familia pedroso, Odivelas Carnide

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familia pedroso, Odivelas Carnide

#81272 | vmpg | 08 jan 2005 22:48

Familia pedroso zona de Odivelas , Carnide ,Benfica ,Mariana Rosa Pedroso, era casada com Furtunato Dinis Barrosa, filha de Jose Pedroso e de Maria rosa , ele filho de Matheus Pedroso. Se eventualmente alguem tiver nos seus papeis informação sobre esta familia agradecia que me ajudasse e se eventualmente estao ligados aos pedrosos de Carnachides.
grato pela atenção dispensada
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#88130 | jliberato | 09 abr 2005 23:15 | Em resposta a: #81272

Caro Vítor Graça,
Peço a sua atenção para o tópico que vou lançar sobre os meus Pedrosos da zona à volta de Lisboa.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#88230 | vmpg | 10 abr 2005 22:25 | Em resposta a: #88130

caro J Liberato
acho muito curioso esse seu interesse pelos pedrosos
contudo penso que neste caso e, ao pedir a minha atenção será porque eventualmente terá algo a haver com os meus Pedrosos. verdade?
por outro lado gostaria de lhe dar para pesquisa um outro ramo da familia, os Barrosos e Duarte Lemos, onerando todos os custos para esse trabalho.
se merecer resposta aguardo.
grato pela atençao dispensada
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#88256 | jliberato | 11 abr 2005 09:01 | Em resposta a: #88230

Caro Victor Graça,
Como vi que se interessava por Pedrosos, resolvi chamar-lhe a atenção para os meus que são de regiões não muito afastadas. O mais provável é nada terem uns com os outros. Mas em genealogia nunca se sabe. Por isso pensei que talvez quisesse contribuir para o meu tópico com alguma observação.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=88135
Quanto a investigar os seus, teria muito gosto, mas resido em Bruxelas e nem sequer tenho tempo para os meus. Peço que compreenda.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#88369 | vmpg | 12 abr 2005 05:05 | Em resposta a: #88256

caro JLiberato
foi muito gentil em relaçao aos pedrosos e calculei que assim fosse, pois em Bruxelas as dificuldades sao ainda maiores. de qualquer forma um muito obrigado pela disponibilidade e simpatia
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#106119 | bisonte | 25 nov 2005 13:02 | Em resposta a: #81272

Caro Confrade Victor Graça
Certamente por distracção, só hoje reparei que neste seu tópico alude-se à existência de "Pedrosos" em Carnaxide, pois os que tenho encontrado "giram" por outros arredores.
Encontro-me bastante interessado em conhecer a ascendência de Jacinto José Pedroso * Oeiras - Carnaxide 1737, + Chamusca 1815, constante na BD do Genea e que originou toda a família Pedroso da Chamusca. Tentei obtê-la através do assento de baptismo de seu filho José Joaquim Pedroso * Lapa-Lisboa 24.12.1772 + Chamusca 11.12.1852, mas o Arquivo Distrital de Lisboa não o consegue localizar provavelmente por erro na data de nascimento.
Assim, ficar-lhe-ia grato se me conseguisse "desencalhar" desta situação.
Com os meus cumprimentos
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: familia Pedroso, Odivelas Carnide

#106151 | ngipedroso | 25 nov 2005 19:32 | Em resposta a: #106119

Caro Carlos Pedroso,
Temos em comum este interesse.
Encontrei o assento de nascimento de José Joaquim Pedroso, não na Lapa mas em Santos, com data de 30/12/1772 mas onde apenas constam os nomes dos pais, não dos avós.
Não consegui localizar o assento de nascimento do pai, Jacinto José Pedroso, "patriarca" dos Pedroso da Chamusca, apenas o encontrei padrinho de um casamento celebrado na mesma Igreja de Santos em 1762, dando-o como residente nesta freguesia. Encontrei no entanto outro casamento, na mesma igreja e no mesmo ano, o de Joaquim José Pedroso, filho de Luís Pedroso e Joana Maria, baptizado na freguesia de Santa Iria de Azoia. Seria este Joaquim José irmão de Jacinto José, ambos portanto filhos de Luís? Procurei sem sucesso até agora outros Pedroso em Santa Iria de Azoia.
Na penúltima década do século XVIII já Jacinto José residia na Chamusca, onde compra a casa que veio nos nossos dias a pertencer a minha prima Maria Avelina Vasconcellos Melo, recentemente falecida, onde se encontra a respectiva escritura, arquivada como documento nº 1.
Melhores cumprimentos,
Norberto Infante Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: familia Pedroso, Odivelas Carnide

#106163 | bisonte | 25 nov 2005 23:47 | Em resposta a: #106151

Caro Norberto Pedroso
Obrigado pelas informações que me deu acerca do nascimento de José Joaquim Pedroso (eu procurava-o na Lapa) e sendo assim, provavelmente teremos de continuar com o mesmo interesse por desvendar, por mais algum tempo.
A hipótese que coloca do "seu" Joaquim José ser irmão de Jacinto José será uma pista interessante de seguir, pois não se pode desistir do objectivo. No Assento de casamento não constava a idade do noivo?.
Voltando ao José Joaquim tem a naturalidade e filiação da Maria José? Eu tenho-a, por constar no Assento de baptismo de sua filha Maria Augusta. Sobre o outro filho Norberto José é que nada sei, a não ser o ter sido padrinho de baptismo da minha bisavó materna.
Então o Norberto descende de Jesuíno Máximo? Eu, pelo lado paterno descendo do José Maria.
Se entender e para futuros contactos, pode pedir ao Genea o meu contacto electrónico.
Continuarei à descoberta do "patriarca".
Com os meus melhores cumprimentos
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: familia Pedroso, Odivelas Carnide

#106183 | jliberato | 26 nov 2005 08:30 | Em resposta a: #106163

Caro Carlos Pedroso,
Já viu o meu tópico sobre Pedrosos?
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=88135
Poderá eventualmente interessar-lhe intervir.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: familia Pedroso, Odivelas Carnide

#106184 | jliberato | 26 nov 2005 08:30 | Em resposta a: #106151

Caro Norberto Pedroso,
Já viu o meu tópico sobre Pedrosos?
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=88135
Poderá eventualmente interessar-lhe intervir.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: familia Pedroso, Odivelas Carnide

#106186 | ngipedroso | 26 nov 2005 10:14 | Em resposta a: #106163

Caro Carlos Pedroso,
No assento de casamento de Joaquim José nada consta sobre a idade dos noivos.
O nosso antepassado comum José Joaquim casou com Maria José Palyart, que sei nascida em 1789 e falecida em 8/11/1862 na Chamusca. Era filha de Alexandre Palyart, nascido em Lisboa e que casou com Modesta de São Vito Nogueira, da Chamusca. Tenho andado de volta dos Palyart, que tiveram muito peso na Igreja de S. Luis dos Franceses, durante quase todo o Século XVIII, mas ainda não tenho a certeza do entroncamento que está feito em manuscritos existentes na casa que foi de Maria Avelina Melo. Modesta de São Vito era filha de Tomás Nogueira e Luisa Teodora, ambos da Chamusca.
Voltando ao casal José Joaquim/Maria José tiveram Augusto César Pedroso nascido em 9/5/1816 na Chamusca e aí falecido, solteiro e com testamento a favor de seus irmãos, em 1/8/1856; Norberto José Pedroso, Capitão-Mor da Chamusca, onde nasceu em 1/9/1812 e onde faleceu solteiro em 3/3/1878, com testamento a favor de irmãos e sobrinhos e de uma senhora com quem vivia e de quem não teve descendência; Maria Augusta Palyart Pedroso que apenas sei ter casado com Cipriano José de Seixas; José Maria Pedroso, o seu antepassado ,nasceu na Chamusca, como com certeza sabe, em 2/1/1815, casou em 2/2/1842 com Maria Emília Xavier da Fonseca e faleceu dois anos depois em 11/8/1844;
Jesuino Máximo Pedroso, meu trisavô, nasceu em 21/12/1819 e casou com Emília de Saldanha Vasconcellos Mascarenhas, filha de Francisca Antónia de Saldanha e Silva, da Golegã e do desembargador José Maria de Vasconcellos Mascarenhas, de Famalicão, Arcos, Anadia e não sei ainda quando faleceu; Avelina Lúcia Palyart Pedroso, também outra minha trisavó, nascida em 6/4/1810, casou com o dr. António Frederico de Abreu Carvão, tambem da Chamusca, em 16/5/1848 e faleceu em 26/1/1883.
Como vê, caro parente, sou "bi-Pedroso" por ter dois bisavós primos direitos, Maria Avelina Palyart Pedroso Carvão e o Dr. José Maria de Vasconcellos Mascarenhas.
Disponha sempre e melhores cumprimentos,
Norberto Pedroso
P.S. - o meu email é nipedroso@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: familia Pedroso, Odivelas Carnide

#106206 | ngipedroso | 26 nov 2005 14:46 | Em resposta a: #106184

Caro JLiberato,
Já passei pelo seu tópico e não consegui encontrar ligação com os Pedroso da Chamusca e antes Lapa/Santos ou os dos arredores norte de Lisboa ( Sta. Iria de Azoia? ) que descobri entretanto.
Melhores cumprimentos
Norberto Pedroso
P.S. Fui colega no Liceu Passos Manuel, nos idos de 50, dum José Liberato. Imagina quem possa ser?

Resposta

Link directo:

RE: familia Pedroso, Odivelas Carnide

#106224 | jliberato | 26 nov 2005 16:02 | Em resposta a: #106206

Caro Norberto Pedroso,
Apesar de tudo, pode acontecer que os seus Pedrosos provenham da zona de Sintra, Cascais. Pura especulação, por agora.
Eu andei no Camões aonde entrei em 1961, o meu pai também aí andou no fim dos anos 30. Quanto ao que menciona, não sei quem seria.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#106227 | bisonte | 26 nov 2005 16:20 | Em resposta a: #81272

Caro Liberato
Estou sempre atento aos seus tópicos.
Procuro realmente "Pedrosos" nascidos por volta de 1737. Os seus, posteriores a esta data não entroncam nos meus, em relação aos mais antigos... haverá sempre uma possibilidade, mas terei de recuar bastante no tempo e ainda me encontro "encalhado".
Agradeço-lhe a amabilidade e apresento
os meus melhores cumprimentos
Carlos Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#106229 | jliberato | 26 nov 2005 16:38 | Em resposta a: #106227

Caro Carlos Pedroso,
Muito obrigado.
Não é impossível haver ligação porque antes de 1737 existem muitos Pedrosos por exemplo em São Pedro de Sintra, para além de Alcabideche, de onde provêm os meus.
Aguardemos as suas investigações e não deixe de nos manter informados.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#117580 | pedroacpinto | 28 abr 2006 21:57 | Em resposta a: #88130

Caro JLiberato,

Há uns anos investiguei uma família Pedroso que veio de Cadafais (Alenquer) para Odivelas na década de 50. Vieram no séc. XVIII de Seixas (Caminha). Se tiver interesse dsponha.

Cumprimentos

Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#124580 | jliberato | 09 ago 2006 09:09 | Em resposta a: #117580

Caro Pedro Pinto,
Como poderá ver em
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=88135
os meus Pedrosos já estavam em data anterior na zona de Alcabideche, pelo que não há relação.
Mas é sempre interessante ter informação.
Um abraço
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Cadafais Alenquer

#171662 | vmpg | 04 nov 2007 01:55 | Em resposta a: #117580

Caro Pedro Pinto
Ao que me parece tem alguma informação de Cadafais Alenquer,
assim sendo gostaria de saber se tem alguma coisa sobre os Aires de Cadafais Alenquer ou seja: José Duarte, filho de Duarte Aires,de Joaquim Aires de José Aires, tal como Maria do Carmo, Violante Maria da Assunção, Gertrudes da Concieção de Cadafais.
Se lhe interessar trocar informação sobre elementos de Alenquer estou ao dispor
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Cadafais Alenquer

#171692 | pedroacpinto | 04 nov 2007 12:30 | Em resposta a: #171662

Bom dia,

De facto, há uns 2 anos que parei a pesquisa nos Cadafais, pois tinha chegado a um beco sem saída, dado que o livro mais antigo de Paroquiais na TT está em suposto mau-estado, e não consegui ainda condições para o ver. Pesquisei nas minhas tabelas e só encontrei um dos nomes que menciona:

Maria do Carmo, natural do arrabalde de Ponte de Leiria (Santiago), filha de Manuel Francisco e Maria da Conceição, casou com José Carvalho, na freguesia dos Cadafais, a 1.9.1777. Residia na altura na Guisanderia. Este José Carvalho não era natural dos Cadafais mas de Soto ou Souto, filho de João Carvalho e Joana Gomes. Tiveram, pelo menos, uma filha, Ludovina Teresa [que surge como Ludovina Rosa, no assento de casamento do filho], que casou em segundas núpcias com Manuel Santos, nos Cadafais, a 15.6.1833 (não encontrei o registo do 1.º casamento), e a dita Ludovina ainda residia na Guisanderia. Deste casamento resultou José Santos, nascido já nos Cadafais, a 16.2.1805, que quando casou com Maria Joana (nascida a 2.10.1812 em São Pedro de Alenquer, filha de José Rocha e Teresa de Jesus, residente na Carambancha) a 8.2.1836, na freguesia de São Pedro de Alenquer, era já proprietário e morava na Carambancha.

E depois a linha segue até aos nossos dias. Se for a mesma pessoa, posso fornecer-lhe os dados.
Procuro sobretudo Pedrosos, Vinagres, Vadios e Verdes em Alenquer, e Araújos, Correias e Pintos no concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes.

Abraço

Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Cadafais Alenquer

#171768 | vmpg | 05 nov 2007 02:03 | Em resposta a: #171692

Caro Pedro Pinto
Muito agradeço a amabilidade e o gesto de preocupação em ter respondido ao meu apelo mas infelismente não é a mesma pessoa.
Despois de uma pesquisa feita por Guilherme Maia Loureiro, sobre a linha Pimentel de Soure parou-se por falta de elementos,assim da linha Pimentel tenho:
Teresa Pimentel mais José Aires

fha de José Pimentel Castanheira e Quitéria Maria da Cruz b-1724 m-1746Alfarelos
fho de Cipriano jose e de Leucadia da Costa b-1720 Murujal-V.N.da Barca M.o.Velho

Jsé Pmt Csth fho de Manuel Gonçalves Castanheira e Maria Pimentel m-1708Afarelos
Qtr Mra da crz fha de António Gomes da Cruz e Mariana Ramos m-1727Alfarelos
Cpr Jsé de Manuel da Paixão e Maria Aires Cardosa m-1719 Alfarelos
Lcd Csta de Manuel da Costa e de Isabel Jorge -Murujal e Caixeira V.N.da B.-M. o V.

Manuel Paixão de Manuel Fernandes e Maria Madalena

Maria Aires Cardosa de João Cardosa Manso e Maria Gonçalves Cavaleira sendo esta filha de Manuel Gonçalves Cavaleiro e Isabel Gonçalves

Manuel Gonçalves Castanheira de Manuel Lopes Vaz e Francisca Manuel

Maria Pimentel de Manuel Pimentel e Maria Marques

Antonio Gomes da Cruz de Francisco Gomes e Catarina Gomes de Penamacor

Mariana Ramos de Manuel Gonçalves Choupana e Maria Ramos ele fho de Manuel Gonçalves e de Domingas Francisca Alfarelos ela de João Rodrigues e de Isabel Cardosa

se tiver alguma coisa que possa acrescentar aqui agradeço
um abraço e obrigado
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Cadafais Alenquer

#171772 | pedroacpinto | 05 nov 2007 09:02 | Em resposta a: #171768

Caro Victor, infelizmente não tenho informações para essas pessoas, embora um
António Duarte, nascido em Alfarelos (Coimbra), filho de Manuel Mimoso e Mariana Rodrigues ou Carreira, casasse com Maria Rosa/Ângela, a 12.2.1833, nos Cadafais.
Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Cadafais Alenquer

#171832 | vmpg | 06 nov 2007 00:41 | Em resposta a: #171772

ok Pedro
um um grande abraço
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#253381 | Saba | 19 abr 2010 20:07 | Em resposta a: #81272

Tenho estado aos poucos a colocar online os microfilmes de Carnaxide. Tenho encontrado varios Pedrosos. Todos os registos ja colocados (algumas centenas) esta no GenRegis ponto com .

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#253454 | dhelena | 20 abr 2010 22:48 | Em resposta a: #253381

Caro Luis Ramos

Tenho parentes Pedroso em S.Pedro de Peneferrim tais como:
- M. Pedrosa de Belas casou 1757 em S.Sebasteão da Pedreira com Domingos da Silva de S.Pedro de Peneferrim. Esta era filha de Maria Pedrosa, filha de António Francisco e de Maria Pedrosa, de S. Pedro de Peneferrim casou com João Francisco em 27/11/1728.

Sabe algo desta familia? Tem algum relacionamento com os seus Pedrosos?

Cumprimentos
Dulce José

Resposta

Link directo:

RE: familia pedroso, Odivelas Carnide

#253460 | Saba | 21 abr 2010 00:25 | Em resposta a: #253454

Cara Dulce,

Eu nao tenho nenhum Pedroso nos meus costados, mas tenho antepassados de Carnaxide. Por isso copiei ja grande parte dos registos de Carnaxide, e tenho estado a coloca-los online. Atencao que mudei todos os nomes para a sua forma actual, isto e' Pedrosa para Pedroso, Cardosa para Cardoso, etc. Pelo que deve procurar por Pedroso e nao Pedrosa.

Em Carnaxide ha muitos registos de pessoas que vieram de Belas.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

familia pedroso, Odivelas Carnide

#383509 | mercurio | 11 ago 2017 11:12 | Em resposta a: #81272

Os meus "Pedroso" são de Aruil de Baixo, Almargem do Bispo.
Sécs. XVII, XVIII e XIX.

Resposta

Link directo:

familia pedroso, Odivelas Carnide

#383565 | JoãoGaspar | 13 ago 2017 06:55 | Em resposta a: #81272

Caros Confrades,

tenho uns colaterais Pedrosos em Olivais :
António Pedroso , de Loures, casou com Maria Paula ,de Carnide
foram pais de Adrião Pedroso baptizado em Santíssimo Nome de Jesus, Odivelas, 06.07.1784

Adrião Pedroso casou em Santa Maria dos Olivais com Antónia Rosa da Silva e foram pais de:
Joaquim Pedros e Ezequiel Pedroso

Se vos servir de algo é o que tenho de momento

Cumprimentos
João Gaspar

Resposta

Link directo:

familia pedroso, Odivelas Carnide

#383585 | genasilva | 13 ago 2017 17:17 | Em resposta a: #81272

Boa tarde
Este tópico foi lançado há bastante tempo, no entanto só hoje o vi
Eu descendo da família Pedroso, de freguesia de Carnaxide
Tenho lista de nomes e datas desde há 9 gerações com Catarina Pedrosa ( desta não disponho ainda do seu nascimento) mãe de Manuel Pedroso que nasceu em 1698 em Linda-a-Velha e faleceu em 1736, até ao meu pai que nasceu em 1919
Se alguém estiver interessado nessa lista que disponho, é só dizer que terei muito gosto em a fornecer
Com os meus cumprimentos
Maria Eugénia F. Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 02:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen