo da 4 vara de Lx por Gertrudes Magna viuva de Caetano da Silva que assim juntou toda a propriedade.
Maria Joaquina e Jose Rebelo tinham 4 filhos
Maria Joaquina casada com Jose da Silva (familiar do marido de Gertrudes Magna)
Mariana da Conceição casada co Jose Dinis(tambem Familiar Primo)
Sebastiana da Conceição Joaquina casada com Manoel Dinis (primo)
João Rebelo que casou com Mariana de Jesus.

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#81902 | vmpg | 15 jan 2005 23:14 | Em resposta a: #81901

assim e a altura juntou as 5 propriedades casando a filha com Antonio Simoes Silverio ( o Camoes )meu Bisavo tendo ele sido o maior contribuinte de Loures
casal da Figueira
Casal dos Pombais
Casal da Arroja
Casal da Carochia
Casal de Montemor
Tirando o Casal da Arroja se alguem tiver informação sobre os restantes ficava grato .
muito obrigado
victor graca

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#82008 | JASP | 17 jan 2005 15:03 | Em resposta a: #81902

Caro Victor Graça

Fiquei um pouco curioso acerca da referência ao «maior contribuinte de Loures». A que época se reportam os dados que tem?

Caso tenha interesse, posso facultar-lhe alguns documentos referentes a António Simões Silvério.

Cumprimentos
Jorge Afonso
Arquivo Municipal de Loures

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#82043 | vmpg | 17 jan 2005 20:47 | Em resposta a: #82008

~PPPPPPPPppp~







~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~çççpp____---/-------------------------------::::::....::::;;;..::....,,,..................................~~~~~^~~^^~~~~~~~~~~~













Caro Jorge Afonso
o Senhor foi "enviado por Deus"
de facto penso que é a pessoa certa no lugar certo para me ajudar caso se disponha a tal.
assim,Antonio Simões, ou Antonio Simões Silverio , filho de Antonio Silvério Simões e de Gertrudes Salome, em 1961 altura do inventário o D.Lorenço Pereira seu advogado reportava-se dessa maneira nos requerimentos feitos a Camara e as Finanças de Loures apos informação obtida nas finanças descionheço a razão de tal procedimento. no entanto tenho em meu poder original de requerimento deferido.
Quanto ao interesse é o maior que pode imaginar, pois estou numa fase de recolha de informação.
Quanto a segurança é absoluta pois estou madatado por todos os meus tios avós para o fazer e por os seus filhos (meus Primos em 2ª)
antonio silverio
gerturdes
antonio (morto)
maria dos santos avó (morta na pessoa de minha mae e tia )
Maria augusta (Prima 2ª)
Caro amigo se assim permite o tratamento
aguardo resposta sua com todo o interesse que pode imaginar
cumprimentos
victor M.P.da Graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#82045 | vmpg | 17 jan 2005 20:51 | Em resposta a: #82008

peço desculpas
por ter tido a pasta em cima do teclado deu origem no inicio da mensagem a uma porçao de "RABISCOS SEM QUALQUER INTERESSE"obrigado
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#82048 | amrr | 17 jan 2005 21:19 | Em resposta a: #81902

Caro Victor Graça

O Casal da Carochia fica actualmente na Freguesia da Ramada, concelho de Odivelas.

A Câmara Municipal de Odivelas, em Reunião Ordinária realizada a 15/12/2004, aprovou a recepção definitiva das obras de urbanização deste local, como pode ver em:

http://www.cm-odivelas.pt/Site/CamaraMunicipal/DeliberacoesMunicipais/2004/BM24/5_24_14.pdf

Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#82088 | vmpg | 18 jan 2005 04:17 | Em resposta a: #82048

O casal da Carochia com 43 h foi vendido em 1981 pela minha avó e seus irmãos, aos irmãos mota e companhia lda tal como a pedreira e massapes foram vendidas no entanto o casal na parte urbana não tenho informaçao.
obrigado pela disponibilidade
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#82148 | JASP | 18 jan 2005 19:44 | Em resposta a: #82043

Caro Victor Graça

Espero poder ajudar de alguma maneira, apesar de não saber ao certo que informações procura. Mas se é qualquer tipo de informação, o que se segue é o que até ao momento consegui:

1856 - aforamento de terrenos baldios a Silvério Simões
1877 - pedido de reparações de casas de Joaquim Silvério, em Montemor
1886 - projecto de construção de uma casa em Montemor, para António Duarte
1890 - projecto de construção de uma casa em Montemor, para António Silvério Simões.

Pode ser que ainda venha a encontrar outros documentos, mas para já saiba que estes existem.

Deixo-lhe aqui o meu contacto se puder fazer uma visita a Loures:

Arquivo Municipal de Loures
Rua do Sacramento, 4 r/c
Loures
(para quem sai da A8, em qualquer dos sentidos, em direcção a Loures é fácil: é a primeira à direita e depois é só seguir as setas! É o primeiro prédio depois da última seta. Por outras estradas, deve seguir-se a estrada Loures-Bucelas, em direcção à A8.)
Telefone: 21 982 16 89

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#82190 | vmpg | 19 jan 2005 04:34 | Em resposta a: #82148

caro Jorge Afonso
mais breve não podia ter sido na sua resposta, o que agradeço bastante
estou de facto interessado em tudo isso, e mais se possivel, e tentarei entrar em contacto com o jorge ainda esta semana por telefone para melhor falar consigo
no entanto se me for dando mais alguma dica cá estarei.
sinceros cumprimentos e
obrigado
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#83393 | vmpg | 03 fev 2005 04:43 | Em resposta a: #82008

Jorge Afonso
obrigado pela informaçao referente aos maiores contriuintes
no entanto gostaria de perguntar se a ordem era arbitrariia e se estando ele em nº 5 se seria o 5º maior

um abraço e
aguardo contacto
victor graca

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#83457 | JASP | 03 fev 2005 20:59 | Em resposta a: #83393

Caro Victor Graça

Pelas listas que conheço e pela legislação da época a ordenação das listas era por ordem alfabética de nomes e de freguesias, embora a lista que lhe forneci seja apenas alfabética quanto aos nomes e até ao número 36. Como a lista não indica valores fiquei na dúvida, mas como dois dos contribuintes são, de facto, grandes proprietários do concelho e estão na ordem inversa de «riqueza», tudo leva a crer que a lista não é indicativa do seu peso enquanto contribuintes.

Contactarei em breve para esclarecer este assunto com mais pormenor e para lhe dar novidades.

Cumprimentos
Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#83475 | vmpg | 03 fev 2005 23:22 | Em resposta a: #83457

JORGE
obrigado
pouco mais me adianto
cumprimentos e ca o espero e a CLARA
victor graca

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#115428 | vmpg | 30 mar 2006 06:00 | Em resposta a: #82148

JORGE
UM GRANDE ABRACO E ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM CONSIGO
SE FOSSE POSSIVEL ENTREGAR-ME A COPIA DA ARVORE GENEALOGICA QUE EU LHE ENTREGUEI AGRADECIA.
CONTINUO A ESPERA DO RESTO QUE PROMETEU POIS DESPERTOU-ME IMENSA INTERESSE E CURIOSIDADE. E OBRIGADO PELO RESTO.
ESPERO QUE DE SINAL DE VIDA

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#199760 | vmpg | 09 jun 2008 04:23 | Em resposta a: #82008

Jorge
Gostaria de saber se tem alguma informaçao mais sobre o que me prometeu ver,de António Simões Silvério e da familia
um grande abraço e espero poder tomar um café consigo dentro em breve
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#265177 | FLV | 12 nov 2010 16:40 | Em resposta a: #199760

Boa tarde
Apanhei agora esta referencia a "Casais de Trigache", que perteceram a minha bisavó Helena Carlota da Encarnação, por doação dotal de seu Pai, Marcelino Dias da Encarnação.
Esta gente era grande proprietária em Odivelas (Quinta do Espirito Santo, Quinta dos Bacellos, Senhor Roubado, etc etc).
Estou a organizar o arquivo familiar e a coligir dados, logo qualquer informação adicional que permitam localizar alguns destes locais e que traçar a sua historia e de seus proprietários agradeço.
O reciprocuo também, pois qualquer dados que vos possam ajudar, estou ao dispor.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#265216 | vmpg | 13 nov 2010 01:58 | Em resposta a: #265177

Olá
Agradeço desde já a disponibilidade, mas não sei especificamente o que pretende.
Tenho bastante informação referente a propriedades da minha familia em Odivelas Loures.E uma familia bastante antiga em Odivelas
se eventualmente lhe poder ser útil estou ao dispor.
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#265303 | FLV | 15 nov 2010 11:03 | Em resposta a: #265216

Obrigado pela sua resposta
A familia da minha bisavó materna tinha várias propriedades em Loures.
Não sei se seriam originalmente de lá.
Eram proprietários da Quinta do Espírito Santo, Quinta dos Bacellos, Casal de Trigaches, Courelas do Senhor Roubado, e mais algumas que ainda não tive tempo de "passar a limpo".
Tenho alguns documentos antigos, imagens e fotografias.
Neste momento estou a organizar a documentação desse lado da familia e o meu interesse passa por acrescentar mais dados e motivos de interesse à hitória familiar, nomeadamente o porquê da sua ligação a Odivelas, onde seriam algumas destas propriedades, quando foram vendidas, a quem, etc
Quiçá poderemos trocar alguns dados e informações.

Melhores cumprimentos

Francisco Lobo de Vasconcellos

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#265344 | vmpg | 16 nov 2010 01:51 | Em resposta a: #265303

Olá francisco
Na verdade o meu bisavô António Simões Silvério, de cognome "Camões" era no inicio do século o Homem mais rico do distrito de Loures ou seja o maior contribuinte. Se as suas propriedades são as que refere fazem estrema com as da nossa Família
No caso do casal do Trigache esteve nas mãos da família de Gertrudes Magna, juntamente com o Casal de Porto Pinheiro, o Casal dos Pombais que estendia-se até Lisboa, a seguir temos o casal da Arroja, parte dele ainda na família, depois o casal da Carochia, o de Montemor, que liga as pedreiras com a Carochia,o courela do Sr. Roubado e as casas por traz do instituto, na rua Maria Bravo, o ginjal pequeno e o grande em Montemor as galegas. o Barruncho..... .
Assim sendo haverá algo em comum com o Casal do Trigache, o que gostaria de saber os nomes e as confrontações se possivel, ou então
quanto à família Camões se no genea escrever Victor Manuel pires da graça ou no Google leva-lo-à a todos os nomes da família, depois é questão de verificar se no casal do trigache os nomes coincidem ou não
Aguardo resposta
Um abraço
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: casal dos pombais

#265353 | FLV | 16 nov 2010 09:55 | Em resposta a: #265344

Muito obrigado pela sua informação.
Neste momento será dificil acrescentrar mais algum dado, pois ando mt ocupado, mas vou verificar essas informações, ate porque tenho algumas plantas que poderão ajudar na identificação.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 mai 2024, 18:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen